Sei sulla pagina 1di 12

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 13 Regio ESTADO DA PARABA

Comunicao Jornalismo
MANH

Organizadora:

PROCESSO SELETIVO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 13 Regio TRT/PB

CURSO: COMUNICAO JORNALISMO


Texto I para as questes de 01 a 07. Um ltimo comentrio para compreendermos a relao entre trabalho e sade mental: eu disse que o reconhecimento se refere ao trabalho. Mas, quando a qualidade de meu trabalho reconhecida pelos outros, ento me possvel embora se trate de uma questo exclusivamente pessoal destinar o reconhecimento do registro do fazer para o registro do ser: eu sou mais inteligente, mais competente, mais seguro de mim mesmo depois do trabalho do que antes dele. Pouco a pouco, de etapa em etapa, eu mesmo me desenvolvo, minha identidade se fortalece, eventualmente eu me realizo. Podemos tambm constatar que o reconhecimento da qualidade do meu trabalho pelos meus pares faz de mim um tcnico ou um arteso como os demais tcnicos, como os demais artesos, um pesquisador como os demais pesquisadores, um psiclogo como os demais psiclogos, um chefe como os demais chefes etc. Isso quer dizer que o reconhecimento me confere o pertencimento a uma equipe, a uma coletividade, a uma profisso. O reconhecimento confere, portanto, em troca do meu sofrimento, um pertencimento que exorciza a solido. Em resumo, o reconhecimento permite quele que trabalha transformar o seu sofrimento em desenvolvimento de sua identidade. Ora, a identidade o alicerce da sade mental. Toda crise psicopatolgica traz em si uma crise de identidade. Com frequncia samos de nossa infncia mais ou menos deformados, com uma identidade inacabada, incompleta, instvel. O trabalho, por meio da ao do reconhecimento, constitui uma segunda chance para edificar e desenvolver nossa identidade e adquirir assim uma melhor resistncia psquica em face dos desafios da vida. Certas organizaes do trabalho favorecem a psicodinmica do reconhecimento e permitem inscrever o trabalho como mediador insubstituvel da sade. Por outro lado, aqueles que so privados de trabalho, os desempregados de longa data ou desempregados primrios, perdem tambm o direito de oferecer uma contribuio organizao do trabalho, empresa e sociedade. Assim, eles esto privados de qualquer reconhecimento, e podemos prever os danos psicopatolgicos e sociais em particular, o aumento da violncia que resultam de uma privao de emprego. Visto a partir do teatro do desemprego, o trabalho parece um privilgio. Claro! Mas o mundo do trabalho tampouco cor-de-rosa e certas organizaes do trabalho em voga costumam destruir sistematicamente as engrenagens dessa dinmica entre contribuio e retribuio. Desestruturam as condies do reconhecimento e da cooperao e minam as bases do viver em conjunto no trabalho. preciso, portanto, na medida em que se busca uma ao racional no campo das relaes entre trabalho e sade mental (e tambm na reduo da violncia social) agir em duas frentes: aquela do emprego, claro, mas tambm aquela da organizao do trabalho.
(Cristophe Dejours. Entre o desespero e a esperana: como reencantar o trabalho?. Cult. maro/2010 Fragmento.)

01
De acordo com as ideias do texto, analise. I. O reconhecimento do trabalho advm da necessidade que se tem de pertencer a um grupo social, a um coletivo. II. O trabalho, atravs do seu reconhecimento, tem importante papel no desenvolvimento da identidade do indivduo. III. No trabalho, a relao entre o fazer e o ser estabelece-se como um aspecto positivo para o indivduo. Est(o) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s) A) I. B) III. C) I e II. D) II e III. E) I e III.

02
Quanto pontuao empregada no trecho O trabalho, por meio da ao do reconhecimento, constitui uma segunda chance para edificar e desenvolver nossa identidade e adquirir assim uma melhor resistncia psquica em face dos desafios da vida., assinale a afirmativa correta. A) As vrgulas foram utilizadas para separar termos deslocados, demonstrando uma quebra da sequncia sinttica. B) A vrgula aps trabalho poderia ser eliminada sem que houvesse prejuzo quanto estrutura lingustica do perodo. C) Ao iniciar o perodo com a expresso por meio da ao do reconhecimento, as vrgulas so eliminadas. D) O uso da vrgula aps trabalho tem por objetivo destacar o tema sobre o qual os argumentos do texto so construdos. E) O uso das vrgulas indica a separao de uma expresso que retifica o fato mencionado anteriormente.
COMUNICAO JORNALISMO (03-M) -2Prova aplicada em 16/09/2012 Disponvel no site www.consulplan.net a partir do dia 17/09/2012

