Sei sulla pagina 1di 8

61

DECLNIO DA AUTORIDADE: DO NOME-DO-PAI AO SINTHOMA Judith Euchares Ricardo de Albuquerque* Sigmund Freud, ao inventar a Psicanlise, fez da funo paterna um fenmeno essencial e estruturante do psiquismo. Descreveu o Complexo de dipo com a presena de um pai potente que representa a lei, possibilita a identificao e abre caminho para o desejo. Ele intervm na relao dual me-filho, privando a me de seu objeto e colocando um limite no gozo desmedido. Retira, ento, seu filho da posio de assujeitamento ao desejo caprichoso da me. De proibidor e privador, o pai correspondente finalizao do Complexo de dipo passa a ser permissivo e doador, porque permite criana encontrar nele o seu ideal, provocando no menino a identificao e, do lado feminino, marcando o lugar onde a mulher sabe que poder buscar o falo. O pai edipiano da ordem do discurso, um significante de valor que, quando mediado pela palavra da me, torna-se um Grande Outro com a funo de garantir o sentido, orientar o gozo e apaziguar o sujeito. Ele marca a passagem da natureza para a cultura, do animal para o humano. Ao construir o Complexo de dipo, Freud criou um lugar de alteridade que oferecia um modo para todos, um pai soberano, ideal, um grande Outro da linguagem, adaptador e pacificador que Jacques Lacan denominou, mais tarde, Nome-do-Pai. Tal como o Deus da religio, o mito freudiano de dipo se sustenta num ato de f. Descreve um pai universal que diz no ao gozo do filho, como preo a ser pago para se chegar ao amor. Garantidor da boa-f, oferece normas e reconhecimento, uma medida para todos, uma identificao nica aos valores tradicionais. A clnica Freudiana ou Estrutural descreve trs tipos de estruturas psquicas possveis (psicose, neurose e perverso), em funo da ocorrncia ou no do Complexo de dipo. Para quem do Nome-do-Pai carece, h um encontro com um grande Outro vazio, sem referncia, numa ausncia de recursos que possam mediar e organizar a invaso no sujeito de um gozo imediato e sem limite. O psictico, ento, sem a inscrio do Nome-do-Pai, tenta substitu-la com a criao de um delrio, numa louca tentativa de suturar a incompletude do Outro. Onde o pai no opera, permanece um grande Outro sem lei, um gozo infinito e mortfero para o sujeito que, muitas vezes, golpeia a si ou ao outro, como tentativa de se esvaziar desse excesso. O neurtico, ao contrrio, no s no carece do Nome-do-Pai, como passa a vida tentando dar consistncia ao pai idealizado, que ele mesmo criou e, diante do qual, se faz tolo, fingindo no ver que a referncia absoluta no existe.

* Psicloga-Psicanalista do Centro de Direito e Psicanlise da Escola Judicial do TRT da 3 Regio.

