Sei sulla pagina 1di 37

3

1 INTRODUO

O Direito Internacional visa paz social e a harmonia mundial e para bem desempenhar esse desiderato, utiliza-se de regras de convivncia e de cooperao entre as diversas naes. Quando um indivduo de um pas comete um crime e evade-se para os domnios de outro, com intuito de esquivar-se surge a necessidade dos pases se conciliarem para recompor o equilbrio social, reconduzindo o individuo para que cumpra sua responsabilidade judicial. Neste trabalho, ser analisada, conforme pode ser extrado do ttulo,o histrico da extradio, os motivos,os princpios que regem a extradio,os delitos que no so sujeitos a extradio,diferenas entre deportao, extradio e expulso, entre outros temas. Nesse procedimento ser abordada a competncia judicial do STF para avaliar a legalidade do pedido, e os requisitos primordiais a serem cumpridos pelo pas requerente e pela legislao brasileira, para que haja a concesso judicial e administrativa. Ser ainda, abordada a importncia dos tratados internacionais e da Lei 6.815/80, como forma de tornar clere tal procedimento e garantir a resguarda dos direitos individuais do extraditando, com a finalidade de exortar as arbitrariedades internacionais cometidas por pases que no respeitam os direitos humanos.

2 HISTRICO DA EXTRADIO

A doutrina no chega a um consenso de quando foi o primeiro ato de extradio o que a histria pode nos revela, para uns se deu em Roma, por fora do tribunal dos recuperatores, para outros se deu na Antiga Grcia, entre o rei Filipe da Macednia e Atenas. Para alguns historiadores, de corrente radical, o simples fato de um reino pedir a entrega de um criminoso para o outro reino no guardava as caractersticas da extradio, isso porque o nome extradio inexistia e os hbitos da poca eram outros. Contudo, no compartilhamos dessa posio, pois o nome do instituto irrelevante, ainda mais pelo dinamismo do Direito, quando no comporta as mesmas caractersticas, porque o que impera a essncia e o comportamento da poca para entender a situao atual, do porque que existe, como existe e para que existe, ou seja, uma explicao, um modo e uma finalidade da existncia do instituto. oportuno relatar o entendimento da escola de Celso D. Albuquerque Mello quando nos revela que a extradio j era consagrada em Israel e no Egito. Neste ltimo existe um dos mais antigos tratados, concludos entre Ramses II e Hattisuli, rei dos Hititas, em 1291 a.c, que consagrava a extradio. E arremata de modo conciso e brilhante, a questo da poca que vigorava o instituto no ser a mesma da atualidade. In analitis:

evidente que no possua as caractersticas que hoje apresenta, tanto assim que era prevista a extradio do criminoso poltico e no do criminoso comum.

Por outro lado, era um fenmeno espordico, que geralmente encontrava consagrao aps as guerras. Diante disto, alguns autores negam que tenha existido extradio neste perodo da histria e a fazem datar do sculo XVIII (Coelho Rodrigues) ou da lei belga de 1833 (Villefort).

Na verdade, no podemos deixar de contestar tais opinies, uma vez que a essncia da extradio, isto , conduzir um indivduo para fora de um Estado a fim de entreg-lo a outro Estado, existia na prtica internacional da Antiguidade. O que variava eram alguns detalhes, e claro que um instituto no conserva as mesmas caractersticas atravs dos sculos.

A extradio no Brasil deu-se atravs da Circular de 04.02.1847, que era expedida pelo Ministrio dos Negcios Estrangeiros. Vale destacar, que atravs dessa a extradio podia ser efetivada sem a presena de tratado, somente, vigorando a reciprocidade entre os Estados.

Para compreendermos melhor, o porqu da existncia dessa Circular, necessrio, salientarmos o ano de 1808, quando ocorria no Brasil a chegada de grandes quantidades de imigrantes por fora da abertura dos portos brasileiros ao comrcio direto com as naes amigas, ainda mais, com a vinda da Corte Portuguesa, em fuga de Napoleo Bonaparte. Logo, a origem da mencionada Circular est no fato da monarquia brasileira expedir regras genricas com relao extradio.

A Circular de 04.02.1847 estabelecia a extradio sob a gide dos seguintes argumentos, in verbis:

Quando os crimes pelos quais se reclamar a extradio tiverem sido cometidos no territrio do governo reclamante e este se oferecer ou se prestar a reciprocidade; Quando pela sua gravidade e habitual frequncia forem capazes de por em risco a moral e a segurana dos povos, tais como os de roubo, assassinato, moeda falsa, falsificao e alguns outros;

6 Quando estiverem provados de maneira que as leis do Brasil justificassem a priso e a acusao, se o crime tivesse sido nele cometido; Quando o suspeito ou criminoso for reclamado pelo Ministrio da Nao em que tiver lugar o delito; Se o mesmo indivduo for criminoso em mais de um Estado e for reclamada sua entrega por mais de um governo, deve ser esta feita ao governo cujo territrio tiver sido cometido o mais grave delito.

Cumpre admoestar, que essa Circular, por fora da poca, foi mantida pela Resoluo Imperial de 28 de junho de 1854 e com fulcro nela foram surgindo novos tratados de extradio, mediante firmao da declarao de reciprocidade, passando esta a ser concedida, tambm, como ato administrativo.

Os tratados firmados foram: com o Uruguai em 1851, com o Peru em 1853, com o Equador em 1855, com Portugal em 1857 e com a Argentina em 1857.

2.1 Causas que refletem a extradio

Quando o operador do Direito se refere s causas, aos motivos, as circunstncias ou ato mesmo as finalidades de alguma coisa acerca do instituto, deve-se, primeiramente, ter em mente, o porqu que ela existe, e quais so os seus critrios de existncia.

Com relao ao instituto da extradio o mesmo no foge a essa regra analtica, ou seja, no diferente, pois, conforme sobejamente relatado, sabemos, que so os princpios que regem a existncia do instituto.

Nesse eito, as causas que motivam a extradio concentram-se, principalmente, nas idias de justia e de dever moral entre os Estados no combate

e impunidade, ou seja, o Estado solicita a extradio para levar o indivduo criminoso as barras dos tribunais onde foi cometido o delito, ou para o cumprimento da pena.

Assim, merece destaque, para melhor compreenso e entendimento, as sbias palavras de Luis Ivani de Amorim Arajo:

concesso

da

extradio

encontra

seu

fundamento

na

solidariedade que deve reinar entre todos os membros da comunidade internacional, (punire out dedere) os quais tem necessidade de reprimir os atos delituosos buscando nesse intercmbio de relaes que deve reinar entre todos, que a paz social seja por todos respeitada e mantida.

Depreende-se, assim, que a extradio um veculo latente de represso e criminalidade e a impunidade, mas somente tem a se fortalecer com a coerncia dos Estados na cooperao internacional contra o crime.