PROCESSO SELETIVO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 13 Regio TRT/PB

03
O texto faz algumas analogias na construo dos argumentos acerca do tema tratado. Assinale a alternativa que apresenta uma delas. A) Um ltimo comentrio para compreendermos a relao entre trabalho e sade mental:... B) ... o reconhecimento me confere o pertencimento a uma equipe, a uma coletividade, a uma profisso. C) e adquirir assim uma melhor resistncia psquica em face dos desafios da vida. D) ... em particular, o aumento da violncia que resultam de uma privao de emprego. E) Visto a partir do teatro do desemprego, o trabalho parece um privilgio.

04
No 1, o termo embora introduz, no texto, uma ideia que indica um(a) A) hiptese para que o fato anterior se realize. B) consequncia do fato expresso anteriormente. C) contradio em relao ao fato anterior sem impedir que seja realizado. D) fato realizado concomitantemente ao mencionado anteriormente no perodo. E) circunstncia de conformidade ou acordo com o fato mencionado anteriormente.

05
Considerando todo o texto, a expresso Mas o mundo do trabalho tampouco cor-de-rosa... remete ideia de que A) o privilgio do trabalho, mencionado no texto, algo idealizado, ou seja, na prtica tal privilgio anulado. B) a relao estabelecida pelo trabalho constituda no s de privilgios, mas tambm de aspectos negativos, obstculos a serem superados. C) as organizaes do trabalho buscam manter um ambiente propcio produtividade positiva tanto para o empregador quanto para o empregado. D) em face da demanda atual do mercado de trabalho, as relaes nele estabelecidas passam por desequilbrios e prejuzos. E) as relaes de trabalho so sempre estressantes, produzindo no indivduo um sofrimento que dificilmente poder ser superado.

06
Assim, eles esto privados de qualquer reconhecimento, e podemos prever os danos psicopatolgicos e sociais em particular, o aumento da violncia que resultam de uma privao de emprego. Acerca da palavra que possvel verificar a possibilidade de vrias classificaes e aplicaes, de acordo com o contexto em que foi empregada. A respeito da ocorrncia do que no perodo anterior, assinale a afirmativa correta. A) A expresso que resultam pode ser substituda por que resulta, pois o que se refere ao aumento da violncia. B) Em que resultam, o que atua como elemento de coeso textual e faz referncia aos danos psicopatolgicos e sociais. C) O pronome relativo que pode ser substitudo por o qual, mantendo-se a correo gramatical e semntica. D) Neste perodo, o que atua como conjuno, estabelecendo ligao entre oraes independentes. E) O trecho cujo resultado uma privao de emprego produz o mesmo sentido de que resultam de uma privao de emprego.

07
O acento grave, indicador de crase, em Em resumo, o reconhecimento permite quele que trabalha transformar o seu sofrimento em desenvolvimento de sua identidade., justifica-se, pois, A) ocorre a fuso da preposio a com o artigo a. B) existe a inteno de dar nfase ao pronome aquele. C) o pronome aquele determina o sujeito da ao verbal. D) o termo regente do pronome aquele exige a preposio a. E) o pronome aquele atua como elemento de coeso textual.
COMUNICAO JORNALISMO (03-M) -3Prova aplicada em 16/09/2012 Disponvel no site www.consulplan.net a partir do dia 17/09/2012

PROCESSO SELETIVO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 13 Regio TRT/PB Texto II para as questes de 08 a 10. Os filhos de Ana eram bons, uma coisa verdadeira e sumarenta. Cresciam, tomavam banho, exigiam para si, malcriados, instantes cada vez mais completos. A cozinha era enfim espaosa, o fogo enguiado dava estouros. O calor era forte no apartamento que estavam aos poucos pagando. Mas o vento batendo nas cortinas que ela mesma cortara lembrava-lhe que se quisesse podia parar e enxugar a testa, olhando o calmo horizonte. Como um lavrador. Ela plantara as sementes que tinha na mo, no outras, mas essas apenas. E cresciam rvores. Crescia sua rpida conversa com o cobrador de luz, crescia a gua enchendo o tanque, cresciam seus filhos, crescia a mesa com comidas, o marido chegando com os jornais e sorrindo de fome, o canto importuno das empregadas do edifcio. Ana dava a tudo, tranquilamente, sua mo pequena e forte, sua corrente de vida.
(Lispector, Clarice. Laos de Famlia. Rio de Janeiro: Ed. Rocco, 1998. Fragmento.)

