Sei sulla pagina 1di 16

1 INTRODUO

1.1 INTRODUO

Neste relatrio ser descrito todo o processo realizado durante a fabricao de um gabarito para ser utilizado em laboratrios de metrologia, utilizando como ferramenta principal um torno mecnico e como matria prima uma barra de ao carbono.

Como resultado final do trabalho, a pea precisa ter cinco pontos para medio, sendo o primeiro ponto medindo uma polegada de comprimento e oito milmetros de dimetro, o segundo ponto medindo uma polegada e meia de comprimento e dez milmetros de dimetro, o terceiro ponto medindo duas polegadas de comprimento e doze milmetros de dimetro, o quarto ponto medindo duas polegadas de comprimento e vinte milmetros de dimetro e o quinto ponto, medindo uma polegada de comprimento e doze milmetros de dimetro.

1.2 JUSTIFICATIVA

O experimento realizado foi escolhido para mostrar aos alunos o funcionamento e operao do torno mecnico para trabalhos com metais, bem como a utilizao da ferramenta de corte, para fabricao do gabarito. As ferramentas de corte so construdas com ao rpido e possuem o formato triangular.

1.3 OBJETIVOS

O experimento realizado foi escolhido para mostrar aos alunos o funcionamento e operao do torno mecnico durante o processo de usinagem de peas metlicas, pois em outros trabalhos foram utilizados materiais mais macios como, por exemplo, o tecnil, que no depende de uma ferramenta de corte to robusta se comparando aos trabalhos de usinagem de materiais metlicos, no caso uma barra de ao.

2 REFERENCIAL TERICO
2.1 TORNEAMENTO

Chiaverini (1986, p. 199) define Torneamento como:


A operao por intermdio da qual um slido indefinido feito girar ao redor do eixo da mquina operatriz que executa o trabalho de usinagem torno ao mesmo tempo que uma ferramenta de corte lhe retira material perifericamente, de modo a transform-lo numa pea bem definida, tanto em relao forma quanto s dimenses.

Ainda em relao ao Torneamento, a Norma Brasileira NBR 206175 define o conceito bsico de torneamento como um processo mecnico de usinagem destinado a obter superfcies atravs de rotaes com a ajuda de uma ou mais ferramentas monocortantes.

2.2 PROCESSO DE TORNEAMENTO

O processo de torneamento gera formas cilndricas em uma pea, com o auxlio de uma Ferramenta de Corte1 usinando com uma nica aresta, onde esta penetra na pea num movimento rotativo e uniforme em torno do eixo permitindo assim o corte contnuo do material. Nesse processo,

Quanto forma da trajetria, o torneamento pode ser retilneo ou curvilneo. No torneamento retilneo a ferramenta desloca-se numa trajetria retilnea, e esta pode ser, torneamento cilndrico, cnico, radial e perfilhamento (Acesso em 25 de abril de 2013. Disponvel em: www.ebah.com.br/content/ABAAAA5HgAI/processo-producao).

Na operao de torneamento, necessria a realizao de trs movimentos relativos entre a ferramenta e a pea, que so:

Ferramenta de Corte a responsvel pelo desbaste da pea. Ela ir retirar o excesso de material da pea chamado de cavaco, transformando-a no objeto pretendido.

Movimento de corte: movimento feito para cortar o material; Movimento de avano: movimento de deslocamento da pea ao longo da superfcie; Movimento de penetrao: movimento que a profundidade do corte.

A combinao desses movimentos que vai permitir o formato desejado da pea.

2.3 TIPOS DE TORNO MECNICO

O torno mecnico uma mquina extremamente verstil utilizada na confeco ou acabamento em peas dos mais diversos tipos e formas. Estas so fixadas entre as pontas de eixos resolventes a fim de que possam ser trabalhadas pelo torneiro mecnico, profissional altamente especializado no manuseio deste tipo de equipamento de preciso (Acesso em: 25 de abril de 2013. Disponvel em: http://www.mzusinagem.com.br/usinagem.php).

