Sei sulla pagina 1di 44

UNIVERSIDADE

Alunos:

LOFT

SUMRIO 1 INTRODUO .......................................................................................................... 4 3 LANAMENTOS - CASO 1 - CONCRETO ARMADO........................................ 5 3.1 FRMAS DA ESTRUTURA.................................................................................... 6 3.2 INSTALAES PREDIAIS...................................................................................... 7 3.2.1 SISTEMA HIDRAULICO ..................................................................................... 8 3.2.2 SISTEMA ELTRICO .......................................................................................... 9 3.3. TELHADO.............................................................................................................. 10 3.4. PAGINAO DOS PISOS..................................................................................... 11 3.5. TIPOLOGIA E DIVISO DAS ESQUADRIAS.................................................... 12 4 LANAMENTOS - CASO 2 ALVENARIA ESTRUTURAL............................ 13 4.1 LANAMENTO DAS FIADAS.............................................................................. 13 4.2 ELEVAO EXTERNA......................................................................................... 14 4.3. ELEVAO INTERNA......................................................................................... 15 4.4. TELHADO.............................................................................................................. 16 5 MEMORIAL DESCRITIVO E JUSTIFICATIVO................................................ 17 5.1. CASO 1.................................................................................................................... 17 5.2. CASO 2.................................................................................................................... 32 6 CONCLUSO............................................................................................................ 46 7 REFERNCIAS......................................................................................................... 47

1 INTRODUO Esse trabalho tem como principal objetivo dar uma explanada geral em todos os aspectos construtivos para uma edificao de pequeno porte, neste caso um Loft que foi projetado na disciplina de Projeto Arquitetnico I do curso de Arquitetura e Urbanismo. Plantas de projeto eltrico, contendo a localizao de tomadas, interruptores, pontos de luz; plantas hidro-sanitrias indicando pontos de gua fria e quente, tubos de queda, caixas de inspeo e gordura; projeto de paginao do piso; projeto estrutural, para dois casos diferentes, o primeiro em estrutura de Concreto Armado e o segundo para estrutura de Alvenaria Estrutural, juntamente com dados relevantes e interessantes relacionados a esses dois tipos de estrutura. Plantas e cortes da cobertura tambm em dois diferentes casos, com platibanda e com telhado aparente, em chapas de fibrocimento e telhas de cermica respectivamente. Alm das plantas, um memorial descritivo/justificativo para cada tipo de estrutura, descrevendo todos os materiais, ferramentas e servios necessrios para a execuo dessa obra, desde a fundao at a escolha dos revestimentos. Importante para se ter uma vista do todo em uma obra, pois para um arquiteto ser bem sucedido ele necessita ter uma boa noo de todas as etapas, como funcionam os processos, os materiais e especificaes de tudo o que envolve uma construo.

2 LANAMENTOS CASO 1 2.1 FRMAS DA ESTRUTURA

2.2 INSTALAES PREDIAIS 2.2.1 SISTEMA HIDRAULICO

2.2.1 SISTEMA ELTRICO

2.3 TELHADO

2.4 PAGINAO DOS PISOS

2.5 TIPOLOGIA E DIVISAO DAS ESQUADRIAS

3 LANAMENTOS CASO 2 ALVENARIA ESTRUTURAL 3.1 LANAMENTO DAS FIADAS

3.2 ELEVAO EXTERNA

3.3 ELEVAO INTERNA

3.4 TELHADO

4 MEMORIAL DESCRITIVO E JUSTIFICATIVO 4.1 CASO 1 CONCRETO ARMADO 1 Memorial Descritivo O presente memorial destina-se execuo de uma residncia com dois pavimentos, ser construda na rua Joinville, bairro Vila Nova em Blumenau/SC. A rea total de 76m 2 (setenta e seis metros quadrados), com acabamento de primeira qualidade, servida de toda a infra estrutura necessria, sendo elas: gua tratada, energia eltrica, telefone, gs, TV e instalaes para futura rede de esgoto. Projetos elaborados pelos estudantes Fabricio Pereira Battisti e Jefferson Rubner Kroth.

2 Especificaes e sistemas construtivos 2.1 Introduo Destinam-se aos presentes a regular os servios de mo-de-obra e materiais a serem aplicados na construo da residncia acima apresentada. 2.2 Condies fundamentais A residncia ser construda de acordo com os projetos aprovados, este documento (MEMORIAL DESCRITIVO), Cronograma Fsico-Financeiro e o Contrato de Prestao de Servio sob o regime de empreitada global, obedecendo s disposies legais em vigor e aos detalhes de execuo constantes desses mesmos projetos aprovados em rgos competentes CREA/SC, Prefeitura Municipal de Blumenau, Corpo de Bombeiros e CELESC). 2.3 Materiais Os materiais a serem empregados na obra, tais como: areia, gua, brita, cal, cimento, ao, blocos cermicos, lajes e outros, devero satisfazer integralmente as especificaes da ABNT para cada caso. Para o concreto armado deve obedecer a NBR 6118 Projeto de Estruturas de Concreto. Os materiais restantes sero especificados juntamente com o respectivo local de sua aplicao. 2.4 Generalidades a) Todos os servios devero ser executados de acordo com as presentes especificaes de projeto e normas tcnicas. b) Todo o material a ser empregado dever ser de primeira qualidade e definidos nas presentes especificaes. c) Todos os operrios e tcnicos a serem empregados na execuo dos servios, devero ser qualificados e hbeis a exercer suas tarefas. d) Os servios porventura necessrios e que no constarem nas presentes, devero ser executados de acordo com a orientao da fiscalizao e responsvel tcnico da obra, que os faro sempre por escrito antes de sua execuo.