08
A autora utiliza-se das transformaes de sentido das palavras para a construo do texto II. O emprego deste recurso, a linguagem figurada, pode ser observado em A) Os filhos de Ana eram bons, B) Cresciam, tomavam banho, exigiam para si,... C) O calor era forte no apartamento... D) o vento batendo nas cortinas que ela mesma cortara E) Ela plantara as sementes que tinha na mo,...

09
Em Mas o vento batendo nas cortinas que ela mesma cortara lembrava-lhe que se quisesse podia parar e enxugar a testa, olhando o calmo horizonte., o termo destacado estabelece coeso textual e desempenha a mesma funo sinttica que o destacado em A) ... uma coisa verdadeira e sumarenta. B) Cresciam, tomavam banho, C) ... podia parar e enxugar a testa,... D) ... o canto importuno das empregadas do edifcio. E) Ana dava a tudo, tranquilamente, sua mo pequena e forte,

10
De acordo com as caractersticas da construo textual apresentada, correto afirmar que o texto II tem como foco principal A) a descrio de espaos externos. B) a descrio fsica da personagem. C) a sequncia de aes da personagem. D) a investigao do mundo interior da personagem. E) os tempos cronolgico e psicolgico vividos pela personagem.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS 11
A fonte osmotpica uma das trs fontes de inspirao responsveis por destacar a identidade do contedo informativo e se d atravs da A) dinmica de trocas culturais. D) herana de temas arquetpicos. B) exportao inevitvel de ideologias. E) produo de pases altamente industrializados. C) influncia pessoal no coletivo.

12
No gnero narrativo, ________________ o ato de atualizar os fatos ocorridos, enquanto que ________________ descreve e documenta o fato, mantendo-se um certo distanciamento em relao ao leitor. Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior. A) anunciar / enunciar D) enunciar / anunciar B) anunciar / pronunciar E) pronunciar / denunciar C) denunciar / pronunciar
COMUNICAO JORNALISMO (03-M) -4Prova aplicada em 16/09/2012 Disponvel no site www.consulplan.net a partir do dia 17/09/2012

PROCESSO SELETIVO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 13 Regio TRT/PB

13
A mensagem comunicativa mais utilizada no jornalismo por ter carter objetivo a A) ftica. B) conativa. C) expressiva. D) referencial. E) metalingustica.

14
A tcnica conhecida no jornalismo como nariz-de-cera, no muito recomendada ao texto cotidiano de jornais que optam por um lead mais objetivo, consiste em A) compilao dos dados mais importantes sem a identificao especfica do fato a ser tratado. B) insero de um pargrafo introdutrio que retarda o assunto especfico a ser tratado no texto. C) introduo de um tema com enfoque no quando, deixando para depois o qu e onde. D) produo de uma manchete subjetiva e geradora de expectativa atravs da dubialidade. E) redao de um subttulo extenso que antecipa a informao inicial do assunto a ser tratado.

15
Dentre as alternativas a seguir, NO pode ser considerada uma caracterstica da crnica jornalstica o fato de A) apresentar uma interpretao livre da realidade, muitas vezes com ironia e humor. B) ser assinada por seu autor, no devendo ter autoria de cunho institucional. C) ser atemporal com argumentao de fontes que deem legitimidade informao. D) ser uma produo breve que se volta aos temas da atualidade. E) ser um dos gneros jornalsticos que se encontra mais prximo da literatura.

16
Relacione corretamente as colunas considerando as caractersticas mais contundentes de cada modelo de reportagem impresso. (Alguns nmeros podero ser utilizados mais de uma vez.) 1. Fact story. ( ) Relato mais movimentado que se inicia pelos dados mais importantes. ( ) Relato objetivo do fato. 2. Action story. ( ) Utiliza muito a pirmide invertida. ( ) Pronuncia-se a respeito de um tema. 3. Quote story. ( ) O reprter participa da ao. A sequncia est correta em A) 2, 1, 1, 3, 2 B) 1, 2, 3, 2, 1 C) 2, 2, 3, 3, 1 D) 3, 1, 1, 2, 2 E) 1, 3, 2, 1, 3

