Sei sulla pagina 1di 3

O concubinato existiu desde cedo, pois mesmo casados, os gregos (pelo menos os abastados) dividiam a ateno entre as suas

esposas e outras mulheres. As concubinas dos guerreiros habitavam na casa dos senhores, juntamente com as esposas legtimas, criando os seus filhos bastardos lado a lado com os legtimos. Mas se o concubinato era natural para os homens, para a mulher era considerado um adultrio, com direito a pena capital. O divrcio eestava previsto na sociedade Ateniense, litigioso e de mtuo consentimento. O dote regressava ao pai, pois a mulher ainda podia servir para um eventual segundo casamento.

Escola Secundria Jos Gomes Ferreira

A mulher na Grcia antiga

ESJGF
Henrique Martim Aguiar Sobral Oliveira Disciplina de Histria

A educao das mulheres na antiga Grcia Na generalidade, as mulheres na antiga Grcia tinahm acesso educao conforme as cidades Estado onde viviam, por exemplo: em Esparta as mulheres tinham acesso a alguma educao enquanto em Atenas e quasi todas as outras cidades, as mulheres e as meninas no tinham qualquer educao. Somente as das familias muito ricas eram educadas e recebiam ensinamentos, sabendo pelo menos ler e escrever. Essa educao era muitas vezes uma maneira de agradar ao futuro esposo. Em Creta, h relatos de mulheres com funes militares e guerreiras, as clebres Amazonas, que teriam pelo menos cultura e conhecimentos de luta e guerra. Esta situao era no entanto uma excepo. De uma maneira geral, pode dizer-se que "A mulher Grega estava afastada da vida cvica, no recebia educao e ficava em casa". Todavia eram instrudas nas lides domsticas do lar e a gerir os escravos e servas.

Direitos das mulheres

Vida Conjugal A mulher grega casava-se em mdiaf aos quinze anos de idade, enquanto o homem tinha idade de aproximadamente trinta anos. Ela procriava a maior parte do seu tempo frtil, sendo a gravidez e suas complicaes as principais causas da mortalidade feminina. As funes das mulheres gregas estabeleciam que elas deveriam se doar ao mximo a seus maridos e filhos e, dessa forma, abdicar quase que totalmente de seus interesses e vontades. Cuidar do lar, monitorar o crescimento de seus filhos e devotar integral fidelidade ao marido passava a ser a vida de qualquer mulher grega, exceto, como j se disse, daquelas que viviam em Esparta.

As mulheres em Atenas gozavam de direitos muito limitados, eram excluidas da vida poltica (no eram consideradas cidados), viviam na dependncia dos pais, maridos ou acompanhantes e saa muito poucas vezes de casa fazendo-o por vezes para ir ao teatro ou festividades e jogos. As meninas tinham pouco contato com os meninos depois da primeira infncia, sendo um costume que viria a se tornar realidade tambm no futuro, quando as mulheres abastadas viviam separadas dos homens em cmodos diferentes reservados a elas dentro da casa, chamados gineceus, onde ficavam confinadas a maior parte do tempo.

Potrebbero piacerti anche