Sei sulla pagina 1di 2

COMO TER PS FORMOSOS

[TEXTO BBLICO: Isaas 52.1-12]

Os cristos foram tomados de um relativismo mrbido e visceral, que atinge at mesmo o interior de nossa f em Deus. O relativismo cristo advm da incerteza em torno da possibilidade de Deus se manifestar de forma concreta e de haver uma verdade que nos cabe proclamar. Cada vez mais h cristos, mesmo no o confessando, a viver como se a revelao divina em Jesus fosse uma revelao entre outras e no a nica revelao. Precisamos ir alm e no nos acomodar a periferia da mentalidade bblica, temos que ir ao seu centro. No basta que se fale em calvrio a subir nem sangue a verter. preciso que como cristos contribuamos efetivamente para que mais pessoas entendam o que foi o Calvrio e o que fez e faz o Sangue que ali foi derramado. preciso no se conformar com o verniz religioso de muitas pessoas, mas antes as confrontar com a verdade bblica, de que s h um mediador entre elas e Deus e que s h um caminho que produz a paz: Jesus Cristo. Se sabemos disso, devemos empunhar esta bandeira com nimo e interesse, no com desnimo e desinteresse; com dedicao e ardor, no com displicncia e morna leveza.

2. QUEM SOMOS OS CRISTOS? Isaas 52 nos ajuda a ver quem somos, como temos sido e como devemos ser. Sua leitura, no entanto, exige um mergulho na "mente" hebraico-crist, pressuposta como sendo a "mente" que devemos ter. Ns precisamos sempre aplicar os textos bblicos nossa realidade para que tenham vida. Contudo, s os entenderemos se os lermos como os seus primeiros ouvintes os escutaram. Precisamos nos despir um pouco de nossa mente, para que possam transformar a nossa mente, renovando-a com os fundamentos da Palavra de Deus, por mais difceis (enquanto penosos) que sejam. Sem esta disposio nunca compreenderemos o que DEUS que falar ao nosso corao atravs do texto biblico, precisamos aplicar os textos bblicos nossa realidade para que possamos reafirmar, entre outros fatos, quem ns somos.

1. Somos resgatados por Deus. Comecemos por registrar a informao primordial: ns fomos resgatados por Deus, pelo preo de sangue (v. 3 - 4), de Seu prprio sangue. Ler SLID 1 ler (v. 2). No somos mais cativos. No temos mais cangas de ferros sobre ns. A poeira no mais a nossa cama. O cho no o mais o nosso assento. O estilo de vida atual, dominado pela carne, s tem um rumo certo : a morte. Embora nas aparncias cultive e valorize a vida, redunda inevitavelmente em morte, pois sem CRISTO a sorte do ser humano no poder ser outra. Viver a espiritualidade desta nova humanidade o nosso grande desafio, pessoal e teologico.
2. Trajamos a roupa nova da graa (v. 1).

Quando Isaas proferiu estas palavras, Sio era um monturo, mas ele lembra a fortaleza dela; os guarda-roupas de Jerusalm tinham virado cinzas, mas o profeta recorda a beleza das roupas sacerdotais. Pela f, ele viu Sio restaurada e Jerusalm ataviada. Pela f, cada um de ns pode ver sua sade restabelecida ou a vontade de Deus manifesta, porque nada nos pode separar do Seu amor. Pela f, cada um de ns pode ver relacionamentos partidos sendo restaurados, pessoas afastadas de Deus sendo redimidas ou aprender a respeitar a liberdade do outro, pois at Deus a leva em conta . SLID 2 Pela f, cada um de ns pode ver a prosperidade no seu emprego ou do seu negcio ou aprender o significado do sucesso segundo a mente de Deus. O fruto do trabalho sempre abenoado, mesmo que esta bno considere as decises tomadas. Nosso grande problema que ns queremos decidir que profisso seguir, que negcio fazer, sempre por ns mesmos, mas nem sempre estamos preparados para arcar com as conseqncias de nossas decises. H pessoas que escolhem profisses apenas pelo princpio do prazer que ela lhe d, sem considerar sua faixa salarial mdia; depois querem ficar ricas. H pessoas que querem ter prazer e dinheiro, ao mesmo tempo, esquecidas que, por vezes, eles se excluem mutuamente. Assim mesmo, pela f cada pode ver sua prpria vitria profissional ou material, dentro ou fora do horizonte que escolheram, porque a vitria que Deus d diferente do triunfo que o mundo oferece. O sucesso que o mundo concede como conquista exige a entrega da prpria vida; o sucesso que Deus outorga carece apenas que o cristo compartilhe com Ele suas escolhas, ansiedades e conquista s. Quando h esta disposio, Ele oferece algo que ningum pode oferecer: viso para o exerccio da vida profissional,religiosa e familiar. A igreja crist e comunidade porque corpo, e corpo porque comunidade, neste contexto , ela o prprio poder de CRISTO atuando na histporia do mundo. SLID 3, 4.
3. COMO TEMOS VIVIDO? No entanto, no temos vivido assim. A maioria de ns mendiga vida. Parodiando o professor Luciano Lopes, podemos dizer que boa parte dos cristos um mendigo assentado sobre um saco, sobre um saco de barras de ouro. O profeta Isaas descreve como vivemos muitos de ns. 1. Muitos se deixam reescravizar. Ele olha para aqueles que abandonaram o primeiro amor para com Ele e se pergunta: "que farei eu aqui?" Sim, o que far Ele com uma vida que no O adora porque escravizada pelos tiranos da sociedade ou pelos tiranos do corao, que so os problemas, as dificuldades, os medos, as inseguranas? 2. Muitos se curvam diante das blasfmias contra Deus. H cristos consumindo blasfmias contra Deus, consumindo e aplaudindo, consumindo, aplaudindo e enriquecendo os que blasfemam. No Israel antigo, a runa do povo era uma blasfmia contra Deus. Hoje, no diferente: a runa espiritual, moral e material do Seu povo uma blasfmia contra o Senhor. Quando andamos encurvados, permitimos que o nome de Deus seja motivo para deboche, porque Deus nos fez para olhar de cima e para cima;

