Sei sulla pagina 1di 3

www.greciantiga.

org

Iatreion | Didascalica | Portal Graecia Antiqua | Wilson A. Ribeiro Jr.

LITTERAE
Revista eletrnica | Mitologia | Literatura | Arte | Histria | Outros temas | Principiantes

Buscar

Prometeu Acorrentado, de squilo


Prometeu Acorrentado (gr. ) a nica tragdia esquiliana que sobreviveu de uma trilogia que teria tido, na ordem de apresentao, Prometeu Acorrentado, Prometeu Libertado e Prometeu Portador do Fogo. O nome do drama satrico no conhecido. A atribuio desta tragdia a squilo ainda contestada por alguns eruditos e a data de composio igualmente incerta. Os que defendem a autoria de squilo (a maioria) situam-na pouco antes da Orestia, entre -462 e -459; os demais acreditam que a pea foi composta anos depois da morte do poeta, entre -450 e -425.
squilo

Titulus


Prometheus Vinctus Sigla classica A. Pr. Notatio temporum -462 a -459 Imagines

Hiptese
Zeus, rei dos deuses e dos homens, acabara de assumir o poder aps a titanomaquia. Soberano desptico, manda acorrentar em um rochedo Prometeu, seu antigo aliado, culpado de muitos "crimes" a favor dos mortais: roubar o fogo dos deuses para d-lo aos homens apenas o mais grave dentre eles. Prometeu , porm, guardio de um importante segredo que ameaa o reinado de Zeus. Diante de sua recusa em revel-lo, condenado a um castigo ainda mais severo.

Dramatis personae
x

Todos os personagens so divinos: a tragdia uma teomaquia, i.e., uma disputa entre os prprios deuses. H um intenso conflito de personalidade entre Prometeu e Zeus, este ausente do palco. CRATOS Filho de Palas; personificao do poder de Zeus. HEFESTO. Deus do fogo, dos metais e da metalurgia; filho de Zeus, irmo de Hermes. PROMETEU Filho do tit Jpeto, sobrinho de Oceano, primo de Zeus, criador da humanidade e seu grande benfeitor. CORO As jovens ocenides, filhas de Oceano e primas de Prometeu. OCEANO Tit que personificava as guas primitivas que cercam o mundo; tio de Prometeu e pai das ocenides. I Descendente de Oceano, amante de Zeus, antiga sacerdotiza de Hera em Argos e ancestral das famosas danaides . HERMES Mensageiro dos deuses, protetor dos viajantes e condutor das almas dos mortos ao Hades; filho de Zeus, irmo de Hefesto. Figurante: Bias, irmo de Cratos.
Excerpta
squilo, Prom eteu Acorrentado 1016-25 e 1043-53

Tabulae alterae
A m edicina na literatura

Paginae alterae
In Aedibus Aldi: Aeschylus. Work s Perseus Digital Library: Aeschylus, Prometheus Bound The Internet Classics Archive: Prom etheus Bound, by Aeschylus

Mise en scne
A cena se passa na Ctia, situada por Herdoto a nordeste do Mar Negro. Segundo um antigo comentador da pea, Prometeu havia sido aprisionado por Zeus h mais de 30.000 anos... O cenrio e a encenao original desta pea tem sido fonte de grandes controvrsias, a maioria ainda por resolver: a posio do rochedo onde Prometeu estava acorrentado, o local em que ficava o coro, a carruagem que trazia as ocenides orquestra, um mecanismo que representava o animal que Oceano cavalgava ao chegar, o uso de um manequim para representar Prometeu na cena inicial... Acredita-se que o protagonista representava Prometeu e ficava o tempo todo em cena; o deuteragonista representava os demais papis, com a exceo do de Cratos, que era certamente representado por um terceiro ator, o tritagonista. O Prometeu Acorrentado a mais antiga tragdia conhecida com a participao de trs atores.

Resumo
converted by Web2PDFConvert.com

A tragdia tem 1093 versos, distribudos em 39 pginas da edio de Mazon (1921), na qual se baseia este resumo.

