Sei sulla pagina 1di 16

IVEDIPEEncontroEstadualdeDidticaePrticadeEnsino2011

A PESQUISA NO ESTGIO, O PROJETO DE INTERVENO PEDAGGICA E A ESCOLA: INTERFACES NECESSRIAS


Simone Gomes Firmino1 Fernando Aparecido de Moraes2

RESUMO: O objetivo deste texto discutir sobre as diversas possibilidades formativas na realizao de intervenes pedaggicas atravs de um Projeto de Interveno Pedaggica dentro das atividades do Estgio Curricular Supervisionado. Promovendo tambm a reflexo sobre os valores e os vrios comportamentos sociais dentro de um contexto escolar. Esse trabalho foi organizado seguindo algumas frentes como a descrio da organizao do Projeto de Interveno Pedaggica atravs da diagnose feita na escola campo; a descrio sobre as atividades realizadas durante a interveno; a descrio e anlise dos resultados; e a reflexo sobre o papel da interveno como pesquisa e na formao dos envolvidos. Dentre vrios levantamentos, dos possveis temas para a gerao do Projeto de Interveno Pedaggica, a partir de depoimentos de alguns profissionais sobre os anseios e prioridades da escola campo, trabalhou-se com atividades de carter subjetivo como valores, comportamentos sociais, preconceitos, incluso, entre outros. Para a realizao da interveno, foram trabalhadas atividades relacionadas diretamente com a proposta final que gerou o projeto, e para isso essas atividades foram construdas seguindo uma sistematizao dessa proposta. O trabalho vem ressaltar tambm que algumas das situaes vividas durante a interveno na escola campo, e situaes como, o simples acolhimento de um funcionrio da escola, um olhar interessado de um aluno, uma palavra de incentivo de um professor e a abertura participativa de um grupo gestor, podem mudar pensamentos e conceitos j formados sobre os processos educacionais. O texto mostra que os resultados foram significativos em todos os nveis do processo de ensino-aprendizagem, ou seja, o arcabouo constitudo dos saberes tericos e prticos vivenciados com a pesquisa dentro da escola campo foi abstrado, incorporado e assumido pelo grupo que pesquisou, trabalhou e se dedicou a esse Projeto de Interveno Pedaggica.
PALAVRAS-CHAVE: Possibilidades formativas; estgio; pesquisa; valores; comportamentos sociais.

JUSTIFICATIVA
Nas escolas pblicas h sempre problemas de diversos aspectos a serem tratados e resolvidos, isso histrico e faz parte da realidade de todos os atores envolvidos no ambiente escolar. No entanto, algumas escolas conseguem sanar grande parte desses problemas, seja de carter estrutural, funcional e/ou organizacional, que assolam as instituies escolares. Para

Estudante de graduao do Curso de Cincias Biolgicas - Licenciatura, da Universidade Federal de Gois UFG. E-mail: sgf_jc@yahoo.com.br 2 Graduado em Licenciatura em Cincias Biolgicas e mestre em Educao em Cincias e Matemtica, pela UFG, professor da SEDUC GO e do curso de Licenciatura em Cincias Biolgicas da UFG. E-mail: profernandobio@gmail.com
1

IVEDIPEEncontroEstadualdeDidticaePrticadeEnsino2011

tanto, preciso levar em considerao a organizao e gesto escolar, em se tratando de uma viso critica da escola e, sobretudo para realizao de uma gesto verdadeiramente democrtica. Nesse sentido, as escolas que conseguem minimizar a maioria de seus problemas caractersticos de uma instituio escolar, esto de fato construindo uma gesto democrtica com um enfoque participativo, ou seja, a escola trabalha dentro da concepo tida como democrtica-participativa (LIBNEO, 2001). Esse aspecto democrtico-participativo faz parte da realidade da escola campo, situada no municpio de Goinia GO, onde a partir do desenvolvimento de um Projeto de Interveno Pedaggica PIP, pde-se construir o presente trabalho com um carter de pesquisa, dentro da disciplina de Estgio Supervisionado do Curso de Cincias BiolgicasLicenciatura da Universidade Federal de Gois (UFG), sob a superviso do Professor Fernando Aparecido de Moraes. Assim, considerando o papel do estgio na perspectiva de pesquisa, o trabalho desenvolvido na escola campo foi no sentido de apreender a realidade da mesma, conhecendo e desvendando aspectos vinculados gesto democrtica, bem como no sentido de se verificar o uso de determinados procedimentos pedaggicos, utilizados na execuo do Projeto de Interveno Pedaggica, no ensino-aprendizagem dos alunos.

OBJETIVOS
O trabalho tem como objetivo principal discutir as possibilidades formativas da realizao de intervenes pedaggicas atravs de projetos e/ou da prpria pesquisa dentro de escolas campo, por meio das atividades desenvolvidas pelo Estgio. Alm de, promover discusses sobre a busca pela pesquisa dentro dos ambientes escolares por meio do estgio.

