Sei sulla pagina 1di 20

24/04/2013

Cadeia Transportadora de Eltrons


Partculas da ATP Sintase Espao Intermembranas Matriz Cristas Ribossomo Grnulos

Membrana Interna Membrana Externa DNA

Professor Luiz Roberto Diz de Abreu Departamento de Bioqumica CB -UFRN

Casos Clnicos Relacionados ao Metabolismo de Carboidratos

1- A doena de von Gierke a mais comum verificada em relao ao armazenamento de glicognio e deve-se a falta da enzima glicose 6-fosfatase. Ela se manifesta como hipoglicemia de jejum, acidemia lctica, hiperlipidemia e hiperuricemia com artrite gotosa. A administrao de carboidratos ao longo do dia ou durante a noite por sonda nasogstrica podem reverter esse problema. Qual a implicao da falta desta enzima no metabolismo de carboidratos? Qual a reao enzimtica catalisada pela enzima em questo? Qual a implicao da falta desta enzima no fgado e no msculo esqueltico? Justifique a acidemia lctica e a hiperlipidemia nesta situao. 2- Eritrcitos em uma situao de carncia de ATP incham e se rompem, essa lise chama-se anemia hemoltica. Isso se deve grande dependncia dos eritrcitos de energia devido aos vrios eventos que necessitam dessa molcula energtica, como por exemplo, bomba ATPase transportadora de sdio e potssio. Uma das causas da anemia hemoltica a falta da enzima piruvato quinase, que apesar de ser rara possui efeitos muito danosos ao organismo. A maioria dos pacientes com anemia hemoltica tem de 5 a 25% da atividade normal desta enzima. Isso leva a uma menor produo de energia pelos eritrcitos e ao acmulo de intermedirios prximos reao catalisada pela piruvato quinase. Lembre-se de que os eritrcitos no possuem mitocndrias. Qual o tipo de gliclise que ocorre nos eritrcitos? Identifique na via glicoltica a enzima em questo. Quais so os intermedirios acumulados e quais so as consequncias disso? Quais as molculas que deixam de ser produzidas na anemia hemoltica?

24/04/2013

3- Insuficincia renal crnica, malria, superproduo de lactato e diminuio na transformao do lactato, so situaes que levam acidose lctica. Isso deve-se ao fato de que o lactato produzido em condies anaerbicas exportado da clula e se ioniza no plasma a lactato- e H+. Nestes casos concentraes elevadas de lactato e H+ resultam em uma queda no pH plasmtico. A regulao metablica se d por ons hidrognio, e no o lactato, que so os responsveis pela regulao negativa da 6-fosfofrutoquinase 1. Identifique a reao catalisada pela enzima em questo. Qual a implicao de que esta enzima seja inibida? Existe alguma relao desta situao e o sistema respiratrio e renal? Explique. 4- O diabetes do tipo 1 (no produo de insulina pelo pncreas) leva a uma mudana no metabolismo dos carboidratos e dos lipdeos nos tecidos insulino dependentes, tais como: tecido muscular e adiposo. Fale sobre essas mudanas, destacando as vias que estaro inibidas ou ativadas (gliclise aerbica, gliclise anaerbica, -oxidao de cidos graxos, cetognese, gliconeognese, ciclo de Krebs e cadeia transportadora de eltrons.

Glicognese Glicogenlise Gliclise em Condies Aerbicas


Armazenamento

Polissacardeos Sntese de Polmeros Estruturais

Glicose

(6C)

Via da Pentose Fosfato Descarboxilao Oxidativa (+2 NADPH)

Ribose 5-P (5C) + CO2

Gliclise
(2 NADH+H + 2 ATP)

Gliconeognese
(Piruvato e Lactato - 6 ATP e - 2 NADH) (Glicerol - 2 ATP e - 2 NAD+)

2 Piruvato (3C)
Condies Aerbicas
Descarboxilao

Citoplasma Mitocndria
Oxidativa

(+ 2 NADH)

