Sei sulla pagina 1di 23

I TTULOS DE CRDITO

Melhor definio j encontrada, de Csar Vivante (Fbio Ulhoa Coelho, curso de Direito Comercial, vol 1, Ed Saraiva, 2006): Ttulo

de

crdito

documento

(escrito,

materializado) necessrio (indispensvel que seja apresentado) para o exerccio

do direito (de crdito), literal (s vale no ttulo o que nele est escrito = direito
cartular)

autnomo

(independente

das

obrigaes

anteriores),

nele

mencionado (a declarao nele constante deve especificar os direitos que se incorporam


no documento). CRDITO = gozo de dinheiro presente por dinheiro futuro. Mas, na atualidade, nem sempre os ttulos de crdito se encaixam perfeitamente a esse conceito histrico. Isso em funo da maior caracterstica dos mesmos, a sua razo de existir vinculada ao mercado, necessidade prtica das pessoas, realidade social-mercantil. Assim, nasceram os ttulos de crdito em funo das necessidades dirias e corriqueiras da sociedade e desde ento se moldam e adaptam a outras tantas realidades e exigncias dirias. Hoje, por exemplo, verifica-se, aps um uso macio na vida prtica, ttulo de crdito que no incorpora um crdito (dinheiro futuro), mas sim uma ordem de pagamento vista, sem o requisito tempo, mas um valor pecunirio instantneo, como o dinheiro. o exemplo do cheque. Por definio no um ttulo de crdito prprio, mas imprprio, por no conter aquele elemento. Contudo, em sua essncia e qualidades, e por determinao legal, um ttulo de crdito. Outras caractersticas tambm no se encontram isoladamente em outros Ttulos de crdito, como a literalidade, ou mesmo a autonomia, como se ver a seguir. O que no se pode perder de vista a essncia, a razo de ser e a forma de se identificar um ttulo de crdito, pois, ao contrrio, estar-se-ia ignorando a sua existncia e utilidade. Essencialmente, so eles formas de expresso da histria dos negcios da humanidade, da rpida e perfeita arte humana de se adequar ao seu esprito desbravador e empreendedor, em constante e mgica transformao. Como criao sua, no poderiam os ttulos de crdito ser diferentes. Eles surgiram para suprir uma necessidade prtica do homem da Idade Mdia e se adequou de l para c s mutaese realidades do homem moderno. Vem cumprindo gloriosamente o

seu papel, so hoje indispensveis e utilssimos. Agilizam e possibilitam os negcios, o mercado, a vida em sociedade, o mundo globalizado, a menor distncia entre as pessoas. Foi til em sua infncia ao aproximar homens em distncias continentais, ao auxili-lo em suas conquistas e descobertas. Ajudou no processo de colonizao e desenvolvimento mundiais, uniu os continentes, vrios povos, inmeras lnguas. Hoje, na flor da idade, no tido como velho e ultrapassado, ao contrrio, fala a lngua dos jovens, das novas naes e continentes. Fala a lngua mundial, presta-se lngua falada, escrita, virtual, inimaginria. Esto prontos a sofrer nova metamorfose, nova mutao, a ponto de permanecerem vivos e fiis s exigncias de seus criadores. Nasceram, sobrevivem e se adequam ao seu senhor e mestre, o Homem. v. sobre ttulos de crdito: CCB, arts. 887 e seguintes.

# CARACTERSTICAS / PRINCPIOS C ARTULARIDADE A UTONOMIA L ITERALIDADE I NDEPENDNCIA F ORMALISMO A BSTRAO


1- CARTULARIDADE TC documento de apresentao, sem ele no h como exercer o direito. Caracterstica no constante nas duplicatas e CCB. PS: Execuo sem a crtula original: pode ocorrer nestes casos: quando j apreendida em outros autos (junta-se a cpia autentica pela vara depositante). Ex: ao penal at transitar em julgado, TC como prova. quando a vara no tiver condio de custodiar o ttulo segurana do prdio, dos arquivos, ttulo de valor alto. No momento do pagamento, ao final da lide, o credor a apresenta no original. DUPLICATAS por indicao com documentos comprobatrios da prestao do servio ou da entrega das mercadorias.

CCB por indicao, com os extratos e planilhas.

2- AUTONOMIA Cada relao jurdica contrada no TC obriga por si mesma, semelhante a obrigao nova. Existncia prpria, distinta, desvinculada. A cada assinatura surge uma relao jurdica nova e independente das anteriores. No se pode alegar vcio na relao anterior para excluir o mais recente. Cada pessoa que se obriga no ttulo est assumindo uma obrigao autnoma, no dependente das obrigaes j assumidas por outros no mesmo ttulo, nem a elas vinculada. Da a razo de no poder opor-se o aceitante, que o obrigado principal do ttulo, ao pagamento do mesmo, alegando que a pessoa que o subscreveu no tinha capacidade para faze-lo, ou que uma das assinaturas constantes do ttulo falsa. A obrigao de cada participante do documento , de fato, autnoma, e o obrigado tem que cumpri-la, em favor do portador, sem poder fugir a esse dever sob a alegativa de relaes com os obrigados anteriores do ttulo. Nasce da um princpio, chamado de INOPONIBILIDADE DAS EXCEES, segundo o qual no pode uma pessoa deixar de cumprir sua obrigao alegando (opondo excees) suas relaes com qualquer obrigado anterior do ttulo. Princpio sem fora nas seguintes situaes: a) quando o TC no circulou; b) ttulo NO ordem (PS: se o TC circular com essa clusula, o endosso tem efeito de cesso de direito, podendo-se questionar as relaes anteriores,a te a originria.) c) ttulos causais (duplicatas e CCBs) d) para habilitar crdito em processo de falncia; e) confeco ilcita do ttulo (furto, extravio, falsificao...) 3- LITERALIDADE TC vincula, obriga pelo que dele consta, TUDO! (Fran Martins)