METODOLOGIA
Metodologicamente, organizamos esse trabalho da seguinte maneira: 1. descrio da organizao do Projeto de Interveno Pedaggica diagnose e redao a partir da diagnose; 2. descrio das atividades realizadas durante a interveno; 3. descrio e anlise dos resultados da interveno e; 4. reflexo sobre o papel da interveno como pesquisa e na formao da futura professora.
2

IVEDIPEEncontroEstadualdeDidticaePrticadeEnsino2011

Os dados utilizados foram coletados a partir de um dirio de campo organizado durante a realizao das atividades, no 1 semestre de 2010. As observaes e anotaes sobre o cotidiano da escola ocorreram no perodo de doze dias, por quase duas semanas, e no restante das aulas foi desenvolvido o PIP e as atividades subseqentes idealizadas nesse projeto.

Organizao do projeto de interveno - Diagnose


O ambiente escolar um campo de pesquisa riqussimo, no entanto para que esse ambiente se torne alvo de pesquisas e trabalhos, que pensem e elaborem formas de melhorar e at sanar as questes educacionais, preciso uma integrao entre universidade e escola, ou seja, teoria e prtica. Nesse contexto, o estgio um meio pelo qual possvel pesquisar a escola e suas caracterizaes, promovendo assim o conhecimento de sua realidade cotidiana. Para tanto, necessrio assinalar a importncia da incorporao da pesquisa pelo estgio como atributo de suas atividades. Essa incorporao promove diretamente a articulao da prtica e teoria, tornando os processos vivenciados na escola em produtos da pesquisa feita no ambiente escolar. Dessa forma, investir em estudos que compreendam a pesquisa como eixo da produo de conhecimento e os estgios como eixo da articulao teoria/prtica, essencial para as melhorias nas propostas curriculares dos cursos de licenciaturas (SCHAFFRATH, 2007). Conforme, ainda, Schaffrath (2007, p. 4) este movimento que a pesquisa suscita e que o estgio permite que ao mesmo tempo terico e prtico, o movimento de construo de conhecimento cientfico. E foi nesse sentido, que o presente trabalhado tentou mostrar as possibilidades formativas segundo a realizao de intervenes, como o PIP, dentro da escola campo atravs do estgio. Quanto organizao do PIP, foi efetuada a diagnose da escola campo, da qual compreende observaes sobre vrios aspectos como, por exemplo, estrutura fsica e organizacional desse ambiente escolar. O professor da disciplina de Estgio Curricular Supervisionado, antes do primeiro contato dos licenciandos com a escola campo, promove uma fundamentao terica sobre a sistematizao da organizao, gesto, planejamento e regimento escolar, alm do Projeto Poltico Pedaggico PPP.

IVEDIPEEncontroEstadualdeDidticaePrticadeEnsino2011

Frente literatura proposta pelo professor e levando em conta as observaes feitas na escola campo, imprescindvel enxergar a importncia da conciliao de teoria e prtica. No que diz respeito a essa importncia, Pimenta (1995, p.83) diz que a essncia da atividade prtica o ensino-aprendizagem, ou seja, o conhecimento tcnico prtico de como garantir que a atividade se realize em consequncia da atividade de ensinar. Com isso o momento da diagnose sem dvida crucial para que o sucesso do PIP seja eficaz e perdure durante todo o seu desenvolvimento na escola campo. Permitindo ento que sejam muitas as contribuies dessas observaes feitas no dia-a-dia de uma escola, alm de serem muito abrangentes e indispensveis para a formao acadmica dos licenciandos, os tornam mais conscientes da realidade da Educao brasileira. Quando o grupo (estagirios e professor supervisor) chegou a essa escola campo para iniciar o perodo de diagnose, foi desafiante a busca de um tema para o PIP, pois como j citado nesse trabalho, esta escola contava com uma estrutura fsica e organizacional muito bem instruda pelo grupo gestor. Mas, mesmo assim era preciso realizar tal projeto, porque se tratava de uma atividade do Estgio Curricular Supervisionado. Com isso a problematizao das observaes, foram focadas, de forma geral, na estruturao fsica e organizacional da escola campo, alm de observaes paralelas de acordo com o cotidiano das atividades caractersticas do ambiente escolar. A definio do que se observar e qual o foco da observao, constitui um problema para o observador e/ou pesquisador, seja ele experiente ou iniciante nessa metodologia. No entanto, persistimos e ao fim do perodo estimado para a realizao da diagnose sobre o contexto escolar, a anlise de todos os dados observados e construdos durante esse perodo, foi trabalhada para o desenvolvimento do PIP. Quando se faz observaes, o pesquisador se depara com uma multiplicidade de estmulos provenientes do ambiente escolar, e estes devero ser selecionados para se fixar nas observaes imperativas para das informaes para a anlise mais aprofundada das problematizaes. (VIANNA, 2003) Dessa forma, aps todo esse diagnstico levou-se em considerao toda e qualquer problematizao que correspondesse realidade da escola campo. E dentre os vrios levantamentos dos possveis temas para a gerao do PIP, onde se ouviu depoimentos de alguns profissionais sobre os anseios e prioridades da escola, decidiu-se trabalhar com atividades de carter subjetivo (como valores, comportamentos sociais, preconceito, incluso, etc.) dentro da escola o que se tornaria um desafio a ser vencido. O PIP foi ento denominado: Valores e comportamento social na realidade escolar.