2 CO2 2 Acetil-CoA (2C)

Triglicerdeos

Triglicerdeos

Oxidao
2 Citrato 2 Oxaloacetato 2 2 Malato 2 Fumarato 2
FADH2 FAD+ NADH+H NAD+

Aminocidos

10 NADH+H 2 FADH2
Cadeia Transportadora de Eltrons

Ciclo do cido Ctrico


2

2 Isocitrato 2 2 2 -Cetoglutarato 2 2 Succinil-CoA

2 Succinato

24/04/2013

Cadeia Transportadora de Eltrons

FADH2 FAD+

G= Do NADH para o O2= -220 kJ.mol-1 G= Para a sntese de ATP= 31 kJ.mol-1 Sobram 189 kJ.mol-1

Estrutura das Mitocndrias

2 M Membrana Externa DNA Membrana Interna


ATP Sintase Creatina Quinase Enzimas Metabolismo Lipdico

Transportador

Nucleotdeo Quinases Enzimas Metabolismo Oxidativo

Porina

Cristas

Matriz
Cadeia Respiratria

Espao Intermembranas
Membrana Interna Espao Intermembranas Membrana Externa

Matriz

24/04/2013

Amino- cidos cidos Graxos

Glicose

Lanadeiras
Gliclise
Citoplasma

Piruvato
Mitocndria Complexo Piruvato Desidrogenase

Acetil-CoA

Ciclo do cido Ctrico

Mitocndria

Cadeia Transportadora de Eltrons

Lanadeira do Malato - Aspartato


Espao Intermembrana Matriz
Transportador Malato - -Cetoglutarato

Malato
Malato Desidrogenase

Malato

Oxaloacetato

Malato Desidrogenase

Oxaloacetato Glutamato
Aspartato Aminotransferase

Glutamato
Aspartato Aminotransferase

-Cetoglutarato

-Cetoglutarato

Aspartato

Aspartato

Transportador Glutamato - Aspartato

24/04/2013

Lanadeira da Dihidroxiacetona - Fosfato

Espao Intermembranas

Gliclise

Gliceraldedo 3-P Desidrogenase Citoslica

Glicerol 3-Fosfato

Dihidroxiacetona Fosfato

Gliceraldedo 3-P Desidrogenase Mitocondrial

Matriz

Complexo III da Cadeia Transportadora de Eltrons

Lanadeiras

Matriz
Ciclo de Krebs

H+ NAD+ FAD+ H+ O2 + 4H+ ADP + Pi ATP

NADH+H FADH2

ATP Sintase (V) - - - - -

I ++++
H+

II
CoQ

III
CitC

2H2O - -

IV + +
H+

+
H+

+ + +

+++ + +++ +
Espao Intermembranas

Matriz

10

24/04/2013

Componentes da Cadeia Transportadora de Eltrons


Complexo/Protena I- NAD Desidrogenase II- Succinato Desidrogenase (Succinato a Coenzima Q III- Ubiquinona:Citocromo C Oxidoredutase Citocromo C IV- Citocromo Oxidase V- ATP Sintetase 250 13 160 Fumarato)# Massa (kDa) 850 140 Nmero de Subunidades 43 (14) 4 1 11 1 13 (3-4) 8 Heme, Fe-S Heme Heme; CuA e CuB Grupo prosttico FMN, Fe-S FAD, Fe-S

Pertence ao Ciclo de Krebs. Livre entre os complexos. Valores entre parnteses representam sub-unidades em bactrias. Componentes em ordem crescente de potencial de reduo.

11

Grupos Prostticos - Coenzimas


Flavina Adenina Mononucleotdeo (FMN)

e+ + H+

e+ + H+

FMN+

FMNH.
(Semiquinona)

FMNH2

12

24/04/2013

Grupos Prostticos - Centro Ferro-Enxofre

Protena

[2Fe-2S]

[4Fe-4S]

13

Grupos Prostticos - Heme

Anis heterocclicos pirrlicos.

