Sei sulla pagina 1di 8

Estudo de caso sobre Logstica Reversa

Autores Cristiane Meneghel Dorizotto Angelita Barski

Orientador Rosangela Vanalle

1. Introduo Na sociedade moderna, os resduos sejam eles industriais ou residenciais, est chamando a ateno de autoridades, executivos e da sociedade civil em geral devido a sua quantidade e aos malefcios ao meio ambiente. Este estudo se focar no setor industrial, mais especificamente na questo do tratamento que as empresas do aos seus resduos como embalagem e pallets. Segundo Guarnieri (2005), com o advento da globalizao, e o conseqente atendimento a mercados distantes e alta rotatividade dos estoques, os armazns descartam quantidades enormes de materiais ao final do processo logstico. Esses materiais, alm de representarem considervel valor econmico, podem causar danos ao meio ambiente se descartados de forma indiscriminada.

Segundo Prado Filho (2002), a humanidade est usando 20% a mais de recursos naturais do que o planeta capaz de repor, com isso est avanando nos estoques naturais da Terra, lembrando que existem recursos que no so renovveis, como o petrleo.

O resultado deste consumo o aumento do lixo. Segundo Cunha e Caixeta Filho (2002), ainda hoje, muitas vezes o lixo tratado com a mesma indiferena da poca das cavernas, quando o lixo no era verdadeiramente um problema, seja pela menor quantidade gerada, seja pela maior facilidade da natureza em recicl-lo. Entretanto, em tempos mais recentes, a quantidade de lixo gerada no mundo tem sido grande e seu mau gerenciamento, alm de provocar gastos financeiros significativos, pode provocar graves danos ao meio ambiente e comprometer a sade e o bem-estar da populao. por isso que o interesse em estudar resduos slidos tem se mostrado crescente.

1/8

Desta forma as empresas vm sofrendo uma tendncia mundial que a crescente presso para serem mais responsveis e cuidadosas com o meio ambiente. Segundo Tibor & Feldman (1996), esta presso vem do governo, consumidores, acionistas e financiadores, bem como de grupos no governamentais.

Segundo Leite e Pawlowsky (2005), a preocupao ambiental cada vez maior em todos os setores da sociedade, o respeito que uma empresa tem pelo meio ambiente est diretamente relacionado sua aceitao pblica.

Diante deste cenrio, uma das ferramentas que as empresas esto comeando a usar para minimizar os males causados ao meio ambiente pelos seus resduos como embalagens e pallets a prtica da logstica reversa.

2. Objetivos Este artigo tem como objetivo analisar o conhecimento sobre a logstica reversa das pessoas que trabalham em diferentes nveis hierrquicos na rea de logstica de uma empresa de grande porte. Conhecer a opinio destes colaboradores quanto a serem favorveis ou no a adoo desta prtica. Apresentar as suas principais dificuldades e benefcios sobre esta questo. A empresa analisada do ramo alimentcio. A logstica reversa um tema novo e ainda no enfatizado como algo necessrio pela maioria das empresas, entretanto a tendncia de aplicao crescente devido s demandas do meio ambiente. Palavras-chave: logstica, logstica reversa, meio ambiente.

3. Desenvolvimento Segundo Ferreira e Alves (2005), a palavra logstica de origem francesa do verbo loger, que significa "alojar", estando associada ao suprimento, deslocamento e acantonamento de tropas, tendo, portanto, sua origem ligada s operaes militares. Embora a logstica tenha sido presente em toda a atividade produtiva ao longo da histria, sua importncia ganha destaque e tem evoluo continuada com a globalizao, sendo desenvolvida primeiramente na dcada de 1980 nos pases desenvolvidos e, na dcada de 1990, nos pases em desenvolvimento, com a desregulamentao das economias nacionais. Atualmente, considerada um dos elementos fundamentais na estratgia competitiva das empresas.

Segundo Ballou (2001), a misso da logstica dispor a mercadoria ou o servio certo, no lugar certo, no tempo certo e nas condies desejadas, ao mesmo tempo em que fornece a maior contribuio empresa.

2/8

O Council of Supply Chain Management Professionals define logstica como parte da Gesto da Cadeia de Suprimentos que planeja, implementa e controla de maneira eficiente e efetiva o fluxo direto e reverso e a armazenagem de produtos, bem como os servios e informaes associados, cobrindo desde o ponto de origem at o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do consumidor.