IVEDIPEEncontroEstadualdeDidticaePrticadeEnsino2011

Partimos do pressuposto de que trabalhar com esses tipos de atividades subjetivas, citadas a pouco, na escola campo, ajudaria a manter (em relao escola em questo) ou quem sabe melhorar a imagem de instituies pblicas perante a sociedade. Sabemos que desenvolver trabalhos relacionados a valores e comportamentos sociais dentro de uma realidade/contexto escolar importante para a consolidao da identidade dos atores envolvidos. Foi pensado ento sobre como abordar, reflexivamente, tais temas de uma maneira eficaz e duradoura, e que ao mesmo tempo, ultrapassasse os limites da escola. Assim, as atividades foram elaboradas, na perspectiva de verificarmos se as mesmas seriam vlidas em trabalhos com tais discusses

Sociedade, valores e comportamentos

Foi preciso levar em considerao a dinmica das sociedades, no decorrer do tempo, ou seja, as sociedades mudam e tambm homens e mulheres que a compem. Essa dinmica fruto do carter histrico dos diversos valores e comportamentos sociais existentes. Ao longo de todo o processo histrico das civilizaes, as sociedades construram e modificaram seus sistemas de valores, definindo a cada momento diferentes questes e interpretando os princpios de maneira, s vezes, surpreendente e paradoxal para os sistemas contemporneos (BRASIL, 1998). Somado a esse carter histrico de valores e comportamentos sociais, percebemos que a escola em sua constituio como uma instituio social, tem o papel de conduzir todo um processo de organizao voltado para a diversidade cultural, a qual , de fato, a protagonista nesse processo. Essa diversidade pode limitar no apenas o trabalho de docentes na escola, mas tambm restringir a interao entre toda uma comunidade escolar. Nesse sentido, fomos levados a pesquisar e analisar as questes que tangem o embate da realidade escolar no que se refere diversidade cultural. Foi discutida a importncia vital da escola, em sua essncia, para o processo de ensino/aprendizagem, percebendo ento que fatores como a sala de aula, a presena do professor, do grupo gestor e principalmente dos alunos constitui o cerne da questo educacional. Com isso, foi inevitvel no perceber que o professor tem grande responsabilidade em toda essa ligao de fatores voltados para a instituio escolar. Segundo Teixeira (2007, p. 434):
[...] refletindo-se um pouco mais sobre essa atuao do professor e pensando a relao que instaura a docncia e, por conseguinte, a condio docente em sua realizao nas sociedades modernas e contemporneas, preciso considerar a escola.

IVEDIPEEncontroEstadualdeDidticaePrticadeEnsino2011
ela, via de regra o lcus fundamental em que a condio docente se realiza. ela, a sala de aula, o espao no qual, docentes e discentes interagem, convivendo durante a maior parte de seus tempos escolares.

A escola um ambiente totalmente social, a diversidade de identidades nela presente contribui para que ela seja um espao cultural, de descobertas, de conhecimento, de aprendizagens, de emoes, de relaes e comportamentos. Analisar a escola como um espao scio-cultural significa compreend-la na tica da cultura, sob um olhar mais denso, levando em considerao a dimenso do dinamismo, do fazer-se cotidiano, levado a efeito por homens e mulheres, trabalhadores e trabalhadoras, negros e brancos, adultos e adolescentes, enfim, alunos e professores, seres humanos concretos, sujeitos sociais e histricos, presentes na histria, atores na histria. Falar da escola como espao scio-cultural implica, assim resgatar o papel dos sujeitos na trama social que a constitui, enquanto instituio (DAYRELL, 1996).

