Sei sulla pagina 1di 14

Papa Francisco diz que apenas sua Igreja capaz de interpretar escrituras

by IASD O Papa Francisco expressou nesta sexta-feira (12) seu compromisso com o pleno respeito tradio da Igreja, a nica habilitada a interpretar corretamente as escrituras, e rejeitou "a interpretao subjetiva", em seu primeiro discurso ante o Comit da Bblia do Vaticano. Nesta interveno a "especialistas" - e no apenas para fiis, como a maioria de seus discursos do ltimo ms - o Papa jesuta fez uma longa referncia a um texto do Conclio Vaticano II ( 1962-1965), a Constituio 'Dei Verbum' ('A Palavra de Deus'), sobre o papel da Igreja. At o momento, ao contrrio de Bento XVI, o novo Papa pouco tinha mencionado o Conclio, ao qual ele o primeiro pontfice das ltimas dcadas a no ter participado. Uma omisso surpreendente. "O Conclio lembrou com grande clareza: tudo o que est relacionado com a maneira de interpretar as Escrituras est, em ltima anlise, sujeito ao julgamento da Igreja, que realiza o seu mandato divino e o ministrio de preservar e interpretar a palavra de Deus". "A Sagrada Tradio transmite a Palavra de Deus plenamente (....) Desta forma, a Igreja tira a sua certeza a respeito de todas as coisas reveladas no s nas Sagradas Escrituras. Uma como a outra devem ser aceitas e veneradas com sentimentos semelhantes de piedade e respeito", disse em um discurso que revela um Papa muito respeitoso da autoridade da Igreja. Para o Papa, "h uma unidade indissolvel entre Escritura e Tradio", que so "conjuntas e se comunicam entre elas", "formando, de certa maneira, uma nica coisa", declarou. Como resultado, "a interpretao das escrituras no pode ser apenas um esforo intelectual individual, mas deve ser sempre confrontado, inserido e autenticado pela tradio viva da Igreja", argumentou. Esta declarao, na linha de Bento XVI, no deve agradar os protestantes ou catlicos contestatrios, como o suo Hans Kng, que reivindicam o direito de interpretar livremente as escrituras. Para ser claro, o Papa denunciou "a insuficincia de qualquer interpretao sugestiva, ou simplesmente limitada a uma anlise incapaz de acolher o significado global que tem sido construdo h sculos pela tradio de todo o povo de Deus"
Fonte G1

Nota de Resta uma Esperana: O domingo uma tradio catlica, portanto ele est afirmando que o domingo deve ser mantido e aceito por todos como sendo parte da "Sagrada Tradio" Catlica e, por conseguinte, crist. A afirmao de que somente a Igreja Catlica pode interpretar a Bblia remonta ao dogma catlica medieval que continua vivo no meio da Igreja. Tomemos cuidado, pois os hereges que foram queimados na fogueira, sofreram essa pena porque descordaram da interpretao bblica da Igreja na Idade Mdia. Ser que Francisco I est nos mandando um recado? Bem, se levarmos em conta que ele jesuta e que a Ordem dos Jesutas foi criada para combater o crescimento do protestantismo, essa declarao do Papa muito significativa. Fiquemos de olhos e ouvidos atentos!

Xx

ATIVIDADES MONTADAS DIRETAMENTE NO CADERNO DO ALUNO - TRABALHANDO SEM FOLHAS PARA IMPRIMIR
Posted: 12 Apr 2013 04:07 PM PDT Oi Amados, Algumas professoras tem me procurado buscando opo para trabalhar com os alunos, sem atividades prontas, de modo que tudo possa feito diretamente no caderno dos alunos e que eles participem da construo das atividades, partindo dessa ideia a professora de meu filho, que est no segundo perodo faz este trabalho, ento vou postar aqui para vocs algumas ideias, para trabahar letras, figuras geomtricas e numerais no caderno sem matriz impressa.

Potrebbero piacerti anche