Sei sulla pagina 1di 4

MODELO Caderno de Prova, Cargo CB49, Tipo 001

CONHECIMENTOS ESPECFICOS 1. Buscando em Fernando Hernandz uma explicao para a manuteno das disciplinas escolares como base para organizao dos currculos, pode-se afirmar que: (A) as disciplinas correspondem, at o momento, ao melhor recurso para a seleo e apresentao do conhecimento aos alunos das sries finais da educao bsica. o grau de especializao alcanado no campo do conhecimento formal exige a manuteno das disciplinas como base para a organizao curricular transdisciplinar. 4.

02/12/05 - 17:27

Os resultados de pesquisas, apresentados por Csar Coll, sobre as conseqncias das relaes entre os alunos para os resultados de sua aprendizagem, mostram que (A) as relaes competitivas entre os alunos so as que mais favorecem a aprendizagem. a cooperao entre os alunos em iguais condies para aprendizagem e a inexistncia de divergncias entre eles so as condies mais favorveis para a aprendizagem. necessrio a pr-definio, por um adulto, dos papis a serem desempenhados pelos alunos no grupo, para que estes possam desenvolver as atividades de forma eficaz e criativa.

(B)

(B)

(C)

(C)) a manuteno das disciplinas, atualmente, presta-se mais gesto administrativa das escolas e aos interesses de grupos especficos de intelectuais que expanso do saber. (D) atualmente, ao menos para os anos iniciais de escolaridade, as disciplinas auxiliam na organizao do conhecimento. no h currculo consistente que no se paute na organizao do conhecimento por disciplina.

(D)) a existncia de pontos de vista divergentes, da presena de alunos que explicam aos demais e da coordenao dos papeis desempenhados assumida pelos prprios alunos so condies que muito favorecem a aprendizagem. (E) no h relao entre a interao dos alunos e a qualidade da aprendizagem.

(E)

_________________________________________________________

_________________________________________________________

5.

2.

Em relao aos projetos de trabalho, Hernndez afirma que: (A) exigem a especilizao do docente no tema a ser investigado pelos alunos, sem o que, corre-se o risco de simplificar o acesso ao conhecimento. constituem o melhor mtodo para a aprendizagem significativa. embora no se constituam em um mtodo, exigem do professor a organizao prvia das informaes necessrias aos alunos, partindo das mais simples e mais prximas para as mais gerais e complexas. ainda que paream novidade, apenas reproduzem o proposto, desde o incio do sculo XX, por autores como Dewey, que tm sido relegados pelo conservadorismo escolar.

Segundo Mnica Thurler, as produes tericas indicam que nas escolas mais abertas a mudanas e a auto-avaliao, foi constatado a existncia de clima, com as seguintes caractersticas: (A) grande confiana em si e nos outros, inexistncia de liderana, incentivo ao trabalho coletivo e secretaria bem organizada. indisciplina controlada, equipe dirigente multidisciplinar, secretaria organizada e orientao para a ao.

(B)

(B)

(C)

(C)) orientao para a ao, prioridades claramente definidas e ambiente organizado e tranqilizador. (D) ambiente organizado e tranqilizador, inexistncia de liderana e incentivo ao trabalho coletivo. inexistncia de sanes, indisciplina sobre controle e incentivo ao trabalho coletivo.

(D)

(E)

(E)) representam uma alternativa para a organizao do conhecimento escolar baseado na interpretao da realidade, via o desenvolvimento de estratgias de indagao, interpretao e apresentao do processo adotado para o estudo de um tema ou problema. 3. Para Csar Coll, a importncia de se analisar a interatividade em tarefas escolares infantil reside (A) na tentativa de estimular uma maior relao entre os professores e o projeto pedaggico da escola.

_________________________________________________________

6.

