Sei sulla pagina 1di 91

UFRRJ

INSTITUTO DE AGRONOMIA PROGRANA DE PS-GRADUAO EM EDUCAO AGRCOLA

DISSERTAO

ESTUDO DA HISTRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDGENA: LIMITES E POSSIBILIDADES DE IMPLEMENTAO NO CONTEXTO DO ENSINO TCNICO EM AGROPECURIA NO CAMPUS BARREIROS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO.

RINALDO FARIAS DE VASCONCELOS

2011

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE AGRONOMIA PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM EDUCAO AGRCOLA

ESTUDO DA HISTRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDGENA: LIMITES E POSSIBILIDADES DE IMPLEMENTAO NO CONTEXTO DO ENSINO TCNICO EM AGROPECURIA NO CAMPUS BARREIROS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO.

RINALDO FARIAS DE VASCONCELOS Sob a Orientao do Professor DR. ALOISIO JORGE DE JESUS MONTEIRO

Dissertao submetida como requisito parcial para obteno do grau de Mestre em Cincias, no Programa de Ps-Graduao em Educao agrcola, rea de Concentrao em Educao Agrcola.

Seropdica, RJ Julho de 2011

AGRADECIMENTOS Em primeiro lugar a minha enorme gratido aos meus pais, Antonio Euclides de Souza Vasconcelos e Maria Rosa de Farias Vasconcelos (in memoriam ) que, o seu modo, ensinoume a ser um homem guerreiro e feliz. A minha esposa Maria Aparecida da Silva Vasconcelos e aos meus filhos Hermrio Higo da Silva Vasconcelos e Humberto Csar da Silva Vasconcelos, ao meu primeiro neto, Fernando Rodrigues de Vasconcelos, que nas horas mais angustiante souberam atravs da compreenso e solidariedade construir o equilbrio necessrio a esta caminhada. A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, por meio do Programa de PsGraduao em Educao Agrcola - PPGEA, pela acolhida durante a realizao dos mdulos nas cidades do Rio de Janeiro, Vitria de Santo Anto- PE e Uruta GO, e proporcionar a oportunidade para a realizao desse sonho que a obteno do ttulo de mestrado em educao. Ao campus Barreiros, atravs de sua diretoria e funcionrios, que entendendo o significado dessa empreitada, no mediram esforos para a consolidao deste trabalho. Ao professor Alosio Jorge de Jesus Monteiro, por acreditar na minha utopia, compartilhando minhas ansiedades, dificuldades, sugerindo leituras, emprestando seu conhecimento e orientando a construo de uma proposta de trabalho diferenciada. As direes e seus funcionrios dos campi de Vitria de Santo Anto, em Pernambuco, e Uruta, em Gois, pelo desprendimento, durante a realizao dos mdulos e o estgio pedaggico, a todos nosso muito obrigado. Aos professores do Programa de Ps-Graduao em Educao Agrcola, que trabalharam com a turma 1/2009, a nona desse programa, que com suas capacidades, soube nos orientar nos passos de construo desta pesquisa. Aos servidores do PPGEA que com sua presteza e dedicao sempre se dedicaram com o melhor propsito possvel, para que cada um de ns tivesse as condies necessrias para uma aprendizagem qualificada e um ambiente saudvel. A CAPES pelo apoio financeiro, que contribuiu para a realizao deste trabalho. Ao Ministrio da Educao e a Secretaria de Educao Profissional e Tecnolgica SETEC, por ter proporcionado aos profissionais da Rede Federal de Educao Profissional e Tecnolgica a realizao desse sonho que se tornou uma realidade. Aos alunos da 1, 2 e 3 sries e os professores do curso tcnico em agropecuria, integrado ao ensino mdio, do campus Barreiros Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de Pernambuco, que se dispusera a colaborar com a realizao desta pesquisa, colocando-se a disposio para a realizao das entrevistas. Por ltimo, mas com uma grande importncia, a todos os colegas que fizeram parte da turma 1.2009 do PPGEA, em particular ao amigo Raimundo Eudes, cearense cabra da peste, com o qual dividimos diversas vezes o alojamento e a mesa de nossas refeies, assim como, a troca de experincias vivenciadas em nossas unidades de ensino. A todos o meu muito obrigado e agradecimentos sinceros.

RESUMO VASCONCELOS, Rinaldo Farias de. Estudo da Histria e Cultura Afro- Brasileira e Indgena: limites e possibilidades de implementao no contexto do ensino Tcnico em Agropecuria no Campus Barreiros Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de Pernambuco. 2011. 82f. Dissertao (Mestrado em Educao Agrcola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropdica, RJ. 2006. A presente pesquisa tem o propsito de analisar as implicaes na implementao do Estudo da Histria e Cultura Afro-Brasileiro e Indgena no contexto da educao bsica e outros nveis e modalidades de ensino, a partir das experincias dos professores (as) e dos alunos (as) do curso tcnico em agropecuria, integrado ao ensino mdio, do Campus Barreiros - Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de Pernambuco, dando enfoque s relaes tnico-raciais e as polticas de reparaes, reconhecimento e valorizao de aes afirmativas no cotidiano escolar. Do ponto de vista da forma de abordagem do problema, a pesquisa de carter qualitativo descritivo, tendo como instrumento para a pesquisa de campo a entrevista semi-estruturada. Este estudo nasceu a partir da observao de que h uma grande dificuldade de se trabalhar os contedos que norteiam a temtica da histria e cultura afro-brasileira e indgena no contexto escolar, bem como, s relaes tnico-raciais no ambiente de ensinoaprendizagem. Para a abordagem do referencial terico foi utilizado os trabalhos de Kabengele Munanga, Maria Aparecida S. Bento, Lilia Moritz Schwarcz e Eliane Cavalleiro que insere no debate contemporneo a discusso sobre as questes tnico-raciais e suas repercusses nas relaes entre alunos (as) e professores no ambiente de escolar. A escola, como espao estratgico, tem um papel fundamental no processo de construo e reconstruo de valores sociais, por isso necessrio se faz um novo olhar sobre a questo racial no contexto escolar, j que o sistema de ensino brasileiro se baseia numa viso eurocntrica, monocultural, discriminatria de carter racista e excludente. Palavras-Chave: Relaes tnico-Raciais, Etnia, Raa, Preconceito e Discriminao Racial.

ABSTRACT VASCONCELOS, Rinaldo Farias de. Study of the history and culture of Indigenous and Afro-Brazilian: limits and possibilities of implementation in the context of technical education in Agriculture on Campus Barreiros Federal Institute of Education, Science and Technology of Pernambuco. 2011. 82p. Dissertation (Master Science in Agricultural Education). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Serepdica, RJ, 2011 This search has the purpose of to analyze the implications for the implementation of the study of history and culture of Indigenous and Afro-Brazilian in the context of basic education and other levels and education arrangements, from the experiences of teachers and students of the technical course in agriculture, integrated into the high school Campus Barreiros Federal Institute of Education, Science and technology of Pernambuco, focusing on ethnic-racial relations and reparations policies, recognition and appreciation of affirmative actions in everyday life at school. From the point of view of how to approach the problem, the search is qualitative descriptive character, having as a tool for field research to interview structured way. This study was born from the observation that there is a great difficulty to work with the contents that guide the theme of history and indigenous and Afro-Brazilian culture in the school context, as well as, ethnic-racial relations in the teaching-learning environment. To approach the theoretical reference was used the works of Kabengele Munanga, Maria Aparecida S. Bento, Lilia Moritz Schwarcz and Eliane Cavalleiro that inserts in the contemporary debate on the issues discussion-ethnic racial and their repercussions on relations between students and teachers in the school environment. The school, as A strategic area, has a key role in the process of construction and reconstruction of social values, so necessary if makes a new look on the racial issue in the school context, since the Brazilian education system is based on a Eurocentric vision, monoculture, discriminatory and exclusionary racist character. Key words: Ethnic-Racial Relations, ethnicity, race, prejudice and racial discrimination.

LISTA DE SIGLAS AIB CAPES CEFET-PE CEFET-PA CNE DIESE FUNAI FUNASA IBGE IFPE IHGs IPEA LDBEN ONU PPGEA PPP PDI PCNs. SETEC Ao Integralista Brasileira Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior Centro Federal de Educao Tecnolgica de Pernambuco Centro Federal de Educao Tecnolgica do Par Conselho Nacional de Educao Departamento Intersindical de Estatstica e Estudos Socioeconmico Fundao Nacional do ndio Fundao Nacional da Sade Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de Pernambuco Institutos Histricos e Geogrficos Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional Organizao das Naes Unidas Programa de Ps-Graduao em Educao Agrcola Projeto Poltico Pedaggico Projeto de Desenvolvimento Institucional Parmetros Curriculares Nacionais Secretaria de Educao Profissional e Tecnolgica

SUMRIO INTRODUO ..................................................................................................................... 1 1 CAPTULO I 1.1 1.2 1.3 AS RELAES TNICO-RACIAIS NO BRASIL .......................... 4

A teoria de branqueamento e o mito da democracia racial no Brasil.................. 13 A questo Racial no Perodo Varguista............................................................. 17 Poltica Educacional e a Questo Racial Brasileira............................................ 20

2 CAPTULO II OS CAMINHOS DA PESQUISA E SEU PERCURSO METODOLGICO ....................................................................................................... 24 2.1 2.2 2.3 Do Patronato Agrcola a criao do Campus Barreiros...................................... 32 O Pesquisador Frente ao Problema ................................................................... 36 A Construo Metodolgica e os Instrumentos de Pesquisa .............................. 39

3 CAPITULO III O AMBIENTE ESCOLAR E A IMPLEMENTAO DO ESTUDO TNICO-RACIAL ........................................................................................ 43 3.1 3.2 4 5 As vozes dos professores e professoras do Campus Barreiros ........................... 49 As vozes dos Alunos e Alunas do Campus Barreiros. ....................................... 56

CONCLUSES ...................................................................................................... 73 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS .................................................................. 77

INTRODUO O presente estudo tem o propsito de analisar as implicaes na implementao do Estudo da Histria e Cultura Afro-Brasileira e Indgena no contexto da educao bsica e outros nveis e modalidades de ensino, a partir das experincias de professores (as) e alunos (as) do curso tcnico em agropecuria, integrado ao ensino mdio, no Campus Barreiros Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de Pernambuco, dando enfoque s relaes tnico-raciais e as polticas de reparaes, reconhecimento e valorizao de aes afirmativas no cotidiano escolar. A pesquisa se revela pertinente pelo contexto histrico que carrega, assim como se insere no debate contemporneo sobre a implementao do Estudo da Histria e Cultura AfroBrasileira e Indgena no ambiente escolar, abrindo desta forma a discusso sobre as relaes tnico-raciais no cotidiano escolar e sua relao com o processo de incorporao de novos elementos conceituais que auxilie professores e alunos na (re) construo de uma nova histria que reporte sobre a importncia dos aspectos econmico, sociais e culturais do mundo afro e indgena na formao da nao brasileira. A questo racial no Brasil tem suas razes desde a colonizao e se estende at hoje. Vrios estudos, tais como de Freyre (2006), Fernandes (2008), Silva (1995), entre outros foram e continuam sendo feitos para entender as principais causas e como foram gestados os elementos que fomentam os pensamentos em relao ao preconceito e racismo. A discusso sobre a questo racial toma corpo a partir do momento em que se busca criar uma identidade nacional, formada por trs componentes o afro (negro), o europeu (branco) e o nativo (ndio). Assim essa fuso das trs raas levou a compreenses distintas, tais como destaca Viana (1922 apud BASTOS, 2006) [...] o valor de um grupo tnico aferido pela sua maior ou menor fecundidade em gerar tipos superiores, capazes de ultrapassar pelo talento, pelo carter ou pela energia da vontade, o escalo mdio dos homens da sua raa ou do seu tempo. Em Fernandes (2008), a discusso surge pela dualidade de igualdade perante a lei e a desigualdade real, ligado a nova condio jurdica e poltica dos negros que tiveram a sua incluso na sociedade conforme as prerrogativas sociais que a situao propiciava. (BASTOS, 2006) O Brasil, ao longo de sua histria, estabeleceu um modelo de desenvolvimento excludente, impedindo que milhes de brasileiros tivessem acesso a direitos fundamentais que contribussem com sua formao cidad. Entre os milhares de excludos, uma parcela muito representativa era formada por afros descendentes e indgenas, o que produziu ao longo dos mais de quinhentos anos de formao da nao brasileira um quadro de extrema desigualdade entre os grupos tnico-raciais de origem indo-afro e brancos. O que se percebe a partir dessas constataes de que durante o processo de formao da sociedade brasileira ocorreu, no seu aspecto legal, uma postura ativa e permissiva diante da discriminao e do racismo. O tempo passou, mas o negro, assim como o indgena, ainda sofre com o preconceito e a discriminao racial no Brasil. Portanto, essa condio ainda conseqncia do histrico treze de maio, quando a escravido foi abolida sem nenhum projeto de benefcio social para os negros e o processo de aculturao indgena, ocorrido durante o perodo colonial e pscolonial brasileiro. Ainda, segundo Fernandes (2008), o negro brasileiro, alm de enfrentar as barreiras sociais, enfrenta no dia a dia as barreiras raciais, uma vez que as desigualdades sociais cada vez mais presentes na sociedade brasileira so reflexas de uma estrutura construda ao longo de uma histria de escravizao e opresso das culturas que dela fizeram parte.

Por sua vez, o ndio brasileiro, tambm, vtima da poltica mercantilista desenvolvida pela coroa portuguesa e outras naes europias presente no territrio brasileiro expropriado de suas terras, buscando refgios em reas que possam oferecer melhor proteo e condio de sobrevivncia. Em condies menos conflitosas, se condicionam ao processo de catequizao desenvolvido pelos jesutas, criando um paradigma de aculturao coercitivo e preconceituoso em relao aos seus valores tnicos. Aps mais de quinhentos anos de Brasil e aproximadamente quatrocentos anos de escravido e subservincia das populaes negra e indgena, torna-se necessrio, trazer a discusso e reflexo da situao que ainda se encontram os brasileiros afros descendentes e os descendentes indgenas, os quais carregam consigo a herana de um passado cruel, cujas marcas por liberdade h muito iniciada, insiste em permanecer e alimentar nos dias de hoje a nsia por reparaes no que diz respeito s dividas social, econmica e poltica. Portanto, em decorrncia da necessidade de repensar o papel do afro descendente e do indgena na sociedade brasileira, torna-se necessrio desconstruir a histria, e analisar como so trabalhados os temas que abordam as questes tnico-raciais no Brasil, verificar a maneira como so abordados em sala de aula, bem como contribuir para uma prtica social que aponte para um caminho de uma construo de uma sociedade mais justa. Essa discusso de imediato se remete ao campo da Histria, da produo das relaes e das representaes sociais mantidas entre brancos, negros e ndios. Para Bento (1999) a ideologia racial est intimamente ligada formao do Estado Nao, ou seja, as naes europias precisavam de um discurso que legitimasse a explorao que eles empreenderiam aos outros povos diferentes em especial aos negros e ndios. D-se ento, a partir da conquista do Novo Mundo, toda uma ideologia que deixou marcas profundas atravs dos tempos, principalmente no imaginrio do brasileiro. Para entender melhor a construo desse imaginrio legitimador das relaes tnicoraciais no Brasil e de suas conseqncias, preciso entender alguns conceitos que se relacionam ao encontro dos brancos, negros e ndios. Entre esses conceitos tem-se o que raa, etnia, preconceito, discriminao e racismo. Em tempos atuais, quando se discute a implementao da Lei 11.645/2008 que aborda a temtica do Estudo da Histria e Cultura Afro-Brasileira e Indgena no contexto escolar, ainda se faz necessrio busca por respostas sobre como foi o processo de acesso do negro e do ndio escolarizao. No que se refere ao desenvolvimento desta pesquisa, foi utilizado como recurso a aplicao de entrevistas com professores e alunos do curso tcnico em agropecuria, integrado ao ensino mdio, complementado por pesquisa bibliogrfica para a fundamentao terica sobre as relaes tnico-raciais no Brasil e suas implicaes no contexto escolar e anlises documentais que nos remetem ao processo de legalizao da implementao das diretrizes que norteiam o Estudo da Histria e Cultura Afro-Brasileira e Indgena. Este trabalho foi dividido em trs captulos no qual o primeiro apresenta um recorte sobre o processo de constituio das relaes tnico-raciais no Brasil e suas intercalaes no processo histrico brasileiro e a poltica educacional brasileira. O segundo captulo destaca os passos metodolgicos e o referencial terico que nortearam a pesquisa realizada no Campus Barreiros IFPE. importante destacar que a metodologia utilizada teve como suporte terico a possibilidade de abertura de espao de vivncia e discusso, onde os componentes dos grupos de docentes e discentes por turma seriada refletissem sobre suas prticas pedaggicas, a partir de relatos de vivncias de situaes de racismo ou preconceito racial no ambiente escolar ou fora dele.

O terceiro captulo retrata a pesquisa de campo, utilizando-se do instrumento da entrevista semi estruturada, destacando as vozes dos professores e alunos do curso tcnico em agropecuria, integrado ao ensino mdio do Campus Barreiros IFPE. Por fim, apresento as concluses do presente trabalho destacando os limites e as possibilidades para a implementao do Estudo da Histria e Cultura Afro-Brasileira e Indgena no contexto do ensino tcnico em agropecuria, integrado ao ensino mdio, no Campus Barreiros IFPE, destacando algumas evidncias onde ainda no se atingiu a um grau de valorizao por parte da comunidade escolar no que tange a importncia deste estudo na formao profissional e cidad do corpo discente. As aes ainda so pontuais, no se transformaram em elementos permanentes. Os programas do curso tcnico, integrado ao ensino mdio, ainda amarrado as concepes didtico-pedaggica tradicionais no condicionam o desenvolvimento de prticas que se transformem em polticas permanentes dentro do ambiente escolar. A garantia de implementao, visibilidade e ampliao de aes de promoo da igualdade racial-tnica e da Lei 11.645/2008 depende do envolvimento de um maior nmero de pessoas dentro do ambiente escolar, materializando a temtica tnico-racial como eixotemtico transdisciplinar e transversal. No Brasil, bem como em outras sociedades que tiveram sua formao histrica relacionada ao encontro das populaes europias com as populaes africanas, tornou-se lugar comum se falar em negros e brancos. preciso compreender que os interesses de dominao e por lutas de resistncia contra as desigualdades sociais estiveram sempre relacionada construo social da cor e que a possibilidade de perceber a sociedade desta maneira correspondeu a uma construo histrico-social especfica e que os africanos introduzidos no Brasil durante os tempos que existiam no continente africano em favor de um novo tipo de identidade, que os identificavam todos como negros por oposio ao colonizador branco. Fortalecer a formao e reatualizao de uma conscincia negra e indgena no pas certamente uma estratgia importante num mundo onde o racismo, os preconceitos e a discriminao existem efetivamente.

CAPTULO I

AS RELAES TNICO-RACIAIS NO BRASIL No de hoje que se discute o problema das polticas de reparaes, reconhecimento e valorizao de aes afirmativa no Brasil. Joaquim Nabuco em sua obra O Abolicionismo predizia que a escravido era um crime contra a civilizao cujos vcios degradavam moralmente mais o senhor que o prprio escravo. Rui Barbosa, poltico liberal e Ministro da Fazenda da Velha Repblica, sob a falsa argumentao de impedir a cobrana de indenizaes pelos escravos libertos, mandou queimar todos os arquivos e registros de ingresso de africanos no Brasil (1891/1892) cometendo outro crime contra a histria dos brasileiros, porm denunciava a escravido uma ndoa que jamais ser apagada da histria do Brasil. Historicamente, o Brasil teve, no aspecto legal, uma postura ativa e permissiva diante da discriminao e do racismo que atinge a populao afro-descendente e indgena. Em 1854, j se estabelecia que nas escolas pblicas do pas no fossem admitidos escravos, e a previso de instruo para adultos negros dependia da disponibilidade de professores1. Em 1878, os negros s podiam estudar no perodo noturno e diversas estratgias foram montadas no sentido de impedir o acesso pleno dessa populao aos bancos escolares2. Para o entendimento das relaes tnicas no Brasil, necessria uma reflexo sobre a questo racial, uma vez que a afirmativa de que a populao brasileira o resultado de uma grande mistura humana, portanto somos todos iguais reproduzida de forma consistente na sociedade, desenvolvendo a crena de que sempre esteve tudo bem e que no h preconceito ou discriminao racial no Brasil, pois vivendo numa democracia racial no haveria espaos para conflitos relacionados com a cor da pele, porm, embora tal discurso seja propagado, ainda que de forma majoritria e velada nas relaes tnicas, o acesso do negro aos direitos sociais mais elementares negado em setores importantes da sociedade como educao, sade, habitao e outros direitos sociais, polticos e econmicos. Como disse Florestan Fernandes (1972): O brasileiro tem preconceito de ter preconceito. Guimares (apud Sousa,1997) define assim o racismo brasileiro:
Sem cara, travestidos em roupas ilustradas, universalistas, tratando-se a si mesmo como anti-racismo e negado como antinacional a presena integral do afro-descendente ou do ndio brasileiro. Para esse racismo, o racista aquele que separa no o que nega a humanidade de outrem; desse modo, racismo para ele, o racismo do vizinho o racismo americano. (GUIMARES Apud SOUSA, 1997, p.40)

Este olhar de que no existe discriminao racial no Brasil foi arquitetado atravs do mito da democracia racial e, por causa dessa perspectiva, constituiu uma falsa idia de igualdade racial, o que possvel identificar contradies na percepo na maioria dos brasileiros que embora percebam a existncia da manuteno do racismo, no se percebem ou se reconhecem com posturas ou atitudes racistas, mantendo assim, tal ideologia e confirmando o poder que esse discurso tem de dominao da mente do outro, fazendo dessa forma com que as diferenas no sejam perceptveis ou ainda, que caso sejam, acabem se

1 2

Decreto n 1.331, de 17 de fevereiro de 1854. Decreto n 7.031-A, de 06 de setembro de 1878.

naturalizando. Assim, concordamos com a afirmao de Sousa (1997) de que, nenhuma diferena naturalmente visvel se no induzida por recursos ideolgicos. A cor da pele ou a raa s so atributos classificatrios se tiverem algum significado atribudo. No caso do racismo o branco bom, positivo e negro ruim, negativo. (p.30) Vale destacar que nem todos compartilham desse pensamento e desde a dcada de 1970, os ativistas do Movimento Negro intensificaram e fomentam debates sobre o racismo, que por sua vez tem crescentemente conscientizado a nao sobre a sua existncia ficando evidenciado que se h percepo sobre tais aspectos, ento, como pode existir uma democracia racial no Brasil, onde clara a existncia dessas diferenas e fora que estas possuem dentro de nossa sociedade? Paralelamente, os estudos sobre as desigualdades scioraciais no Brasil, feitos por organizaes internacionais, como as Naes Unidas, e por entidades especializadas, tais como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica IBGE, confirma estatisticamente as denncias. Estas constataes sobre a realidade scio-racial predominante no Brasil convergem no sentido de expor duas realidades antagnicas dentro de um mesmo pas. De acordo com o IBGE (2000), cerca de 76 milhes de pessoas, representando aproximadamente 40% da populao brasileira, se assume oficialmente como preta e parda, o que faz com que o Brasil tenha o maior contingente de afro descendente do mundo. A sua condio de excludos evidenciada em todos os dados de anlise da realidade brasileira. Na educao, 87% das crianas que esto fora da escola so negras, a evaso escolar de 65% maior entre os negros. O salrio mdio de um homem negro no Brasil no chega metade do que recebe um homem branco. De acordo com o IPEA (2005), Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada, uma mulher negra tem rendimentos que s chegam a 30% do salrio de um homem branco. O relatrio da Organizao das Naes Unidas (ONU) sobre os indicadores sociais do Brasil reafirma este quadro. Observamos:
Pelos dados mais recentes (...) a diferena na incidncia da pobreza entre brancos e negros est associada renda mdia mensal dos dois grupos que, segundo estudo recente do IPEA, de R$ 400,00 e R$ 170,00, respectivamente. Com relao a apropriao de renda a diferena tambm significativa: a populao branca do pas , em mdia, 2,5 vezes mais rica que a populao negra. (ONU apud ROCHA, 2006, p. 13)

O racismo tem como pano de fundo uma construo ideolgica de justificao, classificao e naturalizao, a fim da manuteno de privilgios de um grupo sobre o outro. No Brasil, cruzaram-se dois movimentos ideolgicos, o da ideologia da dominao racial, que ao difundir ideais de inferioridade do negro justificava a escravido e o mito da democracia racial que ao negar a dura realidade do negro brasileiro naturalizou as desigualdades raciais. Apesar da influncia marcante da cultura de matriz europia por fora da colonizao ibrica em nosso pas, a cultura tida como dominante no conseguiu, de todo, apagar as culturas indgena e africana. Estimativas demogrficas apontam que por volta de 1500, quando da chegada de Pedro lvares Cabral ao Brasil, havia aproximadamente 5 milhes de ndios. Hoje, essa populao est reduzida a pouco mais de 700 mil ndios (IBGE, 2001). A Fundao Nacional do ndio (FUNAI) e a Fundao Nacional de Sade (FUNASA) trabalham com dados ainda muito inferiores: pouco mais de 300.000 ndios. Essa diferena ocorre em funo de diferentes mtodos utilizados para a obteno de dados. A FUNAI e a FUNASA, por exemplo, trabalham apenas com as populaes indgenas reconhecidas e registradas por elas, geralmente as populaes habitantes de aldeias localizadas em terras indgenas reconhecidas oficialmente. 5

Nos dados da FUNAI e da FUNASA, portanto, no est contabilizado o grande nmero de indgenas que atualmente reside nas cidades ou em terras indgenas ainda no demarcadas ou reconhecidas, mas que nem por isso deixam de serem ndios. O IBGE utilizou o mtodo de auto-identificao para chegar aos seus nmeros, o que parece ser mais confivel e realista. Alm disso, ainda existem povos indgenas brasileiros que esto fora desses dados, inclusive os do IBGE, e que so denominados ndios isolados, ou ndios ainda em vias de reafirmao tnica aps anos de dominao e represso cultural. Os dados da FUNASA so importantes no que se refere s informaes sobre as populaes indgenas que vivem nas terras indgenas. Segundo dados do Sistema de Informao de Ateno Sade Indgena/SIASI/FUNASA, o contingente populacional habitante das terras indgenas reconhecidas pelo governo brasileiro e cadastradas pelo Sistema de 374.123 ndios, distribudos em 3.225 aldeias, pertencentes a 291 etnias e falantes de 180 lnguas divididas por 35 grupos lingsticos (FUNASA, 2002). Dos 374.123 indgenas atendidos pela FUNASA, 192.773 so homens e 181.350 so mulheres. Ainda segundo os dados da FUNASA, a populao indgena est dispersa por todo o territrio brasileiro, sendo que na regio Norte concentra-se o maior contingente populacional indgena, com 49%, e na regio Sudeste est o menor contingente populacional indgena do pas, com apenas 2%. Desde a dcada de 1990 vem ocorrendo no Brasil um fenmeno conhecido como etnognese ou reetinizao. Nele, povos indgenas que, por presses polticas, econmicas e religiosas ou por terem sido despojados de suas terras e estigmatizados em funo dos seus costumes tradicionais, foram forados a esconder e a negar suas identidades tribais como estratgia de sobrevivncia, assim amenizando as agruras do preconceito e da discriminao, est reassumindo e recriando as suas tradies indgenas. Esse fenmeno est ocorrendo principalmente na regio Nordeste e no sul da regio Norte, precisamente no estado do Par. A criao de organizaes indgenas formais que representem os seus interesses perante a sociedade nacional e global e por meio das quais possam ser construdas alianas para resolverem suas demandas constitui um passo importante na redefinio do lugar dos povos indgenas no Brasil. A consolidao do movimento indgena, a oferta de polticas pblicas especficas e a recente e crescente revalorizao das culturas indgenas esto possibilitando a recuperao do orgulho tnico e a reafirmao da identidade indgena. Neste sentido, os povos indgenas brasileiros de hoje so sobreviventes e resistentes da histria de colonizao europia, esto em franca recuperao do orgulho e da auto-estima identitria e, como desafio, buscam consolidar um espao digno na histria e na vida multicultural do pas. Desde a primeira invaso de Cristvo Colombo ao continente americano, h mais de 500 anos, a denominao de ndios dada aos habitantes nativos dessas terras continua at os dias de hoje. Para muitos brasileiros brancos, a denominao tem um sentido pejorativo, resultado de todo o processo histrico de discriminao e preconceito contra os povos nativos da regio. Para eles, o ndio representa um ser sem civilizao, sem cultura, incapaz, selvagem, preguioso, traioeiro etc. Para outros ainda, o ndio um ser romntico, protetor das florestas, smbolo da pureza, quase um ser como o das lendas e dos romances. Com o surgimento do movimento indgena organizado a partir da dcada de 1970, os povos indgenas do Brasil chegaram concluso de que era importante manter, aceitar e promover a denominao genrica de ndio ou indgena, como uma identidade que une, articula, visibiliza e fortalece todos os povos originrios do atual territrio brasileiro e, principalmente, para demarcar a fronteira tnica e identitria entre eles, enquanto habitantes nativos e originrios dessas terras, e aqueles com procedncia de outros continentes, como os europeus, os africanos e os asiticos. A partir disso, o sentido pejorativo de ndio foi sendo mudado para outro positivo de identidade multitnica de todos os povos nativos do 6

continente. De pejorativo passou a uma marca identitria capaz de unir povos historicamente distintos e rivais na luta por direitos e interesses comuns. neste sentido que hoje todos os ndios se tratam como parentes. O termo parente no significa que todos os ndios sejam iguais e nem semelhantes. Significa apenas que compartilham de alguns interesses comuns, como os direitos coletivos, a histria de colonizao e a luta pela autonomia sociocultural de seus povos diante da sociedade global. Cada povo indgena constitui-se como uma sociedade nica, na medida em que se organiza a partir de uma cosmologia particular prpria que baseia e fundamenta toda a vida social, cultural, econmica e religiosa do grupo. Deste modo, a principal marca do mundo indgena a diversidade de povos, culturas, civilizaes, religies, economias, enfim, uma multiplicidade de formas de vida coletiva e individual. A deciso qualificada tomada pelos povos indgenas do Brasil quanto valorizao positiva da denominao genrica de ndio ou indgena, expressa por meio do termo parente, simboliza a superao do sentimento de inferioridade imposto a eles pelos colonizadores durante todo o processo de colonizao. notrio que a qualificao estratgica dada categoria social e poltica destes termos tenha impulsionado a emergncia das reafirmaes de identidades tnicas particulares de cada povo com fora e clareza nunca antes vistas, ou seja, enquanto a denominao ndio ou indgena era negada pelos povos indgenas por ser pejorativa e desqualificadora, as identidades tnicas particulares tambm eram negadas ou reprimidas. O racismo e o etnocentrismo se configuram na Europa antes do conceito de raa a ser elaborado. Segundo Seyferth (2002), a noo de raa data do sculo XVIII:
O esquema hierrquico denominado a grande cadeia do ser antecedeu as classificaes taxonmicas que, a partir do sculo VIII, passaram a utilizar a noo de raa. Essa cadeia representava a ordem universal da natureza segundo o plano do criador (Deus) um instrumento de hierarquizao das coisas terrestres e divinas, pautado pelas semelhanas e diversidade. Hodgem (1964) destacou o amor pelas categorias, a obsesso em arranjar cada coisa do universo numa lista sistemtica. Nesta lista, o lugar do selvagem, fosse ele da Amrica ou da frica, situava-se a baixo dos europeus, dada sua associao com decadncia, comportamento bestial, irracionalidade brbara e outros indicadores de sua suposta inferioridade, ainda que considerados um tipo de humanidade. (SEYFERTH, 2002, p. 22)

A classificao da diversidade humana, realizada por Carl Von Linn (1707-1778), o Lineu, naturalista sueco que, inicialmente classificou as plantas em raa ou classes no sculo XVIII, colocou o europeu numa posio hierarquicamente superior as demais, sendo o negro o mais estigmatizado de todos os grupos. Para Lineu o Homo Sapiens seria do tipo:
Americano: moreno, colrico, cabeudo, amante da liberdade e governado pelo hbito. Asitico: amarelo, melanclico, governado pela opinio e pelos preconceitos. Africano: negro, fleumtico, astucioso, preguioso, negligente, governado pela vontade de seus chefes (despotismo). Europeu: branco, sangneo, musculoso, engenhoso, inventivo, governado pelas leis. (MUNANGA, 2004, p.25-26)