17
A estrutura de mensagem denominada _______________________ apresenta homogeneidade de distribuio de ideias no texto, enquanto a pirmide _______________ a mais utilizada por priorizar os fatos mais importantes no incio da informao, j a(os) _______________________ apresenta(m) uma narrativa sequencial. Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior. A) pirmide mista / normal / retngulos iguais D) retngulos iguais / invertida / pirmide normal B) pirmide mista / invertida / pirmide normal E) retngulos iguais / mista / pirmide invertida C) pirmide normal / mista / pirmide invertida

18
A entrevista realizada de forma reservada e em ambiente geralmente controlado, com profundidade e detalhamento de abordagem do tema, marcada geralmente com antecedncia, denomina-se entrevista A) coletiva. B) confronto. C) dialogal. D) ocasional. E) ritual.

19
Na linguagem jornalstica, o termo barriga utilizado para designar A) continuidade de um fato que j tenha sido divulgado na mdia. B) divulgao de especulaes sobre um tema atual de muito destaque. C) informao de fatos atemporais produzidos para ocupar espaos ociosos. D) publicao de uma informao que no verdadeira ou que no ocorreu. E) tratamento diferenciado ofertando informaes de grande repercusso.
COMUNICAO JORNALISMO (03-M) -5Prova aplicada em 16/09/2012 Disponvel no site www.consulplan.net a partir do dia 17/09/2012

PROCESSO SELETIVO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 13 Regio TRT/PB

20
O tipo de entrevista criado nos Estados Unidos pela assessoria do presidente Teodoro Roosevelt, que restringia a participao de jornalistas credenciados, os quais formulavam suas perguntas por escrito, assinando e colocando o nome do veculo de comunicao de forma a estabelecer um dilogo indireto entre a mdia e o presidente, denomina-se A) coletiva. D) entrevista pessoal. B) conferncia de imprensa. E) exclusiva de imprensa. C) enquete.

21
Analisando os principais veculos de comunicao brasileiros, identifique aquele que possui forte influncia da emissora de rdio do grupo por possuir programas jornalsticos de boa audincia. A) Agncia Estado. D) SBT. B) Rede Record. E) TV Bandeirantes. C) Revista Veja.

22
Sobre as caractersticas do veculo de comunicao no Brasil denominado rdio, marque V para as verdadeiras e F para as falsas. ( ) Linguagem oral e baixa penetrao. ( ) Mobilidade e alto custo. ( ) Imediatismo e instantaneidade. ( ) Sensorialidade e autonomia. A sequncia est correta em A) F, F, V, V B) F, V, V, F C) F, V, F, V D) V, F, V, F E) V, V, F, F

23
A comunicao unidirecional diferida numa entrevista de rdio ocorre quando A) as respostas do entrevistado so provocadas pelo apresentador. B) comunicador e entrevistado so emissor e receptor, alternadamente. C) existe uma narrao paralela s descries do apresentador ou reprter. D) h uma comunicao bidirecional entre entrevistador e entrevistado. E) o entrevistado responde espontaneamente ao ouvinte.

24
No telejornalismo o(a) ________________ composto(a) por frases curtas para serem lidas pelo apresentador na abertura do telejornal, enquanto o(a) ________________ a ordem de entrada das matrias no telejornal; a previso dos blocos, comerciais e encerramento. Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior. A) cabea / break D) passagem / manchete B) deadline / fade E) varredura / feature C) escalada / espelho

25
No telejornalismo, o teaser uma A) cobertura de um acontecimento de grande apelo e comoo popular que esteja ocorrendo durante o programa. B) mensagem subliminar e impactante, geradora de expectativa e interesse na divulgao tratada pela pea promocional. C) passagem do reprter, ao vivo, no local onde o fato tratado esteja acontecendo, com a presena de entrevistados. D) pequena chamada gravada pelo reprter sobre determinado tema para ser inserido antes ou na abertura do telejornal. E) reportagem especial sobre determinada autoridade com apresentao de seu perfil e principais declaraes.
COMUNICAO JORNALISMO (03-M) -6Prova aplicada em 16/09/2012 Disponvel no site www.consulplan.net a partir do dia 17/09/2012

PROCESSO SELETIVO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 13 Regio TRT/PB

26
O texto jornalstico para televiso possui algumas peculiaridades que devem ser consideradas por um profissional ao realizar uma reportagem especfica a este veculo. Acerca das caractersticas do texto jornalstico, analise. I. Os cacfatos e rimas devem ser evitados no texto para TV. II. Os adjetivos devem ser evitados, assim como vrgulas entre as palavras. III. O texto deve ser essencialmente descritivo e informal. IV. A linguagem coloquial deve ser utilizada com frases na ordem direta. Esto corretas apenas as afirmativas A) I e II. B) III e IV. C) I, II e IV. D) I, III e IV. E) II, III e IV.

