Sei sulla pagina 1di 6

As teorias do arrebatamento da Igreja

Muito se tem debatido sobre os acontecimentos da igreja no arrebatamento que, por sua vez, tem causado muitas dvidas nos estudantes de escatologia que tem levado muitos desistncia e at mesmo, a um desgosto pelo estudo dos acontecimentos futuros da igreja, o que os leva a muitas especulaes e consequentemente a mais dvidas. Uma anlise pormenorizada dessas disciplinas ajudar ao aluno a encontrar a teoria mais coerente com a revelao bblica, na qual ser proposta nessa aula. Essa anlise possibilitar o aluno a identificar o momento em que suceder o arrebatamento da igreja, atravs do confronto das principais teorias existentes. Porm, nessa tarefa, ser necessrio definirmos o mtodo de interpretao empregado; e dos principais mtodos de interpretao de profecias, temos o (Alegrico) e (Literal), onde o ltimo ser usado nessa exposio.

Mtodo Alegrico: quando a fonte bsica deixa de ser a bblia e passa a


ser a mente do intrprete. Esse mtodo desconhecido dos apstolos e jamais usado por Cristo. Um dos seus maiores expoentes foi Orgenes. OBS: No Novo Testamento o nico texto alegrico o de (Glatas 4:21-31), onde Paulo no usa esse mtodo, mas apenas explica uma alegoria do Antigo Testamento. O mtodo alegrico surgiu numa tentativa de unir a filosofia a Palavra de Deus.

Mtodo Literal: Ou, histrico gramatical, onde a Bblia interpreta ela


mesma. Sempre que em uma profecia bblica a linguagem simblica for usada os smbolos sero explicados no contexto remoto e imediato, sem deixar espao para a imaginao do homem, ficar inventando explicaes. OBS: As evidncias a favor desse mtodo que quando o Antigo Testamento usado no Novo, s o em sentido literal. Na reforma protestante, dois nomes se destacaram entre os literalistas: Lutero e Joo Calvino.

Essa teoria acredita que somente parte da igreja ser arrebatada segundo uma concluso do texto de (Lucas 21:36). Onde os crentes que no vigiarem no vo escapar de todas estas coisas que tem de suceder. Tambm se baseiam em outros textos como: (Filipenses 3:20; Tito 2:13; 2Timteo 4:8 e Hebreus 9:28). Refutao a teoria: a) Os parcialistas precisam negar a totalidade da ressurreio dos crentes na translao, j que nem todos os santos poderiam ser arrebatados, logicamente que nem todos os mortos em Cristo poderiam ser ressurretos, visto que muitos deles morreram em imaturidade espiritual. Mas, j que Paulo ensina que transformados seremos todos e que todos os que dormem Deus trar ( 1Corntios 15:51-52; 1Tessalonicenses 4:14), impossvel admitir uma ressureio parcial. b) Lucas 21:36. A referncia principal nesse captulo a nao de Israel, que j est no perodo tribulacional e portanto isso no se aplica a igreja. As coisas das quais preciso escapar so os julgamentos associados aquele dia (v 34), isto , o Dia do Senhor. A igreja tem ordens de est vigilante (1Ts 5:6; Tito 2:13) sem que isso implique ser digna de participar da translao.

Essa teoria diz que a igreja continuar na Terra at a segunda vinda, no final desta presente era, no segundo advento depois da Grande Tribulao.

Os argumentos essenciais do Ps-Tribulacionista. a) O argumento histrico. dito que a viso pr-tribulacionista no tem mais que cem anos e por isso deve ser rejeitada.

Refutao ao argumento: Se a mesma linha de raciocnio fosse seguida, no se aceitaria sequer a doutrina de justificao pela f, pois ela no foi claramente ensinada at a Reforma. b) O segundo argumento Ps-tribulacionista o da Tribulao. Eles no fazem distino entre Israel e Igreja e usam textos como: (Lucas 23:27-31; Mateus 24:9-11 e Marcos 13:9-13), que so dirigidos a Israel e lhes prometem tribulao, so usados para provar que a Igreja passar pelo perodo de tribulao. Refutao ao argumento: necessrio que se negue a doutrina da iminncia ou (Retorno inesperado de Cristo), pois sem ela, saberamos o Dia de Sua vinda. E a doutrina da iminncia ensinada nas Escrituras em trechos como: (Joo 14:2-3; 1Corntios 1:7; Filipenses 3:20-21; 1 Tessalonicenses 1;9-10; 4:16-17; 5:5-9; Tito 2:13; Tiago 5:8-9 e Apocalipse 3:10; 22:17-22).