George Cuvier continuou o trabalho de Lineu e dividiu o reino animal em: vertebrados, moluscos, articulados e zofitos, e para ele, o Homo Sapiens se subdividiu em 7

trs subespcies: caucasiana, monglica e etipica. Merecem destaque duas concepes raciais de Cuvier: a primeira, a sua representao das raas humanas como uma hierarquia, com os brancos no topo e os negros na base. A segunda a sua opinio de que as diferenas de cultura e de qualidade mental so produzidas pelas diferenas fsicas. (BANTON, 1977, p. 45) Segundo Schwarcz (1993), o termo raa introduzido na literatura especializada no incio do sculo XIX, por George Cuvier, que inaugura a ideia da existncia de heranas fsicas permanentes entre os vrios grupos humanos. No sculo XVIII, a palavra raa era usada para definir a descendncia comum de um determinado grupo e, no sculo XIX, raa se tornou meio de classificao com base em caractersticas distintas. (Banton, 1977) Nos sculos XVII e XVIII, os bilogos acreditavam no paradigma bblico da descendncia una da humanidade. Para os monogenistas, a criao divina compreendia um nmero limitado de espcies que permaneciam imutveis. Explicavam as diferenas fenotpicas pela disperso ps-dilvio, entretanto, essa tese no conseguia explicar as demais diferenas (culturais) entre os povos, mas foi uma teoria dominante at meados do sculo XIX. A partir da, surge a verso poligenista, hertica para os modelos da poca, porque contestava o dogma monogenista da Igreja e acreditava na existncia de vrios centros de criao, que corresponderiam s diferenas raciais observadas. (SCHWARCZ, 1993) O debate entre as correntes monogenistas e poligenistas, se transforma com a publicao de A origem das espcies, em 1859 por Charles Darwin. A tese evolucionista foi sendo apropriada por vrios campos de conhecimento.
No que se refere esfera poltica, o darwinismo significou um base de sustentao teoria para prticas de cunho bastante conservador. So conhecidos os vnculos que unem esse tipo de seleo natural como justificativa para a explicao do domnio ocidental, mais forte e adaptado. (HOBSBAWN, NER, TUCHMAN Apud SCHWARCZ, 1993, p. 56)

Para Arendt (1989), o darwinismo criou dois conceitos importantes: sobrevivncia dos mais aptos, (camadas superiores da sociedade) e a teoria da evoluo humana a partir da vida animal que originaram a eugenia 3 [...] bastava transformar o processo de seleo natural, que funcionava s ocultas do homem, em instrumento racional, conscientemente empregado. (ARENDT, 1989, p. 209) Essas teorias raciais dominavam o mundo naquela poca. Aqui no Brasil, as doutrinas evolucionistas, positivistas e darwinistas, chegaram a partir de 1870. O darwinismo social ou teorias das raas eram contrrios as miscigenaes, uma peculiaridade brasileira. Essa nova perspectiva acreditava que no se transmitiam caracteres adquiridos, nem por um processo de evoluo social. Dessa forma, enalteciam a existncia de tipos puros e entendiam a mestiagem como sinnima de degenerao racial e social. (SCHWARCZ, 1993). A teoria da degenerao humana como resultado da mistura racial, encontra em Arthur Gobineau seu maior defensor. Autor de uma das mais negativas verses do futuro das

3 O termo eugenia eu: boa; genus: gerao; foi criado em 1883 pelo cientista britnico Francis Galton. Na poca, conhecido por seu trabalho como naturalista e gegrafo especializado em estatstica, escreveu seu primeiro ensaio na rea de hereditariedade humana em 1865, aps ter lido A origem das espcies. (SCHWARCZ, 1993, p. 60).

espcies acreditava que o cruzamento entre as raas levaria degenerao e a decadncia da humanidade. Ele pretendia criar uma elite que substitusse a aristocracia.
Em lugar de prncipes, propunha uma raa de prncipes, os arianos que, segundo dizia, corria o risco de serem engolfados, atravs do sistema democrtico, pelas classes no-arianas inferiores. [...] Graas a raa, podia ser formada uma elite com direito prerrogativas das famlias feudais, e isso apenas pela afirmao de que se sentiam como nobres; e bastava aceitar a ideologia racial para provar o fato de ser bem nascido e de ter sangue azul em suas veias: a origem superior recebida pelo nascimento implicava direitos superiores. (ARENDT, 1989, p. 203)

As teorias de Gobineau encontraram terreno frtil no Brasil. Quando aqui esteve, declarou: Trata-se uma populao totalmente mulata, viciada no sangue e no esprito e assustadoramente feia. (READERS 4 1988 apud SCHWARCZ, 1993, p. 13). A mestiagem como razo da decadncia das civilizaes, torna-se a degenerao racial um dos principais dogmas do racismo cientfico (SEYFERTH, 2002). Schwarcz (1993) destaca que mesmo sendo teorias incompatveis, o darwinismo social e o evolucionismo social realizam um casamento perfeito no Brasil. Elas so redefinidas de modo que se aproveite de cada uma aquilo que pertinente ao novo projeto de pas que se pretende construir. Munanga (2004) afirma que na histria das cincias naturais, o conceito de raa foi primeiramente usado na zoologia e na botnica para classificar as espcies animais e vegetais. Em 1684, o francs Franois Bernier empregou o termo no sentido moderno da palavra, para classificar a diversidade humana em grupos fisicamente contrastados, denominados raas. Durante os sculos XVI e XVII, o conceito de raa passou efetivamente a atuar nas relaes entre classes sociais da Frana da poca, ou seja, o conceito de raa pura foi transferido da Botnica e da Zoologia para legitimar as relaes de dominao e de sujeito entre classes sociais, na poca a nobreza e a plebe, sem que houvesse diferenas morfobiolgicas notveis entre os indivduos pertencentes a ambas as classes. Compreendendo que os conceitos e as classificaes servem de ferramentas para operacionalizar pensamentos, preciso estabelecer critrios com base nas semelhanas e diferenas. Assim no sculo XVIII, a cor da pele foi considerada como critrio fundamental e divisor de guas entre as raas. Por isso, a espcie humana ficou dividida em trs raas estanques: raa branca, negra e amarela. Munanga (2004) destaca que a partir dos progressos realizados na prpria cincia biolgica, como a gentica humana, biologia molecular e a bioqumica, os estudiosos desse campo de conhecimento chegaram concluso de que raa no uma realidade biolgica, mas sim apenas um conceito, alis, cientificamente inoperante, para explicar a diversidade humana e para dividi-las em raas estanques. Ou seja, do ponto de vista cientfico da diversidade humana, as raas no existem. Ele ainda afirma que se os naturalistas dos sculos XVIII e XIX tivessem limitado seus trabalhos somente classificao dos grupos humanos em funo das caractersticas fsicas, eles no teriam causado nenhum problema humanidade. Infelizmente, desde o incio, eles se deram o direito de hierarquizar, isto , estabelecer uma escola de valores entre as chamadas raas.

READERS, George. O Conde Gobineau no Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

Assim, os indivduos da raa branca foram decretados coletivamente superiores aos da raa negra e amarela e, consequentemente, mais aptos para dirigir e dominar as outras raas, principalmente a negra, a mais escura de todas, consideradas, por isso, como a mais estpida, mais emocional, menos honesta, menos inteligente e, portanto, a mais sujeita escravido e a todas as formas de dominao. (MUNANGA, 2004, p. 22).

Para Munanga o conceito de raa, tal como empregamos hoje, um conceito ideolgico, pois assim como todas as ideologias, esconde uma coisa no proclamada: a relao de poder e de dominao. Sendo assim, os conceitos de negro, branco e mestio no significam a mesma coisa nos Estados Unidos, Brasil, frica do Sul ou em qualquer outra parte do planeta terra. O contedo dessas palavras etnossemntico, poltico-ideolgico e no biolgico. Para o autor,
Embora a raa exista biologicamente, isto insuficiente para fazer desaparecer as categorias mentais que a sustentam. O difcil aniquilar as raas fictcias que rondam nossas representaes e imaginrios coletivos. Enquanto o racismo clssico se alimenta da noo de raa, o racismo novo se alimenta da noo de etnia definida como um grupo cultural, categoria que constitui um lxico mais aceitvel que a raa. (MUNANGA, 2004, p. 27)

Portanto, percebe-se que a partir da abordagem de Munanga, o conceito raa tem uma concepo morfolgica. O uso do termo raa por estudiosos (as), como tambm pelo Movimento Negro, no est ligado a ideia de que existem raas superiores e inferiores.
Os grupos lanam mo do conceito, dando-lhe outro significado, relacionado ao reconhecimento da diferena entre grupos humanos, sem atribuir qualidades positivas ou negativas, ao reconhecimento da condio das origens ancestrais e identidades prprias de cada um deles. Ou seja, ao utilizar o conceito raa negra no Brasil denunciam o racismo, alertando para o fato de que aqueles classificados como negros (pretos, pardos, morenos e mulatos) esto expostos a condies de vida, educacionais e salariais extremamente desiguais quando comparados ao segmento branco da populao brasileira. (MUNANGA; GOMES, 2006, p. 175)

Stuart Hall (2002), no seu trabalho Dispora: identidade e mediaes culturais designa raa como uma construo poltica e social. a categoria discursiva em torno da qual se organiza um sistema de poder socioeconmico, de explorao e excluso, ou seja, o racismo. Contudo como prtica discursiva, o racismo possui uma lgica prpria. Tenta justificar as diferenas sociais e culturais que legitimam a excluso racial em termos de distines genticas e biolgicas, isto , na natureza. Assim sendo, o autor entende raa como uma categoria organizadora das formas de falar, dos sistemas de representao e prticas sociais, correspondendo, portanto, a marcas simblicas a fim de diferenciar um grupo de outro. Giralda Seyferth decorre sobre o assunto afirmando que:
Raa constitui-se, pois um conceito acadmico em permanente apropriao por diversos segmentos da sociedade, afirmando como saber cientfico a questo da diversidade humana tomada como sinnimo de desigualdade, negando a humanidade dos estigmatizados por seus dogmas. (SEYFERTH, 2002, p. 28)

10

Para a autora trata-se de uma inveno desenvolvida para interpretar a histria das naes, histria essa considerada como cincia natural. A idia de raa tem, pois, relevncia no sentido em que usada para separar, na sociedade, as chamadas minorias, como critrio de diferenciao de grupos, porm nunca unvoca. As minorias sejam elas de concepes raciais, tnicas ou nacionais, so tanto definidas por critrios exclusivos como inclusivos e, esses critrios comportam elementos que estabelecem uma especificidade cultural, simblica ou no, racial ou outras. Segundo Seyferth, ao estudar as relaes raciais no se pode prescindir do conceito de raa, cientfico ou popular, ainda que este seja carregado de preconceitos. Petronilha Beatriz Silva (BRASIL, 2004), afirma que o conceito de raa tem uma conotao poltica e utilizado com freqncia nas relaes sociais brasileiras, para informar como determinadas caractersticas fsicas, como cor da pele, tipo de cabelo, entre outras, influenciam, interferem e at mesmo determina o destino e o lugar social dos sujeitos no interior da sociedade brasileira. O conceito de raa ao ser usado com conotao poltica permite, por exemplo, aos negros valorizar a caracterstica que difere das outras populaes e romper com as teorias raciais que foram formuladas no sculo XIX e at hoje permeia o imaginrio popular. Barros (2009), fazendo meno construo social da cor afirma que ningum pediu para ser negro ou branco e destaca que:
Na verdade, no se enxerga um homem como negro ou branco. Enxerga-se um homem (ou a si mesmo) como negro ou branco porque se aprendeu a enxergar os homens como negros ou brancos, ou outras categorias mais. De igual maneira, ningum nasce negro ou branco, aprende-se a ser negro ou branco no seio de determinadas sociedades que, atravs de indelveis e complexos processos culturais, terminam por implantar esta forma de percepes na mente de cada um dos indivduos que a constituem. (BARROS, 2009, P. 11)

Para o autor, na histria do Brasil, a construo social da cor sempre esteve simultaneamente atravessada por interesse de dominao e por lutas de resistncia contra as desigualdades sociais. Ao fazer uma abordagem a respeito da espcie humana, Maria Aparecida Silva Bento (1999), fornece a seguinte informao:
Todos os seres humanos possuem na pele um pigmento amarelo-escuro denominado melanina. Mas, a presena dele varivel em cada grupo humano: presente em grande quantidade, a pele adquire tonalidade Marrom ou preta: em baixssima quantidade, a pele assume a cor branco-rosada; em quantidade mediana, resulta no amarelo escuro ou no amarelo claro. O organismo humano, assim como as plantas e outros animais, busca constantemente adaptar-se s condies ambientais de cada regio. Por isso, quanto mais intenso os raios solares de uma regio, mais escura ser pele dos grupos humanos que a habitam. Isso no significa que a pele escura de um negro que reside num pas frio resulta de efeitos diretos do sol. Ele possui heranas genticas de um grupo humano que, tendo vivido milhares de anos em determinados ambiente, desenvolveu a capacidade de formar melanina em grande quantidade. Independentemente da exposio do sol. (BENTO, 1999, p. 18)

11

preciso destacar que por incrvel que possa parecer, a pele pode ser considerada o maior rgo do corpo humano. nela que se abrigam as sensaes e o nico dos cinco sentidos absolutamente vital para a sobrevivncia dele: o tato. Ns no conseguiramos sobreviver se no conseguisse diferenciar, pelo toque, a gua quente da gua fria. Se no existisse a dor, possivelmente ns comeramos a prpria lngua junto com as refeies, sem se quer notar. Talvez s percebssemos que pisamos num prego muito tempo depois, quando o ferimento j tivesse infeccionado. A pele evita a perda dos lquidos do corpo e impede que os rgos fiquem expostos ao sol, chuva, ao vento, aos insetos, fungos e germes. Em todas as pocas e culturas, a humanidade tem usado a superfcie do corpo como suporte para a expresso, desenhos, tinturas e inscries. Como pesquisador e professor, compreendo que ao referirmos ao termo raa no se precisa consider-lo como algo a mais, isto , algo que adicionado, porm, aceit-lo como parte integrante e constitutiva de nossas experincias cotidianas mais comuns. No Brasil, no entanto, existiu e existe uma tentativa, de parcela significativa dos setores dominantes, de negar a importncia da raa como fator gerador de desigualdades sociais. S muito recentemente, vozes dissonantes tm chamado a ateno dos brasileiros sobre a singularidade e a especificidade de nossas relaes raciais. Entretanto, pertinente entender tambm a perspectiva tnica pela compreenso de que a problemtica estudada se d no centro da cultura ampla, transcende a questo do combate ao racismo, procura uma insero nas questes da base material e imaterial produzida pelas populaes. Existe nesse campo de estudo uma demanda pela questo da base africana na cultura brasileira que passa pela vertente da histria scio-poltico dessa populao e de sua relao com a ancestralidade africana. Para Guimares (1999 a.), raa um conceito que denota to somente uma forma de classificao social, baseada numa atitude negativa frente a certos grupos sociais, portanto, segundo este autor, existe como raa social e no biolgica. A referncia de raa social se configura como parte da questo, pois seu enfoque tem o limite da avaliao do legado africano, ou seja, no basta o reconhecimento de que a idia de raa constitua o racismo, mas ter a viso de que a histria da populao negra muito mais ampla do que este racismo. Para isso, se coloca a necessidade de se evidenciar as africanidades brasileiras, como produo intelectual e cultura brasileira material e imaterial de origem ou base africana. Historicamente, a palavra etnia significa gentio, proveniente do adjetivo grego ethnikos. O adjetivo se deriva do substantivo ethnos, que significa gente ou nao estrangeira. um conceito polivalente, que constri a identidade de um indivduo resumida em: parentesco, religio, lngua, territrio compartilhado e nacionalidade, alm da aparncia fsica. O termo tnico geralmente, segundo Petronilha Beatriz Silva (BRASIL, 2004), marca nas relaes tensas por causa das diferenas na cor da pele e nos traos fisionmicos que caracterizam a raiz cultural plantada, ancestralidade dos mais diversos grupos, que difere em viso de mundo, valores e princpios de origem indgena, europia ou africana. O termo tnico fundamental para demarcar que indivduo pode ter a mesma cor da pele que o outro, o mesmo tipo de cabelo e traos culturais e sociais que os distingue, caracterizando assim etnias diferentes. Raa e etnia so dois conceitos relativos a mbitos distintos. Raa refere-se ao mbito biolgico, referindo-se a seres humanos, um termo que foi utilizado historicamente para identificar categorias humanas socialmente definidas. As diferenas mais comuns referem-se cor de pele, tipo de cabelo, conformao facial e cranial, ancestralidade e gentica. Portanto, a cor da pele, amplamente utilizada como caracterstica racial constitui apenas uma das caractersticas que compem uma raa. Entretanto, apesar do uso freqente na 12

Ortodontia, um conceito crescente advoga que a cor da pele no determina a ancestralidade, principalmente nas populaes brasileiras, altamente miscigenadas. Etnia refere-se ao mbito cultural. Um grupo tnico uma comunidade humana definida por afinidades lingsticas, culturais e semelhanas genticas. Essas comunidades geralmente reclamam para si uma estrutura social, poltica e um territrio. Embora a categorizao de indivduos em raa e etnia seja amplamente utilizada, tanto em diagnstico quanto na pesquisa cientfica, seus significados so frequentemente confundidos ou mesmo desconhecidos no meio acadmico. O termo raa, de uso corriqueiro e banal no cotidiano, vem sendo evitado cada vez mais pelas cincias sociais pelos maus usos a que se prestou. Nas cincias biolgicas, como j vimos anteriormente, raa a subdiviso de uma espcie, cujos membros mostram com freqncia certo nmero de atributos hereditrios. Refere-se ao conjunto de indivduos cujos caracteres somticos, tais como a cor da pele, o formato do crnio e do rosto, tipo de cabelo etc., so semelhantes e se transmitem por hereditariedade. O conceito de raa, portanto, assenta-se em contedo biolgico, e foi utilizado na tentativa de demonstrar uma pretensa relao de superioridade/inferioridade entre grupos humanos. Convm lembrar que o uso do termo raa no senso comum ainda muito difundido, para reafirmao tnica, como feito comumente por movimentos sociais, ou nos contextos ostensivamente pejorativos que alimentam o racismo e a discriminao. Por sua vez, o conceito de etnia substitui com vantagens o termo raa, j que tem base social e cultural. Etnia ou grupo tnico designa um grupo social que se diferencia de outros por sua especificidade cultural. Atualmente o conceito de etnia estende-se a todas as minorias que mantm modos de ser distintos e formaes que se distinguem da cultura. 1.1 A teoria de branqueamento e o mito da democracia racial no Brasil

A idia de transformar uma raa, definida como negra, em outra, definida como branca, expresso de um processo de secularizao da concepo do mundo e representa mais uma etapa da histria de ressignificao do iderio do branqueamento que ganhou grande importncia no discurso daqueles que ansiavam pela modernizao do pas. Esse iderio seria rearticulado uma ltima vez por meio de uma adaptao local de teses culturalistas, conforme a obra de Gilberto Freyre, que buscava transpor, de certo modo, o discurso sobre a mistura feliz entre raas inferiores e raas superiores para o plano das culturas. Na anlise de Freyre, a mestiagem aparece como uma espcie de ponte que aplaina e supera os desajustes raciais e culturais entre negros, brancos e ndios e, dessa forma, teria viabilizando a formao da nao/cultura brasileira. Desmistificar o mito de uma democracia racial, seu suporte ideolgico no contexto de um estado capitalista, sustentado por categorias cognitivas do racismo benigno, que se manteve com a teoria do branqueamento para atingirmos o ideal europeu de civilizao, que depois de seu fracasso, foi substitudo pelo mito da democracia racial, para entender as relaes racistas inerentes sociedade brasileira, representa um grande esforo de todo ns no sentido de construir uma sociedade multicultural sem os estigmas do Brasil Colnia e Imperial. Desde o primeiro contato entre o colonizador portugus, o escravo africano e o nativo indgena a fbula das trs raas contada de gerao a gerao, propagando o fato de que o povo brasileiro resultante da mistura entre brancos, negros e ndios. Essa idia traz em sua essncia a crena de que o Brasil, fruto desta mistura, um lugar onde as relaes ocorrem de forma harmnica e pacfica, em um verdadeiro paraso de respeito racial e humano. Gevanilda Santos (2009) afirma que o ideal do embraquecimento da populao brasileira surgiu entre o final do sculo XIX e o incio do sculo XX. Para a autora: 13

A miscigenao ocorreu mais intensamente com as relaes entre o homem portugus e a mulher indgena e negra muitas vezes de forma violenta. Assim, surgiram os mamelucos ou caboclos (mistura do branco com o indgena) e os mulatos (mistura do branco com o negro). (SANTOS, 2009, p. 41)

Para a autora, o colonialismo, dominado pelo sistema patriarcal, intensificou a mestiagem da populao brasileira. Os proprietrios rurais utilizavam seu poder para cometer abuso sexual e todo tipo de violncia contra a mulher negra e indgena. O mito da democracia racial possibilitou que uma das formas mais perversas de racismo se propagasse no Brasil, aquela mascarada pelo status democrtico, cuja aceitao e compreenso das diferenas no passam de pura dissimulao. Para Florestan Fernandes (2003), os mitos nascem para tentar mascarar uma realidade e acabam por revelar a realidade ntima de uma dada sociedade. Se entendermos o branqueamento numa perspectiva antropolgica, ou seja, como uma construo simblica, a idia de transformar corpos negros em corpos brancos apenas um aspecto de um iderio muito mais profundo e abrangente. A ideologia do branqueamento costuma ser associada, no Brasil, aos projetos imigracionistas que, na virada do sculo XIX para o sculo XX, trariam milhares de europeus brancos ao pas. A idia da imigrao europia, que j fazia parte dos primeiros abolicionistas, no incio do sculo XIX, visava no apenas modernizar a produo, mas de iniciar o processo de miscigenao e branqueamento da populao, fator preponderante a ser enfrentado na construo da nacionalidade brasileira. Andreas Hofbauer (2003), no seu artigo intitulado O conceito de raa e o iderio do branqueamento no sculo XIX bases ideolgicas do racismo brasileiro destaca que:
Tanto as anlises de tipo cultural-antropolgica como as abordagens mais sociolgicas entendem que a ideologia do branqueamento nasceu num momento de incertezas, no contexto histricopoltico da transformao da sociedade escravista em um novo modelo social, o sistema capitalista. Afirma-se que as teorias raciais clssicas, que ganharam fora a partir da segunda metade do sculo XIX na Europa e nos EUA, e que condenavam a miscigenao, punham em xeque a viabilidade do projeto de modernizao do pas. (HOFBAUER, 2003, p.68)

Para Hofbauer, segundo esta anlise, a idia de branqueamento serviu como uma sada ideolgica para este momento crtico de transformaes na poltica e na economia. Serviu tambm a elite poltica e econmica do pas como argumento para promover uma grande campanha de importao de mo-de-obra branca europia - o que teria como efeito colateral a Marginalizao (no-integrao) dos negros na nova sociedade de classe que estava surgindo nos centros urbanos do pas. No Brasil especificamente, houve a disseminao entre a populao da inexistncia de conflitos entre as raas e incentivo a mestiagem para que houvesse o embraquecimento populacional. Ao mesmo tempo em que se estabeleciam discusses enormes para determinar a superioridade de algumas raas sobre outras e estimular ou bloquear sua imigrao, louvava-se a democracia racial brasileira e a miscigenao que essa possibilitava. Dessa forma, o avano e o progresso do pas para a elite brasileira estavam na tese do branqueamento. Podemos entender isso atravs das explicaes de Joaze Bernardino (2002):
A tese do branqueamento, compartilhada pela elite brasileira, era reforada, de um lado, por uma evidente diminuio da populao brasileira negra em

14

relao populao branca devido, entre outros fatores, a uma taxa de natalidade e expectativa de vida mais baixa e, por outro lado, devido ao fato da miscigenao produzir uma populao gradualmente mais branca. (BERNARDINO, 2002, p. 253)

Assim, o ideal do branqueamento pressupunha uma soluo para o problema racial brasileiro atravs da gradual eliminao do negro, que seria assimilado pela populao branca. Tanto o mito da democracia racial quanto o ideal do branqueamento passam a fazer parte do imaginrio nacional, por meio da harmonia entre as raas e da valorizao da esttica branca em detrimento da esttica negra. A partir dessas teses o Brasil passa a ser pensado como um pas sem raa, pois atravs da miscigenao haveria uma suposta diluio da essncia das trs raas (ndio, negro e branco) e o surgimento da raa brasileira. Isso se reflete nas decises de implantaes de polticas pblicas, j que de acordo com esse pensamento no se justifica falar em correo de distores para a populao negra, uma vez que, no existem raas no Brasil. O branqueamento foi uma presso cultural exercida por uma hegemonia branca, para que o negro negasse a si mesmo, no corpo e na mente, como uma espcie de situao para se integrar na nova ordem social. (BENTO; CARONE, 2002) Isso faz com que o negro sofredor do racismo, acabe favorvel necessidade da busca da miscigenao, para assim branquear a famlia, para ele ento sinta menos preconceito, sem enxergar que noes, tanto de miscigenao quanto de pureza racial, so construes poltico-sociais utilizadas por setores da sociedade que pretende se manter dominante. (MUNANGA, 1999) Assim, as diferenas sociais existentes entre brancos e negros no Brasil no so reflexos do acaso, do desenvolvimento natural das foras produtivas, nem da existncia da escravido, como tambm no advm de uma legislao.
(...) Essa excluso parece ter sido o resultado de uma atuao coerente, apoiada por um racismo cientfico, que legitimou iniciativas polticas (...) como no caso dos privilgios concebidos imigrao que tiveram como conseqncia uma entrada macia de brancos no pas. (CORRA, 2001, p. 43)

Para Mariza Corra, antes de ser pensada em termos de cultura, ou em termos econmicos, a nao foi pensada em termos de raa. Alguns traam o surgimento da idia de democracia racial para pocas bem passadas. Elide Rugai Bastos afirma que "o mito da democracia racial foi germinado longamente na histria do Brasil atravs de afirmaes que apontavam o tratamento concedido ao escravo como suave, cristo e humano e que s vai ganhar sentido e objetivar-se com a Abolio e a implantao da Repblica". (BASTOS, 1987, p. 147). Para Andrews, o conceito de democracia racial "foi claramente tomando forma j nas primeiras dcadas deste sculo XX, e suas razes remontam ao sculo passado XIX, quando as restries datadas do domnio colonial portugus eram explicitamente declaradas ilegais ou simplesmente caam em desuso" (ANDREWS, 1991 e 1988, p. 203). Segundo Guimares, "o mito da democracia racial, foi desenvolvido nos anos de 1920 e 1930, quando se tenta superar o trauma da escravido negra incorporando, de modo positivo, os afro-descendentes ao imaginrio nacional". (Guimares, 2001, p. 398). Preconceito e discriminao de brancos para com negros e mulatos um fenmeno enfocado h dcadas. Peridicos de defesa dos negros, nas dcadas de 20 e 30 do sculo XX, denunciaram amplamente a existncia de preconceito e discriminao dos brancos para com os negros e mulatos. 15

George Reid Andrews (1988) documentou esse fato exausto no seu livro Negros e brancos em So Paulo (1888-1988). Movimentos de combate s discriminaes e jornais como Getulino, O Kosmos, O Alfinete, A Liberdade e muitos outros, em perodos diferentes, tinham como matria constante exatamente preconceito, discriminao e desigualdade e as respectivas reivindicaes de mudana na situao. Apesar disso, cientistas sociais crticos da idia de democracia racial no Brasil insistem em apresentar suas afirmaes sobre o assunto como "descobertas". Inclusive, atribuem ao estudo de Roger Bastide e Florestan Fernandes, realizado para a UNESCO, na cidade de So Paulo no comeo da dcada de 50 do sculo XX, um papel de alta relevncia nesse sentido, j que teria sido o incio de uma reviravolta no pensamento social a respeito do assunto. Assim pensam Hasenbalg (1998), Skidmore (1985 e 1994), Winant (1994) e outros. O fenmeno da desigualdade racial tambm antigo no meio da sociedade, especialmente entre os militantes de movimentos sociais anti-racistas, mas tomou ares cientficos com trabalhos de Carlos Hasenbalg, que dedica diversos deles ao tema, a partir de cientficos com os trabalhos de Carlos Hasenbalg, que dedica diverso deles ao tema, a partir de 1979, com a utilizao de dados censitrios e outros dados quantitativos. Tudo se resume, no entanto, em mostrar desigualdades entre as raas na renda, na educao, na sade, na mortalidade, no emprego e em outros indicadores scio-econmico. Nelson do Valle Silva, trabalhando tambm com o mesmo tipo de dados quantitativos, e s vezes em co-autoria com Hasenbalg, outro cientista social que tem tratado de, caracterizando a democracia racial brasileira como mito, procurar "desmistific-la" com dados estatsticos sobre as desigualdades existentes na sociedade brasileira. Nesses estudos sobre desigualdades, a relao dessa varivel com discriminao mais mencionada do que comprovada. Tais estudos so perfeitamente vlidos em caracterizar as inegveis desigualdades existentes na sociedade brasileira. O problema desse enfoque tomar como causa das desigualdades apenas a discriminao racial, inclusive sem comprovar adequadamente a relao entre as variveis supostamente envolvidas. Hasenbalgh e Silva so as matrizes bsicos, e diversos outros autores apenas repetem o que eles escreveram. Os motivos para essa reao idia de democracia racial existindo no Brasil nem sempre so "cientficos". A prpria motivao para realizar estudos e pesquisas sobre relaes raciais ou especificamente sobre democracia racial, pode estar maculada por desejos e intenes cientficas. Assim, Roger Bastide afirmou categoricamente que seu objetivo nessas pesquisas era "desmistificar" a democracia racial. Florestan Fernandes no discute, no seu trabalho para a UNESCO, o conceito de democracia racial, mas referindo-se a ele 25 anos depois, afirmou que "se o estudo no tivesse feito nada mais, [...] pelo menos teria desmascarado o mito da democracia racial no pas". (FERNANDES apud SKIDMORE, 1994, p. 146). Para Florestan, "desmascarar" "o mito da democracia racial" brasileira era aparentemente suficiente. Hasenlbag afirma que est "h vinte anos tentando desmistificar esta idia de democracia racial no Brasil" (1998, p. 25). Desmistificar o "mito" da democracia racial parece ser, para alguns cientistas sociais, mais importantes do que analis-lo. No Brasil, a histria de seus conflitos e problemas envolveu bem mais do que a formao de classes sociais distintas por sua condio material. Nas origens da sociedade colonial, o nosso pas ficou marcado pela questo do racismo e, especificamente, pela excluso dos negros. Mais que uma simples herana de nosso passado essa problemtica racial toca o nosso dia-a-dia de diferentes formas. Em nossa cultura poderamos enumerar o vasto nmero de piadas e termos que mostram como a distino racial algo corrente em nosso cotidiano. Quando algum auto-define que sua pele negra, muitos se sentem deslocados. Parece ter sido dito algum tipo de termo extremista. Talvez, chegamos a pensar que algum s negro quando tem pele muito escura. Com certeza, esse tipo de estranhamento e pensamento no misteriosamente 16

inexplicvel. O desconforto, na verdade, denuncia nossa indefinio mediante a idia da diversidade racial. Thales de Azevedo, autor de Democracia Racial, analisa o fato de no haver uma linha que divida rigidamente brancos e negros e sua relao com a possvel no existncia de expresses explicitas de segregao racial no Brasil. Afirma que o carter ideolgico da chamada democracia racial brasileira tem sido registrado pela maioria dos que fizeram pesquisa sociolgica sobre o problema de relaes raciais no pas. (AZEVEDO, 1975, p. 35) Mostra esse autor como operada a racionalizao sobre as relaes raciais no Brasil, mas que ao mesmo passo no se refletem em mudana nas praticas racistas de que so vitimas os negros. Roberto Da Matta atribui a uma aceitao dbil o fato de existir iluso nas relaes raciais no Brasil. Diz estar realmente, convencido de que a sociedade brasileira ainda no se 26 viu como um sistema altamente hierarquizado, onde a posio de negros, ndios e brancos est ainda tragicamente de acordo com a hierarquia das raas. (DA MATTA, 1997: 46) Como bem versa Lilia Moritz Schwarcz (2000), a noo de evoluo social cara como um paradigma no perodo que contempla os anos 1870-1930, banhada por teorias de pensamento como o positivismo, o evolucionismo e o darwinismo. 1.2 A questo Racial no Perodo Varguista

No perodo em que se configurou a Era Vargas (1930-1945), o Brasil comeava a entrar no capitalismo perifrico e enfrentava a questo da identidade nacional. (BENTO, 2009) Durante os anos de 1930, o Brasil assistiu o crescimento de um pensamento autoritrio. Governado por Getlio Vargas, o pas deixou-se seduzir pelo fascismo europeu, relegando para um segundo plano sua proposta de luta pelos ideais democrticos e de restaurao da pureza do regime republicano para a reconstruo nacional. Nesse perodo surge a Ao Integralista Brasileira (AIB), organizao poltica de extrema direita que tinha como um dos principais objetivos construrem no nosso pas uma nao genuinamente brasileira, a qual deveria integrar todos os seus habitantes. Esse objetivo est vinculado ao carter nacionalista do movimento e deve ser vinculados s raas presentes na sociedade brasileira de ento. Ento, o nacionalismo 5 considerado uma das principais caractersticas da AIB. Representada no lema Deus, Ptria e Famlia, a nao deveria ser um dos elementos mais valorizados pelos integralistas. Afirmando-se como a detentora do poder de criar no pas uma nova nao, a partir da valorizao e conservao dos aspectos genuinamente brasileiros, que seriam a raa e a tradio histrico-cultural nacional, a AIB mantinha uma organizao hierrquica rgida, com smbolos e rituais prprios, que auxiliariam na consolidao do seu objetivo. Para materializar a nao brasileira integral, o Integralismo pretendia modificar a estrutura econmica do pas, nacionalizando os bancos, as minas, a energia hidreltrica, o petrleo e controlar as redes de transportes e comunicao.

Esta caracterstica, juntamente com o anticomunismo, o antiliberalismo, a antidemocracia, forma a base ideolgica do integralismo.

