Sei sulla pagina 1di 16

ndice

1. 2.

Introduo .............................................................................................................................. 2 Ttulos de Credito .................................................................................................................. 3 2.1. 2.2. 2.3. 2.4. Origem dos ttulos de crditos ....................................................................................... 4 Caractersticas ou princpios de ttulos de crditos..................................................... 4 Classificao dos ttulos de crdito ............................................................................... 6 Tipos de ttulos de crditos ............................................................................................ 7 O cheque .................................................................................................................. 8 A letra ....................................................................................................................... 8 A livrana ................................................................................................................. 9 O extracto de factura .............................................................................................. 9

2.4.1. 2.4.2. 2.4.3. 2.4.4. 2.5. 3. 4.

Operaes da letra .......................................................................................................... 9

Concluso ............................................................................................................................. 15 Referncias bibliogrficas ................................................................................................... 16

1. Introduo

O presente trabalho tem por objecto o estudo do regime geral dos ttulos de crdito, bem como dos vrios tipos concretos existentes, a letra de cmbio, livrana, cheque, mas tambm vrias outras espcies menos estudadas como extractos de factura, documentos de transporte, certificados de depsito, cautelas de penhor ou "warrant".

2. Ttulos de Credito A actividade empresarial, nela compreendidos os segmentos da indstria, do comrcio e da prestao de servios, exercida no mercado entre as empresas e consumidores de bens e servios, tendo como um dos seus principais suportes, o crdito. Este crdito normalmente decorre de operaes de compra e venda a prazo, de emprstimos ou mesmo pagamentos atravs de cheques. Para a representao formal dos referidos crditos so utilizados documentos denominados de ttulos de crdito. (FORTE,2004) Ttulo de Crdito um documento necessrio para o exerccio literal e autnomo nele mencionado" (Vivante). Documento dotado de forma legal especfica, representativo de uma obrigao pecuniria. No conceito de Cesare Vivante, o documento necessrio ao exerccio de um direito, literal e autnomo, nele mencionado. no se confundem com a prpria obrigao, mas dela se distinguem porque se limitam a represent-las. Ttulo de crdito , na verdade, o instrumento de uma obrigao de dar coisa certa (Fortes 2004). Segundo Martins (1991),Ttulo de crdito genericamente expressando, um documento que tem como objectivo representar um crdito relativo a uma transaco especfica de mercado, facilitando desta forma a sua circulao entre diversos titulares distintos, substituindo num dado momento a moeda corrente ou dinheiro em espcie, alm de garantir a segurana da transaco. Os ttulos de crdito so de fundamental importncia para os negcios, haja vista que promovem e facilitam a circulao de crditos e dos respectivos valores a estes inerentes, alm de propiciar segurana circulao de valores. No pas, os ttulos de crditos so usados com objectivo de facilitar as transaces comerciais, sendo que dos vrios tipos existentes destacam-se a livrana, a letra, extracto da factura e o cheque, sendo este ultimo o mais usado. Contudo, com este trabalho pretende-se fazer uma abordagem geral sobre os ttulos de crdito, dando nfase no contexto do pas.

2.1.Origem dos ttulos de crditos Segundo Jnior (2002), a palavra crdito provm do latim creditum, credere, e significa confiana, crena, ter f, a partir de conotao moral, de contedo religioso, alm do aspecto moral, o crdito possui tambm outras concepes: podendo, no entanto, ter outros significados, como por exemplo, o direito que o credor tem de receber do devedor a prestao objecto da obrigao, a confiana que uma pessoa inspira em outra baseada em seus atributos morais (significado moral), ou pode ainda consistir na importncia que constitui objeto da relao crdito/dbito. Por sua vez, Bulgarelli, (1981), diz que os ttulos de credito, derivam da idade mdia, devido a maior intensidade e desenvolvimento do trfico mercantil, tendo-se procurado na idade a circulao de capitais, atravs do aperfeioamento dos ttulos de crdito, surgindo a letra de cmbio. Desde ento difundiu-se o uso dos ttulos de crdito sob vrios tipos e espcies, nomeadamente: a) Extracambial - que o caso por exemplo de uma pessoa que pede emprestado um computador a um amigo e o devolve com defeito, decorrente do mau uso. Neste caso, a pessoa ao assumir a culpa, e sendo a importncia devidamente quantificada, pode ter o valor da obrigao de pagar, representado pela assinatura de um cheque ou uma nota promissria; b) Contrato de compra e venda ou mtuo, etc., no qual consta o valor da obrigao a ser cumprida; c) Cambial - que o caso do avalista de uma nota promissria;

