Sei sulla pagina 1di 33

Projeto karat Borari

Shorinji - Ryu
Professores: Marlisson Lopes Pimentel SD PM M. LOPES (Faixa Preta 2 Dan de karat e Faixa azul de Jiu- Jitsu ) Rosenilson Peres dos Santos- CB PM PERES (Faixa Preta 1 Dan)

"O objetivo do KARAT no est contido na vitria ou na derrota, mas sim na perfeio de carter dos seus praticantes."

Santarm - Par

Consideraes sobre a apostila Essa apostila mostra que o contedo a respeito do karat muito amplo e, devido a isso, todo praticante deve se comprometer em estudar a arte por completo. No contexto mundial do karat, nos deparamos com uma enorme variedade de estilos, que de tempos em tempos encontram-se em eventos, como por exemplo, campeonatos. Logo de suma importncia que o praticante estude com afinco seu estilo, porm necessrio que ele procure expandir seus conhecimentos, sem que para isso ele deixe a essncia do seu karat. Com isso, essa apostila visa a trabalhar o Estilo Shorinji Ryu por completo, mas tambm procura dar uma viso geral de outros estilos, com mais preciso para o Estilo Shotokan, escola essa que possui grande nmero de academias espalhadas pelo mundo. Espero que esse material sirva como estimulo para que voc karateca sempre busque novos conhecimentos.

Marlisson Lopes Pimentel Faixa Preta 2 Dan

HISTRIA DO KARAT

O precursor do Karat foi Bodhi-Dharma, o mesmo que fundou o zen-budismo da ndia. Muito conhecido no Oriente, foi convidado pelo imperador chins da poca (520 a.C) para levar seus conhecimentos China. Mas foi no Japo, mais precisamente na ilha de Okinawa, que o Karat foi definitivamente sistematizado como a luta das mos livres, ou melhor, sem armas. A histria conta que no incio do sculo XV, o Rei Hasshi, da dinastia Sho, conseguiu reunir todas as ilhas do arquiplago Ryu Kyu (cuja maior ilha era Okinawa) numa s nao. A fim de desencorajar qualquer golpe armado de grupos rivais, ordenou que todas as armas fossem confiscadas, tornando sua posse crime contra o Estado. Mais tarde, em 1609, Okinawa foi invadida pelo Senhor de Shimazu, convertendo-a em seu feudo e novamente as armas foram banidas, fazendo com que o povo retornasse com ardor ao aprendizado das tcnicas de lutas sem armas. Foi nesta fase que houve uma renovao das formas de combate e surgiu ento o OKINAWA-TE. Os treinamentos eram secretos e os alunos treinavam firmemente e, como as armas eram proibidas, procurava-se fazer com que as mos e os ps fossem armas to perigosas quanto as convencionais. Desta forma, aprimorou-se a tcnica e comeou-se a fazer uso de joelhos e cotovelos, alm de aumentar cada vez mais a velocidade. A medida que a arte foi sendo desenvolvida, estudada, cultivada e transmitida atravs das geraes, mudanas e contribuies foram somadas para a formao de diversos estilos de karat em evidncia atualmente. H milnios j existiam formas de lutas sem armas, e na poca dos samurais no Japo, no existia o conceito de esporte. Os guerreiros praticavam artes marciais tambm como forma de exerccios fsicos, atravs dos quais educavam a disciplina, a moral, o civismo e impunham a paz e a moral sua Nao. O grande responsvel pelo desenvolvimento do karat, foi o mestre Gichin Funakoshi, que introduziu o karat como esporte no Japo e foi convidado pelo ministrio da educao japons, para dar aulas de karat nas escolas e universidades do pas. O mestre Funakoshi pretendeu com seu mtodo que visava educao fsica como forma de defesa pessoal, aliada filosofia dos samurais, mas com base cientfica, ajudar os estudantes em sua formao como homens e cidados teis a sociedade, tudo isso, sem perder o verdadeiro esprito marcial da luta. O karat foi considerado "arte divina" pela sua grande eficincia no combate real. Um dos fatos mais importantes para o desenvolvimento do karat foi o surgimento do "karat-competio" como esporte. Nos anos 30 e 40, o karat comeou a se espalhar pelo mundo.

KARAT NA ERA MODERNA O Karat moderno foi aprimorado e divulgado por Gishin Funakoshi (18691957), aps estudar muitos anos na ilha de Okinawa. Em 1922, j em Tquio, passou a ensinar nas universidades e seus alunos se espalharam por todo o Japo, difundindo seu sistema juntamente com o ZEN (exerccios mentais). Devido ao fato do Karat ter sido praticado secretamente no passado, um grande nmero de estilos foi desenvolvido. Aps a Segunda Guerra, o Karat espalhou-se para o mundo. O sistema atual que rege a maioria das artes marciais usando Kyu (classe) e Dan (grau) foi criado por Jigro Kano, o fundador do Jud Kodokan. Kano era um educador e conhecia as pessoas, sabendo que so muitos os que necessitam de estmulos imediatamente depois de haver comeado a praticar artes marciais. A forma ensinada por Funakoshi era tradicional, tendo como base a filosofia do Budo, em cujo contedo h a conscincia da busca constante pelo aperfeioamento pessoal, sempre contribuindo para a harmonizao do meio onde se est inserido, por intermdio de muita dedicao ao trabalho, treinamento rigoroso e vida disciplinada. O praticante do karat tradicional caminha em direo dessas metas, formando seu carter, aprimorando sua personalidade. A famosa expresso do mestre Gichin Funakoshi - Karate ni sente nashi (No Karat no existe atitude ofensiva) - define claramente o propsito antiviolncia.