Ferro-Protoporfirina IX (Citocromos do tipo b)

Heme C (Citocromos do tipo C)

Heme A (Citocromos do tipo A)

14

24/04/2013

Grupos Prostticos - Cobre

15

Componentes da Cadeia Transportadora de Eltrons


Complexo/Protena I- NAD Desidrogenase II- Succinato Desidrogenase (Succinato a Fumarato)# Coenzima Q 250 13 160 Massa (kDa) 850 140 Nmero de Subunidades 43 (14) 4 1 11 1 13 (3-4) 8 Heme, Fe-S Heme Heme; CuA e CuB Grupo prosttico FMN, Fe-S FAD, Fe-S

III- Ubiquinona:Citocromo C Oxidoredutase Citocromo C

IV- Citocromo Oxidase V- ATP Sintetase

Pertence ao Ciclo de Krebs. Livre entre os complexos. Valores entre parnteses representam sub-unidades em bactrias. Componentes em ordem crescente de potencial de reduo.

16

24/04/2013

A ubiquinona uma molcula lipossolvel com capacidade de receber eltrons. Transporta os eltrons do Complexo I para o Complexo III, e do Complexo II para o Complexo III. Uma vez reduzida ela se transforma em

O citocromo C, Heme-protena lipossolvel com capacidade de receber eltrons, associada membrana interna da mitocndria. Realiza oxidaes e redues, mas no se liga ao oxignio. Grupo prosttico Heme com ferro na forma ferroso (Fe3+, oxidado) ou frrico (Fe2+, reduzido). Transporta os eltrons do complexo III para o complexo IV (citocromo oxidase).

Caractersticas dos Cadeia Transportadora de Eltrons

um lcool, o ubiquinol. O ubiquinol difunde-se na membrana, levando os prtons e eltrons para o Complexo III.

Espao Intermembranas

Matriz

Local onde o NAH reduzido entrega prtons e eltrons. Possui 43 subunidades e centros FMN, Fe-S. Ocorre bombeamento de prtons para o espao intermembranas. Eltrons so entregues ubiquinona, tambm denominada coenzima Q (Q). Heme b protege contra eltrons que podem formar espcies reativas de oxignio. Possui 4 subunidades e centros FAD, Fe-S. No ocorre bombeamento de prtons. Eltrons so entregues ubiquinona (Q). Homodmero com 11 subunidades e centros Heme, Fe-S. Interface entre os monmeros forma duas cavidades, cada uma com capacidade de ligao da ubiquinona (QN e QP). A ubiquinona intermedia o movimento dentro destas cavidades. Ocorre bombeamento de prtons. Eltrons entregues coenzima Q. O citocromo C oxidase recebe os do citocromo C. Protena transmembrana com 13 subunidades. Possui 4 subunidades, cada uma formando um dmero: Subunidade I (amarela) possui 2 Heme (a e a3), com 1 cobre - CuB (esfera verde). Subunidade II (prpura) contm 2 cobres complexados com grupos SH de 2 resduos de Cys formando o centro, CuA. Subunidade III (azul claro) essencial para o rpido movimento dos prtons. A funo da Subunidade IV (verde) no conhecida. 6 aminocidos ligam os tomos de cobre : 2 histidinas (His), 2 cistenas (Cys) e 1 glutamato (Glu) e 1 metionina (Met). Bombeia prtons para o espao intermembranas. Transporta os eltrons at o oxignio para juntamente com prtons (H+), formar gua.

Complexo I (NADH Desidrogenase)

QH2 (Coenzima Q ou Ubiquinona Reduzida) Figura 22

Complexo III

Local onde o NAH reduzido, entrega, prtons e eltrons. Possui 43 subunidades e centros FMN, Fe-S. Ocorre bombeamento de prtons para o espao intermembranas. Eltrons so entregues ubiquinona, tambm denominada coenzima Q (Q).

18
= Transferncia de eltrons.

24/04/2013

Complexo II (Succinato Desidrogenase)

QH2 (Coenzima Q ou Ubiquinona Reduzida) Figura 22

Complexo III

Heme b protege contra eltrons que podem formar espcies reativas de oxignio. Possui 4 subunidades e centros FAD, Fe-S. No ocorre bombeamento de prtons. Eltrons so entregues ubiquinona (Q).

19
= Transferncia de eltrons.