2.5 Obra 2.5.1 Fundaes Ser feita em modelo de Sapatas e Vigas Baldrames com pilares estruturais de concreto conforme projeto estrutural, pois devido construo ser de pequeno porte, ao tipo do solo e por uma questo econmica esse modelo vem a ser a melhor escolha. 2.5.2 Estrutura - O trreo e o primeiro pavimento sero executados em concreto armado, conforme a norma NBR 6118, com uso de sapatas e vigas baldrame de resistncia a ser definida pelo projeto estrutural. - A primeira laje ser executada de forma Treliada, de 30 centmetros, com vigas baldrame, sapatas, pilares e colarinhos de concreto. - A segunda laje ser executada de forma Treliada, com vigotes de concreto armado, e preenchimento de blocos de EPS, com espessura de 10 centmetros; a laje ter espessura total de 15 centmetros. E a parte do mezanino metlico, ser executada laje em Steel Deck . A escolha da laje em Steel Deck foi feita devido ao seu baixo custo, montagem rpida, fcil e pelo seu baixo peso com relao estrutura. - A terceira laje, laje de cobertura, ser executada da mesma forma que a segunda. A escolha da laje tipo Treliada foi feita devido economia de concreto, isolamento trmico e acstico e menor tempo de execuo. - Todas as vergas e contravergas sero usinadas, da marca PAVIMIX, Fck de acordo com o projeto estrutural. - Todas as peas obedecero s dimenses e ferragens de acordo com o projeto estrutural. - O concreto usado na estrutura (vigas, pilares, laje) ser usinado e o Fck ser definido pelo projeto estrutural. - As frmas sero executadas com o uso de compensados resinados de 12 mm e tbuas de pinho de 2,5 cm de boa qualidade, obedecendo s disposies das formas constantes no projeto estrutural. - As frmas sero cuidadosamente niveladas, aprofundadas, molhadas e calafetadas para receber o concreto. - Antes das concretagens, a ferragem ser montada nas formas e rigidamente amarada e colocada as pastilhas plsticas, para evitar deslocamentos durante a execuo e tambm garantir os recobrimento mnimo das ferragens, conforme estabelecidos no projeto estrutural.

- A cura dos elementos estruturais, devero obedecer nas Normas Tcnicas, com a aplicao de uma camada fina de gua aps 24:00 horas, sobre as peas concretadas durante os trs primeiros dias. - As superfcies do concreto das vigas e lajes sero sarrafeadas e desempenadas com rgua manualmente, tomando-se como referncia as taliscas colocadas antecipadamente. - As disformas obedecero aos prazos mnimos como, para formas laterais de vigas trs dias, formas de pilares sete dias, formas de fundo das vigas e lajes aps 21 dias. - Para garantir o controle tecnolgico da obra, dever ser coletado no mnimo trs amostras de cada caminho de concreto que for utilizado na obra, procedendo a seus ensaios em laboratrio. 2.5.3 Alvenarias - A alvenaria utilizada ser de blocos cermicos com de resistncia de 2,5 MPa - Sero utilizados blocos cermicos de 6 furos, assentados na menor dimenso - Os blocos devero ser assentados em argamassa tipo PAVMIX de assentamento com espessura mdia de 1 cm. - Devero ser prumadas e as juntas niveladas. 2.5.4 Telhado a) Cobertura - Ser aplicado um revestimento tipo Manta Asfltica VIAPOL, para garantir que no haja infiltrao, com proteo de fibro-cimento, com inclinao de 8%. - A estrutura do telhado ser executada em madeira do tipo Itaba devido sua alta resistncia ao impacto e ao desgaste, pouca manuteno e maior durabilidade. b) Impermeabilizaes/Tratamentos: - Todas as vigas baldrames, rebaixo dos banheiros e sacadas impermeabilizadas, recebero uma camada de proteo impermeabilizante da SIKA, VEDACIT, conforme dosagem do fabricante. 2.5.5 Instalaes Hidro-Sanitrias a) gua Fria e Quente - A presente edificao ter seu abastecimento de gua tratada, atravs da SAMAE. - Dos hidrmetros a gua segue at a caixa dgua de fibra de vidro de 1.000 litros, instalada acima do forro, apoiadas sobre a laje e paredes de sustentao de acordo com o projeto estrutural.

A caixa dgua de fibra de vidro foi escolhida devido ao seu peso prprio ser menor do que uma caixa executada em concreto ou alvenaria, alm de ter manuteno mais fcil. - Os tubos e conexes de gua fria sero do sistema PEX ASTRA em tubos de polipropileno flexvel, com painis de Shaft em banheiros e cozinha. De acordo com projeto. Os Shafts garantem facilidade na hora da manuteno, alm de organizarem melhor o encanamento. - O Shaft do chuveiro ser preparado para receber gua quente do sistema de aquecimento solar. b) Esgoto Sanitrio e Pluvial: - Os tubos e conexes sero de PVC rgido em junta soldvel, TIGRE, nos dimetros pedidos em projeto. - Na execuo das juntas da tubulao dever ser obedecida a especificao do fabricante. - Os acessrios sanitrios, tais como: caixa sifonada, caixa de gordura, ralo, etc..., sero todos de PVC, tambm da TIGRE, com grelha em ao inox com fecho, com tamanho e dimenses definidas no projeto hidro-sanitrio. - As inclinaes nas tubulaes obedecero ao projeto e sero planas de modo a no produzir empenamentos na tubulao. - As caixas de passagem sero executadas com tijolos macios 0,60x 0,60m, assentados com argamassa de cimento e areia mdia no trao 1:3 e sero revestidos com argamassa que contenha impermeabilizante, alm de ter o piso queimado e um canal por onde possa escoar o esgoto e ter tampa de ferro fundido modelo T-33, em quantidades definidas no projeto hidro-sanitrio. c) Louas: - Na cozinha e banheiros as bancadas sero executadas em granito da cor Preto Absoluto, com dimenses de acordo com o projeto. - Nos banheiros, dever ser usado conjunto de louas da marca DECA, sendo os lavatrios com cuba em loua sobreposta. - Os vasos sanitrios tero caixa acoplada, com 2 tempos (de 3 e 6 litros), branco da marca INCEPA. O sistema de descarga com dois tempos um sistema inovador que gera economia de cerca de 30% do consumo de gua em relao aos outros tipos. - Na pia da cozinha dever ser usada uma cuba inox, marca Franke, embutida na bancada de granito, Preto Absoluto. - O tanque da rea de servio ser de inox, marca Franke, com capacidade de 36litros. - As peas sero assentadas conforme especificaes dos fabricantes, inclusive de modo a permitir a manuteno ou troca sem danificar pisos ou paredes. d) Metais:

