Sei sulla pagina 1di 15

SI STEMA SERI ADO DE AVALIAO 1 FASE VESTI BULAR/2013

DADOS DE IDENTIFICAO DO CANDIDATO No deixe de preencher as informaes a seguir. Prdio Sala

Nome

N de Identidade

rgo Expedidor

UF

N de Inscrio

ATENO Ab ra este Ca d ern o , q ua n do o Fisca l d e S ala a u to riza r o in cio d a Pro va . Ob serve se o Cad ern o est co mp leto . Ele dever co n ter a s segu in tes d iscip lin a s: Ln gu a Po rtu gu esa , Ln g u a Estra n g eira , Ma tem tica , Fsica e Qu mica , ca da u ma co m 0 6 q u est es. Vo c d ever a ssin ala r, a p en a s, a Pro va d e Ln gu a Estra n g eira ( In gls o u Esp a n ho l) d e su a o p o . S e o Cad ern o estiver in co mp leto o u co m a lg u m d efeito g r fico qu e lh e ca u se d vid a s, in fo rme, imed ia ta men te, a o Fiscal. Uma vez d a d a a o rd em d e in cio da Pro va , p reen ch a , n o s esp a o s a p ro p ria d o s, o seu No me co mp leto , o N mero d o seu Do cu men to d e Id en tida d e, a Un id a d e da Fed era o e o N mero d e In scri o . Pa ra reg istra r a s a ltern a tiva s escolh id a s na s q u est es ob jetiva s d e m ltipla esco lh a , vo c receber u m Ca rt o -Resp o sta d e Leitu ra tica . Verifiq u e se o N mero d e In scri o imp resso n o Ca rto co in cid e co m o seu N mero d e In scri o . As b o lh a s con stan tes d o Ca rto -Resp o sta d evem ser p reen chid a s to talmen te, co m ca n eta esfero g r fica a zu l o u p reta . Preen ch ido o Ca rt o -Resp o sta , en treg ue-o a o Fisca l, ju n ta men te co m este Ca d erno e d eixe a sa la em siln cio .

BOA SORTE!

1 ANO

LN GUA PO R TUGU ES A

Texto A para as questes de 01 a 04. As lnguas mudam As lnguas no so realidades estticas; elas mudam com o passar do tempo, elas alteram-se continuamente. Os falantes no tm conscincia da mudana. A imagem que eles tm do idioma que ele estvel. So vrias as razes para que no se perceba a constante alterao da lngua. A primeira que ela bastante lenta. Tudo pode mudar na lngua: os sons, a gramtica, o vocabulrio. No entanto, alguns nveis da linguagem se modificam mais devagar do que outros: por exemplo, o nvel fnico, o dos sons de que se vale a lngua para construir as palavras, ou o da gramtica tem uma mutao mais vagarosa do que a do vocabulrio. Por outro lado, as mudanas atingem partes da lngua e no sua totalidade: no se transformam todos os sons de uma s vez, no se altera toda a gramtica conjuntamente, no se modifica todo o lxico na mesma ocasio. Isso significa que uma lngua um complexo o j go de mudanas e permanncia. Ela est sempre num equilbrio estvel. Alm disso, a escrita, que uma realidade mais estvel e permanente do que a lngua falada, leva ao desenvolvimento de um padro de lngua, que ensinado na escola, descrito nas gramticas e nos dicionrios, goza de um valor social mais elevado e, por isso, adquire uma estabilidade maior, refreando a mutao e servindo de referncia para a imagem que o falante tem da lngua. Entretanto, para perceber a modificao da lngua, basta pegar textos antigos ou conviver com falantes mais velhos ou mais jovens. Observemos esse fato, lendo um trecho de uma Cantiga de Amigo, composta por D. Dinis, que governou Portugal no final do sculo XIII e no incio do XIV. - Ai flores, ai, flores do verde pino, Se sabedes nova do meu amigo? Ai, Deus, e u ?
(Massaud Moiss. A literatura portuguesa atravs dos textos. So Paulo: Cultrix, s/d.)

