Sei sulla pagina 1di 23

1

GRANDES VIAS AFERENTES So as vias que levam aos centros nervosos supra-segmentares, os impulsos originados nos receptores perifricos. So cadeias neuronais que unem os receptores ao crtex. Seus elementos so: a-) Receptor: sempre uma terminao nervosa sensvel ao estmulo que caracteriza a via. b-) Trajeto perifrico: Nervo espinhal ou craniano e gnglio sensitivo. c-) Trajeto central: As fibras se agrupam em feixes tractos / fascculos / lemniscos. d-) rea de projeo cortical: Crtex cerebral (sensibilidade consciente) ou crtex cerebelar (sensibilidade inconsciente). As vias podem ser conscientes e inconscientes No caso das vias inconscientes as cadeias neuronais so constitudas por apenas dois neurnios. As vias conscientes so geralmente constitudas por trs neurnios. Somestesia a capacidade que possumos de receber informaes sobre diferentes partes do corpo. uma modalidade sensorial que se constitui de 4 submodalidades principais: tato, propriocepo, termossensibilidade e dor.

(fonte: http://www.vivianemarques.com.br/aulas/GRANDES_VIAS_AFERENTES_AULA_18.pdf)

(fonte: http://www.vivianemarques.com.br/aulas/GRANDES_VIAS_AFERENTES_AULA_18.pdf)

(fonte: http://www.vivianemarques.com.br/aulas/GRANDES_VIAS_AFERENTES_AULA_18.pdf)

Vias Aferentes que penetram no sistema nervoso central por nervos espinhais Vias de dor e temperatura Duas vias principais: 1-) Via Neospino-talmica: trata-se da via clssica de dor e temperatura, tem a caracterstica da dor ser localizada do tipo dor em pontada; Neurnios I localizam-se nos gnglios espinhais; Neurnios II coluna posterior da medula; Neurnios III tlamo, seus axnios formam radiaes talmicas que pela cpsula interna e coroa radiada chega rea somestsica; 2-) Via paleoespino-talmica: Neurnios I localizam-se nos gnglios espinhais; Neurnios II coluna posterior da medula; Neurnios III localizam-se na formao reticular; Esta via j se torna consciente em nvel talmico. Esta responsvel por um tipo de dor pouco localizada, dor profunda do tipo crnico, correspondendo a dor em queimao.

(fonte: Neuroanatomia Funcional, p.289, fig. 29.1)

Via de presso e tato protoptico Os receptores de presso e tato so tanto os corpsculos de Meissner como os de Ruffini. Tambm so receptores tteis as ramificaes dos axnios dos folculos pilosos. Neurnios I localizam-se em gnglios espinhais situados nas razes dorsais. O prolongamento perifrico liga-se ao receptor, enquanto o central penetra na medula pela regio medial a raiz dorsal. Neurnios II localizam-se na coluna posterior da medula. Seus axnios cruzam o plano mediano na comissura branca e atingem o funculo anterior ao lado oposto onde se inflectem cranialmente para constituir o tracto espino-talmico anterior. Neurnios III localizam-se no ncleo ventral postero-lateral do tlamo. Originam axnios que forma radiaes talmicas, passando pela cpsula interna a coroa radiana, atingem a rea somestsica do crtex cerebral.

(fonte: Neuroanatomia Funcional, p.292, fig. 29.2)

Via de propriocepo consciente, tato epicrtico e sensibilidade vibratria Os receptores responsveis pela propriocepo so os fusos neuromusculares e rgos neurotendinosos; os receptores para sensibilidade vibratria so os corpsculos de Vater Paccini; neurnios I - esto nos gnglios espinhais / o ramo central se divide em ascendente (terminam no bulbo, fazendo sinapse com os neurnios II) e descendente, sendo que ambos se localizam nos fascculos grcil e cuneiforme; neurnio III - localizam-se nos ncleos grcil e cuneiforme do bulbo / as fibras arqueadas internas formam o leminisco medial; neurnios III - esto no ncleo ventral pstero-lateral do tlamo / originam radiaes talmicas que chegam rea somestsica do crtex passando pela cpsula interna e coroa radiada; ao contrrio das duas vias estudadas anteriormente, nesta via os impulsos tornam-se conscientes em nvel coritcal; a propriocepo e o tracto epicrtico permitem a distino entre dois pontos e o reconhecimento da forma e o tamanho dos objetos colocados na mo (estereognosia).