- Todos os metais sero da marca DECA, cromado, sendo os registros de gaveta bruto de a 1.1/2; os registros de gaveta com canopla com acabamento cromado; torneiras para as pias de mesa; torneiras paras lavatrios dos banheiros; torneiras para tanque e torneira para maquina de lavar. - As vlvulas dos lavatrios, pias e tanques sero da marca DECA. - Os sifes para os lavatrios e as pias sero metlico cromado da marca JAPI. - Os chuveiros sero eltricos da marca THERMOSYSTEM com a possibilidade de uso de aquecimento solar quando desligado. 2.5.5.1 Painis de Aquecimento Solar Fotovoltaica - Trs painis de captao de 85W cada, da marca Kyocera. Foi escolhido a utilizao de 3 painis, aps um calculo mdio de uso da residncia. Tendo em vista os perodos de insolao intenso da regio. - Alem de estalar todo o sistema de controle de utilizao e captao, j est previsto a tubulao de gua fria, e gua quente, o tanque de armazenamento e o boiler. 2.5.6 Instalaes Eltricas a) Eltrico: - As tubulaes nas lajes, paredes e pisos sero em PVC flexvel, tipo mangueira nas bitolas definidas em projetos e espessura mnima de 2 mm. - As caixas de passagem na laje sero de ferro esmaltado preto octogonal dupla 4x4 com fundo mvel. - As caixas de passagem para paredes sero de ferro esmaltado preto do tipo: 3x3 sextavada, retangular 4x2 e quadrada 4x4. - As caixas sero passadas juntamente com as mangueiras nas paredes somente aps ter sido feito o taliscamento dos revestimentos e o nivelamento do contra piso. - A fiao ser executada com fios termoplsticos de cobre rgido, tipo PIRASTIC da marca CONDOMIG 600v nas bitolas definidas nos projetos eltrico e telefnico. - As tomadas e interruptores sero da marca MECTRONIC PETRA, para os interruptores simples de 1,2 e 3 sees, interruptores paralelo, tomadas simples, tomadas com aterramento, tomadas para chuveiro. - Os quadros de distribuio da luz sero do tipo QDL da SEMAR ou Similar, contendo disjuntores unipolares e Bipolar termomagnticos com barramento de neutro e barramento de

terra, de acordo com o projeto eltrico e dever ser aterrado com fio nu e hast coperweld de 2,40 m. - Ser instalado um conjunto de interfone/porteiro eletrnico, da marca HDL - O padro tipo CEMIG ser instalado em mureta junto ao muro lateral direito, com entrada subterrnea, na categoria bifsica e um monofsico, com proteo de aterramento, seguindo da at aos quadros de distribuio de circuitos via subterrnea, de onde partir todos os circuitos de tomadas e luminrias, obedecendo rigorosamente o projeto eltrico. - Todas as lmpadas sero do tipo fluorescente de 32w; lmpadas fluorescentes apresentam economia de energia em relao s incandescentes. - As demais lmpadas externas, sero do tipo incandescente de 60 a 100 w a prova de tempo. b) Telefnico: - Ser instalado um conjunto de Quadro Geral e Quadros de Distribuio, para a rede de telefone, sendo que cada apartamento tero 2 (duas) tomadas tipo padro Telemar, de embutir na parede a 30 cm e 130 cm do piso, da marca MECTRONIC, conforme o projeto eltrico. - As tubulaes sero em PVC flexvel tipo mangueira, com fiao CCI-50 interno e CCEAPL 40 pares, obedecendo ao projeto telefnico. c) TV a Cabo: - A presente edificao ser servida com rede a Cabo, com a instalao das tubulaes seca de _= 19mm a 25mm, para instalao de TV a cabo, com a colocao de 2 pontos com caixinha metlica 4x2 e tomada da marca MECTRONIC, conforme o projeto telefnico. d) Ar condicionado - Ser instalado sistema de ar condicionado com Split, com potncia de 30.000 BTUs, marca ELETROLUX, no quarto.

2.5.7 Revestimentos de tetos e paredes 2.5.7.1 Externos a) Chapisco de base - As paredes, vigas e pilares externos levaro uma camada de chapisco industrializado PAVMIX. b)Reboco: - As paredes em toda altura at as vigas, recebero revestimento com argamassa

PAVMIX de revestimento baixa espessura inclusive os muros externos, executados a prumo, desempenado e feltrado em superfcies pr-molhadas misturado e virado em betoneira, com espessura mnima de 1 cm. 2.5.7.2 Internos a)PAVFIN: - As paredes, levaro uma camada de argamassa de revestimento PAVFIN de baixa espessura. - A laje de cozinha e banheiro ser em placas de gesso comum. - O restante ser em argamassa de revestimento PAVFIN de baixa espessura. b)Revestimento Cermico Paredes: - Os banheiros, a cozinha e rea de servio, sero revestidas com revestimento cermico, azulejos da PORTOBELLO, com argamassa industrializada tipo ARGALIT e rejuntados com rejunte industrializado, com juntas de 5 mm. - Para assentamento dos revestimentos de parede, primeiramente dever ser feito um emboo prumado, destorcido e riscado revestindo a alvenaria, de argamassa de revestimento PAVMIX devendo os revestimentos ser molhados no mnimo por 30 minutos antes de assentados. Os revestimentos sero assentados em juntas a prumo e suas fiadas sero niveladas e o rejunte ter acabamento frisado. - Todos os revestimentos sero assentados em toda parede, em cada ambiente. 2.5.8 Pavimentao 2.5.8.1 Contra-piso - Dever ser executado em todo pavimento trreo, em concreto magro no trao 1:3:5 (cimento:cal hidratada:areia - mdia ou fina) com espessura de 6 cm. - Dever ser nivelado, destorcido e desempenado. 2.5.8.2 Pisos a) Externo -As caladas sero executadas em revestimento cermico anti-derrapante, de 60x60cm da marca PORTOBELLO, conforme o projeto arquitetnico b) Interno - Os pisos e os rodaps das reas da lavao, cozinha e banheiros sero executados com piso Porcelanato, da marca PORTOBELLO, de tamanho 40x40cm, assentados com argamassa

industrializada ARGALIT e rejuntados com rejunte industrializado, com juntas de 5 mm. Antes de assentar os pisos, dever ser executada uma camada de regularizao de 2 cm de espessura, de cimentado rstico desempenado com argamassa de cimento e areia mdia no trao 1:4. O porcelanato tem melhor resistncia ao impacto e ao desgaste, e devido a padronizao no tamanho das peas todas as fugas acabam ficando com a mesma medida, ajudando na hora da paginao. - O quarto e o closet sero executados em piso laminado de madeira da marca EUCAFLOOR, cor Carvalho, com peas que variam de 80cm 130cm, variando a tonalidade por uma questo esttica. O piso laminado tem sido uma tima opo devido a sua beleza esttica, facilidade de instalao e tambm pelo preo ser mais baixo do que a madeira macia. - A escada ser revestida com madeira do tipo Carvalho, marca EUCAFLOOR, assim como o resto do piso. - Todas as soleiras devero existir quando houver diferenas de nveis e ou mudanas de pisos. As soleiras sero em pedra de granito polido, na cor Preto Absoluto, sendo colocada na porta de entrada da sala, porta dos fundos e portas dos banheiros. Devero ser assentadas niveladas com argamassa de cimento e areia mdia no trao 1:4, e as soleiras tero suas larguras medidas na obra, levando-se em conta as espessuras das paredes com reboco e revestimento.