17

Mais do que controlar a economia, a nao integral deveria privilegiar os elementos culturais que caracterizavam a ptria, o que pode ser apreendido nos objetivos de Plnio Salgado em afirmar o valor do Brasil e unir todos os brasileiros num s esprito para construir uma nao una, indivisvel, forte, poderosa, rica e feliz com o propsito de criar uma cultura, uma civilizao, um modo de vida genuinamente brasileiro. (TRINDADE, 1974, pp. 209-210) Natlia Cruz (2004) destaca que, o integralismo a nao deveria ser racial e etnicamente homognea. Considerando a realidade multirracial da sociedade brasileira, esta homogeneizao se daria por meio da miscigenao da populao, at se formar um tipo humano futuro. Para os integralistas, a mistura de raas estaria relacionada s tradies histricas, culturais e religiosas presentes na sociedade brasileira desde o processo histrico da colonizao. Ou seja, desde a sua formao, o Brasil se apresentava como uma sociedade mestia, constituda por ndios, brancos (especialmente portugueses) e negros, o que deveria ser levado em considerao para formar a nao integral. Para a autora, a defesa da miscigenao pela AIB apresentava o discurso racista do branqueamento da populao, pois tinha o firme propsito de branquear a populao brasileira e formar uma raa nica: a raa branca. Nesse sentido, as raas que faziam parte da sociedade brasileira, no discurso integralista, eram valorizadas de acordo com os interesses da nao que deveria ser consolidada. O ndio era um elemento genuinamente brasileiro e propcio miscigenao, devido s suas caractersticas de cordialidade (alma cordial) e benevolncia, por isso a base comum. Os negros tambm eram cordiais e destinados mistura, como j haviam demonstrado ao longo do tempo em que vinham se branqueando. J o branco, especialmente na figura do colonizador portugus, era exaltado como o elemento aglutinador, responsvel por gerenciar as diversidades existentes na sociedade brasileira e criar a nacionalidade integral. Entretanto, para os estrangeiros no seria permitida a manuteno das suas identidades culturais, pois eles deveriam se nacionalizar para fazer parte da ptria, o que, segundo Natlia Cruz caracteriza o aspecto racista da nao integralista em relao aos estrangeiros. Logo, a nao integral no permitiria a permanncia das diferentes etnias existentes no Brasil. A questo racial na ideologia integralista deve ser compreendida de acordo com a sua relao com o projeto poltico de nao do movimento, ou seja, com o seu carter nacionalista, que, conforme j foi exposto anteriormente, propunha a transformao do pas em uma sociedade integral, a qual proporcionaria ao Brasil a consolidao de uma nao forte e independente diante das demais. Geralmente, o racismo integralista abordado a partir do anti-semitismo, marcante essencialmente no discurso de um dos seus principais idelogos: Gustavo Barroso. Porm, podemos verificar que este no o nico aspecto importante para os integralistas; o antigermanismo ou a participao de minorias como negros nas fileiras da AIB vem recebendo destaque, atestando a relevncia de estudos a partir dessas perspectivas6. Podemos entender a questo racial no projeto poltico de nao do integralismo de duas maneiras. A primeira aborda as raas no sentido biolgico do termo; a segunda as diferenas tnicas e culturais. s vezes, os dois aspectos parecem interligados, o que dificulta sua diferenciao. A teoria do branqueamento era compartilhada pelas principais instituies representativas da elite intelectual do nosso pas desde as ltimas dcadas do sculo XIX, como as faculdades de direito, as faculdades de medicina e os institutos histricos e

CRUZ, Natlia dos Reis. O Integralismo e a Questo Racial. S Intolerncia como Princpio. 2004. 281 f. Tese (Doutorado), Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2004.

18

geogrficos (IHGs), e de acordo com Natlia Cruz (2004), pelo movimento integralista. Se o integralismo queria branquear a populao brasileira, que lugar o negro ocuparia na nao que se pretendia formar? Apesar deste no ser o foco do presente trabalho, este um assunto que deve ser considerado quando abordamos a questo racial no integralismo, especialmente ao verificarmos que a participao de negros no movimento no foi descartada. Considerando os aspectos racistas presentes na ideologia da AIB, a participao de negro intrigante. Fato relevante na tentativa de explicar a participao de negros num movimento poltico que apresenta aspectos racistas aproximao entre o integralismo e a Frente Negra Brasileira, principal organizao poltica e social representativa de negros no perodo que existiu entre 1931 e 1937. Comeando pela proximidade entre os projetos poltico-ideolgico dessas organizaes, demonstrada pelos lemas. A Frente Negra Brasileira apresentava Deus, Ptria, Raa e Famlia, enquanto os integralistas Deus, Ptria e Famlia. Os dois movimentos polticos compartilhavam do nacionalismo caracterizado pelas ideias de unidade nacional e de formao de uma raa brasileira, claro que abordada de maneira diferente, talvez at contraditria; do anticomunismo; e do objetivo de se fazer uma revoluo moral para reorganizar a sociedade brasileira. Para arregimentar membros negros ao integralismo, este teria utilizado o discurso da integrao das raas, considerando o negro como um dos elementos primordiais da sociedade brasileira, por ser uma das trs raas que a constituem. Esse argumento j foi demonstrado ligeiramente, ao apresentarmos, de acordo com Natlia Cruz (2004), que o negro seria assimilvel e branqueado pela miscigenao, contribuindo para a formao da nacionalidade integral. Assim, a raa negra contribuiria para a consolidao da futura unidade nacional, de acordo com o projeto de nao da AIB, e com seu suposto objetivo de branquear a populao brasileira. A questo racial na AIB fazia parte do seu projeto poltico de criao de uma nova nao. Mesmo apresentando resistncia manuteno da diversidade tnica existente no Brasil, especialmente em relao aos estrangeiros, a AIB no exclui a participao de imigrantes, ou de negros, como se poderia supor acontecer em uma organizao poltica que apresentasse um racismo extremado na sua ideologia e prtica. Entretanto, a presena dessas minorias no nos permite afirmar que esta organizao no apresentava aspectos racistas, j que devemos considerar que essa participao pode estar vinculada tentativa da AIB se fortalecer como organizao poltica representante de todos os habitantes da nao. na dcada de 1930 que surge a publicao de dois livros que marcaram todas as geraes de intelectuais posteriores: Casa Grande e Senzala de Gilberto Freyre e Evoluo Poltica do Brasil de Caio Prado Jnior. A obra Razes do Brasil de Srgio Buarque de Holanda escrita em 1936 completou o conjunto que representou uma redescoberta do Brasil luz das premissas diametralmente opostas s dos pensadores da Repblica Velha. Para Clvis Moura (1988), a obra de Gilberto Freyre caracterizou a escravido no Brasil, como composta de senhores bons e escravos submissos. O mito do bom senhor de Freyre seria uma tentativa no sentido de interpretar as contradies do escravismo como simples episdio sem importncia, e que no teria o poder de desfazer a harmonia entre exploradores e explorados durante aquele perodo. Seguindo o mesmo pensamento crtico de Moura, Martiniano J. Silva (1995) destaca que a miscigenao um velhssimo processo de enriquecimento racial e cultural dos povos, capaz de gerar civilizaes, e que ocorre de forma livre e democrtica. Afirma que historicamente a miscigenao de raas no Brasil nunca foi tratada e nunca existiu como um processo livre, espontneo, e, portanto, natural, de unio entre dois povos. Ao contrrio, como reafirma Silva, a dignidade da mulher negra teria sido violentada, atingindo sua honra no mbito moral e sexual, atravs de unies mantidas a fora, sob a gide do medo, da 19

insegurana, onde as crianas eram concebidas legalmente sem pai, permanecendo no status de escrava, no havendo assim nenhum enriquecimento racial e cultural de civilizao alguma. Conclui dizendo que preciso que no se confunda a descaracterizao de um povo pela violncia sexual com a hiptese de uma democracia racial. O prprio Freyre (1978) confirma essa violncia, embora de maneira tmida: Nenhuma casa-grande do tempo da escravido quis para si a glria de
conservar filhos maricas ou donzeles. O folclore da nossa antiga zona de engenho de cana e de fazenda de caf, quando se refere a rapaz donzelo, sempre em tom de debique para levar o marica ao ridculo. O que sempre se apreciou foi o menino que cedo estivesse metido com raparigas. Raparigueiro, como ainda hoje se diz Femeeiro. Deflorador de mocinha. E que no tardasse a emprenhar negras, aumentando o rebanho e o capital paternos. (FREYRE, 1978, p.372)

Se esse foi sempre o ponto de vista da casa-grande, como responsabilizar a negra da senzala pela depravao precoce do menino nos tempos patriarcais? O que a negra da senzala fez foi facilitar a depravao com a sua docilidade de escrava, facilitando o primeiro desejo sexual do sinh-moo. Desejo, no ordem. Ou seja, o autor, de forma mais objetiva, no profliga a promiscuidade reinante no perodo escravocrata. A poltica varguista, na dcada de 1930, do sculo passado procurou desenvolver uma identidade nacional que no mais via as contribuies indgenas e africanas como negativas, mas que tinha na mestiagem a riqueza do pas. Vale destacar que, esta identidade forjada, silenciando as contradies e conflitos que assolavam a sociedade brasileira. Dessa forma ficava claro a no contemplao de polticas pblicas para os afros descendentes quantos da construo de uma identidade que de fato inclusse a herana africana de forma democrtica. por essa falta clara de polticas pblicas para a populao afro descendente que surgem as organizaes negras, no sentido de tomar para si a incumbncia de desenvolver aes que possibilite a construo de uma cidadania, atravs do processo educacional. Estas organizaes perceberam a educao caminhando de mos dadas com a conscientizao poltica. Para Gonalves (2000), as organizaes negras tinham como um dos principais objetivos da sua militncia a luta pela educao, que ora era vista como forma dos negros competirem com os brancos, ora como forma de ascenso social, ora como meio da conscientizao poltica. 1.3 Poltica Educacional e a Questo Racial Brasileira

A Constituio Federal de 1988 define a educao como um direito social. A Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional LDEN 9.394/96, e o Plano Nacional de Educao PNE, Lei 10.172/01, traduzem esta definio jurdica em desdobramentos especficos nacionais e legislaes complementares, como por exemplo, a lei 10.639/03, modificada pela Lei 11.645/08 que torna obrigatrio nas escolas pblicas e privadas da Educao Bsica a incluso da temtica do estudo da Histria e Cultura da frica afro-brasileira e Indgena. Estes desdobramentos se configuram como componentes das polticas educacionais e so base importante para a realizao das mesmas. Portanto, no mbito da proposio, a Lei 11.645/08 se configura como uma poltica educacional de Estado. A Lei 11.645/08 e suas respectivas formas de regulamentao, lei 10.639/03 que trata do Estudo da Histria da frica e das culturas afro-brasileiras, Resoluo do Conselho Nacional de Educao CNE/CP 01/2004 e Parecer CNE/CP 03/2003 vinculam-se garantia 20

do direito educao. Elas o requalificam incluindo neste o direito diferena. A sua efetivao como poltica pblica em educao vem percorrendo um caminho tenso e complexo, no Brasil. possvel perceber o seu potencial indutor e realizador de programas e aes diferenciados sua sustentao de polticas de direitos e de reforo s questes raciais em uma perspectiva mais ampla e inclusiva. No entanto, apesar dos esforos e responsabilidade do Ministrio de Educao (MEC), dos sistemas de ensino, das escolas, gestores e educadores na superao do racismo e na educao das relaes tnico-raciais, as iniciativas para a concretizao dessa poltica ainda se encontram em um nvel incipiente. A sua efetivao depender da necessria mobilizao da sociedade civil a fim de que o direito diversidade tnico-racial seja garantido nas escolas, nos currculos, nos projetos poltico- pedaggicos, na formao dos professores e nas polticas educacionais. Publicada pelo ento presidente da Repblica Luiz Incio Lula da Silva, inicialmente a Lei 10.639/03 estabelece um marco legal e representa uma conquista histrica dos movimentos negros, cuja trajetria sempre foi marcada pela resistncia e combate ao racismo. Segundo Miranda (2004), a lei pode tornar-se mola propulsora da revoluo necessria histria da educao do Brasil, na medida em que suscita a discusso sobre a importncia e necessidade do resgate da cultura e histria dos negros e seus descendentes no processo civilizatrio do Brasil. Para Miranda um dos aspectos valiosos da lei que:
Ela escancara, impe, para quem negou-se at agora a ver que os afrobrasileiros existem, foram e so sujeitos na construo da sociedade brasileira, tm histria, tm cultura, tm memria, tm valores que precisam ganhar amplitude e status de conhecimento tambm dentro da escola, no fazer cotidiano da sala de aula. Assim a lei, ao determinar a incluso de histria e cultura afro-brasileira e africana nos currculos da Educao Bsica, busca valorizar devidamente a histria e cultura do povo negro, na perspectiva de no s elevar a auto-estima e compreenso de sua etnia, mas de todas as etnias, na perspectiva da afirmao de uma sociedade multicultural e pluritnica. (MIRANDA, 2004, p. 3)

Porm, apesar de representar uma conquista dos Movimentos Negros e dos militantes que buscam uma sociedade mais justa e igualitria, a lei 10.639/03 no atendeu plenamente s suas reivindicaes. Esta apresenta um veto do pargrafo terceiro (3) de sue artigo primeiro (1), exatamente aquele que estabelecia a participao da sociedade organizada, com sua vivncia e experincia no enfrentamento do racismo e dos preconceitos, na implantao prtica da lei. O referido veto limitou exatamente ao movimento negro, a participao nos cursos de capacitao para professores. O veto se apia na lei 9.394/96 (LDBEN), alegando a inexistncia de qualquer meno a cursos de capacitao para professores, e segue sua justificativa expressando preocupao com a unidade de contedo que poderia, inclusive, comprometer normas de interesse pblico da Lei Complementar n 95, de 26 de fevereiro de 1998, segundo a qual a lei no conter matria estranha ao seu artigo (art. 7, inciso II). Apesar do veto, a lei propiciou a ampliao do debate acerca do racismo arraigado na sociedade brasileira. Complementando a lei 10.639/03, em 10 de maro de 2004, o Conselho Nacional de Educao (CNE), aprovou o Parecer 003/2004, instituindo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao das Relaes tnico-Raciais e para o Ensino de Histria e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Sobre este parecer, a Conselheira e relatora Petronilha Beatriz G. Silva apresenta a seguinte considerao:

21

O parecer procura oferecer, entre outras, na rea da educao, demanda da populao afro-descendente, no sentido de polticas de aes afirmativas, isto , de polticas de reparaes, de reconhecimento e valorizao de sua histria e identidade. Trata, ele, de poltica curricular, fundada em dimenses histricas, sociais, antropolgicas oriundas da realidade brasileira, e busca combater o racismo e as discriminaes que atingem particularmente os negros. Nesta perspectiva, prope divulgao e produo de conhecimentos. A formao de atitudes, posturas e valores que eduquem cidados orgulhosos de seu pertencimento tnico-racial, descendentes de africanos, povos indgenas, descendentes de europeus, asiticos, para interagirem na construo de uma nao democrtica, em que todos, igualmente, tenham seus direitos garantidos e sua identidade valorizada. (SILVA, 2003, p. 2)

Dessa maneira, a referida relatora corrobora a importncia da lei 10.639/03 como instrumento indispensvel ao resgate e valorizao da Histria e Cultura Afro-Brasileira e Africana e d orientaes sobre a implementao da mesma, ressaltando:
A obrigatoriedade de incluso de Histria e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos currculos da Educao Bsica trata-se de deciso poltica, com fortes repercusses pedaggicas, inclusive na formao de professores. Com esta medida, reconhece-se que, alm de garantir vagas para negros nos bancos escolares, preciso valorizar devidamente a histria e cultura de seu povo, buscando reparar danos, que se repetem h cinco sculos, sua identidade e a seus direitos. A relevncia do estudo de temas decorrentes da histria e cultura afro-brasileira e africana no se restringe populao negra, ao contrrio, dizem respeito a todos os brasileiros, uma vez que devem educar-se enquanto cidados atuantes no seio de uma sociedade, multicultural e pluritnica, capaz de construir uma nao democrtica. (BRASIL, 2004, p. 8)

Fundamentada no referido Parecer, em 17 de Junho de 2004, entra em vigor a Resoluo n 1, do Conselho Nacional de Educao, que institui as Diretrizes Curriculares para a Educao das Relaes tnico-Raciais e para o Ensino de Histria e Cultura AfroBrasileira e Africana. Entretanto, apesar da implantao da lei 10.639/03 no atender plenamente aos anseios dos movimentos negros, a mesma de suma importncia histrica, pois propcia o debate da 32 questo da igualdade racial. Contudo, a lei por si s no garantir nada, como afirma Miranda, sem o calor da luta, ser em pouco tempo, letra morta (...) e trata-se de avanarmos na articulao da lei e seus princpios norteadores com a prtica cotidiana das escolas. (2004, p. 3). de fundamental importncia que as escolas tenham cuidado ao tratar da identidade negra, pois, ao mesmo tempo em que pode valorizar identidades e diferenas pode estigmatiz-las, discrimin-las e at mesmo neg-las, j que, segundo Gomes (1995) construir uma identidade negra positiva em uma sociedade que, historicamente, ensina ao negro, desde muito cedo, que para ser aceito preciso negar-se a si mesmo, um desafio enfrentado pelos negros brasileiros. Alm disso, importante lembrar que a identidade construda pelo conflito e pelo dilogo, onde as diferenas so fundamentais nessa construo, uma vez que: 22

Como sujeito social no mbito da cultura e da histria que definimos as identidades sociais (todas elas e no apenas a identidade racial, mas tambm as identidades de gnero, sexuais, de nacionalidade, de classes, etc.). Essas mltiplas e distintas identidades constituem os sujeitos, na medida em que estes so interpelados a partir de diferentes situaes, instituies ou agrupamentos sociais. (GOMES, 1995, p. 32)

Nesse aspecto, se faz necessrio que o professor incorpore em sua prtica de ensino a promoo da cultura negra, no s incluindo em seu programa contedos e mtodos, mas que, tambm atendam s especificidades culturais e anseios de cidadania da populao escolar negra, combatendo e eliminando as prticas discriminatrias silenciosas que permeiam as relaes de ensino entre alunos, professores e comunidade escolar. Alm disso, fundamental que ele se prepare para uma mudana de conhecimentos e sentimentos. Os prprios alunos (as), independentemente da cor, assumem uma postura racista em suas relaes, ainda que sem perceber. Ideologias, esteretipos e prticas discriminatrias continuam influenciando nossa realidade. Quando se prope uma discusso com os professores, ela gera na maioria das vezes, tenso e desconforto. Muitos preferem silenciar, ao invs de enfrentar o problema. Alguns chegam a negar a existncia de racismo na escola. A ausncia de iniciativas diante de conflitos raciais entre alunos e alunas mantm o quadro de discriminao. Diante desses conflitos o silncio revela conivncia com tais procedimentos. (CAVALLEIRO, 2001, p.153). Um passo importante em busca de uma educao anti-racista reconhecer a existncia de atitudes discriminatrias na escola e dar ateno quando essas atitudes ocorrerem. O silncio muitas vezes pode levar o aluno (a) a se sentir abandonado, sem o apoio de uma pessoa, que neste momento deveria fazer algo para confort-lo e fortalecer sua estima. A falta de ao leva por vezes, a revolta, e o aluno passa a ser considerado violento, adquirindo o esteretipo de agressivo e a violncia racial que ele sofreu desconsiderada. Os diretores, pedagogos e professores precisam ser sensibilizados para a gravidade deste problema, que pode deixar seqelas, que podem acompanhar at a vida adulta deste aluno.

23

CAPTULO II

OS CAMINHOS DA PESQUISA E SEU PERCURSO METODOLGICO Os caminhos que nortearam a presente pesquisa tiveram como foco fazer um levantamento das experincias dos alunos e alunas do curso tcnico em agropecuria, integrado ao ensino mdio, do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) Campus Barreiros com a temtica que aborda o estudo da Histria e Cultura Afro-Brasileira e Indgena no contexto do ensino tcnico profissional e outras modalidades de ensino. Inicialmente, gostaria pedir permisso para um rpido retrospecto da minha vivncia profissional no ramo da educao tcnica profissional e tecnolgica. Iniciei a minha histria na rede federal de educao em 1991, quando atravs de concurso pblico fui admitido como professor da disciplina de histria no curso tcnico em agropecurio, na poca concomitante com o ensino mdio, na Escola Agrotcnica Federal de Barreiros, Pernambuco. Nos primeiros anos de docente na instituio busquei interagir um programa que complementasse as informaes tcnica com o conhecimento geral. Era um programa que possibilitasse aos alunos (as) se apropriarem de conceitos que contribusse para a sua formao tcnica: forma de produo, meios de produo, foras produtivas, relao social de produo, diviso do trabalho, modo de produo entre outros faziam parte de um conjunto de termos que poderiam ser integrado a sua formao tcnico profissional. Contextualiza estes conceitos representava o modelo didtico-pedaggico da disciplina de histria dentro do currculo escolar. Quando recebi um convite para participar de uma oficina sobre questes tnico-raciais em Belm do Par, eu no tinha menor idia do que significava aquele encontro na regio norte do pas. Tudo comea no ano de 2006 quando o Centro Federal de Educao Tecnolgica do Par (CEFET-PA) e a Secretaria de Ensino Mdio e Tecnolgico (SETEC) organizam um encontro para se discutir as diretrizes curriculares para a educao das relaes tnico-raciais e o ensino de histria e cultura afro-brasileira e africana realizada entre os dias 21 e 22 de novembro com a participao de professores (as) da rede federal de educao tcnica e tecnolgica da regio norte e nordeste. Lanado o desafio para se trabalhar a temtica da diversidade racial na educao profissional, restava-nos o dilema de como lanar tal estudo diante do conflito entre a valorizao da formao profissionalizante e a formao das cincias humanas no contexto do ensino tcnico profissional. Alm desse desafio, havia outras demandas a ser materializado como a necessidade de formao continuada para atendimento lei 10.639/2003, sensibilizar as direes das unidades de ensino e a comunidade escolar para a implementao do estudo temtico voltado para as questes tnico-raciais, divulgao de parte das bibliografias, materiais didticos pertinentes ao estudo e solicitar publicaes do MEC que orientasse o tratamento das relaes tnico-raciais na educao profissional e tecnolgica, assim como feito para outras modalidades de ensino, estas se constituram nas principais propostas dos profissionais presentes ao encontro. Evidentemente, questes que se relacionasse ao convvio de alunos e professores no tocante as questes tnico-raciais, tambm, consistia em aspectos da nossa preocupao, o que serviu de questes para o projeto de pesquisa que norteou o presente trabalho. Na volta escola tive a preocupao de informar aos setores gestores da instituio a importncia de iniciarmos um trabalho que contemplasse a orientao da lei 10.639/2003, 24

assim como divulgar junto ao corpo discente e docente a existncia da legislao que tornava obrigatrio o estudo sobre questes tnico-raciais no ambiente escolar. Como estratgia de divulgao foi sugerida uma paralisao de um dia, quando na oportunidade foi desenvolvido, por alunos (as) e professores (as), uma programao com apresentao de trabalhos culturais que ressaltavam a vida e a luta dos grupos indgenas e afros pelo reconhecimento social, econmico, poltico e cultural. Exibies de filmes documentrios, apresentao de peas teatrais, danas e grupos musicais, fizeram parte dos trabalhos construdos pelos alunos, na poca, da Escola Agrotcnica Federal de Barreiros PE. Porm, no ano seguinte, em virtude de mudanas e trocas de professores e coordenaes de ensino provocaram a inviabilidade de atividades pedaggicas que contemplassem os estudos das relaes tnico-raciais, assim como a continuidade das aes desenvolvidas no ano anterior. Somado a isto, tivemos um processo de distanciamentos na chamada integrao curricular, com professores isolando-se cada vez mais na sua disciplina, contribuindo de forma decisiva na desconstruo de novos eventos que promovesse tal estudo. A contemplao de realizar o curso de ps-graduao, em nvel de mestrado, pelo Programa de Ps-Graduao em Educao Agrcola, ofertado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em parceria com o MEC/SETEC, e com o credenciamento da Coordenao de Aperfeioamento de Pessoa de Nvel Superior (CAPES), possibilitou desenvolver um trabalho de pesquisa com base nas experincias dos alunos (as) do Campus Barreiros Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de Pernambuco que retratasse a relao tnico-racial no ambiente escolar, assim como restabelecer um novo projeto que contribua com a retomada das atividades que possibilite o desenvolvimento dos estudos tnico-raciais no programa curricular dos alunos (as) do curso tcnico profissional em agropecuria, integrado ao ensino mdio, do referido campus acadmico. Com rarssimas excees, os alunos (as) considerados afro-descendentes sempre foram alvos de preconceitos e posturas discriminatrias dentro do ambiente escolar, ideologia que tem prejudicado, tanto no relacionamento, quanto na sua forma de pensar a sociedade em que vivem. importante destacar que a fora dessas ideologias existentes de uma manipulao da trama tecida historicamente, que muitos serviam de consolo e que fazia questo de no querer assumi-la publicamente que so negros. Ao mesmo tempo percebe-se por parte dos alunos (as) certa empatia na possibilidade de construir um estudo que possibilite, no apenas novos conhecimentos, mas que construa no seu ambiente escolar, um espao em que os diferentes reconheam-se como integrantes de uma s sociedade, a humana. Se puder considerar que, em um mundo dividido por dios e preconceitos e preconceitos mesquinhos, o Brasil se diferencia como um pas multitnico e multicultural de relativa tolerncia e convivncia, tambm fato que um racismo silencioso, que se prevalece de desigualdades econmicas herdadas dos tempos da escravido e contribui para perpetulas, continua vivo e atuante. A raiz do preconceito o medo; e a raiz do medo a ignorncia. Discriminamos aquilo que tememos; e tememos aquilo que desconhecemos. Questes relacionadas discriminao racial e educao, tanto no mbito acadmico quanto nos demais, tm sido objeto de um nmero crescente de publicaes e estudos, favorecendo a abertura de espaos para discusses e busca de alternativas para minimizar a discriminao racial e o preconceito nas nossas escolas. Trabalhos que desmascararam o mito da democracia racial, que criou uma cortina de fumaa e camuflou o preconceito por muitos 35 anos, tm contribudo para a explorao do assunto. 25

Vrios estudos sobre desigualdades raciais na educao, entre eles: Munanga (1996), Gomes (2001), Cavalleiro (1999) entre outros diagnosticam que os negros so penalizados na educao por meio da excluso do sistema formal de ensino como tambm nas outras esferas da vida social. Sobre esse aspecto, Hasembalg afirma que:
Ser negro ou ser mestio significa ter uma maior probabilidade de serem recrutados para posies sociais inferiores. Isto, numa estrutura social que j profundamente desigual. Ento, no meu entender, o vnculo entre raa e classe exatamente esse: raa funciona como mecanismo de seleo social que determina uma medida bastante intensa qual a posio que as pessoas vo ocupar. (HASEMBALG, 1987, p. 46)

Desenvolver um projeto que propicie a uma escola de carter tcnico profissional se apropriar de uma temtica que aborde questes tnico-raciais, dentro de sua esfera curricular, no parece ser uma tarefa fcil. Porm, a implementao do estudo que focaliza tal problemtica no pode ser considerada apenas como uma exigncia legal, mas, principalmente, como resgate poltico e scio-econmico de uma populao que ao longo da histria se constituram, tambm, como construtora desta nao. importante frisar que a presente pesquisa, que tem como foco as questes de relaes tnico-raciais no contexto escolar, mas especificamente sobre a implementao do estudo da histria e cultura afro-brasileira e indgena no ensino tcnico profissional, no tem da minha parte nenhum desconforto pessoal ou interesse nico de atender especificamente as exigncias acadmicas, mas sim, tambm, pelas inquietaes que ao longo dos anos, me incomodaram e ainda incomoda em relao aos alunos (as) de matizes diferenciados que estudam no campus Barreiros IFPE. Antes de iniciar a pesquisa de campo que proporcionou as falas dos professores (as) e alunos (as) sobre a implementao do estudo da histria e cultura afro-brasileira e indgena no curso tcnico em agropecuria, procurei contextualizar historicamente o lugar e sua memria quanto os primeiros habitantes e a construo do processo de colonizao do local, assim como tambm, a linha de raciocnio ou concepo de Histria e de seu ensino no estudo das questes tnico raciais. Para o primeiro momento utilizei dos trabalhos desenvolvidos por Flvio Guerra (1985), Vera Lcia Ferlini (1987) e documentos oficiais que retratam a efetivao e regularizao da posse e propriedade da terra na regio conhecida como plancie do Una, aps o processo de conquista dos colonizadores. Por sua vez, os trabalhos da chamada Histria Nova, empreendida por Lucien Febvre e Marc Bloch na Escola dos Annales,contribuiu para a compreenso da relao entre o tema aqui trabalhado e o ensino de histria. Ao tempo do descobrimento e ainda por muitos anos dominavam a regio do litoral mantinham a posse da terra a custo de interminveis conflitos, sobretudo com os potiguares, cujas tabas se situavam nas imediaes para o lado do serto. Sobre a presena dos Caets, Flvio Guerra afirma que:
Ao norte, passando at um pouco alm de Itamarac, moravam os Tabajaras e Potiguares. Quanto aos ferozes Caets, antropfagos e selvagens ao extremo, trabalhados, como quase todos, pelos franceses, em seu desembarque pelas praias e enchendo-os de ddivas e agrados, dominavam as margens do rio So Francisco, levando suas incurses, com instalaes at de tabas, e depois de agresses, at Igarass. (GUERRA, 1985, p. 8)

26

Foram os ndios Caets, os primitivos habitantes das terras, em que se iria formar o municpio dos Barreiros em Pernambuco. Eram esses ndios exmios pescadores de linha. A maioria dos grupos indgenas das terras brasileiras vivia da coleta de frutos e razes e da caa, porm, segundo Antonio Jos Borges Hermida, j existiam muitas tribos que se iniciavam na agricultura, cultivando a mandioca, o milho, o tabaco, batata-doce, abbada e ervilha, utilizando a tcnica de coivara, para a limpeza da rea. (HERMIDA apud ALLGAYER, 2005, p. 187) A tribo dos Caets localizava-se entre os primeiros engenhos de acar da regio: o Carass e o Buenos Aires. Estudos realizados por Vera Lcia Ferlini (1987) indicam que em 1535, com Duarte Coelho Pereira comearam a funcionar os primeiros engenhos de acar em Pernambuco.
Em 1550, j eram quatro estabelecimentos, trinta em 1570 e cento e quarenta na poca da conquista holandesa. A produo canavieira avanava para a Paraba e para o Rio Grande do Norte, que em meados do sculo XVIII possuam cerca de vinte e dois engenhos. (FERLINI, 1987, p. 24)

A autora destaca que de incio denominao engenho era restrita s instalaes onde se dava a manipulao da cana, como o passar do tempo, estendeu-se a toda propriedade aucareira, com suas terras e lavouras. No h fontes, por enquanto, que possam informar com preciso o ano de fundao dos primeiros engenhos de Barreiros. Quanto aos ndios caets, em virtude de serem extremamente guerreiros e por viverem em constantes conflitos com os senhores de engenho locais, por interveno do morgado7, foi oferecida em troca, as terras as margens do rio Uma, onde eles poderiam viver de caa e pesca sem incomodar as plantaes dos senhores de engenhos. Foram instalados s margens do rio, ficando o aldeamento no alto de uma colina aonde no futuro viria a se formar a aldeia de So Miguel, formando o conjunto dos primeiros habitantes do municpio de Barreiros. Em decorrncia da guerra holandesa, onde a aldeia foi duramente atacada pelos invasores, forosamente os defensores mudaram-se para um lugar chamado Pau-Amarelo, no vale do rio Persinunga. Aps a expulso batava, voltou aldeia a instalar-se no deu lugar de origem, nas proximidades do rio Carim. A data provvel do restabelecimento da aldeia de So Miguel de Uma se deu no ano de 1681. Contudo os ndios no tinham condies de cultivar toda a terra, dando oportunidade manifestao da ganncia dos poderosos senhores rurais, que gradativamente foram expulsando os ndios de suas terras. Sabe-se que por volta do no de 1872, foi extinta a aldeia de So Miguel dos Barreiros, quando na oportunidade foram distribudos a cada famlia de ndios cinqenta lotes de terras de pequena extenso. O resto da terra ali existente era quase tudo uma grande extenso territorial, onde havia se estabelecido doze grandes engenhos: So Pedro, Linda Flor, Cachoeira Alta, Sap, Santo Antonio, Passagem Velha, Serra Dgua, Barbarda, Boca da Mata, Campina, Pau Ferro e Morim. Grande parte da produo aucareira desses engenhos era embarcada em barcos que transitavam pelas guas navegveis do rio Una, onde existia um cais que era de grande movimento, o qual recebia o acar e o transportava at o porto de Vrzea do Una, onde atracavam os navios. Esse porto era de grande importncia para economia local, pois quase

Autoridade oficial da coroa portuguesa na capitania hereditria.