No mesmo tom argumentativo, temos as inteligentes e tocantes palavras de Celso D.Albuquerque Mello, seno veja-se:

enquanto o princpio universal de represso da criminalidade o for adotado de modo amplo, o que to cedo no acontecer , a extradio de um instituto necessrio para que a represso seja eficaz. Contudo, historicamente a entrega de criminosos visava mais a ordem interna do Estado do que uma cooperao internacional, vez que esta ltima idia s surge com Grotius.

3 PRINCPIOS DA EXTRADIO

O princpio da especialidade que pauta o instituto da extradio, de forma que o extraditando no ser detido, processado ou condenado por outros delitos cometidos previamente e que no estejam contemplados no pedido de extradio. Na hiptese de encaminhamento e deferimento de pedido de extradio somente para um dos processos a que responde o extraditando, e havendo notcia sobre a existncia de outro(s), os demais juzos so convidados a manifestar interesse em formalizar pedido de extenso ou ampliao (tambm conhecida como extradio supletiva ou complementar), j que no se vislumbra um pedido de "aditamento". A previso de extenso encontra respaldo inclusive no modelo de tratado sugerido pelas Naes Unidas que, em seu artigo 14, explicita que:

"um indivduo extraditado (...) no poder, no territrio do Estado requerente, ser processado, condenado, detido ou reextraditado para um terceiro Estado, nem ser submetido a outras restries em sua liberdade pessoal, por uma infrao cometida antes da entrega, salvo: a) se se tratar de uma infrao pela qual a extradio tenha sido concedida; ou b) se o Estado requerido manifestar a sua concordncia".

Outro princpio norteador da extradio o da Dupla Incriminao do Fato, tambm conhecido como Princpio da Identidade ou da Incriminao

Recproca, que se legitima na necessidade de o crime assim ser considerado tanto no pas que requer a extradio de um indivduo como no Estado requerido.

Sua interpretao traduz-se na garantia de no infringncia ao princpio da legalidade, ou seja, de que no pode haver um crime se no houver previso legal assim o definindo. No caso dos pedidos de extradio, estes no se restringem, porm, existncia de previso de tipos legais idnticos, mas tambm se a ao tpica e antijurdica nos dois ordenamentos jurdicos, excluindo-se, da, os delitos de natureza militar ou poltica.

O Princpio da reciprocidade est delineado no caput do art.76, da lex estrangeirista, ou seja, na ausncia de tratados entre os Estados, a extradio poder ser efetivada com base em declarao ou promessa de reciprocidade.

Ademais, imprescindvel a verificao do princpio do non bis in idem, ou seja, na hiptese de existir sentena condenatria transitada em julgado pelo mesmo crime em que se solicita a extradio, esta no ser concedida.

Atualmente, esto em vigor 23 tratados bilaterais de extradio, quais sejam: Argentina, Austrlia, Blgica, Bolvia, Chile, Colmbia, Equador, Espanha, Estados Unidos da Amrica, Frana, Itlia, Litunia, Mxico, Paraguai, Portugal, Reino Unido da Gr-Bretanha e Irlanda do Norte, Repblica da Coria, Romnia, Rssia, Sua, Ucrnia, Uruguai e Venezuela. Entre os multilaterais esto em vigor Mercosul s Estados Parte , Mercosul, Bolvia e Chile, e a Conveno das Naes Unidas contra o Crime Organizado Transnacional, conhecida como Conveno de Palermo.

Tramitam no Congresso Nacional os tratados bilaterais de extradio com os seguintes pases: Angola, Canad, Guatemala, Lbano, Moambique, Panam, Repblica Dominicana e Suriname.

Ademais, a Secretaria Nacional de Justia tem buscado cada vez mais negociar instrumentos visando estreitar os laos e desburocratizar a tramitao dos pedidos de extradio. Entre as negociaes em curso, temos os acordos bilaterais

10

com: frica do Sul, Albnia, Alemanha, Arglia, China, El Salvador, Guiana, ndia, Japo, Marrocos, Polnia, Sria e Turquia.

4 DELITOS NO SUJEITOS A EXTRADIO

O Brasil no concede a extradio quando a lei brasileira impuser, ao delito, pena de priso igual ou inferior a um ano, bem como, tambm, no concede a extradio dos crimes militares, polticos, de opinio, de imprensa, de religio, de caa e pesca.

A de se observar, que a lei belga de 1833, foi a pioneira a proibir a extradio de criminoso poltico, pois, nessa poca, segundo mostra a histria, a Sua e a Blgica passaram a conceder asilo, por fora desses, colocavam nos tratados que concluam a vedao de se extraditar criminoso poltico.

O instituto do asilo protege o criminoso poltico contra todas as medidas arbitrrias e abusivas das autoridades governantes. Sem adentramos, na esfera da abduo internacional, temos que a extradio restitui o indivduo criminoso ao Estado que o reivindica, contudo, o asilo.

Para se conceder a extradio, ou ser ao menos apreciado o mrito do pedido, necessria a presena de alguns pressupostos para que haja a possibilidade de extradio, sendo eles quanto pessoa acusada e quanto natureza do crime.

Neste sentido, o professor Julio Fabbrini Mirabete (1996, p. 89), leciona:

"No ser concedida extradio de estrangeiro por crime poltico ou de opinio (art. 5, LII da CF). Quanto ao crime poltico, o entendimento de que somente ser impedida a extradio quando se tratar de delito poltico puro. Para se verificar se h, ou no,

11 preponderncia do crime comum (crime poltico relativo), levam-se em conta, inclusive, circunstncias anteriores ao delito, no estando vinculado o STF deciso do tribunal de outro pas que j tenha negada a extradio. No so equiparados aos crimes polticos os delitos de guerra, contra a paz e de genocdio, uma vez que so violaes de normas internacionais."

Quando pessoa do acusado, a legislao da quase totalidade dos Estados aplica-a apenas a estrangeiros e a naturalizados, quando pela prtica de crime antes da naturalizao.

Quanto natureza do delito, este engloba trs dos pressupostos a serem apresentados:

o delito deve ser considerado crime pela legislao de ambos os Estados, pressupondo o processo legal;

ser crime comum; e imputar pena privativa de liberdade, limitada ao quantum determinado pela legislao do pas requerido. So vedaes, nos limites quanto natureza do crime, para o

estrangeiro, se o pedido por crime de opinio ou poltico, como veremos mais adiante. Outros pressupostos necessrios extradio:

jurisdio penal do Estado requerente; e no ter havido a extino da punibilidade pelo decurso de tempo, quer pela legislao do Estado requerido como pela do Estado requerente. Este ltimo pressuposto, recentemente, foi objeto de consideraes

quando do tratado de extradio firmado entre o Brasil e o Reino Unido, onde a mdia, desconhecendo-o, afirmava que Ronald Biggs poderia vir a ser extraditado pelo assalto ao trem pagador, crime este cometido no incio da dcada de sessenta.