Temas geradores do Projeto de Interveno Pedaggica

Partindo do ponto de vista de que a escola no isolada da sociedade, analisamos as observaes feitas com um pouco mais de cuidado, para no agredir em nenhum sentido a integridade fsica, moral e/ou intelectual de quem quer que seja, dentro das atribuies da possvel interveno. Pensamos ento em diversos temas, os quais geraram discusses para uma escolha coerente com aquilo que a escola realmente necessitava. Como os temas geradores surgiram de acordo com percepes individuais, e sendo colocados em pauta para serem discutidos e avaliados, foi preciso muito dilogo para se chegar a um consenso. Dessa maneira, foi preciso levar em considerao todas as vozes sobre os temas, pois a opinio crtica e participao de todos foi o que consolidou o desenvolvimento do PIP, sendo tambm um ponto importante para nossa formao. Estes temas se chamam geradores porque qualquer que seja a natureza de sua compreenso como a ao por eles provocada, contm em si a possibilidade de desdobrar-se em outros tantos temas que, por sua vez, provocam novas tarefas a serem cumpridas (FREIRE, 1987) Alguns destes temas geraram propostas interessantes como, a de se trabalhar com Educao Ambiental - EA, no entanto de uma maneira diferente do que comumente trabalhada. A professora de Biologia fez ressalvas sobre as questes ambientais dentro da escola e do comportamento dos alunos em relao EA, e constatou que os alunos precisavam ser sensibilizados sobre essa temtica. Foi explicitado tambm, que era preciso

IVEDIPEEncontroEstadualdeDidticaePrticadeEnsino2011

mudar hbitos, trabalhar a coletividade e os valores, culturais e individuais, relacionados a um posicionamento crtico sobre as questes ambientais. Outro tema gerador foi a Incluso, dentro da escola e da sociedade. Esse tema proporcionou de uma maneira muito marcante, o conhecer do dia-a-dia de alunos com necessidades especiais e a realidade vivida por eles dentro do ambiente escolar, alm da relao com professores, colegas, funcionrios e outras pessoas presentes na comunidade escolar. imprescindvel falar de como essa escola campo diferenciada, no apenas no que se refere incluso, mas em outros aspectos tambm. De acordo com o Projeto Poltico Pedaggico (PPP, 2010):
[...] a escola busca ser uma instituio inclusiva, mas assume que necessita de adaptaes fsicas e pedaggicas e se diz aberta novas ideias que contribuiro para manter um nvel de excelncia no apenas no que compete incluso, mas em todo o contexto escolar.

Em relao a essa temtica, observou-se que boa parte dos professores estavam dispostos a falar das situaes vividas em sala de aula com os alunos especiais, compartilhando assim, experincias que poderiam mudar pensamentos e principalmente comportamentos na escola, contribuindo tambm com o desenvolvimento do PIP. E essa contribuio que o professor pode oferecer de suma importncia, para se definir questes sobre a Educao Especial EE; pois observamos que o especial (da EE) vem ao encontro das condies requeridas por alguns alunos que demandam, em seu processo de aprendizagem, auxlios e servios no comumente presentes na organizao escolar de uma maneira geral (SOUSA & PRIETO, 2002). Contudo, chegou-se a uma proposta para a construo do PIP, sendo ela: os comportamentos sociais, os valores e suas influncias, no apenas no ambiente escolar, mas no dia-a-dia dos alunos alm dos muros da escola. Dentro dessa proposta foram relacionadas atribuies como, os vrios tipos de preconceitos; as diversidades culturais; as diferenas sociais; a conscientizao e sensibilizao; as consequncias das aes humanas na sociedade; a interdependncia, os valores morais; a tica e os direitos e deveres de cada um. Ressaltamos que na elaborao do PIP, algumas atividades foram assumidas como propostas, como citado acima, e dessa maneira tivemos o interesse de analis-las como propostas viveis ou no a serem trabalhadas na escola campo, durante o desenvolvimento do PIP.

IVEDIPEEncontroEstadualdeDidticaePrticadeEnsino2011

Atividades realizadas durante a interveno

Para a realizao da interveno, foram trabalhadas atividades relacionadas diretamente com a proposta final que gerou o projeto, e para isso essas atividades foram construdas seguindo uma sistematizao dessa proposta. Nessa perspectiva, foram ordenadas abordagens especficas de acordo com os temas geradores: Educao Ambiental EA e Incluso escolar e social (Educao Especial EE): Dentro do tema gerador EA, a abordagem foi: A preservao do patrimnio escolar pblico; Dentro do tema gerador Incluso escolar e social (EE), a abordagem foi: As consequncias das aes humanas na sociedade e a sensibilizao da comunidade escolar frente incluso. De acordo com essas abordagens as atividades foram divididas em sesses como: Mostra de vdeos; Debates e entrevistas na Rdio da escola; Oficinas interativas; Exposio de Arte; e Construo de um mural informativo. No entanto, no presente trabalho apenas a atividade das Oficinas interativas, ser analisada de uma maneira mais ampla, devido o envolvimento da autora do texto com as mesmas se dar de forma especfica. As Oficinas interativas receberam um ttulo especfico: Repensando e Recriando e foram organizadas em quatro espaos diferentes. So eles: Dinamizando conceitos: espao usado para a realizao de dinmicas referentes a questes como a importncia da coletividade, os preconceitos dentro e fora da escola e as diferenas sociais e culturais. Foram selecionadas cinco (5) dinmicas, cada uma com nome, tempo e materiais caractersticos para sua realizao. So elas: Feitio contra o feiticeiro; Rtulo; Balo egosta; Auxilio mtuo; e A rede. Confeco de materiais com reutilizveis: espao no qual foram construdos, pelos prprios alunos, materiais ldicos e didticos a partir de outros materiais reutilizveis como, garrafas pets, jornais, revistas, caixa de fsforos, caixas de leite e ovos, palitos de picol e canudinhos. Os materiais confeccionados foram os seguintes: DNA (molcula); Bilboqu; Cloroplasto (organela da clula vegetal); Jogo de damas; Vai e vem; e Membrana plasmtica. Ambiente em Jogo: foram selecionados trs jogos com uma abordagem de preservao ambiental. O perfil dos jogos foi um importante recurso didtico para
8

