Sei sulla pagina 1di 3

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR

Covilh | Portugal

NORMAS DE APRESENTAO GRFICA DA DISSERTAO/TESE


1. ESTRUTURA E FORMATO DA DISSERTAO/TESE: A dissertao/tese dever ter a seguinte sequncia de apresentao: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. Capa, Lombada Folha de Rosto Dedicatria* Resumo Resumo Alargado** Abstract Agradecimento* ndice Lista de Figuras* Lista de Tabelas* Lista de Acrnimos* Corpo de Texto da Dissertao (organizado em captulos, seces e subseces) Concluses Anexo(s)* Glossrio* Bibliografia ndice Remissivo*

* Os elementos assinalados com um asterisco (*) so opcionais. ** Quando redigida em lngua estrangeira deve ser elaborado um resumo alargado entre ___ e___ caracteres. 1.1 Impresso da dissertao: A impresso da dissertao deve obedecer s seguintes regras gerais: Capa de cartolina branca com impresso a cores e encadernao com cola ou cosida; Papel A4 branco com 80 gramas ou reciclado equivalente. Caso seja utilizado em frente e verso a primeira pgina de cada captulo deve iniciar-se numa pgina mpar, correspondendo frente da folha; Tipo de letra recomendado: TrebuchetMS Tamanho de letra: 10 pontos; Corpo do texto principal: formatado a uma coluna com um espaamento de 1.5 linha; Margens: interior=3,5cm, exterior=2,5cm, superior=2,5cm, inferior=2,5cm; Notas de rodap e legendas das figuras: espaamento de uma linha e tamanho de letra de 9 pontos; Numerao de pgina do corpo e anexos da tese: em algarismos rabes em baixo centrado. Numerao de pgina dos ndices at Introduo exclusive: em algarismos romanos em baixo exterior. Cabealho: recomenda-se a insero do ttulo (abreviado) da tese.

1.2 Capa e Lombada A capa deve obedecer seguinte organizao: 1. Logtipo da UBI com referncia Faculdade 2. Ttulo da dissertao 3. Sub-Ttulo da dissertao (opcional) 4. Nome do Autor 5. Nome do Curso 6. Orientador 7. Co-Orientador (se aplicvel) 8. Local e Data A lombada deve obedecer seguinte organizao: 1. Logtipo da UBI 2. Ttulo da Dissertao 3. Sub-Ttulo da Dissertao 4. Nome do Autor 1.3 Formatao a usar nos vrios tipos de texto: Ttulo: 18 pt., negrito, centrado Sub-Ttulo: 16 pt, negrito, centrado Nome do autor: 14 pt., negrito, centrado Nome do curso: 14 pt., negrito, centrado Local e data: 12 pt., negrito centrado Restantes elementos da capa: 12 pt., normal, centrado Ttulo de capitulo: 22 pt., negrito, esquerda Titulo de seco: 14 pt., negrito, alinhado a esquerda Titulo de subseco: 12 pt., normal, alinhado a esquerda Texto normal: 10 pt., normal, justificado Legenda de figura ou tabela: 9 pt., normal, justificado Nota de rodap: 9 pt., normal, justificado Texto de tabela: 9 pt, normal 1.4 Numerao de pginas: Todas as pginas devem ser numeradas sequencialmente, incluindo as pginas em branco. A folha de rosto deve ser contada mas no numerada. Nas pginas que antecedem o corpo de texto da dissertao/tese deve utilizar-se numerao romana em letras minsculas. Nas restantes pginas deve utilizar-se numerao rabe. A numerao deve ser colocada no rodap no lado exterior da pgina. As pginas dos anexos e apndices com figuras, grficos e tabelas no inseridos no corpo do texto devem ser numeradas dando seguimento s do texto.

1.5 Equaes e Expresses: As equaes e expresses devem ser centradas no texto e identificadas por nmeros rabes consecutivos entre parntesis. 1.6 Tabelas, Grficos e Figuras: As tabelas, grficos e figuras devem ser centradas no texto, numeradas em rabe e conter uma legenda que descreva o seu contedo. A legenda deve ser auto-explicativa. As tabelas, grficos e figuras devem preferencialmente aparecer junto do texto principal a que dizem respeito, podendo ser impressas a cores.

1.7 Referncias e Bibliografia: As citaes, referncias e bibliografia devero adoptar um standard da rea em que se insere a dissertao/tese.

2. ESTRUTURA DO CD Deve ser entregue com a dissertao/tese um CD com o ficheiro da dissertao/tese em formato pdf. Se adicionalmente foram fornecidos ficheiros com outros formatos, deve ser indicado ou fornecido conjuntamente, o programa open source de leitura respectivo. O CD no dever ser colado no exemplar em papel da tese. A capa do CD deve obedecer seguinte organizao: 1. Logtipo da UBI com referncia Faculdade 2. Ttulo da dissertao/tese [16 pt., negrito, centrado] 3. Sub-Ttulo da dissertao/tese (opcional) [14 pt., negrito, centrado] 4. Nome do Autor [12 pt., negrito, centrado] 5. Nome do Ramo da Especialidade/Ramo [12 pt., negrito, centrado] 6. Local e Data [10 pt., negrito, centrado]

Potrebbero piacerti anche