Sei sulla pagina 1di 6

AULA DE DIREITO PENAL PROF. ROGRIO SANCHES CUNHA LFG PRINCIPIO DA LEGALIDADE O art. 1 do CP Est previsto no art.

. 5, XXXIX da CF/88 Art. 22. Estatuto de ROMA (criou o TPI) Art. 9 do CADH O princpio da legalidade constitui uma real limitao ao poder estatal de interferir na esfera de liberdades individuais. Fundamentos: 1) Poltico: exigncia de vinculao do executivo e do judicirio a leis formuladas de forma abstrata. Impede o poder punitivo com base no livre arbtrio. 2) Democrtico: Respeito ao princpio da diviso de poderes. O parlamento deve ser o responsvel pela criao de crimes. 3) Jurdico: uma lei prvia e clara produz importante efeito intimidativo. Este princpio no se restringe ao conceito de no h crime sem lei restrita (lei ord. ou lei compl.). No h crime sem lei anterior. Proibe a retroatividade malfica. Pergunta: Medida provisria pode criar crime e cominar pena? NO, pois MP no lei, mas ato do executivo com fora normativa. O mesmo raciocnio aplicado para resolues dos Tribunais Superiores ou do CNJ ou do CNMP, atos com fora normativa, mas no so leis. Pergunta: Medida provisria pode revogar crime? 1 Corrente. A CF/88 proibe MP versar sobre direito penal incriminador ou no. Vide art. 62, 1, I, letra b. 2 Corrente. A CF/88 no art. 62, 1, I, letra b proibi matria de direito penal incriminador, admite MP no incriminadora. OBS.: o STF, no RE 254.818 PR, discutindo os efeitos benficos trazidos pela MP 1571/97, que permitiu o parcelamento de dbitos tributrios e previdencirios com efeitos extintivos da punibilidade, proclamou sua admissibilidade em favor do ru. Em 2003, o STF aplicou o mesmo raciocnio com a MP que impedia a atipicidade do art. 12 do Estatuto do Desarmamento, proclamou sua admissibilidade em favor do Ru. Costume revoga Crime? Ex.: Jogo do Bicho. Alguns dizem que o Jogo do Bicho foi revogado pelo costume, j que o Estado pratica jogo de azar (Sena, Loteria). Temos trs correntes:

1 Corrente: possvel o costume abolicionista. Jogo do bicho deixou de ser contraveno penal. 2 Corrente: no existe costume abolicionista, mas, em razo do costume, o juiz deixa de aplicar a lei, devendo o legislador revoga-la. Apesar de continuar contraveno penal, o juiz deixa de aplicar as consequncias penais para o jogo do bicho. 3 Corrente: No existe costume abolicionista, devendo o juiz aplicar a lei enquanto no revogada por outra lei. O STJ j discutiu se casa de prostituio foi ou no revogada pelo costume. Tem prevalecido a 3 corrente. No h crime sem lei estrita. Probe analogia incriminadora. No h crime sem lei certa. Probe tipos penais sem clareza (ambguos). Princpio da taxatividade. Ex. lei 7.170 art. 20, terrorismo. A lei no fala o que terrorismo. No h crime sem lei necessria. Princpio da interveno mnima. LEI PENAL 1) Pode ser completa, dispensa complemento normativo (dado por outra norma) ou valorativo (dado pelo juiz). Ex. de lei penal completa. Art. 121 do CP. 2) Leis penais incompletas, tambm denominadas cegas, abertas ou normas penais em branco, so disposies incriminadoras cuja sano certa e precisa, permanecendo indeterminado o seu contedo 2.1. Normas penais em branco: So normas que dependem de complemento normativo. Classificam-se em prprias (em sentido estrito ou heterognea) ou imprprias (em sentido amplo ou homogneas).

As normas penais em branco imprprias ainda podem ser subdivididas em duas outras espcies: homovitelina (ou homloga) e heterovitelina (ou heterloga).

2.2. Tipo aberto: depende de complemento valorativo dado pelo juiz. Ex. crimes culposos. Norma penal em branco ao revs (ou invertida): neste caso, o complemento normativo diz respeito sano, no ao contedo proibido. Ex: Lei de genocdio. A sano penal complementada. Obs.: nesta espcie de norma penal em branco, o complemento s pode ser outra lei. No pode ser uma portaria. 1 Corrente: ofende o princpio da reserva legal, visto que os eu contedo, poder ser modificado sem que haja uma discusso amadurecida da sociedade a seu respeito. Rogrio Greco. 2 Corrente: na norma penal em branco em sentido estrito, h um tipo penal incriminador que traduz os requisitos bsicos do delito. O que a autoridade administrativa pode fazer explicitar um dos requisitos tpicos dados pelo legislador. Lei vigente: Obedincia aos tramites procedimentais legislativos (legalidade formal). Lei vlida: o contedo da lei respeita proibies, garantis e direitos fundamentais (legalidade material). Ex.: regime integral fechado. O STF entendeu que apesar de vigente a lei, desrespeitava garantias e direitos fundamentais. Ex.: foro por prerrogativa de funo para ex-autoridades. EFICCIA DA LEI PENAL NO TEMPO. Quando (tempo) um crime se considera praticado? Teoria da atividade: o crime considera-se praticado no momento da conduta. Teoria do resultado: o crime considera-se praticado no momento do evento Teoria mista ou da ubiquidade: o crime considera-se praticado no momento da conduta ou do resultado. O Brasil adotou a teoria da ATIVIDADE art. 4 do CP.