Por ordem de Zeus, Hefesto prende, contrariado, Prometeu a uma rocha na inspita Ctia; Cratos supervisiona seu trabalho. Prometeu lamenta-se, mas diz que previu tudo, sabe o que ir acontecer no futuro e que Zeus ainda precisar dele (Prlogo, 1-126). O Coro chega e lamenta a sorte de Prometeu, que volta a dizer que no futuro Zeus depender de seu auxlio (Prodo, 127-192). Prometeu relata ao Corifeu a luta de Zeus contra os tits, como evitou que a humanidade fosse destruda por ele, e os benefcios que obteve para os mortais. Oceano vem visit-lo, exorta-o a dirigir-se com humildade a Zeus e diz que tentar interceder em seu favor, mas Prometeu o dissuade (1 Episdio, 193-396). O Coro lamenta novamente o destino de Prometeu (1 Estsimo, 397-435); ele conta que todas as artes vieram aos homens atravs dele: a construo de casas e navios, a domesticao de animais, a escrita, os nmeros, os remdios, a adivinhao, etc. (2 Episdio, 436-525). O Coro diz que perigoso contrariar Zeus, e recorda as npcias de Prometeu (2 Estsimo, 526-561). Chega a errante I, na forma de uma novilha, perseguida desde Argos pela incessante picada de um inseto enviado pela ciumenta Hera. Ela conta a Prometeu e ao Coro suas desventuras, e Prometeu revela as coisas que iro acontecer-lhe at chegar ao seu destino, o Egito, e que um de seus descendentes o libertar um dia. I foge, aguilhoada pela picada do inseto (3 Episdio, 562-886). O Coro canta que "o bem supremo a mulher se casar segundo a prpria classe", e esperam que Zeus nunca olhe para elas (3 Estsimo, 887-906). Prometeu revela finalmente ao Corifeu que o filho gerado por Zeus em um casamento prximo o destronar, e que somente ele sabe como imped-lo. Hermes aparece e interroga-o, mas Prometeu orgulhosamente recusa-se a revelar qualquer coisa. Hermes avisa que Zeus lhe dar novos castigos: um trovo o lanar no fundo da terra e, quando voltar luz, uma guia vir diariamente comer-lhe o fgado. Prometeu recusa-se novamente, e diz que j ouve o trovo de Zeus aproximar-se (xodo, 907-1093).

Manuscritos, edies e tradues


A fonte mais importante dessa tragdia o manuscrito Laurentianus xxxii, 9 (c. 1000), da Biblioteca Laurenciana de Florena, conhecido por Mediceus . A edio princeps a aldina, publicada em Veneza em 1518. As principais edies modernas so a de Dindorf (1870), a de Weil (1891), a de Mazon (1921) utilizada aqui , a de Smith (1926) e a de Murray (2 1955). Esta uma das tragdias gregas mais traduzidas para o portugus. A mais antiga traduo de todas a de D. Pedro II, versificada pelo Baro de Paranapiacaba (1885); seguiram-na a de Bazlio Telles (1914) e a de Jaime Bruna (1964). As mais recentes so as de Malhadas e Moura Neves (1977), Melro (1984), Torrano (1985), Sotto Mayor (1992) e Vieira (1997).

Textos recomendados J. BRUNA, squilo: Prometeu Acorrentado, in _______, Teatro Grego, So Paulo, Cultrix, p. 15-42, 1964. F. MELRO, squilo. Prometeu Aguilhoado, Mem Martins, Inqurito, 1984. D. MALHADAS & M.H. MOURA NEVES, squilo. Prometeu Acorrentado, Araraquara, UNESP / ILCSE, 1977. A.P.Q. SOTTO MAYOR, squilo. Prometeu Agrilhoado, Lisboa, Edies 70, 1992. JAA TORRANO, Prometeu Prisioneiro. squilo, So Paulo, Roswitha Kempf, 1985. T. VIEIRA, Prometeu Prisioneiro, in G. ALMEIDA & _______, Trs Tragdias Gregas, So Paulo, Perspectiva, 1997, p. 133-76. Referncias P. MA ZO N , Promth Enchain, in _______, Eschyle, v. 1, Paris, Belles Lettres,
p. 148-199, 1921.

O. T A PLIN , The authenticity of Prometheus Bound, in _______, The Stagecraft


of Aeschylus , Oxford, Clarendon, p. 460-9, 1977.

Consulte tambm a bibliografia geral da rea.


Monografia n 0074. Criao: 14/09/1998. Como citar esta pgina Salvar como PDF

converted by Web2PDFConvert.com

| Contato | Novidades | Auxilia | Sobre o Portal | Termos de uso | 1997-2013 W .A. Ribeiro Jr.

converted by Web2PDFConvert.com

Potrebbero piacerti anche