Rev. Trib. Reg. Trab. 3 Reg., Belo Horizonte, v.43, n.73 p.61-68, jan./jun.2006

62

O perverso passa pelo Complexo de dipo, se submete ao Nome-do-Pai, mas, de alguma forma, o rejeita, no se submetendo ao amor que a lei do pai propicia e sim ao gozo que dela escapa. Possui um simblico precrio e se coloca como aquele que tem a tcnica do gozo. Diferentemente do neurtico, que se enderea ao grande Outro, demandando-lhe uma interpretao sobre seu ser, o perverso no faz qualquer pergunta, se oferecendo simplesmente como uma resposta fixada no lugar do gozo, para nada saber do desejo. uma resposta de desafio ao pai. OS LIMITES DA FUNO PATERNA A ideologia edipiana, do pai capaz de estabelecer a ordem no mundo, comea a se esbarrar no gozo1 desenfreado da poca atual. A contemporaneidade coloca em xeque a imagem do pai. Quem consegue fazer frente a esse ideal? A figura tradicional de autoridade decaiu e o pai atual se mostra ausente, carente, humilhado, um pai postio, muitas vezes desempregado, ou apenas um esperma de um banco de doao. Nada que seja capaz de sustentar aquela figura idealizada, que ancorava o sujeito desamparado. A crena no pai tornou-se uma fantasia, uma iluso, um sonho de Freud. O pai abalado, o pai do amor, se mostra como desconhecedor do impossvel da lei do Real. Trs registros estruturam a subjetividade: real, simblico e imaginrio. O imaginrio o lugar das relaes amorosas e das rivalidades, um lugar que envolve enganos e decepo. diante do espelho, que o olhar do Outro reflete, que o sujeito se identifica a uma imagem, passando a ser aquilo que o Outro diz que ele . um depsito de mal-entendidos, onde tudo pode ser transformado em sombras, reflexos e enganos. No simblico est a linguagem e ela precede o indivduo. O significante o precede e o determina. O grande Outro, tesouro dos significantes, espera o sujeito, ainda que este no tenha nascido, j que h, por parte dos pais, uma expectativa com relao criana que nascer. O sujeito, ao nascer, um corpo de gozo, at que o Outro o marque com o significante que lhe aguarda, seu S1. Ele, ento, se identifica com o significante, se reconhecendo a, no lugar do significante que o grande Outro lhe deu e o Nomedo-Pai chancelou. Mas as palavras no do conta de tudo significantizar, de tudo dizer. H sempre um resto que escapa s palavras e para o qual no h nenhuma forma de resoluo. No tem imagens, no tem palavras e est sempre a, porque sempre retorna. da ordem do impossvel do real. Dele, nada se pode dizer, apenas sentir, como na angstia.
1

Gozo, para a Psicanlise, a satisfao pulsional que pode se virar contra o prprio sujeito. distinto de prazer. Ao buscar prazer, o ser falante se introduz na dimenso de um mais-alm da homeostase e do prazer, que o simblico no alcana. O gozo, ento, da ordem do real, se manifesta como dor e sofrimento. Em Alm do princpio do prazer, Freud diz que o homem no se contenta com o prazer e vai alm, buscando a pulso de morte. Isso em 1920.
Rev. Trib. Reg. Trab. 3 Reg., Belo Horizonte, v.43, n.73 p.61-68, jan./jun.2006

63

Na operao de constituio do sujeito no lugar do Outro, como objeto do desejo do Outro, sobra um resto de gozo. Sempre sobra algo do que diz respeito ao mais ntimo do sujeito, e que no se submeteu significao do Outro, foi resistente a ela. o real do gozo que retorna sempre. Um resto perdido da operao que o Outro faz no sujeito e que resiste a toda e qualquer significantizao. O que h de mais seu, fora de si.2 O real aponta para aquilo que as palavras no conseguem alcanar, para o sem sentido, para o lugar do gozo que no se submete a nenhum tratamento, apesar da impostura paterna se oferecer para tal. Onde h real, no h pai porque ambos so excludentes. No real h um sem sentido. Para alm do pai, para alm do dipo, h um lugar sem sentido, aonde o pai no chega. O modelo de homem que tem como sintoma a crena na metfora paterna, capaz de tudo nomear, se mostra cada vez mais angustiado frente ao imperativo de gozo que resiste a qualquer nomeao do pai. A ATUALIDADE E SEUS SINTOMAS A nova sociedade, com sua excessiva capacidade de produo, o lugar dos novos objetos, dos novos perigos, das novas formas de relacionamentos, que eliminam a singularidade. Os antigos ideais foram substitudos por um mais-degozar comum. A generalizao de mercadorias promove um exagerado consumo que independe da necessidade. A oferta, agora, do discurso capitalista, a de muitos ideais, com muitas multiplicaes, muitas escolhas reversveis, que fazem com que o sujeito no se fixe em lugar nenhum e se sinta solitrio e desamparado. O ideal passou a valer menos que os objetos de consumo. A queda do Nome-do-Pai provocou uma vacilao na identificao dos sujeitos, visto haver um limite na filiao ao pai, na identificao vertical. As formas tradicionais de regulao no so mais eficazes e o sujeito no sabe mais como se orientar no campo do gozo, que tratamento dar a ele, frente variedade dos modos de gozo que a atualidade promove. Surgem os novos sintomas, heranas de um pai abalado que no responde mais; como a anorexia, sintoma que se apresenta quando a funo paterna est em questo. A anorxica faz do alimento uma realidade cruel e persecutria. Para que haja o simblico, a morte necessria, pois, se a palavra vem substituir a coisa, ento, a morte da coisa deve estar implcita. Como a religio que, ao colocar o corpo de Cristo em hstia, aposta no simblico, no pai que deve morrer para se tornar um significante, um nome. Somente o pai morto pode responder da posio do pai simblico.3

