Sei sulla pagina 1di 8

A pesquisa na formao do professor

Karen Maria Jung

Introduo Este trabalho tem por objetivo mostrar como a pesquisa, na formao de novos professores, abordada nos diferentes cursos de Licenciatura de algumas universidades brasileiras. Buscou-se saber tambm, como a pesquisa, na formao de professores, apresentada nas leis brasileiras. Para verificar como ela vista na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), realizou-se uma entrevista com a professora responsvel pela Comisso de Graduao do curso de Matemtica e outra com a Coordenadora da Coordenadoria das Licenciaturas da UFRGS. Para o desenvolvimento deste trabalho, realizou-se tambm uma pesquisa documental. Foram buscadas respostas nas leis e diretrizes brasileiras e nos diversos endereos eletrnicos das universidades brasileiras. O interesse por este assunto nasceu de leituras de artigos que apontam a pesquisa como sendo algo desconhecido entre os professores do Ensino Bsico. Resolveu-se ento, verificar, onde a pesquisa poderia, ou deveria, ser apresentada aos professores ou, futuros professores.

A importncia da pesquisa na formao do professor Pesquisar uma forma de encontrar respostas para diversas perguntas. Existem diversas formas para se encontrar essas respostas, tais como: investigar, indagar, conhecer outras realidades; a partir dessas respostas, pode-se conseguir formular novas idias sobre determinados assuntos ou, aprimorar assuntos j existentes. atravs disso que se nota como a pesquisa, na formao do professor, importante para seu bom desempenho em sala de aula. Pois, segundo Pavanello (2003), o professor deve ter a sua disposio um conhecimento abrangente, que faa com que ele no se limite a contedos e sim, observe que mais importante ter um conhecimento diferenciado desses contedos. A pesquisa, na sua formao uma forma de mostrar, para os futuros professores, como importante buscar novos conhecimentos, pois preciso ser inovador, ser criativo, perante alunos que esto sempre curiosos frente a novos contedos. Diante de situaes assim:

A formao inicial deve proporcionar aos licenciandos um conhecimento que gere uma atitude que valorize a necessidade de uma atualizao permanente em funo das mudanas que se produzem, e faze-los criadores de estratgias e mtodos de interveno, cooperao, anlise, reflexo e a construir um estilo rigoroso e investigativo.(Perez, 1999, p.271) O que est na Lei sobre pesquisa na formao do professor Para verificar como a pesquisa est sendo abordada pela legislao brasileira, analisou-se a Lei de Diretrizes e Bases Lei n 9.394 de 20 de Dezembro de 1996, e o Plano Nacional de Educao Lei n 10.172 de 9 de Janeiro de 2001. A partir da leitura desses dois documentos, percebeu-se que, a legislao no obriga a criao de uma disciplina sobre pesquisa num curso de formao de professores. O que estes documentos apontam, em comum, a formao inicial e continuada dos professores relacionando pesquisa com prtica docente. O que a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) garante, para a formao do profissional da educao : Art. 63. Os institutos superiores de educao mantero: I - cursos formadores de profissionais para a educao bsica, inclusive o curso normal superior, destinado formao de docentes para a educao infantil e para as primeiras sries do ensino fundamental; II - programas de formao pedaggica para portadores de diplomas de educao superior que queiram se dedicar educao bsica; III - programas de educao continuada para os profissionais de educao dos diversos nveis. Art. 65. A formao docente, exceto para a educao superior, incluir prtica de ensino de, no mnimo, trezentas horas. Pode-se perceber que a formao dos professores , basicamente, uma instruo inicial e continuada. Neste caso, pode-se considerar a formao continuada dos professores, como a busca de novas idias para o desenvolvimento de seu trabalho em sala de aula e tambm, de aprimorar seus conhecimentos. A formao continuada de professores se desenvolve de diversas formas, como: cursos de especializao, programas de aperfeioamento do magistrio, cursos distncia. A partir da formao continuada, os professores podem ser capazes de incorporar a prtica de pesquisa no seu cotidiano, pois, desperta-se neles um sentimento de curiosidade, que far com que tentem algo novo em sua prtica docente. Atravs disso

Entendemos ser fundamental que o professor incorpore a reflexo sobre sua prtica para que seja capaz de tomar as decises fundamentais relativamente s questes que quer considerar, os projetos que quer empreender, e ao modo como os quer efetivar, deixando de ser um simples executor e passando a ser considerado um profissional investigador e conceptor. (Perez, 1999, p.274)