27

toda produo de acar dos engenhos eram embarcada nele. Alm disso, era usado para embarque de passageiros com destino cidade do Recife, o que duraria, se os ventos fossem propcios, dois dias e em ms condies do tempo chegaria a oito dias o percurso. As embarcaes atendiam aos senhores de engenhos com suas senhoras para tal viagem, pois era difcil a mulher ir a cavalo para o Recife. O nome dos Barreiros proveio das escavaes feitas no solo que era de barro vermelho, pelos porcos Caititus, abundantes na regio, que fuavam as margens barrentas do rio, transformando-as em imenso lamaal, formando os barreiros em grande quantidade. Da a denominao do municpio. Pela lei provincial n 314, de 13 de maio de 1853, no governo de Jos Bento da Cunha Figueiredo, a freguesia dos Barreiros foi proclamada categoria de vila. A condio de vila trouxe para o lugar alguns melhoramentos pblicos. A primeira dessas melhorias foi o surgimento do ensino oficial na localidade, com a criao de uma escola no ano de 1855, destinada apenas ao sexo masculino. A instalao do municpio ocorreu em 19 de julho de 1860, no governo estadual de Ambrsio Leito da Cunha. Porm, a lei estadual n 38, de 03 de junho de 1892, sancionada pelo governador Barbosa Lima, elevou Barreiros categoria de cidade. A presente pesquisa no teria sua validade se no houvesse por nossa parte uma preocupao com a linha de raciocnio ou concepo de Histria e de seu ensino no presente trabalho. preciso considerar que enquanto disciplina, a histria estuda a vida humana atravs do tempo. Ao propor estudar o que homens fizeram, pensaram ou sentiram enquanto seres sociais, eu compartilho com o pensamento dos estudiosos da histria como Jacques Le Goff (1992) que afirma que ao estudar Histria, se adquire conscincia da trajetria humana, conscincia do que fomos para transformar o que somos. Nesse sentido, acreditamos que o estudo da histria e cultura afro-brasileira e indgena pode ser desenvolvido a partir de um referencial terico que se contraponha a histria tradicional, enraizada nos grandes homens e fatos, e que por diversas vezes, marginaliza muitos aspectos das experincias humanas. Mesmo no sendo objeto de estudo deste trabalho, considero oportuno destacar de que forma essa tendncia historiogrfica se desenvolveu durante o sculo XX. A partir do encontro entre Marc Bloch e Lucien Febvre, a historiografia nunca mais foi mesma. Empreendida pelos dois, a chamada Histria Nova encontrou nos Annales (1929) o espao que condensou os saberes e as experincias que contriburam para o dilogo entre a Histria e as Cincias Sociais, rompendo uma barreira invisvel e ao mesmo tempo slida, legitimada por uma histria tradicional, factual, excessivamente preocupada com os acontecimentos advindos do sculo XIX. (REIS, 2004) A partir da criao da revista dos Annale em 1929, Bloch e Febvre na tentativa de incorporar as novas cincias e com a necessidade de ampliar a viso sobre o seu prprio tempo, propem inovaes metodolgicas e temticas, no entanto, com a morte dos dois (primeiro Bloch e depois Fevbre) representantes da primeira gerao, Fernand Braudel assume a direo dos Annales. A desestabilidade ameaava a continuao de uma revista que apesar de ampla, ainda guardava resqucios de centralidade Bloch/Fevbre. Nesse sentido, o novo lder prope renovar os annales, para isso recrutam jovens historiadores aptos as novas propostas. Nesse momento, a revista com sua produo acadmica ganha ares de escola. Os jovens recrutados por Braudel formam um grupo, suas perspectivas iro moldar a nova fase dos annales. O fato que Braudel influenciaria toda uma gerao, os estudos que no seguiam suas perspectivas, em parte eram influenciados. Com ou sem Braudel, a segunda gerao foi mais que um instrumento hierrquico da primeira, na realidade a constituiu na institucionalizao 28

de uma escola, embora se conteste o que seria o Annales, uma escola ligada a um paradigma. O prprio Braudel discorda: Os annales, apesar da sua vivacidade, nunca constituram numa escola no sentido estrito, isto , uma modelo de pensamento fechado em si mesmo. (BRAUDEL apud REIS, 2004, P. 70) Segundo Peter Burke, Braudel realiza um movimento de combinar um estudo da longa durao com o de uma complexa interao entre o meio, a economia, a sociedade, a poltica, a cultura e os acontecimentos (BURKER, 1997, p. 55). Todos esses aspectos sedimentados por um controle que se tem sobre sua figura em relao a seus discpulos. Sobre sua gide a histria dialoga com outros acontecimentos, narra histria quantitativa serial, regional, demogrfica, entre outras. Uma viso do todo, uma histria global proposta, mesmo que Braudel destine suas inquietaes para o problema da liberdade individual. Se na primeira gerao temos uma funo de conhecimento e na segunda gerao individualizao da liderana, isso de forma alguma retira da revista ou escola a magnitude dessa revoluo no conhecimento histrico. Para Burker, a historiografia jamais ser a mesma. (BURKER, 1997, p. 127) Outro autor que faz referncia a escola dos annales Franois Dosse8, ele explcita em sua obra Histria em Migalhas, de forma clara e evolutiva, as diferentes posturas e adaptaes da escola desde a sua primeira gerao, onde seus fundadores propem uma cincia emprica, sem dogmas, uma verdadeira guerra em movimento, com total negao filosofia da histria e seu aspecto positivista, tpico do sculo XIX. Mas, no apenas isso, a escola se propunha a uma abordagem que no fosse principalmente poltica. Para Dosse, os membros da escola dos annales se apoderaram de todos os lugares estratgicos de uma sociedade dominada pelos meios de comunicao de massa. Falava-se agora do cotidiano de pessoas comuns, de mulheres, de imigrantes, etc. Havia uma procura de identidade, pois a sociedade no desejava ser rf e sai em busca de suas origens. Pierre Nora, historiador francs, que criticou ardentemente o pensamento de Franois Dosse com relao s suas crticas escola, acabou admitindo, posteriormente, a necessidade de renovao dos paradigmas estabelecidos em funo de uma realidade diversa e da considerao da memria j como histria. Em sua "terceira gerao" os Annales tem como expresso mxima o medievalista e especialista em histria europia Jacques Le Goff, que tambm exerce o cargo de um dos diretores da revista. Sem dvida, a escola dos annales, no relato de sua prpria evoluo revela diversos momentos importantes para a cientificidade da Histria, at se chegar a importncia da durao (espao-temporal) como ponto fundamental da escritura histrica atual. Fases em que at mesmo a psicologia (psico-histria), a etnologia, a geografia, se enlaaram ou no com a histria para, entre convergncias e divergncias, chegar a um denominador comum. A escola dos annales s veio contribuir para a nova gerao de historiadores, pois atravs de pesquisa regionais e locais eles reinterpretaram fatos, que foram versados dentro de um discurso hegemnico, atribuindo-lhes novos valores e desconstruindo esteretipos herdados pela histria universal. nesta busca de significados que destacamos o processo de escravizao indgena, fato ignorado pela prpria histria universal, mas evidenciado pela historiografia contempornea, uma vez que estudos sobre a escravido no Brasil estiveram restritos s comunidades negras africanas, fazendo com que os nossos ndios passassem despercebidos neste processo histrico.

Publicou o livro Histria em Migalhas no final do sculo XX e reeditado em 2003, representou uma verdadeira reviravolta no mundo da Histria.
8

29

Ferreira Neto (1997) em seu ensaio sobre Etnia e Histria afirma que a descoberta do outro se d atravs de dois fatores: da expanso comercial pela acumulao de riquezas, dominao, explorao e escravizao etnocentrada e excludente, e pela degradao do feudalismo, pelo processo de expropriao dos indivduos em seus meios de produo que gerou a sociedade moderna, instaurada numa concepo de liberdade individual e no preenchimento existencial centrado na aquisio de mercadorias. Para Neto a descoberta da humanidade do outro , sem dvida, como a descoberta da Amrica, um dos acontecimentos mais surpreendentes da histria do ocidente. (NETO, 1997, p. 314) A descoberta do outro se torna fenmeno social contraditrio, partindo para tolerncia/intolerncia, vivncia com a pluralidade e heterogeneidade social; enfim, o processo de aceitao pela diferena. Fuso da descoberta de si com a descoberta do outro. (NETO, 1997, p. 316) Para Elaine Rocha (2008) a manifestao desses outros ameaou a ordem de quem os exclua proporcionando historiografia, fontes para estudos que estivessem inseridos na micro-histria. Pesquisadores examinaram documentos sobre o perodo colonial, situando os ndios diante do colonizador e fazendo o exerccio da decomposio das imagens dos ndios e ndias que figuram nos textos de missionrios, administradores e viajantes deste perodo (ROCHA, 2008, p. 05) John Monteiro, em sua obra Negros da Terra (1994), apresenta um quadro histrico da imposio etnocntrica atravs do primeiro contato entre colonizador e nativos. Ele traa a trajetria de Tibiri, chefe tupiniquim e importante guerreiro que permite a entrada dos jesutas em sua aldeia e converso de sua tribo ao catolicismo, tornando-se amigo dos jesutas, tiveram seu bom reconhecimento diante do branco colonizador e a honra de ser enterrado no interior da modesta igreja de Piratininga (So Paulo), ritual fnebre para nobreza do mundo ocidental que j se introduzia no Novo Mundo. Aquilo que parecia uma aliana inofensiva e at salutar logo se mostrou muito nocivo para os ndios. As mudanas nos padres de guerra e as graves crises de autoridade, pontuadas pelos surtos de contgios, conspiraram para debilitar, desorganizar e, finalmente, destruir os tupiniquins. (MONTEIRO, 1994, p. 17) Raminelli (1996) destaca que os europeus representaram a Amrica como anttese da Europa, como reino da contrafao, como luta de religiosos e feiticeiros. Os carabas (homens brancos) eram considerados filho de Deus abenoados, tinham boas vestes, eram valentes e dominavam mares e plvora; os nativos eram errantes, fracos, viviam sem roupas e machados, esquecidos por Deus e largados como desgraados em um territrio distante sob domnio do mal. A alteridade entre europeus e amerndio era igualmente marcada pelos vnculos travados com o bem e o mal. O cristianismo e mercantilismo seria a salvao dos nativos. Sob a seduo demonaca, os feiticeiros (pajs) enganavam os ndios, com isso, a colonizao seria o fim da miserabilidade. Segundo Raminelli,
Os ndios constituam folhas em branco que, em priscas eras, foram anexadas ao imprio do mal. O desconhecimento da doutrina crist tornou-os fragilizados frente s artimanhas de Sat. A converso seria o caminho para o novo mundo alcanar a liberdade. (RAMINELLI, 1996, p. 116)

A dinmica interna no Brasil indgena foi profunda na formao da colnia. Talvez o europeu esperasse encontrar povos submissos que pudessem aceitar esta troca de culturas de forma impositiva e que da surgisse um contexto cultural homogneo. A subestimao do colonizador no processo de conquista para os povos amerndios rendeu-lhe conflitos e surpresas ao perceber a resistncia de grupos que se opuseram imposio cultural do 30

ocidente, pois como retrata a prpria histria os indgenas lutaram em prol de seus costumes e espao geogrfico. Sobre essa dinmica interna Monteiro (1994) afirma:
Sem fazer justia enorme complexidade das estruturas sociais do Brasil quinhentistas, podemos destacar, de forma sinttica, alguns elementos constitutivos dessa dinmica: o processo de fragmentao e reconstituio dos grupos locais, os papis de liderana desempenhados pelos chefes e xams e, finalmente, a importncia fundamental do complexo guerreiro na afirmao da identidade histrica desses grupos. (MONTEIRO, 1994, p. 1819)

A ausncia da realeza e de uma religio oficial entre as comunidades indgenas despertou no colonizador o desejo de domnio para os povos conquistados, mas para surpresa dos nobres europeus a comunidade indgena vivia entrelaada aos seus valores e costumes, pois eram guardies de suas tradies. Nos prprios relatos de viagem de cronistas do sculo XVI revelada a preservao das tradies como elemento fundamental da definio da identidade coletiva indgena. Aqui Monteiro (1994) destaca a importncia da tradio como valor inviolvel:
Bem sei que esse costume ruim natureza, e por isso muitas vezes extingui-lo. Mas todos ns, velhos, somos quase iguais e com idnticos poderes; e se acontece um de ns apresentarmos uma proposta, embora seja aprovada por maioria de votos, basta uma opinio desfavorvel para faz-la cair; basta algum dizer que o costume antigo e que no convm modificar o que aprendemos dos nossos pais. (MONTEIRO, 1994, p. 24)

Diante desse relato, pode-se compreender que estas comunidades indgenas no abriam mo de seus valores culturais, mesmo porque estavam arraigados em seus hbitos cotidianos, com isso acabavam tambm influenciando o estrangeiro aos seus costumes. Da se perceber a resistncia em permanecer em seus ritos e manifestos culturais e o impacto negativo das investidas por parte do europeu sobre as comunidades nativas. Nenhuma das estratgias mostro-se eficiente, devido, sobretudo, recusa dos ndios em colaborar altura das expectativas portuguesas. (MONTEIRO, 1994, p. 31) Em decorrncia da recusa por parte dos nativos, o processo de conquista entre colonizador-colonizado tornou-se pela fora, pelo aldeamento no sistema prisioneiro, ndios enjaulados como animais cativos voltados escravizao. Na memria do povo brasileiro, a escravido esteve restrita a negro-africanos. Entretanto, Monteiro coloca em evidncia a trajetria da escravido indgena, alm de massacres impiedosos. Retrata a sua importante contribuio ao contexto histrico seiscentista, pois o colonizador europeu era extremamente dependente dos gentios da terra e estes se rebelavam contra esse comrcio escravagista. Se os casos de revoltas coletivas foram relativamente raros, a fuga e o absentesmo dos cativos manifestaram-se com grande freqncia ao longo do perodo em que vigorava a escravido indgena. (MONTEIRO, 1994, p. 181). Este processo de escravizao era tambm estimulado pela prpria Ordem dos Carmelitas para o fornecimento de mantimentos e dinheiro aos ndios sertanistas, a fim de que adentrassem os sertes dos brbaros, na captura de novos escravos indgenas. Uma vez que os gentios da terra serviam at mesmo como dotes para os jovens colonos na conquista de mais escravos para a mo-de-obra e propriedade do colonizador. A utilidade do indgena para esta misso dava-se pelo domnio dos nativos a lugares ermos do serto. A misso dos bandeirantes paulistas foi marcada por um massacre impiedoso no processo de conquista, a 31

ambio pela posse de terras e de riquezas ofertados pelo Novo Mundo forava estes jovens bandeirantes a se apossarem apenas dos nativos que lhes apresentassem algum tipo de utilidade, que fossem rentvel para a sua prosperidade, o que refora a idia da sociedade moderna utilitarista. De fato a diferena, incontestavelmente, sempre existiu e as categorias minoritrias que as compunham no foram vistas, analisadas, interpretadas, muito menos reconhecidas pela Histria Universal. No houve espao para o reconhecimento da mo-de-obra escrava indgena, a sua importante contribuio para o desenvolvimento sertanista dos bandeirantes, a representao de luta, trabalho, coragem e herosmo se voltaram apenas para o colonizador. Enfim, sucesso do desenvolvimento, desbravamento e conquistas estiveram voltados para o macho do ocidente. Por tudo isso, a escola dos annales foi fundamental para se repensar a prpria histria, pelo fato de priorizar a busca de significados presentes na contemporaneidade, fazendo com que esta nova safra de historiadores seja sensvel aos sinais detectados em textos, relatos e depoimentos. Contribuindo de forma significativa para personagens que fizeram a nossa histria, mas passaram despercebidos por ela; que atuaram apenas como os coadjuvantes desse processo histrico e atravs desse novo olhar ascenderam-se a protagonista da mesma. 2.1 Do Patronato Agrcola a criao do Campus Barreiros

Em 21 de julho de 1923, atravs do Decreto n 16.105, o Presidente da Repblica Dr. Arthur da Silva Bernardes, autorizava a criao do Patronato Agrcola Dr. Joo Coimbra no municpio de Tamandar, na poca distrito do municpio de Rio Formoso Pernambuco, nos prdios do antigo lazareto9. Inaugurado em 05 de novembro de 1924, o Patronato foi instalado em uma regio marcada e demarcada pelo modelo de ocupao colonial portuguesa, expressando sua face mais cruel a partir da implantao da lavoura de cana de acar, quando inicialmente utilizouse como mo de obra o trabalho dos ndios e posteriormente a utilizao do negro africano no processo de produo, na zona da mata da antiga capitania de Pernambuco, na qual se constituiu em um dos primeiros espaos desbravador dos senhores lusitano. No incio, o Patronato Agrcola oferecia o ensino elementar, ministrando no lazareto, as aulas tericas, enquanto que as prticas agrcolas eram realizadas no engenho saltinho, hoje reserva ecolgica do municpio de Tamandar. Na poca, recebiam-se os filhos de pequenos agricultores e outros jovens que remetidos pelo juizado de menores eram preparados para reintegrar-se ao convvio social. No incio dos anos de 1930, os patronatos agrcolas que haviam passado para o controle do ento criado Ministrio do Trabalho, Indstria e Comrcio passam para a jurisdio do Ministrio da Agricultura, por se entender que os mesmos eram destinados educao moral, cvica e profissional e que tais estabelecimentos constituem em seu conjunto um instituto de assistncia, proteo e tutela moral de menores recorrendo, para esse efeito ao trabalho agrcola, conforme determinao do decreto 19.481, de 12 de dezembro de 1930, passando a ser denominado no ano de 1934 de Aprendizado Agrcola. O Ministrio da Agricultura, ao qual estavam subordinados esses estabelecimentos, adotou uma poltica de assistncia integral dos alunos, proporcionando residncia, alimentao, enxoval, assistncia mdico odontolgica, entre outros bens e servios.

Local de triagem/reconhecimento de passageiros de navios que contraiam algum tipo de doena reintegrar-se ao convvio social.

32

O ano de 1934 foi escolhido como marco inicial por ter sido inaugurado no Brasil o projeto de ensino agrcola dirigido e financiado pelo Ministrio da Agricultura, com a federalizao do Patronato Agrcola e a fundao do Aprendizado Agrcola. Em 1941, o Aprendizado Agrcola foi transferido para o engenho Sap, no municpio de Barreiros, e, em 1947 passou a ser chamado de Escola Agrcola Joo Coimbra, em decorrncia do decreto n 22.505 de 22 de janeiro, que classificou os estabelecimentos de ensino agrcola em escolas de iniciao agrcola, que se destinavam a oferecer o curso de iniciao agrcola, que iria preparar o operrio agrcola qualificado. As escolas agrcolas que iriam preparar o mestre agrcola e as escolas agrotcnicas que ofereceriam o curso agrcola tcnico e poderiam oferecer tambm os cursos de mestria agrcola, iniciao agrcola e os cursos agrcolas pedaggicos. Instalada numa rea de 430 hectares de terras no engenho Sap, a Escola Agrcola Joo Coimbra, substituiria a antiga estao experimental de cana de acar no municpio de Barreiros. O reconhecimento da instituio como uma obra de assistncia aos pobres, atravs da qual a sociedade local enxergava-a, decorria da herana dos tempos em que ela funcionou como Patronato Agrcola (1924-1934) e tinha como objetivo assistir os menores desvalidos. Apesar da mudana de nome e de seus objetivos, o estabelecimento continuava sendo procurado como se fosse uma casa de assistncia social. A partir do ano de 1952, com o enquadramento do estabelecimento em Escola Agrcola, este ficou habilitado a ministrar o ensino profissional agrcola conjugado com o Curso Ginasial, o que provocou uma maior demanda pelo estabelecimento de famlias que procuravam ginsios para matricular seus filhos. Outro fator de atrao foi o enquadramento, em 1957, da instituio em Escola Agrotcnica e consequentemente o funcionamento a partir de 1958 do Curso Tcnico Agrcola de nvel mdio em concomitncia com o Curso Colegial do ensino secundrio, que conferia ao diplomado o direito de concorrer ao curso do ensino superior relacionado com o Curso Agrcola. Finalmente, em 1964 a instituio foi enquadrada como Colgio Agrcola e estava habilitada a expedir certificados de ensino mdio que possibilitavam ao concluinte concorrer admisso de qualquer curso superior. Dessa maneira, a escola tornava-se duplamente atrativa, oferecia queles que no encontravam vagas nos poucos ginsios e colgios pblicos existentes no Estado, ou que no podiam custear as mensalidades em um ginsio ou colgio particular, o curso ginasial e a possibilidade de continuar no prprio estabelecimento a fim de fazer o curso tcnico colegial em um internato totalmente gratuito, com validade para a admisso em curso superior. Assim, a procura pelo Curso Ginasial e depois pelo Curso Colegial, mais do que especificamente a formao agrcola, sem fazer desaparecer o predominante perfil de pobreza dos internos, comeava a criar significativas mudanas na clientela atendida pela instituio. Os colgios agrcolas ministravam as trs sries do chamado segundo ciclo (colegial) e conferiam o diploma de tcnico em agropecuria. Em 1966, foi adotado o modelo de escolafazenda, que se baseava no princpio, aprender a fazer e fazer para aprender, ancorada nos preceitos do principal terico da teoria do capital humano, Theodore W. Schultz (1950), na qual o sistema escola-fazenda apresentado como a grande soluo para o ensino agrcola. Aplicada ao campo educacional, a idia de capital humano gerou toda uma concepo tecnicista sobre o ensino e sobre a organizao da educao, o que acabou por mistificar seus reais objetivos. Sob a predominncia desta viso tecnicista, passou-se a disseminar a idia de que a educao o pressuposto do desenvolvimento econmico, bem como do desenvolvimento do indivduo, que, ao educar-se, estaria valorizando a si prprio, na mesma lgica em que se valoriza o capital. O capital humano, portanto, deslocou para o 33

mbito individual os problemas da insero social, do emprego e do desempenho profissional e fez da educao um valor econmico, numa equao perversa que equipara capital e trabalho como se fossem ambos igualmente meros fatores de produo (das teorias econmicas neoclssicas). Alm disso, legitima a idia de que os investimentos em educao sejam determinados pelos critrios do investimento capitalista, uma vez que a educao o fator econmico considerado essencial para o desenvolvimento. Em 1971 com a lei 5.692, nova lei de diretrizes e bases da educao, consolida-se a utilizao do sistema escola-fazenda, considerado pelo Ministrio da Educao MEC, como uma estrutura de ensino capaz de, ajustando-se s condies da realidade brasileira, pr em prtica os princpios da lei 5.692/71 na preparao do profissional qualificado para o setor primrio da economia. O Colgio Agrcola Joo Coimbra passa a ser denominado de Escola Agrcola Dr. Joo Coimbra. O sistema escola-fazenda surge nos anos de 1970 de experincias levadas a efeito por um grupo de estudiosos do ensino agrcola liderado pelo engenheiro agrnomo Shigeo Mizoguchi. A princpio implantada na rede estadual paulista, a partir de 1976 foi introduzida na rede federal, pela Coordenao Nacional do Ensino Agrcola COAGRI. A filosofia e os objetivos do sistema esto assim expressos em manual:
Escola-fazenda um sistema que se fundamenta principalmente no desenvolvimento das habilidades, destrezas e experincias indispensveis fixao dos conhecimentos adquiridos nas aulas tericas. uma escola dinmica que educa integralmente, porque familiariza o educando com atividades semelhantes s que ter de enfrentar na vida real, em sua vivncia com problemas da agropecuria, conscientizando-o ainda de suas responsabilidades e possibilidades. Portanto, a esse sistema aplica-se adequadamente o princpio: aprender a fazer e fazer para aprender. (BRASIL10, 1973, p. 1)

Em 1979 as escolas agrcolas passaram a ter a denominao de escolas agrotcnicas federais, acompanhadas do nome do municpio onde se encontrava localizada. No caso da Escola Agrcola Dr.Joo Coimbra, passou a ser denominada de Escola Agrotcnica Federal de Barreiros PE. Com a criao da nova Constituio brasileira de 1988, o pas encerra o perodo de ditadura militar instalado no ano de 1964, dando incio ao processo de redemocratizao, garantindo diversos direitos e avanos sociais. A nova Constituio atribui educao o papel de instrumento qualificador para o trabalho e de preparo para o exerccio da cidadania, diferentemente das perspectivas adotadas em constituies anteriores. Nesse contexto, o texto constitucional confere educao um papel de qualificao para o trabalho, continuando, porm, essa qualificao a restringir-se a uma formao profissional compartimentada, na qual teoria e prtica mantm-se segmentadas, no se adequando, na verdade, s novas capacidades de trabalho exigidas pelas transformaes tecnolgicas. O fato de a educao ter sido discutida separadamente da questo cientfica e tecnolgica evidencia que o problema do presente - a atual revoluo cientfica e tecnolgica ainda constitui para ns uma dimenso de futuro. (NEVES, 1994, P. 103) Segundo Neves (1994), de 1930 a 1989 o baixo nvel dos contedos de natureza cientfico-tecnolgico, apenas o necessrio execuo do trabalho simples, bem como a

10

Documento base para se implantar a metodologia do sistema escola-fazenda nas escolas agrotcnicas federais, o manual do sistema foi editado em 1972 pelo Centro Nacional de Aperfeioamento de Pessoal para a Formao Profissional CENAFOR.

34

condio de marginalizados culturais atribudas a essa parcelada fora de trabalho delimitaram os parmetros de boa parte da rede pblica em nvel do antigo primeiro grau regular ou supletivo de escolaridade, e a formao para o exerccio do trabalho simples foi, alm disso, complementada pelo sistema S, conduzido pelo empresariado. Em 1996 estabelecida a nova lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional LDBEN, Lei 9.394, de 20 de dezembro, onde se estabelece os princpios e fins da educao nacional, organiza os nveis de as modalidades de ensino desde a educao infantil at a profissional e ensino superior. Define as obrigaes do poder pblico no tocante aos investimentos em educao em todas as suas esferas municipal estadual e federal entre outras providncias. Vale destacar que a lei promulgada no representava as aspiraes de mudanas proclamadas por diversos setores representativos dos profissionais da educao, haja vista que o texto original da lei houvera sido substitudo. As reformas da educao empreendidas ao longo do sculo XX, tendo continuidade nesse incio de sculo, admitiram pequenos ajustes de modo a corrigir distores que, porventura, no estivesse indo ao encontro das determinaes estruturais da sociedade capitalista, aproximando, cada vez mais, a escola do trabalho, aos interesses do mercado, por meio de sucessivas reformas. Quanto ao Ensino Profissional no Brasil, ele foi estruturado, do ponto de vista operacional, a partir da reforma implementada pelo governo de Fernando Henrique Cardoso em trs nveis: bsico, tcnico e tecnolgico. Nas palavras de Oliveira, a
reformulao do ensino ministrado pelas escolas profissionalizantes de nvel mdio representou um dos retrocessos na nova poltica do ensino profissional, pois, alm de a mesma ter sido efetivada de forma autoritria pelo MEC, expressou a recomposio no mbito do sistema educacional brasileiro da dicotomia entre os ensinos geral e profissional. (OLIVEIRA, 2003, p. 25).

Os cursos profissionais de nvel bsico so abertos a toda a populao, independente do nvel de escolarizao do aluno (a). J os cursos profissionais de nvel tcnico/tecnolgico so cursos complementares ao Ensino Mdio, e cursos superiores de graduao ou psgraduao, so denominados especificamente de tecnolgicos. Essa nova estruturao do Ensino Profissional foi implementada logo aps a sano da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional - LDBEN, por meio da edio do Decreto 2.208/97, sob a influncia das determinaes tericas do Banco Mundial para essa modalidade de ensino, e no caso dos pases da Amrica Latina, tambm sob influncia das orientaes da Comisso Econmica para a Amrica Latina e Caribe - CEPAL (MARTINS, 2000). O Decreto n 2.208, de 17 de abril de 1997, regulamenta o 2 do art. 36 e os artigos 39 a 42 da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educao nacional: Art. 1. A educao profissional tem por objetivos: IV qualificar, reprofissionalizar e atualizar jovens e adultos trabalhadores, com qualquer nvel de escolaridade, visando insero e melhor desempenho no exerccio do trabalho. Art. 2. A educao profissional ser desenvolvida em articulao com o ensino regular ou em modalidades que contemplem estratgias de educao continuada, podendo ser realizada em escolas do ensino regular, em instituies especializadas ou nos ambientes de trabalho. 35

Art. 3. A educao profissional compreende os seguintes nveis: I bsico - destinado qualificao e reprofissionalizao de trabalhadores, independente de escolaridade prvia; II tcnico - destinado a proporcionar habilitao profissional a alunos matriculados e egressos do ensino mdio, devendo ser ministrado na forma estabelecida por este decreto; III tecnolgico - correspondente a cursos de nvel superior na rea tecnolgica, destinados aos egressos do ensino mdio e tcnico. Art. 4. A educao profissional de nvel bsico e modalidade de educao no-formal e durao varivel destina-se a proporcionar ao cidado trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o exerccio de funes demandadas pelo mundo do trabalho, compatveis com a complexidade tecnolgica do trabalho, o seu grau de conhecimento tcnico e o nvel de escolaridade do aluno, no estando sujeita regulamentao curricular. 1 As instituies federais e as instituies pblicas e privadas sem fins lucrativos, apoiadas financeiramente pelo Poder Pblico, que ministram educao profissional devero, obrigatoriamente, oferecer cursos profissionais de nvel bsico em sua programao, abertos a alunos das redes pblicas e privadas de educao bsica, assim como os trabalhadores com qualquer nvel de escolaridade. 2 Aos que conclurem os cursos de educao profissional de nvel bsico ser conferido certificado de qualificao profissional. O Decreto tambm trata da organizao curricular. O nvel bsico, como educao no-formal, qualificante, mas que no habilita, no deve ter base curricular estabelecida formalmente. A educao profissional de nvel tcnico tem organizao curricular prpria, independente do currculo do ensino mdio. Assim sendo, esta modalidade de educao profissional ser sempre concomitante ou posterior concluso do ensino mdio, mantendo, contudo, vnculo de complementaridade. Em 23 de julho de 2004 o presidente Luiz Incio Lula da Silva, atravs do decreto n 5.154, regulamenta o 2 do artigo36 e os artigos 39 a 41 da Lei 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educao nacional e decreta que a educao profissional ser desenvolvida por meio de: cursos e programas de formao inicial e continuada de trabalhadores, educao profissional tcnica de nvel mdio e educao profissional tecnolgica de graduao e ps-graduao. O decreto tambm destaca que a articulao entre a educao profissional tcnica de nvel mdio e o ensino mdio dar-se- de forma integrada, oferecida somente a quem j tenha concludo o ensino fundamental, sendo o curso planejado de modo a conduzir o aluno habilitao profissional tcnica de nvel mdio, na mesma instituio de ensino, contando com matrcula nica para cada aluno. Em 2008, atravs da Lei n 11.892, de 29 de dezembro, o presidente Luiz Incio Lula da Silva institui no mbito do sistema federal de ensino tcnico e profissional a criao dos Institutos Federais de Educao, Cincia e Tecnologia. Em Pernambuco so criados dois institutos: O Instituto Federal do Serto Pernambucano e o Instituto Federal de Pernambuco, este ltimo composto pelos seguintes campi: Recife (antigo Centro Federal de Educao Tcnica - CEFET), Pesqueira (Extenso do CEFET - Recife), Belo Jardim (Escola Agrotcnica), Vitria de Santo Anto (Escola Agrotcnica) e Barreiros (Escola Agrotcnica), posteriormente foram criados os de Ipojuca, Afogados da Ingazeira, Caruar e Garanhuns. 2.2 O Pesquisador Frente ao Problema

36

O trabalho que ora apresento teve sua gnese a partir das observaes que realizei no ambiente de sala de aula, observando o comportamento, as percepes, o sentimento e valores que norteavam a relao entre os (as) alunos (as), tendo como foco destas observaes as relaes tnico-raciais. Todavia preciso ressaltar que, embora j tivesse a preocupao com a questo a partir da minha participao na Oficina que discutiu a implementao do estudo das questes tnico-raciais no currculo escolar do ensino tcnico profissional, busquei entender como as relaes de amizades e convivncia entre alunos negros e no negros ocorriam no ambiente escolar e como era as suas relaes com outros setores da comunidade escolar. Nos primeiros contatos, percebi por parte de alguns deles que o convvio entre eles (as) escondia por trs de cada um, gestos e atitudes que eram responsveis pela construo de imprios conceituais silenciosos dentro do ambiente escolar, tais como: preconceito, discriminao e racismo. Quando iniciei os primeiros contatos com alguns alunos (as) para saber a opinio deles (as) a respeito da implementao do Estudo da Histria e Cultural Afro-Brasileira e Indgena, tive como resposta uma receptividade positiva, o que me entusiasmou no sentido de retomar a discusso e buscar as possibilidades de efetivao, tanto na sala de aula, como numa perspectiva mais ampla a discusso das questes tnico-raciais no ambiente escolar e sua extenso para a sociedade. Embora reconhea que o referido estudo apresenta-se como algo novo para o ambiente escolar, o tema no to novo assim como perece ser, uma vez que temas relacionado questo do negro e do ndio esto contemplados na literatura, principalmente na disciplina de histria, porm, apresentado com outro enfoque historiogrfico, abordado numa concepo eurocntrica. Sobre essa concepo, podemos considerar que o fato que a histria, como disciplina, uma narrativa contada sob o ponto de vista dos conquistadores. O que aprendemos ou somos obrigados a aprender na escola, e em muitos momentos na vida, uma viso da Europa sobre a histria, sobre o espao mundial e sobre si mesmo. Para J. M. Blaut11 (1993), o eurocentrismo uma crena ao mesmo tempo histrica e geogrfica. Ele destaca que:
Os europeus so vistos como os condutores da histria. A Europa eternamente avana, progride e moderniza. O resto do mundo avana mais devagar, ou estagna: a sociedade tradicional. Por isso, o mundo tem centro geogrfico permanente e uma periferia permanente; os de dentro e os de fora. Os de dentro esto na frente, os de fora esto atrasados. Os de dentro inovam os de fora imitam... Este o fluxo da cultura natural, normal, lgico e tico. A Europa est dentro. A no-Europa est fora. A Europa a fonte da maioria das difuses. A no-Europa o recipiente. (BLAUT, 1993, p.1).