12

O Excelso Pretrio trouxe razo quando da anlise de pedido de habeas corpus, afirmando a prescrio daquele delito pela legislao ptria, o que inviabilizaria o pretenso pedido de extradio ventilado pela imprensa nacional. Como vimos anteriormente, alguns crimes no tornam seu autor passvel de ser extraditadopelasuaprtica. A seguir, trataremos deles. Os crimes militares, por se tratar de crime prprio, onde o sujeito ativo o comete por sua condio de militar, no se aplicando a extradio j que o indivduo no pode ser considerado como tal para a prtica de idntico crime no Estado requerido, onde se encontre refugiado. Os crimes polticos, definidos pela doutrina, pelo critrio objetivista, como aquele perpetrado contra a ordem poltica estatal, sendo importante que o bem jurdico atingido seja de natureza poltica e, pelo critrio subjetivista, quando cometido com finalidade poltica. Os Estados concedem asilo ao indivduo aqui caracterizado uma vez que, pelo aspecto anti-social do crime ser relativo, o Estado nacional dificilmente promoveria um julgamento imparcial e, ainda, pelo aspecto do no-intervencionismo nos assuntos de um Estado estrangeiro. So passveis de extradio, entretanto, os autores de crimes e atentados contra chefes de Estado ou qualquer pessoa que exera autoridade, bem como de crimes anti-sociais praticados por terroristas e anarquistas. No Brasil, a Lei n 6.815/80, alterada pela Lei n 6.964/81, que em seus artigos 76 a 94 trata da extradio, traz uma inconstitucionalidade (art. 5, LII, CF/88) em seu art. 77, in verbis:

"Art. 77. No se conceder a extradio quando: (...) VII o fato constituir crime poltico; (...)

13 1 - A exceo do item VII no impedir a extradio quando constituir infrao da lei penal comum, ou quando do crime comum, conexo ao delito poltico, constituir o fato principal".

De acordo com Jos Afonso da Silva, no seu livro Curso de Direito Constitucional positivo, o fato principal, para a tutela constitucional, sempre o crime poltico, sendo este que imuniza o estrangeiro da extradio; predomina sobre qualquer outra circunstncia, pouco importando se h ou no delito comum envolvido. Tambm no esto sujeitos extradio os autores de crimes contra a religio, crimes de imprensa, delitos de caa e pesca,etc. No Brasil, ainda, protegido aquele que cometeu delito ou crime cuja pena de priso, pela sua legislao, seja inferior a um ano.

5 CRIMES POLITICOS E CRIMES TERRORISTAS

A crise contempornea do combate ao terrorismo e a proteo dos Direitos Humanos um desafio da agenda poltica internacional. notrio que o terrorismo uma das principais ameaas a tais direitos.

Entretanto, o ordenamento jurdico, bem como as estruturas jurdicas, notadamente a jurisprudncia, so confrontados pelo impasse em no encontrar no ordenamento respostas conclusivo a esse fenmeno.

Alm de no haver uma tipicidade conclusiva sobre a estrutura do que seria um crime de terrorismo, h ainda a ausncia sobre o conceito de definio de crime poltico.

14

Ambos os fenmenos delitivos no possuem uma tipicidade penal jurdica definida. A problemtica ganha vulto ao constatarmos que a Constituio do Brasil protege o criminoso poltico em suas clusulas ptreas art. 5, LII , vedando a extradio.

Noutro giro, repudia o terrorismo art. 4, VIII. Inevitvel, portanto, o debate de quais seriam as diferenas entre terrorismo e crime poltico. Uma compreenso desse fenmeno somente possvel a partir da uma inteleco de concepes de poder, violncia e jurisdio constitucional numa perspectiva da proteo dos Direitos Humanos.

Num cenrio de mundializao, a defesa dos Direitos Humanos requer no somente intervenes militares ou a defesa por instituies internacionais, tal como a Organizao das Naes Unidas ONU.

Requer-se, outrossim, a instaurao de uma cultura de proteo em todas as searas de ao do Estado e da sociedade. Portanto, exige de todos os rgos, estatais ou no, um compromisso com tal defesa, inclusive por parte do Poder Judicirio.

Nesse sentido, os processos de extradio tambm perfazem um instrumento de proteo dos Direitos Humanos. A jurisprudncia dos tribunais superiores, notadamente o Supremo Tribunal Federal (STF), devem ser relidas sob a gide de uma cultura de defesa dos Direitos Humanos.

A extradio , em sntese, um ato jurdico entre Estados sendo o mrito da ao um pedido de envio de um suposto criminoso poltico. Assim sendo, qual seria o critrio, uma vez que no h uma tipicidade, para se promover a distino entre um ato de terror e um delito poltico? O impasse requer uma reflexo tica, poltica e jurdica, que somente tem sentido se orientada sob o foco dos Direitos Humanos.

15

Nesse sentido, a jurisprudncia do STF tambm um instrumento local de defesa de tais Direitos. Pensar localmente inclui uma reflexo sobre a hermenutica utilizada pelo STF para solucionar tal impasse.

Acredita-se equivocada uma anlise jurdica exclusivamente atrelada aos paradigmas penais. O agir localmente, ou seja, em sede de anlise de um pedido de extradio perde o sentido se no confrontado com a necessidade de uma preocupao numa perspectiva global, os Direitos Humanos.

O estranhamento que impede o aplicador do Direito permanecer inerte ao constatar duma leitura rpida da Constituio da Repblica Federativa do Brasil uma aparente contradio entre seus artigos 4, inciso VIII em face do artigo 5, inciso LII, que assim dispem:

Art. 4 A Repblica Federativa do Brasil rege-se nas suas relaes internacionais pelos seguintes princpios: (...) VIII repdio ao terrorismo e ao racismo; Art. 5 LII no ser concedida extradio de estrangeiro por crime poltico ou de opinio;

Da primeira leitura depreende-se que o Brasil, nas suas relaes internacionais, tem por princpio repudiar o terrorismo, que acomete a comunidade internacional.

Todo ato terrorista dever ser, portanto, rejeitado pela Repblica Federativa do Brasil. Destaca-se a expresso utilizada pela Constituio, repdio. Repudiar rejeitar o abjeto, o vil. Trata-se de repugnar algo desprezvel, que gera asco.

16

O exegeta introjetado dos valores constitucionais ao se deparar com um ato de terrorismo dever ter ojeriza do episdio e, portanto, rejeitar qualquer tipo de condescendncia com seus agentes. Essa a idia de repudiar.

Noutro giro, o delito ocorrido no exterior e somente se refere exclusivamente ao atentado alhures, pois seu debate se d em sede de extradio , se compreendido como sendo poltico dever gerar a negativa pelo Supremo Tribunal Federal do pedido de envio do paciente.

Em outras palavras, o delinqente estrangeiro que comprova que seu crime categorizado como sendo poltico dever ter o pedido de extradio contra ele negado. Em suma, se o criminoso aliengena comprova o carter poltico de seu ato delitivo, ele ser abraado pelo Estado Democrtico de Direito.

O Brasil, a nao democrtica de direito, recebe, portanto, em seu seio o infrator estrangeiro, um condenado alhures. A democracia brasileira acolhe um criminoso estrangeiro, desde que compreendido o carter poltico de seu ato. O Estado de Direito protege o delinqente, justamente aquele que violou o direito.