No Plano Nacional de Educao (PNE) tem-se uma viso equivalente presente na LDB. Este plano diz que preciso criar condies que mantenham o entusiasmo inicial, a dedicao e a confiana nos resultados do trabalho pedaggico. preciso que os professores possam vislumbrar perspectivas de crescimento profissional e de continuidade de seu processo de formao (PNE, p.63). Nesta expresso, tambm est presente a importncia da formao continuada do professor. Acredita-se que na expresso formao continuada est implcita e expresso pesquisa, pois tem-se com a formao continuada a idia de inovar, atualizar, o que no impede de ser considerado pesquisa. O PNE apresenta alguns princpios que a universidade deve obedecer para a realizao de seus cursos. Entre eles, slida formao terica nos contedos especficos a serem ensinados na Educao Bsica, bem como nos contedos especificamente pedaggicos; contato com a realidade escolar desde o incio at o final do curso, integrando a teoria prtica pedaggica e pesquisa como princpio formativo (PNE, p. 69) Pesquisa deve ser um princpio formativo nos cursos de formao de professores. Percebe-se que aqui ela tratada como um elemento fundamental para a universidade, mas no deixa claro se necessria em algum curso especfico. Neste documento, encontram-se os objetivos e as metas para a formao de professores e a valorizao do magistrio. Dois itens se destacam: ampliar a oferta de cursos de mestrado e doutorado na rea educacional e desenvolver a pesquisa neste campo; desenvolver programas de ps-graduao e pesquisa em educao como centro irradiador da formao profissional em educao, para todos os nveis e modalidades de ensino.(PNE, p. 70). Observa-se que a pesquisa, aqui tratada, somente destinada a programas de psgraduao.

A presena da pesquisa na formao do professor A fim de verificar como a pesquisa est presente nos diversos cursos de formao inicial de professores, foram analisados os currculos de diferentes cursos de licenciaturas de algumas universidades brasileiras. Tambm foram analisados currculos de diferentes cursos de licenciatura da UFRGS.

Constatou-se que, poucos currculos apresentam alguma disciplina relacionada pesquisa, seja ela na rea da educao ou na rea correspondente do curso. Abaixo esto relacionadas algumas universidades que oferecem disciplinas obrigatrias, sobre pesquisa, em seus cursos de Licenciatura em Matemtica: Universidade Federal de So Carlos SP; Universidade de Braslia; Universidade Federal do Amap; Universidade Estadual Paulista Guaratinguet SP; Universidade Federal de Santa Maria RS.

Existem ainda algumas universidades que oferecem disciplinas optativas relacionadas pesquisa, por exemplo, a Universidade de So Paulo, Campus de So Carlos SP. Nota-se que o nmero de universidades com disciplinas obrigatrias muito pequeno, mostrando assim que a pesquisa, na formao do professor, ainda pouco valorizada e trabalhada nos cursos superiores. Quando se analisam situaes como esta, onde a pesquisa ausente nos cursos superiores, pode-se dizer que, talvez as universidades no estejam preparadas para tal abordagem em seus cursos ou, os professores no estejam preparados para tal. Zeichner (1997) explica os obstculos encontrados:: a ausncia de um currculo explcito para o practicum e a ausncia de uma ligao estreita entre as aprendizagens na Universidade e nas escolas; qualidade irregular da superviso do practicum e a falta de preparao formal, quer dos orientadores universitrios, quer dos orientadores das escolas. O autor apresenta practicum como ... momentos estruturados de prtica pedaggica (estgio, aula prtica, tirocnio) integrados nos programas de formao de professores. (Zeichner, 1997, p.117). Analisados os diferentes cursos de licenciatura da UFRGS, verificou-se que ainda so poucos os que apresentam alguma disciplina obrigatria relacionada pesquisa. Os cursos de Licenciatura em Cincias Sociais, Fsica, Geografia, Histria, Pedagogia, Msica e Matemtica oferecem disciplinas obrigatrias relacionadas pesquisa, quer seja de sua prpria rea ou, com outra abordagem. Por exemplo, o curso de Matemtica oferece a disciplina de Pesquisa em Educao Matemtica, j o curso de Msica oferece a disciplina de Iniciao Pesquisa onde, pela smula, so estudados os diferentes mtodos de pesquisa.

Alguns cursos apresentam vrias disciplinas eletivas sobre pesquisa, basta o aluno ser incentivado ou, ter interesse em curs-las. Neste fato, entram, novamente, os obstculos apresentados por Zeichner (1997), pois os professores precisam ser preparados para mostrar aos seus alunos a importncia da pesquisa na sua formao.

