Sei sulla pagina 1di 6

Ligaes qumicas

Como sabemos, os tomos se ligam a outros para completarem suas camadas de valncia. Se voc no est lembrando, camada de valncia a ltima camada da eletrosfera do tomo e ela considerada completa se possuir oito eltrons (para tomos com mais de uma camada) ou dois eltrons (para tomos com uma nica camada). Assim, desde que sua camada no esteja completa, ele ir se ligar a outros tomos para tentar complet-la. As ligaes qumicas so unies estabelecidas entre tomos para formarem molculas ou no caso de ligaes inicas ou metlicos aglomerados atmicos organizados de forma a constiturem a estrutura bsica de uma substncia ou composto. Na Natureza existem aproximadamente uma centena de elementos qumicos. Os tomos destes elementos qumicos ao se unirem formam a grande diversidade de substncias qumicas. Uma analogia seria comparar os elementos qumicos ao alfabeto que, uma vez organizado seguindo uma dada regra ou ordem, leva as letras a formarem palavras imbudas de significado distinto e bem mais amplo daquele disponvel quando separadas. Os tomos, comparando, seriam as letras, e as molculas ou aglomerados organizados seriam as palavras. Na escrita no podemos simplesmente ir juntando as letras para a formao de palavras: aasc em portugus no tem significado (salvo se corresponder a uma sigla); porm se organizarmos essas mesmas letras teremos a palavra casa, que certamente tem significado "fsico". Assim como na escrita, h regras fsico-qumicas a serem obedecidas, e a unio estabelecida entre tomos no ocorre de qualquer forma, devendo haver condies apropriadas para que a ligao entre os tomos ocorra, tais como: afinidade, contato, energia, etc. As ligaes qumicas podem ocorrer atravs da doao e recepo de eltrons entre os tomos, que se transformam em ons que se mantm unidos via a denominada ligao inica. Como exemplo tem-se o cloreto de sdio (NaCl). Compostos inicos conduzem eletricidade no estado lquido ou dissolvidos, mas no quando slidos. Eles normalmente tm um alto ponto de fuso e alto ponto de ebulio. Outro tipo de ligaes qumicas ocorre atravs do compartilhamento de eltrons: a ligao covalente. Como exemplo tem-se a gua (H2O). D-se o nome de molcula apenas estrutura em que todos os seus tomos conectam-se uns aos outros de forma exclusiva via ligao covalente. Existe tambm a ligao metlica onde os eltrons das ltimas camadas dos tomos do metal soltam-se dos respectivos ons formados e passam a se movimentar livremente entre todos os ons de forma a mant-los unidos. Um tomo encontra-se assim ligado no apenas ao seu vizinho imediato, como na ligao covalente, mas sim a todos os demais tomos do objeto metlico via uma nuvem de eltrons de longo alcance que se distribui entorno dos mesmos.

Tipos de ligaes
Quando um tomo forte (com grande eletronegatividade) se liga a um tomo fraco (com baixa eletronegatividade), h transferncia definitiva de eltron do mais fraco para o mais forte. Se tirarmos um eltron de um tomo, ele deixa de ser neutro, pelo desequilbrio entre seu nmero de prtons e de eltrons. Quando um tomo perde eltron, ele fica com mais prtons do que eltrons, e sua carga passam a ser positiva. Se o tomo ganhar eltrons, tambm haver um desequilbrio de cargas e, como ele ter mais eltrons do que prtons, ele ser eletricamente negativo. Um tomo que deixa de ser eletricamente neutro, se tornando positivo ou negativo, passa a ser chamado de on. Aproximando um tomo altamente eletronegativo de um de baixa eletronegatividade, ele captura eltrons tornando-se um on negativo e tornando o outro um on positivo. Como cargas eltricas opostas se atraem, eles ficaro ligados por atrao eletromagntica e o tipo de ligao ser chamado de ligao inica.

Se aproximarmos dois tomos de forte eletronegatividade, um no ter fora para capturar o eltron do outro permanentemente. Ele catura o eltron, mas o outro consegue captur-lo de volta e, alm de retom-lo, captura um eltron do outro. Esse jogo fica se repetindo fazendo com que o par de eltrons (um de cada tomo) fique orbitando pelos dois tomos. importante perceber que nesse caso no h formao de ons. Esse tipo de ligao, onde no h transferncia definitiva de eltrons, e sim compartilhamento do par, designada ligao covalente.

Quem forte e quem fraco? Consideraremos fortes os no-metais e fracos os metais. Localizando na tabela peridica:

Metais, no metais. Ligao metlica.


a ligao que ocorre entre:

As ligaes metlicas diferentemente das inicas e covalentes, no tm representao eletrnica e sua representao estrutural depende de um conhecimento mais profundo dos retculos cristalinos. Geralmente os metais, so representados por seus smbolos, sem indicao da quantidade de tomos envolvidos, que muito grande e indeterminada. Os metais apresentam certas propriedades tais como a capacidade de se transformar em fios: chamada de ductilidade; a capacidade de se transformar em lminas: maleabilidade; so bons condutores trmicos e eltricos, devido a movimentos de eltrons livres presentes nos metais; apresentam brilho metlico; P.F. e P.E. Elevados; so slidos (exceto o Hg).

Exemplificando: O2 (oxignio molecular) - no-metal com no metal = Ligao Covalente CO2 (dixido de carbono) - no-metal com no-metal = Ligao Covalente H2O (gua) - no-metal com no-metal = Ligao Covalente CH4 (metano) - no-metal com no-metal = Ligao Covalente Al2O3 (xido de alumnio) - metal com no-metal = Ligao Inica NaCl (cloreto de sdio) - metal com no-metal = Ligao Inica PbI (iodeto de chumbo) - metal com no-metal = Ligao Inica FeS (sulfeto de ferro) - metal com no-metal = Ligao Inica Existe outro tipo de ligao? Sim. Existem tambm ligaes metlicas e ainda um tipo especial de ligao covalente, chamada ligao covalente coordenada, mas trataremos de cada uma delas em separado, em outros textos. Resumindo... Metais com No-Metais = Ligao Inica. No-Metais com No-Metais = Ligao Covalente.

Concluso.
Aps a pesquisa podemos classificar as ligaes em 3 tipos bsicos, sendo: INICA, COVALENTE e METLICA. Uma razo importante para se ter uma compreenso das ligaes entre tomos se deve ao fato de que, o tipo de ligao nos permite explicar algumas propriedades de um determinado material. Por exemplo, o alto ponto de fuso do diamante e a baixa densidade do polmero. Alm disso, verificamos que a saturao da camada da valncia com oito eltrons (ou dois, no caso da camada K) aumenta a estabilidade do tomo.

Assim ficaram entendidas que as ligaes qumicas so unies estabelecidas entre tomos para formarem as molculas, que constituem a estrutura bsica de uma substncia ou composto. Na Natureza existe aproximadamente uma centena de elementos qumicos. Os tomos destes elementos qumicos ao se unirem formam a grande diversidade de substncias qumicas.

Potrebbero piacerti anche