(fonte: medula espinhal; GALEGO, Jos C. B.; PowerPoint)

(fonte: Neuroanatomia Funcional, p.293, fig. 29.3)

Via de propriocepo inconsciente Na via da propriocepo inconsciente h apenas dois neurnios e os receptores so os fusos neuromusculares e rgos neurotendinosos situados nos msculos e tendes .

Os neurnios I localizam-se nos gnglios espinhais situados nas razes dorsais. O prolongamento perifrico destes neurnios liga-se aos receptores, e o prolongamento central penetra na medula pela diviso medial da raiz posterior, dividindo-se em um ramo ascendente longo e um ramo descendente curto, que terminam fazendo sinapse com os neurnios II da coluna posterior. Os neurnios II podem estar em trs posies, originando trs vias diferentes at o cerebelo; Neurnios II situados no ncleo torcico ou dorsal originam nos axnios que se dirigem para o funculo lateral do mesmo lado, inflectem-se cranialmente para formar o tracto espino-cerebelar posterior. Neurnios II situado na base da coluna posterior e uma substancia cinzenta intermdia, originam nos axnios que em sua maioria cruzam o funculo lateral do lado posterior e inflectem-se cranialmente costituindo o tracto espino-cerebelar anterior. Neurnios II situados no ncleo cuneiforme acessrio do bulbo e chegam os impulsos proprioceptivos do pescoo e membros superiores. Os axnios destes neurnios constituem o tracto cuneo-cerebelar, que entra no cerebelo pelo pendunculo cerebelar inferior. atravs destas vias, que os impulsos proprioceptivos originados na musculatura estriada esqueltica chegam ate o cerebelo.

(fonte: http://gerardocristino.com.br/novosite/aulas/neurologia-neurogirurgia/medulaespinhal.pdf)

Vias da sensibilidade visceral O receptor visceral geralmente uma terminao nervosa livre. Os impulsos nervosos originados nas vsceras em sua maioria so inconscientes, relacionando-se com regulao reflexa da atividade visceral. O trajeto perifrico dos impulsos viscerais se faz geralmente atravs de fibras viscerais aferentes que percorrem nervos simpticos ou parassimpticos. Vias aferentes que penetram no sistema nervoso central por nervos cranianos Vias Trigeminais O nervo trigmeo o mais importante por inervar maior territrio sensitivo. Possui uma raiz sensitiva e uma motora. O nervo trigmeo se divide em duas vias: via trigeminal exteroceptiva e via trigeminal proprioceptiva.
Via trigeminal exteroceptiva (temperatura, dor, presso e tato)

Neurnios I Esto no gnglio sensitivo trigeminal que tem trs divises ( Nervo oftlmico, maxilar e mandibular), gnglio geniculado, superior do glossofarngeo e superior do vago. Receptores de temperatura, dor e presso.

Neurnios II Esto localizados no ncleo tracto espinhal ou no ncleo sensitivo principal do trigmeo. Receptor: Tato delicado, dor, temperatura e presso.

Neurnios III Localiza-se no ncleo ventral pstero-medial do tlamo. Tornando o estmulo cosciente.

Via Trigeminal Proprioceptivo (Fuso neuromusculares (Msculos mastigadores) e na articulao temporo-mandibular). Neurnios I No esto em gnglios, esto no tracto mesenceflico.

Neurnios II Esto localizados no ncleo tracto espinhal ou no ncleo sensitivo principal do trigmeo. Neurnios III Localiza-se no ncleo ventral pstero-medial do tlamo. Funo

Sensitivo: Responsvel pela sensibilidade somtica geral de grande parte da cabea; conduz impulsos exteroceptivos (Temperatura, dor, presso e tato) e proprioceptivos.

Motor: Inerva os msculos da mastigao, os msculos milo-hiide e ventre anterior do msculo digstrico.