Se o adversrio inferior a ti, ento por que brigar? Se o adversrio superior a ti, ento por que brigar? Se o adversrio igual a ti, compreender, o que tu compreendes... ento no haver luta. Honra no orgulho, conscincia real do que se possui

O SHORINJI KARATE NO BRASIL O Karat Shorinji Ryu foi fundado por Hisataka e seu filho Masayuki. "Shorinji" a traduo japonesa de "templo Shaolin". Kori Hisataka desenvolveu este sistema com a inteno de iniciar um estudo profundo do ensino original do Templo de Shaolin. Tambm estava influenciado pelo Shorinji Kempo, um estilo criado por monges de Shaolin. O Okinawa-Karate, emigrou para muitas partes do Japo. Uma dessas emigraes levou-o ilha de KYUSHU, Prefeitura de Kagoshima, cidade de Tak Shoku Koshu Sho, onde um jovem chamado TOSHIO MASU aprendeu-o com incontestvel maestria na dcada de 30, tendo atingido o 3. DAN (sandan) da faixa preta. Anos mais tarde transferiu ao seu filho MINORU, esse conhecimento com o nome de OKINAWAKEMPO SHORINJI-KARATE, juntamente com um embasamento profundo de JUDO. Minoru Masu emigrou para o Brasil, no final da dcada de 50, fixando residncia na

regio de Belm do Par, norte do pas, onde comeou a ensinar "karat" e "judo" no dia 5 de maio de 1960, na ASSOCIAO SHUDO-KAN "D. LUIZ I". Minoru Masu recebeu de seu pai o conhecimento e o grau de 3. DAN (sandan), o mais alto que ele concedeu. Aps a partida de seu filho para o Brasil, TOSHIO MASU no ensinou a mais ningum, uma vez que o seu karat no existia mais na forma original, em Okinawa. O karat do Sr. Masu no tinha muitos seguidores, por ser um sistema no alinhado com o karat modificado pelos mestres de Okinawa e por ser ensinado principalmente aos membros da sua cl. Isto fez com que praticamente desaparecesse em Kyushu, no se tendo notcias de seus seguidores nos dias atuais, o parente mais prximo desse karat o "Shorinji-Ryu Lenshinkan Karate-Do", tambm de Kagoshima. Portanto, em Minoru Masu que se concentra a continuidade do OKINAWA-KEMPO SHORINJI-KARATE de Toshio Masu. JUMBI-SHIZEI: A PROMESSA NO SHORINJI 1- Terei sempre em mente que o estudo do KARAT um caminho para se ter uma clara conscincia de tudo; 2- Estarei sempre disposto a defender a justia, os fracos e os oprimidos, e proteger ao meu prximo sem olhar o seu rosto; 3- Nunca me mostrarei cruel ou orgulhoso, porque a crueldade e o orgulho so prprios dos violentos e covardes; 4- Serei sempre forte, nunca violento; 5- Usarei meus conhecimentos de KARAT, em todos os momentos de minha vida, sempre para evitar os obstculos, resolver os problemas e combater pela Paz em harmonia com os homens, no caminho e em nome da Verdade Csmica.

DOJO KUN- Lemas do Karat


o conjunto de cinco preceitos (kun-mandamento) que so normalmente recitados no comeo e no fim das aulas de karat no dojo (local de treinamento). Estes preceitos representam os ideais filosficos do karat e so atribudos a um grande mestre da arte do sculo XVIII chamado "Karate" Sakugawa. Hitotsu: jinkaku kansei ni tsutomeru koto Esforar-se para a formao do carter. Hitotsu: makoto no michi o mamoru koto Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razo.

Hitotsu: doryoku no seishin o yashinau koto Criar o intuito de esforo. Hitotsu: reigi o omonjiru koto Respeito acima de tudo. Hitotsu: kekki no yu o imashimeru koto Conter o esprito de agresso

O Significado do OBI (FAIXA)


O obi um cinturo ou faixa que serve para manter o kimno fechado, a faixa tem um significado simblico. Esse aspecto simblico so as cores. Tradicionalmente, quando algum comea a praticar Karat, recebe a faixa branca. Aps anos de treinamento, a faixa tende a ficar cada vez mais escura, assumindo uma colorao marrom. Se continuar praticando, ela vai se tornando preta. A faixa preta significa que a pessoa esteve treinando Karat por muitos anos. Quando o karateca realmente se dedica ao Karat, sua faixa, aps a preta, comea a ficar branca novamente, depois de muitos outros anos. Assim se completa o ciclo. A Faixa Branca (Shiro Obi) Sem graduao Essa a cor do desprendimento. O branco reflete todas as cores. A prpria cor dessa faixa indica que o seu portador ainda possui a ingenuidade e deve procurar manter a mente limpa.