2.2.Caractersticas ou princpios de ttulos de crditos Segundo Gomes (2003), a evoluo do ttulo de crdito s se tornou possvel com o reconhecimento de que se reveste de determinados princpios, que permitem cumprir a sua finalidade de ser negocivel, e, por isso, o legislador sempre teve a preocupao de proteger o terceiro adquirente de boa-f. Esses princpios correspondem a verdadeiros atributos do ttulo de crdito para diferenci-lo de outros documentos. Os princpios que norteiam os ttulos de credito so:
4

Literalidade O ttulo de crdito vale pelo que nele est escrito. Ou seja, o contedo, limites e modalidades do direito so os que resultam da letra (texto) do ttulo de crdito. A literalidade carrega em si a formalidade e o rigor do que deve estar expresso no ttulo de crdito, pois representa o contedo escrito no prprio documento. S tem valor jurdico-cambial o efectivo escrito no ttulo de crdito original, explicitando assim, de forma literal, a obrigao por ele representada. Em decorrncia da literalidade, o devedor tem a garantida de que at data do vencimento, no lhe ser exigido obrigao cambiria em valor superior ao que est literalmente expresso documentalmente. Por outro lado, o credor tem a garantia de que o devedor, na data aprazada, lhe pagar a efectiva quantia expressa no ttulo de crdito, sob pena de incorrer em obrigaes adicionais, a exemplo de juros, multa e honorrios advocatrios. Autonomia O portador de um ttulo de crdito tem um direito prprio, independente de quaisquer obrigaes existentes entre o credor inicial (antigo possuidor do ttulo de crdito) e o devedor. Ou seja, o possuidor de um ttulo de crdito, desde que tenha recebido nos termos da lei, adquire o direito nele referido, independentemente da titularidade do seu antigo dono e dos possveis vcios. Cartularidade

A cartularidade a caracterstica do ttulo que tem por base sua existncia fsica ou equivalente, ou seja, o ttulo tem que existir na sua essncia como elemento efectivo e representativo do crdito. Assim, um ttulo de crdito existe enquanto existir a sua crtula, ou seja, enquanto existir o prprio ttulo impresso, no sendo admitido inclusive cpia para efeitos de execuo da dvida.

Autonomia

A autonomia representa a independncia das obrigaes vinculadas a um mesmo ttulo, ou seja, com a autonomia tem-se a desvinculao do ttulo de crdito em relao ao negcio jurdico que motivou a sua criao. A autonomia gera direitos autnomos no campo processual. O ttulo de crdito, uma vez colocado em circulao, mediante a sua transferncia para um terceiro de boa-f, o ttulo se desvincula do negcio concreto que o originou, como forma de proteger tal terceiro de boa-f e conferir segurana jurdica circulao do crdito pelo ttulo representado. 2.3.Classificao dos ttulos de crdito Segundo Santos (2003), os ttulos de crdito so classificados segundo vrios critrios:

a) Consoante a forma da sua transmisso o Ttulos nominativos - a sua transmisso efectua-se atravs da declarao e averbamento. Por exemplo: o ttulo emitido a ordem de Antnio ele pode transmiti-lo por declarao escrevendo que transmite o direito empresa Sol & Mar Lda. Exemplos de ttulos nominativos: Aces das sociedades comerciais quando forem nominativos; obrigaes quando forem nominativos. o Ttulos ordem - a sua transmisso por meio de endosso. Ex.: letras, livranas e cheques quando no forem ao portador. o Ttulos portadora - a sua transmisso opera-se pela simples entrega do ttulo. Ex.: Cheque ao portador.