A logstica integrada faz parte da Supply Chain Management (SCM) como pode ser observado na figura 1. Segundo Pires et al (2001) a SCM trata basicamente da integrao holstica dos processos de negcios ( business process) atravs da cadeia produtiva, com objetivo de atender o consumidor final mais efetivamente, isto , sendo eficiente e eficaz de forma simultnea. A SCM pode tambm ser considerada uma viso expandida, atualizada e, sobretudo, holstica da administrao de materiais tradicional, abrangendo a gesto de toda a cadeia produtiva de uma forma estratgica e integrada (PARRA e PIRES, 2003).

Percebe-se pelos conceitos expostos que h uma evoluo de logstica, para logstica integrada e Supply Chain Management. E a logstica reversa segundo Leite (2003) tambm um termo que est em evoluo, em face das novas possibilidades de negcios relacionados com o crescente interesse empresarial e o interesse por pesquisas na rea na ltima dcada.

Segundo Leite (2003), logstica reversa a rea da logstica empresarial que planeja, opera e controla o fluxo e as informaes logsticas correspondentes, do retorno dos bens de ps venda e de ps consumo ao ciclo de negcios ou ao ciclo produtivo, por meio dos canais de distribuio reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas: econmico, ecolgico, legal, logstico, de imagem corporativa, entre outros. Guarnieri (2006) complementa que ao final de todos os processos logsticos realizados nos armazns, so descartadas quantidades enormes de materiais como fitas de arquear ao e plstico, papelo, caixas plsticas, pallets de madeira, filmes de polietileno, espumas plsticas, entre outros. Estes materiais alm de no poderem mais ser simplesmente atirados em um aterro sanitrio, causando srios impactos ao meio ambiente, constituem bens que podem ser reutilizados nos processos produtivos, proporcionando retorno econmico s empresas. Existem tambm os produtos que por diversos motivos retornam ao armazm sem uso, devolvidos por problemas de validade, garantia, qualidade, avarias no transporte e devem tambm ser encaminhados para retroprocessadores para terem alguns ou todos seus componentes reaproveitados, tambm gerando retorno econmico.

3/8

Entende-se que a logstica reversa contribui para gerar retorno econmico para a empresa e tambm benefcios para o meio ambiente. Devido ao fato dela estar ainda em evoluo, este estudo fez um estudo de caso para conhecer o que pensam os funcionrios de logstica de uma grande empresa sobre esta questo.

4. Resultados A pesquisa obteve um resultado satisfatrio, onde tivemos o retorno de 8 questionrios, atingindo 90% de participao dos funcionrios convidados.

1. Onde aplica-se a Logstica Reversa? E em quais produtos?

Verifica-se pela resposta dos entrevistados que os mesmos tem conhecimento do conceito de Logstica Reversa, e alguns afirmam que hoje vrios produtos j retornam para a Empresa para fins de reprocesso, troca de mercadorias pelos mais diferentes motivos, descarte de produtos vencidos. Um exemplo o retorno dos pallets dos clientes, uma vez que o produtos so entregues em cargas paletizadas.

1. A sua opinio sobre A logstica reversa est em evoluo.

Todos concordam que est prtica est em evoluo pois hoje as Empresas esto preocupadas com a Gesto Ambiental, pela ISO 14001, alm da crescente preocupao com as regulamentaes ambientais que vem obrigando a logstica a se enquadrar e operar com custos competitivos, havendo necessidade de adotar maior sincronismo para procedimentos de entrega /devoluo.

4/8

As questes 3 e 4 do questionrio esto apresentadas no resumo do quadro abaixo evidenciando as afirmaes dos entrevistados quanto a implementao da Logstica Reversa:

DIFICULDADES Melhor gerenciamento, mais recursos disponveis para controle e legislao fiscal; Custos com processos de armazenagem separao, conferncia, distribuio que so feitas em duplicidade; Falta de um departamento especfico; Conscientizao (cultura local) + Geografia (Locais Remotos) Ter agilidade; Nem todos os fornecedo- Res/clientes tem o mesmo horrio de car- ga e descarga, alm de burocracias inter- nas de cada um; Consolidar as disponibilidades para retira- da quando iniciada pelo fornecedor; Conciliar operaes casadas que viabilizem custos;

BENEFCIOS Reaproveitamento de transporte; A Logstica Reversa bem estruturada traz segurana sobre a questo do controle de resduos com a marca da Empresa no mercado; Controle da validade vencida dos produtos, no correndo o risco de serem usadas de m f contra a Empresa e o Meio Ambiente; Reduzir custos com o aproveita- mento de materiais reciclveis ( ex: retorno de pallets conforme citado acima); Direcionamento correto com produtos/embalagens; Preservao de fontes renovveis; Controle de custos;

Na sua opinio as Empresas no Geral investiro nesta rea?