Trata-se do objeto a, conceito elaborado por Lacan que, ao descrev-lo, faz uma analogia com a placenta que cai ao nascimento. Algo que no se sabe a quem pertence; se me ou ao sujeito. Aquilo de mais eu-mesmo por ter sido cortado de mim. O objeto a o cerne do gozo, ao mesmo tempo em que o sujeito pode fazer com que ele seja aquilo que causa o seu desejo. Sua presena pura sentida como angstia. LACAN, J. O Seminrio, livro 4. A relao de objeto. Rio de Janeiro: Zahar, 1995.

Rev. Trib. Reg. Trab. 3 Reg., Belo Horizonte, v.43, n.73 p.61-68, jan./jun.2006

64

Para a anorxica, o pai no foi totalmente significantizado, permanecendo numa espcie de cadver difcil de se engolir, um gozo que a invade corporalmente e para o qual deve se manter em constante estado de vigilncia e defesa. No h para ela um pai que seja vu de um real de gozo. A droga e o endividamento tambm fazem parte da clnica contempornea do declnio do pai na cultura. Surge, ento, o gozo cnico, aquele que no passa pelo Outro, prescinde do Outro. O toxicmano faz da droga seu parceiro sintoma. Bastam seu corpo e, a droga e com isso, os antigos laos sociais, estabelecidos pela interferncia e orientao do simblico, cedem lugar inscrio do sujeito no social como um toxicmano, um sujeito afastado do campo do Outro, indiferente a tudo e distante dos impasses. Mesmo frente ao real sem lei que resiste nomeao, o homem nostlgico do Nome-do-Pai tem sua disposio vrios sistemas simblicos que a cultura lhe oferece. O esoterismo, a cincia, a magia, a religio so tentativas de se sustentar frente ao irremedivel. A cincia moderna, na sua tentativa de obturao do real, veio substituir a sabedoria sedimentada da autoridade paterna, subvertendo a ordem social que se baseava nos valores do passado, contribuindo, assim, tambm, para a falncia do pai. A cincia, que cr somente no que consegue ver, coloca a natureza num lugar antes ocupado pelo pai e se recusa ao impossvel do real. do real sem lei que a onipotncia do saber cientfico quer dar conta, descrever, controlar. Tal como o Deus do monotesmo, o da cincia uma inteligncia capaz de colocar numa frmula toda a movimentao dos corpos do universo, todo o saber, e sem nenhuma incerteza. Aspira a um Deus ordenador e racionalista, porque, na sua v tentativa de definir o sem sentido, desconhece o real. Frente insistncia do retorno do real, sentido como sofrimento humano, a religio sustenta o pai como ponto de ancoragem. Coloca o homem no universal, sacrificando a singularidade de cada um, ao se propor completar a inconsistncia humana e adiar a satisfao, mesmo num mundo em que os objetos de gozo promovem a ideologia da satisfao imediata. A religio feita para isso, para curar os homens, quer dizer, para que eles no percebam o que no est bem.4 A religio considera o nome do pai como singular. Um Deus que sabe a verdade e pode curar o homem moderno que, por se apresentar vazio de ideais, desprotegido e merc das vrias ofertas de gozo que o assediam, busca desesperadamente reviver a autoridade paterna, oferecendo seu corpo e sua vida a um Deus que no responde ao seu chamado, como o caso dos fundamentalistas religiosos. Vale tudo na sociedade moderna do pai que fracassou. Vrias so as propostas de bem-estar aos sujeitos desorientados. A indstria farmacutica, por exemplo, trabalha incessantemente na produo de plulas de felicidade, prontas a atacar o gozo dolorido. Como as indstrias blicas que abastecem os pases na sua luta a favor da globalizao, da unio de todos os povos, em funo de um

LACAN, J. Le triomphe de la religion. Paris: Seuil, 2005, p. 87.


