Sei sulla pagina 1di 1

Revoluo russa (1917)

Perodo entre guerras: o perodo entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial. Foi marcado pela Revoluo Russa, Crise de 1929 e ascenso de regimes totalitrios, ou seja, marcado pela ascenso do socialismo e por crise no capitalismo e na democracia. Revoluo russa (1917): colocou o socialismo na Rssia. A Revoluo de 1905: vista como o ensaio geral da Revoluo de 1917. A derrota russa na guerra com o Japo contribura para o levante de 1905 agravando a crise econmica russa. Comearam greves e manifestaes de protestos. O czar (monarca absoluto) reprimiu violentamente. Surgiram dois partidos polticos: O Menchevique, de carter burgus, liderado por Martov, pretendia chegar ao poder pelo voto e queria a continuidade do Xcapitalismo; - Liberais - Brancos O Bolchevique, de carter campones-operrio, liderado por Lenin, queria a destruio do Capitalismo por meio de uma revoluo radical. - Sovietes - Vermelhos

Mesmo em crise e sob protestos, a Rssia entrou na I Guerra Mundial em 1914. Faltava o essencial para a vitria: Munio, exrcito organizado e provises, como comida. A Rssia era um gigante com ps de barro.

As revolues de 1917 A revoluo burguesa de fevereiro (Revoluo Branca): Em fevereiro de 1917, os Mencheviques derrubaram o Czar Nicolau II. Kerensky liderou o governo provisrio, mas no tomou as medidas que o povo esperava e manteve a Rssia na I Guerra. A revoluo socialista de outubro (Revoluo Vermelha): Em outubro, os Bolcheviques tomaram o poder. Lenin prometia paz, po e terra. Retirou a Rssia da Guerra e nacionalizou propriedades privadas como bancos, terras, indstrias, investimentos estrangeiros - enfim, ele introduziu o socialismo. O governo passou a ser dirigido pelos Sovietes - conselho formado por operrios, soldados e camponeses. A nova organizao econmica e social foi feita tendo por base a propriedade coletiva e a igualdade social, com todo poder aos Sovietes. Os inimigos internos da Revoluo, chamados de russos brancos, e os pases capitalistas, com medo que a Revoluo se espalhasse, reagiram contra a Rssia. Houve guerra para defender a Revoluo e garantir o regime socialista. Aps a guerra civil, foi criada a Unio das Repblicas Socialistas Soviticas - URSS. Etapas do socialismo russo: Comunismo de guerra: Durante a guerra civil, o governo aboliu o dinheiro e as leis de mercado. Os cereais produzidos pelos camponeses foram confiscados e houve fome. Milhes morreram. Devido ao colapso da economia, foi criada a Comisso Estatal de Planejamento Econmico - GOSPLAN. Nova Poltica Econmica - NEP: Criada para tirar a Rssia da crise econmica, era uma conciliao entre Socialismo e Capitalismo. O governo controlava os principais segmentos econmicos do pas, mas deu abertura a investimentos capitalistas e empreendimentos particulares. Os pases capitalistas imaginaram que a Rssia estava voltando para o Capitalismo e investiram no Pas. Depois, Lenin tornou a confiscar tudo. Lenin morreu e o poder passou a ser disputado por Stlin e Trotski. Havia divergncia ideolgica entre eles: Stlin defendia o socialismo s na URSS e Trotski queria a expanso do Socialismo pelo mundo, a revoluo permanente. Stlin venceu e implantou a terceira fase do socialismo russo, os Planos Quinquenais. Planos Quinquenais: Transformaram a URSS em nao moderna e industrializada. Para desenvolver a indstria pesada, foi preciso restringir a produo de bens de consumo, pois os investimentos foram dirigidos para a produo de energia, importao de tcnicos e mquinas. Faltava bens de consumo. Era mais fcil comprar um trator do que um liquidificador. O Partido Comunista era o nico existente na URSS. Stlin expurgou dele as pessoas contrrias sua ideologia e desenvolveu o totalitarismo, assassinando seus opositores. O socialismo era chamado de ditadura do proletariado, mas o stalinismo o transformou em ditadura sobre o proletariado.

Potrebbero piacerti anche