Sei sulla pagina 1di 5

Arquitetura Sustentvel: Reciclagem de Resduos da Construo Civil

Arq. Daniela Corcuera arq@casaconsciente.com.br www.casaconsciente.com.br

Texto adaptado a partir da Dissertao de Mestrado: CORCUERA, Daniela. Edifcios de Escritrios: o Conceito de Sustentabilidade nos Sistemas de Vedao Externa. So Paulo, FAU-USP, 1999.

Todos os anos, o Brasil joga no lixo o equivalente a US$ 55 bilhes. Os ndices do desperdcio so alarmantes: 35% da produo de hortifrutigranjeiros, 33% da construo civil, 20% da produo de gros, e de 20 a 50% da gua no chega aos consumidores.
Os resduos de construo civil so gerados quer por demolies, obras em processo de renovao, quer por edificaes novas, em razo do desperdcio de materiais resultante da caracterstica artesanal da construo. No Brasil, 98% das obras ainda utilizam mtodos tradicionais. No Brasil so gerados 0,55 ton/ano/habitante de entulho. Estudos sobre os desperdcios na construo civil apontam ndices de 20% considerando apenas o entulho sem considerar a recuperao da geometria. Os valores referem-se porcentagem da massa de materiais colocada em canteiro. Os fatores, plenamente superveis, que determinam esse desperdcio, podem ser descritos genericamente como: 1. insuficincia de definio em projetos; 2. ausncia de qualidade nos materiais e componentes de construo ofertados ao mercado; 3. ausncia de procedimentos e mecanismos de controle na execuo, que acabam provocando: perda na estocagem e transporte em canteiro; carncia de controle geomtrico; ausncia de prumo, nivelamento e planicidade na edificao; acrscimo no consumo de materiais para recuperao da geometria. No atual contexto global, fundamental melhorar e otimizar os processos de construo. Entretanto, a reciclagem de entulho entra como soluo para os materiais que so inevitavelmente perdidos. A reciclagem permite a reutilizao de matrias-primas, diminuindo a demanda por mais matria, diminuindo o consumo energtico e protegendo o meio-ambiente de mais e mais dejetos, que levariam at milhes de anos para serem decompostos pela natureza. A reciclagem transforma as montanhas desordenadas de material de construo, em pilhas de matria-prima, que serve tanto para obras prediais como para obras pblicas. H dois caminhos para transformar as perdas em lucro: um para a iniciativa privada e outro para as prefeituras. Embora ainda no existam estatsticas de todo o pas, na mdia, o entulho que sai dos canteiros de obra brasileiros composto (CAMARGO, 1995) basicamente por: 64% de argamassa; 30% de componentes de vedao (tijolos e blocos); 6% de outros materiais (concreto, pedra, areia, metlicos e plsticos).

Disto conclui-se que possvel triturar mais de 90% do entulho (argamassas e componentes de vedao), para ser utilizado como agregado, na produo de componentes de construo e argamassas. Os Prejuzos da No Reciclagem A deposio dos resduos de construo na malha urbana, de forma descontrolada, acarreta uma srie de custos ambientais, dos quais a URBAN (1996) destaca: montes de entulho agregam lixo e se tornam abrigo de vetores transmissores de doenas (ratos, baratas, moscas, mosquitos) e de animais peonhentos (cobras, escorpies); entulho nas vias pblicas e crregos afeta a drenagem e a estabilidade das encostas; ocorre degradao da paisagem urbana; ocorre desperdcio de recursos naturais no-renovveis; ocorre reduo da vida til dos locais adequados para aterramento dos resduos norenovveis. Alm dos custos ambientais, h os custos referentes ao gerenciamento da deposio clandestina, e ao no aproveitamento desses dejetos que poderiam ser reciclados e utilizados em obras pblicas. D-se incio a um processo de transferncia de custos: a irracionalidade da construo se transforma em custo social. A reciclagem de entulho tem, como principal objetivo, transformar esses custos sociais em custos pblicos ou privados, onde todos os agentes Bota-fora clandestino: degradao de bairros inteiros e obstruo de crregos, agravando o problema das enchentes.
Fonte: CAMARGO, 1995.

que intervm no processo de gerao dos resduos de construo devero ser atingidos. Assim, pode se comear a inverter o processo, extraindo do prprio problema, solues para outras demandas, pela gerao de materiais de baixo custo e boas caractersticas.