Gandin destaca trs causas, consideradas como as mais relevantes, para explicar o porqu das escolas no conseguirem contribuir para a construo de uma sociedade mais justa. So elas: (A)) a crise valrica da sociedade atual, a ampliao do acesso escola a todos e a conscientizao, por parte da sociedade, da importncia da participao. (B) a falta de informao dos pais, a crise valrica da sociedade e a adoo da gesto da Qualidade Total. a inexistncia de projetos pedaggicos mais duradouros, a desarticulao das famlias e o aumento da pobreza. a falta de investimentos pblicos, a falta de professores qualificados e a desmotivao dos alunos. o no cumprimento da legislao educacional, a falta de professores qualificados e as alteraes nas sistemticas de financiamento da educao. PMSMP-CB49-CE

_________________________________________________________

(B)) em proporcionar um instrumento til ao educador para a anlise de alguns aspectos de sua prpria prtica. (C) (D) (E) na tentativa de estimular uma maior relao entre os alunos de um mesmo grupo etrio. em induzir a mudana de orientao na formao continuada dos professores.

(C)

(D)

(E) em ampliar a responsabilidade do educador sobre os resultado da aprendizagem dos alunos.

MODELO Caderno de Prova, Cargo CB49, 02/12/05 Tipo - 001 17:27


7. Sapon-Shevin, em artigo constante do livro de Stainback e Stainback, chama a ateno para um conjunto de aspectos que devem merecer especial ateno de escolas e educadores no sentido de favorecer prticas escolares inclusivas e uma postura multicultural. Dentre esses aspectos, a autora destaca o respeito (A) s diferenas psicolgicas, afetivas e de interesses sociais. 10. A dislexia refere-se uma (A)) dificuldade na aprendizagem da leitura. (B) incapacidade para apreender a ler ou compreender a linguagem escrita, dada a existncia de leso cerebral. impossibilidade de coordenar o processo de viso com o movimento da escrita. incapacidade para escrever dada a existncia de problemas motores. desconexo temporal entre a percepo visual e a coordenao motora ampla.

(C) (D) (E) 11.

(B)) s diferenas raciais, culturais, familiares, de gnero e de aptido e habilidades. (C) (D) s diferenas raciais e afetivas. a um ambiente escolar igualitrio, o que significa tratar a todos igualmente sem enfatizar qualquer diferena. individualidade de cada educando, o que possibilita uma relao mais afetuosa entre educador e educando.

_________________________________________________________

(E)

Uma das formas de se analisar a indisciplina na escola identific-la com o processo de disciplinarizao presente nas prticas escolares e por elas, ora afirmado e ora questionado. Sinteticamente, tal processo pode ser entendido como: (A) (B) (C) (D) uma educao que trata a disciplina formal como prtica social necessria. a tentativa das escolas criarem cdigos de conduta a partir da realidade de seus alunos. as normas de disciplina expressas no Regimento Escolar. a tentativa de construo dialogada de regras para todos os segmentos da comunidade escolar.

_________________________________________________________

8.

Para Vygotsky, a importncia da mediao de outra pessoa nos processos de formao dos conhecimentos, habilidades de raciocnio e comportamento dos indivduos explica-se porque (A) como as estruturas cognitivas so geneticamente definidas, para que a pessoa alcance seu desenvolvimento mximo, a estimulao do outro varivel fundamental. os mais velhos so os nicos e melhores sujeitos capazes de efetivar a mediao proposta.

(B)

_________________________________________________________

(E)) uma educao para a docilidade, que resulta das relaes de autoridade e hierarquia presentes nas escolas. Segundo os Parmetros Curriculares Nacionais, encontram-se entre as pressuposies para a elaborao do projeto educativo da escola: (A) conhecimento dos processos de ensino aprendizagem por parte de todos os participantes do processo. respeito individualidade de cada professor, suas crenas e aos seus mtodos de ensino. respeito s diferenas, de modo a que s participem da elaborao os que se dispuserem a seguir suas diretrizes.

12.

(C)) por intermdio desse tipo de mediao que as crianas e adolescentes se apropriam, de modo ativo, do patrimnio histrico e cultural de seu grupo social. (D) a interao entre indivduos de mesma faixa etria e etapa de desenvolvimento cognitivo representam a condio ideal para que essa mediao se efetive. atravs desse tipo de relao que se verifica o grau de desenvolvimento cognitivo dos indivduos envolvidos.

