Sei sulla pagina 1di 40

gravitao

Modelo geocntrico, Ptolomeu (90 168) No modelo ptolomaico, a Terra era o centro do Sistema Solar, de tal forma que todos os planetas conhecidos, inclusive o Sol e a Lua, gravitavam ao seu redor. O modelo geocntrico foi aceito por mais de quinze sculos, influindo enormemente na Filosofia, na Literatura, nas Artes e nas cincias da poca. Na verdade, o universo geocntrico ptolomaico inclua a idia de uma Terra ligeiramente descentrada (excntrico).

trajetria

Nicolau Coprnico (Torun, 1473 Frauenburgo 1543) foi um astrnomo e matemtico polons que desenvolveu a teoria heliocntrica do sistema solar. Tambm foi cnego da Igreja Catlica, governador e administrador, jurista, astrlogo e mdico. Sua teoria do heliocentrismo, que colocou o Sol como o centro do sistema solar, contrariou a ento vigente teoria geocntrica (que considerava, a Terra como o centro), tida como uma das mais importantes hipteses cientficas de todos os tempos, tendo constitudo o ponto de partida da astronomia moderna. http://digital.lib.lehigh.edu/planets/index.html

Urano 84,01 anos Saturno 29,46 anos Jpiter 11,86 anos Marte 1,88 anos Terra 1 ano Vnus 0,62 anos Mercrio 0,24 anos

Modelo heliocntrico, Coprnico

O astrnomo dinamarqus Tycho Brahe (1546-1501), com um grande sextante e uma bssola, ao longo de mais de vinte anos de observao planetria e estelar a olho nu. .

Lehigh University Digital Library


http://digital.lib.lehigh.edu/planets/brahe.php?num=27.7&exp=false& CISOPTR=487&lang=lat&view=full&limit=brahe

Johannes Kepler (Weil, 1571 Regensburg, 1630) foi um astrnomo, matemtico, teologo evanglico, e astrlogo alemo. mais conhecido por formular as trs leis fundamentais da mecnica celeste, conhecidas como Leis de Kepler, codificada por astrnomos posteriores com base em suas obras Astronomia Nova, Harmonices Mundi, e Eptome da Astronomia de Coprnico. Elas tambm forneceram uma das bases para a teoria da gravitao universal de Isaac Newton.

Analisando cuidadosamente os dados sobre o movimento dos planetas, principalmente, do planeta Marte (dados de Tycho Brahe), Kepler percebeu importantes regularidades em seu movimento em torno do Sol se deixasse de trabalhar com rbitas circulares concntricas. Acabou adotando rbitas elpticas com o Sol ocupando um de seus focos. Todos os planetas se movem em rbitas elpticas, estando o Sol em um dos seus focos.

A reta (raio vetor) que une o Sol a qualquer planeta descreve (varre) reas iguais em intervalos de tempos iguais

O quadrado do perodo de translao (T2) de qualquer planeta proporcional ao cubo do semi-eixo maior da rbita elptica (r3)

T2 =K 3 r

Tycho Brahe (1546-1601) O ltimo e o maior dos observadores da era pr-telescpica

Johannes Kepler (1571 - 1630) Proviu uma slida base matemtica cosmologia heliocntrica

Galileu Galilei (1564 - 1642) Defendeu a conduo de experimentos e observaes para desvendar a Natureza

Sir Isaac Newton (1643 1727)foi um cientista ingls, mais reconhecido como fsico e matemtico, embora tenha sido tambm astrnomo, alquimista, filsofo natural e telogo.

Lei de gravitao de Newton A fora entre duas partculas quaisquer, de massas m1 e m2, separadas por uma distncia r entre seus centros, diretamente proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distncia que as separam.

m1 m2 Fg = G 2 r
G = 6,673 x 10-11 Nm2/kg2

O valor da constante G foi determinada com preciso a partir dos resultados do experimento realizado pelo cientista britnico Henry Cavendish em 1798 com uma balana de torso, apesar de Cavendish no calcular um valor numrico para G. Esta experincia foi tambm o primeiro teste de teoria da gravitao de Newton entre as massas no laboratrio. Que teve lugar 111 anos aps a publicao dos Principia de Newton e 71 anos aps a morte de Newton, de modo nenhum dos clculos de Newton poderia usar o valor de G, em vez disso ele s poderia calcular uma fora em relao a uma outra fora.

1- A fora gravitacional entre duas partculas atrativa e constitui um par aoreao (3 Lei de Newton), agindo ao longo da linha que une seus centros. 2- A constante universal G no deve ser confundida com a acelerao gravitacional g, provocada pela atrao gravitacional da Terra sobre um corpo de massa m. 3- A Lei da Gravitao Universal de Newton uma lei de fora simples, considerada uma fora fraca quando comparada s foras eltricas, magnticas e nucleares. A lei da gravitao entre partculas relaciona-se somente com as propriedades mensurveis das partculas envolvidas, implicando na idia de que a fora gravitacional entre elas independe da presena de outras partculas e das propriedades do espao intermedirio. 4- Quando nos referimos aos corpos extensos, como, por exemplo, a Terra e o Sol, a lei continua vlida, mas devemos considerar cada corpo como composto de inmeras partculas, calculando as interaes (foras) entre elas, par a par, corpo a corpo, atravs do clculo integral (tambm desenvolvido por Newton). Quando se trata de esferas uniformes possvel considerar a idia do centro de massa para o clculo da fora gravitacional. 5- Quando tratamos a Terra como um corpo esfrico de massa MTerra, a fora gravitacional (mdulo) que ela exerce sobre uma partcula ou sobre um corpo esfrico de massa m, com separao entre seus centros igual a Rterra.

Terra em orbita em torno do sol

Acelerao centrpeta Lei de gravitao de Newton

Terceira lei de Kepler

Segunda lei de Kepler

ngulo slido

Trata-se do equivalente tridimensional do ngulo ordinrio, com o esferorradiano (medida de ngulo slido) anlogo ao radiano. ngulos slidos tambm podem ser definidos como a elevao ao quadrado dos graus ordinrios. Uma forma intuitiva de perceber o ngulo slido consiste em pensar numa das suas aplicaes fsicas, a observao do cu. Numa observao astronmica pode ser vista e medida uma rea do cu visvel. Se nos considerarmos no centro de uma esfera, o "ngulo de viso" o nosso ngulo slido. Um ngulo ordinrio confinado por duas retas, este ser confinado presumivelmente por uma superfcie de cone (se a superfcie vista no cu tiver uma forma circular).

ngulo slido

Campo gravitacional g no centro de uma casca esfrica

Campo gravitacional g fora do centro de uma casca esfrica

Campo gravitacional g no interior de uma esfera macia casca

Campo gravitacional g de uma esfera macia

Campo gravitacional g de uma casca esfrica

Energia potencial gravitacional


trabalho Energia potencial

Energia potencial gravitacional

Energia potencial gravitacional

Energia potencial gravitacional

Potrebbero piacerti anche