Sei sulla pagina 1di 6

Tcnicas de montagens de circuitos eletrnicos | eletroniKa.

net

http://www.eletronika.net/wp/tecnica-montagem-circuito-eletronico

Pesquisar

eletroniKa.net
Eletrnica sem complicao, descubra seus segredos, divirta-se com a eletrnica.
Home Termos de uso Poltica de privacidade

Tcnicas de montagens em circuitos eletrnicos


dez.17, 2007 in Montagens de circuitos Apresentamos algumas tcnicas de montagens experimentais, onde podemos facilmente colocar nossas experincias eletrnicas em funcionamento, sem muito custo, ainda poder reaproveitar os componentes utilizados e utilizar componentes reciclados de sucatas. Os tipos de montagens utilizados so: Montagens em placas de fenolite confeccionas em casa, montagens de circuitos utilizando placas universais, montagens em pontes de terminais, montagens em superficie (smd) utilizando componentes eletrnicos convencionais e montagens de circuitos experimentais utilizando base metlica e lhas feitas com placas de fenolite, ( processo apresentado pelo meu amigo Egon). Montagens de circuito utilizando placa de fenolite:

Esta tcnica de montagem trata-se em desenhar o circuito em uma placa de fenolite virgem, obtendo seu circuito aps um processo de corroso com produtos qumicos, a montagem do circuito se realizar inserindo os componentes nos furos e soldando os componentes no lado do circuito impresso na placa. Est tcnica utilizada no processo final de desenvolvimento do projeto, pois se surgirem modificaes no projeto teremos que redesenhar uma nova placa (circuito impresso) e realizar novamente a montagem. Os terminais dos componentes so cortados rente a solda de modo que seu reaproveitamento em outros circuitos fica restrito praticamente a montagens deste tipo. Montagens de circuitos em placas de fenolite universais:

1 de 6

18/04/2012 21:02

Tcnicas de montagens de circuitos eletrnicos | eletroniKa.net

http://www.eletronika.net/wp/tecnica-montagem-circuito-eletronico

Placas de fenolites universais so facilmente encontradas em lojas de componentes eletrnicos, so placas prontas, especialmente desenhadas para aceitarem a maioria dos componentes eletrnicos convencionais. O modelo apresentado possui ilhas individuais que aps soldado os componentes podemos interligar estas ilhas formando o circuito impresso necessrio ao funcionamento do projeto.Estas placas podem ser cortadas para utilizao em pequenos circuitos eletrnicos, para isso basta desenhar o projeto em um papel milimetrado e depois ir realizando a montagem conforme o desenho.Com este tipo de placa podemos modificar o projeto de acordo com o desenvolvimento, pois a qualquer momento podemos redesenhar o circuito com novas trilhas. Com este tipo de placa podemos realizar montagens de circuitos utilizados em eletrnica digital, fontes, temporizadores, buzzer, alarmes, mdulos de controle, robtica, luz rtmica, pisca-pisca, sonorizao e muito mais. Montagens em pontes de terminais:

As ponte de terminais so componentes utilizados para montagens experimentais diversas, eram utilizadas nas montagens de circuitos eletrnicos em televisores e rdios antigos que funcionavam ainda com vlvulas. Hoje so raramente utilizadas, a tcnica consiste em fixar a ponte de terminais em uma base isolante (madeira ou plstico) e inserir os terminais dos componentes eletrnicos em suas ilhas metlicas soldando-os em seguida. Pode ser utilizada em montagens simples como fontes, circuitos indicadores, suporte para conexes de fios e outros.Para facilitar a montagem de circuitos eletrnicos com ponte de terminais podemos utilizar duas ou mais pontes fixadas em paralelo, assim a distribuio dos componentes e a necessidade de modificao do projeto torna-se mais fcil. Montagem em superfcie (SMD) utilizando componentes convencionais: Transmissor FM Tamanho: 2.5cm X 2cm Alcance : 50 metros com pilha boto de 3Volts.