4- INDEPENDNCIA Para alguns autores, decorrncia do princpio da autonomia. Independncia das relaes jurdicas constantes do TC.

5- FORMALISMO Para alguns autores, decorrncia do princpio da literalidade. No h forma rgida, h requisitos essncias, caractersticas formais de cada TC, estipuladas por lei. v. art 887, CC (requisitos) v. art 3 Dec 2044/08 emisso c/c Sm 387, STF e 26, STJ (quebra deste prncpio, responde alm do que consta no TC). v. art. 891, n, CC 6- ABSTRAO Para alguns autores, decorrncia do princpio da autonomia.

# CLASSIFICAO
* Rubens Requio:

(v. Rubens Requio e Fran Martins)

Leva em considerao a perfeio do ttulo.

a) CAMBIRIO
Ttulo perfeito, aplicam-se a ele os 6 princpios, os atributos NEGOCIABILIDADE e EXECUTORIEDADE e ainda expressa uma operao de crdito (tempo + confiana). Apenas 2 TC o so: NOTA PROMISSRIA e LETRA DE CMBIO.

b) CAMBIARIFORME
Imperfeito, sem a soma daquelas caractersticas. Todos os demais ttulos. c) PRPRIOS (incorpora operao de crdito pecunirio) Incorporam uma operao de crdito pecunirio. Ex: todos os TC cambiariformes, menos o cheque. d) IMPRPRIOS (no h operao de crdito, vista) Ex: cheque Podem ser:

- DE LEGITIMAO, legitima por si s, com sua mera apresentao, o exerccio do direito nele constante. Ex: bilhetes de loteria, vales transporte e alimentao, tickets, etc. ou - DE PARTICIPAO em um direito (Ex: aes das S/A). OBS: Duplicata cambiariforme e prpria. Letra de Cmbio cambiria e prpria. Cheque cambiariforme e imprprio.

* Quanto circulao (a.Collor, d.C!!!!)

e) AO PORTADOR
No identifica o beneficirio. O direito de quem estiver na sua posse. v. Lei 8021/90 c/c Lei 9069/95: mitigam a circulao dos TC - O cheque s pode ter um endosso - com o objetivo de identificar fortunas. O plano Real, agregou a motivao da cobrana de CPMF, passou a ser controlvel a operao feita com cheque e CCB.

f) NOMINATIVO
Identifica o nome do beneficirio. Pode ser ORDEM (beneficirio pode indicar um novo beneficirio e transmitir via endosso) e NO ORDEM, o beneficirio no pode indicar novo beneficirio. O que no retira a possibilidade de circulao por endosso, mas o novo beneficirio s recebe o ttulo pelo ttulo. H a transferncia do crdito, como cesso de direito - assim, pode o novo beneficirio alegar contra o terceiro o que tem contra o emitente. Ambos, ordem e no ordem, so endossveis e podem circular, s que um como TC e o outro como cesso civil de direito.

# PRESCRIO

Prescrio da pretenso de haver o pagamento dos ttulos de crdito via AO EXECUTIVA pelo seu no-uso - cobrana judicial por meio da ao de execuo, por rito prprio e mais clere; perda do direito subjetivo de agir. Importante pelo ponto de vista de que a falta de ao, a inrcia do credor traduz renncia sua faculdade de agir, seja para impedir que o descaso do titular de um direito possa trazer insegurana para as relaes sociais, perpetuando conflitos. Art. 189, CCB: Violado o direito, nasce para o titular a pretenso, a qual se extingue, pela prescrio, nos prazos a que aludem os arts 205 e 206. Art. 192, CCB: Os prazos de prescrio no podem ser alterados por acordo das partes. Art. 202, CCB: A interrupo da prescrio, que somente poder ocorrer uma vez, dar-se-: (...) III por protesto cambial. Para os ttulos de crdito o prazo se inicia no vencimento da obrigao, sem o devido pagamento. Portanto, a prescrio comea a correr nestes casos da violao do direito, do nascimento da pretenso de agir, ou seja, no momento em que o credor pode cobrar do devedor o seu crdito (art. 206, 3, VIII, CCB). Quanto ao prazo para a prescrio da ao executiva dos ttulos de crdito, h duas regras: 1) PRAZO GERAL: 03 anos (art. 206, 3, VIII do CCB e art. 70 da Lei Uniforme), ressalvadas as disposies de lei especial; 2) PRAZOS ESPECIAIS: determinados nas leis especiais de criao de cada ttulo de crdito (ex: lei do cheque).

