Sei sulla pagina 1di 11

Pequenos ruminantes

Origens e domesticao

As ovelhas e as cabras foram as primeiras espcies a serem domesticadas. Considera-se que as espcies domsticas que hoje conhecemos, foram originadas a partir de animais selvagens que viviam em zonas ridas e montanhosas da sia central 8.000 10.000 anos.

A cabra domstica (capra hircus) deriva a maior parte, se no por completo da cabra Bezoar (capra aegagrus). Actualmente considera-se que todas as raas domsticas ovinas (ovis ries) se originaram a partir do carneiro asitico, ovis orientalis. Pensa-se que o carneiro Europeu (denominado anteriormente ovis musimon, mas includo no ovis orientalis) uma relquia da primeira ovelha domesticada e no uma espcie selvagem antiga. Dado que as ovelhas e as cabras tm estado e continuam a conviver movimentar se juntas, a sua disseminao na Europa, frica, Amrica e Ocenia ocorreu em paralelo. As ovelhas tem sido sempre valorizadas, e tal como hoje, pela sua carne e l, ao que as cabras mais pelo leite e carne.

Histria da domesticao

O facto das cabras e ovelhas se destacarem tanto na mitologia grega, confirma a importncia destas espcies nesse momento. Uma cabra chamada Amaltea amamentou Zeus e este recompensou-a convertendo-a numa estrela, a que chamam pequena cabra. Em 400 a.C. os gregos estabeleceram os signos, nos quais se incluem a cabra-pez Capricrnio e o carneiro Aires. No primeiro sculo d.C. , a cabra comeou a ser discriminada, e aos seguidores de Cristo se designavam como bons cordeiros, enquanto que os outros eram as cabras. Nos ltimos milnios os cmbios de gado, de relativa importncia agrcola, tem reflectido a excluso crist anterior. O factor de tolerncia ao frio e aos climas hmidos ajudou a dispersar as ovelhas desde o mdio oriente. Os romanos introduziram uma ovelha de l branca na Europa ocidental para abastecer de roupa as suas provncias do norte. O predomnio das

ovelhas continuou no ocidente durante toda a idade mdia, e actualmente nos pases desenvolvidos a produo de gado ovino maior do que a produo de gado caprino. De facto, na Nova Zelndia, a produo de gado lanar (produo de l) tem uma importncia econmica grande, sendo o nmero de cabeas ovinas em mltiplo de 12. Cerca de da populao ovina encontra-se nos pases em desenvolvimento. Sem dvida, em muitos destes pases, a cabra considerada como a fonte de protenas mais importante, e muitas comunidades dependem exclusivamente dos seus rebanhos de cabras.

Importncia econmica

A maioria da investigao e desenvolvimento, tem se centrado em especial no gado ovino, j que o gado caprino existe em menor nmero e a maior parte da sua produo se verifica em pases em vias de desenvolvimento. Este desequilbrio reflecte-se na literatura cientfica escrita sobre as espcies. Sem dvida, as virtudes das cabras, so especialmente a sua tolerncia ao calor e aos ambientes hmidos, por isso todos os esforos se encaminham no sentido de incrementar a participao desta espcie na agricultura moderna.

Comportamento Alimentar

Fisiologia digestiva

Tanto as cabras como as ovelhas so ruminantes. Isto significa que o seu estmago est dividido em 4 compartimentos e que o maior deles o rmen. O rmen contm uma data de microorganismos distintos que permitem a digesto da celulose, por isso que os ruminantes podem alimentar-se de ervas e outras plantas herbceas. A rumia, que se conhece comumente como a mastigao do bolo alimentar, ou remastigao uma parte muito importante no processo digestivo dos ruminantes. Esta consiste na regurgitao do bolo alimentar, parcialmente digerido, depois volta pelo esfago at boca, onde mastigado por cerca de um minuto e depois de novo ingerido. Esta remastigao ajuda a digerir, juntamente com as bactrias a celulose. Em geral, estas espcies dedicam mais de um tero do dia a esta actividade. Embora as cabras e ovelhas partilhem a mesma fisiologia de digesto a busca de alimentos muito distinta.

