Sei sulla pagina 1di 12

A Doutrina do Esprito Santo (Estudo Bblico)

A DOUTRINA DO ESPRITO SANTO (Parakletologia).

Leitura Bblica: Joo 14.15-17; 16.5-16.

Introduo:

O estudo sobre a Doutrina do Esprito Santo, ministrado de forma sistemtica sem sombra de dvidas importantssimo, empolgante e reavivador. Espero que o Senhor nos conceda momentos de grande despertamento espiritual, um melhor entendimento sobre a pessoa do Esprito Santo, seus atributos e operaes na vida da Igreja. Anseio que o Esprito Santo encontre em ns a disposio para vivermos profundas experincias com Ele e assim possa manifestar em ns o seu poder. Vivemos dias em que muito se fala sobre avivamento, renovao, e at mesmo sobre o Esprito Santo, mas por outro lado nunca se viu tanta indigncia espiritual, manifestaes fraudulentas, marketing religioso e tanta propaganda enganosa. tempo mais que nunca de seguirmos o exemplo do profeta Habacuque registrado em seu livro 3:2 Tenho ouvido, SENHOR, as tuas declaraes, e me sinto alarmado; aviva a tua obra, SENHOR, no decorrer dos anos, e, no decurso dos anos, faze-a conhecida; na tua ira, lembra-te da misericrdia . Com exceo das epstolas II e III Joo todos os livros do Novo Testamento contm referncias promessa do derramamento do Esprito Santo. No entanto reconhecida como a doutrina mais negligenciada. O formalismo e um medo indevido do fanatismo tm provocado uma reao contra a nfase do Esprito Santo na experincia pessoal. No pode haver cristianismo sem o Esprito Santo. Somente Ele pode fazer real o que a obra de Cristo possibilitou. Este estudo com certeza ir nos auxiliar a conhecermos melhor sobre o Esprito Santo e suas atuaes. I O que Parakletologia Em Jo 14.16 encontramos que Jesus ao se referir ao Esprito Santo utilizou a expresso outro consolador. A palavra outro usada por Jesus no grego allos significa outro do mesmo tipo e a palavra Consolador no grego parakletos (), literalmente, chamado para o lado de algum ou seja, para ajuda. Era usado em um tribunal para denotar o assistente legal, conselho para a defesa, defensor, advogado. Ento, em geral, aquele que pleiteia a causa de outrem, intercessor, advogado e em sentido mais amplo, significa ajudador, auxiliador, consolador. Parakletologia, portanto deriva-se da palavra grega parakletos e pode ser definida como a cincia que estuda acerca do Esprito Santo. Esta por sua vez, divide-se, no estudo da Bblia em dois perodos: O do Antigo Testamento e do Novo Testamento.

II Paralelo sobre o Esprito Santo no Antigo Testamento e no Novo Testamento:

No primeiro as atividades e as manifestaes do Esprito Santo eram espordicas, especficas e em tempos distintos. No segundo, tem sua maior nfase aps o dia de pentecostes, quando suas atividades se concretizam direta e continuamente, atravs da Igreja. No Antigo Testamento Ele se manifestava em circunstncias especiais. No Novo Testamento, veio para morar nos coraes dos crentes e enche-los do seu poder. No Antigo Testamento tinha-se um conhecimento limitado do Esprito Santo, pois, o viam como um poder impessoal vindo da parte de Deus. Porm, no Novo Testamento essa idia foi aclarada quando Ele manifestou de modo pessoal, racional e direto, ainda que invisvel. O Esprito Santo no Antigo Testamento O Esprito Santo no Novo Testamento Atividade e manifestaes espordicas, especficas e em tempos distintos. Aps o dia de pentecostes suas atividades se tornaram diretas e continuas atravs da Igreja. Manifestava em circunstncias especiais. Veio para morar nos coraes dos crentes e enche-los do seu poder. Tinha-se um conhecimento restrito, limitado sobre o Esprito Santo, pois, viam-no como um poder impessoal vindo de Deus. O conhecimento foi aclarado pela sua manifestao de modo pessoal, racional, direto, ainda que invisvel. Era dado por medida, e para fins especficos. derramado abundantemente sobre todos os salvos que o buscam. III- A palavra esprito nas lnguas originais No Antigo Testamento, a lngua hebraica a traduz com rah, que significa essencialmente, respirao, ar, fora, vento, brisa, esprito, nimo, humor, Esprito. No Novo Testamento, escrito na lngua grega a palavra para esprito pneuma, que denota primariamente vento; tambm respirao; ento, especialmente esprito, que como o vento, invisvel, imaterial e poderoso. Tanto rah como pneuma podem referir -se ao Esprito Santo, ao esprito humano, aos anjos e at mesmo aos espritos imundos, da a necessidade do cuidado redobrado ao analisarmos os textos em que elas se apresentam. Vejamos alguns exemplos de passagens Bblicas empregando estas palavras com sentidos diferentes: Rah Pneuma Gnesis 1:2 Mateus 12:45

Gnesis 6:3 Lucas 1:47 Gnesis 41:8 Lucas 4:14 Gnesis 45:27 Atos 16:16 J 4:15 Romanos 8:16 Tanto na interpretao de textos como na experincia do dia a dia cabe-nos observar o conselho do Apstolo do Amor registrado em I Jo 4.I Amados, no creiais em todo esprito, mas provai se os espritos so de Deus, porque j muitos falsos profetas se tm levantado no mundo.

IV - A deidade do Esprito Santo 1 O Esprito Santo Deus; At 5.3-4 A deidade do Esprito Santo est implcita na do Pai e do Filho. Ela a mesma nas trs pessoas. No se separa, mas pertence mesma essncia divina do nico Deus. 2 O Esprito Santo possui atributos divinos A- Eternidade: Hb 9.14. B- Imutabilidade: Ml 3.6; Hb1.11. Este atributo no exclusivo de uma pessoa da trindade, mas pertence as trs. C- Oniscincia: Provm da fuso de duas palavras latinas omnes que significa tudoe scientia que quer dizer cincia, ou conhecimento. O Esprito Santo, do mesmo modo que o Pai e o Filho, tem total conhecimento de todas as coisas, Sl 139.2-3; conhece todos os homens, I Rs 8.39; Jr 16.17. D- Onipotente: Lc 1.35; At 1. 8; Rm 15.19. E- Onipresena: O Esprito Santo penetra em todas as coisas e perscruta o nosso entendimento, pois, est presente em toda a parte. Ele no se divide em vrias manifestaes, porque sua presena total em todos os lugares; Sl 139.7-10; Jr 23.23-24. 3 O Esprito Santo realiza trabalhos divinos A- Ele pairava por cima da face das guas e participou da glria da criao, J 26.13; Gn 1. 2,9,10; Cap. 2.7; II Pd 3.5; Sl 139.15.16. B- O Esprito Santo criou e sustenta o homem; J 33.4. Toda a pessoa, seja ou no, servo de Deus, sustentada pelo poder criativo do Esprito Santo de Deus, Dn 5.23; At 17.28. A existncia do homem como o som da tecla do piano que dura to somente enquanto o dedo do artista est sobre a mesma. C- O Esprito Santo levantou a Cristo da morte mediante a ressurreio e de igual modo ser o agente na ressurreio dos salvos em todo o mundo, Rm 8:11. D- O Esprito Santo transforma em nova criatura, Jo 3.3-8. O Esprito Santo desenvolve uma relao pessoal com a criatura humana, nas esferas da mente, da vontade, e dos sentimentos, que por sua vez se ligam diretamente com a alma, onde Ele atua. Depois de convence-la, o esprito humano torna-se acessvel ao Esprito Santo. Vejamos:

Na esfera da mente: O Esprito Santo opera com o objetivo de convencer intelectualmente, atravs das escrituras. Na esfera do sentimento: O Esprito Santo opera nesta esfera levando o pecador a desejar possuir e sentir o que lhe apresentado. Na esfera da vontade: aqui nesta esfera que o Esprito Santo promove a deciso do pecador, se ele estiver convencido da verdade divina em sua mente e em seu corao.