10

11

(fonte: Neuroanatomia Funcional, p.295, fig. 29.4)

Via Gustativa A lngua e a epiglote possuem receptores que so chamados de corpsculos gustativos. Pelo nervo intermdio, que faz parte do sistema nervoso central, chegam os impulsos que se originam nos corpsculos. Neste trajeto eles passam pela corda do tpano e nervo lingual. No sistema nervoso central, penetram os impulsos situados no tero posterior da lngua e os da epiglote, no que chamamos de nervo glossofarngeo.

12

Na via gustativa, se encontram trs tipos de neurnios, I, II e III. O neurnio I se localiza nos gnglios. Seus prolongamentos perifricos se ligam aos receptores, e os prolongamentos centrais fazem uma sinapse com os Neurnios II, aps penetrarem no tronco enceflico depois de um tracto solitrio. Os Neurnios II se localizam no tracto solitrio, onde so originados o que chamamos de fbeas solitrio-talmicas, que fazem sinapse com os Neurnios III, no tlamo, no mesmo lado e do lado oposto. Os neurnios III so localizados no mesmo ncleo que chegam os impulsos, que penetram pelo trigmeo, o que se chama de ncleo ventral pstero-medial, no tlamo. Originam axnios que chegam parte inferior do giro ps-central, na rea gustativa do crtex

13

cerebral, como radiaes talmicas, o que adjacente parte somestsica da lngua.

(fonte: Neuroanatomia Funcional, p.297, fig. 29.5)

Via olfatria

Os receptores so os clios olfatrios das vesculas olfatrias, pequenas dilataes do prolongamento perifrico da clula olfatria.

14

Neurnios I so as prprias clulas olfatrias, neurnios bipolares localizados na mucosa olfatria (ou mucosa pituitria), situada na parte mais alta das fossas nasais. Os prolongamentos perifricos destes neurnios so muito pequenos e terminam em dilataes, ou seja, as vesculas olfatrias que contm os receptores da olfao. Os prolongamentos centrais, amielnicos, agrupam em feixes formando filamentos que em conjunto constituem o nervo olfatrio. Estes filamentos atravessam os pequenos orifcios da lmina crivosa do osso etmoide e terminam no bulbo olfatrio, onde os suas fibras fazem sinapse com os neurnios II. Neurnios II so principalmente as clulas mitrais, cujos dendritos, muito ramificados, fazem sinapse com as extremidades ramificadas dos prolongamentos centrais das clulas olfatrias, constituindo os chamados glomrulos olfatrios. Os axnios mielnicos das clulas mitrais seguem pelo tracto olfatrio e ganham as estrias olfatrias laterais e mediais. A via olfatria apresenta as seguintes peculiaridades: possui apenas os neurnios I e II; o neurnio I localiza-se em uma mucosa e no em um gnglio; falta um rel talmico; a rea cortical de projeo do tipo alo- crtex e no isocrtex, como nas demais vias; totalmente homolateral, ou seja, todas as informaes originadas nos receptores olfatrios de um lado chegam ao crtex olfatrio do mesmo lado. Admite-se que os impulsos olfatrios conscientes seguem pela estria olfatria lateral e terminam na rea cortical de projeo para a sensibilidade olfatria, situada na parte anterior do ncus e do giro para-hipocampal.

15

(fonte: Neuroanatomia Funcional, p.299, fig. 29.6)

16

Via auditiva Os receptores da audio esto no rgo espiral (de Corti) situado na cclea do ouvido interno. Neurnios I localizam-se no gnglio espiral na cclea. So neurnios bipolares cujos prolongamentos perifricos so pequenos e terminam em contato com os receptores no rgo do Corti. Os prolongamentos centrais constituem a poro coclear do nervo vestbulo-nuclear e terminam na ponte, fazendo sinapse com os neurnios II. Neurnios II esto situados nos ncleos cocleares dorsal e ventral. Seus axnios cruzam para o lado oposto constituindo o corpo trapezoide. Contornam o ncleo olivar superior e inflectem-se cranialmente para formar o lemnisco lateral do lado oposto. As fibras do lemnisco lateral terminam fazendo sinapse com os neurnios III no colculo inferior. Neurnios III em sua maioria est localizada no colculo inferior. Seus axnios dirigem-se ao corpo genicular medial, passando pelo brao do inferior. Neurnios IV esto localizados no corpo geniculado medial. Seus axnios formam a radiao auditiva, que, passando pela cpsula interna, chega rea auditiva do crtex, situada no giro temporal transverso anterior. Entretanto, muitos impulsos auditivos seguem trajeto mais complicado, envolvendo um nmero de sinapses em trs ncleos situados ao longo da via auditiva, ou seja, ncleo do corpo trapezoide, ncleo olivar superior e o ncleo do lemnisco lateral. A Via Auditiva apresenta duas peculiaridades: a) Possui um grande nmero de fibras homolaterais. Assim, cada rea auditiva do crtex recebe impulsos originados na cclea de seu prprio lado e na do lado oposto, sendo impossvel a perda da audio por leso de uma s rea auditiva. b) Possui um grande nmero de ncleos rels. Assim, enquanto nas demais vias o nmero de neurnios ao longo da via geralmente trs, na via auditiva este nmero de quatro ou mais.