A alimentao das cabras (ramagem e vegetao)

As cabras dedicam-se principalmente a comer vegetao. Isto implica ingerirem folhas de arbustos ou rebentos de rvores. Isto no significa, que no comam outras coisas, simplesmente se tem oportunidade, comem este tipo de alimentos. O estudo desta espcie mostrou que elas preferem comer vegetao do que pasto. Inclusive, se elas estiverem num pasto com erva abundante e se tiverem possibilidade de ramonear 50-80% vo optar pela ltima. Isto no impede, que uma cabra no seja feliz num local onde se pode alimentar somente com erva do pastoreio. Existem dois factores que determinam a habilidade das cabras para este tipo de alimentao. A primeira a grande mobilidade do lbio superior, o que permite a esta espcie ser mais selectiva e poder colher com relativa facilidade as partes da planta que mais lhes agradam. A segunda a eficcia com que as cabras digerem a forragem dura e spera como as folhas das rvores e matos. O facto das cabras serem selectivas em relao sua alimentao e de terem vrios recursos disponveis, implica que andem longas distncias em busca de alimento. Como consequncia, existem intervalos na digesto de alimentos entre cada stio de colheita de alimentos. Este tempo extra que as cabras necessitam traduz-se num perodo de alimentao de 11 horas p/ dia, enquanto que as ovelhas 8 horas a pastar. As cabras, tem o hbito de investigar enquanto se alimentam, pelo que por vezes ingerirem substncias inapropriadas, exemplo disso, so rumores de cabras que comem peas de roupa que se encontram nos locais onde se alimentam.

A alimentao das Ovelhas (pastagem)

Em contraste, as ovelhas so predominantemente animais que se alimentam de pasto. Isto , elas comem erva (ou outro tipo de plantas). As ovelhas, ao contrrio das cabras, no gostam de comer folhas das rvores ou arbustos, e vo comer erva sempre que lhes for dada essa possibilidade. Contudo, isto no significa que as ovelhas no tenham as suas preferncias alimentares. Pesquisas mostraram que as ovelhas comem trevos, se tiverem de escolher entre trevo e erva. Contudo, isto no uma preferncia absoluta, e dando-lhes a possibilidade elas com 70% da sua dieta em trevo. Dado que as ovelhas ingerem trevo mais rapidamente do que erva, no nada frequente que a sua dieta no tenha erva por completo. Se estes animais tiverem de maximizar a proporo: alimento ingerido por unidade de tempo, s ingeriam alimento que comem com maior rapidez, como por exemplo, o trevo.

Teorias de preferncias alimentares

Existem maioritariamente 2 possveis explicaes para as ovelhas comerem determinadas forragens. A primeira baseia-se no facto de que h uma pauta muito clara de seleco diurna. As ovelhas de manh mostram uma forte preferncia pelos trevos, e esta preferncia diminui a medida k vai entardecendo, aumentando a preferncia por erva forrageira. O gado ovino, tal como os outros ruminantes, evita pastorear a noite, o que se entende como uma resposta inata anti-predador. A velocidade do trnsito intestinal (velocidade com que o alimento atravessa o sistema digestivo) maior com o trevo do que com a erva forrageira. Se a ovelha s ingere trevo, o rpido vazamento gstrico aumenta a probabilidade de que o animal necessite de ingerir alimento. Pelo contrrio, se o animal se alimenta toda a tarde de erva, o