Objetivos da Reciclagem Pinto (1994 b), ento define os principais objetivos dos programas de reciclagem: melhoria do meio-ambiente pela reduo do nmero de reas de deposio clandestina, conseqentemente reduzindo os gastos da administrao pblica com gerenciamento de entulho; aumento da vida til de aterros pela disposio organizada dos resduos, formando bancos para utilizao futura; aumento da vida til das jazidas de matria-prima, na medida em que so substitudos por materiais reciclados; produo de materiais de construo reciclados com baixo custo e timo desempenho. O Processo e o Maquinrio da Reciclagem

Enquanto as usinas de reciclagem municipais utilizam mquinas de minerao, as obras prediais so atendidas por um equipamento mvel de pequeno porte. O moinho tritura entulho base de argila, concreto e restos de argamassa, formando um agregado fino para argamassa de assentamento ou revestimento. Para o entulho na rua, 1,2 toneladas correspondem a 1 m3. J para o entulho britado, 1,6 toneladas correspondem a 1 m3. O processo de reciclagem de entulho municipal envolve todo um planejamento, uma infraestrutura administrativa, pequenos locais de apoio para organizao e triagem do entulho e a estao de reciclagem propriamente dita. H dois mtodos utilizados para a reciclagem do entulho: por moedores e por britadores. O processo de reciclagem por britadores passa basicamente pela seleo, limpeza, triturao e classificao granulomtrica dos materiais, para posterior utilizao especfica. Cuidados Ambientais A estao de reciclagem composta por vrios equipamentos pequenos e modernos, projetados com segurana para operar em rea urbana. No traz qualquer risco para a regio, nem qualquer incmodo populao. Como tratamento acstico, podem ser colocadas mantas de borracha e para evitar a formao de nuvens de p, colocam-se nebulizadores na entrada A esteira transporta o material britado, formando pilhas de agregado reciclado.
Fonte: CAMARGO, 1995.

do triturador e na correia, que faz a pilha do granulado. O rudo causado pelo britador no chega a 50 dB.

indicado, a criao de um cinturo verde no permetro da usina para impedir a entrada de passantes e para criar uma barreira adicional ao p e ao rudo remanescentes, criados pelo britador. Sem dvida, o verde d um aspecto de conscincia ecolgica ao conjunto. Qualidades Fsico-Qumicas dos Agregados Reciclados Alguns levantamentos de desempenho das argamassas com agregados reciclados foram realizados por vrias empresas, entre elas a Testin-Tecnologia de Materiais, Betontec-Tecnologia e Engenharia, e Teste-Engenharia do Concreto. (CAMARGO, 1995) Esses trabalhos basearam-se em anlises de comparao entre a argamassa tradicional e outra proveniente de entulho, alm de vrios ensaios de desempenho.

Os principais resultados demonstraram que o produto feito de entulho chega a apresentar resistncia praticamente trs vezes superior argamassa tradicional. O engenheiro civil Andr Natenzon (CAMARGO, 1995), diretor comercial da Anvi, explica que isso se deve pozolana, em maiores concentraes, proveniente da moagem de blocos cermicos. Natenzon, ainda comenta a excelente resistncia desse material ao arrancamento e afirma que o seu mdulo de elasticidade maior do que o de argamassas tradicionais. Corpos de prova preparados pela I&T. Os ensaios mostram a adequao a argamassas e concretos no- estruturais.
Fonte: CAMARGO, 1995.

Os reciclados de entulho so agregados e componentes com caractersticas variveis, que devem ser conhecidas, para poder se determinar a sua aplicao mais adequada.