2.5.9 Esquadrias
PORTAS

AMBIENTE

MATERIAL

TIPO E MODELO

DIMENSO

MARCA

Sala

Madeira

2 folhas de abrir, veneziana ventilada inferior, estrutura em chapa 18

1,40 x 2,10

Portello

Dormitrio (sute mster) Cozinha

Alumnio

4 folhas, 2 folhas centrais de correr, c/vidro liso, estrutura em chapa 18 com batente acoplado e fechadura acoplada 1 folha de abrir, estrutura em chapa 18, com batente acoplado e fechadura acoplada 1 folha de abrir, estrutura em perfil 10, veneziana fixa

3,35 x 2,10

Atlntica

Madeira

0,80 x 2,10

Portello

Banheiro

Madeira

0,80 x 2,10

Portello

Lavabo Lavanderia

Madeira Madeira

1 folha de abrir, estrutura em perfil 10, veneziana fixa 1 folha de abrir, estrutura em perfil 10, veneziana fixa

0,70 x 2,10 0,80 x 2,10

Portello Portello

JANELAS E BASCULANTES

AMBIENTE

MATERIAL

TIPO E MODELO

DIMENSO

MARCA

Dormitrio (sute mster) Cozinha

Alumnio

4 folhas, c/2 mveis, c/vidro liso, estrutura em chapa 18 com batente acoplado e fechadura acoplada 4 folhas mveis, em chapa dobrada 18, caixilho e alavanca acoplada Basculante c/1 folhas mveis, caixilho, alavanca e vidro acoplados

3,35 x 2,10

Atlntica

PVC

1,40 x 1,00 x 1,10

Ekohaus

Banheiro

Alumnio

0,60 x 0,60 x 150

Atlntica

Lavabo

Alumnio

Basculante c/1 folhas mveis, caixilho, alavanca e

0,60 x 0,60 x 150

Atlntica

vidro acoplados Lavanderia PVC 4 folhas mveis, em chapa dobrada 18, caixilho e alavanca acoplada 0,110 x 1,00 x 1,10 Ekohaus

2.5.9.1 Vergas, contravergas e peitoris: - Em todas as portas haver uma verga em concreto de 19 cm de altura e passante 29 cm de cada lado. - Em todas as janelas uma verga e contra verga em concreto de 19 cm de altura e passante 29 cm de cada lado. - Em toda janela haver um peitoril externo em pedra de granito polido Preto Absoluto, assentado com inclinao para o lado externo para servir de pingadeira com 2 cm. Esse peitoril ser assentado com argamassa de cimento e areia mdia no trao 1:4, e as larguras sero medidas na obra. 2.5.9.2 Madeira: - As portas de madeira tero o acabamento Branco Laqueado, com suas dimenses e detalhes descritos em projeto. - As portas sero assentadas com espuma expansiva. - Fechaduras sero da marca HAGA - modelo BRAVA (descrio em tabela de ferragens). 2.5.9.3 PVC - As janelas de correr, sero em esquadrias de PVC branco, da marca EKOHAUS, linha Softline. Neste caso o PVC foi escolhido devido a sua leveza, melhor vedao em casos de chuva e ventania, melhor desempenho acstico, alm da questo esttica. Nos banheiros, temos janelas maxi ar de PVC branco, da marca EKOHAUS, linha softline. 2.5.9.4 Ferragens - Todas as portas de madeira, recebero trs dobradias cromadas, de 3 x 2. fixadas por parafusos galvanizados de 20 mm de comprimento. - As portas e janelas de em Alumnio, sero chumbadas para melhor vedao e precauo, para devidos problemas.

FECHADURAS

ESQUADRIA

TIPO E MODELO

MARCA

Porta Entrada

Em ao escovado, com maaneta tipo bola, externa fixa, chave em cilindro espelho de chave separado, de 1a linha. Niquelado, tipo alavanca, com chave em cilindro.

Haga

Porta Cozinha

Haga

Porta (sute master)

Cromado, tipo alavanca, com chave interna

Soprano

Banheiro

Niquelado, tipo alavanca, com chave em cilindro.

Haga

Lavabo Lavanderia

Niquelado, tipo alavanca, com chave em cilindro. Niquelado, tipo alavanca, com chave em cilindro.

Haga Haga

2.5.10 Vidros - Ser utilizado o vidro do tipo temperado transparente, incolor, de 10mm nos dois painis de vidro, que se localizam na residncia, um na sala e o outro na sute. A escolha do laminado d-se devido maior segurana, incidncia do sol, e esttica.
VIDROS

ESQUADRIA

ESPESSURA, MODELO E ASSENTAMENTO

Porta Dormitrio (sute mster)

4 mm, martelado, assentado com massa de vidro e silicone

Painel de vidro Sala Painel de vidro (sute mster)

painel de vidro temperado 8mm chumbado e assentado com massa e silicone painel de vidro temperado 8mm chumbado e assentado com massa e silicone

Janela Cozinha

4 mm, martelado, assentado com massa de vidro e silicone

Janela Lavanderia Basculante Banheiro

4 mm, martelado, assentado com massa de vidro e silicone 4 mm, martelado, assentado com massa de vidro e silicone

Basculante Lavabo

4 mm, martelado, assentado com massa de vidro e silicone

2.5.11 Pintura e Revestimento a) Exteriores - Todas as superfcies externas das paredes devero ser lixadas, limpas e calafetadas, logo aps o preparo da parede ser aplicado o selador acrlico, em uma demo e em todas as superfcies a serem pintadas. - Nas superfcies das alvenarias externas com revestimento de emboo paulista, apresentado no projeto de arquitetura que receber pintura texturizada, dever ser aplicada tinta textura acrlica em 2 demos, da marca Suvinil, em tons pastis. b) Interiores - Dever ser aplicada em todas as paredes e tetos exceto nos locais que no for aplicado o emboo para revestimento cermico, logo aps o preparo da parede ser aplicado em seguida, o selador acrlico ARGALIT, em uma demo em todas essas superfcies a serem pintadas. c) Laqueados - Todas as portas de madeira devero ser lixadas e emassados com massa PVA, para receber pintura com tinta Laca, em duas demos, na cor branca. d) Esmalte Sinttico - As grades e portes de fechamento frontal, sero pintados com tinta esmalte sinttico, em duas demos. 2.5.12 Escada - A escada ser executada em ao, devido facilidade de instalao, baixo peso prprio, menor preo de custo, e um toque de modernidade no ambiente.

