Sei sulla pagina 1di 16

BIBLIOTECA SEBASTIO FERNANDES

CIRO ITALO TERTULINO MARIA GERSOMARA DE CARVALHO SOUSA MARIA ILZA DA COSTA TATIANA N. A. DUTRA ALVES

GUIA PARA ELABORAO DE ARTIGOS CIENTFICOS

NATAL-RN 2012
Guia de normalizao de elaborao de artigos para a comunidade acadmica do IFRN

APRESENTAO

Esse guia tem por finalidade apresentar de forma clara e objetiva os padres que regem a produo de artigos cientficos, de acordo com a NBR 6022:2003 da Associao Brasileira de Norma Tcnicas (ABNT). Esse guia visa auxiliar a comunidade acadmica do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), na elaborao desse tipo documento no sentido de contribuir na difuso do conhecimento e elevar a produo cientifica do IFRN. Ele est estruturado da seguinte forma: a primeira seo expe definio, funes e classificaes de um artigo; a segunda seo, a estrutura e por fim a terceira, as regras gerais de apresentao. Ressaltamos que, para a submisso de artigos em revistas, devem ser observadas as normas editorias das revistas, mesmo que elas sejam contrrias s da ABNT.

Guia de normalizao de elaborao de artigos para a comunidade acadmica do IFRN

SUMRIO

1 1.1 1.2 2 3 3.1 3.2 3.3 4 4.1 4.2 4.3 5 5.1 5.2 5.3 5.4 5.5 5.6 6

ARTIGO CIENTFICO FUNO CLASSIFICAO ESTRUTURA ELEMENTOS PR-TEXTUAIS CAPA FOLHA DE ROSTO RESUMO NA LNGUA VERNCULA ELEMENTOS TEXTUAIS INTRODUO DESENVOLVIMENTO CONCLUSO ELEMENTOS PS-TEXTUAIS RESUMO NA LNGUA ESTRANGEIRA NOTAS EXPLICATIVAS REFERNCIAS GLOSSRIO APNDICE ANEXO REGRAS GERAIS REFERNCIAS

3 3 4 5 6 6 7 8 9 9 9 9 10 10 11 11 11 11 11 12 15

Guia de normalizao de elaborao de artigos para a comunidade acadmica do IFRN

1 ARTIGO CIENTFICO

O artigo cientfico aborda ideias em uma determinada rea temtica do conhecimento, com vistas a uma publicao peridica impressa ou digital.

1.1 FUNO

Dentre as funes para publicar um artigo cientifico, Andrade e Lima (2007, p. 5) destacam:

a) divulgao cientfica - A publicao de um artigo cientfico ou tcnico uma forma de transmitir comunidade tcnico-cientfica o conhecimento de novas descobertas, e o desenvolvimento de novos materiais, tcnicas e mtodos de anlise nas diversas reas da cincia; b) aumentar o prestgio do autor - Pesquisadores com um grande volume de publicaes desfrutam do reconhecimento tcnico dentro da comunidade cientfica, alcanam melhores colocaes no mercado de trabalho, e divulgam o nome da instituio a qual esto vinculados; c) apresentao do seu trabalho - Muitas instituies de ensino e/ou pesquisa, e vrias empresas comerciais frequentemente requerem que os seus profissionais apresentem o progresso de seu trabalho e/ou estudo atravs da publicao de artigos tcnico-cientficos; d) aumentar o prestgio da sua instituio ou empresa - Instituies ou empresas que publicam constantemente usufruem do reconhecimento tcnico de seu nome, o que ajuda a atrair maiores investimentos e ganhos para esta organizao; e) se posicionar no mercado de trabalho - O conhecido ditado em ingls "publish or perish", ou seja, "Publique ou perea", provavelmente nunca foi to relevante como nos dias de hoje. Redigir um artigo tcnico lhe trar uma boa experincia profissional, e contribuir para enriquecer o seu currculo, aumentando assim suas chances de obter uma melhor colocao no mercado de trabalho.