(B) (C)

(E)

_________________________________________________________

9.

A abordagem scio-interacionista explica o comportamento indisciplinado encontrado nas escolas, afirmando que a indisciplina resulta de: (A) naturais questionamentos que as novas geraes fazem ao que est institudo. fatores genticos herdados, que agravam condies de precariedade scio-educacionais. as

(D)) acordo sobre os objetivos, foco e finalidade da instituio educativa e de seus mtodos. (E) limitao das questes a serem discutidas com os pais, a questes que no digam respeito aos processos de ensino-aprendizagem.

_________________________________________________________

(B)

13.

(C)

um ambiente familiar desestruturado, prioritariamente, cabendo escola criar as condies para as crianas e os adolescentes interagirem com esse ambiente.

Em relao Educao de Jovens e Adultos, a LDB (Lei no 9.394/94) permite que o sistema de ensino mantenham cursos e exames supletivos, que compreendero a base nacional do currculo habilitando ao prosseguimento de estudos em carter regular. Esses exames realizar-se-o no nvel de concluso do ensino fundamental e do ensino mdio, para os maiores de, respectivamente, (A) 14 e 18 anos.

(D)) uma multiplicidade de influncias que se apresentam criana e ao adolescente ao longo de seu desenvolvimento e com as quais estabelecem uma relao ativa. (E) uma rebeldia salutar em relao s normas socialmente institudas, estas sim carentes de reviso.

(B)) 15 e 18 anos. (C) (D) (E) 15 e 21 anos. 16 e 20 anos. 18 e 21 anos. 3

PMSMP-CB49-CE

MODELO Caderno de Prova, Cargo CB49, Tipo 001


14. Segundo a LDB, o ensino fundamental: (A) deve oferecer um mnimo de 200 dias letivos por ano, embora a quantidade de horas anuais fique a critrio de cada sistema de ensino. 18.

02/12/05 - 17:27

A LDB define incumbncias para os docentes. Tais incumbncias, com conseqncia direta para as atividades desenvolvidas pelo Orientador Educacional na escola, so: (A) zelar pela integridade fsica dos alunos e pela disciplina na escola, alm de estabelecer estratgias de recuperao para os alunos de menor rendimento, envolvendo seus pais ou responsveis. participar da elaborao da proposta pedaggica do estabelecimento de ensino, conhecer a realidade local por meio de visitas planejadas s famlias e controle da freqncia dos alunos. adotar por cinco anos livros didticos encaminhados pelo MEC escola, zelar pela aprendizagem dos alunos e pela manuteno do espao fsico. contribuir para o fim do analfabetismo digital, zelar pela aprendizagem dos alunos e pelo desenvolvimento da proposta pedaggica do estabelecimento de ensino.

(B)) pode ser organizado em sries anuais, perodos semestrais ou em ciclos, obedecidas as normas fixadas por cada sistema de ensino. (C) a nica etapa da educao bsica para a qual a recuperao dos alunos deve ser feita durante o horrio regular de aulas. no prev exigncia de freqncia mnima para que o aluno seja aprovado. deve ser totalmente municipalizado. (B)

(D) (E)

(C)

_________________________________________________________

15.

O Orientador Educacional dever contribuir para que o estabelecimento de ensino cumpra com as incumbncias previstas pela LDB, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, dentre as quais destacam-se: (A)) prover meios para a recuperao dos alunos de menor rendimento; articular-se com as famlias e a comunidade, informar os pais e responsveis sobre a freqncia e o rendimento dos alunos, bem como sobre a execuo da proposta pedaggica da escola. (B) atender s exigncias dos rgos gestores dos sistemas de ensino no que tange participao da escola em atividades culturais e desportivas de captao de recursos e de integrao com as famlias. informar os pais e responsveis sobre a freqncia e o rendimento dos alunos e nos casos de baixo rendimento ou excesso de faltas, conforme estabelece o ECA, convocar os pais para entrevista e visit-los em suas residncias. prover meios para a recuperao dos alunos de menor rendimento; articular-se com as famlias e a comunidade para garantir a colaborao destas na manuteno da limpeza e higiene da escola, bem como na discusso da qualidade do ensino. criar um clima cordial entre os diferentes grupos sociais da escola, procurando garantir que no haja conflitos que gerem violncia, bem como prover meios para estabelecimentos de normas de conduta que garantam uma disciplina emancipadora.