5/8

A resposta de todos os entrevistados foi muito otimista com relao a esta ltima questo, pois haver uma maior sinergia a medida que aumentar o exerccio da procura de alternativas para a reduo de custos e cuidados com o Meio Ambiente. Outra ponto que torna-se fundamental o maior esclarecimento a populao, a qual poder impor algumas condies, que so necessrias para cuidar de sua sobrevivncia. 5. Consideraes Finais Analisando as respostas dos questionrios e os diferentes nveis hirrquicos que participaram desta pesquisa percebe-se uma homogeinidade das respostas, no havendo discrepncias de opinies. Desta forma tambm verifica-se que a Poltica e procedimentos logsticos da Empresa esto implementados, compreendidos e que a equipe apresenta seus objetivos muito definidos, aplicados e estratgicos.

No Brasil ainda no existe nenhuma legislao que abranja esta questo, e por isso o processo de logstica reversa est em difuso e ainda no encarado pelas empresas como um processo "necessrio", visto que, a maioria das empresas no possuem um departamento especfico para gerir essa questo; assim, algumas Resolues so utilizadas, como por exemplo, a Conama n258, de 26/08/99, que estabelece que as empresas fabricantes e as importadoras de pneus ficam obrigadas a coletar e dar destinao final, ambientalmente adequada, aos pneus inservveis, proporcionalmente s quantidades fabricadas e importadas definidas nesta Resoluo, o que praticamente obriga as empresas desse segmento sustentarem polticas de logstica reversa. BARBIERI e DIAS (2002).

De uma maneira geral hoje a Logstica Reversa, vista sobre vrios ngulos, pois para algumas Empresas ela poder se tornar benfica, trazendo aspectos positivos em adotar a sua implementao, e para outras poder ser o fator representante no aumento de custos, que precisaro ser extremamente controlados.

Referncias Bibliogrficas

BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: Planejamento, organizao e logstica empresarial. Porto Alegre: Bookman, 2001.

6/8

BARBIERI, J. C. & DIAS, M. Logstica Reversa como instrumento de programas de produo e consumo sustentveis. Revista Tecnologstica, So Paulo, Ano VI, n 77. Abril 2002.

COUNCIL OF SUPPLY CHAIN MANAGEMENT PROFESSIONALS (CSCMP). Definition of logistics management. Disponvel em: <http://cscmp.org/Website/AboutCSCMP/Definitions/Definitions.asp>. Acesso em: jun. 2006.

CUNHA, V. & CAIXETA FILHO, J. V. Gerenciamento da coleta de resduos slidos urbanos: estruturao e aplicao de modelo no-linear de programao por metas. Gest. Prod., Ago 2002, vol.9, no.2, p.143-161. ISSN 0104-530X

FERREIRA, K. A. & ALVES, M. R. P. A. Logstica e troca eletrnica de informao em empresas automobilsticas e alimentcias. Prod., Dez 2005, vol.15, no.3, p.434-447. ISSN 0103-6513

GUARNIERI, P. et al. WMS -Warehouse Management System: adaptao proposta para o gerenciamento da logstica reversa. Prod., Abr 2006, vol.16, no.1, p.126-139. ISSN 0103-6513

LEITE, B. Z. & PAWLOWSKY, U. Alternativas de minimizao de resduos em uma indstria de alimentos da regio metropolitana de Curitiba. Eng. Sanit. Ambient., Jun 2005, vol.10, no.2, p.96-105. ISSN 1413-4152

LEITE, P. R. Logstica reversa: meio ambiente e competitividade. So Paulo: Prentice Hall, 2003

MALINVERNI, C. Tomra Latasa: A logstica da reciclagem. Revista Tecnologstica, So Paulo, Ano VIII, n 80. Julho 2002.

7/8

PARRA, P. & PIRES, S. Uma anlise da Gesto da Cadeia de Suprimentos na indstria de computadores. Gesto & Produo, Vol. 10, No. 1, pg. 1-15, abril, 2003.

PIRES, S. Gesto da Cadeia de Suprimentos: Conceitos, Estratgias, Prticas e Casos. Editora Atlas, 2004.

________, BREMER, C., SANTA EULLIA, L., GOULART, C. Supply Chain and Virtual Enterprises: Comparisons, Migration and a Case Study. International Journal of Logistics: Research and Applications, Vol. 4, No. 3, 2001.

PRADO FILHO, H.R. do. Os negcios da gua e do lixo. Banas Qualidade gesto, processos e meio ambiente, So Paulo, ano XI, n 123, p. 75-78, agosto 2002.

TIBOR, T.; FELDMAN, I. ISO 14 000: um guia para as novas normas de gesto ambiental. So Paulo: Futura, 302p. 1996.

8/8

Potrebbero piacerti anche