Guia de normalizao de elaborao de artigos para a comunidade acadmica do IFRN

1.2 CLASSIFICAO

Para Associao Brasileira de Normas Tcnicas (2003) o artigo classifica em: a) artigo cientfico - Apresenta e discute ideias, mtodos, tcnicas, processos e resultados nas diversas reas do conhecimento; b) artigo de reviso Resume, analisa e discute informaes j publicadas; c) artigo original Apresenta temas ou abordagens inditas.

Guia de normalizao de elaborao de artigos para a comunidade acadmica do IFRN

2 ESTRUTURA

O artigo constitudo em elementos pr-textuais, textuais e ps-textuais, conforme a figura 1: Figura 1 Elementos do artigo1.
Capa Folha de rosto Resumo, com Palavras-chave, na lngua do texto

Elementos pr-textuais

Elementos textuais

Introduo Desenvolvimento Concluso

Elementos ps-textuais

Ttulo, e subttulo (se houver) na lngua estrangeira Resumo, com Palavras-chave, em lngua estrangeira Nota(s) explicativa(s) (se houver); Referncias Glossrio (se houver) Apndice(s) (se houver) Anexo(s) (se houver)

Fonte: Adaptado da ABNT (2003).

De acordo com a NBR 6022:2003, em artigo cientfico no h capa e folha de rosto, convencionamos essa estrutura para padronizarmos a produo cientfica e sistematizarmos a organizao dos trabalhos produzidos.

Guia de normalizao de elaborao de artigos para a comunidade acadmica do IFRN

3 ELEMENTOS PR-TEXTUAIS

Os elementos pr-textuais so: a) capa; b) folha de rosto; c) ttulo, e subttulo (se houver); d) resumo em lngua verncula; e) palavras-chave na lngua do texto.

3.1 CAPA

A capa um elemento obrigatrio para ser entregue ao IFRN, porm para uma publicao ela no faz parte dos elementos que compem o artigo.

(Modelo)
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE

Na capa apenas o ttulo negrito. Tamanho 12. Espaamento simples

NOME

TTULO: SUBTTULO (SE HOUVER)

REFERNCIAS

NATAL/RN 2012

Guia de normalizao de elaborao de artigos para a comunidade acadmica do IFRN

3.2 FOLHA DE ROSTO

A folha de rosto um elemento obrigatrio para ser entregue ao IFRN, porm para uma publicao ela no faz parte dos elementos que compem o artigo.

(Modelo)
NOME

Na folha de rosto apenas o ttulo em negrito. Tamanho 12. Espaamento simples.

TTULO: SUBTTULO (SE HOUVER)


Artigo tcnico-cientfico apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Desenvolvimento em Software do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Rio Grande do Norte, em cumprimento as exigncias legais como requisito parcial obteno do ttulo Tecnlogo em Desenvolvimento de Software. Orientador: M. Suzyneide Soares Dantas.

NATAL/RN 2012

Guia de normalizao de elaborao de artigos para a comunidade acadmica do IFRN

3.3 RESUMO NA LNGUA VERNCULA

Elemento obrigatrio, constitudo de uma sequncia de frases concisas e no de uma simples enumerao de tpicos. Deve conter de 100 a 250 palavras, seguido abaixo das palavras-chave, separadas entre si por ponto e finalizadas tambm por ponto.

(Modelo)
Nm. pgina TTULO: SUBTTULO (SE HOUVER)

Paginao: contase desde a folha de rosto, mas numerase a partir da introduo.