(D)

_________________________________________________________

(E)) participar da elaborao da proposta pedaggica do estabelecimento de ensino; zelar pela aprendizagem dos alunos e estabelecer estratgias de recuperao para os alunos de menor rendimento.

19.

Segundo Csar Coll, os significados que o aluno constri no processo de ensino e da aprendizagem (A) responsabilidade do aluno que ao interagir com o meio, elabora sua experincia e aprende, ficando a questo da significncia dependente do seu interesse.

(C)

(B)) responsabilidade do aluno, na medida em que constri o seu conhecimento, atribuindo sentido e significado aos contedos, mas o professor quem determina, as atividades que possibilitaro maior ou menor significncia. (C) responsabilidade do professor que dirige o aluno e estrutura sua teia de compreenses cognitivas. esse o sentido da dependncia que o aprendizado tem do meio social. responsabilidade da sociedade, que indica o professor como seu porta-voz no processo de medio da apreenso do conhecimento historicamente acumulado. responsabilidade da famlia, que ao levar o aluno escola, est fazendo uma opo pelos valores e processos aos quais quer expor a criana, construindo assim, processo de integrao da cultura local com o saber historicamente acumulado.

(D)

(E)

(D)

_________________________________________________________

(E)

16.

Segundo Thurler, o importante na avaliao de escolas (A) (B) pactuar objetivos coletivamente. pactuar mtodos coletivamente. 20. que possam ser

_________________________________________________________

(C)) articular objetivos e mtodos. (D) (E) 17. definir objetivos especficos atingidos a curto prazo.

Csar Coll considera a interao entre iguais, entre alunos e alunos, como componente importante do processo de aprendizado porque (A) (B) seria o fundamento para a necessidade da participao na organizao do aprendizado. nas interaes entre os alunos, desenvolvem-se mecanismos psicolgicos de solidariedade social a partir dos quais a igualdade intelectual se estabelece, permitindo o dilogo. permitiria que alunos que aprendem mais rpido cooperem com alunos que aprendem mais lentamente, o que justifica o estabelecimento de grupos heterogneos. o conflito cognitivo se exacerba, fazendo com que os alunos desenvolvam e testem suas interpretaes, o que justifica a contribuio de classes mais homogneas.

_________________________________________________________

verificar quais e quantos alunos responderam positivamente aprendizagem.

Segundo os Parmetros Curriculares Nacionais, a avaliao no deve ser responsabilidade apenas do professor. proposta que esta seja realizada tambm (A) (B) (C) pelo conselho de escola, a partir dos resultados atribudos pelo professor. pelo orientador educacional que atribuir nota ou conceito smbolo, ouvido o conselho de classe/srie. pelo diretor e demais membros da equipe de direo, envolvendo uma avaliao diagnstica.

(C)

(D)

(D)) pelo aluno, na forma de auto-avaliao. (E) 4 pelo coordenador pedaggico e equipe de especialistas da educao.

(E)) seria a base das controvrsias conceituais capazes de permitir ao aluno a elaborao de seus conceitos. PMSMP-CB49-CE

MODELO Caderno de Prova, Cargo CB49, 02/12/05 Tipo - 001 17:27


21. Segundo Danilo Gandim, o termo participao comporta dois sentidos: (A)) um vertical, de harmonia e ausncia de conflitos e outro de transformao. (B) (C) (D) (E) um de cooptao e outro de conquista. um de domesticao e outro de convencimento. um de manipulao e outro de liberdade. um de eficincia e outro de eficcia. 26. Segundo Fernando Hernndez, o principal objetivo do currculo que adota uma proposta transdisciplinar desenvolver a capacidade de (A)) interpretao. (B) (C) (D) (E) criatividade. preciso. coeso. raciocnio lgico.

_________________________________________________________

22.

