Sei sulla pagina 1di 2

Cultura

MUSEUS
13 - 19 DE MAIO
DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS
FAROL MUSEU DE SANTA MARTA MUSEU-BIBLIOTECA CONDES DE CASTRO GUIMARES FORTE SO JORGE DE OITAVOS CASA DE SANTA MARIA MUSEU DO MAR REI D. CARLOS MUSEU DA MSICA PORTUGUESA - CASA VERDADES DE FARIA MOINHO DE ARMAO, ALCABIDECHE.
Informaes: Diviso de Patrimnios Culturais | 21 481 5323 dipc@cm-cascais.pt

SEMANA DOS

18 DE MAIO NOITE NOS MUSEUS

PROGRAMA

13 maio Moinho de Armao Tipo Americano


segunda-feira Todo o dia 10h00 - 13h00 e 14h00 - 17h00
Recriao de uma Aldeia Saloia em ponto pequeno, na praceta do Moinho. Representaes etnogrficas / quadros vivos de tpicas figuras saloias e de preges tradicionais / encenaes teatrais / participao em oficinas prticas / feitura e cozedura do po.

16 maio Farol Museu de Santa Marta


quinta-feira Manh 9h30
Visitas guiadas ao Polo Museolgico da Direo de Faris.

Museu-Biblioteca Condes de Castro Guimares


Tarde 18h00 Caixa para ch: uma pea em destaque. Palestra seguida de visita orientada, pelo Conservador Jos Antnio Proena. Anlise de uma pea lacada produzida na China, no sculo XIX, destinada a transportar as folhas do ch comercializadas com o Extremo Oriente. O fascnio do Ocidente pelo Exotismo do Oriente.

17 maio Forte So Jorge de Oitavos


sexta-feira Todo o dia 10h00 - 23h00
II Mercado de Oitavos. Recriao histrica de um mercado do sculo XVIII, com artesos vestidos poca. O visitante embarca numa aventura pirata e passa o dia entre oficinas temticas e bancas de produtos tradicionais. Teatro O Patinho Feio. Dois momentos de teatro: manh e noite (11h e 21h)

Museu do Mar Rei D. Carlos


Manh 10h00 - 14h00 Teatro de Luz Negra A India j alimoo. Na poca dos descobrimentos, numa das muitas viagens India em busca de riquezas. Os visitantes so convidados a assistir estreia de uma pea de fantoches muito divertida.

Museu da Msica Portuguesa - Casa Verdades de Faria


Noite 21h00 Concerto. O Rond da Carpideira. Espetculo multidisciplinar de homenagem aos registos etnogrficos de Michel Giacometti, baseado nas recolhas etno-musicais feitas em Portugal. Criado pelos msicos Mrio Marques (saxofonista), Daniel Bernardes (pianista) e Gonalo Tarqunio ( vdeo e conceo visual).

18 maio

DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS NOITE DOS MUSEUS


Farol Museu de Santa Marta
Passeio pela orla martima na embarcao Estou para ver. Toda a Tarde 16h00 Animaes circenses. Companhia de Teatro Circo. Trupilariante. Visita guiada ao Farol Museu. Subida Torre. Noite 20h30 Na Rota da Cultura. Rally Paper. Organizado em parceria com a Casa de Santa Maria. Divulgao, ldicapedaggica, do Patrimnio Cultural do Concelho de Cascais. Desafios propostos nos diversos espaos culturais.

Sbado Toda a Manh 9h30

Museu-Biblioteca Condes de Castro Guimares


Tarde Roteiro Duas Casas, Duas Mundividncias, em parceria com Casa de Santa Maria 14h00 Desgnios da Arquitetura de Jorge O'Neill: a Torre de So Sebastio Conferncia pela Dr. Denise Pereira (Quinta da Regaleira) 15h00 Visita orientada ao edifcio. Noite Grupo de msica antiga Amato Lusitano. 21h30 - 23h30 Alla Italiana. Concerto na varanda da entrada principal do Museu. Msica instrumental do perodo Barroco europeu. Uma viagem musical que passa por Vivaldi, Corelli e Francesco Veracini. 21h30 - 23h30 Subida ao torreo.