vazamento gstrico mais lento e diminui a probabilidade de ingesto do alimento durante o horrio nocturno. A segunda explicao est associada com a capacidade que estes animais apresentam de se adaptarem s mudanas na dieta. A erva forrageira contm maior proporo de fibra (em forma de celulose e hemicelulose, carbohidratos estruturados) que os trevos. Se a ovelha ingere uma dieta exclusiva de trevo, sem duvida alguma, a populao microbiana a protozoria do rmen altera-se, de forma que o nmero de microrganismos capazes de digerir a celulose diminui. Isto reduz a eficcia com que o animal digere a celulose, e fica numa desvantagem competitiva frente a animais que tem mantido erva na sua dieta, quando no h trevo disponvel. Em outras palavras, a conservao da erva forrageira na dieta do animal, mantm a sua capacidade de adaptao frente a qualquer mudana que possa surgir, quantos aos recursos alimentares aproveitveis. Chegados a este ponto, no se sabe qual das explicaes est correcta. muito possvel que ambos os processos influenciem a busca e ingesto de alimentos na ovelha. Estas teorias demonstram que os etlogos so da opinio que a maior parte do comportamento dos animais domsticos actuais est controlado por pautas inatas, que se desenvolveram ao longo da evoluo das espcies. Estas pautas inatas de comportamento, apesar do empenho do ser humano por proteger, controlar e seleccionar os animais ao logo dos sculos, seguem estando presentes na cabras e ovelhas actuais.

O impacto do pastoreio no meio ambiente

As diferenas vigentes na conduta de alimentao destas duas espcies, permite-lhes aproveitar diferentes tipos de vegetao. Esta complementao uma das razes pela qual se podem misturar cabras e ovelhas num mesmo rebanho. O facto das cabras ingerirem uma variedade de plantas que os outros herbvoros nem tocariam (ex:cardos e ortigas) implica que elas manipulem a ordem natural das coisas. Sem dificuldade, este facto ter provocado que estas espcies se considerem uma das causas de desertificao e desflorestao do planeta. Isto, por sua vez, consequncia dos problemas resultantes das populaes incontroladas de cabras selvagens em muitos pases e ilhas ao redor de todo o mundo. Algumas destas populaes constituem-se a partir da introduo deliberada da espcie para acabar com matos e restolhos, enquanto que outras se formaram de animais que fugiram de rebanhos domsticos. A reputao da cabra como espcie desflorestadora totalmente imerecida e os problemas, normalmente, podem-se atribuir a uma m gesto humana.

Comportamento Social

Tanto as ovelhas como as cabras vivem em grupos sociais pequenos. Isto proporciona vantagens aos indivduos dentro do grupo, como a proteco contra os predadores, maior sobrevivncia dos jovens e acesso s fmeas. Apesar do pastor normalmente fazer o maneio das ovelhas no mesmo rebanho, elas tendem a separarse e a fazer pequenos grupos. Cada subgrupo tem o seu prprio campo de aco dentro do campo de aco global do rebanho. Esta a razo que possibilita numa regio haverem rebanhos de quintas diferentes, sem necessidade de separ-las por cercas, pois os animais j se mantm separados de uma forma natural. Isto tem-se transmitido de gerao em gerao, de modo que, os cordeiros de uma ovelha adulta se organizam no mesmo campo de aco da sua me.

Interaces sociais

As ovelhas e as cabras apresentam um forte desejo de permanecer com os seus companheiros de grupo e vocalizam muito quando so separadas do resto do rebanho. Ambas as espcies utilizam condutas de ameaa para minimizar as lutas entre os indivduos. A conduta de ameaa similar nas duas espcies e resume-se a baixar a cabea ao mesmo tempo que esticam o pescoo. Se a ameaa no resultar para dissuadir um macho rival, os machos de ambas as espcies levantam os cornos e marram, de modo a demonstrar a sua liderana dentro do grupo. As ovelhas aproximam-se umas das outras e investem umas contra as outras. Por outro lado, as cabras permanecem afastadas um ou dois metros, e ento encabritam-se e lanam-se para a sua oponente em ngulo recto. As cabras fazem pinotes e marram para a frente e chocam entre si produzindo um forte barulho. Estas diferenas entre o comportamento lutador dos machos de ambas as espcies permitem a sua convivncia no mesmo rebanho, sem medo de conflito algum entre elas. Embora, a maioria dos animais do grupo apresentem em algum momento atitudes agressivas, mais de 25% das relaes individuais entre as cabras decorrem com tranquilidade, sem que se cometa nenhuma agresso. O facto das ovelhas e das cabras poderem ludibriar os membros dominantes do grupo demonstra, claramente, a sua capacidade de identificao dos indivduos dentro do grupo. No h duvida de que os sinais visuais contribuem para o reconhecimento individual, o facto de que tanto as ovelhas como as cabras dediquem muito tempo no olfacto mutuo, especialmente com um animal novo, que se introduz no grupo, implica que o olfacto deve ser tambm de grande importncia neste respeito.