O primeiro estranhamento se d em compreender o aparente paradoxo que h em um Tribunal, no caso o STF, proteger, negando a extradio, um criminoso condenado por outro Estado soberano. Em outras palavras, a suposta contradio de Tribunal casa da Justia e da sano ao infrator do direito , socorrer um facnora.

Ademais, no razovel permanecer inerte perante tais dispositivos sem questionar quais seriam o limite e a extenso de cada um desses conceitos jurdicos terrorismo ou crime poltico e procurar compreender os desafios hermenuticos dos votos do Supremo e as limitaes cognitivas dos processos de extradio.

Haveria uma contradio aparente entre esses dois institutos. Contudo, onde h contradies explicveis. (...). O melhor ler com ateno (Machado de Assis), partindo do pressuposto de que o direito no um dado, mas uma

17

construo. Para tanto, requer-se uma investigao crtica, ou seja, desbanalizando o banal.

Conforme j denunciado por GADAMER e HABERMAS, a aceitao incondicional dos preconceitos tradicionais incapaz de servir na busca da verdade. No se pauta a partir do texto legal ou da mera repetio intelectual da balizada doutrina. A investigao visa pesquisar a relao e o alcance do terrorismo e do crime poltico em sede de extradio a partir dos julgados do STF em confronto com o conhecimento filosfico.

A prcompreenso, embora necessria e incidente no processo interpretativo, deve ser temperada granus sallis com propriedades crticas.

O terror retorna ao debate aps os episdios de onze de setembro. Contudo, os atos de barbrie sempre estiveram presentes ao longo dos tempos. Em que pese sua constncia histrica, ainda um fenmeno pouco estudado e compreendido. Seria um mero ato de violncia? Representaria uma histeria poltica? Ou um inevitvel choque entre civilizaes? A violncia um importante elemento na luta pelo poder? A ao virulenta inerente condio humana? Todos esses questionamentos ganham nova problematizao na medida em que o combate ao terrorismo e defesa dos Direitos Humanos encontra um desafio jusfilosfico, o criminoso poltico.

As dvidas que perduram sobre o ato de terror se repetem no tocante ao crime poltico. O que crime poltico? Seria um ato contra tiranias ou contra um revolucionrio? O que diferencia um delito poltico de um ato de terror? Esse debate merece o devido destaque da jurisdio constitucional, pois, se por um lado a Constituio Federal do Brasil protege o criminoso poltico, de outro, repudia o terrorismo art. 4, VIII da Constituio.

A problemtica ganha vulto a partir da constatao que todas as Constituies dos pases ibrico-latino-americanos possuem o mesmo tratamento

18

quanto ao terrorismo e o crime poltico. Todas as Constituies Ibricas e latinoamericanas vedam a extradio do delitivo poltico.

Significa dizer que se um chileno, aps cometer um crime poltico fugir para o Brasil, a Constituio brasileira o proteger, vedando a sua extradio. Caso um brasileiro incorra num delito poltico e fuja para a Espanha, a Constituio Espanhola tambm o acolher proibindo a sua devoluo ao pas de origem. Constata-se que h uma verdadeira rede formal entre Constituies que agem em co-proteo ao criminoso poltico nos pases ibricos e latino-americanos.

Tanto os Estados, quanto as organizaes internacionais e o sistema jurdico ainda no apresentaram suficientemente uma resposta para esse problema. O desafio analisar se a jurisprudncia dos tribunais superiores, quando da anlise dos pedidos de extradio, est verdadeiramente se debruando sobre essa problemtica.

A crise contempornea de combate ao terrorismo e as ameaas proteo dos Direitos Humanos enfrenta, ainda, as inconsistncias jurisprudenciais das Cortes Constitucionais dos pases ibricos e latino-americanos na tutela jurdica dos criminosos polticos, a partir do paradigma inaugurado pela Conveno Interamericana contra o Terrorismo.

A Conveno Interamericana contra o Terrorismo promulgada no Brasil pelo Decreto n 5.639/2005 dispe em seu artigo 11 que nenhum ato de terror ser considerado delito poltico ou delito conexo com um delito poltico ou um delitoinspirado por motivos polticos.

Tal dispositivo legal se justifica em razo da existncia, da j mencionada rede de mtua proteo do criminoso poltico pelas Constituies de pases Ibricas e latino-americanas, que supostamente permitiram, sob o plio de crime poltico, dar guarida a verdadeiros terroristas.

19

No se pode olvidar que um dos componentes da jurisdio constitucional em sede internacional o entendimento jurisprudencial quanto aos pedidos de extradio.

Em razo da globalizao e da necessidade de elaborao de jurisdies constitucionais multinacionais em face da violncia, a extradio de terroristas ganha importante destaque, numa viso sistmica de pensar globalmente os Direitos Humanos e agir localmente, no mbito da jurisprudncia.

Tal preocupao no sem razo, pois, inclusive no Brasil, constam decises em sede de extradio que so passveis de questionamento. Cita-se, por exemplo, a extradio 700/RFA. Vale a reproduo da ementa:

EMENTA: Extraditando acusado de transmitir ao Iraque segredo de estado do Governo requerente (Repblica Federal da Alemanha), utilizvel em projeto de desenvolvimento de armamento nuclear. Crime poltico puro, cujo conceito compreende no s o cometido contra a segurana interna, como o praticado contra a segurana externa do Estado, a caracterizarem, ambas as hipteses, a excludente de concesso de extradio, prevista no art. 77, VII e 1 a 3, da Lei n 6.815-80 e no art. 5, LII da Constituio. Pedido indeferido, por unanimidade. Constata-se que o Supremo Tribunal Federal STF num pedido de extradio de um cidado alemo indeferiu o pedido de extradio entendendo que o envio de projetos de desenvolvimento de armamento nuclear ao Iraque seria um mero crime poltico, e, portanto, merecedor da proteo da Constituio do Brasil.

Ademais, tal extradio est traduzida em trs idiomas ingls, francs e espanhol e divulgada no site do STF para toda a comunidade internacional, com vistas a divulgar a linha

jurisprudencial da mais alta corte do Brasil. Vejamos outro exemplo em outra jurisprudncia mais recente. O Tribunal, por maioria, indeferiu pedido de extradio, formulado pelo

20 Governo da Itlia, de nacional italiano condenado pela prtica de diversos crimes cometidos entre os anos de 1976 e 1977 naquele pas. Salientando a jurisprudncia da Corte quanto adoo do princpio da preponderncia (Lei 6.815/80, art. 77), entendeu-se aplicvel, ao caso, o inciso LII do art. 5 da CF, que veda a extradio por crime poltico ou de opinio, uma vez que a exposio dos fatos delituosos imputados ao extraditando, no obstante, isoladamente, pudessem configurar prticas criminosas comuns, revestiam-se de conotao poltica, porquanto demonstrada, no contexto em que ocorridos, a conexo de tais crimes com as atividades de um grupo de ao poltica que visava alterao da ordem econmico-social do Estado italiano. Ressaltou-se, ainda, a ausncia da prtica do delito de terrorismo, pois, embora os crimes tivessem sido cometidos por meio do uso de armas de fogo e elementos explosivos, nas sentenas condenatrias juntadas aos autos, no se demonstrara que a prtica de tais atos pudesse ocasionar, concretamente, riscos generalizados populao. (Ext 994, Rel. Min. Marco Aurlio, Informativo 413) (grifo nosso).