Tamanho 12. Ttulo em negrito.


comunidade cientfica desenvolver pesquisas e a internet

Nome*
RESUMO: A atualizao sobre novos conhecimentos condio obrigatria para a assegura a

Nome do(s) autor(es) em ordem alfabtica, seguido do nome do orientador.

disponibilizao do conhecimento. Tem principal objetivo verificar a influncia da internet nas atividades acadmico-cientficas da comunidade brasileira que atua na rea de sade pblica. Dentro os procedimentos metodolgicos fez-se uso do estudo descritivo, centrado na opinio de 237 docentes vinculados aos programas de ps-graduao em sade pblica, nos nveis mestrado e doutorado, no Brasil, em 2001. Para a obteno dos dados, optou-se por questionrio auto-aplicado via web e correio postal. A anlise estatstica foi feita por meio de propores, mdias e desvios-padro. Os resultados mostraram que a internet influencia o trabalho dos docentes e afeta o ciclo da comunicao cientfica, principalmente na rapidez de recuperao de informaes. Observou-se tendncia em eleger a comunicao entre os docentes como a etapa que mais mudou desde o advento da internet no mundo acadmico-cientfico brasileiro. A internet uma ferramenta de fundamental importncia para agilidade no processo de produo do conhecimento. Palavras-chave: Internet. Sade pblica. Correio eletrnico.

1 INTRODUO

Os

avanos

tecnolgicos

tm

proporcionado

uma

demanda

disponibilizao de informao em meio eletrnico com advento da Internet.

*Graduada em Licenciatura em Geografia pela Instituio Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Tamanho 10. Um breve currculo do(s) autor(es) em nota de rodap.

Guia de normalizao de elaborao de artigos para a comunidade acadmica do IFRN

4 ELEMENTOS TEXTUAIS

Os elementos textuais so compostos de introduo, desenvolvimento e concluso.

4.1 INTRODUO

Na introduo deve-se expor a finalidade e os objetivos do trabalho de modo que se tenha uma viso geral do tema abordado. Na introduo deve constar: a) o assunto objeto de estudo b) a questo de pesquisa; c) o ponto de vista sob o qual o assunto foi abordado; d) trabalhos anteriores que abordam o mesmo tema; e) as justificativas que levaram escolha do tema, o problema de pesquisa, a hiptese de estudo (se houver), o objetivo pretendido, o mtodo proposto, a razo de escolha do mtodo (em sntese).

4.2 DESENVOLVIMENTO

parte principal na qual discorre a fundamentao terica, a metodologia, os resultados e a discusso. Divide-se em sees e subsees conforme a ABNT (2003).

4.3 CONCLUSO

A concluso deve responder s questes da pesquisa, correspondentes aos objetivos e hipteses, apresentar recomendaes e sugestes para trabalhos futuros.

Guia de normalizao de elaborao de artigos para a comunidade acadmica do IFRN

10

5 ELEMENTOS PS-TEXTUAIS

Os elementos ps-textuais segundo a ABNT (2003) so: a) ttulo e subttulo (se houver) em lngua estrangeira; b) resumo em lngua estrangeira; c) palavras-chave em lngua estrangeira; d) nota(s) explicativa(s); e) referncias; f) glossrio; g) apndice(s); h) anexo(s).

5.1 RESUMO NA LNGUA ESTRANGEIRA

Possui a mesma formatao do resumo na lngua do texto.

(Modelo)
TTULO: SUBTTULO (SE HOUVER)

ABSTRACT: The update on new knowledge is an obligatory condition for the

Tamanho 12. Ttulo tambm na Lngua estrangeira. Espaamento 1,5cm.

scientific community to develop research and the Internet ensures the availability of knowledge. It has the main objective to verify the influence of the Internet on the academic-scientific community that works in the Brazilian public health. Within the methodological procedures was made use of the descriptive study, centered on the opinions of 237 teachers connected with graduate programs in public health, masters and doctoral levels, in Brazil, in 2001. To obtain the data, we chose to selfadministered questionnaire via the Internet and traditional mail. Statistical analysis was done using proportions, means and standard deviations. The results showed that the Internet influences the teachers' work and affects the cycle of scientific communication, particularly in speed of information retrieval. There was a tendency to single out communication among teachers as the most changed since the advent of the Internet in Brazilian academic-scientific world. The Internet is a tool of fundamental importance for agility in the process of knowledge production. Keywords: Internet. Public health. E-mail.