b) Consoante a natureza jurdica do emitente o Ttulos pblicos - so emitidos pelo Estado ou outras pessoas colectivas de direito Pblico no uso dos poderes de autoridade. Ex.: Bilhetes do Tesouro. o Ttulos privados - so emitidos por particulares ou por entes pblicos quando despidos do poder de autoridade. Ex.: Letras, livranas, aces, obrigaes, etc.
6

c) Conforme o direito nele incorporado o Ttulos em sentido restrito - incorporam exclusivamente direitos de crdito a uma prestao pecuniria. Ex.: letras, livranas, cheques, etc. o Ttulos representativos - os que incorporam um direito real de disposio sobre uma coisa. Ex.: conhecimentos de depsito (recibos que certificam o recebimento de mercadorias ou bens depositados nos armazns-Gerais), cautelas de penhor (ttulos comprovativos do contrato de penhor, emitidos pelas Caixas Econmicas e entregue ao muturio para que possa provar o seu direito e a operao feita) o Ttulos de participao - os que incorporam direitos de participao social. Ex.: aces das sociedades annimas e de sociedades em comandita por aces.

d) Conforme a sua funo o Ttulos causais - so os que servem para determinada causa-funo econmicosocial tpica. Ex.: aces de sociedades. o Ttulos abstractos - servem para vrias causas-funes econmico-sociais. Ex.: Letras e livranas.

2.4.Tipos de ttulos de crditos Segundo Borges (2010), existe um segundo grupo de documentos denominado ttulos de crdito, dos quais destaca-se a letra, em segundo lugar a livrana e por ultimo o extracto de factura. Quando os dbitos esto representados por ttulos de crdito, dizem-se titulados, caso contrrio consideram-se no titulados. Segundo Jnior (2002), existem, basicamente, quatro ttulos de crdito: o cheque, a letra, a livrana e o extracto.

2.4.1. O cheque Este um meio de pagamento no qual uma entidade (o sacador) emite uma ordem ao sacado (um banco) para que este pague a uma terceira pessoa (o beneficirio) uma dada quantia. A principal componente de um cheque o mandato puro e simples de pagar uma quantia determinada que impe restries ao uso dos cheques e a obrigatoriedade do seu pagamento at um determinado montante.

2.4.2. A letra um documento em que o sacador (detentor de um direito de crdito) d uma ordem ao sacado (detentor de uma obrigao de crdito) para que este pague uma certa quantia numa data previamente estipulada ao beneficirio da letra. O principal elemento constituinte de uma letra , como no caso do cheque, o mandato puro e simples de pagar uma quantia determinada. A letra passvel de vrias e importantes operaes (endosso, desconto, reforma, etc.). Para Borges (2010), a letra, um ttulo de crdito atravs do qual uma determinada pessoa ou entidade (o sacador) ordena a outrem (sacado), o pagamento de uma certa importncia (valor nominal da letra), a si ou a outra pessoa ou entidade (tomador), numa determinada data (vencimento). A letra regulada pela Lei Uniforme sobre Letras e Livranas fruto da conveno internacional. A letra para produzir efeitos plenos devera conter os seguintes elementos essenciais: A palavra letra escrita no prprio ttulo; O mandato puro e simples de pagar uma quantia determinada; O nome da entidade que a deve pagar; O nome da entidade a quem ou ordem de quem deve ser paga; Indicao da data em que sacada;

Assinatura de quem passa a letra (sacador) 2.4.3. A livrana

O subscritor (pessoa que tem uma dvida a pagar) compromete-se a entregar uma quantia estipulada ao beneficirio (ou sua ordem) numa data tambm previamente estabelecida. uma promessa pura e simples de pagar uma quantia determinada.

Tanto a letra como a livrana esto regulamentadas pela Lei Uniforme relativa s letras e s livranas Praticamente todas as disposies legais relativas s letras so tambm aplicadas s livranas. No entanto, os dois documentos apresentam entre si algumas diferenas importantes, de que se destaca o facto de uma letra ser, conforme referido, uma ordem de pagamento (dada pelo sacador ao sacado), enquanto uma livrana uma promessa de pagamento. H ainda outras diferenas, embora menos importantes, como as relativas ao avalizado (na letra, pode ser um qualquer interveniente e na livrana sempre o subscritor) ou ao nmero de intervenientes (que so trs na letra - sacador, sacado e beneficirio - e apenas dois na livrana - subscritor e beneficirio). 2.4.4. O extracto de factura Sendo aplicvel a contratos de compra e venda mercantil a prazo, sempre que no se utilizem letras. O extracto de factura apresenta caractersticas muito semelhantes s letras, diferindo essencialmente em dois aspectos: o S pode ser emitido sobre dvidas resultantes de transaes correntes; mercadorias ou outros produtos; o No pode ser reformado por outro extracto de factura, mas apenas por uma letra, ou seja, no admite reforma propriamente dita.