A Faixa Amarela (Kiiro Obi) Assim como um sol que desponta todos os dias, ela significa que um iniciante ou um recm-nascido no Karat, que com o tempo ir crescendo e fortalecendo-se, at chegar a maturidade que corresponde a faixa preta. A Faixa Laranja (Daidaiiro obi) Esta cor a mistura do vermelho com o amarelo, representado que o conhecimento dos graus anteriores deve estar contido nesta graduao e trazendo as qualidades dessas duas cores. Essa cor tambm simboliza aquilo que o praticante deve buscar: o encorajamento, estimulao, robustez, atrao, gentileza, cordialidade e tolerncia. A Faixa Verde (Midori Obi) O verde uma cor que representa Esperana e a F. a cor mais harmoniosa e calmante de todas. Ela simboliza harmonia e equilbrio. Essa cor, que nos chega depois das cores quentes iniciais, nos d a impresso de que chegamos a um osis, depois de atravessar um rduo deserto, mas devemos saber que ainda h mais deserto a vencer. Ela tambm representa as energias da natureza, esperana, perseverana, segurana e satisfao, fertilidade. A Faixa Roxa (Murasaki Obi) O roxo uma mistura das cores azul e vermelho. Essa a cor usada pelos sacerdotes catlicos para refletir santidade e humildade. Ela gera sentimentos como respeito prprio, dignidade e auto-estima. Ela vista como a cor da energia csmica e da inspirao espiritual. A cor violeta excelente para purificao e cura dos nveis fsico, emocional e mental. A Faixa Marrom (Chairo Obi) a cor da solidificao. Representa a constncia, a disciplina, a uniformidade adquirida e a observao das regras mantidas at aqui. Representa a conexo do praticante com o patrono do estilo que lhe foi passado, representado por seus mestres. Para criar essa cor, voc precisa misturar o vermelho com o preto e, portanto, ela tem alguns dos seus atributos. Tambm representa a autocrtica e a dependncia dos mestres para chegar at aqui. Significa que se est completando o processo de amadurecimento, tanto nos conhecimentos tcnicos quanto no aspecto mental. A Faixa Preta (Kuro Obi) a juno de todas as cores. Enfim o corpo e a mente chegaram ao final de uma jornada e ao incio de outra mais elevada. A faixa na cor preta representa humildade, autocontrole, maturidade, serenidade, disciplina, responsabilidade, dignidade e conhecimento. a cor do poder, induz a sensao de elegncia e sobriedade.

Em geral, essa cor usada por pessoas que rejeitam as regras convencionais ou so regidos por outras normas sociais, como o caso dos padres ou dos guerreiros que seguem o Bud. Essa cor tambm nos d uma noo de tradio e responsabilidade. a ausncia de vibrao da no cor que d a sensao de proteo ou afastamento. Por outro lado, absorve, transmuta e devolve as energias negativas, transformadas em positivas. A meditao nessa cor permite a introspeco, favorece a auto-anlise e permite um aprofundamento do indivduo no seu processo existencial. Remove obstculos, vcios e emoes no desejadas. O excesso traz melancolia, depresso, tristeza, confuso, perdas e medo. A cor preta relaciona-se ao elemento gua que se adapta a todas as formas e contorna todos os obstculos. o smbolo do mximo Yin.

CUMPRIMENTO Uma demonstrao tradicional de cortesia o cumprimento, isto tanto verdade que ele realizado no incio e no final da aula de frente para o Shomeni (forma de agradecimento queles que desenvolveram a arte). Ao cumprimentar, deve-se mirar para baixo e no na face do seu oponente, pois cruzar o olhar com algum durante um cumprimento sinal de falta de confiana. O cumprimento pode ser feito de duas maneiras distintas:

Ritsure: cumprimento em p, em posio natural. Zarei: cumprimento em posio de seiza.

O cumprimento deve acontecer nas situaes a seguir: 1. 2. 3. 4. 5. 6. Quando se entra ou sai do doj; Quando o professor entra ou sai do doj; No incio e final de um combate; No incio e final da aula; No incio e final de um kata; No incio e final de um exerccio com um companheiro.

A maneira correta de se cumprimentar , partindo-se da posio natural, curvar o corpo apenas em 30 cm e segur-la por meio segundo e retornar a posio ereta. O zarei realizado a partir da posio seiza, inclinando-se o corpo e as mos descem suavemente das coxas para o cho, formando um tringulo onde a fronte tocar.

Niju kun
O Niju Kun a sntese do pensamento de Funakoshi sobre como deve ser o esprito do praticante de Karat. So vinte preceitos cujo propsito dar subsdios acerca da prtica cotidiana da modalidade, servindo tambm como um guia para o autoconhecimento.

HITOTSU - KARATEDO WA REI NI HAJIMARI REI NI OWARU KOTO WO WASURUNA No se esquea de que o Karat comea e termina com rei. HITOTSU - KARATE NI SENTE NASHI No existe primeiro golpe no karat. HITOTSU - KARATE WA GI NO TASUKE O Karat permanece do lado da justia. HITOTSU - MAZU JIKO WO SHIRE SHIKOSHITE TAO WO SHIRE Primeiro conhea a si mesmo, depois conhea os outros. HITOTSU - GIJUTSU YORI SHINJUTSU O pensamento acima da tcnica. HITOTSU - KOKORO WA HANATAN WO YOSU A mente deve ficar livre. HITOTSU - WAZAWAI WA GETAI NI SHOZU O infortnio resulta de um descuido. HITOTSU - DOJO NO MI NO KARATE TO OMOUNA O karat vai alm do dojo. HITOTSU - KARATE NO SHUGYO WA ISSHO DE ARU O karat uma atividade vitalcia. HITOTSU - ARAI YURU MONO WO KARATEKA SEYO SOKO NI MYOMI ARI Aplique o sentido do karat em todas as coisas. Isso o que ele tem de belo. HITOTSU - KARATE WA YU NO GOTOSHI TAEZU NETSUDO WO ATAEZAREBA MOTO NO MIZU NI KAERU O Karat como gua fervente. Se no receber calor constantemente torna-se gua fria. HITOTSU - KATSU KANGAE WA MOTSUNA MAKENU KANGAE WA HITSUYO No pense em vencer, pense em no perder.

