Sei sulla pagina 1di 14

FACULDADE DE CINCIAS SOCIAIS APLICADAS DO VALE DO SO LOURENO- EDUVALE NCLEO DE PESQUISA- NUPES

POR: BRAZ DA SILVA OLIVIERA CARLOS A. O. CMARA ESDRAS WARLEY N. DE JESUS JOO GOMES JNIOR

MODELO DE PROJETO MONOGRFICO

JACIARA-MT 2010

FACULDADE DE CINCIAS SOCIAIS APLICADAS DO VALE DO SO LOURENO- EDUVALE

NOME DO ALUNO

PROJETO DE PESQUISA

PRINCPIO DA BILATERIDADE DOS CONTRATOS

JACIARA-MT 2010

NOME DO ALUNO

PROJETO DE PESQUISA PRINCPIO DA BILATERIDADE DOS CONTRATOS

Projeto de monografia apresentado ao curso de xxx- Faculdade de Cincias Sociais Aplicadas do Vale do So Loureno, campo. Orientador(a): como de requesito pesquisa para de desenvolvimento

JACIARA-MT 2010

SUMRIO

1 INTRODUO 1.1 TEMA 1.2 PROBLEMA 1.3 HIPOTESES 1.4 OBJETIVOS 1.4.1 objetivo geral 1.4.2 Objetivos especficos 1.5 JUSTIFICATIVA 2 REFERENCIAL TERICO 3 METODOLOGIA 4 CRONOGRAMA REFERNCIAS

INTRODUO A introduo de um projeto de pesquisa, ou projeto monogrfico deve

conter instrumentos importantes para o leitor que contemple suas necessidades de informaes sobre o que o pesquisador/acadmico que investigar. Uma caracterstica importante no projeto o poder informacional acerca do assunto pesquisado e o poder de conveno que este traz para seus leitores.

1.1

TEMA O tema um dos aspectos mais importante da sua pesquisa, pois nele o

leitor ter condies de saber o seu interesse pela realizao do processo de investigao acerca daquele objeto, a definio do seu objeto de estudo e as caractersticas desse. 1.2 PROBLEMA O problema o que o pesquisador/acadmico quer saber sobre o tema definido, a inquietao do mesmo para o tema da pesquisa, em geral se apresenta sob a forma de questionamento feito ao tema e abre opes de respostas. Diferentemente da problematizao, que consiste em contextualizar o problema em um espao de pesquisa e o procedimento de questionar o tema.

1.3

HIPTESES Nas hipteses a estrutura de apresentao deve responder, ou prever as

respostas ao problema da pesquisa, o pesquisador/acadmico deve observar o problema que ele fez e a partir desse levantar possveis respostas, chamadas de variveis, deve sempre lembrar que as hipteses devem convergir com o poder de soluo ao problema, onde o pesquisador/acadmico ter que investigar essas respostas em conjunto com os objetivos propostos. 1.4 OBJETIVOS Os objetivos devem direcionar o pesquisador/acadmico para um planejamento de interesse de redao, vejamos: 1.4.1 GERAL No geral o pesquisador/acadmico deve apresentar sua inteno maior de pesquisa, dando abertura para desmembrar em objetivos especficos. 1.4.2 ESPECFICOS Nos objetivos especficos o pesquisador/acadmico dever demonstrar sua inteno de forma bastante minuciosa, apresentando as etapas pelas quais atingir seu objetivo principal, ou geral, deve ser uma redao de ao, utilizando verbos que remetam a esse procedimento. 1.5 JUSTIFICATIVA A justificativa deve ocasionar uma viso clara e objetiva da importncia da pesquisa, apontando o porqu da realizao da mesma, dando ao leitor parecer

crtico acerca do tema e sua relevncia para a formao de um novo panorama temtico. Este aspecto do projeto remete a ao de persuaso do pesquisador/acadmico no sentido de demonstrar a necessidade da realizao da pesquisa, destacando o crescimento do seguimento que ir atingir com esta realizao.