A pesquisa sob ponto de vista das Coordenadorias da UFRGS Para analisar como a pesquisa, na formao do professor, abordada nos cursos de licenciatura da UFRGS, realizaram-se duas entrevistas, a primeira com a Coordenadora da Coordenadoria das Licenciaturas da UFRGS, e a segunda com a professora responsvel pela Comisso de Graduao do curso de Matemtica. Abaixo, destacam-se as duas entrevistas realizadas. A primeira apresentada foi realizada com a Professora Elizabeth Krahe, Coordenadora da Coordenadoria das Licenciaturas da UFRGS: 1 Como se justifica a obrigatoriedade de uma disciplina chamada Pesquisa em Educao Matemtica, na Licenciatura em Matemtica da UFRGS? A formao de professores (em Licenciaturas) tem estado sob questionamento nas ltimas dcadas. No se admite mais que um professor seja somente um repassador de matria. Assim, a parte pedaggica enfatizada (no Brasil por lei) e nesta dimenso, os novos professores devem ser pessoas autnomas, reflexivas, que iro adequar suas matrias realidade dos alunos. Logo, no caso da Matemtica, a disciplina que apontas uma das que vo oportunizar aos futuros professores que j comecem durante a sua formao a desenvolver este lado questionador, investigador da sua prtica. 2 Os outros cursos de Licenciatura, na UFRGS, tambm enfatizam a pesquisa em seu currculo? Lamentavelmente nem todas to bem quanto a Matemtica, mas sim, todas tem discutido esta aproximao ao "novo" professor, que volto a enfatizar deve ser reflexivo e autnomo. Sugiro a leitura de autores como Tardif e Schn que descrevem bem estas novas propostas de formao de professores. A segunda entrevista realizou-se com a Professora Elisabete Brigo: 1 Como se justifica a obrigatoriedade de uma disciplina chamada Pesquisa em Educao Matemtica, na Licenciatura em Matemtica da UFRGS? Penso na disciplina como um momento de iniciao pesquisa, especialmente como uma reflexo sobre o que pesquisar em Educao Matemtica. Como o aluno j teve experincias de planejamento e implementao de prticas de ensino-aprendizagem e tambm

j conhece alguma produo em Educao Matemtica, ele j deve ter inquietaes que o permitam colocar-se no papel de pesquisador. A disciplina pode ento propiciar uma iniciao de modo que o aluno compreenda a relevncia do quadro terico na construo de uma pesquisa e, especialmente, na formulao das questes de pesquisa, a importncia da metodologia e diferentes possibilidades de tratamento metodolgico do mesmo tema, o carter sempre inacabado da produo em torno de um determinado tema. Essa formao um dos elementos constitutivos da autonomia do professor, que o permitir, de um lado, analisar criticamente a produo existente e, de outro lado, contribuir para essa produo a partir da reflexo em torno de sua prpria prtica. 2 Em quais momentos da sua carreira a senhora justificaria ser necessria tal disciplina? Quando ainda era aluna do curso de Licenciatura participei da pesquisa de doutorado da professora Esther Grossi, sobre a construo do conceito de mltiplo. Eu trabalhava com grupos de crianas, orientando atividades, fazendo perguntas e anotaes. Nessa experincia aprendi a fazer perguntas que propiciavam a explicitao, pelas crianas, de suas hipteses e tambm aprendi a fazer registros que poderiam ser utilizados mais tarde. Tambm foi uma iniciao teoria piagetiana, especialmente no que diz respeito valorizao de modos de pensar sobre as noes matemticas que, embora incorretos ou incompletos, guardam uma coerncia interna e explicam as respostas e estratgias dos sujeitos em determinadas situaes. Essa experincia influenciou minha atuao como professora, no modo como formulava perguntas aos alunos buscando compreender seu modo de pensar e a partir da construir estratgias didticas. Posso tambm exemplificar com o momento em que ingressei no Mestrado em Educao, em 1985. Eu lecionava em escola pblica de ensino fundamental desde 1982 e a questo que me motivou a ir para o Mestrado, a partir dessa experincia, era o questionamento dos programas, do "para que" ensinar matemtica e de como selecionar os tpicos e enfoques mais relevantes. No Mestrado, meu estudo foi especialmente dedicado Sociologia do Currculo, que investiga os modos pelos quais o currculo socialmente determinado, os processos atravs dos quais so selecionados os tpicos que compem o currculo e o tratamento dado a esses tpicos. Desenvolvi minha pesquisa em torno do movimento da matemtica moderna, que teve um impacto importante nos currculos escolares no Brasil. Compreendi que no havia uma resposta simples ou nica para minhas questes e que, muitas vezes, quando o professor opina sobre a importncia deste ou daquele tpico, ele est inconscientemente reproduzindo uma tradio ou um discurso dominante naquele perodo, na instituio ou grupo social.