Espao individual

As ovelhas dentro dos rebanhos, mantm certa distncia com o seu companheiro mais prximo enquanto pastam. Esta distncia para com o seu prximo uma caracterstica especfica da raa; nas raas ovinas do monte as ovelhas encontram-se bastante mais afastadas umas das outras do que nas raas das plancies. A distncia mnima entre o indivduo e o seu vizinho mais prximo diminui a medida que a qualidade e homogeneidade dos recursos aumentam. Em ovelhas escocesas do monte, cada grupo, com uma coeso claramente definida, monopoliza o aproveitamento de uma rea do monte e evita qualquer contacto social com ovelhas de outros rebanhos. A rea utilizada por um grupo tem um aproveitamento mximo no vero e um mnimo no inverno. A extenso da rea que foi utilizada por um grupo de

animais durante o vero, acabou por ser consequncia da conduta de poucos membros do rebanho. Estes membros mais independentes do rebanho, ao aparecer, estavam menos preocupados por permanecer em contacto prximo com outras ovelhas. Estas ovelhas so responsveis pelo rumo dos movimentos do rebanho ao redor da plancie. O resto das ovelhas que esto a pastar vo agrupar-se em vrias filas que finalmente se unem conforme se dirigem para um dado ponto. Quando faz frio e est tempo hmido, as ovelhas amontoam-se para proporcionar abrigo umas as outras, e para conservar o calor corporal. As cabras que vivem em reas quentes, secas e desarborizadas tambm se juntam e amontoam durante o calor do meio-dia. Embora este ltimo comportamento v contra o sentido comum, este d-se quando o calor que acumula no corpo do animal excede a capacidade de dissip-lo, de forma que ao amontoar-se, as cabras reduzem o consumo directo de energia solar e, graas a isto, so capazes de manter a sua temperatura corporal com maior eficcia do que se estivessem sozinhas ao sol

Comportamento Sexual
O comportamento sexual das cabras e das ovelhas muito semelhante. Tal como noutros mamferos, a corte das cabras e das ovelhas simples, e no envolve o complexo ritual dos pssaros, peixes e artrpodes. Tal como noutros animais domsticos, o contacto das fmeas receptveis com os machos controlado pelo agricultor. Tanto as ovelhas como as cabras so sazonais e tem perodos de estro na estao do Outono. A libido sexual de ambos os sexos de ambas as espcies baixo fora da poca reprodutiva. Os machos tornam-se mais agressivos na poca reprodutiva. A durao mdia dos ciclos de estro nas ovelhas de 16.7dias e nas cabras de 20.6dias. Durante os estros, que normalmente duram entre 18 e 24horas, as fmeas apresentam uma grande actividade fsica e ficam inquietas. As cabras receptivas tem tendncia a montar noutras e a deixarem-se montar por outras fmeas. Os machos de ambas as espcies usam o olfacto e o gosto para detectar fmeas receptivas. Os machos cheiram a urina das fmeas e ento ficam rgidos, com a cabea levantada e os lbios encaracolados. Este comportamento e conhecido como flehmen, e normalmente dura entre 10 a 30 segundos. As fmeas tambm cheiram o corpo dos machos e os rgos genitais masculinos na altura de reproduo. O macho e a fmea fazem um crculo para poderem cheirar os rgos genitais mutuamente. O macho, durante a corte, grunhe e lambe os rgos genitais da fmea durante a aproximao sexual. Os bodes urinam as suas patas dianteiras frequentemente durante a excitao sexual. A corte termina quando as fmeas ficam imveis e adoptam uma postura que permite que os machos as montem. Se a fmea estiver receptiva, a copulao pode ocorrer bastante rpida e breve. A cabea dos machos move-se para trs rapidamente durante a ejaculao. Depois o macho desmonta.

