Sei sulla pagina 1di 7

Associao dos Jovens Empreendedores de Santa Maria AJESM

CNPJ: 91.097.238/0001-32

ESTATUTO SOCIAL
CAPTULO I Da Denominao, Sede, Durao e Finalidades. Art. 1 A Associao dos Jovens Empreendedores de Santa Maria, abreviadamente denominada AJESM, uma associao, com personalidade jurdica de direito privado, sem fins lucrativos, com sede na Rua ngelo Uglione, 1509, centro, CEP 97010-570, no municpio de Santa Maria, RS e foro jurdico na cidade de Santa Maria, RS, fundada em 25/08/1987, sem prazo de durao determinado e com nmero ilimitado de scios. Art. 2 A AJESM tem as seguintes finalidades: I. Reunir e Integrar pessoas fsicas, autnomas ou representantes de pessoas jurdicas, que exeram atividade no processo econmico, em qualquer modalidade negocial, na regio geo-econmica de Santa Maria; II. Promover seminrios, cursos, palestras e reunies para estudo dos problemas econmicos, jurdicos, sociais, polticos, regionais ou nacionais que interessem a seus associados; III. Difundir uma mentalidade empresarial, que acompanhe o pensamento empresarial dos grandes centros econmicos do pas, na regio geoeconmica de Santa Maria; IV. Incentivar e promover a expanso do comrcio, indstria, agropecuria e prestao de servios na regio geo-eonmica de Santa Maria; V. Representar, Defender e divulgar os interesses de seus associados perante os poderes constitudos, autoridades, entidades congneres e perante a comunidade em geral; VI. Formar futuras lideranas empresariais; VII. Proporcionar orientao e assistncia em assuntos que refiram ao interesse individual ou coletivo dos associados, preservando, sempre, as diretrizes da associao; VIII. Estimular as relaes de amizade, solidariedade, cooperao e trocas de informao entre seus associados e entre a associao e demais entidades comprometidas com o desenvolvimento de Santa Maria e regio; IX. Buscar o aprimoramento da relao empregadores/empregados e empresrios/sociedade; X. Defender a democracia, a economia de mercado, o estado mnimo e a descentralizao do poder na esfera governamental, na busca do bem-estar da sociedade brasileira. Pargrafo nico: A Associao, sob nenhum pretexto, poder envolver-se, direta ou indiretamente, em assuntos religiosos, raciais ou polticos partidrios e no participar, de forma alguma, de atividades, propagandas ou campanha poltica.

CAPTULO II Dos Associados, seus Direitos e Deveres. Art. 3 So associadas da AJESM, todas as pessoas jurdicas, pessoas fsicas, autnomas ou profissionais liberais, que: I. Exeram atividades no processo econmico, em qualquer modalidade negocial, na regio geo-econmica de Santa Maria; II. Cumpram os deveres dos associados (art.4); III. Que no sejam falidas e nem tenham sido condenadas por crimes contra a ordem social e econmica; IV. Que sejam aceitas como associadas pela Diretoria Executiva.