HITOTSU - TEKI NI YOTTE TENKA SEYO Mude de atitude conforme o adversrio. HITOTSU - TATAKAI WA KYOJITSU NO SOJU IKAN NI ARI O resultado de uma batalha depende de como encaramos o vazio e o cheio (a fraqueza e a fora). HITOTSU - HITO NO TEASHI WO KEN TO OMOU Imagine que os membros de seus adversrios so como espadas. HITOTSU - DANSHIMON WO IZUREBA HYAKUMAN NO TEKI ARI Ao sair pelo seu porto, voc se depara com um milho de inimigos. HITOTSU - KAMAE WA SHOSHINSHA NI ATO WA SHIZENTAI A Kamae (posio de prontido) para os iniciantes; com o tempo, adota-se a shizentai (postura natural). HITOTSU - KATA WA TADASHIKU JISSEN WA BETSUMONO Execute o kata corretamente; o combate real outra questo. HITOTSU - CHIKARA NO KYOJAKU KARADA NO KANKYU WAZA NO SHINSHUKU WO WASURUNA No se esquea de imprimir ou substrair a fora, de distender ou contrair o corpo, de aplicar a tcnica com rapidez ou lentamente. HITOTSU - TSUNE NI SHINEN KUFU SEYO Mantenha-se sempre atento, diligente e capaz na busca do Caminho.

KATAS Bunkai: estudo das tcnicas e aplicaes dos katas. Os katas so movimentos seriados e sistematicamente organizados em tcnicas, onde se usam golpes ofensivos e defensivos, numa sequncia pr-determinada. So nove os katas conhecidos no Shorinji Ryu, onde os mesmos devem ser estudados com a mxima pacincia, pois quem no sabe kata, no sabe karat. Os katas so: Nai Hanti Shodan ; Nai Hanti Nidan ; Dai Kiyoku Shodan ; Dai Kiyoku Nidan; Sagi Ashi Shodan; Sagi Ashi Nidan ; Kiba Dashi Shodan ; Kiba Dashi Nidan ; Nai Hanti Sandan.

Curiosidades do Estilo Shotokan: O conjunto de kata conta ao todo 26. Logo no incio, existiam no estilo apenas quinze katas. A srie Pinan foi incorporada por intermdio do mestre Kenwa Mabuni. 1. Heian shodan 2. Heian nidan 3. Heian sandan 4. Heian yondan 5. Heian godan 6. Tekki shodan 7. Tekki nidan 8. Tekki sandan 9. Bassai dai 10. Jion 11. Enpi 12. Jitte 13. Hangetsu 14. Kanku dai 15. Gankaku 16. Nijushiho 17. Jiin 18. Bassai sho 19. Kanku sho 20. Chinte 21. Wankan 22. Sochin 23. Meikyo 24. Gojushiho sho 25. Gojushiho dai 26. Unsu Linhagem Kanazawa A entidade SKIF, do mestre Kanazawa, recentemente incorporou outros katas, a saber, Nijuhachiho, Gankaku sho, Seipai e Seienchin.

KIHON
No kihon so passadas as tcnicas bsicas, os fundamentos tcnicos antes de treinar kata ou kumite. Mestre Funakoshi dava nfase nos treinos com kata, mas reconhecia que o praticante devia executar antes os movimentos bsicos, para facilitar o aprendizado profundo do Karat, compilados num chute, soco ou projeo.

O SIGNIFICADO DA EXPRESSO OSS

OSS (cuja a transcrio exata do japons OSU) uma expresso fontica formada por dois caracteres. O primeiro caractere "osu" significa literalmente "pressionar", e determina a pronncia de todo o termo. O segundo caractere "Shinobu" significa literalmente"suportar". A expresso OSS foi criada na Escola Naval Japonesa, e usada universalmente para expresses do dia-a-dia como "sim",por favor,", "obrigado", "entendi", "desculpe-me", para cumprimentar algum, etc., bem como no mundo do Karat para quase qualquer situao onde uma resposta seja requerida. OSS no deve ser dito de forma relaxada, usando apenas a garganta, mas, como tudo no Karat, deve ser pronunciado usando o "hara" (tanden). Pronunciado durante o cumprimento, OSS expressa respeito, simpatia e confiana no colega. OSS tambm diz ao Sensei que as intrues foram compreendidas, e que o estudante ir fazer o melhor para segu-las.
KIAI O Kiai geralmente definido como um estranho poder adquirido por algumas pessoas envolvidas por foras misticas inexplicveis. Contam-se histrias de homens que podem paralisar ou mesmo matar pequenos animais com um grito de Kiai, ou parar o adversrio com um Kiai apenas. Na verdade o Kiai o uso consciente de uma tcnica que todos ns j usamos inconscientemente. Por exemplo, quando voc contrai o abdmen quando est levantando algum peso e emite um grunido, uma forma rudimentar de Kiai. Treinando Kiai voc vai est aprendendo a usar de modo mais eficiente seu potencial de energia vital, que o Ki.

Contagem em japons
12345Ichi Ni San Shi Go 6- roku 7- sichi 8- Hachi 9- kiu 10-jiu

Graduao de Faixas- ESTILO SHORINJI RYU


Kyu- Classe de Faixa Branca at Faixa Marrom / Subdivises- A; B; C. 7 sichi kyu faixa branca 6 roku kyu faixa branca 5 go kyu faixa amarela A;B;C. 4 yon kyu faixa laranja A;B;C. 3 san kyu faixa verde A;B;C. 2 ni kyu faixa roxa A;B;C. 1 ik kyu faixa marrom A;B;C. DAN Classe de Faixa Preta/ Yudansha- faixa superior. Faixa preta 1 Dan Shodan. Faixa preta 2 Dan Nidan. Faixa preta 3 Dan - sandan Etc.