V O Esprito Santo de Forma Pessoal

1 O Esprito Santo exerce atributos de uma personalidade Intelecto, Rm 8.27. Vontade, I Co 12.11. Sentimento, Ef 4.30, Tg 4.5.

2 O Esprito Santo exerce atividades pessoais

Revela, II Pd 1.21. Ensina, Jo 14.26; ! Co 2.13. Clama, Gl 4.6. Intercede, Rm 8.26. Fala, Ap 2.7; At 13.2. Ordena, At 16.6-7. Testifica, Jo 15.26.

3 O Esprito Santo susceptvel ao trato pessoal

Sofre oposio, At 7.51; I Ts 5.19. Ele no deve ser entristecido, Ef 4.30. Contra Ele no se deve proferir mentira, At 5.3. Contra Ele no devemos blasfemar, Mt 12.32.

VI Nomes que identificam o Esprito Santo

1 Esprito de Deus (I Co 3.16; I Jo 4.2).

O Esprito Santo o Executivo da Divindade, operando em todas as esferas, tanto fsica, como moral. Por intermdio do Esprito Santo, Deus criou e preserva o universo. Por meio do Esprito o dedo de Deus Lc 11.20, Deus opera na esfera espiritual, convertendo os pecadores, santificando e sustentando os crentes. Os dois nomes Esprito e Deus indicam o que e o que faz. O primeiro, indica a terceira pessoa da trindade, e o segundo revela sua deidade, Gn 1.2; I Co 2.11. O Esprito chamado Deus, porque a divindade pertence s trs pessoas da Trindade. Intitula-se Esprito de Deus, porque enviado pelo Pai. Ele a sua promessa, Jo 15.26; At 1.4. A importncia deste nome a identificao e a declarao de que o Esprito Deus visto que procede do Pai. 2 Esprito de Cristo (Rm 8.9).

interessante saber que esta passagem fala de dois ttulos: Esprito de Deus e Esprito de Cristo. No primeiro, Ele se identifica com a primeira pessoa da Trindade, o Pai, e no segundo, relaciona-se com a segunda pessoa, Cristo, nome de ofcio divino e ministerial que significa Ungido ou Messias. A relao entre Cristo e o Esprito Santo revela-se nas obras efetuadas por Jesus, mas efetivadas pelo Esprito Santo na experincia humana. No h nenhuma distino especial entre os termos: Esprito de Deus e Esprito de Cristo e Esprito Santo, h somente um Esprito Santo, da mesma maneira como h um Pai e um Filho, ( I Co 12.11). O Esprito Santo possui muitos nomes que descrevem seus diversos ministrios. Por que o Esprito Santo chamado de Esprito de Cristo? A- Porque Ele foi enviado em nome de Cristo, Jo 14.26. B- Porque Ele o Esprito enviado por Cristo, Jo 16.7. C- Porque Ele s habita na vida daqueles que crem em Cristo, Jo 7.38-39. D- Porque Cristo quem batiza com o Esprito Santo, Mt 3.11. E- O Esprito Santo chamado de Esprito de Cristo porque sua misso especial glorificar a Cristo, Jo 16.14. Ver Gn 8.14 ( A pomba smbolo do Esprito Santo, a oliveira smbolo de Cristo. O Ramo da oliveira indicava vida). F- O Cristo glorificado est presente na igreja e nos crentes pelo Esprito Santo, I Jo 4.13. G- Ele infunde a vida do Salvador na existncia do pecador, atravs da regenerao, II Co 5.17. H- O Esprito Santo desenvolve na vida dos cristos as caractersticas pessoais de Cristo, Gl 5.22; I Co 2.14-16.