Esta tcnica consiste em desenhar as trilhas do circuito no mesmo lado onde sero soldados os componentes eletrnicos.Para realizar esta montagem, cortamos os terminais dos componentes o mais curto possvel. Os resistores sero soldados atravs do prprio corpo, para isso cortamos os terminais rente ao corpo e passamos uma lima fina, retirando completamente o terminal, deixando somente o corpo do componente para soldagem na placa. Com esta tcnica podemos realizar montagens de circuitos miniaturizados com componentes convencionais. Pode ser utilizado em circuitos de

2 de 6

18/04/2012 21:02

Tcnicas de montagens de circuitos eletrnicos | eletroniKa.net

http://www.eletronika.net/wp/tecnica-montagem-circuito-eletronico

rdio frequncia como transmissores e receptores de controle remoto, transmissores espio em FM, VHF ou UHF. Este mtodo de montagem dever ser empregado somente em montagens finais, pois seus componentes dificilmente podero ser reaproveitados em outros processos de montagem. Montagens de circuitos experimentais utilizando base metlica e lhas feitas com placas de fenolite:

Lista de materiais: Um pedao de lata fina sem cobertura (encontrada em galo de solvente ou lataria retirada de blindagem de circuitos eletrnicos Placa de fenolite virgem cortados em quadrinhos de 0.5cm X 0.5cm. (quantidade: 30 quadrinhos) Fita dupla face. Opcional: Verniz protetor de circuito impresso.

1. Limpamos a base metlica (lata) com uma palha de ao (bombril) retirando qualquer sujeira presente, aps a limpeza aplicamos uma demo de verniz protetor para circuito impresso. O verniz ir proteger a lata contra a oxidao, ferrugem e auxiliar na soldagem dos componentes. 2. Realize um teste de soldagem para ver se a solda pega bem na lata, para isso utilize um ferro de solda de 30 watts e solda especial para eletrnica (tradicional solda do rolo azul) se no pegar, aranje outra lata e teste novamente (as lata de alimentos possuem uma cobertura que dificulta a soldagem). 3. Limpe os quadrinhos de fenolite com bombril e aplique uma demo de verniz para proteger a superficie de cobre contra oxidao. 4. Feito isso, comearemos a montagem de nosso circuito experimental.

A tcnica consiste em ir colando com fita dupla face os quadrinhos (lhas) de fenolite pela base metlica (lata) e fazendo a distribuio e a interligao dos componentes no circuito de acordo com o projeto em desenvolvimento. Com esta tcnica temos a facilidade de alterar o circuito experimental, para isso basta ir colando ou removendo os quadrinhos de acordo com as alteraes no circuito. Neste tipo de montagem podemos utilizar componentes convencionais reciclados de sucatas e aproveita-los em nossas experincias eletrnicas mesmo tendo os terminais curtos.Para este tipo de montagem, o terminal negativo do circuito (terra) assumido pela base metlica, isto , tudo o que est ligado ao negativo da fonte (-) ser soldado a base metlica, podemos ver na foto ao lado alguns componentes com um dos terminais ligados a base metlica. De acordo com o Egon, podemos montar circuitos experimentais que operam at em altas frequncias devido a ligao curta entre os componentes e a lataria que funciona como um bom aterramento para o circuito. IMPORTANTE: Cuidado ao colar o quadrinhos de fenolite com cola super bonder, apesar de ser prtico a fixao das plaquinhas na superficie metlica, a cola super bonder gera vapor quando soldamos os componentes com o ferro de soldar, este vapor em contato com os olhos causa uma irritao muito forte de ardncia. A cola, mesmo depois de seca, em contato com o ferro quente gera fumaa altamente prejudicial aos olhos. Por isso no aconselhamos o seu uso para este fim. Montagem em base metlica com uso de circuitos integrados: Montando adaptadores para utilizao de circuitos integrados (C.I.).Com esta tcnica podemos realizar montagens experimentais com circuitos

3 de 6

18/04/2012 21:02

Tcnicas de montagens de circuitos eletrnicos | eletroniKa.net

http://www.eletronika.net/wp/tecnica-montagem-circuito-eletronico

integrados, basta um pequeno acessrio para acondicionar os C.I. ao nosso circuito. Para isso montaremos alguns soquetes para circuitos integrados.Lista de material: Soquetes para circuito integrado de 14 pinos. Placa de fenolite virgem 2.5cm x 2.5cm. Verniz para proteo da placa. 1- Cortamos uma placa de fenolite virgem de 2.5cm x 2.5cm.