17

(fonte: Neuroanatomia Funcional, p.301, fig. 29.7)

18

Vias vestibulares conscientes e inconscientes Receptores vestibulares so as cristas dos canais semicirculares e as mculas do utrculo e do sculo, so considerados receptores proprioceptivos, pois informam sobre a posio da cabea. Divide se os neurnios em dois tipos: Neurnios I, que so as clulas bipolares localizados no gnglio de Scarpa e que seus prolongamentos perifricos, pequenos, ligam-se aos receptores, e os prolongamentos centrais, muito maiores, constituem a poro vestibular do nervo vestbulococlear, cujas fibras fazem sinapse com os neurnios II. Neurnios II localizam-se nos ncleos vestibulares, onde a partir destes ncleos, considera dois trajetos: A. Via consciente: apesar da controvrsia que existe sobre o trajeto da via, admitese que quando se refere localizao da rea vestibular no crtex, admite-se que ela est no lobo parietal prximo ao territrio da rea somestsica correspondente face, admite-se tambm a existncia de outra rea vestibular no lobo temporal prximo a rea auditiva. B. Via inconsciente: axnios de neurnios II dos ncleos vestibulares formam o fascculo vestbulocerebelar que ganha o crtex do arquicerebelo, passando pela parte medial do pednculo cerebelar inferior, que constitui o chamado corpo justa-restiforme, fazem exceo apenas algumas fibras que vo diretamente ao cerebelo sem sinapse nos ncleos vestibulares.

19

Via ptica Os receptores visuais, assim como os neurnios da via ptica, localizam-se na retina, neuroepitlio que reveste internamente a cavidade do bulbo ocular, posteriormente, a ris. A parede ou camada externa do clice ptico origina a camada pigmentar da retina. Os raios luminosos que incidem sobre a retina devem atravessar suas novas camadas internas para atingir os fotorreceptores, cones ou bastonetes. Os raios luminosos que incidem sobre a retina vrios bastonetes ligam se a uma clula bipolar e vrias clulas bipolares fazem sinapse com uma clula ganglionar. O nervo ptico e formado pelos arnios das clulas ganglionares. Trajetos das fibras nas vias pticas Os nervos pticos dos dois lados convergem para formar o quiasma ptico, do qual se destacam posteriormente os dois tractos pticos, que terminam nos dois corpos geniculados laterais. Denomina-se retina nasal a metade medial de cada olho. Retina temporal a metade lateral da retina de cada olho. Denomina-se campo visual de um olho a poro do espao que pode ser vista por este olho estando ele fixo. No campo visual de cada olho distingui-se, como na retina uma poro laterla, o campo temporal, uma poro medial e o campo nasal.

20

No quiasma ptico, as fibras nasais, ou seja, as fibras oriundas da retina nasal cruzam para outro lado, enquanto as fibras temporais seguem do mesmo lado, sem cruzamento. Tipos de fibras nas vias pticas a-) fibras retino-hipotalmicas; b-) fibras retino-tectais; c-) fibras retino-pr-tectais; d-) fibras retino-geniculadas; Leses das vias pticas O conhecimento da disposio das fibras na via ptica torna fcil entender os sintomas que resultam da leso de suas diferentes partes. Destes sintomas, sem dvidas, o mais importante so as alteraes dos campos visuais, que devem ser pesquisadas para cada olho isoladamente. O distrbio bsico do campo visual o escotoma, que consiste em uma falha dentro do campo visual, ou seja, cegueira para uma parte deste campo. Quando o escotoma atinge metade do campo visual, passa a ser denominada hemianopsia. A hemianopsia pode ser heternima ou homnima. Principais leses das vias pticas a-) leso do nervo ptico; b-) leso da parte mediana do quiasma ptico; c-) leso da parte lateral do quiasma ptico; d-) leso do tracto ptico; e-) leso do crtex visual;