Rev. Trib. Reg. Trab. 3 Reg., Belo Horizonte, v.43, n.73 p.61-68, jan./jun.2006

65

nico Deus para todos, uma ideologia totalitria que promove o apagamento da responsabilidade subjetiva. Mas o real, apesar de tudo, continua forando o caminho. O FRACASSO DA METFORA PATERNA EM NVEL DO ESTADO No desmoronamento da funo paterna, o Direito convocado a atuar de forma a instituir o pai e zelar por ele. O conflito que se dirige ao Judicirio exige do magistrado uma resposta vinda do lugar de autoridade, como 3 simblico que intervm. Essa funo diz respeito possibilidade de se oferecer s partes do processo judicial o acesso ao simblico, com a conseqente orientao, conteno e limitao da violao dos direitos. H, por parte de muitos, a expectativa de que o Judicirio zele por um pai garantidor da consistncia e da completude, tarefa impossvel de se cumprir. a demanda de um pai encarnado e onipotente, que no deixa resto algum; um pai que no sabe que o lugar do Outro um lugar de semblante, a ser ocupado por quem no se confunde com ele, lugar de pura inveno. A enorme demanda ao Judicirio comprova a desorientao de uma sociedade que, constantemente convidada ao gozo desmedido da contemporaneidade, dirige-se ao Estado como forma de retorno ao pai. A resposta a ser dada ao social seria, ento, a de uma funo controladora, exercida por juzes prontos a salvar o Pai? Ora, se algum se oferece a responder ao engodo de tal demanda, aceita corporificar um lugar paterno que nada tem de simblico, porque se trata de puro imaginrio: enganoso e frgil como o espelho. Exercer a magistratura, hoje, lidar com as multiplicidades de conflitos e falsos testemunhos que vm ao processo para dificultar a deciso. saber que, como juiz, pode-se ser tocado na subjetividade, exatamente no momento em que o semblante de autoridade mais necessrio. ter que lidar com a manipulao dos perversos, as demandas sem fim dos neurticos e se surpreender com a loucura humana. ter que decidir, apesar da constatao de que nenhuma sentena perfeita, pelo fato de existir o real que declina o Nome-do-Pai e angustia o sujeito juiz. Uma angstia do real, imposta prtica do magistrado, ao constatar que apenas o amparo na letra da lei no suficiente, como exemplificada de forma mpar, por meio da sentena de uma juza trabalhista: De incio, no posso deixar de mencionar o quanto foi rdua e sofrida a tarefa que para mim surgiu diante de todo o processado nestes autos. Isso porque, ao tomar a deciso que ora me proponho, por ser esta inovadora e passvel de inmeras discusses, exponho toda a fragilidade das decises judiciais, em face das inmeras possibilidades e enganos a que o magistrado submetido. Tais enganos, por vezes, possuem como pano de fundo a presso social que busca a celeridade da prestao jurisdicional, alm do acmulo de servios, diante da carga massacrante de trabalho a que submetido. A natureza delicada da matria debatida nos autos fez-me lev-los comigo por todo o perodo de frias e deitar-me sobre eles, tentando encontrar um meio de cumprir a obrigao social do exerccio da magistratura, garantindo s partes um mnimo de justia...
Rev. Trib. Reg. Trab. 3 Reg., Belo Horizonte, v.43, n.73 p.61-68, jan./jun.2006

