Sei sulla pagina 1di 8

1 Contabilidade

A) A contabilidade gerencial fornece informaes aos usurios internos (diretores, gerentes, associados, trabalhadores e etc.), que se destinam tomada de decises especiais, como o oramento de capital, a maximizao de lucro na combinao de produtos, ampliao do investimento, entre outras. Tendo seu enfoque na comercializao do produto e no mercado que ir atingir. As empresas devem utiliz-la para direcionar seus negcios. Porm, no deve restringir-se apenas aos usurios internos, pois cada vez mais tem se tornado necessrio transmitir informaes contbeis tambm s partes externas, como fornecedores e clientes. A contabilidade financeira fornece informaes aos usurios externos expressas em relatrios denominados de demonstraes contbeis, se preocupando com a parte legal, estrutural da empresa. Os aspectos legais do produto e sua comercializao do mercado. Os gestores das empresas esto cada vez mais conscientes da importncia da qualidade dos produtos e servios oferecidos aos seus clientes externos. E, por sua vez, os contadores se tornaram mais sensveis qualidade e utilidade da informao contbil solicitada pelos gestores. nessa relao, que a contabilidade, a partir de suas informaes contbeis se tornou um importante instrumento para auxiliar os dirigentes, no planejamento, controle e nas decises a serem tomadas atravs do oramento, de seu registro sistemtico das transaes ocorridas e seu papel na avaliao do desempenho. Sendo, o principal meio de auxlio na administrao de cada atividade da empresa

B) Objetivo principal da contabilidade > permitir que os usurios avaliem a situao financeira e econmica da entidade e possam inferir sobre as tendncias futuras da mesma. Os objetivos da contabilidade devem contribuir para o processo decisrio dos usurios, no se justificando por si mesma. Antes, deve ser um instrumento til tomada de decises, sistema de informao e avaliao que visa o provimento de demonstraes e anlises de natureza econmica, financeira, fsica e de produtividade aos seus usurios. o de permitir, a cada grupo principal de usurios, a avaliao da situao econmica e financeira da entidade, num sentido esttico, bem como fazer inferncias sobre suas tendncias futuras. Em ambas as avaliaes, todavia, as demonstraes contbeis constituiro elemento necessrio, mas no suficiente. Sob o ponto de vista do usurio externo, quanto mais utilizao das demonstraes contbeis se referirem explorao de tendncias futuras, mais tender a diminuir o grau de segurana das estimativas. Quanto mais a anlise se detiver na constatao do passado e do presente, mais acrescer e avolumar a importncia da demonstrao contbil. Isto no quer dizer que as demonstraes contbeis no se adaptam s finalidades provisionais, mas apenas que avaliar tendncias pode implicar divisar ou admitir configuraes econmicas, sociais e institucionais novas, para o futuro, em que no se permite estimar com razovel acurcia os resultados das operaes, pois a previso das prprias operaes insegura.

Gesto Financeira A) Os gestores financeiros so os profissionais que planejam, dirigem e coordenam as operaes financeiras da empresa. Assegurando que a instituio disponha dos meios financeiros necessrios para o desenvolvimento da sua atividade e que estes sejam utilizados racionalmente. O gestor financeiro tem como objetivo o aumento do valor do patrimnio lquido da empresa, por meio da gerao de lucro lquido, decorrente das atividades operacionais da empresa. O gestor em curto prazo tem como funo a gesto de tesouraria da empresa. Esta consiste no processo de regulao dos pagamentos e recebimentos da empresa de forma que esta possa fazer face, sem falhas, s responsabilidades que assumiu, e obter os meios financeiros adicionais nos casos em que h dfice de tesouraria, ao menor custo possvel, ou de aplicar os excedentes criados de forma a obter a melhor remunerao possvel. A mdia e longo prazo, o gestor financeiro responsvel por definir e programar a estratgia de financiamento da empresa com vista a precaver a sua estabilidade e ao mesmo tempo maximizar os resultados lquidos da empresa (relao Retorno / Risco). Hoje o Gestor Financeiro precisa liderar seu time para que "saiam" do silo funcional (departamento Finanas) e literalmente "entrem" nos negcios e se comprometam com os objetivos, adquirindo assim um entendimento detalhado das operaes e partir da, usando seus conhecimentos de Finanas aumentem a competitividade do negcio. Melhorar os processos decisrios na empresa condio imprescindvel para a competitividade e essa funo agora, tornouse a "menina dos olhos" do Gestor Financeiro.

B) O objetivo do Gestor Financeiro, assim como de toda a gesto, maximizar a riqueza do acionista a longo prazo, dado um nvel de risco. Esse o objetivo maior e no mudou, devendo se apresentar como a funo econmica objetivo para todas as decises empresariais, particularmente aquelas mais afeitas responsabilidade do Gestor Financeiro: decises de financiamento, decises de investimento e decises operacionais em seus aspectos econmicos. O que mudou foi a forma como o Gestor Financeiro e a rea de Finanas buscam atingir seus objetivos. Antes de mais nada, em qualquer poca, a boa liderana, os custos baixos e o atendimento das necessidades do cliente (interno ou externo) sempre foram e sero o passaporte para a boa gesto. No departamento de Finanas isso no diferente. Se na era industrial, a rea de Finanas atuava como uma rea estanque, divorciada do restante da organizao, executando somente atividades transacionais e de controle, na era do conhecimento, atuar junto aos gestores de negcio e adicionar valor ao processo decisrio atravs de interpretao, anlise e apresentao da informao tornou-se absolutamente imprescindvel. Antes, as atividades transacionais (Contas a Receber, a Pagar, operaes fiscais etc.) de um lado e as de Controle (Contabilidade, Auditoria, Controles Interno etc.) de outro, tomavam conta da rotina do Gestor Financeiro. Ele atuava como um verdadeiro xerife dentro da empresa, julgando decises e resultados com base em seu conhecimento tcnico, e os objetivos financeiros da empresa nem sempre eram transparentes para todos. Hoje, o Gestor Financeiro precisa liderar seu time para que todos saiam do silo funcional (departamento Finanas) e literalmente entrem nos negcios e se comprometam com os objetivos,