Palavras do Karat

- Nihon karat kyokai- Associao de karat do Japo. - Guishin funakoshi- Fundador do karat. - okinawa- centro de origem do karat. - Tsuki- socar - Keri- chutar - Uke- defesa - Kime- ataque decisivo. -Tai sabaki- giro do corpo. - Waza- tcnica. - Jogai- fora da ara. - Wazari- meia ponto. - Ippon- um ponto. - jodan- regio alta do corpo. - tyudan- regio mediana do corpo. - guedan- regio baixa do corpo. - sokut- sabre do p. - mae- frente. - ushiro- atrs. - obi-faixa. - hiki- puxar. - kaiten- virar. - kara- vazia. - ken- punho. - tameshi wari- tcnica de quebramento. - yoshi/ Hiroshi- continuar a luta. - te waza- tcnica de mo. - ashi waza- tcnica de p. - kansetsu waza- tcnica de joelho. - hiji waza- tcnica de cotovelo. - san bio mad/ atoshibaraku- 30 segundos p/ terminar a luta. - ag- queixo. - at- golpe. - chui- advertncia - kakato- calcanhar. - shiwari- teste de fora. - Yoko- lado. - yi- preparar. - ague- alto; levantar. - chikai- frente a frente. - Age Ao de erguer, levantar. - Aikido Literalmente: via da harmonizao da energia - Atama Cabea

- Yame- trmino da luta. - Kiay- grito de coragem - lei/Rei- cumprimento. - oss- saudao. - hajim- comear - sensei- professor. - shiran- mestre. - djo- local de treino de budo. - karat d- caminho das mos vazias. - karat gui- uniforme de karat. - tori- atacar. - tobi- pular. - Hansoku- desclassificado. - hidare- esquerda. - migui- direita. - shiay kumit- luta livre. - jiyu kumit- treino sem compromisso. - yaku soku kumite- treino com compromisso. - ashi barai- varrer com o p. - za zen- posio p/ meditao. - za rey- ajoelhado. - kamae- guarda. - ashi- p. - te- mo. - gyaku- contrrio; oposto. - hantei- deciso do juiz lateral. - hikiwake- empate. - sushim- juiz central. - mienai- no vi. - fukushim- juiz lateral. - make- derrota. - shobu ippon hajime- iniciar a luta por um ponto. - tsuzukete- continuar lutando. - moto no ichi- posio inicial. - encho sen prorrogao. - aiauchi- tcnicas simultneas. - fusen sh- vitria por wo. - Randori Combate livre. - Reigi Etiqueta, regras de conduta - Ritsu-rei Saudao de p - Ryo Ambos - Ryu Estilo, escola - Sabaki Esquiva - Samurai Guerreiro japons -Sanbon-Kumite Combate com trs ataques

- Atemi Batimento - Awase Combinao, juno, harmonizao - Ayumi Andamento - Bojutsu Tcnicas de basto - Bu, Bushi Guerreiro - Budo Caminho do guerreiro, artes marciais - Chi Palavra chinesa para energia vital, o mesmo que Ki. - Dachi Posio - Dai Grande - Dan Nvel, grau ( faixa preta ) - Do Via, caminho - Embusen Diagrama de uma kata - Empi Cotovelo, o mesmo que hiji - Fumi Esmagar - Gi Fato para a prtica de Budo composto de Uwagi (casaco), Zubon (cala) e Obi (cinto) - Go-no-sen Tctica de deixar o oponente atacar primeiro para contra-atacar - Happo Oito direes - Hara Abdmen - Heiko Paralelo - Henka Mudana (de posio) - Hiki-te Recuo do punho at o quadril - Ho Direo, sentido -Ho Mtodo - Ippon-kumite Exerccios com parceiro com 1 ataque 1 defesa - Jitsu (jutsu) Tcnica - Jiyu Livre - Jiyu-ippon-kumite Combate livre (controlado) com um s ataque - Jiyu-kumite Exerccios controlados com parceiro em que as formas de combate so livres - Jo Alto - Joseki Lado superior, lugar de honra no Dojo. - Ju Suavidade, suave - Judo Caminho da suavidade - Ju-kumite Combate em suavidade - Kagi, Kake Gancho, enganchar - Kaisho-waza Tcnicas com mo aberta - Kamae Posio de defesa

- Sasae Sustentar, suportar - Seiza Sentar na posio de joelhos/zarey - Sempai Aluno mais graduado, mais antigo - Sen-no-sen Antecipao - Sensei-ni-rei Saudao ao professor - Shiho Quatro direes - Shin Esprito - Shinai Espada de bambu usada na prtica de Kendo - Shisei Posio, postura - Shizentai Posio natural do corpo, de p - Sho Pequeno - Shomen De frente - Shomen-ni-rei Saudao para a parede principal do dojo - Shuto Sabre da mo (lado do dedo mnimo) - Soto Exterior - Tai corpo, o mesmo que karada - Tanto Punhal - Tate Vertical - Tettsui Parte lateral exterior do punho - To Distante, longe - Tokui Mais forte - Tokui-waza Tcnica mais forte, favorita - Tomoe Circular - Uchi Interior - Ude Brao, antebrao - Ukemi Queda, enrolamento - Ura Movimento realizado rodando; as costas do adversrio - Ura-mawashi Pontap circular para trs - Wakizashi Espada mais curta - Yasume Ordem de descontrair - Yoko de lado, lateral - Zanshin Atitude de concentrao - Zen Disciplina japonesa, uma das correntes do Budismo - Makiwara Alvo tradicionalmente de palha enrolada para treino de Karat-do ou Kyudo - Mawashi Movimento circular - Midale Mtodo de treino de Karat-do que consiste em ataques e esquivas contnuas - Migi Direita - Mokuso Literalmente: no pensar. - Morote Ambas as mos