01. Analisando as estratgias usadas pelo autor, a fim de assegurar a unidade temtica do texto bem como as propriedades especficas do tipo e do gnero em que se apresenta o Texto intitulado As lnguas mudam, podemos fazer as afirmaes abaixo. I. No mbito do vocabulrio, percebemos uma clara associao semntica entre determinadas palavras, o que caracteriza um cuidado do autor para marcar a manuteno do tema em discusso. Observemos, por exemplo, a aproximao de sentido entre as palavras: lngua, idioma, escrita, fala, texto, gramtica, linguagem, vocabulrio etc. II. No mbito gramatical, a unidade temtica ficou comprometida, pois, no segundo pargrafo, o autor muda o curso do texto para incluir comentrios sobre a escrita, sem que esses comentrios se relacionem com a ideia desenvolvida no primeiro pargrafo. III. O texto do tipo narrativo; desenvolve-se a partir de uma viso cronolgica, com a apresentao de fatos (as mudanas das lnguas), de espaos (Portugal), de tempo (sculos XIII e XIV) e de personagens (D. Dinis). IV. O gnero textual concretizado no texto corresponde a um c omentrio expositivo, no qual o autor desenvolve uma reflexo sobre a questo das mudanas sofridas pelos sistemas lingusticos ao longo dos tempos. V. Em geral, os gneros ligados divulgao cientfica primam pela objetividade, em fidelidade ao propsito de preservar a identidade do objeto de estudo. Da no ser muito comum o uso de pronomes de primeira pessoa ou marcas lexicais de subjetividade. Esto CORRETAS A) I, II, III e V. B) I, III, IV e V. C) I, IV e V.
2

D) III, IV e V.

E) I, II e V.

1 ANO 02. Como recursos lexicais e gramaticais da coeso do Texto As lnguas mudam, podemos destacar: I. II. Palavras com sentidos equivalentes, como em mudana e alterao, lngua e idioma, bem como palavras em relao de oposio, como em mudanas e permanncia, estabilidade e mutao. O recurso de retomadas pronominais, como em: A imagem que eles tm do idioma que ele estvel, as quais exigem do leitor a identificao dos termos antecedentes a que tais pronomes remetem. A repetio de uma mesma palavra, como aconteceu com a palavra lngua, que, assim repetida, sinaliza a concentrao do tema em um determinado objeto. O uso de conectores, como, por exemplo, entretanto, o qual expressa um sentido de oposio ou alm disso que adverte o leitor para o acrscimo de uma informao que vem a seguir. O uso de uma linguagem correta, pois os erros de gramtica deixam o texto sem coeso e sem coerncia. Basta ver a linguagem das pessoas no alfabetizadas.

III. IV. V.

Esto CORRETAS A) I, III e IV. B) I, II e V. C) I, III, IV e V. D) I, II, III e IV. E) II, III e V.

03. Apoiados no material lingustico com que se constitui o Texto em anlise, podemos chegar s seguintes concluses: I. O uso da expresso sublinhada em: Por outro lado, as mudanas atingem partes da lngua, sinaliza que, a seguir, um ponto de vista contrrio vai ser apresentado. II. A pontuao adotada no trecho: Tudo pode mudar na lngua: os sons, a gramtica, o vocabulrio indica que se trata de uma enumerao. III. No trecho: alguns nveis da linguagem se modificam mais devagar do que outros, o autor faz uma comparao, tentando explicar afirmaes anteriores. IV. Em: basta pegar textos antigos ou conviver com falantes mais velhos ou mais jovens, os conectivos sublinhados tm um valor alternativo de excluso. V. Em: Observemos esse fato(ltimo pargrafo), a clareza do texto ficou prejudicada, pois no se pode saber a que fato o autor se refere. Esto CORRETAS A) I, II e III. B) I, II e V. C) I, IV e V. D) II, III e IV. E) I, III, IV e V.

