Sei sulla pagina 1di 4

Curso Tcnico de Refrigerao e Ar Condicionado Mdulo IV Operador de Sistemas de Refrigerao Industrial Equipamentos Industriais Professor Pablo Bueno Nome:

: Anderson Pereira Nome: Deivid Peixoto N 9628 N 9631

1 Na refrigerao industrial, os compressores mais largamente utilizados so os compressores alternativos e de parafuso. Com base nesta afirmao, explique detalhadamente como se baseia o processo de compresso de cada um destes. Compressores alternativos: Estes compressores so constitudos de pistes que ao realizar o movimento fazem a compresso do fluido. O fluido entra no cilindro do pisto quando o pisto se movimenta para baixo criando uma depresso dentro do cilindro abrindo a placa de vlvulas. Ao se movimentar para cima o pisto comprime o fluido criando uma presso na placa de vlvulas fazendo com que se abra e o fluido descarregado. Compressores parafuso: A compresso neste caso se da por dois rotores em formato de parafuso sincronizados que ao girar aprisionam o fluido entre os lbulos e a carcaa reduzindo o volume do gs e aumentando a presso ento o fludo deslocado at a descarga. 2 Existem na refrigerao industrial sistemas que operam com simples e duplo estgio. Quando devemos optar por um e por outro? Qual a conseqncia no sistema de refrigerao ao optarmos em realizar a compresso em um nico estgio ao invs de utilizarmos o duplo estgio? Quando se est usando amnia deve-se optar por simples estgio quando a relao de compresso for menor que 7 e duplo estgio quando a relao de compresso for maior que 7. Ao optar por apenas um estgio podemos obter uma temperatura de descarga muito alta que afetar o leo fazendo com que este perca suas propriedades lubrificantes. Sistemas de duplo estgio alm de evitar temperaturas de descarga alta diminuem o consumo de energia e permitem aumentar o rendimento frigorfico da instalao com o uso do resfriador intermedirio. 3 O condensador evaporativo em um sistema de refrigerao industrial tem a funo de liberar o calor absorvido dos evaporadores mais o calor do trabalho de compresso, atravs da troca de calor com gua e ar. Com base nesta afirmao, explique a importncia de realizarmos uma manuteno preventiva no mesmo e o que acarretaria um condensador condies inadequadas de funcionamento para o restante do sistema de refrigerao. importante a manuteno preventiva nos condensadores evaporativos, pois se esta unidade apresentar problemas de funcionamento como: problemas na bomba de circulao de gua, gua em condies imprprias ou com resduos de sujeira que possam entupir filtros e os aspersores, problemas no ventilador as trocas de calor sero

ineficientes e a temperatura de condensao pode aumentar fazendo com que a relao de compresso aumente e o sistema de refrigerao perca rendimento. 4 As baterias de ar forado so trocadores de calor equipados com blocos de serpentina de aleta plana e zincados a fogo, os quais possuem ventiladores. Explique como realizada a distribuio do ar na serpentina e o que isto favorece dentro das cmaras frigorficas. A distribuio do ar na serpentina varia com a disposio do ventilador e seu motor (extrao e sopramento), tipo do ventilador (centrfugo ou axial) e motor (uma nica rotao ou rotao varivel). Favorecendo a distribuio de ar dentro das cmaras a fim de evitar a formao de bolses de ar quente, utiliza-se o sistema de ventilao tipo extrao que apresenta melhores caractersticas no aspecto de alcance, porm o sistema tipo sopramento mais vantajoso sob o ponto de vista trmico uma vez que o calor dissipado pelo conjunto ventilador-motor cedido ao ar antes da entrada na serpentina. 5 Qual o princpio de funcionamento dos separadores de lquido utilizados no sistema de refrigerao industrial. Quais seus principais tipos? Por que estes vasos devem ser isolados termicamente? Seu princpio de funcionamento fazer com que as gotas ou filme de lquido que so arrastadas pela grande velocidade dos vapores caiam no separador devido ao maior dimetro deste vaso e ali fiquem depositadas. Isto ocorre devido a uma queda de velocidade que ocorre no tubo de suco que de 15m/s a 20m/s e deve ficar em torno de 0,5m/s. Estes separadores podem ser horizontais ou verticais e devem ser isolados termicamente par evitar um ganho de carga trmica que no considerada no ambiente a refrigerar. 6 - O compressor parafuso possui um principio de funcionamento atravs de dois rotores, (Macho e Fmea) explique como realizada a compresso neste tipo de compressor e quais as principais propores utilizadas entre eles. Sabendo que o mesmo permite acoplamentos do motor eltrico tanto no rotor macho quanto no rotor fmea, o que acarretaria acoplar o mesmo no rotor fmea? Os dois rotores atuam sincronizados que ao girar aprisionam o fluido entre os lbulos e a carcaa reduzindo o volume do gs e aumentando a presso deslocando o fludo at a descarga. Ao acoplar o motor eltrico no rotor fmea a velocidade do rotor macho aumentada em 50%. Os rotores possuem as seguintes combinaes: M+F, 4+6, 5+7, 5+6. 7 Qual o princpio de funcionamento do separador de leo presentes nas instalaes de refrigerao industrial? Quais os principais tipos utilizados para a confeco dos separadores de leo? A separao do leo conseguida mecanicamente reduzindo a velocidade atravs de chicanas ou filtros de tela fina e com resfriamento de vapor, o leo separado levado de volta ao crter do compressor pela presso do prprio sistema por meio de