Depreende-se que o STF entendeu que mesmo colocando em risco generalizado populao com bombas e outros artefatos blicos, os agentes que no concordavam com a ordem-econmica social, ou seja, que abandonaram o debate democrtico e optaram por aes armadas direcionadas a civis no so terroristas, mas meros criminosos polticos, logo merecedores da proteo do Brasil. Contudo, noutro giro, a Folha de So Paulo em 18/03/2007 verso eletrnica noticiou assim a priso de um dos chefes da organizao de extrema esquerda Proletrios Armados pelo Comunismo (PAC), grupo italiano ligado s Brigadas Vermelhas: Ex-terrorista da esquerda italiana preso no Brasil.

As aes terroristas so antigas e aparecem ao longo da histria. H cerca de 2.500 anos, Sun Tzu na obra A Arte da Guerra explicitava a essncia do terror: Mate um; amedronte dez mil.

21

Modernamente, a expresso terrorismo apareceu na Frana, no final do sculo XVIII, para referir-se ao regime de violncia implantado

pelos jacobinos de Robespierre, sendo includo no Dicionrio da Academia Francesa. No sculo XX, o estopim que deflagrou a Primeira Guerra Mundial foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, do imprio austro-hngaro, por integrante do grupo terrorista srvio Mo Negra.

A partir da dcada de 1970, a atuao de grupos terroristas passou a ter motivao poltica: na Itlia, as Brigadas Vermelhas; na Alemanha, o BaaderMeinhof. Atentados a bombas e seqestros foram marcas desses grupos terroristas. Nos anos de 1980 e de 1990, houve disseminao de organizaes terroristas pelo mundo com motivaes religiosas, ideolgicas, nacionalistas, mercenrias e de Estado.

Os anos de 1990 trazem a lume uma nova ttica terrorista os mrtires suicidas, que somados aos carros-bomba, causam o maior nmero possvel de mortes e destruio, principalmente em locais pblicos.

Na Amrica do Sul, em Buenos Aires-Argentina, nos anos de 1992 e 1994, atentados a bombas contra entidades judaicas mataram 140 pessoas. Paralelamente ao desenvolvimento das tticas e estratgias utilizadas por terroristas, evoluem as ideologias revolucionrias advogadas por Robespierre, Marx, Lnin, Trostki, Stalin, Mao-Ts Tung, Fidel Castro, Che Guevara, Yasser Arafat, Mariguella e outros. A Comisso Parlamentar Mista de Inqurito do Congresso Nacional, concluda em 1983, examinou a escalada da ao terrorista no pas nas dcadas de 1960 e 1970.

As organizaes terroristas da poca obedeciam a ideologias aliengenas, notadamente as oriundas da Unio Sovitica, da China comunista e de Cuba, inclusive realizando cursos de capacitao nesses pases, e tambm na Lbia, na Sria e no Lbano, aprendendo tcnicas e tticas para executar aes terroristas,

22

como o apoderamento ilcito de aeronaves, a exploso de carros-bomba e os assassinatos seletivos ou justiamentos.

Naquela poca, foram iniciados os primeiros contatos entre as organizaes de extrema esquerda e os grupos terroristas rabes. Alguns terroristas brasileiros e os estrangeiros do grupo Baader- Meinhof da Alemanha, Brigadas Vermelhas da Itlia e Exrcito Vermelho Japons, atuantes nas dcadas de 1960 e 1970, foram doutrinados por meio do Mini-manual da Guerrilha Urbana, cartilhapadro do terror elaborado por Carlos Mariguella, em1969.

6 DIFERENA ENTRE EXPULSO E EXTRADIO

6.1 Expulso

A expulso do estrangeiro que se encontre em territrio brasileiro est disciplinada na Lei 6815/80, nos artigos 65 a 75 e no Decreto 86.715/81, art. 100 a 109. Sem nos determos anlise e discusso, no campo doutrinal, sobre o instituto da expulso, buscaremos explicitar o seu tratamento e aplicao nos termos em que o estabelece o Estatuto do Estrangeiro e o correspondente Decreto de Regulamentao.

O artigo 65 (Lei 6815/80) determina:

passvel de expulso o estrangeiro que, de qualquer forma, atentar contra a segurana nacional, a ordem poltica ou social, a tranqilidade ou moralidade pblica e a economia popular, ou cujo

23 procedimento o torne nocivo convenincia e aos interesses nacionais.

Mas, no se esgotam ali as causas de expulso, sendo igualmente passvel de deportao, o estrangeiro que (pargrafo nico do art. 65):

a) praticar fraude a fim de obter sua entrada ou permanncia no Brasil; b) havendo entrado no territrio nacional com infrao lei, dele no se retirar no prazo que lhe for determinado, no sendo aconselhvel a deportao; c) entregar-se vadiagem ou mendicncia; ou d) desrespeitar proibio especialmente prevista em lei para estrangeiro.

A expulso formalizada atravs de Decreto de competncia exclusiva do Presidente da Repblica, a quem cabe resolver sobre a convenincia e a oportunidade da expulso e de sua revogao (art. 66). Uma vez decretada e efetivada a expulso, uma de suas graves conseqncias a impossibilidade do estrangeiro retornar ao Brasil. O retorno crime, tipificado no Cdigo Penal brasileiro, no Captulo dos Crimes contra a Administrao da Justia, cujo art. 338 estabelece:

Reingressar no territrio nacional o estrangeiro que dele foi expulso: Pena - recluso, de um a quatro anos, sem prejuzo de nova expulso aps o cumprimento da pena.

24

Somente a revogao, de competncia exclusiva do Presidente da Repblica, permitir seu regresso. Ao Ministro da Justia compete instaurar o inqurito, que na maior parte das infraes, ser sumrio, no excedendo ao prazo de 15 dias.

assegurado o direito de defesa, mas no cabe pedido de reconsiderao. O Ministro da Justia poder, a qualquer tempo, determinar a priso, por noventa dias, do estrangeiro em processo de expulso, podendo, igualmente, prorrogar tal medida por outro igual perodo.

Caso o processo no se conclua no prazo de at 6 meses, o estrangeiro ser posto em liberdade vigiada e, se vier a descumprir as condies de conduta impostas, pode ter sua priso decretada novamente.

Conforme j referido em captulo anterior, inexpulsvel o estrangeiro que tenha cnjuge brasileiro, de quem no esteja separado de direito ou de fato, ou filho brasileiro sob sua guarda e manuteno econmica (art. 75).