04. Fixando-nos em padres sintticos da concordncia e da regncia verbal e nominal do portugus, analise os seguintes comentrios: I. II. Em: Podem haver lnguas que mudem mais que outras, a concordncia verbo-nominal apresenta problemas, pois se trata de uma locuo, cujo verbo principal impessoal. O segmento: So vrias as razes para que no se perceba a constante alterao da lngua tambm apresentaria uma formulao sinttica correta em: So vrias as razes as quais no se percebe a constante alterao da lngua. No trecho: Os sons, a gramtica, o vocabulrio: tudo pode mudar na lngua, o verbo fica no singular, pois o pronome indefinido tudo tem um valor resumitivo. Em: basta pegar textos antigos, tambm estaria correta a formulao Bastam pegar textos antigos, uma vez que o ncleo do sujeito do verbo bastar textos antigos. O trecho a escrita, [...] serve de referncia para a imagem que o falante tem da lngua poderia ser corretamente parafraseado por: a escrita, [...] serve de referncia para a imagem o qual o falante tem da lngua.

III. IV. V.

Esto CORRETOS A) I e II. B) I e III. C) II e IV.


3

D) III, IV e V.

E) I e V.

1 ANO

Texto B para a questo 05. Auto de So Loureno Coisa muito boa uma grande [bebedeira, ficar vomitando cauim. Isso que deve ser bem amado, isso realmente! Afirmamos que isso que deve ser festejado. ....................................................... Enraivecer-se, trucidar gente, comer um ao outro, prender [tapuias, a mancebia, o desejo sensual, a alcovitice, a prostituio - no quero que ningum os deixe.
(Jos de Anchieta. Teatro. Trad. do tupi: Eduardo de Almeida Navarro. So Paulo: Martins Fontes, 2006, p. 03)

05. Considerando-se estes excertos no contexto da pea a que pertencem Auto de So Loureno, analise as afirmaes abaixo: I. II. III. IV. V. Neles o demnio Gauixar, com o intuito de destruir a aldeia, valoriza os costumes indgenas. Neles o demnio Gauixar adepto aos costumes modernos. Neles Anchieta tenta preservar a cultura indgena. Neles Anchieta procura dominar o ndio ideologicamente, aproximando os costumes indgenas de foras do mal, desvalorizando seus costumes em prol dos costumes portugueses. Neles Anchieta faz uma homenagem tradio indgena atravs da encenao do Auto de So Loureno.

Somente est CORRETO o que se afirma em A) I e V. B) II e IV. C) III e V. D) II e V. E) I e IV.

Na questo 06, assinale, na coluna I, as afirmativas verdadeiras e, na coluna II, as falsas. Texto C para a questo 06. Desenganos da Vida Humana Metaforicamente a vaidade, Fbio, nesta vida, Rosa, que da manh lisonjeada, Prpuras mil, com ambio dourada, Airosa rompe, arrasta presumida. planta, que de abril favorecida, Por mares de soberba desatada, Florida galeota empavesada, Sulca ufana, navega destemida.
4

1 ANO

nau enfim, que em breve ligeireza, Com presuno de Fnix generosa, Galhardias apresta, alentos presa: Mas ser planta, ser rosa, nau vistosa De que importa, se a guarda sem defesa Penha a nau, ferro a planta, tarde a rosa?
(Gregrio de Matos. A poesia de Gregrio de Matos. Introduo e seleo de Segismundo Spina. So Paulo: EDUSP, 1995)

06. Sobre o soneto acima, CORRETO afirmar que

I 0

II 0 o poeta recorre a elementos da natureza para exalt-la. Caracterstica natural da esttica barroca. o poema ressalta a importncia dos bens mundanos atravs de um jogo de ideias, caracterstica do conceptismo, uma das tendncias da linguagem barroca. o tema do poema a transitoriedade das coisas no mundo, motivo fundamental da esttica barroca. Para realiz-lo, o poeta valeu-se da mitologia clssica, presente na imagem de Fnix o poeta, por meio da clareza de ideias e simplicidade na linguagem, enfatiza a vaidade, que um dos temas mais frequentes da poesia seiscentista. poema explora a instabilidade da existncia humana, que se deixa enganar pelos brilhos da vaidade.

