Sei sulla pagina 1di 13

Simulado 127

Concurso da Polcia Federal

Perito Criminal Federal rea 6 Qumica / Engenharia Qumica

9 semanas! Elaborao das Questes: Robson Timoteo Damasceno Bons Estudos e Rumo ANP (novamente)! Concurseiro Robson

CONHECIMENTOS BSICOS
1

A sociedade atual no pode passar sem as indstrias. Talvez fosse possvel, porm, conter o ritmo descontrolado de seu crescimento, se o homem moderno conseguisse 4 abandonar o consumismo que o caracteriza. O consumismo um processo eticamente condenvel, pois faz que as pessoas 7 comprem mais coisas do que realmente necessitam. Com sistemas complexos de propaganda, que envolvem sutilezas psicolgicas e recursos espetaculares, industriais e 10 produtores em geral convencem a populao a adquirir sempre os novos modelos de carros, geladeiras, relgios, calculadoras e outras utilidades, levando-a a lanar fora o que j possui. 13 Esse processo garante aos fabricantes uma venda muito maior de seus produtos, o que permite a ampliao contnua das instalaes industriais. 16 O consumismo no gera apenas os impactos ambientais decorrentes da necessidade crescente de energia e do prprio processo industrial, mas causa de outro grave 19 problema: o esgotamento dos recursos naturais no renovveis, isto , daqueles que, uma vez consumidos, no podem ser novamente repostos, como, por exemplo, o petrleo e os minrios em geral.
Samuel M. Branco. O meio ambiente em debate. So Paulo: Moderna, 1988, p. 42-3 (com adaptaes).

A respeito das ideias e estruturas lingusticas desse texto, julgue os itens de 1 a 10 . 1 Sem prejuzo para o sentido original do perodo, o trecho pois faz que as pessoas comprem mais coisas do que realmente necessitam (linhas 6 -7) poderia ser corretamente reescrito da seguinte maneira: pois faz as pessoas comprarem mais coisas que delas realmente necessitam. 2 O referente do sujeito da forma verbal levando (linha 11) a expresso industriais e produtores em geral (linha 9), que exerce a funo de sujeito da forma verbal convencem (linha 9). 3 Mantendo-se a coerncia do texto, a expresso o que (linha 13) poderia ser substituda por qualquer uma das seguintes: fato que, procedimento que, artifcio que. 4 De acordo com o texto, a vertente do capitalismo que justifica o desenvolvimento econmico a qualquer preo contrape-se que defende o consumo continuado de bens e produtos para manter a indstria aquecida e o emprego em alta. 5 O segundo perodo do primeiro pargrafo do texto poderia ser corretamente reescrito da seguinte forma: Quando for possvel, porm, o homem moderno contiver o ritmo descontrolado de seu crescimento, ele conseguir abandonar o consumismo que o caracteriza. 6 No acarretaria prejuzo para a correo gramatical do texto a insero de vrgula imediatamente aps a forma verbal gera, na linha 15, tendo o sinal de pontuao, nesse caso, a funo de realar o advrbio apenas. 7 Sem prejuzo para os sentidos do texto, na linha 12, o vocbulo fabricantes poderia ser substitudo por fbricas, sendo, nesse caso, necessrio substituir aos, em garante aos fabricantes, por s. 8 O termo daqueles (linha 19), que retoma a expresso dos recursos naturais no renovveis (linha 18), exerce a funo de sujeito do predicado no podem ser novamente repostos (linha 19-20). 9 Trata-se de texto dissertativo. 10 O assunto central do texto o consumismo e seus mltiplos impactos na sociedade.

Considerando as caractersticas gerais das comunicaes oficiais, julgue os itens que se seguem, com base no Manual de Redao da Presidncia da Repblica. 11 Por se referirem segunda pessoa gramatical, ou seja, pessoa com quem se fala no discurso, os pronomes de tratamento requerem concordncia na segunda pessoa, estando, portanto, de acordo com a prescrio gramatical e conforme as normas de redao de documentos oficiais o seguinte trecho: Vossa Excelncia deveis incluir tais questes em vosso discurso. 12 A transparncia e a inteligibilidade dos atos normativos so requisitos que o Brasil, como Estado de direito, deve atender em suas comunicaes oficiais. Nos itens a seguir, so apresentados trechos adaptados de correspondncias oficiais. Julgueos quanto correo gramatical e adequao da linguagem.