Contudo, o pargrafo 1 do mesmo artigo, ressalva que no impedem a expulso, a adoo ou reconhecimento de filho brasileiro superveniente ao fato que a motivar. Igualmente, em se configurando o abandono do filho, o divrcio ou a separao do casal, a expulso poder ocorrer a qualquer tempo (Pargrafo 2).

Ainda com base no art. 75, da lei 6815//80, no se proceder a expulso se esta implicar em extradio inadmitida pela lei brasileira.

Expulso e Refgio: especificao introduzida no direito nacional, relativamente expulso o disposto na Lei 9474, de 22 de julho de 1997, a

25

chamada Lei de Refugiados, que, na verdade, se ocupa da implantao do Estatuto dos Refugiados de 1951, em nosso pas.

A matria afirma, no direito interno, os compromissos do Brasil como signatrio da Conveno de Genebra, de 1951, especificamente os artigos 32 e 33, daquela Conveno das Naes Unidas.

Assim, a Lei n 9474/97, em seu art. 36, peremptria ao afirmar que no ser expulso o refugiado que esteja regularmente registrado, exceto em caso de existirem motivos de segurana nacional ou ordem pblica.

E esclarece, no artigo 37 que, em caso de decretar-se a expulso de um refugiado, esta no resultar em sua retirada para pas onde sua vida, liberdade ou integridade fsica possam estar em risco, e apenas ser efetivada quando houver certeza de que o mesmo ir para um pas onde no haja riscos de perseguio. Para ultimar, uma referncia a respeitveis juristas brasileiros que, comentando o direito vigente no Brasil, ao analisar a natureza punitiva da expulso, classificam-na como um provimento sancionatrio da autoridade administrativa, embora no se constitua em pena, no sentido especfico de sano conduta criminosa, imposta por sentena judicial.

Assim, pelas caractersticas de que se reveste, implicando restrio liberdade de locomoo do ser humano no que afasta compulsoriamente o estrangeiro do territrio nacional, impe-se a sua interpretao restrita, com observncia dos princpios publicsticos da legalidade e da amplitude do direito de defesa 1 .

Com igual precauo e humanidade, manifesta-se Carvalho, face s conseqncias de que se reveste a expulso, particularmente no direito brasileiro

CAHALI, Yussef Said, Estatuto do Estrangeiro, Editora Saraiva, 1983, p. 236-237.

26

que a torna medida em carter definitivo contra o estrangeiro, restringindo sua revogao a ato privativo do Presidente da Repblica.

A expulso, pelo carter discriminatrio de que se reveste, medida intrinsecamente odiosa. preciso, pois, restringi-la aos casos reais e provadamente atentatrios da ordem pblica, cujos limites devem ser precisamente determinados, quer atravs a jurisprudncia

administrativa, quer atravs da doutrina. A eficcia da expulso, como medida de preservao da ordem pblica, no vai a ponto de justificar-lhe decretao sem o mnimo de observncia dos princpios de defesa dos direitos humanos 2 .

6.2 Extradio

A extradio o ato pelo qual um Estado faz a entrega, para fins de ser processado ou para a execuo de uma pena, de um indivduo acusado ou

reconhecido culpvel de uma infrao cometida fora de seu territrio, a outro Estado que o reclama e que competente para julg-lo e puni-lo. O Ministrio da Justia, no Guia 3 para estrangeiros no Brasil, expressa que a extradio ato de defesa internacional, forma de colaborao na represso do crime. Objetiva a entrega de um infrator da lei penal, que, no momento, se encontra em nosso pas, para que possa ser julgado e punido por juiz ou tribunal competente do pas requerente, onde o crime foi cometido. Trata-se, pois, de um ato com fundamento na cooperao internacional no combate e represso criminalidade.

CARVALHO, Dardeau, A situao Jurdica do Estrangeiro no Brasil. So Paulo, Sugestes Literrias S.A., 1976, p. 113. 3 Ministrio da Justia: Guia para Orientao a estrangeiros no Brasil, Departamento de Estrangeiros da Secretaria de Justia , Braslia-DF, 1997.

27

A extradio est definida nos artigos 76 a 94 do Estatuto do Estrangeiro, e constitui uma faculdade do Pas conced-la (poder ser), como se depreende do art.76:

A extradio poder ser concedida quando o governo requerente se fundamentar em tratado, ou quando prometer ao Brasil a reciprocidade. Baseia-se, pois, em pedido de governo estrangeiro, fundamentado em tratado existente com o Brasil ou em compromisso de reciprocidade.

A legislao brasileira taxativa quanto s situaes em que a extradio no ser concedida (art. 77):

I se tratar de brasileiro, salvo se a aquisio dessa nacionalidade se verificar aps o fato que motivar o pedido; II quando o fato que est base do pedido no for crime no Brasil ou no Estado requerente; III nos casos em que o Brasil for competente, segundo suas leis, para julgar o crime imputado ao extraditando; IV se a pena imposta pela lei brasileira para o crime for igual ou inferior a um ano; V no caso em que o extraditando estiver respondendo processo ou j houver sido condenado ou absolvido no Brasil pelo mesmo fato em que se funda o pedido de extradio; VI quando estiver a extinta a punibilidade pela prescrio de acordo com a lei brasileira ou a do Estado requerente;

28 VII se o for pedida com base em crime poltico; mas essa exceo no impedir a extradio, quando o crime comum, conexo ao delito poltico, constituir o fato principal; VIII se o extraditando tiver que responder, no Estado requerente, perante um Tribunal ou Juzo de Exceo.

A apreciao do carter da infrao alegada pelo Estado requerente de competncia exclusiva do Supremo Tribunal Federal (Art. 77, pargrafo 2).

Ainda segundo a Lei 6815/80, a extradio ser requerida por via diplomtica, ou na falta de agente diplomtico, diretamente de governo a governo. Recebido o pedido, o Ministrio das Relaes Exteriores o enviar ao Ministrio da Justia, que o remeter ao Supremo Tribunal Federal (STF). Assinalamos aqui mais uma disposio do Estatuto do Estrangeiro derrogada pela Constituio Federal de 1988. Seno vejamos: Dispe a Lei 6815/80 que:

o Ministrio da Justia ordenar a priso do extraditando, colocando-o disposio do Supremo Tribunal Federal (art. 81).

Promulgada em 1988, a Constituio Federal ao tratar dos Direitos e Garantias Fundamentais, assegura que:

ningum ser preso seno em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciria competente, salvo nos

29 casos de transgresso militar ou crime propriamente militar, definidos em lei (CF, art. 5, inciso LXI).