Do ponto de vista espacial, Blaut delineia o eurocentrismo como um pensamento que se difunde que v o legado europeu se espalhando pelo mundo como algo inexorvel. J para o entendimento do tempo dentro da lgica eurocntrica, ele cria uma analogia. Para ele, o eurocentrismo estrutura simbolicamente uma espcie de tnel do tempo, cujas paredes so as fronteiras da grande Europa, uma via histrica para se olhar para trs ou para frente e se decidir o que aconteceu, onde, quando e por qu? Como na parte de dentro do tnel s esta a

11 BLAUT, J. M. The colonizers model of the world. Geographical diffusionism and Eurocentric History. New York: London: The Guilford Press, 1993.

37

prpria Europa, os porqus do devir histrico acabam por ser sempre explicados a partir de eventos e conexes em que tenha havido a participao europia. Assim, toda a Histria converte-se em uma mera estria, isto , uma narrativa europia sobre os feitos da Europa. Os eventos e conexes de outros povos, que esto fora desse tnel, que teriam sido decisivos so por sua vez apagados ou, quando muito, tratados como caso isolado. (BLAUT, 1993, p. 5) A existncia deste tnel histrico de conexes, linear e sem retorno a linha de tempo que muitos professores (as) de escola desenha na lousa nas aulas de histria o que possibilita dizer, por exemplo, que a Grcia o bero do mundo, onde tudo comeou e onde se deu o incio da histria de toda a humanidade, ignorando completamente a importncia e os feitos de outros povos especializados em outros solos,como egpcio e os chamados povos pr-colombianos, s para citar alguns. O eurocentrismo , portanto, um conjunto de representaes sociais, polticas, econmicas e culturais que se estrutura, disseminados por uma infinidade de prticas, perpetuadas num imaginrio, a partir da utilizao cotidiana de certos repertrios, constituindo-se como forma de se relacionar com o Outro e de se representar espaos e culturas. Sua principal estratgia diferenciar os espaos e culturas deste Outro para favorecer os espaos e culturas da Europa. Apesar da questo do eurocentrismo ou, como diria Edward W. Said, do ocidentalismo, no ser ponto central desta pesquisa, ressaltamos aqui sua importncia dentro da discusso conceitual para que haja uma melhor compreenso das leituras que so feitas dentro da historiografia. No podemos conceber o estudo da histria e cultura afro-brasileira e indgena como um complemento da histria europia. Na reorganizao dos contedos curriculares deve-se buscar a contextualizao da histria africana e indgena e no abordar momentos isolados do continente. Com relao presena africana no Brasil, devemos buscar o ensino da histria e cultura afro-brasileira que no se limite escravido. A subjetividade do negro no que se refere a sexualidade, famlia, religio, costumes, cotidiano e sua residncia ficam muitas vezes esquecidos ou ignorados. No quero dizer com isso, que a escravido no deve ser trabalhada, mas esse mais um aspecto que deve ser abordado. Temas como as religies afro-brasileiras ainda so desconhecidos e carregados de preconceitos na sociedade e na escola. Dessa forma, a escola deve repensar sua proposta pedaggica e os contedos para atender as demandas sociais.
importante tomar conhecimento da complexidade que envolve o processo de construo da identidade negra em nosso pas. Processo esse, marcado por uma sociedade que, para discriminar os negros, utiliza-se tanto da desvalorizao da cultura de matriz africana como dos aspectos fsicos herdados pelos descendentes de africanos. (BRASIL, 2004, p. 15)

Esse repensar na proposta de ensino justificado pelo fato de possuirmos um pas com forte presena afro. Independente do nmero de afro-descendentes deve-se considerar o ensino do tema, mas, em um pas que tem sua formao cultural com grande influncia africana impossvel no dedicarmos o merecido espao ao seu estudo. Para conhecer a cultura brasileira temos que nos reportar a matriz africana e compreender as influncias da frica. Ao inserirmos a temtica estamos possibilitando a sociedade sair da ignorncia e romper esteretipo com os povos da frica e com os afrobrasileiros e mudar o quadro de preconceito existente no Brasil. 38

(...) a educao capaz de oferecer tanto aos jovens como aos adultos a possibilidade de questionar e desconstruir os mitos de superioridade e inferioridade entre grupos humanos que foram introjetados neles pela cultura racista na qual foram socializados. (MUNANGA, 2000, p. 9)

Por outro lado, o processo de colonizao empreendido pelo europeu na Amrica, movido pela ganncia de lucros e riquezas, foi altamente danoso e prejudicial ao ndio, pois, em posio desvantajosa sob vrios aspectos em relao ao europeu, o nativo no pde resistir fria do colonizador. Desde a extrao do pau-brasil at os dias atuais, os ndios foram explorados como foras de trabalho adquiriram doenas para as quais eram indefesos, sofreram perseguies e preconceitos, foram desalojados de suas terras, dizimados e at mesmo transformados em "objeto" de interesse turstico. Muitos "integraram-se" sociedade branca, porm essa integrao apenas aparente, pois, de um lado, o ndio no consegue tornar-se um "civilizado" ou "branco" e, de outro, acaba perdendo grande parte de sua prpria identidade. A imagem de um ndio genrico, que vive nu na mata, mora em ocas e tabas, cultua Tup e fala tupi ainda predomina no senso comum. tambm muito comum a ideia de que os ndios viviam em paz entre si e em harmonia com a natureza at a chegada dos portugueses, em 1500, quando comeou um processo de extermnio que resultou no desaparecimento de muitos povos; os sobreviventes estariam se aculturando, ou deixando de ser ndios. No entanto, por trs dessas ideias se esconde uma srie de equvocos. Em geral, pensamos nos ndios como um todo homogneo. Assim, ao encontrar algum que esteve em contato com os ndios, a curiosidade mais comum faz com que a maioria das pessoas indague de que maneira eles vivem, o que comem, como namoram como so suas festas etc. - como se todos fossem iguais. Mas, na realidade, o termo 'ndio' definido em oposio 'branco'. O ndio genrico no existe: existem povos distintos, com identidades prprias. Existem os borors, os pataxs, os ianommis e muitos outros grupos, cada um com seu prprio modo de ser e com sua maneira de ver o mundo. Embora sejam remanescentes das populaes encontradas aqui pelos portugueses, as sociedades indgenas no fazem parte apenas do passado. Alguns livros de histria chegam a mencionar os ndios somente no sculo XVI, na poca da colonizao, deixando a impresso de que eles no existem mais. diante desse conjunto de informaes sobre as questes tnico-raciais no Brasil, que constru o foco da presente pesquisa que trata das possibilidades e limites da implementao do Estudo da Histria e Cultura Afro-Brasileira e Indgena no contexto da educao bsica e em outros nveis e modalidades de ensino a partir do papel da escola dentro desse cenrio de materializao das chamadas aes afirmativas. Qual a receptividade dos (as) alunos (as) quanto implementao da temtica tnicoracial no currculo do curso tcnico em agropecuria, integrado ao ensino mdio? Aceitaria ou no essa abordagem como temtica curricular? Tal preocupao apresenta-se em decorrncia dos (as) alunos (as) estarem cursando o tcnico profissional, e, em razo disso no conceberem tal estudo como necessrio na sua formao profissional. 2.3 A Construo Metodolgica e os Instrumentos de Pesquisa

A metodologia utilizada para a realizao do presente trabalho seguiu a seguinte orientao: Do ponto de vista da forma de abordagem do problema a pesquisa cunho 39

qualitativa. A escolha por essa linha se deu em decorrncia do fato de considerar que as pessoas agem em funo de suas crenas e de seus valores, determinando comportamentos que no so facilmente interpretveis. Sobre a pesquisa qualitativa, Mazzotti (1999) afirma que:
Essa pesquisa parte de pressuposto de que as pessoas agem em funo de suas crenas, percepes, sentimento e valores e que seu comportamento tem sempre um sentido, um significado que no se d a conhecer de modo imediato, precisando ser desvelado. Dessa posio decorrem as trs caractersticas essenciais aos estudos qualitativos: viso holstica, abordagem indutiva e investigao humanstica. (MAZZOTTI, 1999, p. 132)

O prprio objeto a ser pesquisado requer uma anlise, a partir das subjetividades que esto inseridos num contexto histrico determinando. Gilberto Velho (1978), discutindo a identificao da antropologia com os mtodos qualitativos de pesquisa, refora que o envolvimento inevitvel com o objeto de estudo no constitui defeito ou imperfeio dos mtodos utilizados. Sendo o pesquisador membro da sociedade, cabe-lhe o cuidado e a capacidade de relativizar o seu prprio lugar ou de transcend-lo de forma a poder colocar-se no lugar do outro. Mesmo assim, a realidade, a familiar ou inusitada, ser sempre filtrada por um determinado ponto de vista do observador, o que no invalida seu rigor cientfico, mas remete necessidade de perceb-lo enquanto objetividade relativa, mais ou menos ideolgica e sempre interpretativa. Para Chizzotti (1998):
A abordagem qualitativa parte do fundamento de que h uma relao dinmica entre o mundo real e o sujeito (...), um vnculo indissocivel entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito. (...) o sujeito-observador parte integrante do processo de conhecimento e interpreta os fenmenos atribuindo-lhes um significado. O objeto no um dado, inerte e neutro, est possudo de significados e relaes que sujeitos concretos criam em suas aes. (CHIZZOTTI, 1998, p. 79)

A pesquisa qualitativa tem como objetivo principal interpretar o fenmeno que observa. Seus objetivos so: a observao, a descrio, a compreenso e o significado. No existem hipteses pr-concebidas, suas hipteses so construdas aps a observao, ou seja, d nfase na induo. Do ponto de vista de seus objetivos esta pesquisa de carter descritiva, assumindo uma forma de levantamento, onde procura no seu aspecto geral analisar as experincias pedaggicas de professores (as) e alunos (as) do curso tcnico em agropecuria, integrado ao ensino mdio do Campus Barreiros Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) com a temtica que envolve o estudo da histria e cultura afro-brasileira e indgena no contexto escolar. As anlises aqui desenvolvidas tm o propsito de contribuir com o processo de sensibilizao da comunidade escolar para a importncia da abordagem da temtica em tela e sua incorporao nas prticas pedaggicas, sob a perspectiva de contribuir ao debate sobre o racismo, preconceito e discriminao, ainda presentes nos espaos escolares. Para a pesquisa de campo foi utilizado o Campus Barreiros pelo fato da convivncia do pesquisador como professor nas turmas do curso tcnico em agropecuria e pelo motivo de contribuir na construo dos estudos tnico-raciais no contexto do ensino tcnico profissional do referido campus. 40

Como sujeitos do estudo, optamos por escolher professores e alunos do curso tcnico, integrado ao ensino mdio, a partir dos seguintes critrios: Com relao aos professores (as), a escolha se deu a partir da regncia nas sries do curso tcnico em agropecuria, integrado ao ensino mdio. Foram escolhidos oito professores para participarem da pesquisa, porm apenas quatro aceitaram participar. Os outros alegaram que no estavam preparados para discutir a temtica que norteia o presente trabalho. Quanto aos alunos, foram selecionados trinta e cinco alunos (as) distribudos da seguinte forma: treze alunos (nove masculinos e quatro femininos) da primeira srie, quinze alunos (doze masculinos e trs femininos) da segunda srie, e sete alunos (cinco masculinos e dois femininos) da terceira srie. A escolha dos alunos (as) se deu de maneira aleatria entre aqueles que esto matriculados regularmente no curso tcnico em agropecuria, integrado ao ensino mdio. Para o desenvolvimento da pesquisa, fizemos uso dos seguintes instrumentos: anlise bibliogrfica e documental, observaes nas atitudes comportamentais de alunos (as) e professores frente as questes de preconceito e discriminao racial, e entrevistas semiestruturada com professores (as) e alunos (as). A entrevista foi o procedimento mais adequado e necessrio para a coleta de dados, visto que podemos aprofundar a investigao das informaes com os nossos entrevistados (as). Menga Ludke e Marli E. Andr (1986) destaca no seu trabalho intitulado Pesquisa em Educao: abordagens qualitativas, esse instrumento de pesquisa como uma forma mais interativa entre o entrevistador e o entrevistado. Na entrevista a relao que se cria de interao (p. 37). Esta tcnica permitiu-nos que pelo dilogo surgisse a significao interna do que representa para cada sujeito a importncia ou no de se trabalhar as questes tnicoraciais no contexto escolar. Para a realizao das entrevistas, ficou combinado que no utilizaramos os nomes dos entrevistados (as) e formalizamos com eles (as) um termo de consentimento (anexo 1), no qual ficou informado da realizao da pesquisa e que estariam de acordo com a divulgao dos resultados da mesma. As entrevistas foram gravadas (udio) e posteriormente registradas para que fosse feito a anlise dos dados coletados, observando-se as respostas livres dentro de uma concepo terica fenomenolgica. As questes norteadoras das perguntas que serviram como eixo para a entrevista com os professores e alunos seguiram o seguinte roteiro: Inicialmente fizemos um rol de perguntas que tinham como objetivo identificar os entrevistados, assim foi perguntado o nome, a idade, a srie e turma que estudava (alunos/as) ou ministrava as aulas (professores/as), nome da disciplina que lecionava (professores/as), o nome do pai e da me dos alunos (as) e regime de matrcula escolar (internato, semi-internato e externato); posteriormente foram feitas as seguintes perguntas para professores (as) e alunos (as): Como voc se classifica, quanto cor da sua pele? Voc j ouviu falar respeito do estudo da histria e cultura afro-brasileira e indgena? Se j ouviu, de que forma foi? Voc j participou de alguma atividade pedaggica que abordasse esse estudo? Qual a sua opinio sobre a implementao desse estudo no curso tcnico profissional? Qual sua opinio sobre racismo? O que voc sabe sobre os termos raa e etnia? O que voc sabe sobre poltica de branqueamento? Como voc se relaciona com os colegas que no tem vinculao com seu esteretipo, seu tipo biolgico? Qual a temtica no ensino de histria que lhe chama mais ateno, aquele que voc se identifica mais com ele? Ressalto que durante a realizao das entrevistas ocorreu o surgimento de outras questes por parte do pesquisador, assim como indagaes feitas pelos participantes, questes essas que motivaram a buscar na prpria Histria, contextos histricos para que entendessem o que se perguntava, ou seja, em alguns momentos da entrevista teve-se de desconstruir 41

ideologias presentes em afirmaes feitas pelos entrevistados, buscando assim uma melhor compreenso dos dados ali fornecidos durante a entrevista. As conversas ocorreram durante os intervalos de aulas, em um recinto da biblioteca escolar, o que possibilitou o trabalho de gravao (udio) e organizao para a realizao das entrevistas. Para o desenvolvimento do referencial terico, utilizamos para efeito de anlise bibliogrfica e documental as leis federais n 10.639/2003 e 11.645/2008, a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDBEN), a Resoluo n 1 do Conselho Nacional de Educao (CNE) e os Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs), complementando, foi selecionado um conjunto de produes literrias que ressaltam o presente estudo como foco de pesquisa, para isto utilizamo-nos dos trabalhos de Kabengele Munanga, Lilia Moritz Schwarcz, Eliane Cavalleiro, Nilma Lino Gomes, Ronald Raminelli e Giralda Seyferth para o desenvolvimento das teorias que deram sustentao as questes levantadas na presente pesquisa.

42

CAPITULO III

O AMBIENTE ESCOLAR E A IMPLEMENTAO DO ESTUDO TNICORACIAL O campus Barreiros tem uma tradio de oitenta e sete (87) anos na rea da formao tcnico profissional para o trabalho, principalmente na formao de tcnico em agropecuria, e dispondo de uma infra-estrutura adequada para tal formao. O curso Tcnico em Agropecuria procurado principalmente pelos filhos de trabalhadores do meio rural, porm a maior parte do conjunto do corpo discente no curso composta por alunos (as) oriundo da rea urbana, tanto das cidades circunvizinhas do Estado de Pernambuco, como, tambm, do Estado de Alagoas. Alm do curso Tcnico em Agropecuria Integrado ao Ensino Mdio, a escola dispe do curso de Qualificao Profissional na rea de Informtica Integrado ao Ensino Mdio, na modalidade de Ensino de Jovens e Adultos (PROEJA) e dos cursos subseqentes em Turismo e Hotelaria, Agricultura e de Zootecnia. Alm destes cursos, a escola j est desenvolvendo o projeto de implantao do curso superior em Licenciatura em Qumica para ser ofertado no primeiro semestre de 2011. Na Lei de Diretrizes e Bases da Educao (9.394/1996) a educao profissional apresentada como uma modalidade educacional voltada para o desenvolvimento de aptides para a vida produtiva (LDBEN, 1996, art.39). Ao tratar especificamente da educao profissional, a lei federal 9.394/1996 indica algumas possibilidades de organizao: integrao com as diferentes formas de educao e articulao com o ensino regular ou por meio de diferentes estratgias de educao continuada, em instituies especializadas ou no ambiente de trabalho. H ainda, a explicitao de que as escolas tcnicas profissionalizantes, alm de seus cursos regulares, podero ofertar cursos especiais abertos comunidade, voltados para a educao profissional, sem condicionamento da matrcula aos nveis de escolaridade. Observa-se que a possibilidade prevista na lei de que o ensino mdio possa preparar os estudantes para o exerccio de profisses tcnicas, garantindo a formao geral, mais uma entre as tantas formas de organizao da educao profissional prevista na legislao. O ensino mdio integrado, mais que uma nova expresso cunhada pelo decreto federal de n 5.154/2004, representa de fato, uma significativa oportunidade de formao para o trabalho, organicamente articulado elevao dos nveis de escolaridade, possibilidade retirada do horizonte da grande massa de trabalhadores entre 1997 a 2004. Entretanto, a amplitude da noo de articulao, conforme prevista no referido decreto, continua prevendo a possibilidade da oferta de cursos concomitantes e seqenciais, indiscriminadamente, pelos sistemas pblicos de ensino, dando continuidade ao mercado da educao profissional no interior dos mesmos. Alm do mais, o decreto prev a continuidade do desenvolvimento de cursos e programas de formao inicial e continuada de trabalhadores no mbito da educao pblica, sem vinculao com os nveis de escolaridade. Esse isomorfismo, que coloca a formao para o trabalho integrada aos nveis de escolaridade (ensino mdio integrado) no mesmo nvel de importncia formativa da formao profissional desintegrada do ensino regular (formao inicial, concomitante e seqencial), a faceta renovada de uma poltica que reedita o pragmatismo da educao profissional voltada para as necessidades emanadas do mercado. 43

No contexto escolar, os educadores e educadoras se deparam com vrias questes que exigem um posicionamento e um trabalho pedaggico especfico e contnuo. o caso, por exemplo, da ausncia de uma educao para as diferenas tnico-raciais no espao escolar, onde originou um problema que vem se perpetuando ao longo da Histria atravs das diversas prticas sociais, principalmente, no mbito educacional. A assinatura da lei federal n 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da Histria e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos estabelecimentos de ensino fundamental e mdio na rede pblica e privada, est no bojo do debate da implantao das polticas afirmativas na educao, que procuram reverter o quadro de discriminaes raciais e sociais construdas, ao longo da histria do pas. So conhecidas como aes afirmativas, valorativas, reparatrias ou compensatrias. Nesse sentido, o Movimento Negro teve um papel importante para a consolidao de propostas de polticas afirmativas para a valorizao dos afro-descendentes, que culminou com a referida lei, a qual legitima oficialmente a luta pela qualificao dos valores africanos. Sua publicao determina a obrigatoriedade nas escolas de Ensino Fundamental e Mdio, nos currculos, em especial nas disciplinas Educao Artstica, Histria e Literatura, dos contedos referentes Histria e Cultura Afro-Brasileira. Assim sendo, a lei 10.639/2003 pode constituir-se como uma ferramenta de luta contra-ideolgica, pois o silncio, ao ser falado, destri o discurso que o silenciava (CHAUI, 2001, p.25). Porm o desconhecimento e inexperincia dos professores para trabalharem essa temtica implicam em baixa efetivao na aplicao da lei, dificultando, assim, uma educao anti-racista. Percebemos que, mais do que inovadora, a implementao da lei particularmente desafiadora. Pois, na histria da educao brasileira, esse contedo no constava nos currculos escolares. Por isso, as possibilidades e perspectivas, emanadas por meios da lei, podem estabelecer novo marcos de reflexo na educao escolar, promovendo a igualdade tnico-racial e a no discriminao das pessoas negras. A imagem, que se tem da frica e de seus descendentes, no relacionada com produo intelectual nem com tecnologia. Hoje representada por povos famintos e famlias miserveis, povos doentes e em guerra ou paisagens de safris. Dificilmente a frica vista como um continente em que diversos povos habitavam antes da chegada dos europeus e dominavam tcnicas de agricultura, minerao, ourivesaria e metalurgia; usavam sistema matemtico elaboradssimo e tinham conhecimentos de astronomia e de medicina que serviram de base para a cincia moderna. Vale ressaltar que o professor imbudo do saber e da misso do ensino da frica se ver mobilizado a trabalhar singularidades desse continente e se ver capaz de demolir esteretipos e preconceitos que povoam as abordagens sobre essa matria e sua eficcia pedaggica s ter uma maior repercusso, medida que a sua sensibilidade emptica para a matria e para o seu entorno social for elevada. No podemos perder de vista que o professor, no uso de sua autonomia em sala de aula, pode ajudar a construir novos conceitos e desconstruir outros ou permanecer como mero reprodutor de uma cultura e ideologia dominante, pois no cotidiano escolar que a prtica pedaggica pode contribuir afirmativamente na construo de novas perspectivas, concepes e relaes, alm de uma educao que forme o professor reflexivo. Vale lembrar que incorporar conhecimentos sobre os afro-brasileiros na escola ultrapassa os tpicos especiais e/ou comemorativos. Pois discutir sobre os afro-brasileiros, no treze (13) de maio ou no dia da Conscincia Negra, pouco contribui para que os alunos (as) se compreendam como originrios de povos que esto alm da discriminao e da escravido. de fundamental importncia que as escolas tenham cuidado ao tratar da identidade negra, pois, ao mesmo tempo, que pode valorizar identidades e diferenas quanto pode estigmatiz-las, discrimin-las e at mesmo neg-las, j que, segundo Gomes (1995) construir uma identidade negra positiva em uma sociedade que, historicamente, ensina ao negro, desde 44

muito cedo, que para ser aceito preciso negar-se a si mesmo, um desafio enfrentado pelos negros brasileiros. Alm disso, importante lembrar que a identidade construda pelo conflito e pelo dilogo, onde as diferenas so fundamentais nessa construo, uma vez que:
Como sujeitos sociais, no mbito da cultura e da histria que definimos as identidades sociais (todas elas e no apenas identidade racial, mais tambm as identidades de gnero, sexuais, de nacionalidade, de classe, etc.). Essas mltiplas e distintas identidades constituem os sujeitos, na medida em que estes so interpelados a partir de diferentes situaes, instituies ou agrupamentos sociais. (GOMES, 1995, p. 32)

Nesse sentido, faz-se necessrio que o professor incorpore em sua prtica de ensino a promoo da cultura negra, no s incluindo em seu programa contedos e mtodos, que atendam s especificidades culturais e anseios de cidadania da populao escolar negra, mas combatendo e exterminando as prticas discriminatrias silenciosas que permeiam as relaes de ensino entre os alunos, professores e comunidade escolar. Alm disso, fundamental que ele se prepare para uma mudana de conhecimentos e sentimentos. Como diria Paulo Freire (1981), a educao no neutra, da mesma forma, educadores (as) no so neutros, por isso, urgente a necessidade de se trabalhar de forma crtica e planejada temas como questes tnico-raciais, pois a omisso diante desta questo revela concepes e valores que colocam os educadores (as) do lado dos que discriminam e oprimem todos os setores que se apresenta como minoria, tal como os negros e os indgenas, mesmo que no verbalizam isso. Enquanto educadores e educadoras temos que incorporar em nossa prtica o que disse Paulo Freire: A educao no um processo de adaptao do indivduo sociedade. O homem deve transformar a realidade [...] (FREIRE, 1983, p. 31), para que o trabalho com as questes sociais faam parte do nosso cotidiano em sala de aula. Ainda, segundo Freire:
Faz parte igualmente do pensar certo, a rejeio mais decidida a qualquer forma de discriminao. A prtica preconceituosa de raa, de classe, de gnero ofende a substantividade do ser humano e nega radicalmente a democracia. (FREIRE, 1996, p. 30-40)

Jean Claude Forquin (2000) destaca que a escola tambm um mundo social, que tem suas caractersticas de vida prpria, seus ritmos e seus ritos, sua linguagem, seu imaginrio, seus modos prprios de regulao e de transgresso, seu regime prprio de produo e gesto de smbolos. Por intermdio dessas observaes, o autor faz ainda uma crtica a certas tendncias curriculares, pois ao explicar o fracasso escolar que atinge massivamente as crianas de certos meios sociais populares, afirma que essas tendncias no teriam em conta o fato de que a escola veicularia uma cultura de classe, cultura que estaria em afinidade com a que tem curso nos meios sociais privilegiados, portanto as crianas de origem popular se encontram em posio de estrangeira; a cultura da escola no seria ento universalista. A anlise de Forquin trata-se, concretamente, de uma tarefa a ser realizada na formao escolar dos indivduos, frente aos problemas das diferenas culturais e a apropriao de conhecimentos sistematizados, socialmente democratizados, via instituio escolar. Afirma ele:
A idia de respeito s culturas supe a existncia de um ponto de vista exterior s prprias culturas e a adoo de critrios com carter de universalidade. Assim, uma educao intelectual s pode conceber a

45

ateno e o respeito que indivduos de diferentes culturas merecem se ela for capaz, antes de tudo, de reconhec-los como seres humanos genricos, que apresentam uma vocao transcultural para a racionalidade. S posso respeitar verdadeiramente a alteridade do outro se eu reconheo essa alteridade como outra modalidade possvel do humano. Da porque, conforme Paul Zec, em um contexto de multiculturalismo, os materiais de ensino devem ser escolhidos mais em funo de critrios propriamente educacionais do que em funo do pertencimento dos alunos a esta ou quela cultura. Se o professor pode escolher seus exemplos pedaggicos neste ou naquele universo cultural, pode tambm destacar o que h de verdadeiramente humano em cada uma dessas manifestaes culturais e apreciar o que particular, segundo os parmetros do que universal. (FORQUIN, 2000, p. 63)

Forquin menciona tambm a necessidade de compreender por quais razes histricas, psicolgicas e sociais certos indivduos e grupos ascendem mais facilmente ou mais amplamente do que outros e por que alguns detm o domnio de certos saberes ou modos de pensamento ensinados nas escolas. Dentro da perspectiva multicultural existem conflitos com os quais a escola se defronta como a diversidade e a homogeneidade. preciso pensar na importncia de se iniciar o debate entre educao e perspectiva multicultural, para que os professores (as) possam assumir a responsabilidade de desconstruir atitudes e posturas discriminatrias e preconceituosas do pensamento hegemnico (VALENTIM e BACKES, 2006), como tambm a desestruturao do currculo, dentro de uma perspectiva europia, branca e dominante. O ambiente escolar privilegiado, tanto pode reproduzir as prticas racistas, de preconceitos e discriminao racial, como dar outro significado a seus efeitos, fazendo com que o racismo, a discriminao e o preconceito racial se eternizem ou no, em relao questo da aprendizagem. imprescindvel compreender o fato da implementao da Lei 11.645/08, tratar da histria e da cultura afro-brasileira e indgena em sala de aula, sem significar a obrigatoriedade de coloc-la em primeiro plano, mas oportunizar os estudantes a conhecerem outros referencias indispensveis a sua formao intelectual, o entendimento da histria da humanidade, e possibilitar romper com a hierarquizao da cultura. Ou seja, o desafio que a Lei 11.645/08 impe trabalhar com as diferenas culturais sem hierarquiz-las. As heranas culturais entre os ndios e descendentes africanos brasileiros guardam muitas semelhanas. Ambos os povos que deram origem aos brasileiros (negros e ndios) foram expulsos de suas terras, roubados em suas culturas, desvalorizados quanto as suas vozes-lnguas, execrados nos seus costumes, feridos quanto as suas crenas religiosas e estigmatizados quanto as suas identidades, para que assim servissem aos desejos do colonizador como marionetes vivas. Entretanto, como observou Freire (2004) os povos em questo utilizaram-se de uma manha histrica como postura de sobrevivncia e resistncia. esta manha histrica que deu origem a to rica cultura (msica, dana, arte, literatura etc.). A cultura afro-indgena brasileira herdeira de grande beleza e peculiaridade singular. A questo desse ndio genrico impe a necessidade de se conhecer a diversidade cultural, tnica, histrica, lingstica e antropolgica dos povos indgenas no Brasil. No ndio do Brasil, mas so povos indgenas no Brasil. O Brasil que surgiu, enquanto nao, aps a anterior existncia dos ndios neste territrio ou nestes territrios. H grupos tnicos que habitam mais de um pas, como os Guaranis, que ocupam no s o Brasil, mas a Argentina, o Paraguai, a Bolvia e o Uruguai. Devemos nos referir aos Terenas, aos Kaingangs, aos Pankararus, aos Fulnis, aos Sater Maws, etc. (e no aos ndios), que so completamente diferentes uns dos outros: na 46

lngua, na religio, na cultura, nos modos de sobrevivncia, no processo histrico de contato com a sociedade no indgena, na cosmoviso, etc. necessrio proceder reviso histrica das grandes navegaes (a globalizao de outrora) e a conseqente descoberta do novo mundo. Os povos indgenas j aqui estavam e eram os verdadeiros donos destas terras. Os portugueses, espanhis, holandeses, ingleses, franceses, etc. que invadiram a frica, sia e Amrica, que j tinham seus povos milenares. Do ponto de vista antropolgico nenhuma cultura pura, pois todas esto em permanente contato e interao, dada a globalizao, o que produz mudanas em todas as culturas. A questo que algumas culturas, por serem produzidas por povos econmica, poltica e militarmente dominantes, subjugam as culturas produzidas por povos em situao econmica, poltica e militar inferior. O que se produz ento a hegemonia de determinadas culturas no caso, ocidentais em especial, a europia e americana, sobre as culturas minoritrias. Todas as culturas se transformam e se influenciam permanentemente num processo que chamamos de interculturalidade. O problema que a interculturalidade no neutra. H culturas que so hegemnicas e que tendem a abafar e destruir as culturas minoritrias, usando a lngua, a religio, o mercado, a ideologia para se afirmar como a nica cultura, a mais importante, ou a mais avanada. Costuma-se ainda apresentar ou imaginar os ndios como povos antigos, em processo de extino, que viviam nus, da caa e da pesca numa floresta exuberante, beira de um caudaloso rio. Nada mais fantasioso e longe da realidade dos povos indgenas reais do Brasil de hoje: eles esto em franca recuperao demogrfica na sua grande maioria (fora da extino, portanto); tm graves problemas de sade, urgentes problemas de demarcao territorial; de subsistncia, pois no possuem mais, na sua maioria, caa e pesca abundante para se manterem devido devastao ambiental que produzimos; de educao, pois suas escolas (necessidade do contato) ainda possuem professores sem formao ou professores no indgenas, e infra-estrutura deficiente; tais problemas so resultado de uma ausncia de polticas pblicas sociais eficazes. destes povos modernos que devemos falar na escola: povos que precisam de postos de sade, de escolas, de transportes pblicos (como camionetes e barcos), de demarcao de terra, de expulsar de seus territrios invasores como mineradores, grileiros, madeireiros, fazendeiros, etc. Mas tambm, falar da enorme riqueza presente na diversidade cultural deles: suas literaturas, suas artes, suas festas e cerimnias, suas lnguas e seus modos de conceber o mundo diferente de ns. A Histria em seu percurso temporal se edifica de forma a contemplar o recorte epistemolgico de seus protagonistas de forma a responder a um paradigma em evidncia. Costumeiramente se percebe o estudo da cultura como algo em ltima instncia e sem importncia primordial em uma sociedade. Este pensamento se verifica na histria tradicional que orientada por um pressuposto terico que direciona os olhares para o aspecto socioeconmico. Nesse sentido, o estudo da cultura se torna objeto principal nessa nova fase da histria enquanto rea de estudo e pesquisa. No Brasil recentemente as polticas pblicas direcionadas a cultura efetivaram as bandeiras de lutas de muitos militantes de grupos de defesa da cultura afro-brasileira conquistando a aprovao da lei que efetiva o ensino da histria da frica e dos afrodescendentes e povos indgenas do Brasil como forma de redefinir papis a esse povos que ate ento so vistos como populaes de segunda ordem na escala de importncia na constituio da histria oficial do Brasil. Tendo sido realizado uma descrio da metodologia utilizada neste estudo no captulo anterior, passamos agora a descrever os resultados e anlises da pesquisa de campo feita no 47