13

14 A respeito dos conceitos de Informtica, avalie os prximos itens. 15 O programa Internet Explorer 8.0 apresenta vrios recursos, como Web Slices, Sites Sugeridos, Modo de Exibio de Compatibilidade e Aceleradores. 16 O protocolo UDP usado por mecanismos de pesquisa disponibilizados por determinadas empresas da Internet, tal como a empresa Google, para garantir o rpido acesso a um grande volume de dados. 17 Se um e-mail for criado a partir de algum aplicativo do sistema operacional Linux, ele no poder ser lido por destinatrio que usa o Windows XP. 18 Sistema operacional um aplicativo que tem como funo principal a edio de textos e figuras. 19 Uma planilha criada no Excel 2007 e armazenada em arquivo no formato xlsx pode ser exportada para o padro XML, por meio do prprio Excel 2007. 20 O Google contm um software que permite ao usurio encontrar e gerenciar arquivos em sua prpria mquina, a exemplo do que o Windows Explorer faz; no entanto, permite o acesso geral na Internet apenas a pginas e arquivos armazenados e liberados pelos proprietrios.

A respeito dos acontecimentos atuais e seus desdobramentos, julgue os itens. 21 O Sistema de Vigilncia da Amaznia ou SIVAM um projeto elaborado pelos rgos de defesa do Brasil, com a finalidade de monitorar o espao areo da Amaznia. Conta com uma parte civil, o Sistema de Proteo da Amaznia, ou SIPAM. 22 O UNODC a agncia das Naes Unidas com mandato de apoiar os pases na implementao das trs convenes da ONU sobre drogas: Conveno nica sobre Entorpecentes (1961), emendada pelo protocolo de 1972; Conveno sobre Substncias Psicotrpicas (1971) e Conveno Contra o Trfico Ilcito de Entorpecentes e Substncias Psicotrpicas (1988). 23 O Brasil o segundo maior consumidor de cocana e derivados, atrs apenas dos Estados Unidos. 24 Em sintonia com o modelo internacional de combate s drogas, capitaneado pelos Estados Unidos, o Brasil desenvolve aes de combate e punio para reprimir o trfico. 25 As operaes nas favelas do Rio de Janeiro, iniciadas em 2007 e apoiadas pelas Foras Armadas, seguidas da implantao das unidades de Polcia Pacificadora (UPPs), reforaram a represso e levaram a presena do Estado a regies antes entregues ao trfico, no apenas atendendo s crticas internacionais, como tambm como preparao para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpadas de 2016. A respeito do raciocnio lgico, avalie os prximos itens. 26 Suponha que uma proposio composta P, obtida pelo uso de um ou mais operadores, tenha as valoraes V e F, dadas na tabela abaixo.

Nesse caso, uma possvel forma para P 27 Considere a seguinte sequncia de proposies. I Se Nicole considerada uma tima atriz, ento Nicole ganhar o prmio de melhor atriz do ano. II Nicole no considerada uma tima atriz. III Portanto, pode-se concluir que Nicole no ganhar o prmio de melhor atriz do ano. Nesse caso, essa sequncia constitui uma argumentao vlida, porque, se as proposies I e II so verdadeiras, a proposio III tambm verdadeira. 28 Suponha que as proposies I, II e III a seguir sejam verdadeiras. I Se o filme Dois Filhos de Francisco no teve a maior bilheteria de 2005, ento esse filme no teve o maior nmero de cpias vendidas. II Se o filme Dois Filhos de Francisco teve a maior bilheteria de 2005, ento esse filme foi exibido em mais de 300 salas de projeo. III O filme Dois Filhos de Francisco teve o maior nmero de cpias vendidas. Nessa situao, correto concluir que a proposio O filme Dois filhos de Francisco foi visto em mais de 300 salas de projeo uma proposio verdadeira.