A Jurisprudncia do STF confirma a revogao do dispositivo da Lei 6815/80. Vejamos deciso unnime do Tribunal Pleno, em pedido de Habeas Corpus de extraditando:

Ementa: - Priso de Extraditando: artigos 80 e 81 da Lei n 6815/80, de 19.08.980, alterada pela Lei 6.964, de 09 de 12.1981. Alegaes de ilegalidade da priso porque: 1) no solicitada pelo Juiz processante, do Estado requerente da extradio (art. 80); 2) decretada por Ministro do Supremo Tribunal Federal, quando deveria ter sido pelo Ministro da Justia (art. 81); 3) no apresentada legislao do Estado requerente, relativa prescrio (art. 80, caput); 4) invlido o decreto de priso, emitido pelo Juiz processante, por no conter a descrio dos fatos delituosos, nem indicar a data da ocorrncia, sua natureza e circunstncias. 1. Tendo sido a priso preventiva decretada pelo Juiz processante, no Estado estrangeiro, e a ordem de captura encaminhada s autoridades brasileiras competentes, por via diplomtica, com pedido de extradio, de ser rejeitada a alegao de que no foi solicitada (a priso) pelo referido Juiz. 2. O art. 81 da Lei 6815, de 19.08.1980, alterada pela Lei 6964, de 09.12.1981, atribua ao Ministro da Justia o poder de decretar a priso do extraditando. Tal norma ficou, nesse ponto, revogada pelo inciso LXI do art. 5 da Constituio Federal de 1988, em razo do qual, excetuadas as hipteses referidas, ningum ser preso seno por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciria competente. 3. Tal competncia passou, ento, para o Ministro do Supremo Tribunal Federal, a quem caber, tambm, relatar o pedido de Extradio, conforme decidiu o S.T.F. (RTJ 127/18). 4. Sendo minuciosa, na deciso do Juiz processante, no Estado estrangeiro, a descrio dos fatos delituosos, a indicao

30 do perodo em que ocorridos, assim como a sua natureza e circunstncias, repele-se a alegao em contrrio, contida na impetrao do writ. 5. Embora no encaminhados, pelo Governo requerente da Extradio, os textos legislativos sobre prescrio, nada impedia que o Relator desta convertesse o julgamento em diligncia, fixando prazo de sessenta dias para tal fim, como aconteceu no caso, cabendo invocar o precedente, no mesmo

sentido, da Extradio n 457. 6. No caracterizado, at o momento, qualquer constrangimento ilegal liberdade do paciente, de se indeferir o pedido de habeas corpus. 7. H.C. indeferido. Votao unnime 4 .

Importante ressaltar ainda que:

nenhuma extradio ser concedida sem o prvio pronunciamento do Plenrio do Supremo Tribunal Federal sobre sua legalidade e procedncia, no cabendo recurso da deciso (art. 83).

Aspecto que vem sendo mantido com pleno rigor pelo Supremo Tribunal Federal a priso do extraditando ao longo de todo o processo, em cumprimento ao estabelecido no pargrafo nico, do art. 84:

A priso perdurar at o julgamento final do Supremo Tribunal Federal, no sendo admitidas a liberdade vigiada, a priso domiciliar, nem a priso-albergue.

SANCHES, Sydney (Ministro Relator): Habeas Corpus 73256/SP So Paulo, DJ 13-12-1996, pp 50161

31

Extradio e Refgio: O Brasil aprovou, em 1997, a Lei 9474, que define mecanismos para implantao do Estatuto dos Refugiados de 1951 e determina outras providncias. Dispe, tal diploma legal, em captulo especfico sobre a Extradio que:

O reconhecimento da condio de refugiado obstar o seguimento de qualquer pedido de extradio baseado nos fatos que fundamentaram a concesso de refgio (art. 33, Lei 9474/97).

Assegura, tambm, a Lei de Refugiados a suspenso do processo de Extradio pendente, se o extraditando apresentar solicitao de refgio baseado nos mesmos fatos. Independe, neste caso, esteja o processo em fase administrativa ou judicial (art. 34, Lei 9474/97).

7 DESSEMELHANA ENTRE DEPORTAO E EXTRADIO

7.1 Deportao

Entre as formas coercitivas de retirada do estrangeiro do Brasil, temos a deportao, regulada nos artigos 57 a 64 da Lei 6815/80 e artigos 98 e 99, do respectivo Decreto de regulamentao.

32

A deportao consiste em fazer sair do territrio brasileiro o estrangeiro que nele tenha entrado clandestinamente ou nele permanea em situao de irregularidade legal, se do Pas no se retirar voluntariamente dentro do prazo que lhe for fixado (art. 57).

Segundo estabelece o art. 98, do Decreto 86.715/81, o estrangeiro que entrou ou se encontra em situao irregular no pas, ser notificado pela Polcia Federal, que lhe conceder um prazo varivel entre um mnimo de trs e mximo de 8 dias, conforme o caso, para retirar-se do territrio nacional. Se descumprido o prazo, o Departamento de Polcia Federal promover a imediata deportao.

Vale ressaltar que a deportao s ocorrer se o estrangeiro no se retirar voluntariamente depois de haver recebido a notificao da autoridade competente. A retirada a voluntria , pois, outros o elemento meios que de diferencia, afastamento

fundamentalmente,

deportao

dos

dois

compulsrio, a expulso e a extradio.

A previso legal de que ao estrangeiro ser dado um prazo para que se retire do pas no absoluta. Se for conveniente aos interesses nacionais, a deportao ser efetivada independentemente de ser concedido ao estrangeiro o prazo fixado no Decreto 86.715/81 (art.98, 2).

A deportao afasta o estrangeiro do pas, mas no impede seu regresso, de forma regular. Exige-lhe a Lei 6815/80 que para retornar ao Brasil, o deportado dever ressarcir ao Governo brasileiro as despesas efetuadas com sua deportao.

33

Segundo Guimares 5 estendem-se a uma vasta relao os casos especficos de Deportao, seno veja-se:

Incluem-se entre as causas todas as situaes em que haja descumprimento das restries ou condies impostas ao

estrangeiro, quais sejam, por exemplo: exercer atividade remunerada nos casos em que esta no permitida; deslocar-se para regies alm do mbito estabelecido; afastar-se do local de entrada no pas sem o documento de viagem e o carto de entrada e sada devidamente visados pelo rgo competente; exercer atividade diversa da que foi solicitada e autorizada em contrato de trabalho; servial, com visto de cortesia, que exera atividade remunerada para outro que no seja o titular do visto que o chamou; a mudana de empresa a quem presta servio o estrangeiro, sem permisso do Ministrio do Trabalho; estrangeiro em trnsito, estudante ou turista que exera atividade remunerada, entre outras.

No rigor da lei, a estada irregular do estrangeiro, no se refere apenas permanncia no territrio nacional por perodo superior ao permitido, mas, sim, a todas as circunstncias que representam qualquer desrespeito aos deveres, restries ou limites impostos ao estrangeiro. Estes e outros casos de desobedincia s normas fixadas em lei, como causa de deportao, esto previstas no art. 57, pargrafo 1, da Lei 6815/80.

Uma legislao que apresenta tais caractersticas e, sobretudo, o extremo rigor com que esta aplicada, merece ser revista no apenas em aspectos ou disposies isoladas. Comporta que se repense a convivncia da sociedade como um espao de horizontes universais, onde vivem seres humanos portadores

Francisco Xavier da Silva Guimares, ex-subsecretrio de Estrangeiros do Ministrio da Justia, In: Revista de Doutrina e Jurisprudncia, Braslia, 36(1):9-34,maio /ago 1991.