2- Com uma lmina de serra metal, removemos o cobre dividindo a regio cobreada em duas partes, logo em seguida removemos o cobre criando filetes de cobre de 2mm de largura, deste modo teremos 7 filetes de cobre cada lado, um para cada terminal do soquete para o C.I..

3-4- Dobramos os terminais do soquete para assentar sobre os filetes de cobre na placa, tudo centrado, realizamos a limpeza da placa com bombril para retirar as sujeiras e aplicamos uma demo de verniz protetor.

5- Aps a secagem (5 minutos) realizamos a soldagem do soquete para C.I. na plaquinha com um ferro de 20Watts e solda especial para eletrnica.

6- Nosso circuito integrado esta encaixado no soquete, pronto para ser utilizado no circuito experimental.

7- Agora s fixar nosso adaptador em local apropriado e interligar com pequenos pedaos de fio fino os pinos do C.I. ao projeto em desenvolvimento.

4 de 6

18/04/2012 21:02

Tcnicas de montagens de circuitos eletrnicos | eletroniKa.net

http://www.eletronika.net/wp/tecnica-montagem-circuito-eletronico

Podemos construir facilmente outros soquetes para maior quantidade de pinos e realizar montagens de circuitos em base metlica rapidamente. OBS: Encaixe o C.I. no soquete somente aps ligar todos os terminais no circuito para evitar sobre aquecimento do componente durante a soldagem dos terminais na plaquina adaptadora. Trabalhando com montagem em base metlica, podemos com pequenos retalhos de lata e alguns pontos de solda montar uma pequena caixa metlica para o circuito, com isso temos uma blindagem total do circuito, tornando-o imune a interferncias externas. Por se tratar de um mtodo de montagem muito prtico e rpido, em breve realizaremos algumas montagens utilizando esta tcnica. Analizaremos seus resultados, que de acordo com nosso amigo Egon, foram realizados muitas montagens em transmissores de VHF (alta frequncia) com sucesso Caixa Montagem Eletrnica
Projetamos e confeccionamos sua caixa plstica sem o uso de molde!
pecasplasticas.com

Eletrnicos Usados
Vrios Modelos e Opes de Eletrnicos usados. Confira!
bomnegocio.com

3000 Esquemas e circuitos


eletrnicos, mega coleo, TVs Sons, Microondas e etc, raridades
www.mpsnet.net

Layout circuito impresso


Faa com quem conhece Pci, prazos, qualidade e preos excelentes
www.tec-ci.com.br/produtos.asp

Assistncia Tcnica
Consulte a assistncia tcnica para produtos vendidos pela Bemol.
bemol.com.br

Teclado de Membrana
Fabricante de Teclado Profissional e Circuito Impresso Flexivel
www.condugraf.com.br

Categories
Diversos Montagens de circuitos Reciclagem Reparao tcnica Informtica Recepo via satlite Servios Rebobinagem de transformadores Solues tcnicas Teoria eletrnica

Sites na internet
Conserto de Eletrnica digital mega-BUSCA Brasil Site de jogos 3D

Biblioteca

5 de 6

18/04/2012 21:02

Tcnicas de montagens de circuitos eletrnicos | eletroniKa.net

http://www.eletronika.net/wp/tecnica-montagem-circuito-eletronico

mega-SELO

Caixa Plstica Eletrnica


Projetamos e confeccionamos caixas plsticas para circuitos impressos!
pecasplasticas.com

Eletrnicos Online
Compre Notebooks, Cmeras, TV's e Mais Eletrnicos Usados. Confira!
bomnegocio.com/Eletronicos

3000 Esquemas e circuitos


eletrnicos, mega coleo, TVs Sons, Microondas e etc, raridades
www.mpsnet.net

Curso Eletrnica em SP
Eletrnica Bsica p/ Manuteno curso em bancada com muita prtica.
www.Tecnoponta.com.br/Eletron

Layout circuito impresso


Faa com quem conhece Pci, prazos, qualidade e preos excelentes
www.tec-ci.com.br/produtos.asp

2008 eletroniKa.net - WordPress Themes by DBT Full RSS - Comments RSS


Copy Protected by Chetan's WP-CopyProtect.

6 de 6

18/04/2012 21:02

Potrebbero piacerti anche