Estatuto Social

Associao dos Jovens Empreendedores de Santa Maria AJESM

CNPJ: 91.097.238/0001-32

Pargrafo Primeiro - A falta de um destes pressupostos possibilitar a excluso do scio da Associao, o que ser feito atravs de uma notificao por escrito. Pargrafo Segundo - Em caso de excluso, caber ao Associado excludo, ampla oportunidade de defesa por escrito, no prazo de 10 (dez) dias a contar do recebimento da notificao de sua excluso, que ser levada primeira Assemblia Geral para apreciao, convocada conforme o Art. 6. Art. 4 So deveres dos associados. I. Observar, respeitar e cumprir as normas previstas neste Estatuto e as deliberaes que venham a ser tomadas regularmente por Assemblia Geral, Diretoria ou outro rgo da entidade e que no conflitem com o Estatuto; II. Manter uma reputao ilibada e zelar pelo nome da Associao; III. Pagar regularmente as mensalidades da Associao; IV. Denunciar Diretoria eventuais ocorrncias que possam prejudicar a Associao. Pargrafo nico O Associado inadimplente por mais de 6 (seis) meses, poder ser excludo da Associao, independente de qualquer notificao. Art. 5 So direitos dos Associados: I. Participar de reunies da Associao; II. Votar e ser votado, a partir de 90 (noventa) dias da sua associao e estar em dia com a obrigao, contida no Art. 4, inciso III; III. Gozar de todas as vantagens que a Associao proporcionar; IV. Manifestar-se, atravs de sugestes, crticas ou qualquer tipo de contribuio, aos demais Associados e a Diretoria; V. Cobrar da Diretoria o cumprimento do Art. 9; CAPTULO III Da Assemblia Geral. Art. 6 - A Assemblia Geral o rgo supremo da Associao e reunir-se- ordinariamente, na primeira quinzena de novembro de cada ano e extraordinariamente quando necessrias convocadas pelo Presidente, pelos membros do Conselho Fiscal ou por um quinto dos Associados. Pargrafo Primeiro competncia da Assemblia Geral Ordinria: a. Eleger, anualmente, os trs membros efetivos e trs suplentes do Conselho Fiscal; b. Eleger, anualmente, os administradores que compem a Diretoria Executiva; c. Examinar e aprovar as contas da Diretoria Executiva relativas ao perodo de 1 de janeiro at o final do ms que antecede a posse de nova Diretoria. Pargrafo Segundo competncia da Assemblia Geral Extraordinria: a. Destituir os administradores; b. Apreciar a defesa de Associado excludo; c.Alterar o Estatuto Social; d. Dissolver a Associao. Pargrafo Terceiro As Assemblias sero convocadas mediante Edital publicado em um dos jornais de maior circulao da cidade, com 7 (sete) dias de antecedncia para a primeira convocao. Na ausncia de quorum, dever ser realizada no prazo de 5 (cinco) dias a segunda convocao, nos mesmos moldes da primeira.
Estatuto Social
2

Associao dos Jovens Empreendedores de Santa Maria AJESM

CNPJ: 91.097.238/0001-32

Pargrafo Quarto Para as deliberaes a que se referem os incisos a, c e d do Pargrafo Segundo exigido o voto concorde de dois teros dos presentes Assemblia especialmente convocada para esse fim, no podendo ela deliberar, em primeira convocao, sem a maioria absoluta dos Associados, ou com menos de um tero nas convocaes seguintes. Pargrafo Quinto O Quorum mnimo para a instalao das demais Assemblias ser de metade mais um dos membros Associados em primeira convocao ou, em segunda convocao, com qualquer nmero. Pargrafo Sexto S tero direito de serem indicados a participar como membro da Diretoria Executiva os Associados em dia com suas obrigaes sociais e que sejam associados h pelo menos 90 (noventa) dias. Pargrafo Stimo permitida a representao, por um Associado, desde que apresentada procurao especfica para este fim, sem necessidade do reconhecimento de firma. Art. 7 - A Assemblia Geral Ordinria que eleger os novos dirigentes dar posse aos mesmos no ato e marcar a data para celebrar a posse festiva dos mesmos.

CAPTULO IV Da Diretoria Art. 8 - A AJESM ser administrada por uma Diretoria, com mandato de 1 (um) ano, eleita pela Assemblia Geral Ordinria e composta dos seguintes membros: I. II. III. IV. V. VI. VII. VIII. IX. X. PRESIDENTE VICE-PRESIDENTE DIRETOR OPERACIONAL E QUALIDADE DIRETOR DE INDSTRIA E CAPACITAO DIRETOR DE COMRCIO E CAPTAO DIRETOR DE SERVIOS E NEGCIOS DIRETOR DE COMUNICAO DIRETOR FINANCEIRO DIRETOR DE EVENTOS DIRETOR DE ATUAO SOCIAL

