Sei sulla pagina 1di 3

Modelo de Contra-razes

EXMO. Dr. JUIZ PRESIDENTE DO TRIBUNAL de JUSTIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO-RJ.


CONTRA RAZES

Processo n. _____________ Recorrente: _____________ Recorrido: ______________


2 JUIZADO CIVEL DA COMARCA DE _________________

COLENDA TURMA RECURSAL

1. O i. magistrado a quo condenou a recorrente a indenizar o recorrido no valor de R$ 6.700,00 relativo a danos materiais referentes s despesas do autor - comprovadas nos autos com o conserto do seu carro pelo fato de a recorrente ter se negado a cumprir sua obrigao contratual, ou seja, realizar a cobertura securitria de sinistro ocorrido com o carro do recorrido. 2. A sentena condenou tambm a recorrente a pagar ao recorrido o valor de R$ 3.725,00, a ttulo de danos morais, pois o MM. reconheceu ter a mesma imposto indevidamente uma situao de intenso desconforto psicolgico ao autor da ao. 3. A deciso do i. magistrado deve ser mantida

4. Com efeito, a recorrente no comprovou suas alegaes na audincia, obrigao processual que deveria cumprir tendo em vista tratar-se de relao de consumo regulada pelos princpios do Cdigo de Defesa do Consumidor, que impe a inverso do nus da prova. Como foi ressaltado na deciso ora recorrida,
nus da parte r comprovar os requisitos para excluso da cobertura, diante da clusula restritiva (...) A r no comprovou a ocorrncia do (...) nexo causal . A prova colhida nesta audincia afasta a tese da embriaguez. A prpria autoridade policial determinou que o autor conduzisse o carro. Se estivesse efetivamente embriagado, porque (a autoridade policial) assim agiria? A testemunha no presenciou vestgios de lcool ou droga.

5. O curioso que a recorrente nada tendo provado na audincia de instruo e julgamento, insiste agora em ver reformada a sentena do juzo a quo com base nas mesmas e infundadas alegaes. 6. Observe-se que alm da recorrente no ter provado a embriaguez do recorrido tambm no provou a intencionalidade do mesmo em agravar o risco, sendo certo que, no o fazendo, deixa de haver qualquer fundamento que possa amparar sua pretenso de se afastar da obrigao de cobertura securitria, como se pode depreender da leitura da norma do Cdigo Civil, verbis:
Art. 768, CC. O segurado perder o direito garantia se agravar intencionalmente o risco objeto do contrato.

7. Na realidade, a recorrente no provou nem 1) o estado de embriaguez do recorrido; nem 2) o nexo de causalidade entre o suposto estado de embriaguez do recorrido e o evento; e muito menos 3) a inteno do recorrido em causar o acidente. Ou seja, a recorrente no provou nada. 8. Mesmo no tendo sido capaz de provar suas alegaes na audincia, insiste a recorrente, nesse recurso inominado, em atribuir a culpa exclusiva ao recorrido, se baseando novamente em descrio feita por agente pblico em boletim de ocorrncia, juntado aos autos. 9. Em primeiro lugar, mesmo se o recorrido estivesse realmente embriagado, e isso apenas ad argumentandum tantum, ainda assim, caberia recorrente o nus de provar o nexo causal entre o suposto estado de embriaguez e o evento/acidente. E mais, deveria a recorrente provar, tambm, a inteno do recorrido em produzir o resultado, nos termos do art. 768, CC. 10. No obstante, no h prova objetiva de que o recorrido estava embriagado, sendo certo que o Boletim de Ocorrncia faz, to-somente, presuno juris tantum, a qual pode ser afastada por prova em contrrio, como se depreende da pacfica jurisprudncia, verbis:
STJ - 3 T - REsp RELATOR. Waldemar Zveiter "O Boletim de Ocorrncia goza de presuno juris tantum de veracidade, prevalecendo at que se prove o contrrio. Dispe o art. 364, do CPC, que o documento pblico faz prova no s de sua formao, mas, tambm, dos fatos que o escrivo, o tabelio ou o funcionrio declarar que ocorreram em sua presena. Esse fato, todavia, no implica sua aceitao absoluta. Pode o ru, com meios hbeis, desfaz-la se ou quando contiver elementos inverdicos"(- j. 9.10.90 - RSTJ 25/355). 1 TACSP - 5 C - APELAO. "O Boletim de Ocorrncia Policial documento portador de presuno juris tantum de veracidade porque elaborado pela autoridade ou agente, portanto, prevalece at prova em contrrio, ou sua eliso atravs de outros elementos idneos de convico e por isso no h como recusar-lhe credibilidade" (j. 4.1.95 - RT 716/213). TJDF - APELAO CVEL : AC 5274899 DF Processo: AC 5274899 DF - Julgamento: 08/11/1999 rgo Julgador: 3 Turma Cvel - Publicao: DJU 01/03/2000, p. 28 Ementa (...) I - A RESPONSABILIDADE CIVIL, POR DANOS SOFRIDOS EM COLISES SUCESSIVAS DE VECULOS, DO MOTORISTA IMPRUDENTE QUE DEU ORIGEM AO EVENTO, QUANDO O VECULO SOB SUA DIREO ABALROOU OUTRO CARRO, QUE, EM CONSEQNCIA, FOI LANADO CONTRA A PARTE TRASEIRA DO TERCEIRO AUTOMVEL ENVOLVIDO. II - O BOLETIM DE OCORRNCIA POLICIAL GOZA DE PRESUNO JURIS TANTUM DE VERACIDADE. III - RECURSO CONHECIDO E IMPROVIDO