LN GUA ES TRA N GEIR A / IN GLS - Choose the correct answer. 07. Everybody ____ ____ English because it`s the global language. A) have; must B) have to; study C) must; study 08. How many workers _____ in the farm last year? A) there were B) were there C) there was D) was there E) weren`t there

D) has; must E) must; to study

09. My teacher of Math, Jane, _____ to _____ to her students. A) love; talking B) loves; talking C) loves; talk D) love; talk E) loves; talked

1 ANO

10. _____ Drummond _____ a long time ago? A) Is; dying B) Does; died C) Does, die 11. _____ your father _____ than you? A) Is; heavier B) Is; heavy C) Are; heavier

D) Did; die E) Did, died

D) Are; having E) Are; heavy

Na questo 12, assinale, na coluna I, as afirmativas verdadeiras e, na coluna II, as falsas.

ANCIENT EGYPTIANS Egypt was one of the world`s first civilizations. The Egyptian kings, called the Pharoahs, instructed the people to build the pyramids. The people buried the Pharoahs in these large buildings. First, there was a religious ceremony in a temple nearby. Then the people carried the coffin inside the pyramid. Architects designed the pyramids, but the workers were farmers from the fields near the River Nile. There were no tools or machines, so the workers used their hands. They worked for many years. Many of them died because it was hard work. The biggest pyramids are the three at Giza. The great pyramid of King Kahfu is bigger than ten soccer fields! Later, archaeologists opened up the pyramids and discovered the coffins of the Pharoahs, their jewelry, weapons, furniture, and musical instruments. They also discovered examples of early writing. The ancient Egyptians used picture symbols instead of words. They carved pictures on wet clay. Then the clay dried to form writing blocks. We know about the life of the ancient Egyptians because they buried the writing blocks in the pyramids, too.
Adapted from AMOS, E. & PRESCHER, E. Ace. So Paulo: Longman, 2000.

12. According to the text above, analyse and answer. I 0 1 2 3 4 II 0 1 2 3 4 Architects designed the pyramids. The workers were farmers from the fields near the river. The ancient Egyptians carved pictures on wet clay. The ancient Egyptians never buried the writing blocks. Archeologists opened up the pyramids.

1 ANO

LN GUA ES TRA N GEIR A / ES P A N HO L

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

Te aburre tomar agua? Hay alternativas Las propiedades saludables del agua son conocidas entre quienes quieren prevenir las migraas, mejorar su metabolismo y alisar el aspecto de su piel; sin embargo, el H2O no es el nico lquido aliado. Entre los competidores cercanos del agua hay una infinidad de sustancias con mejor o peor reputacin cuyos beneficios para el bienestar y la armona corporal son numerosos, aunque casi ninguna sustancia puede competir con el precio del agua. El caf Esta sustancia no goza de una buena reputacin, ya que se le acusa de ser adictiva y de favorecer la celulitis y la acumulacin de grasas. Sin embargo, el fruto del caf ayuda a prevenir enfermedades degenerativas como el Parkinson y el Alzheimer y todo esto sin suponer un gran aporte calrico. El zumo de naranja Las propiedades antioxidantes de los ctricos activan el sistema circulatorio y protegen las arterias de la formacin de cogulos que puedan entorpecer la circulacin sangunea. Adems, la vitamina C acta como un protector celular que slo aporta 122 caloras por taza consumida. Las infusiones Tanto el t como otras hierbas tambin disputan codo a codo el terreno del agua como el lquido saludable por excelencia, sobre todo porque ofrece hidratacin sin la sobreexcitacin que puede acompaar a otros brebajes como el caf. Por ejemplo, la camomila tiene importantes efectos ansiolticos sin contraindicaciones y sustancias como el t verde aportan estabilidad metablica, es decir, ayudan a mantener el peso y variantes como el t negro protegen de enfermedades como el cncer. La leche con chocolate Para quienes buscan un estmago plano pero necesitan de energa para realizar los abdominales de rigor, la leche con chocolate supone un aporte de calrico bajo pero rico en protenas y con una capacidad de aportar la tan ansiada saciedad. (Adaptado de Yahoo. Recogido el 31.08.2010)
http://es.noticias.yahoo.com/22/20100830/thl-te-aburre-tomar-agua-hay-alternativa-8b62568.html