Ubiquinona ou Coenzima Q (Q)

Forma Oxidada

Forma Parcialmente Reduzida (Semiquinona)

A ubiquinona uma molcula lipossolvel, isoprenide, com capacidade de receber eltrons.

Forma Totalmente Reduzida

Transporta os eltrons do Complexo I para o Complexo III, e do Complexo II para o Complexo III. Uma vez reduzida ela se transforma em um alcool, o ubiquinol. O ubiquinol difunde-se na membrana, levando os prtons e eltrons para o complexo III. Complexo IV

20

10

24/04/2013

Complexo III (Complexo Citocromo bc1)


Citocromo C (C)

Complexo IV

Homodmero com 11 subunidades e centros Heme, Fe-S. Interface entre os monmeros forma duas cavidades (cavern), cada uma com capacidade de ligao da ubiquinona (QN e QP). A ubiquinona intermedia o movimento dentro destas cavidades. Ocorre bombeamento de prtons. Eltrons entregues coenzima Q.

21

Citocromo c

Complexo IV

O citocromo C, semelhante ubiquinona, uma molcula lipossolvel com capacidade de receber eltrons. O citocromo C uma pequena protena heme associada membrana interna da mitocndria. Solvel, ao contrrio de outros citocromos um componente essencial da cadeia transportadora de eltrons. Realiza oxidaes e redues, mas no se liga ao oxignio. Possui grupo prosttico Heme com ferro na forma ferroso (Fe3+, oxidado) ou frrico (Fe2+, reduzida). Transporta os eltrons do complexo III para o complexo IV (citocromo oxidase). O citocromo C difunde-se na membrana, levando os prtons e eltrons para o complexo IV.

22

11

24/04/2013

Complexo IV (Citocromo C Oxidase)

O citocromo C, oxidase recebe os eltrons do citocromo C. uma protena transmembrana com 13 subunidades. Possui quatro subunidades, cada uma formando um dmero: Subunidade I (amarela) possui dois Heme (a e a3), com um cobre - CuB (esfera verde). Subunidade II (prpura) contm dois cobres complexados com grupos SH de dois resduos de Cys formando o centro, CuA. Lembrando ferro enxofre de protenas. Subunidade III (azul claro) essencial para o rpido movimento dos prtons. A funo da Subunidade IV (verde) no conhecida. Seis aminocidos ligam os tomos de cobre : duas histidinas (His), duas cistenas (Cys) e um glutamato (Glu) e uma metionina (Met). Bombeia prtons para o espao intermembranas. Transporta os eltrons at o oxignio para juntamente com prtons (H+), formar gua.

23

Formao do Gradiente de Prtons

Coenzima Q Oxidoredutase Fe-S Succinato DG

Coenzima

FAD+ FADH2 (Ciclo de Krebs)

20% do oxignio consumido pelo corpo usado pelo crebro (2% da massa corporal).

24

12

24/04/2013

Modelo Quimiosmtico

[H+]= 10-9 para 10-7

25

Fosforilao Oxidativa
ATP Sintase

Lado N

Fo (Sensvel Oligomicina) 12 peptdeos C 1 peptdeo A Lado P

26

13

24/04/2013

27

28

14

24/04/2013

Faa o Balano Energtico para cada molcula de glicose, na via anaerbica e via aerbica. levando em conta quantos ATP so produzidos por cada NADH e FADH2 e de acordo com a lanadeira utilizada pelo NADH que produzido na gliclise.

Citosol

Matriz

29

Regulao

30

15

24/04/2013

Protenas Desacopladoras Uncoupling Proteins (UPC)

UCP1= Tecido adiposo marrom- infncia. Mamferos recm-nascidos e adaptao ao frio. * UCP2= Maioria dos tecidos; * UCP3= Corao e mm esqueltico; * UCP4 e UCP5= Crebro.

* Desacoplamento discreto em relao UPC1 1) Adaptao exposio ao frio; 2) Adaptao ao jejum; 3) Reduzir a produo de ROS e 4) Acelerar o metabolismo oxidativo. Tratamento da obesidade: Mediadoras na regulao da taxa metablica basal pelos hormnios tireoidianos.