3 Supondo a pesquisa ser originada de curiosidades e dvidas, quais pesquisas que voc desenvolve ou j desenvolveu lhe motivou? E os motivos? Um exemplo o mencionado no item anterior. Outro exemplo o da pesquisa sobre ensino de Clculo que venho desenvolvendo junto s chamadas turmas especiais, com a participao de colegas e de licenciandos. A motivao original da pesquisa era a compreenso dos entraves aprendizagem na disciplina de Clculo I. Um resultado importante da pesquisa foi mostrar que a concepo que os alunos tm do que estudar matemtica tm uma influncia muito importante no seu desempenho na disciplina. A pesquisa contribuiu e ainda contribui para orientar a ao dos professores de Clculo e inclusive nos cursos de Pr-Clculo.

Pela colocao da professora Elisabete Brigo, a pesquisa, na formao do professor, um caminho para o professor refletir sobre sua prpria prtica docente e, a partir dessa reflexo, analisar e construir, criticamente, novas idias. Portanto, o professor, compreendendo as necessidades dos seus alunos, consegue criar estratgias didticas para auxiliar na sua prtica docente e na aprendizagem do aluno. Segundo a professora Elizabeth Krahe, o professor tambm precisa ser instrudo a ser reflexivo e autnomo, para assim ser um professor investigador e questionador, diante da sua prtica e dos interesses dos seus alunos.

Concluses A partir das anlises realizadas, pode-se concluir que a pesquisa, na formao do professor, ainda pouco abordada nos cursos superiores do Brasil. Poucos cursos oferecem disciplinas obrigatrias que tratam do assunto pesquisa e, segundo Zeichner (1997) um obstculo para esse fato poderia ser a falta de preparao do professor e da prpria universidade para tratar desse assunto. Verificou-se ainda que, pela LDB e PNE, a pesquisa no tratada como algo essencial na formao, mas deve ser um princpio formativo na universidade. Sendo assim, a universidade tem o dever de formar os futuros professores de forma a instru-los a buscar novos conhecimentos, e isso pode ser feito atravs da formao continuada. A abordagem sobre o assunto pesquisa, nos cursos da UFRGS, considerada fundamental, pois, segundo as coordenadoras entrevistas, necessrio formar um professor reflexivo e autnomo, capaz de repensar sobre sua prpria prtica docente. Essa reflexo o objetivo de uma disciplina que seja capaz de instruir, os futuros professores, a investigar e

compreender como o modo de pensar dos seus alunos e assim, tentar encontrar formas para ter um bom desenvolvimento de seu trabalho em sala de aula. Para finalizar, Pavanello (2003) nos diz que extremamente importante colocar o futuro professor em contato com a pesquisa existente em seu campo de estudos, possibilitando assim, uma melhor compreenso de sua cincia e dos fenmenos educativos.

Referncias Bibliogrficas PAVANELLO, R. M., A Pesquisa na Formao de Professores de Matemtica para a Escola Bsica. Educao Matemtica em Revista. ano 10, n 15, p. 8-13, 2003. PEREZ, G., Formao de Professores de Matemtica sob a Perspectiva do Desenvolvimento Profissional. In: Pesquisa em Educao Matemtica: Concepes e Perspectivas. Organizado por Maria Aparecida Viggiani Bicudo. So Paulo: Unesp, 1999. Cap. 15, p. 263-282. ZEICHNER, K., Novos Caminhos para o Practicum: Uma Perspectiva para os Anos 90. In: Os Professores e a sua Formao. Lisboa: Dom Quixote, Cap. 6, p. 115-138, 1997. http://www1.ufrgs.br/graduacao/xInformacoesAcademicas/curriculo.php?CodCurso=3 35&CodHabilitacao=110&CodCurriculo=306&sem=2007022. http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/LEIS/L9394.htm. http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/pne.pdf. http://www.dm.ufscar.br/cursos/grad/licenciatura2004_diurno.html. http://www.serverweb.unb.br/matriculaweb/graduacao/curriculo.aspx?cod=1325. http://www.unifap.br/paginas/grad_matematica_matriz.php. http://www.feg.unesp.br/graduacao/Estrutura-MATEMATICA.doc. http://www.coperves.ufsm.br/prograd/not.php?id=377. http://sistemas.usp.br/jupiterweb/jupGradeCurricular?codcg=55&codcur=55030&cod hab=300&tipo=N. (Sites acessados em 24/11/2007 ).

Potrebbero piacerti anche