07. Cul es la opcin que mejor traduce el sentido del verbo en Te aburre tomar agua? [01 ] A) Cuesta. B) Enoja. C) Fastidia. D) Intimida. E) Oprime. 08. En prevenir las migraas [03] se hace mencin a la precaucin ante A) el agotamiento fsico. B) las arrugas de la piel. C) la deshidratacin. D) las clicas. E) las jaquecas.
7

1 ANO 09. Indique la alternativa que presenta slo artculos de entre los existentes en el tercer prrafo del texto, aquel en que se habla del caf. A) una, la, el, un. B) uno, una, le, el. C) le, la, el, un. D) a, el, un, una. E) a, la, un, una.

10. En las relaciones de palabras siguientes, la nica en que todos los sustantivos pertenecen al gnero masculino es: A) agua, caf, t. B) agua, caf, leche. C) agua, leche, t. D) caf, chocolate, t. E) chocolate, leche, t.

11. Seale la alternativa que relaciona correctamente las caractersticas que constan en la columna de la izquierda con las sustancias que constan en la columna de la derecha: a) Acta como anticoagulante b) A lisa la piel c) Aporta protenas d) Previene enfermedades degenerativas e) Protege del cncer 1. agua. 2. caf 3. zumo de naranja 4. t negro 5. leche con chocolate

A) a-1 B) a-1 C) a-5 D) a-3 E) a-4

b-5 b-2 b-3 b-1 b-1

c-2 c-4 c-2 c-5 c-5

d-4 d-3 d-4 d-2 d-2

e-3 e-5 e-1 e-4 e-3

Na questo 12, assinale, na coluna I, as afirmativas verdadeiras e, na coluna II, as falsas. 12. Abajo encontrar cinco enunciados. De acuerdo con el sentido expresado en el texto, indique, ms a la izquierda, en la columna I, aquellos que contengan propuestas adecuadas y en la columna II, algo ms a la derecha, los que contengan inadecuaciones. I 0 1 2 3 4 II 0 1 2 3 4 No hay sustancia que pueda competir con el precio del agua. Est probado que el caf causa obesidad. Ingerir zumo de naranja puede favorecer la irrigacin sangunea. Disputar codo a codo [20] nos habla de disputar con ahnco. La leche con chocolate provoca ansiedad.
8

1 ANO MA TEM TIC A 13. Desde as primeiras dcadas do Sculo XX, sabe -se que a compatibilidade de doaes sanguneas determinada pela presena ou ausncia dos antgenos A e B e do fator Rh. As pessoas com antgeno A, apenas, no sangue so ditas com sangue do tipo A e aquelas com antgeno B, apenas, so ditas com sangue tipo B. A presena dos dois antgenos torna a pessoa do tipo AB, e a ausncia dos dois torna-a do tipo O. Em uma aldeia indgena com 131 habitantes, o antgeno A foi detectado em 96 delas, e o antgeno B, em 82. Sabendo-se que 55 delas possuem ambos os antgenos e que metade das que no possuem nenhum antgeno do tipo + , ditas Rh +. A quantidade de ndios com tipo sanguneo O- igual a A) 8 indivduos. B) 4 indivduos. C) 23 indivduos.

D) 38 indivduos. E) nenhum indivduo.

14. Um lugar comum na construo civil diz que, aumentando o nmero de trabalhadores, possvel reduzir o prazo de entrega de qualquer obra de forma proporcional. Tambm lugar comum que uma obra maior exige, de forma proporcional, mais tempo para ser entregue. Acreditando em ambos os ditados como verdades matemticas, um engenheiro determinou que uma obra sob sua responsabilidade que teve seu tamanho quadruplicado com relao a seu tamanho original e para qual foi contratado um efetivo trs vezes maior que o efetivo de trabalhadores orado originalmente poderia ser terminada em 2 (dois) meses. Nessas condies, a obra originalmente orada tinha como prazo de trmino (considerando m eses de 30 dias cada) A) 1 ms e 15 dias. B) 2 meses e 20 dias. C) 3 meses e 20 dias.