REFERNCIAL TERICO No referencial terico, tambm conhecido como repertrio terico ou

reviso de literatura, verifica-se a necessidade do pesquisador/acadmico apontar para o leitor, os conceitos mais importantes da sua pesquisa e demonstrar por meio da apresentao de pensamentos (citaes) de autores especficos da rea de desenvolvimento do tema. Este procedimento requer bastante cuidado no que se refere escrita, ou transcrio, pois o pesquisador/acadmico deve ter o cuidado de apresentar apenas autores e conceitos que sejam relevantes ao tema da pesquisa, apontando as partes transcritas desses autores sob a forma de citaes, devendo obedecer s regras da norma vigente para este procedimento. Esta parte do projeto de fundamental importncia, pois o pesquisador/acadmico poder apresentar uma breve inteno da sua redao monogrfica, desenvolvendo sees que constaro na monografia, observando sempre a forma hierrquica de escrita e pertinncia textual. Para projetos de pesquisa que sero realizados utilizando uma empresa como referncia, o projeto deve apresentar em sua introduo um breve histrico da empresa e na seo referencial terico a redao dever apontar convergncias com esse histrico, ou seja, os objetivos da empresa deve ser respeitado quando for determinado o problema de pesquisa e os objetivos da pesquisa.

METODOLOGIA A metodologia o pesquisador/acadmico apresentar a qualificao da

pesquisa, apontando em redao, qual o tipo de pesquisa ser realizadas, dando referencial para esta, informar o mtodo adotado na pesquisa para chegar aos objetivos apresentado, e apresentar os procedimentos tcnicos que utilizar para coletar os dados da pesquisa ou realizar as observaes necessrias de modo a atingir os objetivos. importante lembrar que, a seo metodologia est ligada diretamente as hipteses e objetivos da pesquisa, sendo o espao onde o pesquisador/acadmico apresenta as aes a serem realizadas utilizando como base os objetivos para se chegar a confirmao das hipteses que respondem ao problema, vale ressaltar que na metodologia, tambm pode ser inserida uma seo de apresentao de tabulao de dados ou resultados da pesquisa, mas estas seo indicada apenas para a redao monogrfica.

CRONOGRAMA No cronograma o pesquisador ir dividir a pesquisa em etapas, e

apresentar as datas para sua realizao ou determinar um perodo temporal para que estas sejam realizadas, apresentado sob a forma de quadro, sendo o destaque os dois eixos de ao (etapas a serem realizadas) e de tempo(quando cada etapa vai ser realizada.

ATIVIDADES Diagnstico Realizao da pesquisa Anlise dos dados Elaborao de captulos Estruturao da redao Pr- banca Defesa final Depsito

2010 MAR ABR MAIO JUN JUL AGO SET OUT NOV

REFERNCIAS

O pesquisador/acadmico apresentar uma lista ordenada alfabeticamente e com recuo a esquerda, observado a relao das obras com o tema, visualizando ainda, a ABNT-NBR 6023, onde orienta a organizao de lista de referncias.

ORIENTAES DE DIAGRAMAO; NORMALIZAO E MODELOS

MARGENS Inferior e Direita = 2cm Superior e Esquerda = 3cm

3cm

MACHA GRFICA Mancha grfica o espao utilizado para desenvolver a redao.


3cm 2cm

2cm

ESPAAMENTO OU ESPACEJAMENTO

Texto da redao: espaamento 1.5cm Para citaes com mais de 3 linhas : espaamento simples Primeira linha do pargrafos: deve ter recuo de 3cm a 5cm Espaamento entre pargrafos: no usar espaamento.

ALINHAMENTO O texto deve ser justificado, com exceo das citaes com mais de trs linhas que devem ser justificadas com recuo de 4cm.

NUMERAO DE PGINAS As pginas devem ser contadas a partir da folha de rosto, porm numeradas apenas a partir da primeira pgina textual, ou seja, a partir da introduo.

DIVISO DO PROJETO

O projeto apresenta as caractersticas de qualquer trabalho de pesquisa, apresentando as seguintes caractersticas: elementos pr-textuais; textuais; pstextuais. a) Elementos pr-textuais: capa folha de rosto sumrio

b) Elementos textuais: Introduo ( tema, problema, hipteses, objetivos, justificativa) Desenvolvimento ( referencial terico, metodologia, cronograma) Concluso (em projetos de pesquisa e monogrficos dificilmente ser apresentado concluso, pois ser levantados os dados para anlise no dado elementos para antecipar a concluso, podendo aparecer como resultados esperados). c) Elementos ps-textuais Referncias Apndices Anexos

Potrebbero piacerti anche