Art. 9 - Compete Diretoria: I. Ter sempre, como objetivo, as finalidades da Associao, na administrao desta; II. Seguir o planejamento estratgico definido para o ano; III. Manter uma constante comunicao com os Associados; IV. Reunir-se semanalmente para avaliar os trabalhos realizados e planejar os futuros; V. Convocar Assemblia Geral, quando houver por bem ou quando tiver que assumir uma obrigao social que exceda o valor do patrimnio da Associao, sob pena de, no o fazendo, responder por perdas e danos que vier a causas aos Associados; VI. Observar, respeitar, cumprir e fazer cumprir as normas previstas neste Estatuto e as deliberaes que venham a ser tomadas regularmente em Assemblia Geral; VII. Zelar pelo nome e pela imagem da Associao.

Estatuto Social

Associao dos Jovens Empreendedores de Santa Maria AJESM

CNPJ: 91.097.238/0001-32

Art. 10 - Compete aos membros da Diretoria: I. Ao PRESIDENTE: Representar a AJESM, ativa e passivamente, judicialmente ou extrajudicialmente; administrar os convnios e projetos da Associao; assinar procuraes para defesa dos interesses sociais, com ou sem reserva de poderes e de sub-estabelecimento; presidir reunies; assinar atas e demais documentos; realizar pronunciamentos oficiais em conjunto com a Diretoria ou separadamente; assinar cheques ou qualquer documento de cunho fiscal com o Diretor Financeiro relativos s finanas da Associao; dar divulgao AJESM; nomear um associado para assumir o cargo de Diretor Financeiro ou destituir o mesmo do cargo. II. Ao VICE-PRESIDENTE: Auxiliar, representar e substituir o Presidente em seus impedimentos, gerenciar o processo operacional da entidade, buscar a interligao e bom entendimento entre todos os membros da Diretoria; assumir a Presidncia em caso de vacncia do cargo, acompanhar as aes dos outros diretores; III. Ao DIRETOR OPERACIONAL E QUALIDADE: Auxiliar, orientar e dirigir os servios de secretaria, organizao interna e estrutura operacional da entidade; responsabilidade por documentos e atas da entidade; trabalhar, na entidade, com a estrutura fsica e prticas de gesto organizacionais; IV. Ao DIRETOR DE INDSTRIA E CAPACITAO: Auxiliar, representar e substituir o Diretor Operacional e Qualidade em seus impedimentos; representar perante o Presidente da Associao os interesses das indstrias da regio de Santa Maria; trabalhar, na entidade, com capacitao em pr dos Associados; V. Ao DIRETOR DE COMRCIO E CAPTAO : Auxiliar, representar e substituir o Diretor Operacional e Qualidade em seus impedimentos; representar perante o Presidente da Associao os interesses do comrcio da regio de Santa Maria; trabalhar, na entidade, com captao de novos Associados; VI. Ao DIRETOR DE SERVIOS E NEGCIOS : Auxiliar, representar e substituir o Diretor Operacional e Qualidade em seus impedimentos; representar perante o Presidente da Associao os interesses dos prestadores de servios na regio de Santa Maria; trabalhar, na entidade, com gerao de negcios e sinergia em pr dos Associados; VII. Ao DIRETOR DE COMUNICAO: a responsabilidade pela elaborao e distribuio de um Informativo a todos os Associados, a respeito do trabalho da Diretoria; a divulgao dos eventos a serem realizados; a aproximao da AJESM com todos os rgos de comunicao da regio; a aproximao da AJESM s demais entidades comprometidas com o desenvolvimento da regio de Santa Maria; VIII. Ao DIRETOR FINANCEIRO: responsabilidade pela arrecadao e aplicao dos recursos financeiros da AJESM; a organizao e fiscalizao da contabilidade da AJESM; assinar com o Presidente ou Vice-presidente todos os documentos e ttulos que representem obrigaes financeiras para com a AJESM; definido como Cargo de Confiana do Presidente. IX. Ao DIRETOR DE EVENTOS: promover seminrios, cursos, palestras e reunies para estudos dos problemas econmicos, jurdicos, sociais e polticos regionais ou nacionais que interessem aos Associados; responsabilidade em acompanhar a criao e o andamento dos eventos da AJESM; X. Ao DIRETOR DE ATUAO SOCIAL: ampliar a representatividade e a participao poltica da AJESM no universo empresarial e do Terceiro Setor gachos, atravs de discusso, difuso e implementao do conceito de Responsabilidade Social;

