Sei sulla pagina 1di 11

SUPERA Sistema para deteco do Uso abusivo e dependncia de substncias Psicoativas: Encaminhamento, interveno breve, Reinsero social e Acompanhamento.

Mdulo2:: CAPTULO 4: Drogas estimulantes (anfetaminas, cocana e outros): efeitos agudos e crnicos no SNC e em outros sistemas orgnicos
Roseli Boerngen de Lacerda, Marcelo Santos Cruz e Solange Aparecida Nappo

A cocana, as anfetaminas e a nicotina so as drogas estimulantes mais associadas a problemas fsicos, mentais e sociais no Brasil. Essas drogas so chamadas estimulantes, porque provocam uma acelerao do funcionamento mental e modificam o comportamento, provocando agitao, excitao, insnia e outros efeitos. 1. Cocana COCANA A cocana uma substncia extrada das folhas de um arbusto que cresce no planalto de pases como a Bolvia, o Peru e a Colmbia.

Histria Ao chegar a esta regio, no sculo XVI, os invasores espanhis entraram em contato com os ndios, que costumavam mascar folhas de coca no dia a dia. A partir do sculo XIX, na Europa, a droga teve seu uso difundido como um energtico, indicado para o tratamento de depresso, fadiga, neurastenia e dependncia de derivados do pio. A cocana passou a ser vendida sob vrias formas, nas farmcias, como medicao, alm de ser encontrada em bares, na forma de vinho e refrigerante. At 1903, a Coca-cola era um xarope de coca. Nesta poca, os fabricantes, preocupados com o risco de dependncia, retiraram a cocana da frmula, substituindo-a por cafena. Em 1914, a venda e o uso de cocana foram proibidos. O consumo quase desapareceu, retornando a partir da dcada de 60 . Epidemiologia Pesquisas realizadas pelo Centro Brasileiro de Informao sobre as Drogas (CEBRID), da UNIFESP (Universidade Federal de So Paulo), mostram que o consumo de cocana aumentou muito nas dcadas de 80 e 90, no Brasil. Apesar disso, o uso de cocana ainda bem menos comum do que o uso de outras drogas, como o lcool e o tabaco. 2. Anfetaminas So substncias sintticas - no existem na natureza, sendo produzidas em laboratrios - que foram usadas inicialmente para diminuir o cansao, afastar o sono e reduzir o apetite.

Copyright 2006, SUPERA. Todos os direitos reservados

SUPERA Sistema para deteco do Uso abusivo e dependncia de substncias Psicoativas: Encaminhamento, interveno breve, Reinsero social e Acompanhamento.

Atualmente no Brasil, muitas pessoas consomem estas drogas, sob a forma de remdios ou frmulas, com o objetivo de emagrecer. Nem sempre elas so informadas dos seus riscos e do seu potencial de desenvolvimento de dependncia.

Outra forma de uso das anfetaminas ocorre entre motoristas de caminho, que as utilizam para conseguir permanecer acordados, enquanto dirigem por longas distncias e por mais tempo do que seria prudente. Rebites, ou arrebites so os nomes pelos quais estas drogas so conhecidas pelos motoristas, que as compram em farmcias, restaurantes e postos de gasolina de beira de estrada. Os efeitos no crebro e as alteraes no comportamento, provocadas pela cocana e pelas anfetaminas, so bastante semelhantes com diferenas, principalmente, no tempo de incio e na durao. Por este motivo, essas substncias sero apresentadas em conjunto. Anfetaminas e Esttica, uma Combinao Perigosa O Brasil um dos maiores consumidores de anfetaminas. O consumo brasileiro aumentou em 500% de 1997 a 2005. Este ocorre principalmente entre mulheres, que utilizam essas drogas para emagrecimento pelo uso de frmulas que o prprio mdico cria e que so produzidas em farmcias de manipulao. O uso de anfetaminas recomendado apenas nos casos de obesidade mrbida (pessoas muito obesas). Entretanto, para ter um corpo magro, estas drogas so consumidas indiscriminadamente, muitas vezes sem receita mdica, ou prescritas de modo inadequado por profissionais mal informados ou mal intencionados. Esse uso pode trazer problemas srios sade (ex: dependncia, aumento da presso arterial, aumento da presso dentro dos vasos, etc), principalmente quando associado a outras drogas, como acontece com as frmulas de emagrecimento, s quais, alm das anfetaminas, so associadas outras drogas: antihipertensivos, calmantes, hormnios da tireide, diurticos, laxantes, antidepressivos etc. Por conterem, muitas vezes, plantas medicinais em sua composio acabam sendo consideradas naturais ou leves. Obesidade Mrbida