Campus Barreiros Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Inicialmente foi realizada a escolha dos (as) professores (as) que participaram da primeira etapa da pesquisa, que consistia em um primeiro momento na realizao de uma entrevista com a finalidade de buscar esclarecimentos sobre algumas dvidas existentes quanto ao conhecimento e ao tratamento dado questo tnico-racial na escola. Com o propsito de entrevistar oito (8) professores (as) do curso tcnico em agropecuria, integrado ao ensino mdio, obtivemos permisso de apenas quatro (4) professores, trs (3) professoras e um (1) professor. As justificativas apresentadas pelos professores (as) que no aceitaram participar do presente trabalho, se deram em decorrncia da falta de conhecimento do estudo da temtica em discusso, porque no se sentia seguro para participar da entrevista, porque tinha vergonha de se expor e para alguns o tema no dizia respeito a sua formao acadmica. Com a finalidade de preservar os nomes dos professores que aqui deram sua contribuio a esta pesquisa, se achou de comum acordo, preservar o nome de cada profissional, assim como as disciplinas que cada um leciona na escola, substituindo-o por uma identificao fictcia, na qual pudssemos obter as informaes de forma mais imparcial possvel no presente trabalho. Assim sendo, foi atribudo os seguintes nomes para cada um dos participantes: Aci (me, matriarca lngua Tupi), Ya (me lngua Afro), Obirin (mulher lngua Afro) e Abaet (homem de respeito lngua Tupi). A realizao da pesquisa de campo foi marcada por diversos obstculos para a prtica da coletas de dados, que serviram de objeto de estudo para esta pesquisa. Em primeiro lugar, a falta de tempo disponvel dos professores, assim como o desinteresse de participar de tal 59 estudo. Outro aspecto importante o despreparo para o dilogo. Barbier (1985), no seu trabalho que destaca a Pesquisa-ao na instituio educativa, aponta para esta questo e identifica que ela est presente em todos os lugares onde o conhecimento difundido, dificultando a utilizao da metodologia que se utiliza, por exemplo, da pesquisa-ao, e o uso de instrumentos como a entrevista. Nossas escolas, em princpio no formam as pessoas para cooperarem na construo do conhecimento em uma atmosfera democrtica e dialgica. Assim, durante a entrevista, ocorreram alguns momentos em que o silncio ou a repetio das idias j discutidas, se faziam presentes. O que exprime certo despreparo para o dilogo. Quanto aos alunos e alunas, convidados (as) para participarem das entrevistas que serviram como instrumento metodolgico para a obteno dos dados aqui analisados, por inibio ou medo, de princpio no concordaram em participar deste momento do trabalho. Porm, depois de certa insistncia junto a eles (as), e mostrando que o trabalho tinha uma importncia para a instituio e para os professores que se preocupam com a questo tnicoracial na escola foi qu os primeiros se colocaram disposio parar a realizao da entrevista. Foram escolhidos (as) trinta e cinco alunos (as), distribudos (as) da seguinte maneira: treze alunos (as), dos quais nove do sexo masculino e quatro do sexo feminino, das primeiras sries; quinze alunos (as), dos quais doze do sexo masculino e trs (3) feminino, das segundas sries e sete alunos (as), dos quais cinco do sexo masculino e dois (2) do sexo feminino, das terceiras sries, de um total de 560 alunos e alunas matriculados no curso tcnico, tendo uma faixa etria de 15 a 28 anos. Antes de iniciar as entrevistas foram entregue a cada aluno (a) um termo de consentimento livre esclarecido para a entrevista, onde foi informado aos alunos (as) do propsito da pesquisa, que a mesma teria um carter informal, onde os entrevistados no teriam nenhum um risco desconforto, assim como gastos de qualquer natureza, que as 48

informaes ali coletadas poderia ser utilizadas integral ou parcialmente e de que a participao deles (as) seria de forma voluntria e que eles (as) teriam o direito de serem esclarecidos sobre todas as dvidas que ali pudessem surgir durante o andamento da pesquisa. Inicialmente foi perguntado a todos (as) alunos (as), como eles (as) se auto declaravam quanto cor de sua pele. Dos trinta e cinco (35) que participaram da pesquisa se auto declararam da seguinte forma: dez (10) se auto declararam como sendo negros (trs (3) das primeiras sries, quatro (4) das segundas sries e trs (3) das terceiras sries); doze (12) se auto declararam como sendo pardos (seis (6) das primeiras sries, quatro (4) das segundas sries e dois (2) das terceiras sries); Quatro (4) se auto declararam como sendo morenos (um (1) das primeiras sries, dois (2) das segundas sries e um (1) das terceiras sries); cinco (5) se auto declararam com brancos (um (1) das primeiras sries, trs (3) das segundas sries e um (1) das terceiras sries); um (1) se auto declarou como indgena (primeira srie); e quatro tiveram dificuldades para fazer sua auto declarao, no souberam descrever se era pardo, moreno, caboclo ou negro. No ambiente escolar, de modo geral, foi possvel perceber que ainda um tabu para as pessoas declararem a cor de sua pele. Para os alunos e alunas do Campus Barreiros isto no diferente. Ter que identificar a cor da pele exige uma auto-anlise do seu contexto social e pessoal. Nesta pesquisa, de modo especfico, os alunos decidem por ter a cor que agrada a maioria, para no parecerem to diferentes, mesmo quando a cor de sua pele retrata outra realidade. Estudar a histria do continente africano e intercalar histria da formao da populao brasileira se torna primordial no sentido de compreender e perceber a importncia da relativizao cultural na constituio de cidadania e respeito a diversidade evitando, assim, xenofobismo e racismo no seu sentido mais geral. A aplicao da lei 11.645/2008 aliada a necessidade humana de se discutir na sala de aula algo to presente e necessrio para a vida cotidiana se torna efetivamente necessrio. Desta forma, trazer para a escola essa discusso que nova at para os professores que nela atuam a um bom tempo um desafio que se torna necessrio e prazeroso diante da situao educacional e poltica do Brasil. As questes que dizem respeito temtica afro-brasileira e indgena so de grande relevncia no plano social que no momento atual vem se difundindo por toda a sociedade de forma a passar da esfera social para a esfera poltica sendo, portanto, pauta nas polticas pblicas de cunho social como forma de dialogo com os militantes e simpatizantes das lutas por melhores relaes para com os povos diretamente e favorecidos com as diretrizes das leis promulgadas. Trabalhar com a temtica na escola se torna portando um desafio e que as barreiras vo desde as instncias superiores de deliberao pblica de diretrizes escolares como nos mais simples estabelecimentos de ensino sendo, desconectadas as aes desenvolvidas pelo legislativo e o pblico ao qual se destina as demandas aprovadas. A historiografia atual esta revisitando suas acepes para com a histria da formao da sociedade brasileira sendo fundamentais as discusses sobre a formao tnica brasileira provocando um entendimento renovado do que seja o indgena colonial e o atual como tambm, de como se disseminou os afros descendentes na formao ou constituio da diversidade tnica brasileira. 3.1 As vozes dos professores e professoras do Campus Barreiros

A primeira pergunta dirigida aos professores (as), indagavam sobre como eles tiveram conhecimento sobre a lei 10.639/2003 e a lei 11.645/2008. Dos quatros professores 49

envolvidos na pesquisa, trs responderam que obtiveram informao atravs de colegas da rea, enquanto que um tomou conhecimento atravs de comunicao das editoras. Segundo Aci, ela destacou que:
Eu preciso ter mais informaes sobre a questo tnico-racial. Acredito que a escola deveria viabilizar nossa presena em encontros, capacitaes sobre o assunto. Eu fao comentrio em sala de aula, mas o currculo do curso interfere muito na viabilizao de um projeto voltado para a discusso. Eu percebo a necessidade de se trabalhar algo sobre o racismo, preconceito, etnia e multiculturalismo. Estou tendo muita dificuldade. (Aci)

Ao analisar a resposta observa-se a presena de dificuldades, tais como: na aplicabilidade da lei no contexto escolar, seu entendimento, bem como os preconceitos arraigados socialmente que, muitas vezes, passam despercebidos, mas que coexistem entre diretores, professores e pedagogos. Foi percebido, durante a fala de Aci que a divulgao do estudo afro-brasileiro e indgena no contexto do ensino tcnico tem sido prejudicada devido falta de conhecimento dos prprios gestores da escola, para ela se existe a obrigatoriedade por conta lei, porque a escola no est obedecendo aquilo que lei. Outro fator ressaltado na entrevista foi preocupao com a possibilidade de um conjunto de professores no quererem ter acesso a determinadas informaes, como por exemplo, a questo religiosa, em decorrncia do conflito tnico-religioso. Sobre esta preocupao, a professora Abaet destaca o seguinte:
Eu tenho uma formao evanglica, mas na h problema algum para trabalhar essas questes, mas preciso ter muito cuidado, at porque ns temos muitos alunos (as) protestantes. Acredito que a melhor forma de apresentar o tema para a comunidade mostrar a contribuio que cada cultura deu para a formao social da no brasileira. (Abaet)

A intolerncia religiosa um termo que descreve a atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar as diferenas ou crenas religiosas de terceiros. Poder ter origem nas prprias crenas religiosas de algum ou ser motivada pela intolerncia contra as crenas e prticas religiosas de outrem. A intolerncia religiosa pode resultar em perseguio religiosa e ambas tm sido comuns atravs da histria. A maioria dos grupos religiosos j passou por tal situao numa poca ou noutra. A perseguio religiosa, que constitui um caso extremo de intolerncia, consiste no maltrato persistente que um grupo dirige a outro grupo ou a um indivduo devido sua afiliao religiosa. Usualmente, a perseguio desta natureza floresce devido ausncia de tolerncia religiosa, liberdade de religio e pluralismo religioso. Perseguio, neste contexto, pode referir-se a prises ilegais, espancamentos, torturas, execuo injustificada, negao de benefcios e de direitos e liberdades civis. Pode tambm implicar em confisco de bens e destruio de propriedades, ou incitamento ao dio, entre outras coisas. Um exemplo de intolerncia religiosa na Antigidade, a perseguio dos primeiros cristos pelos judeus e pagos. Os judeus tornaram-se alvo preferencial de perseguio religiosa ainda antes do fim do Imprio Romano, mas esta recrudesceu durante a Idade Mdia. Converses foradas tornaram-se comuns, por exemplo, na Pennsula Ibrica, a partir de meados do Sculo XIV. A perseguio religiosa atingiu nveis nunca vistos antes na Histria durante o sculo XX, quando os nazistas desenvolveram mtodos industriais de extermnio em massa e eliminaram milhes de judeus e outras etnias indesejadas pelo regime. Este massacre, 50

usualmente conhecido por Holocausto, vitimou ainda muitos milhares, no apenas devido sua raa, mas especificamente em retaliao contra os seus ideais religiosos e sua objeo de conscincia, como aconteceu com as Testemunhas de Jeov e alguns sacerdotes catlicos. Com o crescimento da diversidade religiosa no Brasil verificado um crescimento da intolerncia religiosa, tendo sido criado at mesmo o Dia Nacional de Combate Intolerncia Religiosa (21 de janeiro) por meio da Lei n 11.635, de 27 de dezembro de 2007, sancionado pelo presidente Luis Incio Lula da Silva, o que foi um reconhecimento do prprio Estado da existncia do problema. Os cultos afro-brasileiros foram perseguidos e criminalizados durante longo perodo da histria brasileira. Em um pas de maioria absoluta de catlicos, a prtica religiosa negra e a Umbanda reformada, mesmo ampliando suas linhas e aproximando-se do folclore, foram duramente perseguidas pelas delegacias de costumes at a dcada de 60 do sculo XX. Ainda sob outras denominaes, a umbanda estava includa no rol dos inimigos do catolicismo j nos anos 40 do sculo XX. Devido ao surgimento e proliferao da Umbanda, a Igreja Catlica Romana chegou a criar em 1952 um Secretariado Especial da Conferncia Nacional dos Bispos do Brasil, com o objetivo de enfrentar o crescimento do nmero de fiis da Umbanda e demais cultos medinicos. Tal subdiviso foi denominada de Secretariado Nacional de Defesa da F. Para os catlicos, o homem brasileiro - comumente chamado de homem de cor praticante de umbanda encontrava-se em uma situao marcada pela misria material e moral. Exemplo desse posicionamento est na entrevista dada em 1957 pelo arcebispo de Porto Alegre, Dom Vicente Scherer, Rdio Gacha sobre as atividades da Umbanda no Rio Grande do Sul e transcrita na revista da arquidiocese de Porto Alegre: A Umbanda a revivescncia das crendices absurdas que os infelizes escravos trouxeram das selvas de sua martirizada ptria africana. Favorecer a Umbanda invlouir, aumentar a ignorncia, agravar doenas. A Igreja Catlica, sempre com voz em espaos laicos da imprensa, usou esse lugar privilegiado buscando tornar pblica uma representao da Umbanda como a negao pura e simples da verdade aceita socialmente. Em um cenrio nacional em que o desenvolvimentismo era posto como o objetivo visado, o catolicismo buscou uma vinculao da Umbanda com o atraso, a marginalidade, e a incultura. Quanto ao processo de legalizao da efetivao da lei 11.645/2008, Y faz o seguinte comentrio:
A escola precisa se conscientizar de que a lei real e precisa ser acatada, enquanto dispositivo legal. No sei se devemos usar a lei como instrumento de garantia do desenvolvimento da temtica no ambiente escolar. At onde se contribuiria para sua efetivao de fato e de direito. (Y)

Ao mesmo tempo em que a professora reconhece a necessidade de desenvolver um trabalho de conscientizao sobre a implementao da temtica, em contrapartida, ela destaca a necessidade do uso da lei na sua efetivao, o que nos leva a inferir que h uma questo alm da aplicao normativa da Lei 10.639, ou seja, as concepes subjetivas docentes em relao s questes raciais no Brasil que nos remetem a reflexo sobre o elemento conflitual inter-racial, que se estabelecem quando se evidencia esta discusso nos espaos educacionais, ainda se caracteriza com um obstculo para a implementao do prprio estudo temtico. Boaventura de Souza Santos no texto, Para uma pedagogia do conflito (1996), defende a idia de uma educao que parta da conflitualidade dos conhecimentos, ou seja, um projeto educativo conflitual e emancipatrio, onde o conflito sirva, antes de tudo, para vulnerabilizar os modelos epistemolgicos dominantes. 51

Boaventura (1996) fundamenta esta posio poltica e epistemolgica, argumentando que em tempos de globalizao, da sociedade do consumo e da informao, a burguesia internacional tem na tese do fim da histria, seu referencial epistemolgico de celebrao do presente e da idia da repetio, que permite ao presente se alastrar ao passado e ao futuro, canibalizando-os. Com a derrota do socialismo e a consolidao da vitria da burguesia, para o autor, o espao do presente como repetio foi se ampliando e, Hoje a burguesia sente que sua vitria histrica est consumada e ao vencedor consumado no interessa seno a repetio do presente. Da a teoria do fim da histria (SANTOS, 1996, p.16). O autor afirma ainda que essa mesma teoria contribuiu para trivializar, banalizar os conflitos e o sofrimento humano de que feita a repetio do presente (SANTOS, 1996, p.16). Este sofrimento, por sua vez, midiatizado pela sociedade de informao, se transformando numa telenovela interminvel em que as cenas dos prximos captulos so sempre diferentes e sempre iguais s cenas dos captulos anteriores (SANTOS, 1996, p.16). E mais: Essa trivializao traduz-se na morte do espanto e da indignao. E esta, na morte do inconformismo e da rebeldia (SANTOS, 1996, p.16). Quando examinamos as falas e relatos de docentes sobre situaes de conflitos tnicoraciais, percebemos concepes e saberes prticos que aceitam o que existe de relaes raciais no Brasil, que no percebem a trivializao de sofrimentos, mobilizados por brincadeiras e constantes posturas omissas e discriminatrias e que olham posturas, gestos e concepes preconceituosas como fatalidades humanas. Boaventura nos permite perceber as falas docentes sobre as conflitualidades tnicoraciais dentro das escolas como elementos histricos mais amplos, que devem ser evitados, pois, tratar-se-iam de questes retrogradas, j que na concepo do pensamento social hegemnico, o passado, os sofrimentos humanos, as injustias, as opresses, o racismo, so vistos como elementos que devem ser evitados e que seriam superveis num futuro prximo e radioso, ou seja, um futuro como sinnimo de progresso. Entretanto, Boaventura nos informa outro aspecto dessa discusso, ou seja, atualmente as energias do futuro parecem desvanecer-se, pelo menos enquanto o futuro continuar a ser pensado nos termos em que foi pensado pela modernidade ocidental, ou seja, o futuro como progresso (SANTOS, 1996, p.16). Ele nos diz, que os vencidos da histria descrem hoje do progresso porque foi em nome dele que viram degradarem-se as suas condies de vida e as suas perspectivas de libertao (SANTOS, 1996, p.16). Sobre a contemplao da temtica nos planos de curso e ensino, os professores destacaram que os mesmos no foram contemplados, porm isto no impede que eles possam desenvolver as questes tnico-raciais em sala de aula. Vejamos o que os professores (as) dizem a respeito desta questo:
Quando cheguei escola tive muita dificuldade para ter acesso aos programas curriculares. Procurei seguir o programa do livro adotado pela escola, que volume, porm parte dos alunos no tinha o livro. Alm de que se criou uma incerteza com as turmas com as quais eu iria trabalhar. Terminei ficando com algumas turmas da primeira srie, para complementar minha carga horria. (Aci) Na realidade, por ser novata no campus, no tive ainda oportunidade para que pudesse participar de uma reunio onde pudssemos apresentar essa questo, particularmente no tinha contemplado nada a respeito. (Y) A minha disciplina no contemplou at agora a temtica, na realidade ela s trabalhava contedos artsticos voltados para a pintura e msica. O

52

componente curricular da disciplina no contemplava a temtica afrobrasileira e indgena. (Abaet) No contemplei porque a coordenao no me comunicou nada a respeito do assunto. Mas, senti que havia a necessidade de considerar a memria e o saber das comunidades afro e indgena. Criar novos saberes que sejam teis aos contedos Das escolas. (Obirin)

Com base nos depoimentos coletados, avaliamos que os professores citados evidenciaram uma preocupao com a necessidade de se apropriar melhor das informaes que contemplam essa temtica, e, por conseguinte, reforam os indcios da necessidade de uma melhor formao, o que vem ,ocorrendo de fato. Ainda que haja professores que afirmaram no ter dificuldades para enfrentar o que eles (as) chamam de situaes melindrosas, suscitadas pelo tema, em determinados depoimentos ficou explicitas as dificuldades, seja devido s reaes dos alunos, s dvidas quanto a maneira de conduzi-lo, seja porque as pessoas o consideram perigoso ou com pouca probabilidade de ser interiorizado. Quando questionado sobre a importncia do estudo da histria e cultura afro-brasileira e indgena no contexto escolar, os professores (as) destacaram o seguinte:
No Brasil, existe uma idia errada de que basta se criar uma lei e est tudo resolvido, mas na prtica isso no verdadeiro. Por exemplo, a idia positivista j caiu h vrias dcadas, no entanto a idia que est mais presente nas salas de aula ainda nos dias de hoje. (Aci) A importncia dessa lei para o Brasil tem um aspecto de reconstruirmos uma histria sem a excluso dos povos que contriburam de forma decisiva para a formao scio-cultural de nossa sociedade. (Abaet) O problema do ndio bem maior que o do negro. Isto porque, apesar de tambm ser excludo, h um percentual significativo de pessoas negras na nossa sociedade que acabam tendo condies de fazer suas reivindicaes. O ndio, por sua vez, mais esquecido. Assim, acredito que teremos uma grande dificuldade para dar o mesmo peso, ou a mesma proporo, entre os que vo trabalhar com frica e os que vo trabalhar com ndio. Penso que o ndio possa ficar meio ofuscado pela situao. O fato que existe um volume muito maior de informaes sobre os negros do que sobre os indgenas. Se conseguirmos resolver essas questes, a lei ter uma importncia muito grande para o desenvolvimento do tema e para a consolidao de uma sociedade multicultural e sem preconceitos. (Y) A lei visa fazer um resgate histrico que importante no s para o negro, mas para a sociedade brasileira como um todo. Este o grande ponto. As pessoas pensam que a lei est retificando a histria, e no . A gente est querendo dar oportunidade para as pessoas negras e brancas conhecerem o Brasil, a sua histria, a partir de outra tica, outro olhar, conhecerem como os diversos grupos tnicos contriburam com a formao de nosso pas (Obirin)

Tomar conscincia de que o Brasil um pas multirracial e pluritnico e reconhecer e aceitar que, nesta diversidade, negros e indgenas tm papis da maior relevncia para a sociedade brasileira so aprendizagens que convergem para a educao das relaes tnico53

raciais porque, conforme expressa o Parecer n 3/2004 do Conselho Nacional de Educao (CNE), esta educao pode oferecer conhecimentos e segurana para negros orgulharem-se de sua origem africana; para os brancos, permitir que identifiquem as influncias, as contribuies, a participao e a importncia da histria e da cultura dos negros no seu jeito de ser, viver, de se relacionarem com as outras pessoas. O processo educativo que viabiliza essas aprendizagens necessrias encontra embasamento nos princpios da conscincia poltica e histrica da diversidade, do fortalecimento de identidades e de direitos, das aes educativas de combate ao racismo e s discriminaes, tambm apontados no mesmo Parecer. A escola deve cumprir a parte que lhe toca nos compromissos de Estado assumidos pelo Brasil, enquanto signatrio de tratados internacionais, de constituir uma democracia em que as pessoas usufruam em sua plenitude a condio de cidados, independentemente de raa/etnia, cor, posio e papel social, religio, gnero. A instituio escolar tem de criar mecanismos e instrumentos de uso permanente, via projeto poltico-pedaggico e currculo, para intervir na realidade que exclui o negro (pretos e pardos), bem como os indgenas, entre outros, do acesso aos direitos humanos fundamentais. Para tanto, deve constituir-se em ambiente educativo, acessvel a toda a comunidade escolar, em que se respeita o outro, em que se d visibilidade a todos, combatem-se as discriminaes, busca-se eliminar os preconceitos e so desfeitos os esteretipos, em que se estimula a auto-imagem e a auto-estima positivas, em que se promove a igualdade tnicoracial pela desconstruo das diferentes formas de excluso. Ao assumir que populao negra brasileira historicamente tem sido negada, de forma velada ou no, direitos humanos fundamentais e que sofre as conseqncias nefastas de sculos de discriminao e racismo, urge pensar e tomar medidas contundentes nas diversas esferas governamentais no sentido de proporcionar o equilbrio, a igualdade de condies de existncia e garantir o respeito e a dignidade a todos os afros descendentes em nosso pas. Nesse sentido, no campo educacional, a Lei n 11.645/2008 traz no seu contexto os anseios dos afro-brasileiros principalmente aqueles ligados aos movimentos sociais e de articulao dos direitos civis, polticos, sociais e econmicos , de valorizao de sua historicidade, riqueza cultural e da ancestralidade africana. As aes formativas e polticas afirmativas de algumas instituies de ensino mdio bsico e tecnolgico no que diz respeito implementao da legislao especfica nos ltimos tempos caminharam no sentido de proporcionar espaos de dilogo, vivncias e conhecimento entre diversos sujeitos que compem a sociedade brasileira. Nesta trajetria, entende-se que os esforos para se efetivar o ensino da Histria e Cultura Afro-Brasileira e Africana e Indgena perpassam pela formao continuada dos (as) professores (as) e pelo comprometimento do Estado em efetivar aes que imprimam novos olhares acerca das relaes tnico-raciais. O caminho estende-se desde a percepo da sua importncia no contexto histrico brasileiro ao estudo aprofundado da Histria e Cultura Afro-Brasileira e Africana e Indgena, at as possibilidades de se trabalhar esses contedos no currculo escolar. Quando nos reportamos sobre a disponibilidade de material didtico para o desenvolvimento das prticas educativas que trata do estudo da histria e cultura afrobrasileira e indgena, os professores entrevistados apresentaram as seguintes opinies:
O livro adotado pela escola no privilegia esta nova abordagem. H necessidade de capacitao para os professores. O acervo da biblioteca deve ser atualizado e contemplar o assunto. Sabemos que h material no MEC, mas ainda no recebemos nada. (Aci)

54

No h nenhum tipo de material para desenvolver o estudo na escola. Um material que proporcione que seja feita a abordagem de forma positiva sobre a questo tnico-racial no Brasil. (Abaet) A escola adquiriu novos livros, mas o que se sabe que no tem nada em relao temtica. Dentro da sala de aula se faz necessrio o aluno ter acesso a diversos livros. No meu caso especfico, trabalho o contedo de histria em sua abrangncia, quando sinto falta de materiais aqui dentro da escola, eu vou pesquisar, no caso da questo afra e indgena, os alunos s vezes tm informao que so valorizadas em sala de aula. (Y) A escola disponibiliza, mas continuo sentido falta de um acervo maior, melhor elaborado, nesse momento toda literatura bem-vinda. Quando falo em acervo maior, comparo com os demais acervos sobre biologia, qumica, geografia e as disciplinas tcnicas. (Obirin)

De fato, entendemos tambm que embora o mercado editorial j tenha feito alguns investimentos em materiais, cujo contedo est comprometido com a transformao social, embasada no abandono de vises estigmatizadas e preconceituosas, construdas ao longo da histria quanto s populaes africanas, afro-brasileira e indgena, sua disponibilidade para os professores (as) e alunos (as) na modalidade do ensino tcnico profissional nas bibliotecas e salas de aula ainda um tanto quanto rara. Outro aspecto abordado com os professores (as) entrevistados (as) foi com relao percepo de preconceito e discriminao racial entre os alunos dentro do ambiente escolar. Para todos os entrevistados, os alunos de cor negra sofrem de preconceito e discriminao racial na escola, prejudicando, segundo eles (as), o aproveitamento da aprendizagem em sala de aula. Vejamos alguns depoimentos:
Eu tenho presenciado algumas relaes pessoais em que os alunos (as) carregados, as vezes de certo preconceito exclui colegas de trabalhos em equipe ou representao de grupos. Normalmente os alunos de cor negra no conseguem demarcar o seu territrio, por conta da altivez dos alunos no negros. (Obirin) No difcil perceber a relao preconceituosa entre os alunos e alunas no campus. Alguns alunos j conversaram comigo a respeito da discriminao entre eles, mas para alguns acham normal. Segundo eles, os apelidos no ofendem ningum. Todo mundo brinca aqui, alunos e servidores. (Aci)

A dificuldade de auto-aceitao pode ser decorrente de um possvel comprometimento de sua identidade devido a atribuies negativas provenientes do seu grupo social. Segundo Oliveira (1994), essa internalizao do discurso alheio ocorre porque a avaliao, antes de ser pessoal, social. Nossa identidade resultado de um processo dialtico entre o que de carter individual e cultural, uma produo scio-histrica, um processo criado e recriado continuamente. pelo olhar do outro que me constituo como sujeito. a qualidade desse olhar que contribui para o grau de auto-estima da criana. Para Vigotsky (1984), o psiquismo humano existe por uma apropriao dos modos e cdigos sociais. Com a internalizao, a criana vai tornando seu o que compartilhado pela cultura; o discurso social passa a ter um sentido individual. Mas os referenciais externos dos negros so dilacerantes. A mensagem transmitida que, para o negro existir, ele tem de ser 55

branco, ou seja, para se afirmar como pessoa precisa negar o seu corpo e sua cultura, enfim, sua etnicidade. O resultado dessa penalizao o desvirtuamento da identidade individual e coletiva, havendo um silenciamento do preconceito por parte da criana e do cidado ao longo da vida. Nesse sentido, a escola poder "silenciar" as crianas negras, intensificando o sentimento de coisificao ou invisibilidade, que pode gerar uma angstia paralisante, de modo que seus talentos e habilidades se tornem comprometidos por no acreditarem nas suas potencialidades, ambicionando pouco nas suas atividades ocupacionais futuras. Mais adiante, essa experincia leva a criana e ao adolescente a se questionar sobre o que preciso para ser olhada, reconhecida. Quando pensamos em relaes raciais dentro da escola, podemos perceber que as mudanas comportamentais, podem decorrer das atuaes de papeis sociais, que reforam mascaras e supostos postos de controle. Em geral, essas diferenas raciais j esta impregnada nos indivduos mesmo antes de fazerem parte do ambiente escolar. o verme do preconceito racial, que na maioria das vezes passado de gerao para gerao, algumas vezes de maneira imperceptvel, e outras de maneira escancarada e vergonhosa, para uma sociedade que se diz democrtica. O educador (a) precisa estar preparado (a) para trabalhar com as diferenas, repensar a sua prtica pedaggica, valores, contedos, a partir da realidade social, cultural e tnica. Precisa conhecer as questes debatidas pela historiografia, pesquisar, adquirir mais conhecimento referente temtica. Para justificar a desigualdade, precisa reconhecer que todos os alunos so diferentes. Quando questionado sobre a prioridade da implementao do estudo da histria e cultura afro-brasileira e indgena no curso tcnico em agropecuria, integrado ao ensino mdio, no campus Barreiros, trs entrevistados consideraram a implementao como uma prioridade no curso tcnico profissional. Apesar de considerar importante a temtica para a formao cidad dos alunos (as), um dos entrevistados considerou que existiriam outras questes mais urgentes na sua aplicabilidade do que as questes tnico-raciais, como por exemplo, a reestruturao do curso tcnico em agropecuria e a construo de um novo perfil para a formao tcnica em agropecuria. Por fim, perguntamos aos entrevistados (as) qual seria o grau de familiarizao deles com o contedo da temtica apresentada. Para dois dos entrevistados (as) responderam que tinham pouca familiarizao com a temtica, enquanto que os outros dois afirmaram que tinham razovel familiarizao e nenhuma familiarizao com o tema, respectivamente. Verificamos que durante o perodo desta pesquisa, os professores (as) no desenvolveram atividades relacionadas ao estudo da histria e cultura afro-brasileira e indgena dentro do ambiente escolar, porm os mesmos afirmaram que trabalharam a temtica em sala de aula. 3.2 As vozes dos Alunos e Alunas do Campus Barreiros.