Forte So Jorge de Oitavos


Noite 21h00 Palestra sobre Astronomia - Como Conhecer o Cu Noturno. Uma visita guiada ao cu com o prof. Guilherme de Almeida (Associao Portuguesa de Astrnomos Amadores).

Tarde Roteiro Duas Casas, Duas Mundividncias, programa em parceria com o Museu Biblioteca Conde Castro Guimares. 16h00 Ral Lino e a Interveno no Patrimnio Arquitetnico. Conferncia pela Arq. Marta Rocha (Univ. Arquitetura Porto) 17h00 Visita orientada ao edifcio Noite 20h30 Na Rota da Cultura. Rally Paper. Divulgao ldica-pedaggica do patrimnio cultural do concelho de Cascais. Desafios propostos nos diversos espaos culturais. Inscries: csm@cm-cascais.pt e fmsm@cm-cascais.pt Noite 21h30 Sexo, Tubares e Rock and Roll. Palestra O fascinante mundo dos tubares atravs das experincias do jovem bilogo marinho Joo Correia. Tarde 15h30 Contos Cantados. Conto e canto de histrias do imaginrio portugus com recurso a jogos dramticos e msica, pelo ator Carlos Marques. Noite 21h00 Concerto OCCO Solistas da Orquestra de Cmara de Cascais e Oeiras e o pianista Yan Mikirtumov. Obras de Bohuslav Martin e Olivier Messiaen, compositores de referncia da vanguarda europeia e da msica do sculo XX.

Casa de Santa Maria

Museu do Mar Rei D. Carlos

Museu da Msica Portuguesa - Casa Verdades de Faria

Tarde 15h30 Apresentao do livro de Fernando Rosas, Salazar e o Poder. A Arte de Saber Durar, pelo prof. Jos Maria Brando de Brito (ISEG)

Espao Memria dos Exlios

19 maio Museu do Mar Rei D. Carlos


domingo Todo o dia 10h00 - 17h00

Todo o dia 10h00 - 13h00 e 14h00 - 18h00 O Moinho Comunitrio. Iniciativa de partilha e convvio entre a comunidade. Reviver uma atividade desaparecida: a laborao dos moinhos de ndole comunitria /seu usufruto por cada famlia da comunidade. Noite 21h00 Noite no Moinho. Animao de rua a cargo da banda de baile Tnis Bar.

Moinho de Armao Tipo Americano

Conversas do Mar. Conta com a participao de especialistas em diferentes reas cientficas, tem por objetivo proporcionar debates alargados sobre as grandes questes ligadas ao mar, numa perspetiva interdisciplinar. O Surf em Portugal. Conferncia que convida a refletir sobre este desporto nutico nas suas variadssimas vertentes, a histria do Surf em Portugal, o turismo, as infraestruturas, a alta competio

Farol Museu de Santa Marta


Manh 11h00 - 12h00 Visita guiada ao Margrafo de Cascais. Imvel de Interesse Pblico. O nico margrafo analgico em funcionamento em Portugal. Tarde 16h00 - 17h00 Exibio de curtas de animao da autoria de realizadores nacionais e internacionais, cujas histrias tm o mar como pano de fundo.

Casa de Santa Maria


10h30 - 12h00 e 15h00 - 16h30 Os Azulejos que Contam Histrias. Visita guiada e oficina. Uma visita para toda a famlia, que desvenda as histrias que a Casa de Santa Maria tem para contar. Seguida de uma oficina de artes plsticas, onde se vai aprender a fazer uma moldura imitando o azulejo, com uma tcnica idntica 'decoupage'.

Potrebbero piacerti anche