- Kamaete Ordem para tomar a posio - Karada Corpo, o mesmo que tai - Kata Forma de treino, com ou sem parceiro, com seqncias de tcnicas predeterminadas - Katana Espada - Keage Movimento ascendente rpido - Keiko Treino - Kekomi Movimento penetrante - Kendo Arte da esgrima japonesa - Keri (Geri, em composio) chute - Ki Energia, fora vital, esprito - Kiai Exteriorizao da energia atravs de grito - Kihon Tcnicas de base - Kime Concentrao de energia fsica e mental, deciso - Kiritsu Levantar - Kohai Praticante mais novo, o contrrio de Sempai - Kokoro Esprito, corao - Kokyu Fora respiratria - Koshi (goshi, em composio) quadril

- Neko Gato - Nobashi Extenso, ao de esticar - Nukite Ataque com os dedos juntos e esticados - Okuri Deslizar - Osae Imobilizao - Otagai-ni-rei Saudao mtua - Otoshi Movimento de cima para baixo - Kumite Combate - Kuzushi Desequilbrio - Kyu Grau de aluno - Kyusho Pontos vitais - Maai Distncia correta - Maki Enrolar - Chikai- cara a cara;bem perto - Kinkeri- chute nos rgos genitais

PONTOS VITAIS- MAE

PONTOS VITAIS USHIRO

DESLOCAMENTO EM BASE

Exame de Faixa Branca para Faixa Amarela- Estilo Shorinji Ryu

1- Estudar todo o contedo terico da apostila. 2- Palavras do karat 3- Pontos Vitais.

4- Ken Waza- Formas de Punho. Hon ken Sacaa ken Tsuti ken Shut

5- Kihon Shisei- Posies fundamentais Hei soku dachi Nai hanti dachi Day kiyoku dachi Kiba dachi

6- Te waza- tcnica de mo. Guedan tsuki Tyudan tsuki Jodan tsuki Guedan uke Tyudan uke Jodan uke

7- Ashi waza- tcnica de p. Guedan keri Tyudan keri Jodan keri Sokut Nami kaeshi Mawashi keri Ushiro keri

8- Kata- forma estudada de lutar. Nai hanti shodan (para direita e esquerda- Estilo Shorinji- Ryu) Nai hanti nidan (para direita e esquerda- Estilo Shorinji- Ryu) Heian Shodan (Estilo Shotokan)

Exame de Faixa Amarela para Faixa Laranja- Estilo Shorinji Ryu

1- Estudar todo o contedo terico da apostila. 2- Palavras do karat. 3- Pontos Vitais. 4- Ken Waza- Formas de Punho. Hon ken Sacaa ken Tsuti ken Shut Ura shut Nukite Tanagokora 5- Kihon Shisei- Posies fundamentais Hei soku dachi Nai hanti dachi Day kiyoku dachi Kiba dachi Neko ashi dachi Sagi ashi dachi Shizen dachi

6- Te waza- tcnica de mo. Guedan tsuki Tyudan tsuki Jodan tsuki Guedan uke Tyudan uke Jodan uke Shuto guedan tsuki Shuto tyudan tsuki Shuto jodan tsuki Shuto guedan uke Shuto tyudan uke Shuto jodan uke Maeba otoshi Lenzuki gamem 8- Kata- forma estudada de lutar.

7- Ashi waza- tcnica de p. Guedan keri Tyudan keri Jodan keri Sokut Nami kaeshi Mawashi keri Ushiro keri Guedan kakato keri Tyudan kakato keri Jodan kakato keri

1 kata - Nai hanti shodan (para direita e esquerda- Estilo Shorinji- Ryu) 2 kata - Nai hanti nidan (para direita e esquerda- Estilo Shorinji- Ryu) 3 kata Day kiyoku shodan Heian Shodan (Estilo Shotokan) Heian Nidan (Estilo Shotokan)

Exame de Faixa Laranja para Faixa Verde- Estilo Shorinji Ryu 1 Estudar todo o contedo terico da apostila. 2 Palavras do karat. 3 Pontos Vitais. 4 - Ken Waza- Formas de Punho. Hon ken Sacaa ken Tsuti ken Shut Ura shut Nukite Tanagokora Barat Nishi ken 1 Nishi ken 2 Nishi ken 3 Ko uchi ken Ko uchi bashi zuki Kaumi ken 5- Kihon Shisei- Posies fundamentais. Hei soku dachi Nai hanti dachi Day kiyoku dachi Kiba dachi Neko ashi dachi Sagi ashi dachi Shizen dachi Hidare shizen dachi Migui shizen dachi Soto hatigi dachi

6- Te waza- tcnica de mo. Guedan tsuki Tyudan tsuki Jodan tsuki Guedan uke Tyudan uke Jodan uke Shuto guedan tsuki Shuto tyudan tsuki Shuto jodan tsuki Shuto guedan uke Shuto tyudan uke Shuto jodan uke Maeba otoshi Lenzuki gamem uto tsuki kobi uchi miken uchi kawarawari ushiro at guedan ude otoshi tyudan ude otoshi jodan ude otoshi guedan juji uke tyudan juji uke jodan juji uke

7- Ashi waza- tcnica de p. Guedan keri Tyudan keri Jodan keri Sokut Nami kaeshi Mawashi keri guedan Mawashi keri tyudan Mawashi keri jodan Ushiro keri Guedan kakato keri Tyudan kakato keri Jodan kakato keri Keri kaeshi Kaiten keri Kaiten kakato keri Keri otoshi