3 Observaes Gerais - Os materiais aplicados sero sempre de reconhecida qualidade junto ao mercado de materiais de construo e com uma diversidade de oramentos. - As padronagens sero definidas por pessoas especializadas, de maneira a se obter harmonia e bom gosto na caracterizao final, sempre resaltando um padro de obra elevado e especializado. - No ser permitida nenhuma alterao no projeto original. Tanto hidrulico, eltrico, estrutural ou arquitetnico. Tendo em vista alguma modificao, devera consultar um dos responsveis pela obra, para possveis estudos e modificaes. - expressamente proibido corte transversais e longitudinais em parede e lajes sem a aprovao dos responsveis das obras, pois comprometem na estrutura do prdio ou a harmonia dos ambientes.

4.2 CASO 2 ALVENARIA ESTRUTURAL 1 Memorial Descritivo O presente memorial destina-se execuo de uma residncia com dois pavimentos, ser construda na rua Joinville, bairro Vila Nova em Blumenau/SC. A rea total de 76m 2 (setenta e seis metros quadrados), com acabamento de primeira qualidade, servida de toda a infra estrutura necessria, sendo elas: gua tratada, energia eltrica, telefone, gs, TV e instalaes para futura rede de esgoto. Projetos elaborados pelas estudantes Fabricio Pereira Battisti e Jefferson Rubner Kroth .

2 Especificaes e sistemas construtivos 2.1 Introduo Destinam-se as presentes a regular os servios de mo-de-obra e materiais a serem aplicados na construo da residncia acima apresentada. 2.2 Condies fundamentais A residncia ser construda de acordo com os projetos aprovados, este documento (MEMORIAL DESCRITIVO), Cronograma Fsico-Financeiro e o Contrato de Prestao de Servio sob o regime de empreitada global, obedecendo as disposies legais em vigor e aos detalhes de execuo constantes desses mesmos projetos aprovados em rgos competentes CREA/SC, Prefeitura Municipal de Blumenau, Corpo de Bombeiros e CELESC). 2.3 Materiais Os materiais a serem empregados na obra, tais como: areia, gua, brita, cal, cimento, ao, blocos estruturais, lajes e outros, devero satisfazer integralmente as especificaes da ABNT para cada caso. Para os blocos de concreto para alvenaria estrutural, usar a NBR 6136 Blocos de Concreto Estrutural. Os materiais restantes sero especificados juntamente com o respectivo local de sua aplicao. 2.4 Generalidades a) Todos os servios devero ser executados de acordo com as presentes especificaes. b) Todo o material a ser empregado dever ser de primeira qualidade e definidos nas presentes especificaes. c) Todos os operrios e tcnicos a serem empregados na execuo dos servios, devero ser qualificados e hbeis a exercer suas tarefas. d) Os servios porventura necessrios e que no constarem nas presentes, devero ser executados de acordo com a orientao da fiscalizao e responsvel tcnico da obra, que os faro sempre por escrito antes de sua execuo. 2.5 Obra 2.5.1 Fundaes - A prpria laje do trreo, laje tipo Radier ter funo de fundao. A laje Radier uma sapata associada, tipo laje armada, onde descarregam todos as paredes de funo estrutural. Recorre-se a

esse tipo de fundao quando o terreno de baixa resistncia e a espessura da camada do solo relativamente profunda. 2.5.2 Estrutura - A primeira laje (trreo) ser do tipo Radier, de 40 centmetros, com resistncia a ser escalonada conforme o projeto estrutural. - A segunda laje ser executada de forma Treliada, com vigotes de concreto armado, e preenchimento de blocos de EPS, com espessura de 10 centmetros; a laje ter espessura total de 15 centmetros. E a parte do mezanino metlico, ser executada laje em Steel Deck . A escolha da laje em Steel Deck foi feita devido ao seu baixo custo, montagem rpida, fcil e pelo seu baixo peso com relao estrutura. - A terceira laje, laje de cobertura, ser executada da mesma forma que a segunda. A escolha da laje tipo Treliada foi feita devido economia de concreto, isolamento trmico e acstico e menor tempo de execuo. - Todo grouteamento, vergas e contravergas ser usinado da marca PAVIMIX com Fck de acordo com o projeto estrutural. - Todas as peas obedecero s dimenses e ferragens de acordo com o projeto estrutural. - O concreto usado na estrutura (vigas, pilares e laje) ser usinado e ter resistncia determinada pelo projeto estrutural. - As formas sero executadas com o uso de compensados resinados de 12 mm e tbuas de pinho de 2,5 cm de boa qualidade, obedecendo s disposies das formas constantes no projeto estrutural. - As formas sero cuidadosamente niveladas, aprofundadas, molhadas e calafetadas para receber o concreto. - Antes das concretagens, a ferragem ser montada nas formas e rigidamente amarada e colocada as pastilhas plsticas, para evitar deslocamentos durante a execuo e tambm garantir os recobrimento mnimo das ferragens, conforme estabelecidos no projeto estrutural. - A cura dos elementos estruturais, dever obedecer as Normas Tcnicas, com a aplicao de uma camada fina de gua aps 24:00 horas, sobre as peas concretadas durante os trs primeiros dias. - As superfcies do concreto das vigas e lajes sero sarrafeadas e desempenadas com rgua manualmente, tomando-se como referncia as taliscas colocadas antecipadamente. - As disformas obedecero aos prazos mnimos como, para formas laterais de vigas trs dias, formas de pilares sete dias, formas de fundo das vigas e lajes aps 21 dias.

- Para garantir o controle tecnolgico da obra, dever ser coletado no mnimo trs amostras de cada caminho de concreto que for utilizado na obra, procedendo a seus ensaios em laboratrio. 2.5.3 Alvenarias - A alvenaria utilizada ser de blocos de concreto estrutural com de resistncia e grouteamento escalonado de acordo com o projeto estrutural em amarraes tipo castelo conforme norma NBR 15270:2. - Sero utilizados blocos da famlia 39 para maior praticidade, devido sua variedade de formas. - Os blocos devero ser assentados em argamassa tipo PAVMIX de assentamento com espessura mdia de 1 cm. - As juntas devero ser de amarrao tipo castelo conforme norma NBR 15270:2. - Devero ser prumadas e as juntas niveladas. - As paredes em alvenaria estrutural no podero sofrer nenhuma alterao ou quebra ou corte tanto vertical quanto horizontal, pois implica e compromete na estrutura do prdio.

2.5.4 Telhado a) Cobertura - Sero utilizadas telhas de cermica do tipo Romana, com inclinao de 30%. - A estrutura do telhado ser executada em madeira do tipo Itaba devido sua alta resistncia ao impacto e ao desgaste, pouca manuteno e maior durabilidade. b) Impermeabilizaes/Tratamentos: - Todas as vigas baldrames, rebaixo dos banheiros e sacadas impermeabilizadas, recebero uma camada de proteo impermeabilizante da SIKA, VEDACIT, conforme dosagem do fabricante. 2.5.5 Instalaes Hidro-Sanitrias a) gua Fria e Quente - A presente edificao ter seu abastecimento de gua tratada, atravs da SAMAE. - Dos hidrmetros a gua segue at a caixa dgua de fibra de vidro de 1.000 litros, instalada acima do forro, apoiadas sobre a laje e paredes de sustentao de acordo com o projeto estrutural. A caixa dgua de fibra de vidro foi escolhida devido ao seu peso prprio ser menor do que uma caixa executada em concreto ou alvenaria, alm de ter manuteno mais fcil.