Prescrita a execuo, o ttulo de crdito no mais poder ser cobrado judicialmente por aquele rito especial. Contudo, se a obrigao que se encontrava representada pelo ttulo de crdito tinha origem extracambial, seu devedor poder ser demandado por ao de conhecimento (Dec. 2044/08, art 48) ou por monitria, nas quais o ttulo servir, apenas, como elemento probatrio (aes CAUSAIS: discutem a causa da obrigao e no o seu documento. O devedor cuja

obrigao tenha se originado exclusivamente no ttulo de crdito (avalista, p. ex., em geral), aps a prescrio da execuo cambial, no poder ser responsabilizado em nenhuma hiptese perante o seu credor, j que no h causa subjacente a fundamentar qualquer pretenso ao reconhecimento do crdito. Nelas podero, por outro lado, ser discutidas quaisquer matrias de defesa por parte do demandado. Fbio Ulhoa Coelho, curso de Direito Comercial, vol 1, Ed Saraiva, 2006)

# PRAZO PRESCRICIONAL DAS AES DE CONHECIMENTO E MONITRIA: Regra geral: seguem o prazo prescricional previsto na legislao aplicvel ao negcio de fundo. Se inexistir regra especfica: 5 anos, contados da data em que poderiam ter sido propostas (CC, art. 205, 5, I) podendo ser at anterior do saque do ttulo, a depender do negcio de fundo.

LETRA DE CMBIO (ordem de pagamento)

a ordem de pagamento que o sacador d ao sacado, no sentido de pagar determinada importncia ao tomador.

LOCAL DO PROTESTO:
o indicado como a praa de pagamento (art. 28, pargrafo nico, Lei 2.044/08). V. Smula 387, STF (A cambial emitida ou aceita com omisses ou em branco, pode ser completada pelo credor de boa-f antes da cobrana ou do protesto.). Seus juros comeam a correr no vencimento da letra (art. 48, LU).

REQUISITOS FORMAIS:
Arts. 1 e 2 da LU.
1 - A palavra "letra" inserta no prprio texto do ttulo e expressa na lngua empregada para a redaco desse ttulo; 2 - O mandato puro simples de pagar uma quantia determinada; 3 - O nome daquele que deve pagar (sacado); 4 - A poca do pagamento; 5 - A indicao do lugar em que se deve efectuar o pagamento; 6 - O nome da pessoa a quem ou a ordem de quem deve ser paga; 7 - A indicao da data em que, e do lugar onde a letra passada; 8 - A assinatura de quem passa a letra (sacador).

PRAZO PRESCRICIONAL:
Ao executiva: 3 anos. (art. 70, LU). (A execuo da LC deve ser ajuizada em 3 anos contra o aceitante e seus avalistas; em 1 ano, contra os endossantes e contra o sacador, a contar da data do protesto feito em tempo til, ou da data do vencimento, se se trata de letra contendo a clusula "sem despesas" ou sem protesto; e em 6 meses, dos endossantes uns contra os outros e contra o sacador, a contar do dia em que o endossante pagou a letra ou em que ele prprio foi accionado.)

NOTA PROMISSRIA (promessa de pagamento)


Pela nota promissria o SUBSCRITOR (EMITENTE ou

PROMITENTE ou SACADOR) assue o dever de pagar a quantia indicada ao TOMADOR (SACADO ou BENEFICIRIO), ou a quem esse ordenar por meio de endosso. Regida pela lei uniforme (DL 26 556, de 30 de Abril de 1936) c/c Lei 2.044/1908. Aplicam-se NP todas as regras previstas para as letras de cmbio, exceo dos 4 ajustes a seguir expostos: 1) inaplicabilidade das regras compatveis com a natureza de promessa de pagamento da Np (diferentemente da LC que ordem de pagamento); 2) equiparao do emitente da NP ao aceitante da LC; 3) subscritor/emitente da NP o avalizado, no aval em branco porventura dado em NP; 4) a NP a certo tempo da vista vence depois de decorrido o prazo nela mencionado, a partir do visto. No tocante ao saque, endosso, aval, vencimento, pagamento, protesto, ao cambial e prescrio so idnticas as normas aplicveis aos dois ttulos. ((Fran Martins, curso de Direito Comercial, vol 1, Ed Saraiva, 2006). Seus juros comeam a correr no vencimento da NP, assim como nas LC (art. 48, LU).

LOCAL DO PROTESTO:
o indicado como local do pagamento. No sendo aquele mencionado, ser considerado como tal o lugar da emisso da NP - que se presume ser o domiclio do emitente/subscritor do ttulo aquele mencionado ao lado do nome do subscritor (art. 54, 1 e 2, D. 2044/08). v. art 19, II, Lei 2044/08.