Luis Armando Gandim ao discutir a introduo dos computadores na educao se posiciona, (A) contrariamente, pois os computadores ocuparo o lugar dos professores, desaparecendo essa profisso. favoravelmente, pois importante incorporar todos os recursos necessrios para aperfeioar o ensino.

_________________________________________________________

27.

Segundo Csar Coll, o problema metodolgico em psicopedagogia coloca-se tanto em nvel de (A) (B) reflexo, quanto no de interveno profissional. interveno dirigida, quanto no de avaliao.

(B)

(C)) ponderando que os computadores podem ser teis para transmisso de informaes, mas no podem substituir o professor na formao do indivduo. (D) analizando que os programas utilizados ainda so muito ruins, mas no futuro, com seu aperfeioamento, podero ser recursos importantes na educao. defendendo a necessidade da introduo de contedos de informtica nos cursos de formao de professores e de especialistas da educao.

(C)) mtodo de investigao, quanto de mtodo de interveno profissional. (D) (E) 28. problematizao, quanto de avaliao. interveno, quanto de retroalimentao.

(E)

_________________________________________________________

_________________________________________________________

23.

O meio mais eficiente e til para a leitura e escrita de pessoas cegas ainda (A) (B) (C) (D)) (E) o cdigo morse. a sonografia. a digitalizao de textos. o sistema braille. textos e livros em alto relevo.

A abordagem do tema "tica" nos Parmetros Curriculares Nacionais como tema transversal (A) refaz a trajetria de moral e cvica, como contedo isolado.

(B)) adequada pois o tema est presente em todas as experincias humanas. (C) ajuda o aluno a estabelecer os dois sistemas de valores de que necessita, o que se fala e o que se faz. confunde-se com a moral, na medida em que prioriza a discusso sobre o bem e o mal. articula-se com o ensino religioso na formao de valores.

_________________________________________________________

24.

Segundo Stainback & Stainback, a principal modificao acerca da compreenso da temtica da deficincia, foi a passagem da teoria (A) das limitaes asssitenciais para a de grupo especial, onde a temtica da deficincia passa a ser encarada a partir de um enfoque mdico mais moderno.

(D)

(B)) das limitaes funcionais para a do grupo minoritrio, situando a temtica da deficincia no contexto da diversidade. (C) das limitaes sociais para o grupo majoritrio, situando a temtica da deficincia no contexto da excluso. das limitaes estruturais para a do grupo educacional, situando a temtica da deficincia no mbito da psicopedagogia. das limitaes conjunturais para a do grupo complexo, situando a temtica da deficincia em uma abordagem holstica.

(E)

_________________________________________________________

29.

Segundo Izabel Alarco, a escola inovadora a que (A) (B) (C) possui estruturas democrticas de participao. consegue estabelecer articulaes com a sociedade. se mantm atualizada no que diz respeito s novidades pedaggicas e tecnolgicas. consegue se relacionar criativamente com a comunidade.

(D)

(E)

_________________________________________________________

(D)

25.

Segundo Ulisses Arajo, um dos objetivos da educao (A) desenvolver na criana a percepo da importncia do respeito e da manuteno das tradies histricoculturais dos grupos dominantes. transmitir criana o conhecimento historicamente acumulado de forma a possibilitar a esta uma insero crtica no mundo atual.

(E)) capaz de pensar-se a partir de si prpria.


_________________________________________________________

(B)

30.

Para Izabel Alarco, o professor reflexivo o que tem uma postura de empenhamento (A) (B) (C) autoformativo e auto-regulado. autocentrado e auto-regulado. auto-reflexivo e autonomizante.

(C)

desenvolver, ainda que coativamente, uma adaptao do indivduo s regras vigentes na sociedade. (D) desenvolver uma conscincia libertadora onde os limites da ordem estabelecida sejam relativizados pela formao da autonomia do indivduo. (E)) construir uma autonomia do pensamento que obrigue a conscincia da criana a respeitar as regras do grupo.

(D)) autoformativo e autonomizante. (E) autonomizante e auto-reflexivo. 5

PMSMP-CB49-CE

Potrebbero piacerti anche