- Os tubos e conexes de gua fria sero do sistema PEX ASTRA em tubos de polipropileno flexvel, com painis de Shaft em banheiros e cozinha. De acordo com projeto. Os Shafts garantem facilidade na hora da manuteno, alm de organizarem melhor o encanamento. - O Shaft do chuveiro ser preparado para receber gua quente do sistema de aquecimento solar. b) Esgoto Sanitrio e Pluvial: - Os tubos e conexes sero de PVC rgido em junta soldvel, TIGRE, nos dimetros pedidos em projeto. - Na execuo das juntas da tubulao dever ser obedecida a especificao do fabricante. - Os acessrios sanitrios, tais como: caixa sifonada, caixa de gordura, ralo, etc..., sero todos de PVC, tambm da TIGRE, com grelha em ao inox com fecho, com tamanho e dimenses definidas no projeto hidro-sanitrio. - As inclinaes nas tubulaes obedecero ao projeto e sero planas de modo a no produzir empenamentos na tubulao. - As caixas de passagem sero executadas com tijolos macios 0,60x 0,60m, assentados com argamassa de cimento e areia mdia no trao 1:3 e sero revestidos com argamassa que contenha impermeabilizante, alm de ter o piso queimado e um canal por onde possa escoar o esgoto e ter tampa de ferro fundido modelo T-33, em quantidades definidas no projeto hidro-sanitrio. c) Louas: - Na cozinha e banheiros as bancadas sero executadas em granito na cor Preto Absoluto, com dimenses de acordo com o projeto. - Nos banheiros, dever ser usado conjunto de louas da marca DECA, sendo os lavatrios com cuba em loua sobreposta. - Os vasos sanitrios tero caixa acoplada, com 2 tempos (de 3 e 6 litros), branco da marca INCEPA. O sistema de descarga com dois tempos um sistema inovador que gera economia de cerca de 30% do consumo de gua em relao aos outros tipos. - Na pia da cozinha dever ser usada uma cuba inox, marca Franke, embutida na bancada de granito, Preto Absoluto. - O tanque da rea de servio ser de inox, marca Franke, com capacidade de 36 litros. - As peas sero assentadas conforme especificaes dos fabricantes, inclusive de modo a permitir a manuteno ou troca sem danificar pisos ou paredes. d) Metais:

- Todos os metais sero da marca DECA, cromado, sendo os registros de gaveta bruto de a 1.1/2; os registros de gaveta com canopla com acabamento cromado; torneiras para as pias de mesa; torneiras paras lavatrios dos banheiros; torneiras para tanque e torneira para maquina de lavar. - As vlvulas dos lavatrios, pias e tanques sero da marca DECA. - Os sifes para os lavatrios e as pias sero metlico cromado da marca JAPI. - Os chuveiros sero eltricos da marca THERMOSYSTEM com a possibilidade de uso de aquecimento solar quando desligado.

2.5.5.1 Painis de Aquecimento Solar Fotovoltaica - Trs painis de captao de 85W cada, da marca Kyocera. Foi escolhido a utilizao de 3 painis, aps um calculo mdio de uso da residncia. Tendo em vista os perodos de insolao intenso da regio. - Alem de estalar todo o sistema de controle de utilizao e captao, j est previsto a tubulao de gua fria, e gua quente, o tanque de armazenamento e o boiler. 2.5.6 Instalaes Eltricas a) Eltrico: - As tubulaes nas lajes, paredes e pisos sero em PVC flexvel, tipo mangueira nas bitolas definidas em projetos e espessura mnima de 2 mm. - As caixas de passagem na laje sero de ferro esmaltado preto octogonal dupla 4x4 com fundo mvel. - As caixas de passagem para paredes sero de ferro esmaltado preto do tipo: 3x3 sextavada, retangular 4x2 e quadrada 4x4. - As caixas sero passadas juntamente com as mangueiras nas paredes somente aps ter sido feito o taliscamento dos revestimentos e o nivelamento do contra piso. - A enfiao ser executada com fios termoplsticos de cobre rgido, tipo PIRASTIC da marca CONDOMIG 600 v nas bitolas definidas nos projetos eltrico e telefnico. - As tomadas e interruptores sero da marca MECTRONIC PETRA, para os interruptores simples de 1,2 e 3 sees, interruptores paralelo, tomadas simples, tomadas com aterramento, tomadas para chuveiro.

- Os quadros de distribuio da luz sero do tipo QDL da SEMAR ou Similar, contendo disjuntores unipolares e Bipolar termomagnticos com barramento de neutro e barramento de terra, de acordo com o projeto eltrico e dever ser aterrado com fio nu e hast coperweld de 2,40 m. - Ser instalado um conjunto de interfone/porteiro eletrnico, da marca HDL, para 14 moradores. - O padro tipo CEMIG ser instalado em mureta junto ao muro lateral direito, com entrada subterrnea, na categoria bifsica e um monofsico, com proteo de aterramento, seguindo da at aos quadros de distribuio de circuitos via subterrnea, de onde partir todos os circuitos de tomadas e luminrias, obedecendo rigorosamente o projeto eltrico. - Todas as luminrias sero do tipo fluorescente de 32w; lmpadas fluorescentes apresentam economia de energia em relao s incandescentes. - As demais luminrias externas, sero do tipo incandescente de 60 a 100 w a prova de tempo. b) Telefnico: - Ser instalado um conjunto de Quadro Geral e Quadros de Distribuio, para a rede de telefone, sendo que cada apartamento tero 2 (duas) tomadas tipo padro Telemar, de embutir na parede a 30 cm e 130 cm do piso, da marca MECTRONIC, conforme o projeto eltrico. - As tubulaes sero em PVC flexvel tipo mangueira, com fiao CCI-50 interno e CCEAPL 40 pares, obedecendo ao projeto telefnico. c) TV a Cabo: - A presente edificao ser servida com rede a Cabo, com a instalao das tubulaes seca de = 19mm a 25mm, para instalao de TV a cabo, com a colocao de 2 pontos com caixinha metlica 4x2 e tomada da marca MECTRONIC, conforme o projeto telefnico. d) Ar condicionado - Ser instalado sistema de ar condicionado com Split, com potncia de 30.000 BTUs, marca ELETROLUX, no quarto 2.5.7 Revestimentos de tetos e paredes 2.5.7.1 Externos a) Chapisco de base - As paredes, vigas e pilares externos levaro uma camada de chapisco industrializado PAVMIX.