D) entre 15 e 20 dias. E) mais de 4 meses.

15. Um cristal artificial criado, mergulhando-se uma semente, isto , uma amostra de um cristal natural, em uma soluo saturada do sal cujo cristal se pretende criar. Experimentalmente, verificou-se que novas camadas de cristal so depositadas sobre o cristal em formao, de forma que, a cada 3 horas, o cristal dobra de peso. Ao final de um d ia (24 horas), se o cristal tinha originalmente uma massa de 1,5 grama, a massa esperada do cristal , nessas condies, A) maior que 500 gramas. B) menor que 250 gramas. C) entre 100 e 250 gramas.

D) entre 250 e 500 gramas. E) menor que 100 gramas.

16. A figura abaixo mostra um retngulo de lado maior igual ao dobro do lado menor (Ver p . 339 livro pq questo 18). Se os pontos M e N so iguais aos pontos mdios de cada lado, e o lado menor tem comprimento (maior que zero), ento a rea do tringulo AMN igual a

A)

a2

B)

a2

C)

3a 2

D)

5a 2

E)

7a2

1 ANO 17. Uma pessoa de 1,74 metros est em p, a cu aberto, em dia ensolarado e ao lado de um poste que foi danificado, ficando este com um ngulo, a partir de sua base, de 60o com o cho. A sombra projetada pelo poste um segmento de reta de 4,0 metros, e a da pessoa, um segmento paralelo de reta de 1,0 metro. Usando a aproximao o de A) 4,0 metros. B) 3,5 metros. C) 3,0 metros. D) 2,5 metros. E) 2,0 metros.

3 = 1, 73 , o valor mais prximo para o comprimento do poste, nessas condies,

Na questo 18, assinale, na coluna I, as afirmativas verdadeiras e, na coluna II, as falsas.

18. I II Se

f : A B e g :C D so funes injetoras com B C , e os conjuntos A, B, C e D conjuntos de nmeros reais , ento a composio g o f : A D ,

necessariamente, funo injetora. 1 1

f : A B e g : C D so funes sobrejetoras com B C , e os conjuntos A, B, C e D conjuntos de nmeros reais , ento a composio g o f : A D ,


Se necessariamente, funo sobrejetora.

f : A B e g : C D so tais que f funo crescente, e g funo decrescente com B C , e os conjuntos A, B, C e D conjuntos de nmeros reais , ento a composio g o f : A D , necessariamente, funo constante.
Se Se

f : A B e g : C D so funes crescentes com B C , e os conjuntos A, B, C e D conjuntos de nmeros reais , ento a composio g o f : A D , f : A B e g : C D so funes bijetoras com B C , e os conjuntos A, B, C e D conjuntos de nmeros reais , ento a composio g o f : A D ,

necessariamente, funo crescente. 4 4 Se

necessariamente, funo bijetora.

10

1 ANO FS ICA

Esta prova tem por finalidade verificar seus conhecimentos sobre as leis que regem a natureza. Interprete as questes do modo mais simples e usual. No considere complicaes adicionais por fatores no enunciados. Em caso de respostas numricas, admita exatido com um desvio inferior a 5 %. A acelerao da gravidade ser considerada como g = 10 m/s.

19. Uma partcula realiza um movimento circular uniformemente variado de raio R = 50 m com acelerao escalar a = 2 m/s. Sabendo-se que, no instante t = 0, sua velocidade escalar nula, o ngulo entre o vetor acelerao resultante e o vetor acelerao centrpeta no instante t = 5 s vale A) 30 B) 45 C) 60 D) 90 E) 180 20. O grfico abaixo mostra a variao da intensidade da fora resultante que atua num bloco de massa m = 6 kg em funo do deslocamento s. Essa fora tem a mesma direo e sentido do deslocamento.