66

DO NOME-DO-PAI AOS NOMES DO PAI Com a deteriorao da imago paterna, a clnica atual do sem sentido no se sustenta mais na presena ou ausncia do Nome-do-Pai, mas sim numa funo de pai que cerca com seu desejo a mulher que a me de seu filho, dando a ele uma me e fazendo de sua mulher a causa de seu desejo. a passagem para os nomes do pai, escrito no plural, porque diz respeito a um pai que se aproxima de seu filho, como aquele que foi capaz de se responsabilizar pelo prprio gozo, ao fazer de uma mulher seu objeto de desejo. No se trata mais de um semblante de pai, se sustentando num saber inoperante, de uma maquiagem que oculta a perda, mas de um pai que cuida apenas de seu filho, lhe transmite o que fez com o impossvel do real e lhe mostra que o desejo no annimo. uma verso de pai (pre-version)5 que, como um aperitivo de antes da refeio, serve para estimular a fome, o desejo. Reconhece as contingncias e as particularidades de cada um e, por isso, uma funo que transmite um trao a seu filho, um nome de gozo, uma orientao para o real. a constatao de que o gozo no normalizado pelo ideal, havendo, portanto, vrios modos de o sujeito se colocar no mundo. Jacques Lacan vai da garantia do Nome-do-Pai ao sem consistncia dos nomes do pai. O pai real no modelo, no o Pai de todos, no proibio e no oferece nenhuma soluo totalizadora. apenas um pai vivo que se oferece a seu filho, na transmisso essencial de sua funo como guardio de causa de desejo, um pai digno de amor e respeito, porque se autoriza nessa funo. O filho, ento, faz do trao que herdou do pai um Sinthoma, ou seja, uma criao particular que d um sentido ao gozo e lhe possibilita seguir caminho. Deixa de se lamentar sobre a falta e se assume na diferena absoluta de seu gozo ntimo e singular. O Sinthoma, agora escrito com th, a melhor forma de o sujeito conviver com seu modo de gozo, sem por ele ser destrudo. um reordenamento que permite utilizar o sinthoma como o 4 n que enoda os trs registros, simblico, imaginrio e real, e favorece o estabelecimento de lao social. a amarrao que d um sentido ao real e que supre a ausncia do Nome-do-Pai. a nica via possvel de soluo que no se sustenta no ideal. a funo do pai, vista pelo vis do particular. PRESCINDIR DO PAI CONDIO DE SE SERVIR DELE6 A clnica atual comprova a ineficcia do grande Outro. A mudana para a clnica Borromeana ou dos ns se deu com a necessidade de um reordenamento frente insistncia do gozo. Trata-se do modo como a marca de um pai se inscreveu para seu filho e de um filho que usa seu pai exclusivo como um instrumento para
5 6

LACAN, J. Seminrio R.S.I. Lio de 21de janeiro de 1975 (indito). LACAN, J. Le Sminaire XXIII. Le Sinthome. Paris: Seuil, p. 26. Esse o tema do Congresso da Associao Mundial de Psicanlise, realizado nos dias 13 a 17 de julho de 2006 em Roma e do Encontro Brasileiro, em novembro de 2006, em Belo Horizonte. Tambm, a Escola Brasileira de Psicanlise - Seo Minas realizou nos dias 24 e 25 de junho de 2006 a sua XII Jornada, cujo tema Ser pai hoje.
Rev. Trib. Reg. Trab. 3 Reg., Belo Horizonte, v.43, n.73 p.61-68, jan./jun.2006

67

dar rumo ao seu gozo e ser capaz de criar um modo particular de fazer lao no segregativo. A pluralizao dos nomes do pai refere-se a um critrio no igualitrio. Se o se servir do pai particular a cada um, ento no h chance de se responder de um lugar nico, onde antes reinava o grande Outro. O pai morto do simblico perde sua fora para aquele que, vivo, d nome ao seu desejo e no tem pretenso de ser o pai de todos. Os nostlgicos do Nome-do-Pai, que se fixam na resistncia ao seu declnio, no se contentam com o vazio no lugar de semblante e, muitas vezes, demandam ao Judicirio, visto como assegurador da tradio, a restituio do sentido, como a um Deus do significante. Mas a conciliao judicial tem seus limites exatamente no ponto em que o excesso de gozo intervm, limitando o simblico. A sociedade atual do declnio do pai, do Fora-da-Lei, sem modelos, sem proibies e com muitas ofertas, levou o mal-estar aos consultrios e prtica do jurdico. Ao buscar o processo judicial, o sujeito evoca o Nome-do-Pai com a iluso da eficcia de um nome. O juiz, ento, deve lanar mo dos recursos que o Estado lhe outorga, mas sem ir aqum dos nomes do pai, presentificando um modelo que luta por um sentido que o real insiste em desmentir. O Direito tem lidado muito com as questes do desejo e do gozo e, por isso, talvez no seja mais to produtivo falar sobre a inconsistncia da metfora paterna. A atuao de um magistrado pode ser bastante eficaz se se basear num sujeito juiz que funciona tal qual a modesta transmisso de um pai e no na fixao num nico pai garantidor para todos. A, sim, conseguir entender a marca da singularidade do que pode se construir no caso a caso. O que no d ficar mantendo processo, mantendo processo, em cima do qu a gente no sabe- foi a fala de uma juza s partes que insistiam em continuar com a lide, apesar de no mais haver motivo para estarem ali. Eles (as partes) s vezes acham que aqui serve para resolver outros tipos de conflitos, mas no serve. No esse meu papel. Tem coisas que as pessoas devem resolver l fora. A proposta a de que o magistrado no se detenha na decifrao da verdade, porque h um alm da decifrao, irredutvel interpretao. a de que tambm no desconsidere que no h ordem no real, tentando estabelecer a ordem num mundo que insiste em vacilar, e que saiba, sobretudo, que a comunicao silencia quando esbarra na incapacidade de tudo dizer. A nominao colocada, ento, no lugar da comunicao. Nomear estabelecer uma relao; instaurar uma relao entre o sentido e o real, no concordar com o Outro sobre o sentido, mas acrescentar ao real algo que faz sentido.7 Essa nomeao tem funo de ato e diferente daquela que, vinda do grande Outro, do lugar de quem procede a palavra, d um nome ao sujeito e o inclui num discurso, enquanto lao social, podendo se servir inclusive de manobra de manipulao poltica. Se antes havia o pai como nome, descrito por Freud, com toda sua carga antropolgica e eternizante, agora h o pai que nomeia o gozo e o humaniza.