8- Kata- forma estudada de lutar. 1 kata - Nai hanti shodan (para direita e esquerda- Estilo Shorinji- Ryu) 2 kata - Nai hanti nidan (para direita e esquerda- Estilo Shorinji- Ryu) 3 kata Day kiyoku shodan 4 kata Day Kiyoku nidan 5 kata Sagi ashi shodan

Heian Shodan (Estilo Shotokan) Heian Nidan ( Estilo Shotokan) Heian Sandan (Estilo Shotokan)

Exame de Faixa Verde para Faixa Roxa- Estilo Shorinji Ryu

1 Estudar todo o contedo terico da apostila. 2 Palavras do karat. 3 Pontos Vitais. 4 Ter 1 ano e 6 meses na faixa verde. 5 - Ken Waza- Formas de Punho. Hon ken Sacaa ken Tsuti ken Shut Ura shut Nukite Tanagokora Barat Nishi ken 1 Nishi ken 2 Nishi ken 3 Ko uchi ken Ko uchi bashi zuki Kaumi ken 6-Kihon Shisei- Posies fundamentais. Hei soku dachi Nai hanti dachi Day kiyoku dachi Kiba dachi Neko ashi dachi Sagi ashi dachi Shizen dachi Hidare shizen dachi Migui shizen dachi Soto hatigi dachi

7-

Te waza- tcnica de mo.

8-

Ashi waza- tcnica de p.

Guedan tsuki Tyudan tsuki Jodan tsuki Guedan uke Tyudan uke Jodan uke Shuto guedan tsuki Shuto tyudan tsuki Shuto jodan tsuki Shuto guedan uke Shuto tyudan uke Shuto jodan uke Maeba otoshi Lenzuki gamem uto tsuki kobi uchi miken uchi kawarawari ushiro at guedan ude otoshi tyudan ude otoshi jodan ude otoshi guedan juji uke tyudan juji uke

Guedan keri Tyudan keri Jodan keri Sokut guedan Sokut tyudan Sokut jodan Nami kaeshi Mawashi keri guedan Mawashi keri tyudan Mawashi keri jodan Ushiro keri Guedan kakato keri Tyudan kakato keri Jodan kakato keri Keri kaeshi Kaiten keri Kaiten kakato keri Keri otoshi Ushiro keri komi Ushiro keri ague Ashi ate Riza ate Mawashi kubi keri Mae ashi keri Hama ashi keri

jodan juji uke ushiro guedan tsuki ushiro tyudan tsuki ushiro jodan tsuki ushiro guedan uke ushiro tyudan uke ushiro jodan uke ushiro shuto guedan tsuki ushiro shuto tyudan tsuki ushiro jodan shuto tsuki ushiro shuto guedan uke ushiro shuto tyudan uke ushiro shuto jodan uke guedan morote uke tyudan morote uke jodan morote uke urat kaeshi metsubushi yama zuki tsuti ken uke tanagokora tsuki barate tsuki ura shuto kaumi haishu uke shuto uke nukite tsuki awazi zuki sutemi semp shuto uchi

Ushiro mawashi keri Ushiro tobi keri Ushiro mawasi tobi keri Kakato soin Kakato fumi tsubushi Tobi keri 1 Tobi keri 2 Ura mawashi keri Gyaku keri Nanami tobi keri Mikazuki keri Ashi no kamae

9 Tcnicas de cotovelo Hiji Waza Ushiro hiji at Mawashi hiji at Kaiten hiji at

10 Tnicas de joelho Kansetsu waza Kansetsu at Kansetsu mawashi at Kansetsu furi at

11 Fazer o curso de arbitragem.

12 Sanbom kumite. - jodan uke shikon otoshi - jodan uke - tyudan tsuki - jodan uke nod at - jodan uke - urashuto kinteki - jodan uke urashuto kaumi uchi - jodan uke ago at - jodan uke ago otoshi - jodan uke barat tsuki 13 - Kata- forma estudada de lutar.

1 kata - Nai hanti shodan (para direita e esquerda- Estilo Shorinji- Ryu) 2 kata - Nai hanti nidan (para direita e esquerda- Estilo Shorinji- Ryu) 3 kata Day kiyoku shodan 4 kata Day Kiyoku nidan 5 kata Sagi ashi shodan 6 kata - Sagi ashi nidan 7 kata kiba dashi shodan Heian Shodan (Estilo Shotokan) Heian Nidan ( Estilo Shotokan) Heian Sandan (Estilo Shotokan) Heian Yondan (Estilo Shotokan) Heian Godan (Estilo Shotokan)

Exame de Faixa Roxa para Faixa Marrom- Estilo Shorinji Ryu

1 Estudar todo o contedo terico da apostila. 2 Palavras do karat. 3 Pontos Vitais. 4 Ter 1 ano e 6 meses na faixa roxa. 5 - Ken Waza- Formas de Punho. Hon ken Sacaa ken Tsuti ken Shut Ura shut Nukite Tanagokora Barat Nishi ken 1 Nishi ken 2 Nishi ken 3 Ko uchi ken Ko uchi bashi zuki Kaumi ken 6-Kihon Shisei- Posies fundamentais. Hei soku dachi Nai hanti dachi Day kiyoku dachi Kiba dachi Neko ashi dachi Sagi ashi dachi Shizen dachi Hidare shizen dachi Migui shizen dachi Soto hatigi dachi

7 - Te waza- tcnica de mo. Guedan tsuki Tyudan tsuki Jodan tsuki Guedan uke Tyudan uke Jodan uke Shuto guedan tsuki Shuto tyudan tsuki Shuto jodan tsuki Shuto guedan uke Shuto tyudan uke Shuto jodan uke Maeba otoshi Lenzuki gamem uto tsuki kobi uchi miken uchi kawarawari ushiro at guedan ude otoshi tyudan ude otoshi jodan ude otoshi