27
Analise as afirmativas. I. Em alguns momentos, jornalismo e literatura se unem na produo dos to propagados livros-reportagens do jornalismo literrio. No que diz respeito aos estudos de linguagem, pode-se afirmar que, em jornalismo, predomina a funo referencial e, na literatura, a funo potica ou esttica deve ser dominante. PORQUE II. A funo referencial est calcada nos acontecimentos e fatos reais determinantes para a funcionalidade do discurso jornalstico, enquanto que a funo potica ou esttica foca a ateno no prprio texto, resultando numa menor liberdade referencial para ofertar grandes restries expressivas. correto afirmar que A) a primeira afirmativa falsa, e a segunda verdadeira. B) A primeira afirmativa verdadeira, e a segunda falsa. C) as duas afirmativas so falsas. D) as duas afirmativas so verdadeiras, e a segunda uma justificativa correta da primeira. E) as duas afirmativas so verdadeiras.

28
So caractersticas do jornalismo na Internet, EXCETO: A) Instantaneidade e rapidez. B) Multimdia e interatividade. C) Multiplicidade de linguagem. D) Restries de tempo e espao. E) Texto fragmentado no linear.

29
Sobre as vertentes da teoria do newsmaking, marque V para as verdadeiras e F para as falsas. ( ) Cultura profissional dos jornalistas. ( ) Reflexo da realidade. ( ) Organizao do trabalho. ( ) Valor financeiro da notcia. A sequncia est correta em A) F, F, V, V B) F, V, V, F C) V, F, V, F D) V, V, F, F E) V, F, F, V

30
Uma das atividades da assessoria de imprensa est no planejamento e organizao de entrevistas coletivas. Diante do exposto, analise. I. Quando ocorre em pequenos ambientes com poucos reprteres, denomina-se coletiva simples. II. Quando h mais formalismo e o entrevistado mantido sob certa distncia dos reprteres num auditrio, a coletiva denomina-se americana. III. Quando o nmero de profissionais presentes numa coletiva muito elevado, a estrutura americana a mais adequada. IV. A entrevista coletiva deve ser anunciada imprensa pelo release comunicado, que deve ser destinado aos editores dos veculos. Esto corretas apenas as afirmativas A) I e II. B) III e IV. C) I, II e III. D) I, III e IV. E) II, III e IV.
COMUNICAO JORNALISMO (03-M) -7Prova aplicada em 16/09/2012 Disponvel no site www.consulplan.net a partir do dia 17/09/2012

PROCESSO SELETIVO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 13 Regio TRT/PB

31
O mrito destes primeiros estudos foi o de individualizar onde, em que ponto do aparelho, a ao do filtro (Mauro Wolf, 2009.) exercida explcita e institucionalmente. O trecho anterior remete a qual teoria do jornalismo? A) Gnstica. B) Do Espelho. C) Gatekeeper. D) Organizacional. E) Instrumentalista.

32
Teoria surgida na dcada de 1970 como reao teoria dos efeitos limitados, que demonstra a no aceitao dos pesquisadores de comunicao com experincia prtica em redaes do paradigma da limitao dos efeitos miditicos na vida social. (Pena, 2005.) Trata-se da teoria A) do agendamento. D) etnogrfica. B) do espelho. E) gatekeeper. C) espiral do silncio.

33
A taxao uma prtica muito usual em assessorias de imprensa, sendo utilizada inclusive para mensurao de resultados, que consiste em A) ao de acompanhamento de uma informao enviada aos meios de comunicao, com checagem da possibilidade de publicao. B) classificao dos veculos de comunicao de interesse do assessorado, considerando a abrangncia e o pblico de cada meio relacionado. C) pesquisa, coleta e armazenamento de todas as matrias publicadas em veculos de comunicao que se refiram ao assessorado ou possam ser de seu interesse. D) relao dos veculos de comunicao de interesse do assessorado, seus principais editores e reprteres, bem como endereos fsicos e digitais, nmeros de telefones, entre outras informaes. E) reunio de material a ser enviado imprensa, a fim de se divulgar o assessorado ou seu produto ou servio, com insero de release, fotos, entre outros instrumentos de orientao e ilustrao para servirem de base s matrias.