IVEDIPEEncontroEstadualdeDidticaePrticadeEnsino2011

uma possvel sensibilizao e aprendizagem. Ao trmino de cada jogo era discutida com os estudantes a importncia da preservao do meio ambiente, partindo do ponto de vista do ptio da escola, o qual deve ser cuidado pelos alunos tambm com o mesmo carinho, que ao meio ambiente. Os jogos foram emprestados pelo Ncleo de Ensino em Cincias e Meio Ambiente NECIMA, do Instituto de Cincias Biolgicas da UFG. Os jogos foram: Jogo do Boliche R: Reutilizar, Reduzir e Reciclar; Jogo da Cadeia Alimentar; e Jogo Ecolgico. Nas entrelinhas dos desenhos: neste espao trabalhou-se com quatro (4) categorias de desenhos, os quais produzidos pelos alunos. As categorias foram as seguintes: - Desenho livre: a partir do tema Voc colhe o que planta! baseado em um ponto chave: o Preconceito, os alunos desenvolveram os seus desenhos. Demonstrando assim suas opinies e senso critico sobre tal temtica; - Desenho cego: a partir de um desenho em alto relevo o aluno deveria copiar o mesmo desenho, em sua folha de papel, no entanto com os olhos vendados. Dessa forma ele passaria uma mo sobre o desenho em alto relevo e com a outra ele tentaria desenhar o que estava sentindo no papel. O objetivo era demonstrar as dificuldades que uma pessoa com problemas srios na viso enfrenta no seu dia-adia, promovendo assim por parte dos alunos uma reflexo sobre a importncia da Incluso escolar e social; - Criao de quadrinhos curtos: o aluno escolheria entre dois temas, preconceito e/ou diversidade cultural, para produzir quadrinhos curtos com dilogos ou apenas imagens (desenhos). Dessa forma os alunos poderiam se interagir e expressar suas percepes sobre esses temas polmicos, o que os levaram a, mesmo que momentaneamente, pensarem em algumas solues; - Dinmica das Diferenas: essa categoria tratou-se de uma dinmica onde os alunos deveriam desenhar o que o condutor pedisse, no entanto sem retirar o lpis do papel. Foi pedido aos alunos que desenhassem uma pessoa, e em partes o condutor ia pedindo: desenhem a cabea, os olhos, agora a boca e assim por diante. Aps o trmino os alunos percebiam que nenhum desenho era igual, ou seja, que todos percebem uma mesma situao de maneiras diferentes. Os alunos compreenderam que todos ns possumos vises de mundo diferentes e devendo assim respeitar o ponto de vista dos outros.