Algumas restries (CORBIOLI, 1996) quanto ao uso de agregados reciclados: argamassas base de entulho so porosas, no devendo ser utilizadas como impermeabilizantes; de modo geral, os produtos base de entulho reciclado no devem ser utilizados onde haja exigncias estruturais; gesso e EPS - poliestireno expandido so os grandes inimigos da reciclagem: a massa com gesso perde a liga, com EPS perde resistncia. Experincias Municipais As experincias de reciclagem de entulho modernas tiveram incio aps a Segunda Grande Guerra, nos pases da Europa. Movidos pela escassez financeira e de matrias-primas, vrios pases lanaram mo de britadeiras utilizadas em pedreiras. Assim, moiam o entulho para reutiliz-lo na reconstruo de suas cidades. Atualmente, uma conscincia de respeito, com o nosso meio ambiente natural e construdo, inspira-nos a valer-nos dessa tecnologia. Experincias em maior escala vm sendo realizadas por algumas prefeituras brasileiras e vm apresentando dados favorveis, so elas: So Paulo, Santo Andr, Londrina, Belo Horizonte, So Jos dos Campos, Ribeiro Preto e Ilha de Paquet. No fossem a desinformao da populao e a morosidade das administraes pblicas, certamente seria maior o nmero de projetos implantados. So Jos dos Campos O municpio de So Jos dos Campos possui desde 1995 um projeto para a coleta e tratamento de resduos da construo, que ainda encontra-se em fase de implantao, sendo a primeira cidade do Vale do Paraba e a 6 do Estado, com o seu: Plano Integrado de Gerenciamento e o Sistema de Gesto Sustentvel de Resduos da Construo Civil e Resduos Volumosos,

Polticas, Parcerias e Conscientizao Segundo a Resoluo Conama de no 307/2002, os geradores devero ter como objetivo prioritrio a no gerao de resduos e, secundariamente, a reduo, a reutilizao, a reciclagem e a destinao final.

Agente
Construtores: Muncipes:

Papel
Reduzir na fonte, reutilizar, reciclar. Dispor corretamente os resduos, exercer o controle local, dispor rejeitos corretamente.

Poder Pblico:

Ativar instrumentos financeiros e tributrios; incentivar a reutilizao e reciclagem dos subprodutos; alargar a disponibilibade de uso de material reciclado; promover orientao, educao e controle para uma ao correta.

O papel dos agentes sociais na reciclagem de resduos da construo.


Fonte: SSM, 1995

So as seguintes, de acordo com Pinto (1994 b), as atividades necessrias para implementao do programa de reciclagem: otimizao das atividades dos pequenos coletores de resduos; mudana na ao dos agentes pblicos no sentido de atuar como instrutores e no como agentes penalizantes; melhoria na cadeia de informao sobre deposio de resduos e reciclagem a fim de mudar os hbitos das pessoas envolvidas com a industria da construo; implementao de servios de recuperao ambiental em reas previamente degradadas; incentivo reciclagem de resduos e utilizao de resduos reciclados; definio de uma poltica de reciclagem e utilizao de materiais reciclados em obras pblicas.

Principais Referncias Bibliogrficas


CAMARGO, Antonio. Minas de Entulho. Tchne, no 15, Ed. Pini, So Paulo, mar/abr 1995. CORCUERA, Daniela. Edifcios de Escritrios: o Conceito de Sustentabilidade nos Sistemas de Vedao Externa. Dissertao de Mestrado. So Paulo, FAU-USP, 1999. www.casaconsciente.com.br I&T - Informaes e Tcnicas em Construo Civil. Entrevista do engenheiro Jos Antnio Ribeiro de Lima. So Paulo, nov. 1996. PINTO, Tarcsio de Paula. Construction Wastes as Raw Materials for Low-Cost Construction Products. In: FIRST INTERNATIONAL CONFERENCE OF CIB, TG 16, nov. 1994, Tampa. Anais. Michigan, 1994 b. PINTO, Tarcsio de Paula. De Volta Questo do Desperdcio. Construo, So Paulo, Ed. Pini, no 2491, nov. 1995. SSM. Programa Bairro Limpo, (resumo). So Jos dos Campos, 1995. URBAN. Estao de Tratamento de Resduos Slidos, [apostila de dados]. So Jos dos Campos, 1996.

Potrebbero piacerti anche