34
Um tipo de release que contextualiza o assunto, apresenta causas e consequncias, preparado geralmente para ocupar espao de destaque em determinado programa ou veculo de comunicao, denomina-se release A) cobertura. B) comunicado. C) especial. D) opinio. E) padro.

35
Termos muito usuais em assessorias de comunicao, o __________________ consiste na ao de acompanhamento de uma informao enviada imprensa para verificar seu destino final e possibilidade de publicao, enquanto que o __________________ o prazo final para o fechamento de material nas redaes; portanto, o envio de release deve ser antecipado a este limite. Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior. A) bang tail / house-organ D) press-kit / mailling B) follow-up / deadline E) clipping / brainstorming C) position paper / briefing

36
Acerca do cdigo de tica dos jornalistas brasileiros, NO correto afirmar que A) no recomendvel a divulgao de informaes de carter mrbido e sensacionalista, principalmente em cobertura de crimes e acidentes. B) o jornalista no pode expor pessoas ameaadas, exploradas ou sob risco de vida, sem preservar sua identidade. C) o profissional de jornalismo no pode permitir o exerccio da profisso por pessoas no habilitadas. D) o reprter que no tenha participado da produo no pode ser responsabilizado por imagens e ilustraes inseridas em sua matria. E) rejeitar alteraes nas imagens captadas que deturpem a realidade no uma prtica possvel ao jornalista tico brasileiro.
COMUNICAO JORNALISMO (03-M) -8Prova aplicada em 16/09/2012 Disponvel no site www.consulplan.net a partir do dia 17/09/2012

PROCESSO SELETIVO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 13 Regio TRT/PB

37
O jornalista de mdia digital, que atua em blog e possui seguidores fixos e constantes, tem um pblico denominado A) hub. D) superhighway. B) heavy-users. E) unique visitors. C) search engines.

38
Os jornalistas so interlocutores de acontecimentos para a populao. um direito do reprter, enquanto estiver atuando nos veculos de comunicao, segundo o cdigo de tica dos jornalistas brasileiros, A) defender o livre exerccio da profisso. B) divulgar fatos e informaes de interesse pblico. C) lutar pela liberdade de pensamento e expresso. D) no colocar em risco a integridade das fontes. E) resguardar o sigilo da fonte que no pode aparecer.

39
Segundo o cdigo de tica dos jornalistas brasileiros, as transgresses a este documento sero apuradas, apreciadas e julgadas em primeira instncia pela(s) __________________________________. Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior. A) Associao Brasileira dos Jornalistas ABJ D) Comisses de tica dos Sindicatos B) Confederao Nacional dos Jornalistas E) Federao Nacional dos Jornalistas Fenaj C) Comisso Nacional de tica

40
Prismagem o nome que se d em editorao grfica para A) a impresso grfica de veculos de comunicao em formato tabloide. B) definir os alinhamentos corretos dos textos, seus recursos e ilustraes. C) determinar a ampliao, reduo de uma foto ou de um detalhe desta. D) a escolha das cores a serem utilizadas na diagramao de uma pgina multicor. E) inserir efeitos nas fotos no intuito de proteger fontes ou menores de idade.

41
As crises se tornaram mais frequentes no universo em globalizao, em que os sistemas ficaram mais vulnerveis e se encontram em constante transformao. Diante do exposto, correto afirmar que I. a preveno a principal ferramenta de combate s crises, pois levanta as possibilidades e as aes a serem desenvolvidas com antecedncia. II. as crises s atingem as organizaes desprovidas de uma imagem forte, que j se encontram em processo de distanciamento do sucesso. III. a evoluo e o desfecho de uma crise podem ser influenciados positiva ou negativamente pela condio dada ao processo. IV. as campanhas polticas podem ser consideradas crises com data marcada para chegar ao fim, ou seja, no dia da eleio. Esto corretas apenas as afirmativas A) I e II. B) III e IV. C) I, II e III. D) I, III e IV. E) II, III e IV.