Palavras-chave, separadas entre si por ponto e finalizadas tambm por ponto.

Guia de normalizao de elaborao de artigos para a comunidade acadmica do IFRN

11

5.2 NOTAS EXPLICATIVAS

A numerao das notas explicativas feita em algarismos arbicos, devendo ser nica e consecutiva para cada artigo. No inicia a numerao a cada pgina.

5.3 REFERNCIAS

Elemento obrigatrio, elaborado conforme a NBR 6023:2002.

5.4 GLOSSRIO

Elemento opcional, elaborado em ordem alfabtica. Sempre iniciando no incio da pgina.

5.5 APNDICE

Elemento

opcional. Identificados

por letras

maisculas

consecutivas,

travesso e pelos respectivos ttulos. Elemento elaborado pelo autor. Sempre iniciando no incio da pgina. Ex.: APNDICE A Questionrio aplicado aos docentes.

5.6 ANEXO

Elemento

opcional. Identificados

por letras

maisculas

consecutivas,

travesso e pelos respectivos ttulos. Elemento no elaborado pelo autor. Sempre iniciando no incio da pgina. Ex.: ANEXO A Organograma do IFRN.

Guia de normalizao de elaborao de artigos para a comunidade acadmica do IFRN

12

6 REGRAS GERAIS

Os artigos devem levar em consideraes as seguintes regras gerais de apresentao:

Formatao Papel formato A4; Papel branco ou reciclvel; Impresso na cor preta. Outras cores somente para ilustraes (opcional); Tamanho 12 para todo o trabalho, inclusive capa; Fonte: Arial ou Times New Roman; Citaes de mais de trs linhas - Tamanho 10, com recuo de 4cm a partir da margem; Paginao - Contada a partir da folha de rosto e colocada a partir da 1 folha textual; Notas de rodap Tamanho 10, espaamento entre linhas simples; Espaamento2 1,5cm entre linhas; Referncias Espao simples, separadas por um (1) espao duplo entre elas; Ttulo da ilustrao Tamanho 12, espao simples, localizado na parte inferior, seguida da fonte, tamanho 10; Ttulo da tabela Tamanho 12, espao simples, localizado na parte superior. Fonte localizada em baixo, tamanho 10; Natureza etc. - Espao simples, meio da mancha para a direita; Ttulos das sees e subsees Um (1) espao antes e depois.

Seo Todas as sees devem conter um texto relacionado a elas. Dividir a seo at quinaria: Seo primria: MAISCULA E NEGRITO; Seo secundria MAISCULA E SEM NEGRITO; Seo terciria Minscula e negrito;
2

Vlido ressaltar que a ABNT NBR 6022:2003 no especifica o espaamento entre linhas, por isso convencionamos para o IFRN o espaamento de 1,5cm entre linhas para normalizao dos artigos. Lembramos que geralmente cada peridico edita suas prprias normas editoriais para publicao, tendo em vista o melhor aproveitamento do espao grfico.

Guia de normalizao de elaborao de artigos para a comunidade acadmica do IFRN

13

Seo quaternria Minscula e sem negrito; Seo quinaria Minscula e itlico. Recomenda-se subdividir as sees em mais de duas sees (Ex. 2, 2.1, 2.2).

Indicativos de seo O indicativo numrico antecede cada seo do documento que divide o texto para expor de forma ordenada o assunto. Devem ser utilizados algarismos arbicos na numerao. Deve ser alinhado esquerda e separado do ttulo da seo por um espao de caractere. Em caso de ttulos extensos, a continuidade da linha seguinte deve ser alinhada abaixo da primeira letra da primeira palavra do ttulo.

Texto O texto corrido, no h separao das sees primrias em pginas anversas.