De princpio, deparei-me com o silncio dos primeiros contatos, no tinha certeza se o silncio representava o medo de fazer parte de um trabalho junto ao professor da casa, ou era o receio de querer se abrir para algum e narrar suas angstias. Todavia, com muita pacincia e perseverana, consegui ouvir as primeiras vozes. Professor quero participar deste trabalho, quero contribuir com sua pesquisa. Foi assim que os alunos (as) do curso tcnico em agropecuria, integrado ao ensino mdio, do Campus Barreiros do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de Pernambuco reagiram a sua participao no processo de entrevista realizado durante o ano de 2010. 56

Diferentemente do corpo docente, os alunos no fizeram nenhuma objeo para participar das entrevistas, eles queriam falar alguma coisa sobre a temtica apresentada. Para preservar o nome de cada aluno e aluna no presente trabalho, substitumos seus nomes por iniciais fictcias, preservado a auto declarao da cor da pele e a srie em que estuda. A primeira pergunta feita aos alunos e alunas foi com relao se eles j teriam sido vtimas do preconceito racial no ambiente escolar. Para vinte e nove dos entrevistados (as), responderam que j sofreram algum tipo de preconceito racial no ambiente escolar. Ou seja, 82,85% dos alunos e alunas entrevistados responderam que sim. Sobre este questionamento, os (as) alunos (as) fizeram os seguintes comentrios:
Quase todos os dias eu tenho um grande desprazer de encontrar alguns alunos que me chamam de negro besta. Usando s vezes expresses que no posso nem mencionar aqui. O senhor sabe, so expresses que diminuem as pessoas. Aqui mesmo na escola acontecem todos os dias, insuportvel. (CJ Negro 1 srie) Aqui mesmo os alunos me chamam de negro macaco, eles dizem brincando, mas eles sabem que no brincadeira. Isto machuca a gente, uma falta de respeito, as pessoas parecem trazer um rancor, isto faz parte da cultura do Brasil. (GX Negro 1 srie) Por mais que seja brincadeira me chamam de negro macaco, eles dizem brincando, mas eles sabem que no brincadeira. Isto machuca a gente, uma falta de respeito. As pessoas parecem trazer um rancor, isto faz parte da cultura do Brasil. (LG Moreno 1 srie) Aqui na escola, eu mesmo j fui vtima de preconceito, principalmente porque sou de assentamento. (DB Parda 1 srie) Todo mundo sofre algum tipo de preconceito, at j sofri com preconceito. Com relao a discriminao racial eu pessoalmente, at hoje, no aconteceu comigo, mas j aconteceu com alunos de cor negra. Aqui na escola e fora da escola tambm, na escola que estudei antes, tambm. (AC Branco 2 srie) Quando eu vim estudar aqui, como eu morava, no preconceito, como aqui tem uma cultura, como eu moro na Gorete, um bairro aqui prximo, todo mundo acha que quem mora l ladro, maconheiro. Muitos colegas dizem que no chegava perto de mim porque achava que eu era maconheiro. E eu dizia no meu irmo, aonde maconheiro vai querer fazer faculdade, no tem nada haver, vocs esto totalmente errado. Preconceito, assim mesmo, sofri muito quando fazia o ensino fundamental, principalmente, na primeira srie at a quarta srie. Na escola que estudei que pegava muito no meu p, por ser negro. Quase todo o dia era briga com os colegas, no realidade na eram colegas. (LJ Negro 3 srie)

Segundo Lopes (2006), o preconceito racial, no caso brasileiro, opera fundamentalmente em trs dimenses: a moral, a intelectual, e a esttica. Esse preconceito reforado atravs de atribuies, piadas e brincadeiras. A base desse preconceito racial a idia de que o negro inferior na escala humana. A cincia explicava as diferenas culturais, como inferioridade racial. Esse preconceito reside no mbito da subjetividade, aprendido 57

junto com outras pessoas, no convvio social. E vai se acumulando em todos os contatos sociais desde a primeira infncia.
O preconceito racial expressa o sentido histrico de inferioridade gestado a partir das relaes de dominao e subalternidade entre senhores e escravos durante quase quatrocentos anos de escravido no Brasil que, como modelo econmico e social, fundou a sociedade brasileira. (LOPES, 2006, p. 13)

Os efeitos dessa histria ecoam at hoje nas condies de desigualdade social e econmica enfrentada pela populao negra e mestia no Brasil. Muitas vezes um olhar de desdm ou um sorriso de escrnio indicam o sentido da mensagem, o portador do conjunto de caractersticas fsicas visadas pelo preconceito j sabe o que o espera e j tem de antemo a expectativa de v-lo manifestar-se. O corpo do negro j o condena, j o desvaloriza e o inferioriza.
fundamental, para um desenvolvimento tranqilo, que a criana se sinta valorizada pelo seu corpo, seu intelecto e sua moral e essa experincia de valorizao da sua imagem que o preconceito racial tenta impedir na criana e no jovem negro. (LOPES, 2006, p. 31)

Preconceito racial algo que no discurso da sociedade brasileira no existe, porm o que se observa uma postura totalmente contrria, que se apresenta de forma mascarada, encoberta em atitudes inocentes e casuais que trazem disfaradas uma forte carga de excluso racial. A sociedade brasileira vive com vendas nos olhos, com uma cegueira a este respeito, sem querer discutir o problema. preciso que se trate o assunto de frente, pois o racismo est de forma sutil, entranhado nos segmentos fundamentais da sociedade e na cultura brasileira e, conseqentemente, o sistema educacional est includo neste assunto. Hlio Silva Jnior (2002), no seu trabalho em que aborda a discriminao racial nas escolas, destaca que durante alguns anos, tanto os pesquisadores de maneira geral, quanto os membros do Movimento Negro, acreditavam que a discriminao contra o negro manifestavase na ponta final das relaes, isto , no momento em que o sujeito tenta ingressar no trabalho ou a procura dele. Nos dias de atuais, sabe-se que, por meio de vrias pesquisas e dados estatsticos, o processo de discriminao se d na educao escolarizada, e ela perpassa por todos os nveis de ensino no Brasil. Considerando a idia de Barkthin que diz que a fala no neutra, o hbito de colocar apelidos pejorativos nas pessoas negras uma forma perversa de desumaniz-los e desqualific-los como seres humanos. Na cultura brasileira, essa prtica comum, poucos usam o senso critico diante desse costume. A falta de conscincia do efeito produzido, tanto para quem ouve quanto para quem fala desastroso, contribui para que o indivduo continue reproduzindo as ideologias racistas. Conforme explica Cavalleiro (2000),
o racismo e o preconceito racial como um conjunto de idias, atitudes e comportamentos apoiados em conceitos e opinies no fundamentadas no conhecimento, e sim na sua ausncia, estimula a criao de esteretipos e representaes negativas e do origem ao um estigma que imputados ao indivduo dificulta sua aceitao no cotidiano da vida social. (CAVALLEIRO, 2000, p. 24)

A segunda pergunta se reportou sobre se eles (as) j tinham ouvido falar a respeito do Estudo da Histria e Cultura Afro-Brasileira e Indgena. Para vinte e um dos entrevistados 58

(as), respondeu que j ouviram falar sobre a temtica, o que representa 60% dos alunos (as) pesquisados (as). Sobre esta questo os alunos (as) destacaram o seguinte:
J tinha ouvido falar, no outro colgio, aqui em Barreiros com o professor de histria. , foi isso mesmo, o professor falou, mas foi uma coisa rpida. Ele disse que os negros e os ndios foram importantes na histria do Brasil. Ele falou de preconceitos e disse que os Estados Unidos era um pas onde os negros lutaram e hoje tem um presidente que negro. Falou de Palmares e de Zumbi, que foi um guerreiro e lutou a favor do Brasil. (GX Negro 1 srie) Nunca ouvi falar, nem aqui na escola nem na outra escola que estudei. (DK Negra 1 srie) J ouvi falar, mas sei pouco sobre o assunto. Ouvi alguma coisa no colgio que estudei anteriormente, o professor de histria mandou a gente fazer uma maquete sobre os quilombos e os indgenas. (AM Caboclo 1 srie) J tinha escutado. Na escola onde estudei foi abordado esse tema dentro do currculo da escola, mas foi muito superficial. Falaram sobre a lei, que no me lembro, e disseram que era para resgatar os valores africanos e indgenas. (LS Negro 2 srie) J tinha ouvido falar, aqui na escola e onde estudei, tambm. Eu participei de uma feira de origem dos Estados, em 2009, que apresentava a cultura de cada um. Tinha Estado que apresentava as suas culturas e tinha a cultura do ndio e do negro. (DHS Pardo 3 srie)

A Lei 10.639/2003 e, posteriormente, a Lei 11.645/2008, que d a mesma orientao quanto temtica indgena, no so apenas instrumentos de orientao para o combate discriminao. So tambm leis afirmativas, no sentido de que reconhecem a escola como lugar da formao de cidados e afirma a relevncia de a escola promover a necessria valorizao das matrizes culturais que fizeram do Brasil o pas rico, mltiplo e plural que somos. Segundo o Ministrio de Educao, em 2005, um milho de exemplares da cartilha das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educao das Relaes tnico-raciais foram publicados e distribudos pelo rgo a todos os sistemas de ensino no territrio nacional. Seu texto foi disponibilizado em domnio pblico e inserido em outras publicaes, como no livro Orientaes e Aes para Educao das Relaes Etnico-raciais, publicado pelo MEC/SECAD em 2006, tambm com larga distribuio de livros Orientaes e Aes para a implementao da Educao das Relaes tnico-raciais, 54.000 exemplares, e Superando o Racismo na Escola, 10.000 exemplares, organizado pelo Professor Kabengele Munanga, foram distribudos para as Secretarias de Educao e em cursos de formao continuada para a Lei 10.639/2003, para os professores, pblico ao qual se dirigem as obras. As dificuldades inerentes implementao de uma lei no mbito da Federao brasileira tambm alcanaram a Lei 10.639/2003. A relao entre os entes federativos (municpios, estados, Unio e Distrito Federal) uma varivel bastante complexa e exige um esforo constante na implementao de polticas educacionais. Isso no foi diferente em relao implementao das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao das Relaes Etnico-raciais, se considerarmos os papis complementares dos diversos atores necessrios implementao da lei. Deve ficar explcito que estamos aqui falando de processo de implementao da lei, correspondendo a aes estruturantes que pretendemos que sejam 59

orquestradas por esse Plano, pois todos os atores envolvidos necessitam articular-se e desenvolv-las de forma equnime. Isso significa incluir a temtica no Projeto Poltico Pedaggico da Escola, ao que depende de uma srie de outras, como, por exemplo, o domnio conceitual do que est expressa nas Diretrizes dos Currculos Nacionais da Educao para as Relaes Etnico-raciais, a regulamentao da lei pelo respectivo Conselho de Educao, as aes de pesquisa, formao de professores, profissionais da educao e equipes pedaggicas, aquisio e produo de material didtico pelas Secretarias de Educao, participao social da gesto escolar, entre outras. Com o propsito de ampliar o dilogo entre o Ministrio de Educao e os atores responsveis pela implementao da Lei 10.639/2003, a partir do ano de 2007, a Coordenao-Geral de Diversidade/DEDI/SECAD/MEC desenvolveu aes de reestruturao e ampliao dos Fruns de Educao e Diversidade, resultando atualmente em 26 Fruns Estaduais e 05 Fruns Municipais de Educao e Diversidade, com funo estratgica de acompanhamento e monitoramento da implementao da Lei 10.639/2003. Todo esse material est disponvel aos professores para que os mesmos possam divulgar perante a comunidade escolar a necessidade de materializar a proposta de implementao do estudo das relaes tnico-raciais. O terceiro questionamento feito aos alunos e alunas foi sobre as experincias vivenciadas por eles (as) sobre a temtica das relaes tnico-raciais no ambiente escolar. Quatorze (14) alunos (as) respondeu que j vivenciaram atividades que abordavam a temtica tnico raciais, ou seja, 40% dos entrevistados j desenvolveram alguma atividade em sala de aula sobre esta temtica. Com relao a esta questo, alguns alunos e alunas tiveram a seguinte opinio:
Na escola em que estudei, antes de vir para c. Fiz uma vez um trabalho sobre o dia da conscincia negra. Foi um trabalho escrito, mas no teve nenhuma apresentao no. O professor no devolveu o trabalho, eu acho que ele gostou e guardou. (CJ Negro 1 srie) Na escola da rede privada daqui da cidade. Foi feito comentrios e debate em sala de aula, igual festival de cultura sobre diferentes raas. Os alunos trouxeram outros tipos de como ele sofreu como vivia, ao lado de pessoas brancas mesmo tendo questes diferentes. (FL Pardo 1 srie) Aqui no prprio colgio. Pesquisando sobre os africanos, porque a vida deles so to diferentes da que aparenta ser. uma raa totalmente diferente, porque existem as pessoas negras e brancas, como os negros so totalmente diferentes como se fosse, ns como a raa excluda do mundo, s por ter a cor diferente. No caso, ns somos sempre excludos e que nos prejudica tanto emocionalmente como fisicamente.(LG Moreno 1 srie) J participei, mas na escola que estudei antes de vir para c. Eu participei de uma dana de cco, trazida pelos negros, quando eram escravos. Foi no arraial da escola. (DK Negra 1 srie) Na escola onde estudei antes de vir para c, eu participei de uma pea teatral que falava sobre a vida do ndio, participei, tambm, sobre a abolio. (LM Pardo 1 srie) No, nem aqui e nem em outra escola. Nunca desenvolvi qualquer tipo de atividade sobre esto questo. (LR Pardo 2 srie)

60

J tive, participei de um grupo de capoeira fora da escola. Na escola participei mais em atividades de grupo de trabalho, mas pouca coisa, s trabalho sobre a cultura negra e indgena. (ET Moreno 2 srie) Na escola que estudei, antes de vir para c, participei de uma palestra no dia do ndio, com a

74
presena de um chefe de uma tribo indgena e participei, tambm, de uma feira da cincia no dia do ndio. (AF Branco 2 srie) Aqui na escola no, mas onde estudei tive a oportunidade de conhecer a serra da barriga em Alagoas, Unio dos Palmares, e l conheci o local onde se ergueu o quilombo. um espao muito importante, as pessoas deveriam conhecer o local. (MN Parda 2 srie) No, nunca tive uma experincia co esse tipo de assunto. Acho que uma vez, participei de um encontro na Universidade, no sei qual foi, no Recife, sobre o dia da Conscincia Negra. (LS Negro 2 srie) Eu j participei de um projeto voltado para a valorizao da cultura afrobrasileira e de uma apresentao em Vitria de Santo Anto sobre as comemoraes do Dia da Conscincia Negra com professores daqui da escola. (AP - Negra 3 srie)

A valorizao da identidade, da cultura e da histria dos africanos, afros descendentes e indgenas prevista pela lei 11.645/2008, depende necessariamente de condies fsicas, materiais e intelectuais favorveis ao ensino-aprendizagem em que alunos e alunas negros (as) e no negros (as), juntamente com seus (as) professores (as) devero se sentir valorizado (a) e apoiado (a). Para isso, o que constatamos a necessidade de revisar e adequar o currculo escolar a essa temtica e oferecer aos professores qualificao e aperfeioamento pedaggico, conforme estabelece o Parecer n 03/2004 do Conselho Nacional de Educao. Cabe ressaltar que trazer contedos referentes temtica para o currculo visa dar visibilidade populao negra e indgena e sua contribuio para a cultura nacional. No entanto, primordial que a lei 11.645/2008 seja aplicada de fato, o que, em linhas gerais, no tem acontecido, o que temos assistido que a abordagem da temtica das relaes tnico-raciais no ambiente escolar tem sido feito de forma pontual, s vezes compulsria, em virtude das exigncias feitas pelo Ministrio Pblico que vem cobrando junto s instituies de ensino o cumprimento da lei. Os alunos (as) negros (as) so geralmente levados a acreditar em sua grande maioria, que os negros ao serem escravizados, no resistiram ao serem capturados e aceitaram a escravido de forma passiva. Este fato pode gerar um sentimento de inferioridade e a construo de uma postura submissa, que dificulta o relacionamento com os demais alunos (as), professores (as) e principalmente pode interferir na aprendizagem. Uma das formas de resistncia que, por vezes, no enfatizada durante as aulas pelos (as) professores (as), nas disciplinas de histria e geografia principalmente so os quilombos. Sobre essa questo Munanga e Gomes (2006) destaca o seguinte:

61

Nesse sentido, o quilombo no significa refgio de escravos fugidos. Tratava-se de uma reunio fraterna e livre, com laos de solidariedade e convivncia resultante do esforo dos negros escravizados de resgatar sua liberdade e dignidade por meio da fuga do cativeiro e da organizao de uma sociedade livre. Os quilombolas eram homens e mulheres que se recusavam viver sob o regime da escravido e desenvolviam aes de rebeldia e de luta contra o sistema. (MUNANGA e GOMES, 2006, p. 72)

de fundamental importncia que este tema seja desenvolvido no ambiente escolar de forma permanente, que oportunize aos alunos negros e no negros a discusso da luta dos afros, e tambm dos indgenas, por uma vida digna e honrosa e ainda que nos dias atuais existam muitas conquistas a serem realizadas. Quando indagamos aos alunos e alunas entrevistados sobre o que eles sabiam sobre o racismo, eles tiveram uma opinio muito crtica sobre a prtica degenerativa dessa categoria. Ficou claro na conversa com os alunos e alunas entrevistados que apesar deles no ter se apropriado do conceito de racismo, eles no concordam com tal prtica. Eles (as) afirmaram o seguinte:
Eu no sei falar a respeito disso, mas sei que uma doena que as pessoas no se falam, no tem considerao um com outro. A frica do Sul conseguiu acabar com ele. Faz mal a humanidade. (GX Negro 1 srie) Racismo um tipo de preconceito em relao s cores das pessoas. Eu sou contra o racismo. Aqui na escola tem que estudar coisas assim para que a gente no sofra com isso. (TP Indgena 1 srie) Eu acho que no deveria haver, infelizmente existe, tanto em relao aos negros como em relao aos brancos. (FL Pardo 1 srie) Infelizmente o mundo tem coisas que no sabemos explicar, o racismo uma delas. Eu no posso concordar com um negcio que diminui as pessoas, todos ns fazemos parte da humanidade, somo todos, independente de ter nascido no Brasil ou fora do nosso pas, gente que tem corpo e que tem alma tambm, Eu sou contra isso. (DK Negra 1 srie) Bem, sobre o racismo, eu tenho uma opinio contrria a existncia disso, apesar de concordar que existe racismo no Brasil, acho que aqui h menos preconceito do que nos outros pases l fora. (AM Caboclo 1 srie) O racismo algo que jamais deveria existir. Eu acho que o racismo tem uma vinculao com a palavra raa, a partir do que a gente compreende o que raa que vamos compreender o racismo. Se s existe uma raa que a humana, por que a gente fala de racismo? Em minha opinio uma doena, onde as pessoas no respeitam as outras. (LP Parda 1 srie)

No ambiente escolar h uma paisagem que se repete constantemente durante os anos letivos, permeando alguns traos da vivncia escolar. Esta paisagem se caracteriza por ser simultaneamente racista e silenciosa. O silncio a que nos referimos trata-se, no somente do pouco caso em que os conflitos tnicos so tratados no ambiente escolar, mas tambm do silncio dos professore e demais integrantes da escola que quando se deparam com alguma situao que caracteriza a discriminao racial, agem com tolerncia ou mesmo ignoram o ocorrido como sendo apenas um mal entendido. 62

Para analisar o modo como no Brasil o racismo induz restrio de direitos de pessoas ou grupo de pessoas, um estudo realizado por Guimares (2004) utilizou dados de 547 matrias publicadas entre 1989 a 1994 sobre queixas de discriminao racial, registradas por quarenta e quatro jornais dirios e duas revistas semanais, editados em vinte cidades brasileiras de quatorze estados da federao. (GUIMARES, 2004, p. 89). Essas matrias referem-se a 201 casos de discriminao racial que vitimaram 296 negros e representam 62% das 879 matrias coletadas na imprensa sobre racismo no Brasil no perodo mencionado. Um dos ambientes dessas discriminaes foi o espao escolar, onde foram identificados 11 casos de discriminao envolvendo 17 pessoas. Nas escolas, os discriminados so estudantes, e os agressores, com a exceo de um, so diretores de escola ou professores. A agresso sempre verbal, uma manifestao que acarreta a humilhao pblica da vtima. Em apenas um caso h queixa contra o tratamento dispensado por outro colega, e em apenas um se registrou a negao de matrcula. Nessas instituies escolares a discriminao no foi justificada pelos agressores em nenhum dos casos. Em uma das matrias que serviu de fonte para a pesquisa realizada por Guimares h o relato sobre uma aluna que foi vtima da discriminao de um professor e, como comum, o dirigente responsvel pelo colgio, cenrio dessa discriminao, preferiu se omitir. Para Guimares (2004),
a discriminao racial consiste no tratamento diferencial de pessoas baseado na idia de raa, podendo tal comportamento gerar segregao e desigualdades raciais. J o preconceito seria apenas a crena prvia (preconcebida) nas qualidades morais, intelectuais, fsicas, psicolgicas ou estticas de algum, baseada na idia de raa. O preconceito pode se manifestar seja do modo verbal, reservado ou pblico, seja de modo comportamental, sendo que s nesse caso referido como discriminao. (GUIMARES, 2004, p. 18)

Ao fazer a abordagem junto aos entrevistados (as) sobre o conceito de raa e etnia, os mesmo tiveram uma dificuldade em estabelecer uma delimitao sobre estes dois termos. A maioria dos alunos e alunas relaciona o conceito de raa a formao grupal de pessoas da mesma matiz e cultura prpria ou como uma forma de descrever a cor da pele. Para 79% dos entrevistados (as) afirmaram que saberiam definir o termo raa, enquanto que 35% saberiam definir o que etnia. Sobre essas duas categorias eles (as) afirmaram o seguinte:
Raa a forma de descrever a cor da pele das pessoas. Como por exemplo: raa negra, branca, mulatos e as outras. (CJ Negro 1 srie) Eu acho que pessoas ou um grupo de pessoas ou vrias pessoas, comunidade, totalmente, com jeito, forma de agir diferente. No caso, tipo comum, seria chamado de raa. (LG Negro 1 srie) Raa em minha opinio um tipo de linhagem de pessoas. O que uma A ou B. (LR Pardo 2 srie) Raa a cor da pessoa, a forma de descrever a cor das pessoas. (AC Branco 2 srie) Rao no para pessoas. O termo s pode ser usado para animais como cavalo, ces, gatos. (MN Parda 2 srie)

63

Raa a denominao que se d aos grupos de pessoas e animais para classific-lo quanto a sua cor e outras caractersticas. (AP Negra 3 srie) Raa uma caracterstica de uma pessoa, existe marca daquela pessoa. (LJ Negro 3 srie) Etnia, eu acho que os valores dos grupos de pessoas que tem caractersticas diferentes. (AC Branco 2 srie) Etnia para mim o conjunto de valores que um grupo de pessoas tem voltado para os aspectos scio-culturais. (EF Pardo 2 srie) Etnia diferente de raa. So valores que a pessoa carrega como a cultura. (LJ Negro 3 srie) Etnia so valores culturais que cada raa humana tem. (AP Negra 3 srie)

Fica claro na fala dos alunos e alunas, a idia do termo raa e etnia com a idia de matizes e valores culturais. Alguns deles posicionam a idia de que os dois termos tm o mesmo significado. Quando perguntei aos alunos e alunas entrevistados no Campus Barreiros, qual o entendimento que eles (as) teriam sobre a poltica de branqueamento, os mesmos demonstraram um desconhecimento completo sobre o significado dessa poltica, conforme os comentrios a seguir:
Eu j ouvi falar no jornal americano. Existem dois lados e existe controvrsia sobre esta poltica. De um lado, dos brancos, eles s vem o preconceito com as pessoas mais negras. E existe, outro lado que diz muitos americanos ou estrangeiros que diz que brancos no podem misturar com negros. (FL Pardo 1 srie) Eu imagino o que seja. Eu acho que para acabar com a raa negra ou a cor do negro, fazendo com que se case com pessoas brancas pr todo mundo ficar branco, eu acho que isso. (MA Negra 3 srie) Eu j ouvi falar, mas foi fora da escola. Est relacionada a uma poltica de estmulo para que as populaes negras e brancas se relacionassem, e a partir desse relacionamento seria construdo um pas com uma cor mais original, que nem seria muito negro e nem muito branco. Eu acho que foi isso, eu no me lembro bem, mas mais ou menos assim, no . (AP Negra 3 srie)

Santos (2009) destaca que o ideal de branqueamento da populao brasileira surgiu entre o final do sculo XIX e o incio do sculo XX. Segundo a autora:
poca, as relaes raciais entre negros e brancos no eram bem-vistas por trs motivos: 1) o senso comum julgava que negros e mestios eram inferiores, sobretudo devido ao subdesenvolvimento do continente africano; 2) houve diversas rebelies e revoltas negras na Amrica, o que provocava a desconfiana das autoridades e da sociedade; 3) o ideal de branqueamento, luz das doutrinas racistas, tambm fora influenciado pelas idias eugnicas de melhoria da raa humana, aliadas ao pensamento sanitarista de controle das epidemias pblicas. (SANTOS, 2009, p. 40)

64

A ideologia do branqueamento, assim como o mito da democracia racial so as bases para sustentao de relaes de superioridade e inferioridade, desenvolvida ao longo da Histria com o propsito de afirmar inferioridade de africanos e afro-descendentes, que podem vir a acatar o sentimento de inferioridade e consequentemente no assumir publicamente seu pertencimento racial. A ideologia do branqueamento, que segundo Munanga, (2001) pea fundamental da ideologia racial brasileira, caracterstica principal do chamado racismo a brasileira, quando dizemos racismo brasileira nos referimos a peculiaridades que caracterizam o racismo no Brasil, para ele:
O racismo a brasileira, como os demais racismos que se desenvolveram e outros pases tem sua histria diferente da dos outros e suas peculiaridades. Entre estas, podemos enfatizar notadamente o significado e a importncia atribudos miscigenao ou mestiagem no debate ideolgico-poltico que balizou o processo de construo da identidade nacional e das identidades particulares. (MUNANGA, 2001, p. 10.)

O branqueamento utilizado como estratgia na busca da soluo dos problemas decorrentes das desigualdades raciais, problema este que vai muito alm do aspecto gentico, cor da pele. Como toda ideologia o branqueamento precisa ser reproduzido, e isto se d atravs dos diversos mecanismos de socializao e da educao. Atravs desta reproduo busca-se a introjeo e fortalecimento do ideal de branqueamento, o que interfere diretamente no processo de construo da identidade das populaes negra e no negra, atuando negativamente na auto-estima da populao negra. O branqueamento, segundo Bento (2002), um dos temas mais recorrentes quando se estuda as relaes raciais no Brasil, a olho nu pode significar apenas a miscigenao entre as raas, com um olhar mais atento podemos observar algo mais profundo que envolve a negao cultural e identitria de toda uma populao, como condio de integrao, de aceitao da sociedade e de possibilidade de mobilidade social.
A miscigenao entre negros e brancos, exaltada por Gilberto Freyre como um embrio da democracia racial brasileira e base de nossa identidade nacional povo mestio, moreno foi parte da escravido colonial. Mas o cruzamento racial no foi um processo natural, e sim determinado pela violncia e explorao do portugus de ultramar contra o africano sob o cativeiro. (CARONE e BENTO, 2002 p. 14.)

Um importante ponto a ser considerado o silncio, a omisso ou distoro existente em torno dos lugares ocupados por cada um, negros e no negros, dentro da problemtica racial. A definio destes papis, sem entrar em problemas de culpabilizao ou vitimizao, primordial para uma educao para as relaes raciais. Toda esta elaborao nos deve remeter a uma grande discusso que permeia a prtica dos educadores e se situa bem no centro da discusso Teoria x Prtica, que a grande dicotomia entre o aluno ideal e o aluno real. O aluno ideal, aquele que est dentro dos padres ditados pela sociedade e que se adequam perfeitamente aos currculos escolares tradicionais, fechados, j o aluno real, que traz para a sala de aula todos os problemas reais da sociedade, desafia a escola, os educadores a adequar os currculos escolares, incluindo assim toda uma diversidade que no tem como ser ignorada. A presente pesquisa buscou, tambm, ouvir dos alunos e alunas do curso tcnico em agropecuria, integrado ao ensino mdio, do Campus Barreiros, qual seria a opinio deles (as) sobre a importncia da implementao do estudo da histria e cultura afro-brasileira e 65

indgena no contexto do curso tcnico profissional. Para 77% dos entrevistados (as) consideraram importante a implementao da temtica no curso tcnico, ressaltando que a mesma contribuiria para uma melhor conscientizao dentro do ambiente escolar e da prpria sociedade.
Eu acho importante, abriria aquele leque, a cabea do pessoal que muito fechada, que no gosta de negro, no sei o que. Difundir est rea e mostrar a realidade que todo mundo igual. (LR Pardo 2 srie) Bem, a gente faz aqui agropecuria, no . Para se ter uma informao superficial, eu acho que no tem problema, coisa que no atrapalhe os assuntos mais importantes do curso, se no atrapalhar acho que vlido. (AC Branco 2 srie) Eu acho vlido, oportuno se fazer uma leitura diferenciada da histria e cultura afro-brasileira e indgena. Seria interessante articular esse assunto com as disciplinas tcnicas. (AF Branco 2 srie) Eu acho que seria muito importante, porque aqui tem pessoas que tem preconceito racial. S que antes de ser tcnico, voc vai se relacionar com pessoas, e, certo que no meio rural a maioria das pessoas so negras, a no devemos ter preconceito com essas pessoas. (MN Parda 2 srie) Eu acho que esse estudo deveria ser dado como disciplina, pois se trata de um estudo que aborda diversos acontecimentos. O problema que aqui as pessoas esto mais preocupadas para os assuntos de vestibular ou Enem. Fora dessa questo, os assuntos voltados para a formao tcnica. (AJ Negro 2 srie) Seria interessante, a questo que as pessoas aqui s do valor as disciplinas tcnicas e matemtica. Pr muita gente as outras disciplinas deveriam ser dispensadas. Em minha opinio, todas as disciplinas so importantes na minha aprendizagem, cada uma tem sua importncia na minha formao profissional. (EF Pardo 2 srie)

Como percebemos nos depoimentos dos alunos e alunas existe uma preocupao de que o estudo temtico no deve atrapalhar os contedos de outras disciplinas, seja no campo geral ou tcnico, uma vez que parar eles (as) esses contedos tem mais importncia para a sua formao educacional do que o estudo que aborda a questo das relaes tnico-raciais. Essa viso contraditria uma dos primeiros enfrentamentos que o professor dever enfrentar dentro do ambiente escolar, colocar esta dicotomia como um exemplo claro do subterfgio racial para excluir um tema de tanta relevncia como este da discusso curricular dentro da escola. Na escola observamos muitos casos de racismo, de preconceitos e discriminao, onde muitas vezes o profissional no consegue minimizar o problema por falta de experincia, de qualificao e, at mesmo, por incapacidade em lidar com a diversidade, pois ele fica perdido, sem saber como reagir em momentos em que exigem a sua interveno para que o problema no se torne uma agresso mais sria. Essa falta de preparo que, devemos considerar com reflexo do nosso mito de democracia racial compromete, sem dvida o objetivo fundamental de nossa misso, no processo de formao dos futuros cidados, responsvel do amanh. (MUNANGA 2005, p. 11) 66

Sabemos que muitos professores no tm a oportunidade de fazer um curso de qualificao voltado para relao tnico-racial, por esse motivo os mesmos deixam a desejar quando se trata da temtica em questo, e muitas vezes, por falta de preparo ou por preconceitos introjetados, alguns professores no sabem se aproveitar das situaes flagrantes de discriminao racial na escola. H momentos pedaggicos privilegiados para discutir a diversidade e conscientizar alunos sobre sua importncia e riqueza, onde o objetivo de todos dar sua contribuio e ajudar nesse processo transformador to necessrio e urgente. Segundo Rocha,
Considerando a Escola como o espao na quais esteretipos, preconceitos e prticas discriminatrias so desconstrudos. Ela rene instrumentos pedaggicos que viabilizam esse propsito a partir da reflexo dos profissionais que a compem. Docentes e tcnicos podem pr abaixo grande parte dos entraves interpostos s populaes afro-descendentes que as impedem de viver plenamente a cidadania. A apresentao positiva da Histria e da cultura dessas populaes e uma das estratgias a serem colocadas em pratica de modo efetivo e consecutivo. (ROCHA, 2008, p.58)

Sabemos que difcil, mas nunca impossvel, construir subsdio de peso para ajudar os professores a desencadear um processo de superao do racismo na Escola. Por isso que nos programamos a procurar meios de realizar aes afirmativas no combate ao racismo, a discriminao e ao preconceito que vitimizam a comunidade escolar negra. Para tanto, preciso formar grupos de trabalho para propor aes destinadas valorizao da comunidade escolar negra, indicando pistas de como os professores e alunos podem, em conjunto, desenvolver mecanismos pedaggicos eficazes para a superao das desigualdades, para a elevao da auto-estima dos alunos para o reconhecimento da diversidade com fator aglutinador dos diferentes. Para Munanga (2005),
no existem leis no mundo que sejam capazes de erradicar as atitudes preconceituosas e que existem nas cabeas das pessoas (....). No entanto, cremos que a Educao e capaz de dar tanto ao jovem quanto aos adultos a possibilidade de questionar e de desconstruir os mitos de superioridade e de inferioridade entre grupos humanos que foram socializados (...) no temos duvidas que a transformao de nossas cabeas de professores e uma tarefa preliminar importantssima. Essa transformao far de nos os verdadeiros educadores, capazes de contribuir no processo de construo de individualidades histricas e culturais das populaes que formam a matriz plural do povo e da sociedade brasileira. (MUNANGA, 2005, p. 17)

A questo do preconceito racial no Brasil, todos sabem, passa por certo escamoteamento social. Mas, de alguns anos para c, as entidades representativas das minorias ticas tm feito um trabalho sistemtico de denncia contra os valores de superioridade e inferioridade racial disseminados em nossa cultura dos tempos coloniais. Uma das formas mais perversas de excluso social em todo o mundo, o preconceito racial produz tambm o grave estrago da excluso educacional, por isso importante que haja uma cumplicidade entre os atores buscando promover as formas inclusivas do ensino como parte decisiva das estratgias de gesto compartilhada na escola. Ainda sobre a importncia do estudo para os alunos no Campus Barreiros, os alunos e alunas fizeram os seguintes comentrios:

67

Primeiro, importante dizer que seria de grande importncia o estudo para uma melhor compreenso sobre esses aspectos do nosso dia a dia. S que aqui tem uma cultura de se considerar apenas o estudo tcnico. Acho que muita gente vai dizer que mais assunto pr gente estudar pr prova, a no vai concordar. (ETR Moreno 3 srie) A entrada desse estudo na nossa formao tcnica acrescentaria, sem dvida algum, algumas informaes, principalmente, na nossa relao com a populao rural, que constituda na sua grande maioria por negros. Tem muita coisa que deveria ser repassada pr gente, a questo religiosa que muito combatida na sociedade, as comidas tpicas, a dana, tanta coisa. Os nossos heris, quem foi Zumbi, Mandela e outros negros que tiveram importncia na histria da sociedade. (AP Negra - 3 srie) Primeiro eu acho que no seria importante para a nossa formao, porque deveria abordar assuntos para o vestibular, para a formao tcnica esse assunto no vai contribuir em nada para essas coisas. Para a formao do tcnico s assunto tcnico. Segundo, ser mais um assunto pr gente se preocupar e ser cobrado para provas. O que a gente deve aprender em histria assunto ligado formao do tcnico em agropecuria. (ACS Pardo 3 srie)

A importncia desse estudo no curso tcnico profissional perpassa a necessidade de incorporar um novo olhar sobre a historiografia, seja ela universal ou nacional, ela representa um resgate histrico quanto os diversos grupos tnicos contriburam com a formao social, econmica, poltica e cultural da sociedade. No plano nacional, o entendimento sobre a implementao do estudo da histria e cultura afro-brasileira e indgena gera a idia do resgate da histria desses anos em que a populao negra e indgena esteve subjugada a toda a sorte de infortnios. Com relao aos negros, eles foram libertados, abriram-se as portas das senzalas, arrebentaram as correntes, mas no foi dado a esse povo o direito de resgatar sua cidadania e nem as condies bsicas de sobrevivncia com dignidade. Quanto aos indgenas, estes foram confinados em reservas, como pssaros presos em gaiolas. O penltimo questionamento feito aos alunos e alunas na entrevista esteve relacionado ao fato de como eles (as) se sentiam quando se encontram em algum ambiente no qual h um contingente de pessoas que no tem vinculao com seu esteretipo ou tipo biolgico. Para 63% dos entrevistados (as) afirmaram que no tinham problema algum nos ambientes em que eles (as) tivessem um esteretipo diferenciado do seu aspecto biolgico, em contrapartida 37% dos alunos e alunas entrevistados confirmaram que tinham problemas nesses locais. Para alguns, o local s vezes no combina com o jeito deles e as pessoas passam a observ-las de forma diferente, de desconfiana e receio de acontecer alguma coisa. Vejamos o que eles (as) responderam:
Muito complicado, so muitos conflitos eles no respeitam a gente. A escola no faz nada. como que a gente no existisse quando se vai reclamar. (CJ Negro 1 srie) Eu me dou bem com todo mundo, mas tem gente que quer menosprezar a gente. Eu acho isto errado, mas a escola no faz nada. Ningum d jeito mesmo. (TP Indgena 1 srie) As minhas colegas na sua maioria so negras, a no tenho problema de relacionamento. Meu namorado negro. (DK Negra 1 srie)