REQUISITOS FORMAIS:
Art. 75 e 76 da LU c/c art 54, Lei2044/08.:
1 - A palavra "nota promissria" inserta no prprio texto do ttulo e expressa na lngua empregada para a redaco desse ttulo;

2 - A promessa pura e simples de pagar uma quantia determinada; 3 - A poca do pagamento; 4 - A indicao do lugar em que se deve efectuar o pagamento; 5 - Nome da pessoa a quem ou a ordem de quem deve ser paga; 6 - A indicao da data em que e do lugar onde a livrana passada; 7 - A assinatura de quem passa a livrana (subscritor).

A falta de meno data de pagamento e praa de pagamento no desnaturam a NP. Na ausncia de prazo, considera-se a NP pagvel vista e, em no sendo mencionado o local de pagamento, considera-se pagvel no local da emisso ou no mencionado ao lado do nome do subscritor (endereo do devedor) art 76, LU. c/c art. 54, 1 e 2, D. 2044/08. O subscritor da NP equiparado pela LU ao aceitante da letra de cmbio (art. 78, LU).

PRAZO PRESCRICIONAL:
Ao executiva: 3 anos (art. 70, LU).

PROTESTO
Conceito
Em Gnova, nos idos de 1384, foi tirado um dos primeiros protestos de que se tem notcia em nossa histria, de uma letra de cmbio proveniente de Barcelona. No Brasil, relaciona-se o seu incio com o Alvar de 1789, de Portugal, at a promulgao do Cdigo Comercial de 1850 que regulava os ttulos de crdito e crditos mercantis nos seus arts. 354 a 427. Legalmente, o protesto extrajudicial o ato formal e solene pelo qual se prova a inadimplncia e o descumprimento de obrigao originada em ttulos e outros documentos de dvida" (art 1 da Lei 9.492/97). O protesto o instrumento criado por lei para comprovar a inadimplncia (no pagamento) e o descumprimento de obrigao (no cumprir acordo de pagar determinado valor em pecnia), expressa em documento escrito com fora de ttulo de crdito ou documento de dvida. Fbio Ulha Coelho discorda da definio legal, por haver a espcie de protesto por falta de aceite em letra de cmbio que no se enquadraria naquele conceito legal. Segundo ele, o sacado desse ttulo (ao contrrio do que se verifica em relao duplicata) no est obrigado a acolher a ordem de pagamento que lhe dirigida. Ao recusar o aceite, ele no descumpre obrigao nenhuma e, ainda assim, caber o protesto por falta de aceite, como categoria indispensvel ao vencimento antecipado da letra1. Na prtica, o meio, legalmente previsto, para se intimar uma pessoa a pagar uma quantia, determinada em ttulo, ou a aceitar uma obrigao contida em letra de cmbio ou duplicata, extrajudicialmente, com a segurana e a eficincia de um servio pblico, prestado por ente competente e dotado de fpblica o tabelio de protesto.
1 COELHO, 2006, pg. 424.

De fato, imprescindvel para o direito cambirio que as obrigaes sejam cumpridas de forma inequvoca. No mundo privado do credor e do devedor, seria difcil e custoso provar, e.g., que o portador em determinada data apresentou uma letra de cmbio para aceite, ou para pagamento. S seria possvel colher a prova daquele ato do credor judicialmente, mediante prvia propositura de ao contenciosa. Nesse diapaso, concluiu Rubens Requio que o direito cambirio requer agilidade e efeitos instantneos nos problemas relativos circulao da letra. A nica soluo, portanto, para a constatao fcil e prtica do cumprimento de certos atos determinar sua realizao diante ou por intermdio de serventurio, detentor de boa f. Somente assim, de forma precisa e segura, pode obter-se a certeza e a comprovao que o direito cambirio requer2. O mesmo autor adstringiu-se a enfatizar aquele carter probante do protesto, que constitui precisamente um ato oficial e pblico que demonstra a exigncia do cumprimento das obrigaes cambirias, constituindo-se prova plena. A certido do protesto lavrado pelo oficial pblico de fato, em princpio, inquestionvel3. Para Fran Martins, seria o protesto, principalmente, um meio de prova especialssimo hbil a comprovar a falta ou recusa do aceite ou do pagamento de um ttulo de crdito4. Seria um simples meio de prova para o exerccio do direito cambirio. Nesse sentido, afirma Fbio Ulhoa Coelho que, na verdade, o protesto deve-se definir como ato praticado pelo credor, perante o competente cartrio, para fins de ajuntar ao ttulo de crdito a prova de fato

2 REQUIO, 2005, pg. 445. 3 REQUIO, 2005, pg. 445. 4 MARTINS, 1994, pg. 271.

condescendente para as relaes cambiais, como, v.g., a falta de aceite ou de pagamento da letra de cmbio5.