IVEDIPEEncontroEstadualdeDidticaePrticadeEnsino2011

DISCUSSES TERICAS E RESULTADOS

Antes da anlise de qualquer situao vivida durante essa interveno pedaggica na escola campo, crucial falar da importncia significativa da disciplina de Estgio Curricular Supervisionado. Esta que deve ser considerada como uma ferramenta essencial na construo de uma boa formao profissional para os licenciandos. De acordo com a literatura, desde a reforma das Escolas Normais at a organizao dos Institutos de Educao, h uma crescente preocupao com a consolidao do modelo pedaggico-didtico de formao de professores. Mesmo sendo histricas as sucessivas mudanas no processo de formao docente, essas revelam apenas um quadro de descontinuidade, pois a questo pedaggica, que inicialmente era ausente, veio ocupando lentamente a sua posio central nos ensaios de reformas como as da dcada de 1930. No entanto, at hoje essa questo pedaggica no tem um encaminhamento satisfatrio, o que revela a precariedade das polticas formativas cujas sucessivas mudanas no lograram estabelecer um padro minimamente consistente de preparao docente para fazer face aos problemas enfrentados pela educao escolar no Brasil (SAVIANI, 2009). Mesmo assim, a criao de disciplinas nas Instituies de Ensino Superior, alm de outros mtodos para influenciar diretamente na formao docente, vieram contribuir de uma maneira positiva queles estudantes que querem se dedicar docncia. Junto disciplina de Estgio est tambm a importncia do professor formador, o qual pode levar os professores em formao a um elevado nvel de reflexo crtica sobre teoria e prtica pedaggica. Segundo Paulo Freire (1996, p.22) a reflexo critica sobre a prtica se torna uma exigncia da relao Teoria/Prtica sem a qual a teoria pode ir virando blblbl e a prtica, ativismo. Mas, para que essa reflexo se torne possvel, necessria uma coerncia dos saberes fundamentais para uma prtica eficaz e uma sistematizao da teoria efetiva, dentro da formao docente. Dentre as diversas situaes vividas existem aquelas que nos levam a uma verso melhor de ns mesmos, ou seja, algo que realmente nos motiva a querermos ser melhores naquilo que buscamos fazer, seja como estudantes, professores, pais ou filhos. o caso de algumas situaes vividas durante a interveno na escola campo, situaes como, o simples acolhimento de um funcionrio da escola, um olhar interessado de um aluno, uma palavra de incentivo de um professor e a abertura participativa de um grupo gestor, puderam mudar pensamentos e conceitos j formados sobre os processos educacionais.
10

IVEDIPEEncontroEstadualdeDidticaePrticadeEnsino2011

Desenvolver o PIP em uma escola que, primeiramente, se preocupa com a formao de seus alunos, preparando-os para se tornarem cidados plenos e equilibrados; alm de ser coerente cumprindo boa parte dos objetivos expostos em seu Projeto Poltico Pedaggico PPP foi, sem dvida, uma experincia mpar. Diante dessa realidade pudemos constatar que o carter pblico de determinadas escolas no as eximem de serem excelentes em sua gesto e influncia positiva para toda uma comunidade escolar. Mesmo que uma significativa parte da sociedade desmerea a escola como instituio pblica, esta pode ser autnoma e se tornar melhor do que instituies privadas. Esse desmerecimento perante a sociedade contribui ainda mais para a desvalorizao do professor, o qual pea fundamental na realidade escolar.

[...] natural que a maioria das pessoas esteja interessada no que se passa dia- a-dia numa escola pela sua relao com as crianas que nela se encontram. o que acontece a muitos pais que enviam seus filhos escola em prol dos resultados pessoais que desejam assegurar e no pela contribuio para a teoria educativa (DEWEY, 2002).

Contudo, os resultados mostraram que quando se trabalha em grupo preciso resguardar a autonomia de cada ator envolvido, desde o pesquisador at o ltimo envolvido no processo educacional. Levando assim em conta, a importncia de que cada indivduo dentro da sociedade, fazendo ele parte ou no de um contexto escolar. Finalmente, observamos que o papel crtico desses atores, essencial para que a pesquisa seja significativa dentro das atividades desenvolvidas pelo estgio, em qualquer que seja a escola campo. Aprendemos tambm que, a influncia do professor como um profissional da educao, vai alm dos muros de qualquer instituio de ensino, podendo mudar vidas, conceitos, pensamentos e at mesmo o mundo. Para Freire (1996, p.98) o saber de que no posso duvidar um momento sequer na minha prtica educativo-crtica o de que, como experincia especificamente humana, a educao uma forma de interveno no mundo.

Resultados das atividades especficas


Para a realizao das atividades tivemos que buscar os alunos nas salas de aula, para tanto a participao de cada turma estava prevista em um cronograma. Os professores