Estatuto Social

Associao dos Jovens Empreendedores de Santa Maria AJESM

CNPJ: 91.097.238/0001-32

CAPTULO V Das Eleies Art. 11 - Para realizao das eleies, obrigatoriamente ser formada uma Comisso Eleitoral que ser formada por 03 (trs) associados, sendo que 02 (dois) sero indicados da seguinte maneira at o dia 30 (trinta) de setembro de cada ano, se no vejamos: I Um membro pela Diretoria atual; II Um membro pelo Conselho Fiscal; Pargrafo nico - O terceiro membro da Comisso Eleitoral ser indicado pela Assemblia Geral Ordinria no dia das eleies; Art. 12 Para se candidatar a algum cargo da Diretoria, do Conselho Fiscal ou de suplncia da AJESM, deve-se observar o seguinte: I - S poder ser candidato Diretoria e Conselho Fiscal o scio que j tiver 1 (um) ano de associado. II - O mandato da Diretoria e Conselho Fiscal eleito de 1 (um) ano. III - permitida a reeleio do cargo de Presidente, sendo esta limitada a uma vez somente. IV - O Presidente eleito dever indicar um associado para ocupar o cargo de Diretor Financeiro. V S poder ser candidato Presidente o scio que j tiver 1 (um) ano de associado e que tenha at 35 (trinta e cinco) anos de idade, no dia da eleio. Art. 13 O perodo de inscrio das chapas para concorrer Diretoria Executiva e ao Conselho Fiscal da AJESM ser contado a partir dos 15 (quinze) dias de outubro at o dia 31 (trinta e um) de outubro de cada ano; Pargrafo nico As chapas devero ser compostas por 09 (nove) candidatos aos cargos da Diretoria Executiva, conforme Art. 10 deste Estatuto, exceto o cargo de Diretor Financeiro, mais 03 (trs) candidatos ao Conselho Fiscal e 03 (trs) suplentes. Art. 14 O perodo de campanha ocorrer entre o 1 e o 15 dias de novembro de cada ano. Art. 15 A eleio realizar-se- no dia da Assemblia Geral Ordinria e ser por votao direta e secreta na sede da Associao, sempre entre os dias 20 (vinte) e 30 (trinta) de novembro e ser definida aps o ato de indicao dos 02 (dois) primeiros membros da Comisso Eleitoral, que ser formada por um membro indicado pela atual diretoria, um indicado pelo Conselho Fiscal e outro indicado pela Assemblia Geral Ordinria no dia da votao. Art. 16 A apurao dos votos ocorrer logo aps o trmino da votao. Pargrafo nico A mesa apuradora ser coordenada pela Comisso Eleitoral e podendo tambm ser acrescida por um membro de cada chapa. Art. 17 Ser considerada vencedora a chapa que conseguir maior nmero de votos. Pargrafo Primeiro Em caso de empate no primeiro lugar, haver nova eleio no prazo de 10 (dez) dias corridos, concorrendo nova eleio somente as chapas em questo.