2.5.Operaes da letra Segundo Borges (2010), a letra semelhana de outros ttulos de crdito, esta sujeito a um conjunto de operaes que so; saque, endosso, aceite, endosso, desconto, reforma, recambio e protesto.

a) O Saque O saque a ordem de pagamento, isto , corresponde a emisso da prpria letra. Sacar uma letra consiste em emiti-la, ou seja, em ordenar algum (sacado) o pagamento de uma certa quantia na data de vencimento. Sendo assim, ele efectuado pelo sacador. Na emisso de uma letra, os intervenientes nomeadamente o aceitante podero optar por uma letra vulgar ou domiciliada. Consideram-se letra domiciliada quando seja paga na Sede, Agencia ou Dependncia de qualquer instituio bancria, por crdito da conta de depsitos ordem do aceitante.

Seja: Vn valor nominal da letra emitida Teremos, pelo saque, o lanamento: 212 Vn 211 Vn

O movimento processa-se internamente na conta de clientes.

b) O Endosso Consiste na transmisso da letra a outrem pelo tomador ou portador. Apenas podem ser transmitidas por endosso, as letras que contenham a clusula ordem, isto , quando forem ttulos ordem. A entidade que transmite a letra por endosso designa-se por endossante; aquela pessoa que recebe por endosso, endossado. A transmisso por endosso corresponde ao pagamento de uma divida por meio de letra, dai que o endossado seja geralmente credor do endossante. B1 Na escrita do endossante, verifica-se uma sada de letras a receber, donde o lanamento; 212 (1) Vn 212 Vn

10

B2 - Na escrita do endossante verifica-se uma entrada de letras a receber, que originara o lanamento: 212 Vn 211 Vn

A recepo de uma letra por endosso tem o mesmo tratamento contabilstico do saque (o cliente liquida a sua divida por meio de uma letra). (1) Poder movimentar-se outras contas de dvidas a pagar c) O Aceite O aceite dado pelo sacado e consiste na declarao da responsabilidade deste pelo pagamento da letra na data do vencimento. Tal declarao de responsabilidade consiste apenas na assinatura do sacado na face da letra, aps ter aceitado a letra o sacado passa a designar-se aceitante, sendo responsvel pelo pagamento daquela no vencimento.

d) O Desconto O Desconto de letras realiza-se nos bancos comerciais e consiste numa realizao antecipada do seu valor, possibilita ao portador realizar o valor da letra antes da data do seu vencimento, pagando-se para tal, os juros e encargos relativos a perodo compreendido entre a data da apresentao a desconto e a de vencimento. Sejam: Vn valor nominal de letra descontada E encargos de desconto (juros, comisses de cobrana, imposto, portes e outras despesas). Vo valor actual ou lquido de desconto: Vo = Vn E Quando do desconto, far-se-:

11

12 Vo 212 Vn 6922

E e, pelo reconhecimento do credito bancrio 213(1) Vn 251x Vn

A conta de depsitos debitada apenas pelo lquido produto do desconto (Vo), sendo os encargos debitados na correspondente conta de gastos financeiros. A conta de letras devera ser creditada pelo valor nominal das letras descontadas. Sendo suportados pelo cliente os encargos do desconto, far-se- uma nota de dbito que na data do seu envio ter o movimento contabilstico: 211 E 6922 E

Anulando-se o valor movimentado na conta 6922 outros juros, o que retrata a verdadeira situao face s operaes efectuadas.

e) A Reforma A reforma consiste na substituio de uma letra antes do seu vencimento, por outras, com vencimento posterior. Considere-se ento: Vo valor nominal da letra a reformar, isto , da letra que atingiu o seu vencimento. A amortizao a efectuar pelo devedor (aceitante0. E encargos da nova letra, (debitados separadamente ao aceitante) (1).
12