Em 2005, a ANCINE coordenou a mostra de filmes brasileiros no Ano do Brasil na Frana. No 17. Encontro de Cinematografia da Amrica Latina, que ocorreu entre 11 e 20 de maro de 2005, em Toulouse, foi programada a exibio de um lote de 16 filmes de longa metragem brasileiros. Considerando essas informaes, julgue os itens que se seguem. 29 Suponha que as cpias de 4 desses 16 filmes estivessem com defeito. Nesse caso, a probabilidade de que 3 outras cpias, retiradas aleatria e sucessivamente desse lote de filmes, no estivessem com defeito superior a 0,36. 30 Se fosse exibido apenas um filme brasileiro por dia durante o encontro, sem repetio, ento o nmero de maneiras com que poderiam ser escolhidos esses filmes seria 16! / 10!. Acerca do Direito Administrativo, julgue os prximos itens. 31 Tanto os servidores pblicos podem vir a responder por atos de improbidade administrativa quanto os terceiros que se beneficiem do ato, sob qualquer forma, direta ou indireta. 32 Das vagas de qualquer concurso pblico, 20% delas devem sempre ser asseguradas aos portadores de necessidades especiais. 33 Em razo de situaes excepcionais, a dispensa de licitao possvel nos casos de guerra ou de grave perturbao da ordem. 34 Podem ser concedidas ao servidor pblico, alm do vencimento, gratificaes e indenizaes, as quais no se incorporam ao vencimento para qualquer feito. Com relao ao Direito Constitucional, avalie os itens subsequentes. 35 Entre as possibilidades de violao de domiclio, inclui-se a realizada em horrio noturno e autorizada por ordem judicial. 36 A prtica do racismo constitui crime inafianvel e imprescritvel, sujeito pena de deteno, nos termos da lei. 37 Hodiernamente, qualquer um do povo parte legtima para ajuizar mandado de segurana coletivo, segundo prescreve o ordenamento constitucional de 1988. Em contrapartida, somente o cidado parte legtima para propor ao popular. 38 O valor da gratificao natalina dos aposentados e pensionistas do regime geral de previdncia social corresponder mdia dos proventos ou penses recebidos ao longo do ano ou ao valor do provento ou penso recebido no ms de dezembro de cada ano, prevalecendo o valor mais favorvel. No que se refere ao Direito Penal, julgue os prximos itens. 39 Considere que um guarda-vidas e um banhista, ambos podendo agir sem perigo pessoal, tenham presenciado o afogamento de uma pessoa na piscina do clube onde o guarda-vidas trabalha e no tenham prestado socorro a ela. Nesse caso, na hiptese de morte da vtima, os dois agentes devem responder pelo delito de omisso de socorro. 40 Um policial militar em servio, ao abordar um cidado, exigiu dele o pagamento de determinada soma em dinheiro, utilizando-se de violncia e ameaando-o de sequestrar o seu filho. A vtima, ante o temor da ameaa, cedeu s exigncias formuladas e entregou ao policial a quantia exigida. Nessa situao, no obstante a prtica de crime pelo agente, no h que se falar em delito de concusso, pois inexiste nexo causal entre a funo pblica desempenhada pelo policial e a ameaa proferida.