por isto, o bordo proftico: "Despertem-se. Acordem. Levantem-se." Ns nos encurvamos no s pelos pesos dos problemas, mas quando deixamos de olhar para Deus. O problema romper o crculo da inrcia e da preguia. Eis algo do que no devemos esquecer e que aprendemos com os profetas do Antigo Testamento: Se o meu Deus atacado, eu sou atacado. Por Ele se comporta assim: se o Seu povo atacado, Ele atacado. 3. Muitos blasfemam contra Deus Blasfemamos quando nos comportamos como se no conhecssemos a Deus. Blasfemamos quando duvidamos do poder de Deus. Massacrados pela vida, uns passam a depender ainda mais de Deus, querendo ver mais de Cristo, mas outros passam a perguntar se se Deus tem mesmo poder. Diante do sofrimento, muitos nos comportamos com a mulher de L, Blasfemamos quando passamos a considerar o caminho de Deus com um dos caminhos, no como O Caminho; quando passamos a considerar Jesus um salvador entre muitos. Blasfemamos, portanto, contra Deus quando no levamos Suas promessas e as Suas exigncias a srio.

4. COMO DEVEMOS VIVER? Como estamos vivendo? Que significado tem tido a f para as nossas vidas? Que prazer temos tido em Deus? 1. Este texto de Isaas um convite a uma vida de alta qualidade. isto que ele diz quando pede ao povo para se vestir com trajes esplendorosos. Ns fomos salvos para viver cheios de alegria, pela plenitude do Esprito Santo em ns. Se isto est acontecendo, louvado seja Deus. Oremos para que nossas vidas sejam cada vez mais cheias do Seu Esprito. Se isto no est acontecendo, somos convidados a acordar. "Desperta! Desperta!" (verso 1). 2. O profeta pede que sacudamos o p acumulado sobre nossas vidas. "Sacode o p" (verso 2). Talvez aqui resida a falha maior dos cristos. Ns vamos, aos poucos, permitindo que o p do pecado, o p do desejo de uma adorao sem compromisso com Deus, o p do desnimo, v se acumulando sobre ns. As pessoas olham para ns e vem a poeira de um cristo, no um cristo. Deus mesmo precisa olhar alm do p para nos ver. Ns no conseguimos v-lO porque o p acumulado em nossa viso requer muito colrio ou at, no caso de alguns, de uma cirurgia. Os cristos precisamos tirar continuamente o p de suas vidas. Sem este cuidado, o p vai se acumular, vai pesar sobre ns e nos vergar (encurvar). 3. Por meio do seu mensageiro, Deus nos dirige a palavra para que ns reconheamos a Sua voz. Um cristo algum que tem um relacionamento pessoal com o seu Senhor. Na experincia do povo antigo de Deus, Sua voz no era mais ouvida e Seu nome no era mais considerado entre as naes vizinhas e nem mesmo entre Seu prprio povo. (v. 6). Saber o nome de Deus significa buscar a Sua vontade e reconhecer quando Ele fala discernir a Sua vontade. Em termos prticos, saber o nome de Deus significa ter novas experincias pessoalmente com o poder de Deus. ter uma vida de crescimento com Ele. praticar a Sua presena. 4. Deus espera que ns proclamemos a salvao, prtica que torna belos os nossos ps. (v. 7) Paulo cita este texto (Romanos 10.15) Esta proclamao deve ser feita com a paixo de um carteiro profissional. Voc j reparou como andam rpido? porque tm uma tarefa a cumprir. Eles precisam superar os obstculos e terminar logo sua empreitada. Os trs verbos da ao do proclamador (anuncia, faz ouvir, diz) indicam o prazer de proclamar e a insistncia em proclamar. No se trata de cumprir mecanicamente uma ordem.... Se no entregamos a mensagem de salvao aos homens, eles no sero salvos. Como ouviro que Jesus Cristo o Salvador e o Senhor, se no h quem lhes disser? por isto que esta proclamao deve ser feita com a disposio de uma sentinela (atalaia). Eis o grito dos teus atalaias! Eles erguem a voz, juntamente exultam; porque com seus prprios olhos distintamente vem o retorno do Senhor a Sio (v. 8). SLID 5 Ler o texto sobre as crianas e passar os video.

Potrebbero piacerti anche