21

(fonte: Neuroanatomia Funcional, p.304, fig. 29.9)

Via ptica

22

(fonte: http://blogpsicologiablog.files.wordpress.com/2011/09/aula-4-sensibilidade.pdf)

Regulao da dor: vias da analgesia Melzack e Wall publicaram um importante trabalho propondo uma nova teoria segundo a qual a penetrao dos impulsos dolorosos no sistema nervoso central seria regulada por neurnios e circuitos nervosos existentes na substancia gelatinosa das colunas posteriores da medula que agiria como um porto impedindo ou permitindo a entrada de impulsos dolorosos, esses portes seriam controlados por fibras descendentes supra-espinhais e pelos prprios impulsos nervosos que entra pelas fibras das razes dorsais, assim os impulsos nervosos conduzidos pelas grossas fibras mielnicas de tato, teriam efeitos antagnicos aos das fibras finas de dor (fibras A delta e C), estas abrindo e aquelas fechando o porto. A teoria do porto da dor de Melzack e Wall marcou o inicio de um grande nmero de pesquisas sobre os mecanismos de regulao da dor. Embora esse mecanismo dos circuitos da dor no tenha sido aceito, ela foi confirmada nos seus aspectos fundamentais, ou seja, existe um porto para a dor envolvendo complexos circuitos por fibras de origem espinhal e supra-espinhal. Confirmou-se tambm que ramos colaterais das grossas fibras tteis dos fascculos grcil e cuneiforme que penetram na coluna posterior inibem a transmisso dos impulsos dolorosos (fecham os portes), com essas bases surgiram s camadas tcnicas de estimulao transcutnea usadas para tratamento de certo tipos de dor, feitas atravs de eletrodos colocados sobre

23

a pele das fibras tteis de nervos perifricos ou do funculo posterior da medula, explica tambm o alivio que sente ao esfregar um membro dolorido depois de uma topada. O avano durante 20 anos nos conhecimentos sobre os mecanismos supra-espinhais que regulam o porto da dor destaca-se a mais importante que foi feita em 1969 por REYNOLDS de estimulao da substncia cinzenta periaquedutal do rato que obteve uma analgesia to acentuada que permitiria cirurgias abdominais no animal sem anestesia. A analgesia obtida nesses casos depende de uma via que liga a substncia cinzenta periaquedutal ao ncleo magno a rafe de onde parte fibras serotoninrgicas que percorre o tracto espinhal do trigmeos e o fascculo dorsolateral da medula e terminam em neurnios internunciais encerfalinrgico, situados no ncleo do tracto espinhal do trigmeos e na substncia gelatinosa, esses neurnios inibem a sinapse entre os neurnios I e II da via da dor atravs da liberao de uma opiide endgeno a encefalina. Receptores para opiide existem tambm substncia cinzenta periaquedutal onde a injeo de quantidades muito pequenas de morfina resulta em uma analgesia semelhante a que se obtm por estmulos eltricos. A descoberta desses fatos deu origem a novas tcnicas para tratamento de quadros dolorosos graves atravs da instilao intracerebral ou espinhal de morfina. As conexes aferentes da substncia cinzenta periaquedutal so numerosas mais o contingente mais importante representado por fibras ou colaterais das vias neo e paleoespino-talmicas. Aumenta a complexidade e a sofisticao do sistema de regulao da dor uma vez que os prprios estmulos nociceptivos que sobem pelas vias espino-talmicas podem inibir a entrada de impulsos dolorosos no sistema nervoso, esse procedimento usado na acupuntura tcnica milenar da medicina chinesa que s recentemente teve esclarecida sua base neurobiolgica e comea a ser aceita pela medicina tradicional.

Potrebbero piacerti anche