41 O crime de falsidade material de atestado ou certido prev pena de deteno ao agente que o pratica. No entanto, se o crime for praticado com o fim de lucro, aplica-se, alm da pena privativa de liberdade, a pena de multa. 42 A pessoa jurdica no pode ser sujeito ativo de infrao penal, Quanto ao Direito Processual Penal, avalie as assertivas a seguir. 43 So inadmissveis as provas derivadas das ilcitas, ainda que no seja evidenciado o nexo de causalidade entre uma e outra, ou que as derivadas poderiam ter sido obtidas por uma fonte independente das primeiras. 44 Segundo a regra geral prevista no CPP o IP dever ser encerrado no prazo de dez dias, se o indiciado estiver preso, ou em trinta dias, quando este estiver solto. 45 Manoel cometeu um crime e, no curso do inqurito policial, quando sobre ele pesavam fundadas suspeitas da autoria do crime, uma testemunha demonstrou, ao juiz competente para a futura eventual ao penal, que estava sendo ameaada por Manoel. Nessa situao, no poder o juiz, de ofcio, decretar a priso temporria de Manoel. 46 Considera-se fonte independente aquela que por si s, seguindo os trmites tpicos e de praxe, prprios da investigao ou instruo criminal, seria capaz de conduzir ao fato objeto da prova. Considerando o que estabelece a Legislao Especial, avalie os itens. 47 Famlia natural a comunidade formada pelos pais ou qualquer deles e seus descendentes. 48 Armando e Srgio deviam a quantia de R$ 500,00 a Paulo, porm se recusavam a pagar. No dia marcado para o acerto de contas, Armando e Srgio, com o nimo de matar, compareceram ao local do encontro com Paulo portando armas de fogo, emprestadas por Mrio, que sabia para qual finalidade elas seriam usadas. Armando e Srgio atiraram contra Paulo, ferindo-o mortalmente. Segundo determina a Lei n.o 8.072/1990, o homicdio de Paulo considerado crime hediondo. 49 Os servios de vigilncia e de transporte de valores no podero ser executados por uma mesma empresa. 50 O artigo que tipifica o crime de maus-tratos previsto no Cdigo Penal foi tacitamente revogado pela Lei da Tortura, visto que o excesso nos meios de correo ou disciplina passou a caracterizar a prtica de tortura, porquanto tambm causa de intenso sofrimento fsico ou mental.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS

Certo gs, A, decompe-se conforme o grfico abaixo, na temperatura t, que mostra a presso parcial do gs pelo tempo.

A respeito disto, avalie os prximos itens. 51 A reao de primeira ordem em A. 52 A constante de velocidade menor do que 4.10 s . 53 Com os dados fornecidos possvel se determinar os parmetros de Arrhenius para essa reao. 54 Sabendo que a reao do tipo elementar A -> B, ento a lei da velocidade para essa reao 55 A concentrao de A cai exponencialmente com o tempo. 56 Caso a reao fosse de segunda ordem em A, o formato do grfico seria o mesmo. 57 Caso haja tempo suficiente, todas as reaes chegam a 100% de rendimento. 58 Caso se saiba que A um gs ideal, ento possvel saber o valor da variao de entropia somente sabendo o nmero de mols e o volume final e inicial do gs. 59 Com os mesmos dados do item anterior seria possvel saber quanto calor necessrio para fazer essa mudana de volume. 60 No existe reao que tenha ordem zero.
-4 -1

A respeito dos conceitos de cidos e bases, avalie as afirmaes. 61 cidos duros tendem a ligar-se a bases moles. 62 gua, DMF e acetonitrila so bases duras de Lewis. 63 As superfcies de muitos materiais catalticos e minerais possuem stios cidos de Bronsted e de Lewis. 64 A gua um solvente anfiprtico. 65 O cido sulfrico pode doar at dois prtons, sendo, portanto, um cido poliprtico. Quanto s interaes entre tomos, julgue os itens. 66 Foras de disperso de London so as mais fortes de todas as foras intermoleculares. 67 As foras entre dipolos instantneos so chamadas ligaes semicovalentes. 68 Quanto maior a molcula (quanto maior o nmero de eltrons) mais polarizvel ela . 69 As foras de disperso de London dependem da forma da molcula. 70 A ligao de hidrognio necessita do H ligado a um elemento eletronegativo, sendo mais comum com F, O e N. Com relao aos conceitos da Qumica Orgnica, julgue os itens. 71 As cicloparafinas possuem frmula geral CnH2n e todas as suas ligaes carbonocarbono so do tipo (sigma). 72 A adio de iodeto de hidrognio a alcenos assimtricos, como 2-metil-2-buteno, pode produzir dois iodo-alcanos - 2-iodo-2-metil-butano (produto principal) e 2-iodo-3metil-butano (traos). 73 Sobre a sntese do meta-nitro-metil-benzeno deve-se fazer a seguinte sequncia de reaes: uma monoacilao com cloreto de acila, seguida de uma mononitrao. 74 A nitrao do tolueno ocorre segundo o mecanismo de substituio eletroflica, produzindo o m-nitrotolueno, pois o grupo nitro desativante e orienta para a posio meta. 75 Os steres, em contato com a gua, sofrem hidrlise, produzindo cido e lcool de acordo com o equilbrio demonstrado pela reao: Com o intuito de deslocar o equilbrio para a direita, realiza-se a hidrlise na presena de uma base alcalina, pois com isso, salifica-se o cido, retirando-o do equilbrio, e a reao ento recebe o nome de saponificao ou hidrlise alcalina.