Ttulos Protestveis
Desde 1789, marco inicial do protesto no Brasil, esse instituto tinha natureza eminentemente cambial, ou seja, referia-se a legislao apenas ao protesto de ttulos cambiais ou cambiariformes. A sano Lei n 9.492/97 trouxe consigo uma revoluo ao direito cambial ptrio, no momento em que abrigou em seu artigo 1 a expresso e outros documentos de dvida . Desvincula-se aqui o protesto de sua exclusiva aplicao aos ttulos de crditos. Assim, alm das alteraes relativas ao procedimento do registro do protesto propriamente dito e da regulamentao do cancelamento e sustao cautelar, a Lei n 9.492/97 introduziu importantes modificaes em relao s obrigaes passveis de protesto e regulamentou a publicidade do registro e a prtica da formao de bancos de dados com o objetivo de restringir o crdito dos devedores inadimplentes. A partir daquela lei, no s os ttulos cambiais e cambiariformes podem ser encaminhados a protesto, mas tambm qualquer documento de dvida. Porm, nesse instante legislativo tambm comearam as discusses acerca do conceito e abrangncia daquela expresso. Nesse contexto o protesto deixa de ser um instituto puramente cambirio destinado prova processual e passa a servir-se tambm como instrumento jurdico a servio do equilbrio comercial e financeiro brasileiro, assim como o prprio Direito Comercial serviu expanso econmica europia ocorrida com as Revolues Comercial e Industrial.

5 COELHO, 2006, pg. 424.

A referncia a ttulo de crdito feita para cuidar da exceo, como nos casos do art. 6 e do pargrafo nico do art. 8, que tratam especificamente do cheque e da duplicata. Essa exceo vem reforar o entendimento de que a regra geral o protesto pelo descumprimento de qualquer obrigao, pois, quando quis referir-se a ttulos de crdito, especificamente, a lei o fez para excepcionar. Alm de no fazer meno a ttulo de crdito, o art. 1o utilizase da expresso "outros documentos de dvida ", evidenciando a inteno do legislador de tornar possvel o protesto pelo descumprimento de qualquer obrigao, no apenas das assumidas em ttulos de crdito . E no se pode considerar um equvoco, desateno ou deslize do legislador a utilizao daquela expresso no art. 1 o, pois ela utilizada da mesma forma em vrios outros dispositivos (v. arts. 3o, 5o pargrafo nico, 7o, 8o, 9o, 10, 11, 13, 14, 16, 17, 19, 22, pargrafo nico, 23, pargrafo nico, etc). Luiz Emygdio F. da Rosa corrobora a viso de que aquela definio compreende no s os ttulos de crdito, como tambm outros documentos de dvida. Antes da edio da mencionada lei, j se previa o protesto de contrato de cmbio, embora no correspondesse a ttulo de crdito (Lei 4728/65), bem como, de ttulos executivos extrajudiciais e judiciais, que, no sujeitos ao protesto cambirio necessrio, devem ser objeto de protesto especial, para embasar pedido de falncia de empresrio comercial pelo critrio da impontualidade6. Walter Ceneviva, em seus comentrios lei dos notrios e registradores, declarou que o protesto sempre e s tem origem em instrumento escrito no qual a dvida seja anunciada e cuja existncia se comprove com seu exame extrnseco, alheio aos elementos negociais, que o integram, encontrados nas dezenas de ttulos de crdito reconhecidos pelo direito brasileiro. O instrumento ser ttulo ou outro documento, no qual a dvida no apenas esteja
6 ROSA JUNIOR, 2000, pg. 374.

caracterizada, mas de cuja verificao resulta a clara informao de seu descumprimento7. Nesses termos, doutrinariamente, pacfico o entendimento de ter a Lei do Protesto alargado o seu campo de ao ao determinar como seu objeto obrigao originada em ttulos e outros documentos de dvida . A discusso reside no conceito ou abrangncia da expresso outros documentos de dvida, quais seriam os documentos passveis de serem encaminhados a protesto.

v. livro do Dr jos Batista da Costa Filho, Tabelio do 2 Ofcio de Protesto do DF (material disponibilizado) e lista do ttulos protestveis.

Dos efeitos do protesto


Lavrado o protesto:

Comprova-se a inadimplncia do devedor, tornando-a pblica; Interrompe-se a prescrio do ttulo (Art. 202, CCB); O credor pode promover ao contra os seus devedores, funcionando o protesto como um meio de conservar direitos; Garante-se o direito regressivo contra os coobrigados, desde que efetivado dentro dos prazos previstos em lei; O comerciante no pode ingressar com pedido de concordata preventiva; Incidem juros, taxas e atualizaes monetrias sobre o valor da obrigao, como dito pelo art. 40 da Lei n 9.492, de 1997. O documento no aceito considerado vencido (marca a data de vencimento da dvida). Do conceito, tem-se o efeito bsico do protesto extrajudicial:

provar a inadimplncia e o descumprimento de obrigao contida em ttulo no ttulo objeto do protesto. ele, essencialmente, meio de prova . prova do
7 CENEVIVA, 2000, pg. 67.