canalizao auxiliar. So utilizados separadores de leo por choque, separadores de leo por resfriamento e separadores de leo convencional (Stern). 8 Os evaporadores podem ser classificados em RTA, RTB e RTC. Cite as aplicaes de cada um dos tipos e a velocidade de ar na face de cada modelo em questo. RTA: utilizado em ambientes com temperaturas positivas at 5C e com velocidade do ar de 3m/s, para baixo nvel de rudo e evitar arraste de gua. RTB: utilizado em ambientes de resfriamento e com temperaturas de evaporao abaixo de 0C possui velocidade do ar de 4,5 m/s. RTC: utilizado em grandes cmaras abaixo de 0C e tneis de congelamento com velocidade do ar de 6 m/s. 9 O leo nos compressores parafuso alm da lubrificao exerce uma outra funo indispensvel ao funcionamento dos mesmos. Qual seria esta funo? O leo tambm participa no processo de vedao da folgas entre rotores, evitando a fuga de gs das regies de alta presso para as regies de menor presso. 10 Atravs da anlise da figura, o que est acontecendo com este sistema que opera com compressor parafuso e caso estiver ocorrendo algum problema com este sistema, como poderamos corrigi-lo?

Onde: PD = presso de descarga VD = volume na descarga VS = volume na suco

A presso de descarga est muito elevada em relao ideal prevista para o sistema, fazendo com que o rendimento do sistema diminua perdendo trabalho. Para corrigir este problema devemos verificar problemas de condensao, resfriamento do leo e retorno de leo. 11 O resfriamento do leo lubrificante de extrema importncia para sistemas que operam com altas temperaturas de descarga e garantir que o mesmo tenha um retorno adequado indispensvel para o bom funcionamento dos compressores utilizados no sistema. Para os compressores parafusos este cuidado tem que ser redobrado. De acordo com estas informaes, quais os principais mecanismos utilizados para o resfriamento desse leo?

Resfriamento do leo por meio de um trocador de calor do tipo carcaa-tubo que utiliza gua ou salmoura, ou utilizar refrigerante do tanque de lquido, por bombeamento ou por efeito de termo-sifo. Resfriamento por injeo direta de refrigerante lquido no compressor ou na linha de descarga. 12 Os condensadores evaporativos so utilizados em larga escala na refrigerao industrial. Sabendo disso, explique o princpio de funcionamento destes condensadores fazendo um desenho esquemtico do mesmo e citando neste as principais partes do mesmo. O gs quente que vem da descarga do compressor passa pela serpentina de condensao, onde cede calor para a gua que esta sendo borrifada pelos aspersores e ao ar, ento o fluido condensa-se. Parte da gua que troca calor com o fludo se evapora e aspirada para fora da unidade pelo ventilador. 13 Atravs de conhecimentos tcnicos, voc como tcnico em refrigerao e ar condicionado sabedor que os evaporadores operam atravs de sistema inundado. Sabendo disso, quais os principais meios de alimentao das baterias de ar forado nestes sistemas? Explique rapidamente como operam cada um destes citados anteriormente Alimentao de evaporadores por bombas centrfugas ou de engrenagem se destina a bombear os lquidos frigorgenos NH3 e R-22 reduzindo o diferencial de presso em sistemas de recirculao. Na alimentao de evaporadores por gravidade a diferena de presso faz com que o fluido se desloque alimentando o evaporador. 14 Qual o objetivo da insero de um resfriador intermedirio (RI) no sistema de refrigerao industrial. Sabendo que estes sistemas podem operar com compressores booster e compound, realize um desenho esquemtico para cada um deles, demonstrando onde estaria localizado o RI em cada um dos sistemas. O uso do resfriamento intermedirio permite reduzir o trabalho de compresso, aumentando assim o rendimento frigorfico da instalao.

Potrebbero piacerti anche