Comportamento ps-coito

Depois da cpula, os carneiros vo esticar o pescoo e a cabea, e os bodes vo lamber o seu pnis. A maioria dos machos no mostra sinais de actividade sexual durante um perodo depois da cpula (conhecido como o perodo refractrio). No quotidiano dos bodes, ver outro bode a copular estimula a performance sexual do espectador quando ele tem oportunidade de copular. Uma caracterstica das cabras que, sobre certas circunstncias, a sbita introduo de um macho no perodo entre pocas de reproduo pode sincronizar o estro num grupo de fmeas. O cruzamento entre duas espcies pode resultar em concepo, mas o embrio normalmente morre entre os 30 e os 50dias.

Comportamento Parental

Comportamento maternal no nascimento

A gestao tanto nas cabras como nas ovelhas normalmente dura 149dias. A variao normal mais ou menos de 143 a 152 dias. No entanto algumas podem ter entre 138 e 159dias. Tanto as cabras como as ovelhas vo deixar o rebanho para parirem. Nas ovelhas, o parto (depois da dilatao do crvix) dura cerca de 15minutos por cordeiro. O cordo umbilical partido ao puxar. Se a me no estiver j de p ir estar dentro de 1minuto depois do parto. Se a me come a placenta ou no depois do nascimento depende da raa. Imediatamente a seguir ao parto, vigorosas lambidelas das mes de ambas as espcies tm efeitos estimulatrios nas crias. As cabras so particularmente vigorosas no grooming e na orientao das suas primeiras crias. Isto quer dizer que a segunda cria, que normalmente o mais fraco de dois, tem uma melhor oportunidade para mamar. nesta fase de lambidelas intensas, que normalmente dura uma hora, que a ovelha aprende a distinguir a sua cria das outras. Vigorosas cabeadas das ovelhas rejeitam as crias alheias. Se o cordeiro for tirado de perto da sua me durante este perodo crtico depois do parto, os fortes laos maternais podero ser quebrados e o cordeiro ser rejeitado se for apresentado a ela 6 a 12 horas mais tarde. Este processo mais rpido nas cabras, durando apenas uns breves momentos a seguir ao parto. O grooming feito pelas mes tambm importante pois remove 500g dos fluidos que esto presentes no plo das crias ao nascimento. Isto ajuda a diminuir as perdas de calor, pois as crias so bastante susceptveis ao frio. Se a cria morrer, rapidamente a me perde o interesse no corpo morto.

Adopo

possvel haver adopo das crias. Ovelhas podem adoptar cabritos e cabras podem adoptar borregos. Mas, para o procedimento ter sucesso, preciso que seja

realizado o mais rpido possvel a seguir ao nascimento, especialmente com as cabras, e na hora seguinte ao parto das ovelhas. O procedimento parecido com o usado para que as fmeas aceitem crias da mesma espcie. As crias para serem introduzidas me adoptiva tm de ser esfregada com o fluido amoniacal e as membranas da cria original da me adoptiva. Estimular o crvix da ovelha que vai adoptar a cria tambm ajuda para o sucesso da operao. Isto ajuda as mes adoptivas a acreditar que esta cria adoptiva delas. Uma vez estabelecidos os laos entre me e filho, a me ir comportar-se como sendo a sua me verdadeira. As adopes de espcies diferentes uma ferramenta que permite aos cientistas distinguir o comportamento inato e o comportamento que as crias aprendem com as mes. A adopo um processo importante comercialmente porque permite ao agricultor obter ovelhas (ou cabras) que tenham perdido as suas crias e faze-las adoptar crias rfs.