Sabendo-se que o bloco passa pelo ponto s = 0 m com velocidade de velocidade do bloco ao passar por s = 9 m, em m/s, vale
A) 15 B) 5 10 C) 635 D) 25 E) 145

2 5 m/s, correto afirmar que a

11

1 ANO 21. Um bloco de massa M = 0,5 kg est unido por um fio de massa desprezvel a um outro bloco de massa m = 1,0 kg. A acelerao do sistema de 4 m/s 2 . Despreze o atrito na roldana.

Dado: considere a acelerao da gravidade g = 10 m/s 2

Considerando a existncia de atrito entre o bloco de massa M e a superfcie horizontal, correto afirmar que o coeficiente de atrito vale A) 0,3 B) 0,4 C) 0,5

D) 0,7 E) 0,8

22. Uma escada homognea de 5,0 m d e comprimento e 400 N de peso est apoiada contra uma parede lisa vertical de acordo com a figura a seguir:

Sabendo-se que a escada est em equilbrio, a ordem de grandeza da intensidade da fora de atrito entre a escada e o solo, em newtons, vale A) 100 B) 101 C) 102

D) 10-1 E) 10-2

12

1 ANO 23. Considere um planeta de raio R e massa M. Um satlite de massa m est descrevendo uma rbita circular ao redor desse planeta a uma distncia d = 2R da superfcie deste. Sendo G a constante de gravitao universal, a acelerao da gravi dade na rbita do satlite vale A) g = G

M 2R 2
M 3R 2

D) g = G M 9R 2 E) g = G

B) g = G

Mm 4R 2

C) g = G

M 4R 2

Na questo 24, assinale, na coluna I, as afirmativas verdadeiras e, na coluna II, as falsas.

24. Um corpo A de massa m move -se horizontalmente, com velocidade constante v, no sentido de X para Y. Nesse mesmo plano, encontra-se um corpo B de massa m em repouso, de acordo com a figura a seguir:

Considere a superfcie h orizontal e a inclinada lisas e sem atrito. A coliso do corpo A com o corpo B perfeitamente elstica.

Analise as proposies a seguir e conclua.

I 0

II 0 A energia mecnica do sistema composto pelos corpos A e B antes da coliso igual energia cintica do corpo A. Imediatamente aps a coliso, o sistema tem a energia mecnica conservada, e a energia cintica do corpo A nula. O corpo A aps a coliso mantm a velocidade constante v e desloca-se no sentido de Y para X. Aps a coliso, o corpo B desloca-se e chega a atingir uma altura mxima h e, nessa situao, sua energia potencial igual a mv 2 /2 A altura mxima atingida pelo corpo B vale h = 2g/v2

13

1 ANO Q UMIC A

25. Uma amostra de massa 8,48g de carbonato de sdio reagiu completamente com quantidade estequiomtrica de cido clordrico diludo, originando entre outros produtos 2,64g de um gs. Em relao a essa reao, verdadeiro afirmar que Dados: ma (Na) = 23u, ma ( C) = 12u, ma( O ) = 16u, ma (H ) = 1u, ma (Cl) = 35,5u , N = 6,02x1023 A) foram formadas 3,612x1024 molculas de gs nas CNTP e 0,18g de gua no estado lquido. B) o rendimento da reao calculado pela massa obtida do gs nas condies da experincia igual a 75%. C) cada 1,06g de carbonato de sdio reage exatamente com 3,65g de HCl, pois cada mol do sal reage exatamente com 3,65g de HCl . D) admitindo-se um rendimento terico de 100% para a reao, a massa de gs obtida ser de 7,04g. E) para cada 73,0g de HCl que reage exatamente com carbonato de sdio, formam-se 88,0g de gs, admitindo-se um rendimento de 100% para a reao. 26. As afirmativas abaixo so referentes s ligaes qumicas que ocorrem nas substncias moleculares ou inicas. I. Na molcula do C3 H3 Cl , h duas ligaes duplas entre tomos de carbono. II. Na molcula do cido fosfrico, no h ligao covalente dativa entre tomos constituintes dessa molcula. III. O cloreto de amnio uma substncia, que exemplifica a existncia de ligaes inica e covalente na mesma molcula. IV. As molculas do CO e HCN apresentam em comum uma ligao covalente tripla, envolvendo tomos de carbono. V. Na molcula do cido clrico, no h ligao covalente dativa entre tomos de oxignio e cloro. So VERDADEIRAS A) I, II e III. B) I, III e IV. C) I, III e V.