68

Apesar de tudo, procuro me relacionar com as pessoas na melhor maneira possvel, mesmo sabendo que tem algumas pessoas que me olham desprezo e desconfiana. Mas a vida assim mesmo, temos que enfrentar um leo todos os dias. (DB Parda 1 srie) Eu tenho minha turma, so os amigos mais prximos, a maioria negra. (AM Negra 2 srie) Bem, um pouco difcil, mas eu procuro driblar as situaes. No geral eu tenho um bom relacionamento com as pessoas, independente da cor da pele. (GG Negro 2 srie) Eu s me relaciono com os alunos da minha cor, s vezes que tenho contato com os outros alunos. (JW Negro 2 srie) Com alguns meninos sim, outros um pouco complicado. (LJ Negro 3 srie)

Nas falas dos alunos e alunas percebe-se que eles (as) tm dificuldades de aceitar a sua prpria caracterstica fsica. Este fato ocorre segundo Hlio Silva Jnior (2002), porque a formao cultural do Brasil levou a valorizao da imagem do branco e em contrapartida criao de uma imagem negativa do negro criando baixa auto-estima, levando-o a aproximarse em tudo daquele. Ou seja, a criana ou o jovem negro a partir da convivncia com a sociedade e com a maturidade comea a perceber as diferenas, descobre que sua pele, seu nariz, seu cabelo, seus lbios na so iguais ao modelo que lhe foi colocado como belo e a partir da introjeta um sentimento de inferioridade diante do branco. De acordo com Hall (2003) a identidade moderna est fragmentada, entrando em crise de forma a abalar a ideia slida que tnhamos de ns mesmos como sujeitos integrados, a identidade agora definida historicamente e no biologicamente, no mais unificada, pois o sujeito adota diferentes identidades em diferentes contextos. Dentro de ns h identidades contraditrias, empurrando em diferentes direes, de tal modo que nossas identificaes esto sendo continuamente deslocadas. (HALL, 2003, p.13) J para Sodr (1999) a identidade do sujeito dada a partir do reconhecimento do outro, sendo um complexo relacional que liga o sujeito a um quadro contnuo de referncias, constitudo pela insero de sua histria individual com a do grupo onde vive (SODR, 1999, p. 34). No existiria, ento, uma identidade estvel que constitui o sujeito, mas uma dinmica de integrao do sujeito ao grupo, de interiorizao de comportamentos, costumes, atitudes de padres encontrados no ambiente familiar e social. A ltima questo apresentada aos alunos e alunas foi relacionada ao tema ou contedo da disciplina de histria com o qual eles (as) se identificam mais, levando em considerao o seu interesse pela temtica ou contedo curricular. Para 37% dos entrevistados (as), as questes tnico-raciais se apresentam como o contedo que melhor se identifica com o desejo de aprendizagem dos alunos e alunas que participaram desta pesquisa. Para os alunos e alunas pesquisados, eles (as) destacaram os seguintes pontos contextuais da historiografia afrobrasileira e indgena:
A escravido. A abolio da escravido. Eu acho um assunto que chama ateno. Eu j visitei o museu da abolio em Recife e fiquei impressionado com o sofrimento de nossos antepassados. A gente devia fazer viagens pedaggicas para esses locais. (CJ Negro 1 srie)

69

A escravido um assunto que trata da histria da minha gente, de gente como eu. Hoje eu sou uma pessoa livre porque a escravido acabou graas a Deus. (GX Negro 1 srie) A histria do Egito, que fala sobre as pirmides. Eu acho que quando voc comea estudar aquilo uma coisa interessante que interessa minha cabea. (DK Negra 1 srie) A abolio dos escravos. Eu acho que uma forma de conscientizar as pessoas. (LM Pardo 1 srie) A histria do Brasil, ela fala sobre a nossa cultura e a nossa histria. importante saber disso. (LS Negro 2 srie) A histria indgena, porque uma cultura que tem ligao com a gente. Ela tem uma relao com a nossa cultura. (JJ Moreno 2 srie) Sobre os negros, a origem, a liberdade dos negros. Outro assunto trabalho escravo. (AJ Negro 2 srie)

Oportunizar aos alunos um pensar em relao s aes do seu cotidiano, evidenciando a discusso da temtica tnico-racial, levando estes mesmos alunos a se verem como sujeitos histricos, pertencentes a determinados grupos e estimul-los a buscarem pela pesquisa, pelo novo, sem deixar de encontrar no velho os elementos importantes para enfrentarem a realidade presente, torna-se, ento, um compromisso que todos ns que fazemos parte do sistema educacional temos para com o resgate dessa memorvel histria do povos afrobrasileiro e indgena. O ensino da educao tnico-racial uma dvida para com o nosso povo, s assim, ser restaurada a importncia do negro e do ndio como agentes ativos do processo de formao da sociedade brasileira e faro com que nossos alunos se sintam construtores da sua prpria histria. Como afirma BENTO (1999), uma reflexo sobre nossos prprios valores, crenas e condutas so fundamentais para entendermos as desigualdades raciais na sociedade brasileira. Os alunos e alunas pesquisados no Campus Barreiros, tambm, confirmaram a necessidade de se trabalhar a temtica de forma mais incisiva e permanente no currculo escolar. Sobre esta questo eles (as) fizeram o seguinte comentrio:
Bem, eu acho que as questes sobre a histria africana, a escola fala pouca coisa, sobre a histria dos negros e dos ndios, tambm, a escola no estimula. (LJ Negro 3 srie) As culturas que contriburam para a formao da sociedade brasileira, as relaes, os valores culturais de cada uma. V como cada homem e mulher seja ndio, negro ou branco contriburam para a construo dessa chamada Brasil. (AP Negra 3 srie) A escravido, porque aborda a luta dos negros contra a opresso dos brancos. (DHS Pardo 3 srie)

70

Esse assunto bom de estudar, eu acho que a gente deveria ter mais coisa sobre o negro e o ndio. (SMA Negra 3 srie)

A investigao aponta que boa parte dos professores e alunos no discute as questes tnico-raciais na prtica didtico-pedaggica. Uma boa justificativa seria a ausncia da temtica na estrutura curricular do curso, por no levar em conta a diversidade e a pluralidade cultural, conforme respostas obtidas nas entrevistas. Como o assunto no faz parte do currculo seria estranho ele estar presente no discurso dos docentes e de seu cotidiano escolar. Foi possvel constatar que os professores no so orientados para debater a questo tnico-racial em sala, associando os conhecimentos especficos da sua disciplina com a realidade do curso, de acordo com as respostas dadas pelos docentes. Entende-se, ento, o porque de os alunos e alunas negros descendentes de ndios no se sentirem bem com a histria ensinada na escola, e de no quererem, s vezes, por exemplo, se identificar como negro por conta de todo o sofrimento ocorrido que, segundo um dos participantes, fazem os negros na querer assumir seu pertencimento de negros, de descendentes de africanos. As reflexes, aqui desenvolvidas, apontam para o reconhecimento de que a diversidade cultural uma realidade que se impe ao pensar e fazer educao na contemporaneidade. Como elemento constituinte de um novo contexto e demandas, a questo da diversidade deve ser refletida dialgica e criticamente nas prticas curriculares, em especial nos currculos da educao do professor, na ressignificao de valores e conceitos. Desta forma, cabe escola construir um currculo que estabelea um olhar sobre a populao negra, sua cultura e sua histria, j que, na maioria das vezes, tem sido o lugar para disseminar idias, como: somos todos iguais; quem utiliza a cota d uma demonstrao de que no capaz, entre outros. Verificamos que o Campus Barreiros no desenvolve atividades, relacionada lei, porm os professores afirmam que trabalham em sala de aula sobre as diferenas tnicoraciais. No entanto, apontaram que esto se organizando para adotar a Pedagogia de Projetos, procurando realizar sua misso de educar respeitando a diversidade cultural regional e local em que o aluno est inserido. Dessa forma, muito importante o papel do professor para formar cidados livres de sentimentos de racismo, enquanto cidados atuantes no seio de uma sociedade multicultural e pluritnica, capazes de construir uma nao democrtica. No intuito de concretizar a aplicabilidade da lei 11.645/2008, sugerimos que os profissionais de educao compreendam a importncia desse tema a ser discutido e a partir da comecem a fazer grupos de estudos, com o objetivo de criar estratgias para a valorizao e o reconhecimento da cultura afro-brasileira e indgena na histria das nossas prprias identidades, uma vez que as respostas dos alunos demonstraram uma baixa auto-estima. muito importante o envolvimento da comunidade escolar para a implementao da lei, convidando palestrantes para a divulgao da referida lei e conhecimento de material didtico que possa ser utilizado em sala de aula para a construo de projetos pedaggicos, uma vez que j existe uma extensa bibliografia sobre a temtica. Dessa forma, essa pesquisa no se esgota, antes de tudo suscita mais discusses, estudos, leituras e aprofundamento, assim como a interveno na escola no deve ser dada por concluda, alis, pode sim, desde ento, ser o ponto de partida para o trabalho com outros temas correlacionados, outros povos excludos, com outras turmas, com outras etapas do ensino, devendo ser reavaliada constantemente, readaptada e, enfim, pode-se considerar que muitas dificuldades permanecem, mas que h possibilidades de dialogar com a histria e cultura afro-brasileira e indgena e trabalhar novas abordagens no tocante aos contedos 71

relativos a histria de um povo excludo e de um continente que muito fez e permanece fazendo na e para construo da sociedade brasileira.

72

CONCLUSES

Com base na pesquisa aqui apresentada, e que representa apenas o incio de um trabalho, portanto passvel de crticas e complementaes, pode-se concluir que a temtica referente ao Estudo da Histria e Cultura Afro-Brasileira e Indgena abre as discusses a respeito de sua aplicabilidade ou no como diretrizes da educao bsica e outros nveis de modalidade de ensino. Contudo, ficou evidenciado que tal discusso ainda no atingiu a um grau de valorizao por parte de um nmero razovel dos sujeitos que fazem parte do Campus Barreiros Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), agentes importantes no processo educacional e formativo dos alunos e alunas ali matriculados, tal como professores, tcnicos administrativos e gestores. Com efeito, no se pode negar o empenho por parte de alguns rgos governamentais e dos movimentos sociais em relao a esta questo, atravs de criao de legislaes e eventos que discutem a problemtica das questes tnico-raciais, ainda que de certa forma, no se tenha atingido plenamente seus objetivos. Alm dessa evidncia, observou-se nesta pesquisa que ainda existe grande resistncia de alguns profissionais da educao no Campus Barreiros - IFPE em querer abordar a referida temtica, devido muitas vezes a necessidade de se ter uma melhor compreenso para a questo, assim como tambm, por ter uma opinio formada que ali um espao de conhecimento tcnico profissional e, portanto no caberia tal estudo. Apesar de nos ltimos quinze anos ter ocorrido um nmero razovel de produo de conhecimento por parte dos intelectuais afro-descendente sobre essas questes, conforme as abordagens tericas apresentadas neste trabalho, cujas pesquisas tm propiciado a construo de vasto aporte terico e metodolgico, como base em referenciais negros africanos em substituies aos eurocntricos importantes destacar que esses materiais tm provocado discusses objetivando a sensibilizao e conscientizao da sociedade no combate ao racismo, juntamente a esses intelectuais o valioso trabalho desenvolvido pelos movimentos negros. Com efeito, a pesquisa bibliogrfica utilizada neste trabalho, como pano de fundo ao entendimento das questes examinadas empiricamente revelou-se que os mais de trezentos anos em que perdurou uma das mais trgicas barbries enfrentadas pela humanidade que foi a escravido, tornaram-se responsveis pela instituio do preconceito racial e, por conseguinte, pelo enraizamento de desigualdades e construo de uma identidade negativizada por parte dos negros afros descendentes. Revelou-nos, tambm, que a histria oficial brasileira negligenciou e ainda negligencia a presena do negro e da cultura africana, assim como tambm, a presena indgena, na formao da identidade nacional. A realidade apresentada por meio dos estudos, reflexes e depoimentos de professores (as) e alunos (as) mostram que o Campus Barreiros IFPE reproduz as discriminaes e preconceitos da sociedade nas suas relaes sociais. Por outro lado, existe um reconhecimento das desigualdades tnico-raciais e o desejo de transform-las por grande parte dos alunos (as), como tambm de educadores (as). No questionamento relacionado s prticas de preconceitos raciais na escola ficou evidenciado por parte dos alunos que este fenmeno existe no ambiente escolar, porm de forma silenciosa e s vezes inocentes por parte da comunidade. Tambm fica evidente que a maioria dos professores e professoras entrevistados, por no terem usufrudo de uma formao voltada para esse tipo de estudo, no conhece algumas questes relacionadas frica, nem a trajetria dos africanos e afros descendentes no Brasil, o que impossibilita trabalhar o estudo da histria e cultura africana e afro brasileira coerentemente, sem folclorismos. 73

Diante desta constatao, aponta-se para a necessidade de uma poltica de formao mais intensa, que chegue aos educadores do Campus Barreiros IFPE. Alm disso, se faz necessrio o acompanhamento sistemtico do Projeto Poltico-Pedaggico e Proposta Curricular da escola. A instituio deve criar algum mecanismo, como incentivos culturais, para professores e alunos que apresentem trabalhos significativos, poderiam ser um incentivo voltado para visitao de locais e eventos que apresentem atividades pedaggicas voltadas para a superao do racismo. Mediante essa assertiva importante afirmar que a Lei 11.645/2008 tem importncia fundamental para a educao, pois d visibilidade e tira de segundo plano a questo do preconceito e da discriminao. As escolas brasileiras de uma maneira geral reproduzem o racismo que h na sociedade, tanto de forma velada quanto explcita, produzindo prejuzos enormes. Para modificar essa situao, entendemos que h uma necessidade de medidas que inclui a capacitao de professores, reformulao do currculo, alm de discusses sobre o tema para a formulao de alternativas. H que se desvincular o contedo relativo frica, cultura afro-brasileira e s populaes indgenas do extico e torn-lo um contedo to relevante quanto aquele relativo histria europia. Por isso discutir o tema importante, mas no pode ser a nica estratgia e nem a mais importante, se a discusso servir apenas para momentos de catarse, no qual os atingidos pela discriminao manifestam sua indignao, no teremos grandes avanos no processo de materializao da temtica no ambiente escolar, no estou recusando a importncia da catarse, mas afirmando que temos de seguir em frente para construir algo positivo. Nesse sentido, a discusso deve atentar, especialmente, para a formulao de alternativas. Capacitar o professor para perceber o racismo e para combat-lo me aprece imperativo. Reformular o currculo tambm importante. Chega a ser contraditrio afirmar que somos um pas multicultural e diverso e manter um currculo marcadamente eurocntrico. A Lei 11.645/2008 tem uma importncia fundamental nesse processo de afirmao, ela estabelece para professores, intelectuais, universidades, cursos de formao de professores e escolas de educao bsica a necessidade de enfrentar a questo, ainda que tenha suscitado incompreenses, ela introduz a necessidade da discusso e permite a emergncia de formulaes de toda ordem, o que, por extenso, permite que a escola, a universidade, enfim, os intelectuais se confrontem com as prprias posies sobre o assunto. At onde compreendo, a lei levanta a necessidade de tomar posio e isso essencial nesta questo, ela d visibilidade, tira do segundo plano a questo do preconceito e da discriminao racial. Acredito que ainda existem lacunas a serem preenchidas. Mesmo assim, uma das formas concretas de se discutir o problema, sendo um dos caminhos para se debater questes como as cotas para as chamadas minorias nas universidades pblicas. A legislao que trata da introduo da temtica cultural afro-brasileira, africana e indgena na educao bsica e na formao de professores no aponta para a criao de uma disciplina especifica nos currculos. A temtica tem de ser trabalhada na matriz curricular da educao bsica e dos cursos superiores, fazendo parte das disciplinas como um todo. Portanto, dentro dessas reas, h as disciplinas que as comportam. O que se pretende discutir a temtica no corpo documental da escola, de forma enraizada, de modo que a escola estabelea interlocuo com os agentes escolares, com a comunidade e com movimentos sociais. O fortalecimento dessa discusso dar-se- tambm a partir dessas parcerias e compreenso de diviso de responsabilidade entre os diversos setores sociais. Enquanto educadores e educadoras temos que incorporar em nossa prtica o que disse Paulo Freire sobre a educao de que ela no um processo de adaptao do indivduo sociedade. O homem deve transformar a realidade, para que o trabalho com as questes sociais faam parte do nosso cotidiano em sala de aula. Devemos, portanto, nos indignar contra a discriminao, e essa indignao deve fazer parte de um movimento em busca de 74

solues para o problema, pois o trabalho com este tema nos coloca diante do compromisso que cada um de ns educadores e educadoras, assume com a luta pela igualdade. Cabe aqui ressaltar a importncia de polticas pblicas no mbito educacional que contemple essa discusso. O trabalho isolado de uma nica professora em uma nica sala de aula importante, mas no suficiente para dar conta de tantas injustias a que a populao negra vem sendo submetida no Brasil. preciso que a comunidade escolar do Campus Barreiros IFPE entenda que a legislao que norteia a implementao desse estudo nos faz reconhecer que negros e ndios no surgiram sob a face da terra a partir de 22 de abril de 1500, e que suas histrias, antes de tal data, desenvolveram-se a parte da histria dos portugueses no Brasil. A investigao aponta que boa parte dos professores e coordenadores no discute as questes tnico-raciais na prtica didtico-pedaggica. Uma boa justificativa seria a ausncia da temtica na estrutura curricular do curso, por no levar em conta a diversidade e a pluralidade cultural, conforme comentrio apresentado por um dos professores entrevistado. Como o assunto no faz parte do currculo seria estranho ele estar presente no discurso dos docentes e de seu cotidiano escolar. Foi possvel constatar que os professores no so orientados para debater a questo tnico-racial em sala, associando os conhecimentos especficos da sua disciplina com a realidade do curso, de acordo com as respostas dadas pelos docentes. Trabalhar com o curso tcnico profissional em agropecuria, integrado ao ensino mdio , ao mesmo tempo, estar disposto a entender a diversidade cultural e tnica num contexto tcnico. Pensar as relaes tnico-raciais, suas subjetividades apresentadas e a identidade negra no contexto da educao profissional so algo extremamente relevante em um mundo cada vez mais globalizado, informatizado, tecnolgico, mas que permanece ainda excludentes e racistas. Quanto aos limites observados a partir da presente pesquisa, ficou evidenciado certo receio sobre a discusso desta temtica no ambiente escolar. Apesar de alunos e professores reconhecerem a importncia do estudo no apenas para a questo da afirmao e reconhecimento, a temtica pode constituir em um importante instrumento de aproximao do homem do campo, na sua maioria constitudo por negros e pardos, o que contribuir consideravelmente nessa relao tcnico e trabalhadores do campo. Outro ponto apresentado a falta de um calendrio escolar que estabelea as aes que devem ser trabalhadas durante o ano letivo que tenha incorporado as questes pertinentes ao estudo da histria e cultura afrobrasileira e indgena que envolva o professor especialmente de histria, literatura e arte, alm obviamente de outros professores de outras reas de conhecimentos. Dentro da anlise realizada no decorrer do trabalho, nosso entendimento o de que a Lei 11.645/2008, se trabalhada dentro da perspectiva da superao da ideologia de dominao racial, pode constituir-se como um instrumento importante, no campo do currculo, para a explicitao das contradies presentes no sistema econmico do capital. Aliando o especfico ao universal, na perspectiva de superao das bases constitutivas das desigualdades raciais e sociais. Assim posto, os contedos relacionados cultura e histria da frica e dos negros brasileiros, assim como dos indgenas, podero atuar no sentido de expor as lacunas e as idias que fundamentaram a ideologia de dominao racial. Assim sendo, a Lei 11.645/2008 pode constituir-se como uma ferramenta de luta contra-ideolgica, pois como destaca Marilena Chau, o silncio, ao ser falado, destri o discurso que o silenciava. Ao explicitar as lacunas, os silncios, a base constitutiva da ideologia de dominao racial, a Lei colocar em xeque pilares estruturais da produo das desigualdades raciais e sociais no pas e, consequentemente, pilares que do sustentao ao atual ordenamento econmico mundial. Sem sombra de dvida, a obrigatoriedade do ensino do Estudo da Histria e Cultura Afro-Brasileira e Indgena pode configurar-se como um instrumento importante para a desmistificao da ideolgica igualdade racial brasileira. 75

Por fim deve-se admitir que a simples elaborao e promulgao de uma lei no criam as condies necessrias ao seu cumprimento sem que haja o engajamento dos setores que possibilitaram sua concretizao. Finalizo este trabalho com a sensao de ter apresentado algumas reflexes que podem configurar-se como teis para os estudos da questo racial brasileira, bem como para os estudos relacionados poltica educacional brasileira. No trabalho, pude aprofundar e superar alguns dilemas e conflitos presentes na ao acadmica e na ao profisional-militante, embora ambas se manifestem ao mesmo tempo. Os estudos realizados neste trabalho apresentaram novas perspectivas, novos caminhos e a necessidade de novos estudos. O fenmeno do racismo e a questo racial so permeados por uma srie de determinaes; algumas delas ainda necessitam serem exploradas, discutidas e analisadas. por essa razo que entendo que o presente trabalho abre perspectivas para novas pesquisas e estudos que retratem as relaes tnico-raciais no contexto do ensino tcnico profissional.

76

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith; GEAWANDSZNAJER, Fernando. O mtodo nas cincias naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2 ed., 1999. ANDREWS, George Reid. Negros e Brancos em So Paulo (1888-1988). So Carlos: EDUSC, 1998. ALLGAYER, Eni. Escravido negra & ndio: realidade, histrias e mitos. Porto Alegre-RS: Ed. Rangel, 2005 ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. So Paulo: Companhia das Letras, 1989. AZEVEDO, Thales de. Democracia racial. Petrpolis: Vozes, 1975. BANTON, Michael. A idia de raa. Lisboa: Edies 70, 1977. BARROS, Jos DAssuno. A construo social da cor: diferena e desigualdade na formao da sociedade brasileira. Petrpolis RJ: Vozes, 2009. BASTOS, Elide Rugai. As criaturas de Prometeu. So Paulo: Global, 2006. BENTO, Maria Aparecida Silva. Cidadania em preto e branco: discutindo as relaes raciais. So Paulo: 3 ed. tica, 1999 BENTO, Maria Aparecida Silva; CARONE, Iday (org.) Psicologia Social do Racismo: Estudo sobre branquitude e branqueamento no Brasil. Petrpolis: Vozes, 2002. BERNARDINO, Joaze. Ao afirmativa e a rediscusso do mito da democracia racial no Brasil. Revistas Estudos Afro-Asiticos, ano 24, n 02, pp. 247-273, 2002. BLAUT, J. M. The colonizers model of the world. Eurocentric history. Nova York/NY, 2010. BRASIL. Constituio Federal Brasileira; Braslia, 1988. __________. Lei n 9.394/1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, Braslia DF: MEC, 1996. __________. Parmetros Curriculares Nacionais PCNs, Braslia - DF: MEC, 1998. __________. Lei Federal n 10.639/2003; Braslia, 2003. __________. Ministrio da Educao: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao das Relaes tnico-Raciais e para o Ensino de Histria e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Parecer CNE/CP 03/2004. Geographical Diffusionism and

77

__________. Ministrio da Educao: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao das Relaes tnico-Raciais e para o Ensino de Histria e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Braslia - DF: MEC, 2005. __________. Lei Federal n 11.645/2008, Braslia, 2008 BURKER, Peter. A Escola dos Annales (1921-1989). A Revoluo Francesa da Historiografia. So Paulo SP: UNESP, 1997. CARONE, Iray. BENTO, Maria Aparecida Silva. Psicologia Social do Racismo: estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. Petrpolis-RJ: Vozes, 2002. CAVALLEIRO, Eliane. Do silncio do lar ao silncio escolar: racismo, preconceito e discriminao na educao infantil. So Paulo-SP: Contexto, 2000. __________. Racismo e anti-racismo na educao: repensando nossa escola. So Paulo SP: Summus, 2001. CHAU, Marilena. A ideologia e Educao. Revista Educao & Sociedade. So Paulo, 2001. CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em Cincias Humanas e Sociais. So Paulo SP: Cortez, 1998. CORRA, Mariza. As iluses da liberdade: A escola Nina Rodrigues e a antropologia no Brasil. Bragana Paulista SP: Editora da Universidade So Francisco, 2001 DAMATA, Roberto. O que faz o brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rocco, 1997. FERLINI, Vera Lcia Amaral. A civilizao do acar: sculos XVI a XVIII. Coleo Tudo Histria. So Paulo SP: Brasiliense, 1987. FERNANDES, Florestan. A Integrao do negro na sociedade de classes. 5 ed. So Paulo: Globo, v. I e II, 2008. __________. O mito revelado. Arte publicada em folhetim de So Paulo em 1980. Reeditado na Revista Espao Acadmico, ano II, n 26, 2003. FORQUIN, Jean Claude. Escola e Cultura: as bases sociais e epistemolgicas do conhecimento escolar. Porto Alegre RS: Artes Mdicas, 1993. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 9 edio, Rio de Janeiro RJ: Paz e Terra, 1981. __________. Educao e Mudanas. Traduo de Moacir Gadotti e Lilian Lopes Martin. So Paulo - SP: Paz e Terra, 1983. __________. Pedagogia da autonomia: saberes necessrios e prticas educativas. So Paulo SP: Paz e Terra, 1996. FREYRE, Gilberto. Casa Grande e Senzala. Rio de Janeiro: 19 edio; Jos Olimpio, 1978. 78

GONALVES, Luiz Alberto Oliveira. SILVA, Petronilha B. Gonalves. O jogo das diferenas: o multiculturalismo e seus contextos. Belo Horizonte MG: Autntica, 2006. GOMES, Nilma Lino. Educao e relaes raciais: refletindo sobre algumas estratgias de atuao. Porto Alegre RS: UFRG, 1995. GUERRA, Flvio da Motta. Histria Colonial. Recife PE: Editora Asa Pernambuco, Coleo nordeste em evidncia, n 2, 1995. GUIMARES, Antonio Sergio Alfredo. Combatendo o racismo: Brasil, frica do Sul e Estados Unidos. Revista Brasileira de Cincias Sociais. V. 14, n 39, pp. 103-177, 1999 __________. Racismo e anti-racismo no Brasil. So Paulo SP: Editora 34, 1999 __________. Nacionalidade e novas identidades raciais no Brasil: uma hiptese de trabalho. In: Jess Souza (org.) Democracia hoje: novos desafios para a teoria democrtica contempornea. Braslia DF: Universidade de Braslia, pp. 387-414, 2001. __________. Preconceito e discriminao. So Paulo-SP: Editora 34, 2004 HALL, Stuart. Da dispora: identidade e mediaes culturais. Belo Horizonte MG: Editora UFMG, 2003. __________. A identidade cultural na ps-modernidade. 8 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. HASENBALG, Carlos A. Discriminao e desigualdades raciais no Brasil. Rio de Janeiro-RJ: Graal, 1979. __________. Desigualdades sociais e oportunidade educacional: A produo do fracasso. In: Cadernos de Pesquisa. So Paulo-SP: Fundao Carlos Chagas, Nov. 63, 1987. __________. Entre o mito e os fatos: racismo e relaes raciais no Brasil. In: Marcos C. Maio e Ricardo Ventura Santos (orgs.) Raa, Cincia e Sociedade. Rio de Janeiro RJ: Fio cruz/Centro Cultural Banco do Brasil. 1996. __________. Relaes raciais no contexto nacional e internacional. In: Kabengele Munanga e Lilia Moritz Schwarcz. Estudos e Pesquisa: Racismo perspectiva para um estudo contextualizado da sociedade brasileira. Niteri-RJ: EduFF, 1991. HOFBAUER, Andreas. O conceito de raa e o iderio do branqueamento no sculo XIX Bases ideolgicas do racismo brasileiro. Teoria e Pesquisa. So Carlos-SP, UFSCar, 2003. JNIOR, Hlio Silva. Direito de igualdade racial: aspectos constitucionais civis e penais: Doutrina e Jurisprudncia. So Paulo SP: Editora Juarez de Oliveira, 2002. LE GOFF, Jacques. Histria e Memria. 1 vol. Histria. Campinas-SP: UNICAMP, 1992. LOPES, Ana Lcia. Currculo, escola e relaes tico-raciais. In: Educao africanidades Brasil. MEC SECAD UnB CEAD Faculdade de Educao. Braslia. 2006.

79

LUDKE, Menga e ANDR, Marli Eliza Dalmaco Afonso. abordagens qualitativas. So Paulo-SP: EPU, 2003.

Pesquisa em Educao:

MARTINS, M. F. Ensino tcnico e globalizao: cidadania ou submisso? Campinas-SP: Coleo Polmicas do nosso tempo, Autores Associados, 2000 MIRANDA, Romeu, APP Sindicato. Jornal 30 de agosto. Edio Pedaggica Especial, Outubro de 2004. MONTEIRO, John Manuel. Negros da terra ndios de bandeirantes na s origens de So Paulo. So Paulo-SP: Companhia das Letras, 1994. MOURA, Clvis. Sociologia do negro brasileiro. Srie Fundamentos, So Paulo: tica, 1988. MUNANGA, Kabengele. Uma abordagem conceitual das noes de raa, racismo, identidade e etnia, In: BRANDO, Andr A. P. (org.) Cadernos PENESB (Programa de educao sobre o negro na sociedade brasileira.) v.5, Niteri, Editora da Universidade Federal Fluminense, pp. 15-34, 2004. __________. Teorias sobre o racismo. HASENBALG, Carlos A. In: Estratgias e polticas de combate a discriminao racial. Editora da Universidade de So Paulo: Estao Cincia, 1996. __________. Uma abordagem conceitual das noes de raa, racismo, identidade e etnia. In: Programa de educao sobre o negro na sociedade brasileira. Niteri-RJ: EdUFF, 2000. __________. Rediscutindo a mestiagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. Belo Horizonte - MG: Autntica, 2001. __________. (Org.) Superando o racismo na escola. 2 ed. Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao e diversidade. Braslia, 2005. MUNANGA, Kabengele. GOMES, Nilma Lino. O negro no Brasil de hoje. Coleo para entender. So Paulo: Global, 2006. NETO, Edgard Ferreira. Histria e Etnia. In: domnios de histria: ensaios da teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Elseivier, 1997. NEVES, Lcia Maria W. Educao e poltica no Brasil de hoje. So Paulo. Cortez, 1994. OLIVEIRA, Ivone Martins de. Preconceito e auto-conceito: identidade e interao na sala de aula. Campinas-SP: Papirus, 1994. OLIVEIRA, Ramon. A (des) qualificao da educao profissional brasileira. So Paulo-SP: Coleo Questes de nossa poca; Cortez, 2003. RAMINELLI, Ronald. Imagens da colonizao A representao do ndio de Caminha e Vieira. So Paulo. FAPESP/Jorge Zahar, 1996. REIS, Jos Carlos. A histria entre cincia e a filosofia. Belo Horizonte: Autntica, 2004. 80

ROCHA, Elaine. A Captura de novos sentidos na histria gnero e etnia. (2008). www.dhi.uem.br/publicaesdhi/dialogos/volume 01/vol.04_at.6htm/22/10/2010. ROCHA, Helena do S.C. da. A experincia com a lei n 10.639/03 CEFET-PA: Formao inicial e continuada. IN: COELHO, Wilma Baia; COELHO, Mauro Cezar (orgs.). Raa, cor e diferena: a escola e a diversidade. Belo Horizonte - MG: Mazza, 2008. ROCHA, Luiz Carlos Paixo. Polticas afirmativas e educao: a lei 10.639/03 no contexto das polticas educacionais no Brasil contemporneo, Curitiba, 2006. www.app.com.br/portal pp/uploads/coletivos/dissertaoluizpaixo.pdf. Setembro de 2010. SANTOS, Boaventura de S. Para uma pedagogia do conflito. In: SILVA, L. H. et.al. Novos mapas culturais, novas perspectivas educacionais. Porto Alegre-RS: Sulina, 1996. SANTOS, Gevanilda. Relaes Raciais e desigualdade no Brasil. So Paulo: Selo Negro, 2009. SILVA, Martiniano Jos da. Racismo brasileira: razes histricas. 3 ed. So Paulo: Editora Anita, 1995. SILVA, Petronilha Beatriz Gonalves e BARBOSA, Lcia Maria (0rg. O pensamento negro em educao. So Carlos: UFSC, 1997. SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetculo das raas: cientistas, instituies e questo racial no Brasil 1870-1930. So Paulo: Companhia das Letras, 1993. SEYFERTH, Giralda. O beneplcito da desigualdade: breve digresso sobre racismo. In: Racismo no Brasil. So Paulo: Peirpolis, ABONG, 2002. SKIDMORE, Thomas E. Preto e Branco: raa e nacionalidade no pensamento brasileiro. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994. SODR, Muniz. Claros e Escuros: identidade, povo e mdia no Brasil. Petrpolis-RJ, Vozes, 1999. SOUSA, T.C.V. Com a palavra o movimento negro, contestando o racismo e desmistificando a democracia racial. Recife-PE, UFPE, 1997. TRINDADE, Hlgio. Integralismo o fascismo brasileiro na dcada de 30. So Paulo: DIFEL, 1974. 96 VALENTIM, Rute Martins; BACKES, Jos Lincio. A lei 10.639/03 e a educao tnicocultural/racial: Reflexes sobre novos sentidos na escola. 2006. htpp:/www.neppi.org/Novais/textos/pdf/lei_10639, setembro de 2010. VELHO, Gilberto. Observando o familiar. In: NUNES, E.O. (org.) A aventura sociolgica, Rio de Janeiro: Zahar, 1978. 81

VYGOTSKY, L.S. A formao social da mente, So Paulo-SP, Martins Fontes, 1984.

82

Potrebbero piacerti anche