Copyright 2006, SUPERA. Todos os direitos reservados

SUPERA Sistema para deteco do Uso abusivo e dependncia de substncias Psicoativas: Encaminhamento, interveno breve, Reinsero social e Acompanhamento.

ndice de Massa Corporal - IMC (ndice de Quetelet)

De acordo com a Organizao Mundial de Sade (OMS), as anfetaminas s devem ser prescritas para indivduos que apresentem ndice de Massa Corporal (IMC) acima de 40 (o IMC indica se um indivduo obeso ou no). Mas, embora haja esta recomendao, na prtica, principalmente as mulheres, utilizam esses medicamentos mesmo no necessitando. Neste sentido, pode ser observada a chamada Dismorfia Corporal, ou seja, pessoas que tm uma viso errada ou distorcida do prprio corpo. Acreditam estarem gordas, sem estar. Essa distoro da realidade contribui para o consumo desses medicamentos.

Nota: Dismorfia Corporal - pessoas que tm uma viso errada ou distorcida do prprio corpo.

Copyright 2006, SUPERA. Todos os direitos reservados

SUPERA Sistema para deteco do Uso abusivo e dependncia de substncias Psicoativas: Encaminhamento, interveno breve, Reinsero social e Acompanhamento.

Relato de caso: Mulher com IMC= 20, com quadro prximo da subnutrio, descreve uma imagem irreal do corpo: Vivo numa batalha constante com o meu corpo e quanto mais velha eu vou ficando pior a batalha... terrvel. Eu estou acima do meu peso porque o ideal seria bem mais abaixo, eu estou gorda, gorda. Eu gostaria de perder 8 kg. Para emagrecer mais rapidamente, muitas mulheres aumentam a dose prescrita, colocando em risco sua sade. Porm, h um momento em que o medicamento, na dose utilizada, no faz mais efeito, exigindo doses cada vez maiores para agir (efeito de tolerncia). Quando param de usar o medicamento, essas pacientes rapidamente ganham o peso que tinham, levando-as a consum-lo novamente. Esse processo de emagrecer e engordar o chamado "efeito io-i" ou "efeito sanfona", que provoca baixa auto-estima. Relato de uma paciente - caso de Tolerncia "Sabe o que acontece, no comeo voc no v comida na frente, uma delcia, voc no fica cansada, no tem sono, est sempre disposta e sem fome nenhuma. Voc toma um copo de gua e j est entupida. Mas chega uma hora que ele pra, se fosse sempre assim, eu ia tomar para o resto da vida, mas ele pra de fazer efeito." Outra situao comum, observada entre mulheres usurias de anfetaminas, que elas no procuram um mdico quando so vtimas dos efeitos adversos dessas drogas. E, em geral, este comportamento est relacionado ao receio de que o mdico interrompa a medicao.
LEMBRETE IMPORTANTE:

Informar os efeitos dessas drogas, para quem pretende utiliz-las, fundamental para a tomada de deciso. Transferir para as anfetaminas a responsabilidade de emagrecer, embora mais fcil, no resolve o problema, porque alm dos efeitos adversos que elas provocam, no momento em que deixa de us-las, a paciente volta a engordar. Como a cocana e as anfetaminas agem no crebro? As substncias que agem no crebro, provocando alterao nas funes mentais, produzem este efeito modificando a comunicao entre as clulas cerebrais chamadas neurnios. Dessa forma, as drogas usadas abusivamente alteram as funes como o raciocnio, as emoes e os sentidos da viso e audio. Assim, a cocana e as anfetaminas agem interferindo na comunicao entre os neurnios. Como voc j viu no incio deste mdulo, um dos efeitos destas drogas estimular o sistema de recompensa cerebral, aquele sistema que ativado naturalmente quando o indivduo faz alguma coisa agradvel ou tem uma experincia gratificante que provoca a sensao de satisfao. Como a cocana e as anfetaminas ativam rapidamente este sistema, elas provocam uma sensao de euforia. Tambm a ao neste sistema que leva o indivduo ao uso repetido e dependncia.

Copyright 2006, SUPERA. Todos os direitos reservados

SUPERA Sistema para deteco do Uso abusivo e dependncia de substncias Psicoativas: Encaminhamento, interveno breve, Reinsero social e Acompanhamento.