Devido sua versatilidade, o torno pode executar o maior nmero de obras do que qualquer outro tipo de mquina ferramenta, podendo dessa forma confeccionar diversos tipos de peas com o mais variado formato.

Existe uma grande variedade de tornos que diferem entre si pelas dimenses, caractersticas, forma construtiva, utilidade, etc. O torno a ser utilizado para a execuo de uma determinada fabricao dever ser escolhido de acordo com a necessidade: (Acesso em 25 de abril de 2013. Disponvel em:

www.feng.pucrs.br/~valega/torno2008_2.doc).

2.3.1 TORNO MECNICO, PARALELO OU UNIVERSAL

o mais generalizado e presta-se a um grande nmero de operaes de Usinagem (CHIAVERINI, 1986, p. 200).

Figura 7: Torno Mecnico Fonte: Lab. Mec. UFSC

2.3.2 TORNO AUTOMTICO E SEMIAUTOMTICO

Sua caracterstica bsica consiste no fato de que as ferramentas, uma vez ajustadas, podem ser aplicadas na pea sob usinagem repetidamente, sem necessidade de reajuste para cada corte (CHIAVERINI, 1986, p. 201).

Figura 8: Torno Automtico Fonte: Lab. Mec. UFSC

2.3.3 TORNOS-REVOLVER

Possuem, alm dos componentes bsicos do torno comum, mais um carro, dotado de movimento longitudinal que leva uma torre giratria porta-ferramenta com vrias posies (cinco ou seis). (CHIAVERINI, 1986, p. 201).

Figura 9: Torno Revolver Fonte: Lab. Mec. UFSC

2.3.4 TORNOS VERTICAIS

So empregadas na usinagem de peas de grandes dimenses, como grandes volantes, polias, rodas dentadas, as quais, devido as suas dimenses e peso, no podem ser facilmente montadas numa placa em posio vertical (CHIAVERINI, 1986, p. 204).

Figura 10: Torno Vertical Fonte: Lab. Mec. UFSC

2.3.5 TORNOS COPIADORES

Utilizam uma pea prottipo que impem um determinado perfil na pea sob usinagem, por intermdio de uma ferramenta que se movimenta automaticamente (CHIAVERINI, 1986, p. 204).

Figura 11: Torno Copiador Fonte: Lab. Mec. UFSC

2.4 OPERAES FUNDAMENTAIS COM O TORNO

As operaes principais que um torno pode realizar so: cilindrar, rosquear, facear, sangrar, tornear cnico, etc. O torno por ser uma mquina muito verstil, pode desempenhar funes como furar, fresar e plainar. Em funo dessa versatilidade, o torno pode moldar diversos tipos de materiais, como: madeira, metais e plsticos.

Em relao finalidade, as operaes de torneamento se dividem em torneamento de desbaste e de acabamento.

2.4.1 TORNEAMENTO CILNDRICO

O torneamento cilndrico pode ser externo ou interno. Operao obtida pelo deslocamento da ferramenta paralelamente ao eixo da pea.

Figura 12: Torneamento Cilndrico Fonte: Lab. Mec. UFSC

2.4.2 ROSQUEAMENTO

Para rosquear so necessrios os movimentos de translao e rotao da pea. Consiste em abrir rosca em uma superfcie externa de um cilindro ou cone e no interior de um furo.

Figura 13: Rosqueamento Fonte: Lab. Mec. UFSC

2.4.3 FACEAMENTO

Neste caso o movimento de avano da ferramenta se d no sentido normal ao eixo de rotao da pea. Tem por finalidade obter uma superfcie plana.

Figura 14: Faceamento Fonte: Lab. Mec. UFSC

2.4.4 SANGRAMENTO

O processo de sangramento consiste em cortar uma pea, no torno, com uma ferramenta especial chamada bedame. O sangramento pode ser radial ou axial.