34

de valores, de contributos, de riquezas e de dignidade que ultrapassam as fronteiras da nacionalidade e dos limites geogrficos de um pas. No que tange ao pas de destino, a Lei 6815/80, art. 58, pargrafo nico: A deportao far-se- para o pas de nacionalidade ou de procedncia do estrangeiro, ou para outro que consinta em receb-lo. D-se direito de opo ao deportando. Finalmente, assegura o Estatuto do Estrangeiro que no se proceder a deportao se esta medida implicar em extradio no admitida pela Lei brasileira (art. 63, Lei 6815/80).

9 SOBERANIA E A LEI DE INTRODUO AO CDIGO BRASILEIRO

Para terem efeito legal e serem executadas no Brasil, as sentenas que forem determinadas no estrangeiro devem cumprir todos os requisitos determinados no Artigo 15

Art. 15. Ser executada no Brasil a sentena proferida no estrangeiro, que rena os seguintes requisitos: a) b) Haver sido proferida por juiz competente; Terem sido as partes citadas ou haver-se legalmente verificado

a revelia; c) Ter passado em julgado e estar revestida das formalidades

necessrias para a execuo no lugar em que foi proferida; d) e) Estar traduzida por intrprete autorizado; Ter sido homologada pelo Supremo Tribunal Federal. Pargrafo nico. No dependem de homologao as sentenas meramente declaratrias do estado das pessoas.

35

Estes requisitos visam garantir o: Principio do Devido Processo Legal, que consiste na aplicao da justia e na inviolabilidade dos direitos. Analisando item a item, temos que:

1) 2)

Haver sido proferida por juiz competente; No que ele no seja apto, mas que a causa julgada seja de

sua competncia; 3) Terem sido as partes citadas ou haver-se legalmente verificado

a revelia; 4) As partes precisam estar cientes. A revelia acontece quando a

parte notificada, porm, no comparece ou no toma nenhuma providncia no processo, simplesmente fica inerte; 5) Ter passado em julgado e estar revestida das formalidades

necessrias para a execuo no lugar em que foi proferida; 6) Transitar em julgado, depois que transcorrer os prazos para

recursos, pode entrar com a execuo no lugar em que se tramitou o processo; 7) 8) 9) 10) Estar traduzida por intrprete autorizado; Tem que ser um profissional nomeado pelo Juiz; Ter sido homologada pelo Supremo Tribunal Federal; Para ser reconhecida ou executada no Brasil, a sentena

arbitral estrangeira est sujeita, unicamente, homologao do Supremo Tribunal Federal.

Ora, mas segundo o art. 16 da referida Lei, tem por objetivo o exame formal do cumprimento dos requisitos elencados no Art. 15. Que por sua vez, visa tambm evitar ofensa ordem pblica e a Soberania Nacional, para se imprimir a eficcia deciso estrangeira no territrio brasileiro, sem que ocorra reexame do mrito da questo, seno veja-se:

36

Art. 16. Quando, nos termos dos artigos precedentes, se houver de aplicar a lei estrangeira, ter-se- em vista a disposio desta, sem considerar-se qualquer remisso por ela feita a outra lei.

Porem a Soberania Nacional prevalece contra qualquer norma de direito de advindas de outros pases, o que roga o art. 17:

Art. 17. As leis, atos e sentenas de outro pas, bem como quaisquer declaraes de vontade, no tero eficcia no Brasil, quando ofenderem a soberania nacional, a ordem pblica e os bons costumes.

Art. 18. Tratando-se de brasileiros, so competentes as autoridades consulares brasileiras para lhes celebrar o casamento e os mais atos de Registro Civil e de tabelionato, inclusive o registro de nascimento e de bito dos filhos de brasileiro ou brasileira nascidos no pas da sede do Consulado.

Artigo de natureza administrativa autoriza e incube as autoridades consulares brasileiras a celebrar atos como o casamento, registro civil e etc., nos pases nos quais estiverem em exerccio de suas funes.

Art. 19. Reputam-se vlidos todos os atos indicados no artigo anterior e celebrados pelos cnsules brasileiros na vigncia do Decreto-lei n 4.657, de 4 de setembro de 1942, desde que satisfaam todos os requisitos legais.

37

Os atos praticados pelas autoridades previstas no artigo anterior sero considerados validos somente quando cumprir todos os requisitos e solenidades legais.

Pargrafo nico. No caso em que a celebrao desses atos tiver sido recusada pelas autoridades consulares, com fundamento no art. 18 do mesmo Decreto-lei, ao interessado facultado renovar o pedido dentre em 90 (noventa) dias contados da data da publicao desta Lei.

Determina o prazo legal do qual o interessado poder renovar o pedido.

38

CONCLUSO

O Estudo ora apresentado de fundamental importncia no mbito internacional, pois coloca em ordem os diversos entraves ocorridos entre pases, quanto a extradio de indivduos refugiados, sem ofender a soberania de cada estado. Embora havendo pontos de grande relevncia em sua instituio, h crticas a respeito do estudo, que devem ser exaradas. Mormente quando conceituamos e diferenciamos Expulso de extradio, sendo que a primeira uma sada compulsria, pois o estrangeiro est perturbando a ordem pblica. Quem expulsa o Presidente da Repblica, baixando um decreto presidencial de expulso, para a expulso ser necessrio um inqurito administrativo, que est sujeita ao controle jurisdicional. O expulso vira persona no grata, art. 338 do CP, crime o regresse do estrangeiro, s pode retornar ao pas se o Presidente der um decreto de regresso. J ao se falar em Extradio, que o nosso tema, diferencia-se da primeira, pois h a entrega do estrangeiro a autoridade judiciria de outro pas. Como regra nenhum pas extradita os seus natos, naturalizado quando o crime ocorreu antes da naturalizao ou em caso de trfico. Passiva: o Brasil requerido. Ex: Abadia

39

REFENCIAS

ARAJO. Luis Ivani de Amorim. Curso de Direito Internacional Privado. Rio de Janeiro: Procam, 1998. CAHALI, Yussef Said. Estatuto do Estrangeiro. Editora Saraiva, 1983. DINIZ, Maria Helena. Lei de Introduo ao Cdigo Civil brasileiro interpretada. 2. Ed. So Paulo: Saraiva, 1996. DOLINGER. Jacob. Direito Internacional Privado (Parte Geral). 7 Ed. ampliada e atualizada. Rio de Janeiro: Renovar, 2003. FARIA, A. Bento de. Cdigo Penal Brasileiro Comentado. V.1, Recorde,1958. Gonalves, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro. 5 ed. So Paulo: Saraiva, 2007. MELLO. Celso DAlbuquerque. Curso de Direito Internacional Pblico. 14 ed. 2 Volume. Rio de Janeiro: Renovar, 2002. MIRABETE, Julio Fabbrini. Manual de Direito Penal. Volume 1, So Paulo: Atlas, 1996, PIRES, Ferreira Lier. Curso de Direito Internacional Privado. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2006.

Potrebbero piacerti anche