3 Esprito do Senhor (At 8.39; II Co 3.17.18).

O Esprito Santo quando se apresenta como o Esprito do Senhor, revela o senhorio do Deus Todo-Poderoso. A Palavra Senhorno se restringe a uma pessoa, mas s trs da Trindade. Quando o Esprito do Senhor se manifesta na vida do Cristo, ou de modo geral na Igreja, significa que Ele quer exercitar seu senhorio.

4 Esprito Santo

(Rm 1.4).

Assim chamado porque Santo e santificar sua obra principal, Rm 1.4. Necessitamos dum salvador por duas razes: Para fazer alguma coisa por ns, e para realizar algo em ns. Jesus fez o primeiro ao morrer por ns, e o pelo Esprito Santo ele habita em ns, transmitindo s nossas almas a sua vida divina. O Esprito Santo veio para reorganizar a natureza do homem e para opor-se a todas as tendncias ms. Este ttulo o mais conhecido e usado principalmente pela Igreja, desde a sua fundao. A Santidade um estado eterno que pertence s trs pessoas da Trindade. O Esprito Santo o agente da santificao e por isso chamado Santo. Esta palavra est implcita em sua natureza divina, e manifesta-se como uma qualidade sobre os que so santificados, I Ts 4.7,8. O profeta Isaas relata a viso do trono de Deus e ouve os serafins pronunciarem: Santo, Santo, Santo em aluso s trs pessoas da Trindade, Is 6.3. Joo na Ilha de Patmos ouve o mesmo louvor, Ap 4.8. A misso do Esprito Santo no s a de proclamar e revelar a santidade de Deus, mas, sim, a de santificar, como o seu prprio nome indica. Uma de suas atribuies a de limpar e purificar com o Esprito de ardor e de Justia, Is 4.4 ( Ver na verso R.A). O Esprito de santificao manifesta-se contra tudo o que pecaminoso, sujo e abominvel, e com o Esprito de ardor queima as escrias e faz juzo. A santidade de Deus eterna e imutvel. O Esprito santo por si mesmo e produz a santificao, uma necessidade contnua do homem enquanto estiver sob o jugo do pecado. Por isso, o apstolo Pedro escreve sobre este tema em I Pd 1.14-16.

5 Esprito da Graa (Zc 12.10; ; Hb 10.29) O Esprito da Graa, d graa ao homem para que se arrependa, quando peleja com ele. Ele concede o poder para a santificao, perseverana e servio. Ele quem convence o mundo do pecado da justia e do juzo, Jo 16.8-10, e manifesta a graa (favor imerecido, benevolncia) ao pecador. O Esprito da Graa ope-se ao esprito do pecado, manifestao virulenta que escraviza e desvia o homem de Deus.

Resistir o chamado do Esprito da Graa significa insultar a Deus e desprezar a sua disposio de libertar e salvar o pecador; Hb 10.29. Aquele que trata com despeito ao Esprito da Graa afasta aquele que o nico que pode tocar ou comover o corao, e assim, separa a si mesmo da misericrdia de Deus,

6 Esprito de Adoo (Rm 8.15-16). Adoo a aceitao voluntria e legal de uma criana como filho. Era freqente entre os antigos hebreus, gregos e romanos, o adotar uma criana, que era entregue voluntariamente por uma famlia, e incorporada a outra. Fazia-se tambm a adoo de escravos , os quais, depois de um certo tempo eram aceitos com todos os direitos legais daquela famlia. No plano espiritual, ramos escravos e estvamos sob o jugo do esprito de servido, Rm 8.15-16, mas quando a pessoa salva, no somente lhe dado o nome de filho de Deus, e adotado na famlia divina, como tambm recebe dentro da sua alma o conhecimento de que participa da natureza divina, Jo 1.12-13; I Jo 3.1.