11

IVEDIPEEncontroEstadualdeDidticaePrticadeEnsino2011

garantiram a participao de todos os alunos presentes nos dias das atividades, dando como atividade extraclasse essa participao. Assim como na rotina das aulas, alguns alunos se mostraram desinteressados pelas atividades propostas pelo projeto de interveno. Mas, acreditamos que boa parte dos alunos envolvidos conseguiu aprender algo novo, se sensibilizarem e pensarem de forma crtica sobre as abordagens de cada atividade desenvolvida. O desinteresse dos alunos algo real, porm deve ser encarado de uma maneira cautelosa pelo professor, esteja ele em exerccio ou em formao. Devemos ter em mente que aqueles que de alguma forma no se interessaram, no necessariamente so culpados por isso, pois no se pode atribuir culpa a esses alunos que, na maioria das vezes so imaturos e se deparam com as contradies da vida, ou seja, em suas diversas relaes sociais dentro de uma realidade sem perspectiva e sem oportunidades so forados a simplesmente passarem pelo conhecimento, pela aprendizagem e escola, no fazendo parte da construo de tudo isso para suas vidas. A ideia das oficinas interativas e seus diferentes espaos surgiu da inteno de proporcionar aos alunos algo que eles pudessem realmente fazer parte, participar e serem mais ativos do que passivos. De acordo com Libneo (2004, p.150) a ao pedaggica, portanto, no se refere apenas ao como se faz mas, principalmente, ao por que se faz orientando o trabalho educativo para as finalidades sociais e polticas almejadas pelo grupo de educadores. Atravs dessas aes pedaggicas dentro das Oficinas interativas foi possvel perceber o quanto o professor pode contribuir para que o aluno possa ser agente transformador de sua prpria realidade, aprendendo assim a essncia de se fazer algo para seu crescimento intelectual, social e poltico. No primeiro dia das Oficinas interativas Repensando e Recriando, houve um contratempo em relao aos horrios programados, pois determinado professor liberou sua turma no primeiro horrio, sendo que essa turma deveria ser liberada apenas no segundo horrio. Na impossibilidade de trabalharmos com uma turma a mais do que o previsto para o dia de atividades, permanecemos trabalhando com duas turmas apenas. Como as turmas deveriam passar pelos quatro espaos, houve uma determinao de tempo em que as atividades deveriam ser realizadas, 25 minutos para cada espao. Esse tempo estimado foi suficiente (s vezes at excedendo) para que os alunos conseguissem participar efetivamente.

12

IVEDIPEEncontroEstadualdeDidticaePrticadeEnsino2011

Contudo, durante os quatro dias das Oficinas interativas, apesar de todos os contratempos e descompassos, conseguimos realizar um trabalho satisfatrio. As atividades dentro dos espaos foram encaradas pelos alunos positivamente, os quais se empolgaram, questionaram, se comoveram, opinaram, sugeriram e principalmente contriburam para nossa auto-reflexo. De acordo com o cronograma e organizao do espao Nas entrelinhas dos desenhos, seguiu-se a realizao das quatro categorias previstas: Desenho livre, Desenho cego, Criao de quadrinhos curtos e Dinmica das diferenas. Nesse espao o destaque foi para o trabalho com a criatividade dos alunos, com o senso critico e com suas percepes de mundo. A experincia nesse espao foi enriquecedora, promovendo um elevado nvel de reflexo sobre todos os conceitos abordados e sobre tudo, prtica da docncia. Foi possvel repensar sobre a postura de um professor em sala de aula, como ele deve considerar situaes subjetivas, como analisar diferentes perfis e realidades. O professor deve ir alm de suas primeiras observaes sobre os alunos, ele deve chegar a um nvel mais profundo de envolvimento com os alunos. Quando dizemos nvel mais profundo no significa se intrometer ou se relacionar intimamente com os alunos, mas conhec-los de uma forma plena e amigvel. E a essncia desse conhecer o respeito. Se existir respeito entre professor e aluno, coexistir um vnculo difcil de romper, uma relao slida e que poder gerar bons frutos e transformar a vida de ambos. A categoria Desenho cego, a qual foi descrita anteriormente neste texto, foi muito elogiada pelos alunos. Ao final das atividades, dentro dessa categoria, perguntvamos aos alunos o que haviam achado sobre o que eles fizeram. Surgiam ento variadas opinies, iam desde um longo relato sobre algo acontecido e at mesmo a um simples foi legal. Das treze turmas existentes na escola campo, trabalhamos com 10 turmas, ou seja, um percentual de quase 77% dos 452 alunos matriculados no turno matutino. Mesmo que a meta fosse trabalhar com todos esses alunos, as atividades foram satisfatrias de acordo com esse nmero de turmas trabalhadas. As quatro categorias dentro das Oficinas interativas foram muito importantes na execuo da interveno, pois atravs dessas atividades conseguimos colocar em ao grande parte do que pensamos e planejamos durante o desenvolvimento do projeto. O desafio foi superado, atingindo uma poro significativa das expectativas, mesmo tendo cincia de que para alguns alunos essa oportunidade de novos conhecimentos foi desperdiada, a sensao de dever cumprido. muito recompensador trabalhar com a
13

IVEDIPEEncontroEstadualdeDidticaePrticadeEnsino2011

criatividade dos alunos, eles, a todo momento nos surpreendem, nos emocionam e nos faz querer continuar a fazer parte da realidade dos processos educacionais existentes. Por fim, de acordo com os dados construdos na anlise das atividades, verifica-se que as mesmas foram satisfatrias e cumprem com os seus objetivos, sendo por isso, recomendadas em projetos que busquem a discusso e reflexo sobre comportamentos e valores. Conclumos que a aprendizagem foi significativa e que valeu a pena o empenho dos envolvidos nas atividades do estgio como forma de pesquisa na educao bsica.