11. Ora, no caso, a prova testemunhal produzida na audincia de instruo e julgamento afastou a presuno relativa do Boletim de Ocorrncia, sendo certo que o i. magistrado nada teve a obstar em relao legitimidade da testemunha, considerando, portanto, seu depoimento legtimo e idneo para formar seu convencimento, como consta de deciso onde diz, textualmente:
A prova colhida nesta audincia afasta a tese da embriaguez. A prpria autoridade policial determinou que o autor conduzisse o carro. Se estivesse efetivamente

embriagado, porque assim agiria? A testemunha no presenciou vestgios de lcool ou droga.

12. Diante disso, no restou nenhuma prova, nenhum sustentculo, por menor que seja, no qual a recorrente pudesse se apoiar para afastar sua responsabilidade legal em cobrir os gastos do recorrido com o conserto do seu carro, razo pela qual foi condenada a indenizar o autor. Tambm por essa razo, tal condenao deve ser mantida.
QUANTO AO DANO MORAL

13. Novamente retorna-se ao fundamento da deciso que condenou a recorrente ao pagamento dos danos morais ao recorrido. Diz a sentena:
Na formao dos contratos entre consumidores e fornecedores, o princpio bsico norteador aquele institudo pelo art. 4o, caput, do Cdigo de Defesa do Consumidor (CDC), o da transparncia. A idia central consiste em possibilitar uma aproximao e uma relao contratual mais sincera e menos danosa entre consumidor e fornecedor, de sorte que ambos consigam atingir os fins colimados quando da celebrao da avena. Transparncia (...) significa lealdade e respeito nas relaes entre fornecedor e consumidor, mesmo na fase pr-contratual. (...) Depreende-se da redao do art. 422 do Cdigo Civil, as partes devero agir com lealdade e confiana recprocas, devendo colaborar, mutuamente, na formao e execuo do contrato, tudo na mais absoluta probidade .

14. Como se v, a sentena faz um julgamento severo da atitude da recorrente considerando-a desrespeitosa, desleal e de m-f, em relao ao recorrido. 15. Esse severo julgamento decorre do convencimento do i. magistrado de que a atitude da recorrente foi inteiramente ilcita, contrria lei, sendo certo que essa atitude enseja a condenao por danos morais ipso facto, decorrente da prpria ao, do modo como agiu a recorrente.
O dano moral alegado tambm restou evidenciado nos autos, j que ficou evidenciada, nos autos, a existncia de uma situao de intensa frustrao e angstia imposta indevidamente ao autor.

16. Diante disso resta inafastvel, tambm, a manuteno da condenao da recorrente ao pagamento dos danos morais.
DO PEDIDO

17.

Ante o exposto vem o recorrido requerer a essa Colenda Turma Recursal que mantenha

in totum a deciso do juiz a quo, negando provimento ao recurso interposto pela recorrente. Requer ainda a condenao da mesma ao pagamento de 20% de honorrios sucumbenciais.
N. Termos, P. Deferimento.

________________, 04 de Maio de 2013.

Assinatura do advogado

Potrebbero piacerti anche