42
Segundo pesquisadores brasileiros, existe uma peculiaridade nas crises de imagens no Brasil, que as diferenciam principalmente dos pases desenvolvidos, como os EUA. Essa natureza particular se encontra na origem, j que as crises brasileiras A) concentram-se no estado de So Paulo. B) desenvolvem-se na zona de influncia do governo. C) esto vinculadas s multinacionais e influncias que exercem. D) nascem devido dependncia do mercado externo e seus indicadores. E) passam despercebidas pela mdia nacional que optam pela defesa dos anunciantes.
COMUNICAO JORNALISMO (03-M) -9Prova aplicada em 16/09/2012 Disponvel no site www.consulplan.net a partir do dia 17/09/2012

PROCESSO SELETIVO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 13 Regio TRT/PB

43
O modelo de Lasswell, proposto no sculo XX, explica que A) a comunicao de massa interpretada com base em trs linhas de pesquisas que consideram o objeto e a mensagem. B) a descrio de uma ao comunicativa possvel a partir dos seguintes questionamentos: que, diz o qu, atravs de que canal, com que efeito? C) o papel da comunicao de massa est relacionado ao clima social determinante em cada perodo histrico e regio especfica. D) os mass media possuem particularidades que so fundamentais para o entendimento da sociedade e seus acontecimentos inerentes. E) todo estmulo, integrado ao comportamento humano, torna-se fato de gerao de uma resposta, diante a inevitabilidade dos efeitos.

44
Sobre a teoria crtica, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Tende crtica dialtica da economia poltica. ( ) Defende as disciplinas setorizadas. ( ) Realiza uma avaliao da construo cientfica. ( ) Recebe influncia dos fundamentos capitalistas. A sequncia est correta em A) F, F, V, V B) F, V, V, F C) V, F, V, F D) V, V, F, F

E) V, F, F, V

45
Assinale um estudioso que NO pode ser considerado da Escola de Frankfurt. A) Gaye Tuchman. D) Max Horkheimer. B) Hebert Marcuse. E) Theodor Adorno. C) Jrgen Habermas.

46
Dentre os canais de comunicao interna, assinale aquele em que se detectam os seguintes problemas: pouco atraente, com acesso precrio e inatual. A) Boletim. D) Rede Intranet. B) Jornal. E) Portal corporativo. C) Mural.

47
Nas organizaes, a comunicao organizacional deve ter conhecimento e domnio sobre o fluxo de informao, constitudo de forma adequada cultura e necessidade de envolvimento interno. Quando, por exemplo, o fluxo diagonal for uma exigncia, significa afirmar que A) as informaes de carter formal e controlador sero desenvolvidas da base para as gerncias e intermedirios. B) as mensagens devem ocorrer entre um superior e um subordinado, instalados em setores distintos. C) dilogos sero implementados da direo e chefias para as bases, promovendo a cultura organizacional. D) deve-se planejar um programa de comunicao especfico e direcionado a determinado setor da organizao. E) uma comunicao de integrao ser realizada entre os colaboradores de mesma posio e nveis hierrquicos.

48
Relacione corretamente as colunas. 1. Boletim. ( ) Informao curta, imediata e em poucas pginas. 2. Revista. ( ) Tema especfico dirigido a pblico determinado. 3. Newsletter. ( ) Produo sofisticada com muitas pginas. 4. Mural. ( ) Veculo de comunicao empresarial mais simples. 5. Intranet. ( ) Mural eletrnico voltado ao pblico interno. A sequncia est correta em A) 3, 4, 5, 1, 2 B) 5, 4, 3, 2, 1 C) 1, 2, 3, 4, 5 D) 3, 5, 2, 4, 1

E) 1, 3, 2, 4, 5

COMUNICAO JORNALISMO (03-M) - 10 Prova aplicada em 16/09/2012 Disponvel no site www.consulplan.net a partir do dia 17/09/2012

PROCESSO SELETIVO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 13 Regio TRT/PB

49
Uma das peas mais polmicas s da comunicao organizacional o publieditorial que trata-se trata A) da a utilizao de um acontecimento de grande repercusso como gancho para divulgar divulga um produto ou servio. B) do relatrio financeiro anual que vem sendo produzido em formato publicitrio com dados simulados e fictcios. C) de uma revista organizacional com aparncia de mdia comercial e distribuda em bancas e livrarias. D) de um produto publicitrio veiculado aparncia de material jornalstico stico semelhante ao produzido no meio de comunicao. E) de um editorial pago, mas apresentado no veculo de comunicao como se fosse seu posicionamento diante de um fato.