A respeito das reaes dos alcenos, julgue os itens. 76 As duas reaes de eliminao mais comuns para a formao de alcanos so a desidroalogenao (a perda de HX a partir do haleto de alquila) e a desidratao (a perda de gua a partir de um lcool). 77 A desidroalogenao normalmente ocorre pela reao de um haleto de alquila com uma base fraca. 78 A desidratao frequentemente realizada pelo tratamento de um lcool com um cido forte, como cido sulfrico. 79 Os alcenos se comportam como eletrfilos (cidos de Lewis) em reaes polares. 80 Na adio de HX a um alceno, o H liga-se ao carbono com menos substituintes alquila e o X liga-se ao carbono com mais substituintes alquila. Julgue se este nmero est correto para as estruturas dadas.
H

81 -

Cl CH 3

1 estereocentro

82 -

OH CH 3

1 estereocentro

83 -

O C H2

1 estereocentro

84 -

C H2

1 estereocentro

7 6 5 1 2 4 3 9 8

OH

85 -

Cl
10

2 estereocentros

11 3 12

4 5

6 7

10 2 8 1 9

86 -

13

2 estereocentros

11 5 6 4 1 8 3 2 10 9

12

87 -

4 estereocentros
1

2 11 12 3

10

88 -

1 estereocentro

11

9 8 7 10 4 6 5 3 2 13 1 14

89 -

12

4 estereocentros

36 12

O 2N
1

6 5 13 NO 29 2

33

35

32 4 30

O 34
31

10

14

28 21

N
23 22 24 25 26 38

OH

39

15

27

20

OH
11

16

17

19

37

90-

OH
18

10 estereocentros

10

A respeito da espectroscopia atmica e dos componentes dos equipamentos nela utilizados, avalie os itens. 91 Um atomizador de chamas tem geralmente um queimador longo e estreito que serve de caminho para a amostra. 92 O nebulizador controla o fluxo de amostra, produzindo a mistura. 93 Ar ou xido nitroso so utilizados como oxidantes na atomizao por chama, com N2O produzindo uma chama mais quente e com menos rudo na anlise. 94 O monocromador serve para separar linha espectral de interesse das outras linhas emitidas pela fonte de radiao, atravs da utilizao de um prisma ou rede de difrao associado a duas fendas estreitas que servem para entrada e sada da radiao. 95 So determinveis os elementos cujas raias de ressonncia se situam na parte do espectro em que o instrumento pode operar, e que possam ser levados a condio de vapor atmico com os meios usuais. A respeito dos conceitos da cromatografia lquida de alta eficincia, julgue os itens. 96 Quanto menor for a partcula, menor ser a eficincia da separao. 97 A slica sozinha pode ser usada como fase estacionria para a cromatografia de adsoro, e o desenvolvimento cromatogrfico dito fase reversa. 98 Para utilizao da slica na cromatografia de partio, esta deve estar quimicamente ligada. 99 As fases estacionrias quimicamente ligadas tm como desvantagens a baixa estabilidade qumica e o menor recobrimento da superfcie. 100 Fases estacionrias polimricas apresentam maior recobrimento dos stios ativos do suporte. Com relao aos conceitos de validao de mtodos, julgue os itens. 101 A confiabilidade metrolgica requer procedimentos, rotinas e mtodos apropriados; o processo que envolve um programa de confiabilidade metrolgica deve ser contnuo, sem interrupo, requerendo tanto um planejamento prvio quanto uma avaliao constante dos resultados obtidos. 102 Em laboratrios de anlises qumicas, a confiabilidade metrolgica a garantia da qualidade visando credibilidade tcnica das medidas obtidas. 103 O controle de qualidade interno requer que caractersticas como faixa de concentrao, sensibilidade, seletividade, sejam adequadas ao mtodo que est sendo validado. 104 Seletividade ou especificidade refere-se capacidade de resposta a um determinado composto de interesse associado a uma matriz com vrias substncias qumicas detectveis ou no. 105 Limite de quantificao refere-se menor concentrao de um analito em uma amostra, que pode ser detectada por um procedimento analtico ao qual se associa um nvel de confiana especificado.

