Sei sulla pagina 1di 2

Delao coisa de canalha?

LUIZ FLVIO GOMES, 55, doutor em direito penal, fundou a rede de ensino LFG. Foi promotor de justia (de 1980 a 1983), juiz (1983 a 1998) e advogado (1999 a 2001). Estou no professorlfg.com.br

O ex-deputado Roberto Jefferson, que foi beneficiado pela delao premiada, ganhando o regime de semiaberto para o cumprimento da sua pena de sete anos e 14 dias, acaba de afirmar que delao recente do Marcos Valrio (que est incriminando Lula) coisa de canalha. Estando condenado a mais de 40 anos de priso, estaria ele mentindo? Cabe ao procurador-geral da Repblica investigar os fatos, porque uma delao, se no acompanhada ou confirmada por provas seguras, no possui nenhum valor jurdico. Do ponto de vista moral a delao extremamente questionada, porque ela premia a traio, que abominada historicamente (Judas Iscariotes que o diga). Ocorre que o Estado no conta com boa capacidade para apurar os crimes, ficando na dependncia (cada vez mais) da colaborao dos rus. bem provvel que nenhum outro instituto jurdico tenha sido mais criticado em toda histria normativa do nosso pas que a delao premiada. Sua debutao, depois da CF de 1988, se deu no direito ptrio com a famigerada Lei 8.072/90, lei dos crimes hediondos, que veio permitir prmio para quem colaborasse para o desmantelamento das quadrilhas de especial gravidade. Tanto o mundo acadmico como os integrantes da camada de cima (colarinhos brancos) abominaram a nova lei, por premiar a traio, ferir a tica e quebrar o modelo clssico de Justia criminal, fundado na cartilha kantiana e hegeliana do direito penal retributivo (ao mal do crime o mal da pena, sem nenhum tipo de perdo ou equacionamento), que passou a conviver com a Justia colaborativa. No h dvida que a delao premiada pode dar ensejo a abusos ou incriminaes gratuitas ou infundadas. O mais preocupante que tudo isso vem a pblico imediatamente, porque o tempo da mdia (que explora dramaticamente a delao) no o mesmo da Justia. Por tudo isso, nos anos 90 e comeo do sculo XXI, a delao premiada virou uma espcie de Geni, do Chico Buarque: Joga pedra na Geni! Joga pedra na Geni! Ela feita pra apanhar! Ela boa de cuspir! Ela d pra qualquer um! Maldita Geni! No princpio, ento, era s crtica. Os anos foram se passando e o legislador acreditando nela cada vez mais, tanto que acabou sendo contemplada em vrios textos legislativos: lei dos crimes hediondos (Lei 8.072/1990) antes mencionada, lei de proteo das vtimas e testemunhas (Lei 9.807/1999), lei do crime organizado (Lei 9.034/1995), lei de lavagem de capitais (Lei 9.613/1998 e 12.683/12), nova lei de drogas (Lei 11.343/2006 idntica anterior) etc. Cada uma conta com suas peculiaridades, anomalias e deficincias. Hoje a delao permite desde a diminuio da pena at o perdo judicial. Depois de todo mundo amaldioar a delao premiada, eis que nas nuvens flutuantes surge um Zepelim gigante, mais conhecido como direito penal, que pairou sobre os edifcios, com seus dois mil orifcios (canhes), voltados tanto para a criminalidade clssica dos marginalizados ( underclass) como disruptivamente contra os criminosos poderosos, do colarinho branco (o caso mensalo isso evidencia)

A cidade apavorada se quedou paralisada, pronta pra virar geleia, quando seu comandante (poder punitivo estatal), depois de ter dito que tudo iria explodir, ao ver tanto horror e iniquidade (para muitos assim foi a dosimetria da pena no julgamento do mensalo), acabou mudando de ideia, oferecendo algo suavizante, para aquela populao agonizante, constituda tanto de poderosos como de patuleia. A Geni (delao premiada), de repente, passou a ser mais reverenciada que premio Nobel da Paz. No comeo ningum acreditava nisso, porque ela foi feita para apanhar, ela boa de cuspir. Mas de fato, logo ela, to coitada e to singela, cativara primeiro o forasteiro (poder punitivo estatal), to temido e poderoso, e, depois, o povo estupefato, impotente e temeroso. De uma hora para outra a cidade em romaria foi beijar a sua mo. Prefeitos, bispos, banqueiros, polticos e marqueteiros, todos agora esto implorando pela Geni (pela delao), que est destinada a quem presta grande servio para a ptria (como disse o Ministro Marco Aurlio). No h nenhuma falta tica em o Estado premiar quem delatou outros criminosos, se afirma. Vai com eles, vai Geni, voc pode nos salvar, voc vai nos redimir, voc d pra qualquer um, bendita Geni! O que era to deplorvel, de repente, est virando moda. Sinal dos tempos. So as novas tendncias, depois de tantos debates. Luiz Henrique, o Macarro, ganhou oito anos de perdo. Roberto Jefferson, do fechado foi parar no semiaberto, tudo em virtude dos relevantes servios prestados nao. O mais rumoroso caso de corrupo no momento, caso Rosemary, comeou com uma delao. O primeiro condenado no caso da juza Patrcia, no Rio de Janeiro, tambm foi beneficiado com a delao premiada. Marcos Valrio agora tambm a quer em seu benefcio. Por mais que a delao seja um poo de bondade, a rainha dos detentos, namorada de tudo que nego torto, seja do mangue ou do porto, o certo que ela serve e d pra qualquer um, seja poderosos ou lazarentos. Maldita Geni ou bendita Geni?

Potrebbero piacerti anche