b)Reboco: - As paredes em toda altura at as vigas, recebero revestimento com argamassa PAVMIX de revestimento baixa espessura inclusive os muros externos, executados a prumo, desempenado e feltrado em superfcies pr-molhadas misturado e virado em betoneira, com espessura mnima de 1 cm. 2.5.7.2 Internos a)PAVFIN: - As paredes, levaro uma camada de argamassa de revestimento PAVFIN de baixa espessura. - A laje de cozinha e banheiro ser em placas de gesso comum. - O restante ser em argamassa de revestimento PAVFIN de baixa espessura. b)Revestimento Cermico Paredes: - Os banheiros, a cozinha e rea de servio, sero revestidas com revestimento cermico, azulejos da marca PORTOBELLO, com argamassa industrializada tipo ARGALIT e rejuntados com rejunte industrializado, com juntas de 5 mm. - Para assentamento dos revestimentos de parede, primeiramente dever ser feito um emboo prumado, destorcido e riscado revestindo a alvenaria, de argamassa de revestimento PAVMIX devendo os revestimentos ser molhados no mnimo por 30 minutos antes de assentados. Os revestimentos sero assentados em juntas a prumo e suas fiadas sero niveladas e o rejunte ter acabamento frisado. - Todos os revestimentos sero assentados em toda parede, em cada ambiente. 2.5.8 Pavimentao 2.5.8.1 Contra-piso - Dever ser executado em todo pavimento trreo, em concreto magro no trao 1:3:5 com espessura de 6 cm. - Dever ser nivelado, destorcido e desempenado. 2.5.8.2 Pisos a) Externo -As caladas sero executadas em revestimento cermico anti-derrapante, de 60x60cm da marca PORTOBELLO, conforme o projeto arquitetnico. b) Interno

- Os pisos e os rodaps das reas da lavao, cozinha e banheiros sero executados com piso Porcelanato, da marca PORTOBELLO, de tamanho 40x40cm, assentados com argamassa industrializada ARGALIT e rejuntados com rejunte industrializado, com juntas de 5 mm. Antes de assentar os pisos, dever ser executada uma camada de regularizao de 2 cm de espessura, de cimentado rstico desempenado com argamassa de cimento e areia mdia no trao 1:4. O porcelanato tem melhor resistncia ao impacto e ao desgaste, e devido a padronizao no tamanho das peas todas as fugas acabam ficando com a mesma medida, ajudando na hora da paginao. - O quarto e o closet sero executados em piso laminado de madeira da marca EUCAFLOOR, cor Carvalho, com peas que variam de 80cm 130cm, variando a tonalidade por uma questo esttica. O piso laminado tem sido uma tima opo devido a sua beleza esttica, facilidade de instalao e tambm pelo preo ser mais baixo do que a madeira macia. - Todas as soleiras devero existir quando houver diferenas de nveis e ou mudanas de pisos. As soleiras sero em pedra de granito polido, na cor Preto Absoluto, sendo colocada na porta de entrada da sala, porta dos fundos e portas dos banheiros. Devero ser assentadas niveladas com argamassa de cimento e areia mdia no trao 1:4, e as soleiras tero suas larguras medidas na obra, levando-se em conta as espessuras das paredes com reboco e revestimento. 2.5.9 Esquadrias
PORTAS

AMBIENTE

MATERIAL

TIPO E MODELO

DIMENSO

MARCA

Sala

Madeira

2 folhas de abrir, veneziana ventilada inferior, estrutura em chapa 18

1,40 x 2,10

Portello

Dormitrio (sute mster) Cozinha

Alumnio

4 folhas, 2 folhas centrais de correr, c/vidro liso, estrutura em chapa 18 com batente acoplado e fechadura acoplada 1 folha de abrir, estrutura em chapa 18, com batente acoplado e fechadura acoplada 1 folha de abrir, estrutura em perfil 10, veneziana fixa

3,35 x 2,10

Atlntica

Madeira

0,80 x 2,10

Portello

Banheiro

Madeira

0,80 x 2,10

Portello

Lavabo

Madeira

1 folha de abrir, estrutura em perfil 10, veneziana fixa

0,70 x 2,10

Portello

Lavanderia

Madeira

1 folha de abrir, estrutura em perfil 10, veneziana fixa

0,80 x 2,10

Portello

JANELAS E BASCULANTES

AMBIENTE

MATERIAL

TIPO E MODELO

DIMENSO

MARCA

Dormitrio (sute mster) Cozinha

Alumnio

4 folhas, c/2 mveis, c/vidro liso, estrutura em chapa 18 com batente acoplado e fechadura acoplada 4 folhas mveis, em chapa dobrada 18, caixilho e alavanca acoplada Basculante c/1 folhas mveis, caixilho, alavanca e vidro acoplados

3,35 x 2,10

Atlntica

PVC

1,40 x 1,00 x 1,10

Ekohaus

Banheiro

Alumnio

0,60 x 0,60 x 150

Atlntica

Lavabo

Alumnio

Basculante c/1 folhas mveis, caixilho, alavanca e vidro acoplados 4 folhas mveis, em chapa dobrada 18, caixilho e alavanca acoplada

0,60 x 0,60 x 150

Atlntica

Lavanderia

PVC

0,110 x 1,00 x 1,10

Ekohaus

2.5.9.1 Vergas, contravergas e peitoris: - Em todas as portas haver uma verga em concreto grout de 19 cm de altura e passante 29 cm de cada lado. - Em todas as janelas uma verga e contra verga em concreto grout de 19 cm de altura e passante 29 cm de cada lado. - Em toda janela haver um peitoril externo em pedra de granito polido Preto Absoluto, assentado com inclinao para o lado externo para servir de pingadeira com 2 cm. Esse peitoril ser assentado com argamassa de cimento e areia mdia no trao 1:4, e as larguras sero medidas na obra.