Riscos/dependncia/overdose O uso da cocana e das anfetaminas pode levar dependncia, ou seja, perda do controle sobre o uso, apesar dos prejuzos produzidos. No caso da cocana, segundos ou minutos aps o uso, comeam as alteraes das funes mentais e outros efeitos fsicos. As anfetaminas, quando usadas por via injetvel, tambm tm um incio de ao muito rpido. No entanto, atualmente, as anfetaminas so usadas em geral por via oral, tendo um incio de ao mais lento e um efeito que dura cerca de 8 a 10 horas. Drogas como o xtase (MDMA 3,4 metiletilenodioximetanfetamina) so anfetaminas modificadas em sua estrutura qumica, e usadas principalmente por jovens em festas. Alm dos efeitos semelhantes aos das anfetaminas, o xtase, com mais freqncia, pode provocar alucinaes e quadros paranides. O quadro seguinte descreve a progresso dos sintomas em ordem crescente de gravidade. Nem todos estes efeitos acontecem sempre. Os sintomas mais graves podem ocorrer quando h uso em quantidades maiores e em pacientes que fazem uso h mais tempo. Efeitos fsicos e mentais do uso agudo da cocana e das anfetaminas:

Euforia (sensao de alegria e bem estar), grandiosidade (sensao de ser poderoso, de ter muitas qualidades), hipervigilncia (estado de alerta exagerado, tentando prestar ateno a tudo que est volta), irritabilidade

Agitao, prejuzo do julgamento Taquicardia (aumento da freqncia dos batimentos do corao), aumento da presso arterial, arritmias cardacas Suor, calafrios, dilatao das pupilas Alucinaes ou iluses visuais e tteis Idias paranides (sensao de estar sendo perseguido ou de que algum quer prejudic-lo ou atac-lo) Convulses

Abstinncia

Depresso, ansiedade, irritabilidade Perda de interesse ou prazer nas coisas que a pessoa costumava gostar Fadiga, exausto Insnia ou sonolncia diurna Agitao Aumento do apetite nsia (vontade muito intensa) pela droga

VOC SABIA?

Quando uma pessoa que faz uso de cocana ou de anfetaminas interrompe ou diminui muito o consumo, pode surgir o quadro de abstinncia.

Copyright 2006, SUPERA. Todos os direitos reservados

SUPERA Sistema para deteco do Uso abusivo e dependncia de substncias Psicoativas: Encaminhamento, interveno breve, Reinsero social e Acompanhamento.

Padres de consumo de cocana

A cocana usada sob forma de p, aspirado pelo nariz, fumada como crack ou pasta base, ou por via injetvel. O crack forma pedras como cristais, que so fumadas em uma espcie de cachimbo. Diferenas da absoro das vrias formas de uso A cocana, usada sob forma de p, tem que ultrapassar a mucosa do nariz at chegar aos vasos sanguneos (veias). Quando injetada ou fumada, chega ao crebro muito mais rapidamente, pois cai direto nos vasos sanguneos e da impulsionada pelo corao para o crebro. Como o tempo de absoro pela mucosa do nariz muito maior, o incio dos efeitos mentais pode levar at 15 minutos, desaparecendo em cerca de 30 minutos. J o uso injetvel ou fumado produz efeitos em cerca de 15 segundos. O efeito nessas formas de administrao desaparece em cerca de 15 minutos. Quanto mais rpido o incio e o trmino do efeito, maior a velocidade de estabelecimento de dependncia. Por isso, o uso do crack e da cocana usada de forma injetvel geram dependncia to rapidamente. Como o uso de qualquer droga, o seu incio em geral em grupo. No caso de adolescentes, o grupo tem uma importncia ainda maior em todas as experincias, inclusive no incio do uso de drogas como a cocana e as anfetaminas. A maioria das pessoas comea usando outras drogas (como o lcool, os inalantes e a maconha) e depois passa a usar a cocana. No entanto, tanto pode acontecer de uma pessoa comear usando alguma dessas drogas e no progredir para outras, como pode ocorrer de comear direto com a cocana ou com anfetaminas. Algumas pessoas j tm problemas psquicos antes mesmo de iniciar o uso de drogas e o seu uso s piora os quadros. comum que pessoas que usam cocana ou anfetaminas apresentem quadros de depresso, ansiedade, timidez excessiva ou quadros psiquitricos mais graves. Esses quadros so chamados de comorbidades. Riscos associados ao consumo Conseqncias para a sade

Copyright 2006, SUPERA. Todos os direitos reservados

SUPERA Sistema para deteco do Uso abusivo e dependncia de substncias Psicoativas: Encaminhamento, interveno breve, Reinsero social e Acompanhamento.