Desenvolvimento do lao progenitora-cria

O forte lao que se desenvolve entre as mes de ambas as espcies e as respectivas crias inicialmente baseado no olfacto, especialmente das regies anal e genital das crias. Mas as mes de ambas as espcies conseguem utilizar outros meios de identificao das crias. A importncia da viso de vrias partes do corpo das crias demonstrada num estudo de Alexander e Shillito (1977). Eles usaram um p preto para pintar diferentes partes dos corpos das crias. Depois testaram o comportamento das progenitoras quando confrontadas com a sua cria pintada pela primeira vez. Todas as ovelhas testadas ficaram hesitantes ou evitaram as crias quando estas se aproximavam ou com a cabea preta ou completamente pretas. Ao contrrio, crias com a garupa ou a testa preta foram dificilmente evitadas de todo. Os pesquisadores concluram que a viso usada pelas ovelhas para identificar as crias cingia-se muito cabea. Pesquisas semelhantes mostraram que as ovelhas podem reconhecer o balido das suas crias. As vozes dos cabritos so semelhantes ao nascimento, e as progenitoras no podem identificar as suas crias apenas pelo som at por volta do 4 dia, quando as vozes se comeam a diferenciar. Normalmente, depois do parto a progenitora e a cria mantm-se afastadas do rebanho por uns dias. Enquanto as crias crescem e o reconhecimento mtuo desenvolve, a ovelha e a cria vo-se afastando. A ovelha pode chamar a cria para a amamentar, mas esta tambm mostra uma tendncia para deixar de amamentar medida que a cria vai crescendo. Ovelhas com gmeos s vo permitir amamentar quando ambas as crias tiverem presentes, indicando que ela reconhece que tem duas crias. A frequncia e a durao da amamentao vai diminuindo gradualmente medida que as crias vo crescendo, at que a me se torna hostil aos jovens animais que tentam mamar. Isto resulta no desmame das crias, a no ser que o desmame seja forado prematuramente pelo agricultor nos animais domsticos.

Desenvolvimento dos cordeiros e dos borregos

Cabritos e borregos normalmente nascem num estado avanado do desenvolvimento fsico e comportamental. A maior parte dos cabritos e dos borregos pem-se em p nos 15minutos a seguir ao nascimento. medida que a sua coordenao vai melhorando, as crias avanam at encontrarem as tetas das mes. A maioria das crias mama na primeira hora a seguir ao nascimento. Quando esto a mamar as crias do cabeadas no ubre da progenitora, o que facilita a descida do leite. Inicialmente os borregos no distinguem as ovelhas e tentam mamar em qualquer ovelha. Mas medida que vo crescendo vo aprendendo a utilizar vrios factores para reconhecer a sua progenitora. Passadas 3 semanas a viso j se tornou mais importante para o reconhecimento da sua progenitora do que a audio.

Seguidores versus ocultos

Uma das grandes diferenas entre o comportamento das cabras e das ovelhas que os borregos seguem as suas mes enquanto estas pastam (e por isso so designados seguidores). Por outro lado, os cabritos no seguem as suas mes, permanecem escondidos enquanto elas pastam. As cabras deixam os filhos por perodos compreendidos entre 1 a 8 horas, e depois vo buscar os filhos exactamente ao mesmo local onde eles ficaram. Elas fazem um chamamento vibratrio mudo, que chama as crias para perto dela. Os cabritos no parecem assustar-se com distrbios que possam ocorrer no stio onde esperam que as progenitoras os venham buscar depois de pastarem, no entanto podem imobilizar se a me fizer um som de alarme. Esta imobilizao das crias dificulta a sua localizao pelos predadores. Este lyingout (as mes deixarem os filhos num sitio e irem pastar) pode durar de 3 dias a vrias semanas. Terminado este perodo as crias balem para se manterem em contacto enquanto pastam.

