Sei sulla pagina 1di 3

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO CURSO DE DIREITO HERMENUTICA JURDICA PROF.

: LUIS FERNANDO CIRILLO PROGRAMA DE ATIVIDADES

TEMAS,

NA ORDEM EM QUE SERO ESTUDADOS:

1 ) Direito, hermenutica e interpretao. Texto-base: Hermenutica e Argumentao, de Margarida M. Lacombe Camargo, Captulo I: Direito, hermenutica e interpretao (pp. 13-60). 2 ) A deciso judicial como silogismo. A estrutura das regras, a interpretao e a aplicao do direito. Texto-base: Introduo ao Estudo do Direito, de Trcio Sampaio Ferraz Jr., 6: Dogmtica da deciso ou teoria dogmtica da argumentao jurdica; 6.1: Teoria da deciso jurdica como sistema de controle do comportamento e 6.2 Teoria dogmtica da aplicao do direito (pp. 309321). 3 ) Vontade da lei e vontade do legislador. Interpretao, sistema jurdico e lgica jurdica. A Hermenutica em face do desafio kelseniano. Texto-base: Introduo ao Estudo do Direito, de Trcio Sampaio Ferraz Jr., 5: Dogmtica hermenutica ou a cincia do direito como teoria da interpretao (pp. 255-308). 4 ) Hans Kelsen: a Teoria Pura do Direito e a crtica Hermenutica Jurdica Tradicional. Texto-base: Hermenutica e Argumentao, de Margarida M. Lacombe Camargo, Captulo II: O pensamento jusfilosfico moderno: da exegese jurisprudncia dos valores (pp. 61-134). 5 ) H.L.A. Hart e a Textura Aberta da Linguagem. Signo e significado. Ambiguidade e vagueza da linguagem legal. Usos e contexto. Texto-base: O Conceito de Direito, de Herbert L.A. Hart, VII: Formalismo e Cepticismo acerca das Regras (pp. 137-168). 6 ) O Ps-Positivismo. A viragem lingustica. Texto-base: Hermenutica e Argumentao, de Margarida M. Lacombe Camargo, Captulo 3: Virada para o ps-positivismo: a discusso metodolgica atual (pp. 135-183).

7 ) A Filosofia Hermenutica e a hermenutica metodolgica de Emilio Betti. Texto-base: A teoria da interpretao jurdica de Emilio Betti, de Leonel Cesarino Pessa, O problema do aplicador do Direito no mbito da Teoria Geral do Direito (pp. 17-39). 8 ) A Filosofia Hermenutica. A obra de Hans-Georg Gadamer e o direito. A contribuio da hermenutica filosfica e da ontologia para a hermenutica jurdica contempornea. O papel do intrprete e a aplicao do direito. Texto-base: Hans-Georg Gadamer: a experincia hermenutica e a experincia jurdica (Eduardo C.B. Bittar) in Hermenutica Plural, organizada por Carlos E. de Abreu Boucault e Jos Rodrigo Rodriguez ( pp. 181-201). 9 ) A interpretao jurdica, a Nova Retrica de Cham Perelman e a Tpica de Theodor Vieweg. Texto-base: Hermenutica e Argumentao, de Margarida M. Lacombe Camargo, Captulo 4: A Nova Retrica de Cham Perelman (pp. 185247). 10 ) Os princpios e a razo prtica na obra de Robert Alexy: o papel da interpretao. Distino entre regras e princpios. Texto-base: Teoria da Argumentao Jurdica, Robert Alexy, Parte III Uma teoria da argumentao jurdica (pp. 209-281). 11 ) O Direito como um sistema de regras e princpios na obra de Ronald Dworkin. Funo judicial e objetividade do resultado hermenutico. Verdade e deciso jurdica. Texto-base: Interpretao jurdica, de Rodolfo Luis Vigo, Captulo 2: A interpretao jurdica em Ronald Dworkin (pp. 63-79). 12 ) Anlise da deciso judicial dentro do marco terico do PsPositivismo: justificao da deciso e razoabilidade; o papel dos princpios. Texto-base: Casos difceis no ps-positivismo (Jos Alcebades de Oliveira Jnior) in Hermenutica Plural, organizada por Carlos E. de Abreu Boucault e Jos Rodrigo Rodriguez (pp. 203-227).

BIBLIOGRAFIA: ALEXY, Robert. Teoria da argumentao jurdica. 2 ed. So Paulo: Landy Editora, 2005. BOUCAULT, Carlos Eduardo de Abreu; RODRIGUEZ, Jos Rodrigo (Orgs.). 2

Hermenutica plural: possibilidades jusfilosficas em contextos imperfeitos. So Paulo: Martins Fontes, 2002. CAMARGO, Margarida Maria Lacombe. Hermenutica e argumentao: uma contribuio ao estudo do direito. 3.ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2003. FERRAZ JR., Tercio Sampaio. Introduo ao Estudo do Direito: tcnica, deciso, dominao. 5 ed. So Paulo: Atlas, 2008. HART, Herbert L. A. O Conceito de Direito. 2 ed. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 1996. PESSA, Leonel Cesarino. A teoria da interpretao jurdica de Emilio Betti. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 2002. VIGO, Rodolfo Luis. Interpretao jurdica: do modelo juspositivistalegalista do sculo XIX s novas perspectivas. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2005.

Potrebbero piacerti anche