O uso da cocana ou das anfetaminas pode causar danos ao organismo, tanto no momento do uso (dano agudo), quanto posteriormente (dano crnico). Os sistemas orgnicos mais afetados so o corao e as artrias, o crebro, os pulmes e o sistema reprodutivo. No corao, a cocana e as anfetaminas podem provocar inmeros tipos de dano. Sob efeito da cocana ou das anfetaminas, as artrias se contraem diminuindo a passagem de sangue, o que reduz a quantidade de oxignio, glicose e outros nutrientes transportados. Alm disso, os estimulantes aceleram o corao e aumentam a presso arterial. A acelerao do corao associada contrao das artrias coronarianas pode levar ao infarto agudo do miocrdio. Alm disso, podem ocorrer arritmias cardacas. Com o uso de cocana ou de anfetaminas, tanto as arritmias quanto o infarto do miocrdio podem ser fatais. No crebro, o aumento da presso arterial e a contrao dos vasos sanguneos do crebro podem produzir acidentes vasculares cerebrais, os chamados derrames. Alm disso, a cocana e as anfetaminas so irritantes do crebro, podendo provocar crises convulsivas, como as da epilepsia. O uso crnico produz, pela contrao das artrias, pequenos danos por isquemia (insuficiente chegada de oxignio, glicose e nutrientes). Testes especiais podem identificar diminuio da ateno, concentrao e memria, entre usurios de cocana. No pulmo tambm podem acontecer alteraes. No caso da cocana, quando ela fumada, pode surgir um quadro conhecido como "pulmo de crack", que parece um quadro de pneumonia grave e que pode matar. Embora, no incio, o uso de estimulantes seja relacionado, por alguns usurios, ao aumento da excitao sexual, muitos referem que, depois de um certo tempo de uso, pode ocorrer diminuio do impulso sexual e impotncia. O uso da cocana durante a gravidez pode provocar retardo do desenvolvimento do feto e at a sua morte. O uso injetvel da cocana ou das anfetaminas traz o risco de transmisso de doenas como a Aids e as formas B e C da Hepatite.

Alm dos danos relatados, transtornos psiquitricos podem ser induzidos pelo uso da cocana. Quadros como ansiedade e depresso podem ocorrer mesmo com pouco tempo de uso moderado. Aps o uso em maiores quantidades, durante mais tempo e principalmente sob forma injetvel e fumada, quadros mais graves, como as psicoses, podem ocorrer. A maioria destes quadros revertida com a cessao do uso. 3. Nicotina A forma mais comum de consumo de nicotina pelos cigarros de tabaco. As outras formas so o fumo de charutos e cachimbos. O consumo de tabaco responsvel por enorme quantidade de danos sade nas populaes, constituindo a principal causa de mortes evitveis no mundo. Alm da nicotina, o tabaco contm mais de 4000 substncias.

Copyright 2006, SUPERA. Todos os direitos reservados

SUPERA Sistema para deteco do Uso abusivo e dependncia de substncias Psicoativas: Encaminhamento, interveno breve, Reinsero social e Acompanhamento.

A nicotina produz alguns efeitos semelhantes aos demais estimulantes, como a sensao de bem-estar, que o fumante experimenta ao fumar, e uma forma mais branda da euforia provocada pelos estimulantes. O importante que a nicotina provoca dependncia intensa. Esta substncia tambm estimula o sistema cerebral de recompensa do crebro, provocando bem-estar.

Abstinncia Irritabilidade, ansiedade, hostilidade, humor depressivo, lentificao da freqncia cardaca, aumento do apetite, nsia (vontade intensa) de fumar. No Brasil, o consumo de tabaco no crime, optando-se, neste caso, por uma poltica de preveno e restries propaganda e ao consumo em locais pblicos fechados. Alm disso, o Ministrio da Sade apia o tratamento gratuito em servios de sade. O uso do tabaco est relacionado a cerca de 30% dos casos de cncer. responsvel, por exemplo, por 90% dos casos de cncer de pulmo. Tambm est relacionado ao cncer da boca, laringe e faringe (garganta) e esfago, bexiga, rins, pncreas e colo do tero. Alm do cncer, o tabaco tambm causa outras doenas do pulmo, como o enfisema e a bronquite. O corao e os vasos sanguneos tambm so fortemente danificados pelo uso do tabaco e os fumantes tm muito maior chance de sofrerem infartos e arritmias do corao, problemas da aorta e das artrias que levam o sangue para as pernas, crebro e outros rgos. O consumo do fumo tambm provoca gastrite, lcera de estmago e duodeno, infeces respiratrias, alergias, infertilidade, impotncia e alteraes do feto em mulheres que fumam durante a gravidez. Vale ressaltar que os cigarros light e ultralights no diminuem os danos nem o risco de dependncia, pois os fumantes aumentam o consumo dos cigarros ou tragam com mais fora e mais freqentemente para compensar o efeito menor.