Figura 15: Sangramento Fonte: Lab. Mec. UFSC

2.4.5 TORNEAMENTO CNICO

a operao obtida pelo deslocamento da ferramenta obliquamente ao eixo da pea. O torneamento cnico tambm pode ser externo ou interno.

Figura 16: Torneamento Cnico Fonte: Lab. Mec. UFSC

3 METODOLOGIA
Antes do inicio dos experimentos o professor explicou sobre cada projeto a ser executado pelos alunos no laboratrio e sobre a importncia da utilizao dos EPIs necessrios para realizao de cada experimento.

O experimento iniciou-se com o professor mostrando as partes e funcionamento do torno mecnico, bem como informaes sobre operao segura do equipamento, aps toda explicao sobre o funcionamento dos equipamentos, foi cortado uma barra de ao de 10 de comprimento com utilizao da esmerilhadeir a, a seguir o professor mostrou com deve ser colocado o material a ser trabalhado no torno, neste momento foi colocada uma barra de ao com dimetro inicial de 25 mm.

Como primeiro passo no processo de fabricao do gabarito, o torno foi regulado para uma rotao de 800 rpm, a barra teve a sua ponta faceada, deixando-a uniforme, em seguida, a rotao do torno foi reduzida para 200 rpm e um furo de centro foi feito com uma broca de centro para possibilitar a instalao da contra ponta, a fim de diminuir a flambagem da pea.

Aps a instalao da contra ponta, a velocidade do torno foi novamente regulada para 800 rpm, a pea teve a marcao do comprimento do primeiro ponto de medio feita com um marcador de metal e com a utilizao de uma trena para garantir a medida do comprimento. Todas as outras marcaes e medidas de comprimento foram feitas seguindo o mesmo processo de marcao do primeiro ponto de medio.

Aps todas as medidas feitas e conferidas, iniciou-se o processo de desbaste da pea, para o primeiro desbaste, o torno foi regulado para 1 mm, como o primeiro ponto de medio do gabarito possui 8 mm de dimetro e a pea de ao 25 mm, o torno foi regulado para fazer o desbaste de 2,5 mm, neste momento ainda restavam 16 mm para serem desbastados, com o torno regulado para 2,5 mm foram feitos 6 desbastes seguidos at a pea ficar com 9 mm, a pea ficou com 1 mm a mais para

que ao final de todo processo de fabricao, um desbaste com o torno regulado para 1 mm e 1000 rpm seja feito afim de garantir um acabamento melhor da pea. O segundo ponto de medio do gabarito foi medido, seguindo o mesmo procedimento utilizado no primeiro ponto. Para a segunda parte do gabarito o torno continuou com a regulagem de 2,5 mm de desbaste e 800 rpm de rotao.

A segunda parte da pea deve ter dimetro igual a 10 mm, sendo assim, 5 desbastes seguidos de 2,5 mm e um ultimo desbaste de 1,5 mm, afim de deixar o gabarito com 1 mm a mais para ser corrigido ao final do processo e garantir qualidade do acabamento da pea.

O terceiro ponto de medio do gabarito foi medido, e o torno regulado para desbaste de 2,5 mm. Quando o processo de desbaste se iniciou, foi observado uma certa dificuldade no desbaste, com a formao de anis de cavaco em volta da pea, tambm observou-se perda de qualidade do corte. Neste momento a ferramenta de corte foi substituda por uma nova e o processo recomeou do ponto de onde havia parado, e mais 4 desbaste seguidos foram feitos, deixando o terceiro ponto de medio do gabarito com 0,5 mm a mais para ser corrigido ao final do processo e garantir qualidade do acabamento da pea.

O quarto ponto de medio do gabarito foi medido, e o torno regulado para desbaste de 1,5 mm, a fim de evitar desgaste prematuro da ferramenta de corte e por no existir necessidade de um desbaste to profundo, pois o quarto ponto de medio do gabarito possui 20 mm de dimetro, neste caso foram feitos 2 desbaste seguidos com regulagem de 1,5 mm de desbaste e um ultimo desbaste de 1 mm que deixou a pea com 1 mm a mais para ser corrigido ao final do processo e garantir qualidade do acabamento da pea.