MILLER, Jacques Alain. Peas avulsas (lio de 15.12.2004). Indito.

Rev. Trib. Reg. Trab. 3 Reg., Belo Horizonte, v.43, n.73 p.61-68, jan./jun.2006

68

O sujeito, ao ser nomeado juiz, includo pelo Estado no discurso social, para exercer um papel que dispe de regras e princpios preestabelecidos. Mas isso no suficiente para a dimenso tica da nomeao descrita por Lacan e entendida como um ato que pode vir a produzir sujeitos juzes mais preparados para atuarem na magistratura, com menos angstia e mais abertos s surpresas. O magistrado mais condizente com a ltima clnica lacaniana aquele que, exatamente por no haver uma verdade ltima, se apresenta mais realista, porque sabe de seus limites; prope um nome ao S1 que lhe deram, criando um modo singular, encarnando um estilo prprio que o possibilita, como juiz, um saber-fazera com eficcia, apesar dos paradoxos da sociedade, porque tem o real como aliado. , acima de tudo, um sujeito que, tal qual a tica da Psicanlise, se responsabiliza pelo ato que pratica. BIBLIOGRAFIA - ASSOCIAO MUNDIAL DE PSICANLISE. Textos preparatrios de vrios autores para apresentao no Congresso de Roma, realizado no perodo de 13 a 17 de julho de 2006. Scilicet dos Nomes do Pai. No publicado. - FREUD, Sigmund. Alm do princpio do prazer. In: Obras completas. v. 18. 2. ed. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1987. - LACAN, Jacques. O Seminrio, livro 4. A relao de objeto. Rio de Janeiro: Zahar, 1995. - _______. O Seminrio, livro 10. A angstia. Rio de Janeiro: Zahar, 2005. - _______. O Seminrio, livro 11. Os quatro conceitos fundamentais da Psicanlise. 4.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1988. - _______. O Seminrio, livro 17. O avesso da Psicanlise. Rio de Janeiro: Zahar, 1992. - _______. O Seminrio, livro 20. Mais, ainda. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1996. - _______. Le Sminaire XXIII. Le sinthome. Paris: Seuil, 2005. - _______. O Seminrio R.S.I. (Lio de 21.01.1975). Indito. - _______. Le triomphe de la religion. Paris: Seuil, 2005. - MILLER, Jacques Alain. Peas avulsas. Opo lacaniana. So Paulo: Elia, n. 44, 2005 (Lio de 24.11.2004). - ________. Peas avulsas (Lio de 15.12.2004). Indito. - MAUS, Ingeborg. Judicirio como superego da sociedade: o papel da atividade jurisprudencial na sociedade rf. Traduzido do alemo por Martonio Lima e Paulo Albuquerque. So Paulo: Novos Estudos CEBRAP, v. 58, nov. 2000. - PATOUX-GUERBER, C. Juzes para salvar o pai? Curinga. Belo Horizonte: Escola Brasileira de Psicanlise, n. 17, nov. 2001.

Rev. Trib. Reg. Trab. 3 Reg., Belo Horizonte, v.43, n.73 p.61-68, jan./jun.2006

Potrebbero piacerti anche