Consideraes finais
Primeiramente, considero que a integrao de atores como, professor em formao, professor supervisor, professores em exerccio, universidade e escola, propiciou um melhor desempenho em todo o trabalho pensado, organizado e posteriormente executado na escola campo atravs do estgio. Com todas as experincias vividas durante o estgio, foi possvel destacar conceitos bsicos e caractersticas especficas da atuao do professor em formao no ambiente escolar. Ambiente este que contribuiu de forma eficiente para a realizao dos trabalhos realizados nos sentidos, estruturais, organizacionais e principalmente subjetivos,

desenvolvidos durante o PIP. Um conceito analisado de perto na escola campo foi a gesto escolar, pois esta pode fazer toda a diferena em uma instituio educacional pblica. Um grupo gestor participativo pode garantir escola uma integrao ideal com a sociedade, com a comunidade cientifica e com as polticas pblicas voltadas para a melhoria da educao.
[...] os sistemas educacionais, como um todo, e os estabelecimentos de ensino, como unidades sociais especiais, so organismos vivos e dinmicos, fazendo parte de um contexto socioeconmico-cultural marcado no s pela pluralidade, como pela controvrsia que vm, tambm, a se manifestar na escola; portanto, com tais caractersticas devem ser tambm as escolas entendidas. Ao serem vistas como organizaes vivas, caracterizadas por uma rede de relaes entre todos os elementos que nelas atuam ou interferem direta ou indiretamente (LCK, 2000, p. 14).

Nesse sentido, levando em conta o carter participativo da gesto escolar vigente na escola campo, o desenvolvimento e consequentes resultados do PIP foram satisfatrios e ao mesmo tempo cruciais para a apreenso de uma realidade contempornea sobre as mudanas significativas em relao interatividade construda gradativamente dentro da escola.

14

IVEDIPEEncontroEstadualdeDidticaePrticadeEnsino2011

Os resultados foram significativos em todos os nveis do processo de ensinoaprendizagem, ou seja, o arcabouo constitudo dos saberes tericos e prticos vivenciados com a pesquisa dentro da escola campo foi incorporado e abstrado pelo grupo que trabalhou e se dedicou a esse PIP.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
BRASIL. Parmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos; apresentao dos temas transversais. Secretaria de Educao Fundamental. Braslia: MEC/SEF, 1998. DAYRELL, J. T. A escola como espao scio-cultural. Educao em Revista, BH: 1996. DEWEY, J. A Escola e a Sociedade & A Criana e o Currculo.Trad. por: Paulo Faria, Maria Joo Alvarez e Isabel S. Lisboa: Relgio Dgua, 2002. [Livro originalmente publicado em 1900]. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessrios prtica educativa. So Paulo: p. 22, Paz e Terra Editora, 1996. ________. Pedagogia da Autonomia: saberes necessrios prtica educativa. So Paulo: p. 98, Paz e Terra Editora, 1996. FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 1987. LIBNEO, J. C. Organizao e Gesto da Escola: teoria e prtica. 5 ed. Gois: Editora Alternativa, 2004. _____________. Organizao e Gesto da Escola: teoria e prtica. 5 ed. Gois: p. 150, Editora Alternativa, 2004. LCK, H. Perspectivas da gesto escolar e Implicaes quanto formao de seus gestores. Em Aberto, V. 17, n. 72, p. 14. Braslia: 2000. PIMENTA, S. G. O estgio na formao de professores: unidade entre teoria e prtica? So Paulo: Cortez. p. 83, 2001. PPP. Projeto Poltico Pedaggico. Colgio Estadual Waldemar Mundim. Pesquisado em http://colegiowmundim.blogspot.com/p/ppp-do-mundim.html. 2010. SAVIANI, D. Formao de professores: aspectos histricos e tericos do problema no contexto brasileiro. Rev. Bras. Educ., vol.14, n. 40. Rio de Janeiro: jan./abr, 2009. SCHAFFRATH, M. A. S. Estgio e Pesquisa. Ou sobre como olhar a prtica e transform-la em mote de pesquisa. Revista Cientfica/ FAP Verso eletrnica, V. 2, janeiro-dezembro; p. 4. Paran, 2007

15

IVEDIPEEncontroEstadualdeDidticaePrticadeEnsino2011

SOUSA, S. Z. L. & PRIETO, R. G. A educao especial. In: OLIVEIRA, Romualdo Portela; ADRIO, Thereza (Orgs.). Organizao do ensino noBrasil: nveis e modalidades na Constituio Federal e na LDB. So Paulo: Xam, 2002. TEIXEIRA, I.A.C. Da condio docente: primeiras aproximaes tericas. Educ. Soc.vol. 28, n. 99, maio/ago. Campinas: p. 426-443, 2007. VIANNA, H. M. Pesquisa em educao: a observao. Braslia: Plano Editora, 2003.

16

Potrebbero piacerti anche