2.5.9.2 Madeira: - As portas de madeira tero o acabamento Branco Laqueado, com suas dimenses e detalhes descritos em projeto. - As portas sero assentadas com espuma expansiva. - Fechaduras sero da marca HAGA - modelo BRAVA (descrio em tabela de ferragens). 2.5.9.3 PVC - As janelas de correr, sero em esquadrias de PVC branco, da marca EKOHAUS, linha Softline. Neste caso o PVC foi escolhido devido a sua leveza, melhor vedao em casos de chuva e ventania, melhor desempenho acstico, alm da questo esttica. Nos banheiros, temos janelas maxi ar de PVC branco, da marca EKOHAUS, linha softline. 2.5.9.4 Ferragens - Todas as portas de madeira, recebero trs dobradias cromadas, de 3 x 2. fixadas por parafusos galvanizados de 20 mm de comprimento. - As portas e janelas de em Alumnio, sero chumbadas para melhor vedao e precauo, para devidos problemas.
FECHADURAS

ESQUADRIA

TIPO E MODELO

MARCA

Porta Entrada

Em ao escovado, com maaneta tipo bola, externa fixa, chave em cilindro espelho de chave separado, de 1a linha. Niquelado, tipo alavanca, com chave em cilindro.

Haga

Porta Cozinha

Haga

Porta (sute master)

Cromado, tipo alavanca, com chave interna

Soprano

Banheiro

Niquelado, tipo alavanca, com chave em cilindro.

Haga

Lavabo

Niquelado, tipo alavanca, com chave em cilindro.

Haga

Lavanderia

Niquelado, tipo alavanca, com chave em cilindro.

Haga

2.5.10 Vidros - Ser utilizado o vidro do tipo temperado transparente, incolor, de 10mm nos dois painis de vidro, que se localizam na residncia, um na sala e o outro na sute. A escolha do laminado d-se devido maior segurana, incidncia do sol, e esttica.
VIDROS

ESQUADRIA

ESPESSURA, MODELO E ASSENTAMENTO

Porta Dormitrio (sute mster)

4 mm, martelado, assentado com massa de vidro e silicone

Painel de vidro Sala Painel de vidro (sute mster) Janela Cozinha

painel de vidro temperado 8mm chumbado e assentado com massa e silicone painel de vidro temperado 8mm chumbado e assentado com massa e silicone 4 mm, martelado, assentado com massa de vidro e silicone

Janela Lavanderia Basculante Banheiro

4 mm, martelado, assentado com massa de vidro e silicone 4 mm, martelado, assentado com massa de vidro e silicone

Basculante Lavabo

4 mm, martelado, assentado com massa de vidro e silicone

2.5.11 Pintura e Revestimento a) Exteriores - Todas as superfcies externas das paredes devero ser lixadas, limpas e calafetadas, logo aps o preparo da parede ser aplicado o selador acrlico, em uma demo e em todas as superfcies a serem pintadas. - Nas superfcies das alvenarias externas com revestimento de emboo paulista, apresentado no projeto de arquitetura que receber pintura texturizada, dever ser aplicada tinta textura acrlica em 2 demos, da marca Suvinil, em tons pastis.

b) Interiores - Dever ser aplicada em todas as paredes e tetos exceto nos locais que no for aplicado o emboo para revestimento cermico, logo aps o preparo da parede ser aplicado em seguida, o selador acrlico ARGALIT, em uma demo em todas essas superfcies a serem pintadas. c) Laqueados - Todas as portas de madeira devero ser lixadas e emassados com massa PVA, para receber pintura com tinta Laca, em duas demos, na cor branca. d) Esmalte Sinttico - As grades e portes de fechamento frontal, sero pintados com tinta esmalte sinttico, em duas demos. 2.5.12 Escada - A escada ser executada em ao, devido facilidade de instalao, baixo peso prprio, menor preo de custo, e um toque de modernidade no ambiente.

3 Observaes Gerais - Os materiais aplicados sero sempre de reconhecida qualidade junto ao mercado de materiais de construo e com uma diversidade de oramentos. - As padronagens sero definidas por pessoas especializadas, de maneira a se obter harmonia e bom gosto na caracterizao final, sempre resaltando um padro de obra elevado e especializado. - No ser permitida nenhuma alterao no projeto original. Tanto hidrulico, eltrico, estrutural ou arquitetnico. Tendo em vista alguma modificao, devera consultar um dos responsveis pela obra, para possveis estudos e modificaes. - expressamente proibido corte transversais e longitudinais em parede e lajes sem a aprovao dos responsveis das obras, pois comprometem na estrutura do prdio ou a harmonia dos ambientes.

5 CONCLUSO Para cada sistema construtivo vimos suas vantagens e desvantagens. Na alvenaria estrutural temos como alguns pontos positivos sua liberdade s obras arquitetnicas, manuteno baixa e grande durabilidade. Como pontos negativos temos seu peso prprio muito superior, carregando bastante a estrutura do edifico, e o difcil manuseio em reformas e demolies. A alvenaria estrutural nos proporciona a grande racionalizao dos materiais quando bem executada. Suas vantagens de custo e benefcio so percebidas com o uso certo de materiais e mo de obra qualificada. Seus pontos negativos so que depois de edificado no mais possvel fazer mudanas em suas plantas, pois todas as paredes fazem parte da estrutura do edifcio; da mesma forma que no pode-se deixar grandes vos. Devemos analisar cada projeto a ser executado para escolher um sistema estrutural que mais se adapte ao cliente e ao projeto. A partir deste trabalho conseguimos perceber a importncia de saber todas as etapas de obra, desde a fundao ao acabamento. So muitas opes de materiais e cabe a ns arquitetos a escolha pelo melhor custo benefcio ao cliente. Uma obra bem planejada garante um bom resultado.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Disponvel em: http://pt.wikipedia.org Acessado em 25/10/2012 Disponvel em: http://feijoelaguna.blogspot.com.br Acessado em 27/10/2012 Disponvel em: http://mesquita.blog.br/arte-pintura-33 Acessado em 27/10/2012 Duncan, Alastair. Art Nouveau. World of Art. New York: Thames and Hudson, 1994. Online. http://www.lmc.ep.usp.br/pesquisas/TecEdu/flash/Lajes-tipos.html Acessado em 25/03/2011 http://www.gerenciamento.ufba.br/Disciplinas_arquivos/M%C3%B3dulo%20IV %20Tecnologia/Arquivos%20em%20PDF%20para%20impress%C3%A3o/Impress%C3%A3o %20-%20AULA%205%202004%20-%20Alvenaria%20Estrutural.pdf Acessado em 25/3/2011 ODEBRECHT, Silvia. Projeto arquitetnico: contedos tcnicos bsicos. Blumenau:Edifurb, 2006. 128 p, il. http://www.abnt.org.br Acessado em 17/04/2011 http://www.costaconstrutora.com.br/empreendimento/download/0038//0001.pdf Acessado em 17/04/2011 http://pt.mustknowhow.com/index.php/tag/vantagens-de-escadas-de-aco Acessado em 25/04/2011 http://www.lajesantaines.com.br/lajes.asp Acessado em 25/04/2011

Potrebbero piacerti anche