exerccio de um direito: a apresentao do ttulo ou documento de dvida para aceite, devoluo ou pagamento. Haver, ainda, a configurao da mora quando no houver prazo de vencimento assinado, conforme art. 40 da Lei 9492/97, constituindo nexo entre o vencimento e a fluncia de juros e outras atualizaes monetrias. Nos ttulos de crdito com endossos anteriores, garante o protesto o direito de regresso contra todos os co-obrigados; tambm na responsabilizao dos avalistas, quanto falta de aceite, face ao sacador da letra de cmbio ou da duplicata aspectos probatrio e conservatrio do protesto. Em 2002, o legislador ptrio o erigiu condio de causa interruptiva da prescrio (art. 202, III, do Cdigo Civil), o que fortaleceu e prestigiou sobremaneira o instituto jurdico protesto. Antes do novo cdigo, discutia-se se o protesto suspendia a prescrio cambiria, j que constitua um ato inequvoco do credor. A corrente vencedora poca na jurisprudncia foi a que lhe negava esse efeito. Nesse sentido, chegou o Supremo Tribunal Federal a sumular entendimento de que simples protesto cambirio no interrompia a prescrio (Smula n 153). A nova Lei de Falncia e Recuperao Judicial, em vigor desde 09 de junho de 2005, tambm prestigiou o protesto de ttulos. De texto mais objetivo e regras mais claras, a nova lei de falncias exige para a decretao da falncia que se comprove ter o devedor sofrido protesto de ttulo cuja soma ultrapasse o valor equivalente a 40 salrios mnimos na data do pedido de falncia (Art. 94, I), sendo causa excludente da decretao da falncia a ocorrncia de vcio no protesto ou em seu instrumento (art. 96, VI). Mais adiante, aquela lei prev que na sentena de quebra do devedor ser fixado o termo legal da falncia, sem poder retrotra-lo por mais de 90 dias contados do pedido de falncia, do pedido de recuperao judicial ou do primeiro protesto por falta de pagamento , excluindo-se os protestos j

cancelados. Sendo que um dos efeitos do protesto delimitar o marco inicial da falncia, mesmo que esta no seja requerida por quem protestou o ttulo. ele, ainda, pr-condio para a execuo de contrato de cmbio no cumprido (art. 75 da Lei n 4.728/65). Importante autorizao aos Tabelies de Protesto, trazida no corpo da Lei 9492/97, foi a de se fornecerem certides s entidades representativas da indstria e do comrcio e s vinculadas proteo do crdito, que visam formao de cadastros e banco de dados:
Art. 29. Os cartrios fornecero s entidades representativas da indstria e do comrcio ou quelas vinculadas proteo do crdito, quando solicitada, certido diria, em forma de relao, dos protestos tirados e dos cancelamentos efetuados, com a nota de se cuidar de informao reservada, da qual no se poder dar publicidade pela imprensa, nem mesmo parcialmente. (...) 2 Dos cadastros ou bancos de dados das entidades referidas no caput somente sero prestadas informaes restritivas de crdito oriundas de ttulos ou documentos de dvidas regularmente protestados cujos registros no foram cancelados.

Da que, apesar de no estar explcita na definio do art. 1 essa finalidade do protesto, a prpria Lei n. 9.492/97 aceita o seu registro e publicidade, quer por meio das certides positivas de protesto expedidas pelos Tabelies de Protesto, quer pelas informaes prestadas aos ditos rgos de proteo ao crdito, como instrumento para coibir a inadimplncia. Ressalte-se que a publicidade uma das finalidades dos servios de registro de protesto, conforme expresso no art. 2 da Lei n. 9.492/97: "Os servios concernentes ao protesto, garantidores da autenticidade, publicidade, segurana e eficcia dos atos jurdicos, ficam sujeitos ao regime estabelecido nesta Lei" (frisamos), caracterstica esta comum a todos os servios notariais e de registro pblico (art. 1 da Lei n. 8.935/94).

Tirado perante Tabelio de Protestos, delegado de funo pblica, com f pblica para agir como longa manus do credor o protesto ato que torna a inadimplncia pblica, de amplo conhecimento do mercado, a teor do art. 3 da Lei 9.492/97:
Compete privativamente ao Tabelio de Protesto de Ttulos, na tutela dos interesses pblicos e privados, (...) bem como lavrar e registrar o protesto (...) e fornecer certides relativas a todos os atos praticados na forma desta lei8.

No obstante seja o objeto do protesto o ttulo ou documento de dvida (e no o devedor), modernamente, tem-se naquele instituto um meio legal, extrajudicial, muito eficiente para a recuperao de crditos no adimplidos. Acabou por tornar-se um meio legal de cobrana pelos prprios usos e costumes mercantis e comerciais. Como bem ressaltou Fbio Ulhoa Coelho, mais do que ato de amparo de direitos creditcios, o protesto hoje instrumento extrajudicial de cobrana. Por essa razo, a lei autoriza o seu cancelamento, quando o devedor paga o ttulo, aps o protesto (Lei n 9.492/97, art. 26) 9. O protesto, de fato, passou a cumprir a funo de ndice de pontualidade de certo sujeito, no cumprimento de suas obrigaes. Quem figura como protestado tem reais dificuldades de acesso ao crdito, porque, no meio bancrio e empresarial, a certido positiva de protesto de ttulos prova de inidoneidade dos que nela figuram como devedores. Discordando desse efeito prtico do protesto extrajudicial, alerta Luiz Emygdio F. da Rosa Jr no ser ele, protesto, meio de cobrana ou de