D) II, III e V. E) III, IV e V.

27. Analise a sequncia de equaes abaixo que correspondem s transformaes ocorridas em laboratrio. A (s)

calor B(s) + C(g)

B(s) + H2 O(l ) ? Ca(OH)2(aq) C(g) + H2 0(l ) ? H2 CO3(aq) A (s) + 2HCl (aq) ? E + F(g) + H2 O Em relao sequncia de equaes, CORRETO afirmar que A) A (s) um hidrxido de metal alcalino-terroso. B) B(s) um xido cido responsvel pela chuva cida. C) C(aq) um xido de metal alcalino muito reativo com gua. D) A (s) um sal de clcio que, ao reagir com HCl (aq), produz CO2 . E) F(g) um xido neutro extremamente venenoso.

14

1 ANO 28. O NO2 um xido cido presente na atmosfera e est envolvido com a formao do N 2 O5 , que, na presena de elevado nmero de gotculas de gua, se transforma em cido ntrico. Em laboratrio, esse xido pode ser obtido A) a partir da reao entre metais pesados com cido ntrico muito diludo sem a presena de catalisador. B) por meio da reao do chumbo metlico comuma soluo cida diluda de cido ntrico em temperatura branda. C) a partir da reao da prata metlica pulverizada com uma soluo de cido ntrico, diludo na presena da platina como catalisador. D) a partir da reao da platina ou ouro, com uma soluo concentrada de cido ntrico, na presena do ferro como catalisador. E) por meio da reao, envolvendo o cobre metlico com uma soluo reagente de cido ntrico concentrado. 29. Em relao s propriedades qumicas, aos mtodos de obteno e utilizao dos cidos sulfrico e ntrico, assinale a alternativa correta. A) Em uma das etapas de produo industrial do cido sulfrico, ocorre a reduo do monxido de carbono a dixido de carbono. B) Em nenhum dos mtodos de obteno industrial do cido ntrico, utiliza-se como reagente a amnia, pois essa substncia extremamente estvel. C) O cido sulfrico tem ao desidratante, envolvido na obteno de vrios produtos de grande importncia comercial, entre eles: fertilizantes, plsticos, tintas e corantes. D) O cido sulfrico muito voltil, razo pela qual deve ser guardado em recipientes hermeticamente fechados, pois os seus vapores irritam muito os olhos. E) O cido ntrico um lquido incolor, atxico, no corrosivo e industrialmente usado, principalmente na produo de cosmticos, produtos alimentcios e farmacuticos.

Na questo 30, assinale, na coluna I, as afirmativas verdadeiras e, na coluna II, as falsas.

30. Em relao classificao peridica dos elementos, analise as afirmativas e conclua.

I 0

II 0 0 elemento qumico de configurao eletrnica 1s2 2s2 ... .......4s 2 3d10 um metal alcalino terroso, ocupa o 4 perodo e famlia 2A da tabela peridica. A energia de ionizao do potssio (Z = 19) 520kJ/mol. Isso significa que necessrio fornecer 520 kJ para remover 1 mol de eltrons de um mol de potssio gasoso. Na distribuio eletrnica de qualquer elemento qumico, constata-se que o subnvel mais energtico sempre est localizado na ltima camada eletrnica. O elemento cujo tomo tem configurao eletrnica no estado fundamental, [Ar]3d 10 4s 2 4p 5 , ocupa o 4 perodo da tabela peridica e, no estado livre, encontra-se na fase lquida temperatura ambiente. Os elementos das famlias 1A e 2A formam facilmente ctions de carga +2, tendo em vista que so metais tpicos de alta eletropositividade e raios atmicos grandes.

15

Potrebbero piacerti anche