Importncia prtica. no momento da conduta que se analisa a (in) imputabilidade do agente. Sucesso de leis penais no tempo (aplica-se a lei penal vigente ao tempo da realizao do fato).

Tempo da realizao do fato Fato no era crime Fato era crime Fato era crime Fato era crime hediondo

Lei posterior Cria crime Esta lei irretroativa, art. 1 do CP Torna crime hediondo Esta lei irretroativa, art. 1 do CP Aboliu o crime A lei retroativa, art. 2 do CP Deixou de ser hediondo A lei retroativa, art. 2, pargrafo nico do CP

Lei posterior mais benfica pode retroagir quando ainda na vacatio legis? 1 Corrente: a vacatio legis tem como finalidade principal, a necessidade de que a lei promulgada se torne conhecida. No faz sentido que aqueles que j se inteiraram do seu teor da lei nova, fiquem impedidos de lhe prestar obedincia, desde logo, quanto a seus preceitos mais brandos. possvel a retroatividade benfica na vacatio 2 Corrente: a lei na vacatio no tem eficcia jurdica nem eficcia social. Est proibida a retroatividade na vacatio, ainda que benfica. (prevalece). Depois do trnsito em julgado, quem aplica a lei posterior mais benfica? Resposta: smula 611 do STF, compete ao juiz das execues a aplicao de lei mais benigna. Depende do tipo. Se a lei posterior mais benfica de aplicao meramente matemtica (ex.: causa de diminuio de pena em razo da idade do agente). o juiz da execuo. Se no, entanto, conduzir a juzo de valor (causa de diminuio em razo do pequeno valor do prejuzo, deve ser ofertada a reviso criminal.

possvel combinao de leis no direito penal, lei antiga e lei nova? 1 Corrente. No se admite combinao de leis no direito penal, pois assim agindo, o juiz eleva-se a legislador, criando uma terceira lei. (Nelson Hungria). 2 Corrente. Se o juiz pode aplicar o todo de uma lei ou de outra para favorecer o sujeito, pode escolher parte de uma e de outra para o mesmo fim. Lei temporria (ou lei temporria em sentido estrito). aquela que tem prefixado em seu texto o tempo de vigncia. Lei excepcional (temporria em sentido amplo). a que atende a transitrias necessidades estatais, tais como, guerras, calamidades, epidemias etc. Perdura por todo o tempo excepcional.

Os fatos praticados durante a lei temporria e excepcional, continuam punidos mesmo depois de sua vigncias.

ABOLITO CRIMINIS - Supresso da figura criminosa - A inteno do legislador no mais considerar o fato criminoso PRINCPIO DA CONTINUIDADE NORMATIVO-TPICA - Migrao do contedo criminoso para outro tipo penal - A inteno do legislador manter o carter criminoso do fato. Ex.: Atentado violento ao pudor. Estava no art. 214. Hoje uma modalidade de estupro e est no art. 213 do CP. Mudana de entendimento jurisprudencial favorvel ao ru retroage? De acordo com o STJ, no cabe reviso criminal com amparo em questo jurisprudencial controvertida nos tribunais RESP 759.256/SP EFICCIA DA LEI PENAL NO ESPAO Sabendo que um fato punvel pode eventualmente atingir os interesses de dois ou mais Estados igualmente soberanos, o estudo da lei penal no espao procura descobrir qual o mbito espacial de aplicao da lei penal brasileira, bem como, de que forma o Brasil se relaciona com outros pases em matria penal. PRINCPIOS APLICVEIS: - PRINCPIO DA TERRITORIALIDADE: aplica-se a lei do pas local do crime. - PRINCPIO DA NACIONALIDADE ATIVA: Aplica-se a lei do pais da nacionalidade do agente. - PRINCPIO DA NACIONALIDADE PASSIVA: Aplica-se a lei do pas da nacionalidade do agente quando ofender um concidado (brasileiro matando brasileiro). - PRINCPIO DA DEFESA OU PRINCPIO REAL: aplica-se a lei do pas da nacionalidade do bem jurdico lesado. Art. 7, inciso 1, letra a, b, c e d) de genocdio, quando o agente for brasileiro ou domiciliado no Brasil - PRINCPIO DA JUSTIA UNIVERSAL: o agente fica sujeito a lei do pas onde for encontrado. d) de genocdio, quando o agente for brasileiro ou domiciliado no Brasil - PRINCPIO DA REPRESENTAO: a lei penal nacional, aplica-se aos crimes praticados em aeronaves e embarcaes privadas, quando no estrangeiro, e a no sejam julgados. Qual destes princpios o Brasil adotou? O princpio da territorialidade. O art. 5 adotou a territorialidade temperada pela intraterritorialidade. O que territrio nacional?? Espao fsico (geogrfico) + o espao jurdico ou por equiparao (previsto no art. 5 seus pargrafos).

Ex de intraterritorialidade, imunidade diplomtica. Concluses do art. 5

Potrebbero piacerti anche