De acordo com essa interpretao, a igreja ser arrebatada ao final da primeira metade (trs anos e meio) da septuagsima semana de Daniel, pois se afirma no ser este (a primeira metade) manifestao da ira de Deus. Argumentos essenciais do Mesotribulacionista. a) Eles negam a Doutrina da iminncia. Pois alegam que todos os sinais da primeira metade da tribulao devem ser vividos pela Igreja: A apostasia, sinais de mentira, esfriamento da f etc. Refutao ao argumento: Basta dizer que existe uma diferena entre: Uma volta iminente de Cristo e uma volta imediata. Em nenhum lugar das Escrituras se ensina que Ele voltaria imediatamente. E, sobre o termo Tribulao dito que tem sentido duplo: 1Em sentido tcnico, referindo-se aos sete anos da profecia de Daniel. 2 Em sentido no tcnico, referindo-se a qualquer perodo de tribulao e angstia. b) Eles negam que os selos e as trombetas sejam manifestao da ira de Deus, podendo assim a igreja passar por eles. Dizem que ocorre a lei da semeadura em que os selos e as trombetas so a consequncia dessa semeadura e no a ira de Deus.
3

Refutao ao argumento: 1) Basta lermos o texto de (Apocalipse 6:16-17), para percebermos que o que ocorre est relacionado a ira do Cordeiro, tambm em (Apocalipse 11:18), as trombetas so relacionadas a ira de Deus. 2) No relato de (Apocalipse 7:14), parece provar que o perodo dos selos e trombetas fazem parte da Tribulao, uma vez que os salvos desse perodo so vindos de Grande Tribulao. 3) Alm do mais se a igreja passar pela primeira metade da tribulao, ser necessrio arrebatar tambm os 144.000 judeus que se converteram e permanecem em todo o perodo de tribulao. E, se fosse deixado, o corpo de Cristo ficaria desmembrado. c) Dizem que o arrebatamento da Igreja ocorre em (Apocalipse 11:15), onde a Grande vs o mesmo grito de (1Tessalonicenses 4:16), e que a trombeta a mesmo trombeta de (1Tessalonicenses 4) e de (1Corntios 15). Refutao ao argumento: Basta dizer que o resultado da stima trombeta no descreve o arrebatamento da Igreja e sim a revelao de Jesus Cristo no segundo advento. d) A identificao da ltima trombeta. Alegam que a expresso ltima trombeta, de (1Corntios 15:52), a mesma de (Apocalipse 11:15). Refutao ao argumento: a) Essa trombeta de (1Corntios 15:52), no a ltima de uma srie como o em (Apocalipse 11:15). b) A trombeta que convoca a Igreja tocada por Deus, ao passo que a de Apocalipse tocada pelo anjo. c) A trombeta de (1Tessalonicenses 4:16), introduz a beno, a vida, a glria; ao passo que a de (Apocalipse 11:15), introduz o julgamento contra os inimigos de Deus. d) Na trombeta de Apocalipse ouve terremotos em quanto que na de 1Tessalonicenses no revelado nenhum terremoto. OBS. Em Nmeros 10 lemos sobre um tocar de trombetas para convocao de uma assembleia do povo e para as suas jornadas. Havia toques especficos para cada tribo dos israelitas e toques especiais para toda a congregao. Dessa maneira a ltima trombeta de (1Corntios 15:52), ser como o alarme de Nmeros 10, convocando toda a congregao dos crentes para finalmente partirem.