Tratamento A dependncia do tabaco pode necessitar de tratamento especfico. Atualmente, existem medicaes que diminuem a vontade de fumar. Adesivos com nicotina podem substituir o consumo do tabaco, quando o fumante pra de fumar, evitando os sintomas de abstinncia. No entanto, os adesivos ainda so caros no Brasil. O uso de medicaes pode ser necessrio para o tratamento de quadros de intoxicao e abstinncia de cocana ou anfetaminas e, muitas vezes, necessrio medicar os quadros psquicos associados (comorbidades), quer tenham surgido antes ou depois do incio do uso da droga.

Copyright 2006, SUPERA. Todos os direitos reservados

SUPERA Sistema para deteco do Uso abusivo e dependncia de substncias Psicoativas: Encaminhamento, interveno breve, Reinsero social e Acompanhamento.

SAIBA QUE: fundamental que as pessoas com problemas com drogas, como a cocana e as anfetaminas, recebam tratamento com psicoterapia individual ou em grupo. Muitas pessoas se beneficiam muito da freqncia a grupos de mtua ajuda (Narcticos Annimos). Freqentemente, indicada a terapia de famlia.

Quando o envolvimento com a droga no to grande, geralmente, no h necessidade de internao, que deve ser reservada para casos mais graves, que no melhoraram com o tratamento extra-hospitalar. Em conformidade com as estratgias de reduo de danos, o ideal que as pessoas no usem droga nenhuma. Aquelas que ainda no conseguem interromper o uso, que o faam com o menor risco para si e para os demais, tomando cuidado com acidentes e com o grande risco de contaminao com o uso injetvel. Bibliografia Consultada 1. Cruz, M.S. Abstinncia de Cocana: Um Estudo de Caractersticas Psicopatolgicas em Dependentes que Procuram Tratamento. Dissertao de Mestrado apresentada ao Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: 25-29, 1996. 2. 3. Galdurz, JCF; Noto, AR; Carlini, EA.IV Levantamento sobre o uso de drogas entre estudantes de 1 e 2 graus em 10 capitais brasileiras. CEBRID/UNIFESP, 1997. Galdurz, JC; Noto, AR; Nappo, AS, Carlini, EA. I Levantamento domiciliar nacional sobre o 4. uso de drogas psicotrpicas. CEBRID/UNIFESP, 1999. http://www.unifesp.br/dpsicobio/cebrid/levdomiciliar/index.htm Malta, MS. Uso de drogas e HIV/AIDS entre profissionais do sexo e caminhoneiros do Sul do pas: implicaes para a sade pblica e possveis intervenes. Tese de doutorado. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Sade Pblica. 2005 5. Gold, MS & Miller, NS. Cocaine (and crack): neurobiology. In: In Lowinson, JH; Ruiz, P; Millman, RB; Langrod, JG. Substance abuse. A comprehensive textbook. Third edition. Baltimore: Williams & Wilkins., 166-181, 1997. 6. 7. Nappo S, Noto AR. Anfetaminas e anlogos. In: Dependncia de drogas. Seibel SD, Toscano Jr. A. (ed). So Pauo: Editora Atheneu, 10-119, 2001. Scivoletto, S; Andrade, ER. A cocana e o adolescente. In: Cocana e crack: dos fundamentos ao tratamento. Costa Leite, M e Andrade, AG (et al.). Porto Alegre: Editora Artes Mdicas Sul Ltda. 137-153, 1999. 8. Gold, MS. Cocaine (and crack): clinical aspects. In Lowinson, JH; Ruiz, P; Millman, RB; Langrod, JG. Substance abuse. A comprehensive textbook. Third edition. Baltimore: Williams & Wilkins., 181-199, 1997. 9. Cruz, M. S Depresso e dependncia de drogas: consideraes diagnsticas. in: Toxicomanias. Abordagem clnica. Clara L. Inem e Marcos Baptista (org.). Rio de Janeiro. Ed. Sete Letras. 1998. 10. Rocha FCM. Tabagismo. In: Panorama Atual de drogas e Dependncias. Dartiu Xavier da Silveira e Fernanda Gonalves Moreira (org.). 1 ed. So Paulo: Editora Atheneu, 157164, 2006.