8 - Ashi waza- tcnica de p. Guedan keri Tyudan keri Jodan keri Sokut guedan Sokut tyudan Sokut jodan Nami kaeshi Mawashi keri guedan Mawashi keri tyudan Mawashi keri jodan Ushiro keri Guedan kakato keri Tyudan kakato keri Jodan kakato keri Keri kaeshi Kaiten keri Kaiten kakato keri Keri otoshi Ushiro keri komi Ushiro keri ague Ashi ate Riza ate Mawashi kubi keri

guedan juji uke tyudan juji uke jodan juji uke guedan shuto juji uke tyudan shuto juji uke jodan shuto juji uke ushiro guedan tsuki ushiro tyudan tsuki ushiro jodan tsuki ushiro guedan uke ushiro tyudan uke ushiro jodan uke ushiro shuto guedan tsuki ushiro shuto tyudan tsuki ushiro jodan shuto tsuki ushiro shuto guedan uke ushiro shuto tyudan uke ushiro shuto jodan uke guedan morote uke tyudan morote uke jodan morote uke ushiro guedan morote uke ushiro tyudan morote uke ushiro jodan morote uke ushiro guedan ude otoshi ushiro tyudan ude otoshi ushiro jodan ude otoshi ushiro guedan juji uke ushiro tyudan juji uke ushiro jodan juji uke ushiro guedan shuto juji uke ushiro tyudan shuto juji uke ushiro jodan shuto juji uke urat kaeshi metsubushi yama zuki tsuti ken uke tanagokora tsuki barate tsuki ura shuto kaumi haishu uke shuto uke nukite tsuki awazi zuki sutemi semp shuto uchi ago at ago otoshi tanagokora uke mawashi zuki shikon otoshi oizuki tobi kondera urashuto kinteki kao at nod at

Mae mawashi kubi keri Mae ashi keri Hama ashi keri Ushiro mawashi keri Ushiro tobi keri Ushiro mawasi tobi keri Kakato soin Kakato fumi tsubushi Tobi keri 1 Tobi keri 2 Ura mawashi keri Gyaku keri Nanami tobi keri Nanami mawashi tobi keri Mikazuki keri Ashi no kamae Sana tobi 1 Sana tobi 2 kinkeri ushiro mae ashi keri ashi baray mawashi ogo keri

saka otoshi haishu uke haiwan uke

9 Tcnicas de cotovelo Hiji Waza Ushiro hiji at Mawashi hiji at Kaiten hiji at Irimi hiji at Hiji harai ague Tobi hiji at Jodan hiji at Tyudan hiji at Yoko hiji at Yoko hiji furi at

10 Tnicas de joelho Kansetsu waza Kansetsu at Kansetsu mawashi at Kansetsu furi at Kansetsu furi uke Kansetsu yoko at Kansetsu yoko furi at

11 Estudar as regras de arbitragem. 12 Sanbom kumite. - jodan uke shikon otoshi - jodan uke - tyudan tsuki - jodan uke nod at - jodan uke - urashuto kinteki - jodan uke urashuto kaumi uchi - jodan uke ago at - jodan uke ago otoshi - jodan uke barat tsuki - jodan uke- irimi at - jodan uke tobi hiji at - tyudan uke kao at - jodan uke saka otoshi

13 Dar aulas. 14 Marcar lutas. 15 - Shiay Kumite- 3x1. 16 - Kata- forma estudada de lutar.

1 kata - Nai hanti shodan (para direita e esquerda- Estilo Shorinji- Ryu) 2 kata - Nai hanti nidan (para direita e esquerda- Estilo Shorinji- Ryu) 3 kata Day kiyoku shodan 4 kata Day Kiyoku nidan 5 kata Sagi ashi shodan 6 kata - Sagi ashi nidan 7 kata kiba dashi shodan 8 kata kiba dashi nidan 9 kata Nai hanti sandan

Heian Shodan (Estilo Shotokan) Heian Nidan ( Estilo Shotokan) Heian Sandan (Estilo Shotokan) Heian Yondan (Estilo Shotokan) Heian Godan (Estilo Shotokan) Tekki Shodan (Estilo Shotokan) Bassai Dai (Estilo Shotokan)

Exame de Faixa Marrom para Faixa Preta- Estilo Shorinji Ryu

1 Estudar todo o contedo terico da apostila. 2 Palavras do karat. 3 Pontos Vitais. 4 Ter 2 anos na faixa marrom. 5 Dar aulas. 6 - Marcar lutas. 7 Participar de Campeonatos. 8 - Fazer no mnimo 100 tcnicas em 2 minutos, dentre as quais deve ter: te waza, ashi waza, kansetsu waza, hiji waza. 9 - Shiay kumite contra 3 alunos- 3x1. 10 Fazer todos os katas, onde os mesmos devem ter base postada, velocidade, fora, alm dos movimentos e tempos caractersticos de cada kata.

TREINAMENTO COM MAKIWARA ( NO OBRIGATRIO)

O Karat educa para a vida prtica, desenvolve o fsico, multiplica a agilidade e a destreza, tornando a pessoa calma, segura e confiante, pronto a enfrentar problemas que a qualquer momento possam surgir, com isso, o karat uma arte nobre, de elevao moral, incomunicvel s naturezas mesquinhas. Marlisson Lopes Pimentel- Faixa Preta 2 Dan (SD PM M. LOPES) 07/ 10/ 2011

Potrebbero piacerti anche