Essa teoria descansa essencialmente na premissa maior__ o mtodo literal de interpretao das Escrituras. E, esse mtodo de interpretao exige um arrebatamento pr-tribulacionista da Igreja. Argumentos essenciais do Pr-tribulacionismo. a) A distino que feita entre Israel e Igreja. Esse perodo de tribulao foi profetizado em Daniel 9, e no versculo 24 ele deixa claro que fazia referncia ao povo e cidade de Daniel, ou seja, Israel. Uma vez que a Igreja um Mistrio (Efsios 3:1-7; Colossenses 1:26-29 e Romanos 16:25-27), e sua natureza como corpo composto por judeus e gentios no havia sido manifestado no Antigo Testamento, logo a Igreja no poderia est nessa e em nenhuma outra profecia do Antigo Testamento, pois a Eklsia s teve sua existncia em Atos 2. Por causa da rejeio do reino oferecido por parte de Israel (Mateus 12:23-24), Deus ento interrompe o plano de Israel para iniciar o plano da Eklsia que terminar com o arrebatamento da mesma, onde Ele ento retomar o plano de Israel, cumprindo as profecias de Daniel 9 e de todas as ouras do Antigo Testamento. Vemos dois discursos de despedida um para Israel__ no monte das Oliveiras, e outro para a Igreja__ no cenculo. b) O argumento da doutrina da iminncia. Muitos sinais foram dados a Israel, os quais precederiam a Sua segunda vinda, ao passo que nenhum sinal dado a Igreja, visto que esta tem a ordem de aguardar a Cristo iminentemente (Joo 14:2-3; Atos 1:11; 1Corntios 15:51-52; Filipenses 3:20; Colossenses 3:4; 1Tessalonicenses 1:10; 1Timteo 6:14; Tiago 5:8; 1Pedro 3:3-4). Passagens como: (1Tessalonicenses 5:6; Tito 2:13 e Apocalipse 3:3), alertem o crente a aguardar o prprio Senhor e no a sinais que antecederiam Seu retorno, pois assim, saberamos o dia de Sua Vinda e j no seria mais iminente. A expectativa da Igreja perto est o Senhor (Filipenses 4:5), enquanto a expectativa de Israel o reino est prximo (Mateus 24:14). c) O argumento do Detentor de (2 Tessalonicenses 2:6-10). necessrio primeiro identificar o Detentor no versculo 6, para que ento se possa ter um argumento a favor do pr-tribulacionismo. Explicaes a respeito do Detentor como: Governo humano, lei, Igreja visvel no so suficientes, pois esses todos
5

continuaro em certa medida aps a manifestao do iniquo. O nico que conseguiria exercer tal ministrio de deteno o Espirito Santo. A era da Igreja comeou com a descida do Esprito Santo no Pentecostes e terminar com o inverso do Pentecostes, a retirada do Esprito Santo. Isso no significa que Ele no estar operando__ apenas no ser mais residente nos santos. Assim como nos dias do Antigo Testamento no residia na Terra, ou nas pessoas, mas mesmo assim exercia influncia detentora, (Isaas 59:19 b). d) O argumento de (Apocalipse 3:10). A palavra habitam usada aqui, define aqueles que ficaro para a hora da provao que viria sobre a Terra. Existem no grego, trs palavras que so utilizadas para traduzi-la: 1Habitam (Katoikeo). usada para a moradia permanente de Cristo no corao do crente (Efsios 3:17), e dos demnios retornando para obter posse absoluta de um homem (Mateus 12:45; Lucas 11:26). Ou seja, tem ideia de permanncia. 2Habitam (oikeo).Que o termo geral para habitar. 3Habitam (paroikeo). Que tem ideia de transitrio, visitar. Dessa maneira o julgamento referido para aqueles que habitam na Terra (katoikeo), que se estabeleceram na Terra como se fosse sua verdadeira casa, aos que se identificaram com este mundo, com comrcio e a religio da Terra. e) O argumento da Tipologia. O Antigo Testamento nos mostra exemplos de pessoas que foram libertos de juzos que sobrevieram aos descrentes. Tais tipos so vistos na experincia de No e Raabe, mas talvez a ilustrao mais clara tenha sido a de L. Em (2Pedro 2:6-9), L chamado de homem justo, segundo (Gnesis 19: 22) o anjo nada poderia fazer enquanto L estivesse na cidade. Se a presena de um homem justo impedia o derramamento do juzo sobre aquela cidade, quanto mais a presena da Igreja na Terra, impedir o derramamento da ira divina.

( OBS. Aps cada teoria e refutao, indagar tambm os alunos com as sua prprias questes e dvidas gerando assim um interesse maior pelo assunto).

Reflexo!
O Senhor DEUS me deu uma lngua erudita, para que eu saiba dizer a seu tempo uma boa palavra ao que est cansado. Ele desperta-me todas as manhs, despertame o ouvido para que oua, como aqueles que aprendem. Isaas 50:4

Potrebbero piacerti anche