adquirindo um entendimento detalhado das operaes e, partir da, aumente a competitividade do negcio. Melhorar os processos decisrios na empresa condio imprescindvel para a competitividade e essa funo tornouse a menina dos olhos do Gestor Financeiro.

tica, Politica e Sociedade

A) O indivduo tem um papel fundamental na complexa engrenagem de uma organizao e por meio deste, que se torna possvel o dia-a-dia existir, onde a cada ciclo que se completa s aumenta a certeza de que precisa ser constantemente desenvolvido e valorizado, a fim de que tenha as condies favorveis para que continue agregando valor ao negocio. Falar em pessoas significa falar do maior patrimnio das organizaes. O indivduo tambm definido como capital intelectual. Para uns como a fora de trabalho para outros, recursos humanos. Em alguns casos, um tanto excntrico apenas intitulado de gente. Independente de como ser nomeado, dificilmente o encontraremos no balano patrimonial como recursos financeiros e materiais e at mesmo a marca que j tem sua expressividade e valor de mercado, reconhecido, j vem desbravando um caminho para tambm fazer parte da visibilidade dos resultados.

B) Para que um Indivduo mude primeiro ele precisa acreditar que a mudana vale a pena, e para isto a organizao tem um papel fundamental em Construir um ambiente favorvel mudana. cada um se comporta de uma maneira nas organizaes. Segundo Bergamini (1990) entre as variveis que afetam o comportamento dos indivduos na organizao esto as individuais e ambientais. Nas variveis individuais esto a infncia, a adolescncia e a fase adulta de cada um. Nas ambientais esto os grupos sociais, cultura, fatores do ambiente fsico etc. As pessoas apresentam diferenas individuais no desempenho do trabalho por dois motivos principais. O primeiro por cada nascer diferente do outro e o segundo por terem tido experincias de vida diferentes. E a personalidade do ser humano resultante disto. Ou seja, a vida das pessoas ir depender desde como nasceram e foram criadas. De uma forma geral, os administradores devem ter bem clarosos valores fundamentais da organizao e buscar colaboradorescujos valores estejam, tanto quanto possvel, alinhados com os da organizao. A satisfao e a produtividade tendem a crescer quando o colaborador se sente adaptado organizao, reduzindo assim a rotatividade e o absentesmo. Existe muita polmica quanto a se os administradores podem inuenciar positivamente a satisfao dos seus colaboradores como trabalho. Alguns estudos parecem indicar que a satisfao pode ser uma caracterstica inata e estvel de determinados indivduos. Isto reduziria a atuao do administrador sobre a satisfao ao ato da contratao; tudo se resumiria a identicar e atrair pessoas naturalmente satisfeitas para a organizao.

Matemtica financeira

Um sistema de amortizao nada mais do que um plano de pagamento de uma dvida, ou seja, de um emprstimo ou financiamento. O pagamento para se amortizar (quitar) uma dvida podem ser feitos em parcelas iguais ou diferentes, com periodicidade mensal, trimestral, anual, quinzenal ou em perodos variveis. Para facilitar o entendimento vamos considerar apenas a periodicidade mais comum no mundo: a mensal. Os sistemas de amortizao mais utilizados em todos os pases implicam em prestaes mensais compostas por duas parcelas distintas: uma de capital (chamada de amortizao) e outra de juros. E neste caso, os sistemas mais utilizados no mundo so o Sistema de Prestaes Iguais (ou uniformes) e o Sistema de Amortizao Constante (SAC). No primeiro sistema, as parcelas de amortizao so crescentes e os juros decrescentes; j no caso do SAC, como o prprio nome j diz, as parcelas de amortizao so iguais (ou constantes) e os juros decrescentes. Apenas no Brasil o Sistema de Prestaes Iguais (ou uniformes) conhecido por Sistema Price. Em todos os sistemas de pagamentos a taxa de juros incide sempre sobre o saldo devedor existente no final do perodo imediatamente anterior; e por essa razo, os juros sero sempre decrescentes caso se amortize qualquer valor.

Referencias:

http://contabilidade.wikidot.com/1-objetivos-da-contabilidade http://www.grupoempresarial.adm.br/download/uploads/Sistema%20Integrado%20de%20Co ntabilidade%20texto_M5_AR.pdf http://wiki.ued.ipleiria.pt/wikiMarketing/index.php/Gestor_Financeiro http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/o-novo-papel-do-gestorfinanceiro-nas-empresas-de-xerife-a-treinador-fora-de-serie/66551/ http://www.fiap.com.br/2012/01/10/ideias-fiap/artigos/o-novo-papel-do-gestor-financeironas-empresas/ http://www.tiespecialistas.com.br/2013/02/comportamento-o-individuo-naorganizacao/#.UY2ZbbWG13E http://www.rh.com.br/Portal/Desempenho/Artigo/4644/comportamentos-dos-individuos-naorganizacao.html

Potrebbero piacerti anche