8 Em parecer juntado no Mandado de Segurana n 2.603/SP, julgado pela 4 Cmara do


Superior Tribunal de Justia, Fbio Konder Comparato afirma que o oficial de protesto age sempre por iniciativa de um particular, mas no se submete s ordens deste e, sim, aos ditames legais. (...) O oficial de protestos no executa a vontade da parte, mas cumpre a vontade da lei, por iniciativa da parte. Assim, sua competncia restringe-se ao exame da regularidade formal do documento que lhe apresentado (...). Para o oficial de protestos, verdadeiramente, o que no est no ttulo no est no mundo. Contudo, se, reversamente, o ttulo apresentado no cambial, ou no sujeito a protesto, ou se houve alguma nulidade no desenrolar do processo, o oficial pblico responde perante o prejudicado. 9 COELHO, 2006, pg. 427.

coao, como utilizado na prtica por alguns credores, principalmente instituies financeiras, para que o devedor cambirio sofra os efeitos do descrdito. Acrescenta, ainda, que, quando indevido o protesto e abalada a imagem da pessoa natural ou jurdica, levando terceiros a ter fortes dvidas sobre a sua situao financeira, apesar de no ter acarretado conseqncias patrimoniais, autoriza a condenao por danos morais10. Essencialmente, um dos principais efeitos (funo social) do protesto o de prevenir conflitos ou demandas judiciais. Como lembrado por Jos de Mello Junqueira e Silvrio Paulo Braccio, com o protesto previnem-se possveis conflitos entre credor e devedor, porquanto a maioria das pessoas apontadas no Servio de Protesto comparece e quita seus dbitos, evitando o ingresso de aes e execues judiciais, com todas as despesas a elas inerentes. O Servio de Protesto tem, assim, a funo importante e eficaz de acelerar a soluo de crditos pendentes e no honrados no vencimento 11. Pertinente, outrossim, o pragmtico raciocnio de Slvio de Salvo Venosa:
De h muito o sentido social e jurdico do protesto, mormente aquele denominado facultativo, deixou de ter o sentido unicamente histrico para o qual foi criado. Sabemos ns, juristas ou no, que o protesto funciona como fator psicolgico para que a obrigao seja cumprida. Desse modo, a estratgia do protesto se insere no iter do credor para receber seu crdito, independentemente do sentido original consuetudinrio do instituto. Tratase, no mais das vezes, de mais uma tentativa extrajudicial em prol do recebimento do crdito. Ora, por rebuos ou no, o fato que os juristas tradicionais nunca se preocuparam com esse aspecto do protesto, como se isso transmitisse uma capitis deminutio ao instituto do protesto e a sua Cincia. No pode, porm, o cultor do direito e o magistrado ignorar a realidade social. Esse aspecto no passa despercebido na atualidade 12.

Ermnio Amarildo Darold complementa enfatizando que o protesto guarda, igualmente, o relevante papel de constranger legalmente o devedor ao pagamento, sob pena de ter lavrado e registrado contra si um ato restritivo de

10 ROSA JUNIOR, 2002, pg.382. 11 JUNQUEIRA; BRACCIO, 1999, pg. 11. 12 VENOSA, 2003, pgs. 470/471.

crdito, evitando, desta forma, que todo e qualquer inadimplemento vislumbre na ao judicial a nica providncia jurisdicional possvel 13. Como consequncia daquele efeito nascido da publicidade do protesto lavrado, desafoga-se substancialmente o Poder Judicirio, pois torna possvel a soluo de eventuais lides nos balces dos Tabelionatos de Protesto, em pouqussimo tempo - em mdia uma semana. E negar que a possibilidade de protesto gera esse efeito seria ignorar a realidade dos fatos. Note-se que esses atributos de liquidez, certeza e exigibilidade, a serem devidamente aferidos pelo tabelio em sede de qualificao, permitem presumir a boa-f do credor, em detrimento da postura do devedor, justificando que se deixe a este ltimo o nus de ir a Juzo buscar a sustao, caso entenda haver razo para tanto.

Espcies de Protesto: I - POR FALTA DE ACEITE


Lavrado quando a LC apresentada para ser aceita pelo sacado e esse se recusa a ingressar naquela relao cambial, se nega a se obrigar a pagar aquele ttulo. O sacado indicado pelo sacador na LC no aceita a ordem que lhe foi dada, ou, quando procurado, no encontrado para manifestar-se no ttulo. Fran Martins: O portador da LC, dado o rigorismo que rege todas as relaes cambirias, para poder utilizar-se dos direitos resultantes da falta ou recusa do aceite, necessita comprov-las. A simples alegao de que a letra foi recusada no serve; ainda que haja recusa exarada, de prprio punho, no documento, ter o portador que promover o protesto para que se torne pblica a recusa. Para Fran Martins, quando levada a aceite no dia do seu vencimento, se h a recusa por parte do sacado em acatar tal ordem, o protesto a ser lavrado deveria ser por falta de pagamento, pois, vencendo-se a letra no dia da apresentao, a ordem que o sacado deveria cumprir j no seria de fazer um
13 Apud VENOSA, 2003, pg. 471.