11

A respeito da titulometria de complexao, avalie os itens. 106 Negro de Eriocromo T pode ser usado como indicador para titulao de Ba, Cd, Ca, Pb e Zn. 107 Violeta de pirocatecol e alaranjado de xilenol so usados como indicadores nesses mtodos. 108 O EDTA o mais importante indicador nestes mtodos. 109 possvel titular duas substncias em soluo, desde que se use diferentes valores de pH. 110 O ponto final potenciometricamente. da titulao pode ser visualizado ou determinado

A respeito da Lei 6360/76, julgue os itens. 111 proibido o reaproveitamento e a utilizao de vasilhame tradicionalmente usado para refrigerantes no envasilhamento de saneantes. 112 proibida a colocao de novas datas ou o reacondicionamento em novas embalagens de produtos cujo prazo de validade haja expirado, excetuados os soros teraputicos que puderem ser redosados e refiltrados. 113 A inobservncia dos preceitos desta Lei, de seu regulamento e normas complementares configura infrao de natureza sanitria, ficando sujeito o infrator ao processo e s penalidades previstos no Decreto-Lei n 785, de 25 de agosto de 1969, sem prejuzo das demais cominaes civis e penais cabveis. 114 A ao de vigilncia sanitria abranger todo e qualquer produto de que trata esta Lei, inclusive os dispensados de registro, os correlatos, os estabelecimentos de fabricao, distribuio, armazenamento e venda, e os veculos destinados ao transporte dos produtos. 115 No ficam sujeitos controle do rgo de vigilncia sanitria a propaganda das marcas e a etiquetagem. Com relao ao Regulamento Tcnico de Bens e Produtos Importados para fins de Vigilncia Sanitria, julgue os itens. 116 A importao de produtos mdicos recondicionados por empresa no detentora da regularizao perante ANVISA sujeitar-se- a apresentao de declarao da pessoa jurdica detentora da regularizao do bem ou produto junto a ANVISA, autorizando a importao. 117 Ser vedada a importao de produtos mdicos usados. 118 A importao de material sob vigilncia sanitria destinada pesquisa cientfica de interesse sanitrio, por pesquisador ou entidade de pesquisa no credenciado pelo CNPq, dever submeter-se manifestao expressa e favorvel da autoridade sanitria competente da ANVISA, previamente ao seu desembarao, no territrio nacional. 119 A importao de produto sob vigilncia sanitria, destinada ao acompanhamento, avaliao ou desenvolvimento de pesquisa cientfica de interesse sanitrio, dever ocorrer por meio de Licenciamento de Importao no SISCOMEX, mediante a sujeio prvia ao desembarao aduaneiro de fiscalizao sanitria, pela autoridade sanitria competente da ANVISA.

12

120 A importao de produtos pertencentes s classes de produtos mdicos e produtos para diagnstico em vitro, no regularizadas na ANVISA, vinculada ao acompanhamento e avaliao do desenvolvimento de pesquisa cientfica de interesse sanitrio, dar-se- por meio do SISCOMEX, remessa expressa ou remessa postal e dever submeter-se, a parecer tcnico, conclusivo e satisfatrio, da rea tcnica competente da ANVISA em sua sede, referente autorizao da Importao.

Para acessar mais provas e participar de discusses, s entrar no grupo de estudos para Perito:

http://groups.yahoo.com/group/Grupo_PCF_Quimica-2008/
Acesso a outros materiais para estudo: http://www.scribd.com/ConcurseiroRobson

13

Potrebbero piacerti anche