O quinto ponto de medio do gabarito no foi feito, devido ao tempo de aula, deixando ento a pea inacabada.

Todas as medies de dimetro do gabarito aps o processo de desbaste foram conferidas com paqumetro esta medio foi realizada a cada processo de desbaste, a fim de garantir e aferir a regulagem do torno.

4 CARACTERIZAO
4.1 EQUIPAMENTOS

Figura 5 Paqumetro Pantec modelo 11205-200-2 com preciso de 0,02 mm - 0.001 Fonte: Acervo pessoal

Figura 6 Marcado de metal Fonte: Acervo pessoal

Figura 7 Mora Forjasul Fonte: Acervo pessoal

Figura 8 Esmeril Chiaperini Fonte: Acervo pessoal

Figura 9 Trena Starrett Fonte: Acervo pessoal

Figura 10 Esmerilhadeira Angular Skil Fonte: Acervo pessoal

5 APRESENTAO E ANLISE DOS DADOS


Analisando os dados coletados aps todo o processo de fabricao do gabarito, observa-se que existe um erro durante o ajuste do torno para fazer o desbaste da pea, alm de uma folga no dispositivo de medio de regulagem do torno.

O primeiro desbaste foi ajustado para 1,0 mm e o resultado obtido foi, um desbaste de 0,95 mm sendo assim, o erro em relao ao valor determinado para desbaste foi de -0,05 mm.

O segundo desbaste foi ajustado para 2,5 mm e o resultado obtido foi, um desbaste de 2,43 mm sendo assim, o erro em relao ao valor determinado para desbaste foi de -0,07 mm.

O terceiro desbaste tambm foi ajustado para 2,5 mm e o resultado obtido foi de 2,37 mm sendo assim, o erro em relao ao valor determinado para o desbaste foi de 0,13 mm.

At o final do processo de fabricao, o erro se manteve com mdia de -0,08 mm para cada ajuste que era feito no torno, vale ressaltar que o erro se apresentava sempre aps o primeiro ajuste de cada etapa do processo de fabricao do gabarito, a partir do segundo desbaste esse erro era corrigido e seguia correto at o fim de cada ponto de medio do gabarito.

6 CONCLUSO
Aps a anlise dos dados, conclui-se que para a realizao de um bom trabalho de usinagem, deve-se considerar sempre a utilizao de ferramentas de corte que atendam as necessidades do trabalho, levando em considerao o tipo de material a ser usinado o ngulo da ferramenta de corte em relao pea usinada, a rotao que ser utilizada durante a usinagem e o cuidado com a operao e o ajuste do torno mecnico, pois caso o erro no ajuste do equipamento seja muito grande, a remoo excessiva de cavaco poder ocasionar uma perda definitiva da pea usinada, sem condies de recuperao e ocasionando perda de tempo de dinheiro para repor a matria prima.

7 REFERNCIAS
1. CHIAVERINI, Vicente. Tecnologia Mecnica Vol. II Processos de Fabricao e Tratamento. 2. ed. So Paulo: Makron Books, 1986. 2. Processo de Produo. Disponvel em: <www.ebah.com.br/content/ABAAAA5HgAI/processo-producao>. Acesso em: 25 abr. de 2013. 3. Processo de Torneamento. Disponvel em: <www.lmp.ufsc.br/disciplinas/.../Aula-07-U-2007-1-torneamento.pdf>. Acesso em: 25 de abr. 2013. 4. Torno Mecnico. Disponvel em: < www.feng.pucrs.br/~valega/torno2008_2.doc>. Acesso em: 25 de abr. 2013. 5. Usinagem de Preciso. Disponvel em: Disponvel em: < http://www.mzusinagem.com.br/usinagem.php>. Acesso em: 25 de abr. 2013.