50
O retngulo vertical, em tom escuro com os tipos em branco, instalado na rea rea central da pgina de jornal, conforme a imagem a seguir, um recurso grfico muito comum no jornalismo com o objetivo de destacar determinado contedo.

Este recurso grfico denomina-se A) boxe. B) diagramao vertical. C) diretriz.

D) editorial. E) manchete.

COMUNICAO JORNALISMO (03-M) - 11 Prova aplicada em 16/09/2 /2012 Disponvel no site www.consulplan.net a partir do dia 17/09/2012 17/0

INSTRUES

1.Material a ser utilizado: caneta esferogrfica de tinta azul ou preta. Os objetos restantes devem ser colocados em local indicado pelo fiscal da sala, inclusive aparelho celular desligado e devidamente identificado. 2.No permitida, durante a realizao das provas, a utilizao de mquinas calculadoras e/ou similares, livros, anotaes, impressos ou qualquer outro material de consulta, protetor auricular, lpis, borracha, corretivo. Especificamente, no permitido o candidato ingressar na sala de provas sem o devido recolhimento, com respectiva identificao, dos seguintes equipamentos: bip, telefone celular, walkman, agenda eletrnica, notebook, palmtop, receptor, gravador, mquina de calcular, mquina fotogrfica, controle de alarme de carro, relgio digital, etc. 3.Durante a prova, o candidato no deve levantar-se, comunicar-se com outros candidatos e nem fumar. 4.A durao da prova de 03 (trs) horas, j incluindo o tempo destinado entrega do Caderno de Provas e identificao que ser feita no decorrer da prova e ao preenchimento do Carto de Respostas (Gabarito). 5.Somente em caso de urgncia pedir ao fiscal para ir ao sanitrio, devendo no percurso permanecer absolutamente calado, podendo antes e depois da entrada sofrer revista atravs de detector de metais. Ao sair da sala no trmino da prova, o candidato no poder utilizar o sanitrio. Caso ocorra uma emergncia, o fiscal dever ser comunicado. 6.O Caderno de Provas consta de 50 (cinquenta) questes de mltipla escolha. Leia-o atentamente. 7.As questes das provas objetivas so do tipo mltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas (A a E) e uma nica resposta correta. 8.Ao receber o material de realizao das provas, o candidato dever conferir atentamente se o Caderno de Provas corresponde ao curso a que est concorrendo, bem como se os dados constantes no Carto de Respostas (Gabarito) que lhe foi fornecido, esto corretos. Caso os dados estejam incorretos, ou o material esteja incompleto ou tenha qualquer imperfeio, o candidato dever informar tal ocorrncia ao fiscal. 9.Os fiscais no esto autorizados a emitir opinio e prestar esclarecimentos sobre o contedo das provas. Cabe nica e exclusivamente ao candidato interpretar e decidir. 10.O candidato poder retirar-se do local de provas somente a partir dos 90 (noventa) minutos aps o incio de sua realizao, contudo no poder levar consigo o Caderno de Provas, somente sendo permitida essa conduta apenas no decurso dos ltimos 30 (trinta) minutos anteriores ao horrio previsto para o seu trmino. 11.Os 3 (trs) ltimos candidatos de cada sala somente podero sair juntos. Caso o candidato insista em sair do local de aplicao da prova, dever assinar um termo desistindo do Processo Seletivo e, caso se negue, dever ser lavrado Termo de Ocorrncia, testemunhado pelos 2 (dois) outros candidatos, pelo fiscal da sala e pelo coordenador da unidade.

RESULTADOS E RECURSOS

- As provas aplicadas, assim como os gabaritos preliminares das provas objetivas sero divulgados na Internet, no site www.consulplan.net, s 16h00min do dia subsequente ao da realizao das provas. - O candidato que desejar interpor recursos contra os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas dispor de 02 (dois) dias teis, a contar do dia subsequente ao da publicao, em requerimento prprio disponibilizado no link correlato ao Processo Seletivo no site www.consulplan.net. - A interposio de recursos poder ser feita somente via Internet, atravs do Sistema Eletrnico de Interposio de Recursos, com acesso pelo candidato com o fornecimento de dados referentes sua inscrio, apenas no prazo recursal, CONSULPLAN, conforme disposies contidas no site www.consulplan.net, no link correspondente ao Processo Seletivo.

Potrebbero piacerti anche