Comportamento de brincadeira

As crias de ambas as espcies gostam de brincar desde muito novos. Os borregos mostram claras diferenas de sexo na maneira como se exibem nas brincadeiras. Os machos fazem mais brincadeiras de lutas, enquanto as fmeas fazem brincadeiras de rotao locomoo. Estas brincadeiras de locomoo nas fmeas sugerem que os animais tentem ter uma boa preparao fsica para poderem fugir dos predadores.

Comportamento anti-predador

As ovelhas selvagens mostram fortes comportamentos anti-perdadores. Elas so muito tmidas e atentas, elas tem tendncia para se juntarem e tem rpidas reaces de fuga. De qualquer maneira, as ovelhas protegem as crias quando necessrio, e vo afastar pequenos carnvoros que se tentem aproximar. Ao longo dos sculos de domesticao, eles vo perdendo as suas respostas anti-perdadores, mas ainda mostram algumas. Ao contrario das cabras, as ovelhas domsticas modernas vo juntar-se todas quando lhes for apresentado um potencial predador, o que faz com que facilmente um co de rebanho as consiga juntar todas. Numa ovelha, a postura de alerta consiste em manter a cabea erguida rigidamente, caminhando em passos curtos e rpidos. Quando assustadas, as cabras vo bater com uma pata no cho e emitir um som alto parecido com um (espirro). Estes sinais avisam os outros membros do rebanho de uma ameaa. Quando um potencial predador se aproxima, como por ex. um co, as cabras tendem a separar-se do rebanho. Isto faz com que seja relativamente dificil "agrupar" cabras, porque elas no se juntam.

Problemas
Apesar das ovelhas e cabras estarem entre os primeiros animais a serem domesticados, os mtodos agrrios usados para as manter no foram to intensificados como aqueles usados em porcos, galinhas ou vacas de leite. As ovelhas e cabras so normalmente mantidas em sistemas extensivos que so, em vrios aspectos, bastante similares ao habitat natural dos seus ancestrais selvagens. Consequentemente, ovelhas e cabras (ao contrrio dos porcos e galinhas) no sofrem, normalmente, de problemas comportamentais associados intensificao. No entanto, o facto das ovelhas e cabras serem mantidas em condies extensivas semelhantes aquelas dos seus familiares selvagens no significa que o seu bem-estar no possa ser posto em causa. Apesar dos animais em sistemas extensivos poderem normalmente expressar o seu comportamento natural, eles podem ser expostos a extremos de calor ou frio, podendo tambm ser sofrer de m nutrio se existirem demasiados elementos num rebanho. As cabras no gostam de chuva, sendo importante que o agricultor providencie abrigos adequados. Quando dada alimentao suplementar s ovelhas, importante ter a certeza que existe suficiente espao de alimentao. Se este espao for insuficiente, as ovelhas menos competitivas vo deixar de se alimentar em vez de lutar por espao.

Predao e medo
As cabras e ovelhas esto ainda expostas a predadores carnvoros em muitas partes do mundo. Por exemplo, em zonas da Escandinvia, ursos, lobos, linces e wolverine caam ovelhas. H diferenas relativamente taxa de mortalidade atribuda predao, sendo as raas de ovelhas mais leves mais atingidas do que as outras. Isto provavelmente reflecte diferenas no comportamento anti-predador (referido anteriormente), com as raas mais fracas apresentando este tipo de comportamento mais intensificado, sendo alvo, desta forma, de menor predao. Cabras criadas pela me tendem a evitar mais os humanos e exibir mais deficincias na extraco de leite do que cabras criadas pelo homem. Esta deficincia diminui com o tempo, sugerindo que as cabras se habituam, eventualmente, adversidade da extraco de leite.

Potrebbero piacerti anche