pagamento futuro (aceite), mas de realizar, no momento, esse pagamento. E continua afirmando que o protesto, nessa circunstncia, pode trazer aborrecimentos ao sacado no aceitante j que, sendo tirado por falta de pagamento, pode dar aos terceiros a falsa impresso se que a pessoa contra quem o ttulo foi protestado havia assumido a obrigao de pagar o mesmo. Melhor ser, ento, fazer constar do instrumento de protesto meno especial de que, apesar de ter sido feito o mesmo por falta de pagamento, o ttulo no estava aceito, no havendo, assim, nenhuma responsabilidade de pagamento por parte do sacado. Art 44, Lei Uniforme: A recusa de aceite ou de pagamento deve ser comprovada por um ato formal (protesto por falta de aceite ou por falta de pagamento). (...) O protesto por falta de aceite dispensa a apresentao a pagamento e o protesto por falta de pagamento. Resta ao beneficirio da LC tentar receber do agora obrigado principal daquele ttulo, o sacador. Contra a recusa deste deve ser lavrado o protesto, agora sim, por falta de pagamento. O protesto por falta de aceite garante ao portador da LC o direito de regresso contra os endossantes, sacador e outros obrigados, mesmo antes do seu vencimento. Assim, se o mesmo no fizer em tempo til e forma regular, perde o direito de ao contra os coobrigados No tem o protesto qualquer efeito contra o sacado, e nem o poderia, j que o mesmo no faz parte da cadeia cambial, no se obrigou naquele ttulo. Por isso, a meu ver no pode ele sofrer qualquer tipo de restrio ao ser lavrado o protesto por falta de aceite. Assim, no 1 Ofcio de Protesto de Braslia, ao informarmos aos rgos de proteo ao crdito protestos dessa espcie, oficiamos formalmente sobre sua espcie no DF o programa daqueles rgos no tem campo especfico para a espcie do protesto. Tais protestos constam das nossas certides individualizas, porm, com a observao de tratar-se de protesto por falta de aceite.

II - POR FALTA DE PAGAMENTO


Espcie mais usual (protesto comum) de protesto. S possvel aps o vencimento do ttulo de crdito ou do documento de dvida (ainda que antecipado).

III - POR FALTA DE DEVOLUO


Aplicvel s duplicatas mercantis ou de prestao de servio. Hoje no mais utilizado, em funo do meio digital de criao e envio das indicaes destes ttulos.

IV PARA FINS FALIMENTARES


v. Art 94, Lei 11.101/05
Art. 94. Ser decretada a falncia do devedor que: I sem relevante razo de direito, no paga, no vencimento, obrigao lquida materializada em ttulo ou ttulos executivos protestados cuja soma ultrapasse o equivalente a 40 (quarenta) salrios-mnimos na data do pedido de falncia; (...) 3o Na hiptese do inciso I do caput deste artigo, o pedido de falncia ser instrudo com os ttulos executivos na forma do pargrafo nico do art. 9o desta Lei, acompanhados, em qualquer caso, dos respectivos instrumentos de protesto para fim falimentar nos termos da legislao especfica.

O lugar do protesto para se requerer a falncia, de forma incisiva, no especificado pela lei. A jurisprudncia e a doutrina tm suprido essa lacuna com a interpretao do artigo 7 do Decreto-Lei 7.661, de 1945, hoje, de idntico teor, artigo 3 da Lei 11.101, de 2005. A doutrina no diverge ao indicar o domiclio do devedor, que tambm o do foro da falncia, o local onde deve ser tirado. Na atual lei a regra no se modificou, porquanto o seu artigo 3 d por competente para homologar o plano de recuperao judicial ou decretar a falncia o juzo do local do principal estabelecimento do devedor ou da filial de empresa que tenha sede fora do Brasil. Domiclio do devedor ou principal estabelecimento do devedor sua sede central, lugar onde funcionarem as respectivas diretorias e administraes, ou onde elegerem domiclio especial no seu estatuto ou atos constitutivos (artigo 35, do Cdigo Civil). Assim, a intimao do devedor para o protesto com fim falimentar dever ser dirigida para a matriz, sede principal da empresa, ainda que o ttulo aponte outro local para o pagamento ou cumprimento de obrigao. Quanto ao ato de intimao o Superior Tribunal de Justia tem orientao firmada e sedimentada no sentido de exigir, para higidez do protesto de ttulo a ensejar pedido falencial, que haja a identificao da

pessoa que recebeu a intimao do protesto feito empresa requerida (RE. 104069/SC, 448627/GO). suficiente a intimao do protesto a pessoa idnea integrante da empresa destinatria, devendo constar no instrumento, pelo menos, o nome do funcionrio (RE. 294082/PR, AGRESP 299465/PR e RESP 112931/SC).

Potrebbero piacerti anche