Citao - NBR 10520:2002 A citao a meno de uma informao extrada de outra fonte. Pode ser direta ou indireta e deve ser composta pelo sobrenome do autor, instituio responsvel ou ttulo, ano e paginao, conforme as especificidades apresentadas a seguir: Citao direta: a transcrio textual de parte da obra do autor consultado. As citaes diretas, no texto, de at trs linhas, devem estar entre aspas duplas. Ex.: Segundo Carvalho (2001, p. 46) Informao no coletivo de dados. Conhecimento no coletivo de informaes (CARVALHO;

TAVARES, 2001, p. 46).

Citaes diretas com mais de trs linhas, devem ser destacadas com recuo de 4cm da margem esquerda, com letra tamanho 10, sem aspas. Ex.:
Entretanto, possuir informaes, transmiti-las e acess-las de forma rpida e direcionada, no significa, por si s, ter conhecimento sobre um determinado assunto. Conhecer requer algo mais, que reunir as informaes acessadas considerando-se um objetivo ou realidade, e, a partir destes, organiz-las de um modo lgico, que permita a produo de

Guia de normalizao de elaborao de artigos para a comunidade acadmica do IFRN

14 um novo conhecimento sobre o assunto que gerou o estudo. Em suma, conhecer exige a capacidade interpretativa do homem. (CARVALHO; TAVARES, 2001, p. 47).

Citao Indireta: a construo de um texto baseado na ideia de um autor consultado. As citaes indiretas devem ser apresentadas pelo sobrenome do autor, instituio responsvel ou ttulo e ano: Sobrenome do autor, no texto Minsculos. Ex.: Segundo Lima (2009, p. 20). Sobrenome do autor, fora do texto, nos parnteses Maisculos. Ex.: (LIMA, 2009, p. 20).

Sigla Primeira vez por extenso, seguida da sigla entre parnteses. Ex.: Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT).

Ilustrao: desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, grficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outros. Ttulo: deve vir na parte inferior da ilustrao, tamanho 12, identificado com numeral arbico conforme sua sequencia do texto, espao simples. Fonte: deve vir na parte inferior da ilustrao, tamanho 10, espao simples; Em caso de autoria prpria, usa-se conforme o exemplo: Elaborado pelo autor. Lembre-se que todas as fontes devem tambm constar na lista de referncias.

Tabela As tabelas apresentam informaes tratadas estatisticamente, conforme o IBGE (1993). Ttulo da tabela: deve vir na parte superior, tamanho 12, identificado com numeral arbico conforme sua sequencia do texto, espao simples. Fonte: deve vir na parte inferior da ilustrao, tamanho 10, espao simples. Em caso de autoria prpria, usa-se conforme o exemplo: Elaborado pelo autor. Lembre-se que todas as fontes devem tambm constar na lista de referncias.

Guia de normalizao de elaborao de artigos para a comunidade acadmica do IFRN

15

REFERNCIAS

ANDRADE, Inz Barcellos de; LIMA, Maria Cristina Miranda. Manual para elaborao e apresentao de trabalhos cientficos: artigo cientfico. Goytacazes: Fundao Benedito Pereira Nunes; Faculdade de Medicina de Campos, 2007. Disponvel em:<www.biblioteca.fmc.br/Monografia/artigo_cientifico.pdf>. Acesso em: 8 fev. 2012.

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6022: informao e documentao: artigo em publicao peridica cientifica impressa: apresentao. Rio de Janeiro, 2002.

______. NBR 6023: informao e documentao: referncias: elaborao. Rio de Janeiro, 2002.

______. NBR 6024: informao e documentao: numerao progressiva das sees de um documento escrito: apresentao. Rio de Janeiro, 2003.

______. NBR 6028: informao e documentao: resumo: apresentao. Rio de Janeiro, 2003.

______. NBR 10520: informao e documentao: citaes em documentos: apresentao. Rio de Janeiro, 2002.

Guia de normalizao de elaborao de artigos para a comunidade acadmica do IFRN

Potrebbero piacerti anche