Estatuto Social

Associao dos Jovens Empreendedores de Santa Maria AJESM

CNPJ: 91.097.238/0001-32

Pargrafo Segundo Em caso de fraude comprovada, a mesa apuradora dar por anulada a referida eleio, marcando-se outra eleio no prazo de 30 (trinta) dias, concorrendo nova eleio todas as chapas anteriormente inscritas. Pargrafo Terceiro - Qualquer tipo de Recurso impugnando as chapas inscritas dever ser levado por escrito a Assemblia Ordinria Geral antes do incio do processo eleitoral, sendo que a Assemblia apreciar o Recurso antes do incio das votaes. Pargrafo Quarto - Caber Recurso referente ao processo eleitoral no prazo de 05 (cinco) dias depois de encerrado as eleies, devendo este ser por escrito e protocolado na sede da entidade, devendo o atual Presidente da AJESM receber o Recurso e convocar nova Assemblia Ordinria Geral para apreciar o mesmo, no prazo de 10 (dez) a contar do encerramento do prazo para interposio dos Recursos. Art. 18 A posse da Diretoria e do Conselho Fiscal eleitos ocorrer na primeira quinzena de dezembro, aps a divulgao da chapa vencedora. Pargrafo nico No caso da existncia de Recursos impugnando a eleio e estes influenciarem no no cumprimento dos prazos para a posse da nova diretoria, a mesma dar-se- at 5 (cinco) dias aps o encerramento do processo eleitoral, com a divulgao da chapa vencedora. Art. 19 A durao do mandato da Diretoria e do Conselho Fiscal eleitos ser de 1 (um) ano, a iniciar-se a partir da posse da chapa vencedora, at a posse dos novos administradores. CAPTULO VI Dos Conselhos Seo I Conselho Fiscal Art. 20 - At 31 (trinta e um) de outubro, a Diretoria receber a inscrio da nominata de, no mnimo, 10 (dez) Associados, para compor o Conselho Fiscal da Associao. Pargrafo Primeiro Os membros do Conselho Fiscal sero eleitos e empossados no mesmo dia da Diretoria, tambm com mandato de 1 (um) ano. Pargrafo Segundo Sero considerados conselheiro-fiscais efetivos os 3 (trs) Associados que tiverem o maior nmero de votos e suplentes os 3 (trs) Associados seguintes. O critrio de desempate de tempo de Associado, sem interrupo. Pargrafo Terceiro O Conselho Fiscal dever reunir-se a cada 3 (trs) meses e nos primeiros dias do ms de novembro de cada ano, a fim de manifestar-se, atravs de parecer sobre a real situao financeira e contbil da Associao, bem como a legitimidade das operaes realizadas pela Diretoria. Seo II Conselho Consultivo Art. 21 - O Conselho Consultivo um rgo permanente e ser formado pelos Expresidentes da Associao.

CAPTULO VII Do Patrimnio Social


Estatuto Social
6

Associao dos Jovens Empreendedores de Santa Maria AJESM

CNPJ: 91.097.238/0001-32

Art. 22 - O patrimnio social da AJESM ser constitudo de: I. Mensalidades pagas pelos Associados; II. Receitas de cursos, seminrios e demais eventos eventualmente realizados; III. Contribuies extraordinrias de scios que tenham sido aprovadas em Assemblia Geral; IV. Outras rendas ou valores adventcios. CAPTULO VIII Disposies Finais Art. 23 - A AJESM ser extinta, quando assim deliberar a Assemblia Geral, especialmente convocada para este fim, conforme o presente Estatuto. Pargrafo nico Deliberada extino, a Diretoria proceder liquidao da Associao, cumpridas as formalidades legais, revertendo o eventual patrimnio para instituio de caridade do municpio, a critrio da Assemblia. Art. 24 - Os associados no respondem, nem subsidiariamente, pelas obrigaes assumidas pela Associao. Art. 25 - Os casos omissos neste Estatuto sero resolvidos pela Diretoria ou Assemblia Geral, sempre considerando como fonte subsidiria deste Estatuto o que dispe o Cdigo Civil Brasileiro, ficando eleito o Foro da Comarca de Santa Maria (RS) para dirimir outras dvidas oriundas do presente Estatuto.

Santa Maria (RS), 04 de dezembro de 2006.

___________________________________ Presidente

___________________________________ Ricardo Siqueira Sarturi Advogado OAB-RS 53390

Estatuto Social

Potrebbero piacerti anche