Copyright 2006, SUPERA. Todos os direitos reservados

SUPERA Sistema para deteco do Uso abusivo e dependncia de substncias Psicoativas: Encaminhamento, interveno breve, Reinsero social e Acompanhamento.

11. Cruz, M. S. Contexto atual da psicofarmacoterapia no NEPAD/UERJ. in: Drogas: Uma Viso Contempornea. Clara L. Inem e Gilberta Acselrad (org.). Rio de Janeiro: Imago, 229-233, 1993. 12. INCB International Narcotics Control Board, Informe correspondente a 2004. E/INCB/2004/1. United Nations, New York, 2005. 13. Noto, A.R.; Carlini, E.A.; Mastroianni, P.C.; Alves, V.C.; Galduroz, J. C. F.; Kuroiwa, W.; Csizmar, J.; Costa, A.; Faria, M.A.; Hidalgo, S. R.; and Nappo, S.A. Analysis of prescription and dispensation of psychotropic medications in two cities in the State of So Paulo, Brazil. Revista Brasileira de Psiquiatria. 24(2): 68-73, 2002. 14. Nappo, S.A.; Tabach, R.; Noto, A.R.; Galduroz, J.C.F.; Carlini, E.A. Use of anorectic amphetamine-like drugs by Brazilian women. Eating Behaviors, 2: 1-13, 2001. 15. Nappo, S.A.; Oliveira, E.M.; Morosini, S. Inappropriate prescribing of compounded antiobesity formulas in Brazil. Pharmacoepidemiology and Drug Safety, 7: 207-212, 1998. 16. Kruk, Z. L. and Zarrindast, M. R. The effects of anorectic drugs on uptake and release of brain monoamines . Br J Pharmacol 58: 367- 372, 1976. Atividades Teste seu conhecimento: 1. Os efeitos provocados pelo consumo de cocana fumada (crack) surgem muito rapidamente porque: a) Quando o indivduo usa freqentemente a substncia, seu organismo se habitua e os efeitos surgem mais facilmente e mais rapidamente b) A droga absorvida rapidamente nos vasos sanguneos do pulmo e de l impulsionada pelo corao para o crebro c) O crack metabolizado pelo fgado antes de chegar ao crebro d) Nenhuma das anteriores 2. Assinale a alternativa correta: a) Os cigarros lights no oferecem tantos malefcios porque no tm nicotina b) A nicotina uma substncia prejudicial ao organismo apenas se for usada em excesso c) A nicotina no oferece riscos ao corao, s ao pulmo d) No existem nveis seguros de uso de nicotina. A nicotina provoca dependncia e est relacionada a inmeros problemas de sade 3. No tratamento da obesidade, de acordo com a OMS, as anfetaminas s devem ser prescritas quando: a) O paciente estiver com baixa auto-estima e depresso devido ao excesso de peso b) O paciente apresentar IMC acima de 20 e procurar orientao mdica para perda de peso c) O paciente se comprometer a utilizar somente as doses prescritas e no mais do que isso d) O paciente apresentar IMC acima de 40

Copyright 2006, SUPERA. Todos os direitos reservados

SUPERA Sistema para deteco do Uso abusivo e dependncia de substncias Psicoativas: Encaminhamento, interveno breve, Reinsero social e Acompanhamento.

4.

Assinale a alternativa correta: a) As anfetaminas so drogas perturbadoras do Sistema Nervoso Central e por esta razo oferecem srios riscos e problemas ao usurio b) Frmulas para emagrecimento (feitas em farmcias de manipulao) no oferecem tantos prejuzos ao usurio porque, em geral, contm ervas medicinais e outras substncias que reduzem os prejuzos causados pelas anfetaminas c) Muitas mulheres apresentam uma viso distorcida do prprio corpo, acreditando estarem gordas, mesmo no estando. Essa distoro da realidade contribui para o consumo de anfetaminas d) Nenhuma das anteriores

Copyright 2006, SUPERA. Todos os direitos reservados

Potrebbero piacerti anche