31

Situao Normal
Lanadeiras

Matriz
Ciclo de Krebs

H+ NAD+ FAD+ H+ O2 + 4H+ ADP + Pi ATP

NADH+H FADH2

ATP Sintase (V) - - - - -

I ++++
H+

II
CoQ

III
CitC

2H2O - -

IV + + +
H+

+
H+

+ + +

+++ + +++ +
Espao Intermembranas

Matriz

32

16

24/04/2013

Lanadeiras

Desacopladores - Carbonilcianido- p-trifluorometoxyfenilhidrazona (FCCP)

Matriz
Ciclo de Krebs

NADH+H FADH2 H+

NAD+ FAD+

ADP + Pi

ATP

X
O2 + 4H+

ATP Sintase (V) - - - -

I ++++
H+

II
CoQ

III
CitC

2H2O - -

- -

IV + + +
H+

+
H+

+ + +

+++ + +++ +
Espao Intermembranas
FCCP

Matriz

33

Lanadeiras

Desacopladores - 2,4 Dinitrofenol (DNP)

Matriz
Ciclo de Krebs

NADH+H FADH2 H+

NAD+ FAD+

ADP + Pi

ATP

X
O2 + 4H+

ATP Sintase (V) - - - - -

I ++++
H+

II
CoQ

III
CitC

2H2O - -

IV + + +
H+

+
H+

+ + +

+++ + +++ +
Espao Intermembranas
DNP

Matriz

34

17

24/04/2013

Inibidor da ATP Sintase - Oligomicina

Lanadeiras

Matriz
Ciclo de Krebs

NADH+H FADH2 H+

NAD+ FAD+

ADP + Pi

ATP

X
O2 + 4H+

ATP Sintase (V) - -

I ++++
H+

II
CoQ

III
CitC

2H2O - -

IV + + +
H+

Fo

- - - -

+
H+

+ + +
H+

+++ + +++ +
Espao Intermembranas

Matriz

35

Inibidores da Cadeia Transportadora de Eltrons

Rotenona

Antimicina A

36

18

24/04/2013

Participao da Mitocndria na Apoptose

37

Formao de Radicais Livres

Fe2+ (Reao de Fenton)

Catalase H+ eH2O

.OH

Radical Hidroxil

Taxa de entrada de eltrons e a taxa de transferncia atravs da cadeia no so coordenadas. Produo de radicais superxidos (.O2-) nos complexos I e III aumenta. O ferro produz especies reativas de oxignio em uma reao chamada de Reao de Fenton. Ubiquinona parcialmente reduzida doa um eltron para o oxignio. Presena do ferro (4Fe-4S) leva produo de hidroxil (.OH). Radical hidroxil produzido pela catalase neutralizado pelo sistema da glutationa. Reaes em azul protegem contra radicais.

Espcies reativas de oxignio so produzidas pela cadeia transportadora de eltrons, radiaes ionizantes, sulfas, herbicidas, antimalricos e divicina (alcalide de algumas favas).

38

19

24/04/2013

Efeitos do Diabete do Tipo 1 Sobre o Metabolismo dos Carboidratos e dos Lipdeos em um Adipcito

Tecidos insulinoindependentes: fgado, crebro e eritrcitos. No necessitam de insulina para captao de glicose por suas clulas. Tecidos insulino-dependentes: tecido muscular, adiposo, diafragma, aorta, glndula hipfise anterior, glndulas mamrias e lente dos olhos.

39

Entrada de Equivalentes Redutores Derivados dos cidos Graxos, NADH, Succinato e Glicerol 3-P
Lanadeira Malato-Aspartato

Gliclise

Lanadeira Dihidroxiacetona-P

Espao Intermembranas

Matriz Mitocondrial

Succinato

Fumarato Flavoprotena Transportadora de Eltrons- Ubiquinona

Succinato Desidrogenase

Ciclo do cido Ctrico

Fe-S FAD

FAD

Flavoprotena Transportadora de Eltrons

cidos Graxos

FAD Enoil-CoA

Acil-CoA Desidrogenase

40

20

Potrebbero piacerti anche