E encargos includos na nova letra (20. Vn -* valor nominal da nova letra, sem incluir encargos. Ser Vn = Vo A. Vn valor nominal da nova letra, incluindo encargos. Ser Vn (Vo A) + E O movimento contabilstico, em esquema, ser o seguinte; a. Anulao da letra a reformar: 211 Vo 212/12 Terceiros (2) Vo

a. Amortizao da parte do Vo 11/12 A 211 A

f) O Recambio A letra apresentada, no vencimento, ao aceitante para que este proceda ao seu pagamento, isto , efectua-se a sua cobrana. A devoluo de uma letra por falta de pagamento e que havia sido, ou no, descontada envolve sempre o dbito, por parte da instituio de crdito dos portes e, eventualmente, de outras despesas. Seja ento: Vn valor nominal da letra recambiada D despesas de recmbio (portes e outras) Quando a devoluo da letra pela instituio de crdito, far-se-o os lanamentos seguintes, admitindo as duas hipteses possveis: 1. A letra havia sido descontado no Banco 211 Vn + D 12 Vn + D

251x Vn

213 Vn

13

g) O Protesto O protesto consiste numa aco levada a efeito pelo portador da letra, motivada pela falta de aceite ou falta de pagamento. O protesto por falta de aceite devera efectuar-se dentro dos prazos fixados para a apresentao ao aceite; o protesto por falta de pagamento devera efectuar-se num dos dois dias teis seguintes queles em que a letra pagvel. Movimento:

1) Pelo protesto de letra em carteira: 211 Vn 212 Vn

2) Pelas despesas de protesto: 211 P 11/12 p

3) Pela transferncia de saldo da conta 217 E 211 E

A livrana uma promessa de pagamento. Nela o sacador e sacado so uma mesma entidade. Difere de letra por: Ter a palavra livrana em vez de letra; O sacador dar a ordem de pagamento a si prprio (sacado). Pela livrana o sacador formula a promessa de pagar uma certa quantia dentro de determinado prazo, dai que seja tambm conhecida por promissria.

14

3. Concluso Os ttulos de crdito so instrumentos que facilitam a circulao de riqueza materializada na crtula, com fundamento no crdito. O crdito, por seu turno, pode ser definido como a juno da confiana (moral e jurdica) com o prazo conferido para cumprimento da obrigao descrita no referido instrumento ou crtula (Bulgarelli, 1981) Quanto importncia e as vantagens dos ttulos de crdito so inmeras, entre elas, a velocidade dos negcios devido possibilidade de circulao e transferncia de riquezas. Mas a possibilidade de financiamento por meio de desconto pelo ttulo negociado, certamente, uma das maiores contribuies dos ttulos de crdito (Santos, 2001). O aspecto dos ttulos de crdito no que tange necessidade de certeza e segurana jurdica, nas relaes empresariais, de suma importncia. Sem elas, as partes no teriam a garantia de uma relao comercial eficaz, consubstanciada num documento legitimador ao exerccio do Direito cambial.

15

4. Referncias bibliogrficas BULGARELLI, Waldrio. Direito Comercial. 8. ed, So Paulo. Atlas, 1981. COELHO, Fbio Ulhoa.Manual de Direito Comercial. 13. ed,So Paulo: Saraiva, 2002. FIUZA, Ricardo. Novo Cdigo Civil Comentado. 1. ed, So Paulo: Saraiva, 2002. FORTES, Jos Carlos. Direito Empresarial. Fortaleza: Editora Fortes, 2004. GOMES, Fbio Bellote. Manual de Direito Comercial. 1 ed, So Paulo, Ed. Manole, 2003. MARTINS, Fran. Curso de Direito Comercial. 16. ed, Rio de Janeiro. Forense, 1991. NERY JUNIOR, Nelson. Novo Cdigo Civil e Legislao Extravagantes Anotados, So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2002. REQUIO, Rubens. Curso de Direito Comercial. 20. ed, So Paulo. Saraiva, 1991. SANTOS, Washington dos, Dicionrio Jurdico Brasileiro, Belo Horizonte: Del Rey, 2001. ABUDO, Jos Ibraimo. Direito Comercial, 2009 BORGES, Antnio, Azevedo Rodrigues e Rogrio Rodrigues. Elementos de Contabilidade Geral, 25. edio

16

Potrebbero piacerti anche