7 Esprito da Promessa (Ef 1.13). O texto revela que ele o Esprito da Promessa porque sua vinda cumpriu a determinao divina para o dia do Pentecostes e para o ministrio de Cristo, anunciado por Jl 2.28; Ez 39.29; Ez 36.27 e reafirmado por Jesus como a Promessa do Pai, Lc 24.49; At 1.4. Uma das funes do Esprito da Promessa selar e confirmar a promessa do Pai e do Filho, II Co 1.22. Ele se identifica como o penhor da nossa herana adquirida pelos mritos de Cristo, que se constitui em garantia da herana, no futuro. O Selo comprova a autenticidade da promessa que o prprio Esprito Santo, Ef 4.30.

8 Esprito da verdade

( Jo 14.17; 15.26; 16.13).

Quando Ele se manifesta como Esprito da Verdade, revela-se como a expresso exata do que o evangelho apresenta. Cristo declarou: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida, Jo 14.6. Por isso o Esprito Santo testifica Dele. O propsito da encarnao foi revelar o Pai; a misso do Esprito Santo revelar o Filho. Ele no oferece uma nova e diferente revelao, mas sim abre as mentes dos homens para viverem o mais profundo significado da vida e das palavras de Cristo. A igreja de Cristo chamada da coluna e firmeza da verdade, I Tm 3.15, construda pelo Esprito Santo.

9 Esprito de Glria (I Pd 4.14)

A palavra Glriana linguagem bblica, tem o sentido de carter. No simples resplendor, brilho, fama, celebridade, renome, reputao, tpicos da majestade humana. O Esprito de Glria no se manifesta para tornar algum famoso, brilhante ou clebre. Do ponto de vista divino, glria tem a ver com o que revelamos em nosso carter cristo. Em relao ao Esprito Santo, a Bblia o apresenta como o que no falaria de si mesmo, Jo16.13, mas de Cristo. Demonstraria a glria de Cristo, manifestada em bondade, perdo, amor, santidade e justia. Para o viver cristo, o carter de Cristo o modelo ideal e o Esprito de Glria quem revela tudo. o Esprito Santo quem produz no crente um carter parecido com o de Jesus Cristo, II Co 3.18. Sua glria como o espelho que nos mostra o que somos.

10 Esprito da vida (Rm 8.2) O Esprito Santo aquela pessoa da Divindade cujo ofcio especial a criao e preservao da vida natural e espiritual, J 33.4; Gn 1.2, 26. Toda a pessoa, seja ou no servo de Deus, sustentada pelo poder criativo do Esprito Santo de Deus, Dn 5.23; At 17.28. A existncia do homem como o som harmnio que dura to somente enquanto o dedo do artista est sobre a mesma, Rm 8.11.

VII O Esprito Santo e a linguagem dos smbolos Os smbolos contribuem para o conhecimento da verdade. Falam da diversidade de operaes do Esprito Santo, sem afetar a sua unicidade e a sua imutabilidade. De fato eles representam as caractersticas da natureza do Esprito Santo. So modos especiais para compreendermos as suas operaes, representadas por coisas do mundo fsico.

1 Pomba ( Jo 1.32-33 ). Na simbologia Bblica esta ave identifica vida, paz, comunicao, expiao e poder. Possui assas fortes e largas. graciosa, e, em sua maioria, mansa e socivel. Adapta-se facilmente vida domstica. Deus o Criador, sbio nas relaes com suas criaturas, utiliza os recursos do conhecimento humano para falar sobre o mundo espiritual. Foi Ele quem primeiro usou a pomba como smbolo do seu Esprito, Jo 1.32-33. Joo Batista entendeu que o Esprito Santo manifestava-se em forma de uma pomba, p isso, no teve dvida

do fato. Aquela viso foi real e constituiu-se em um sinal que o convencia de que Aquele era de fato, o Filho de Deus. Esta forma pela qual o Esprito Santo se apresentou no batismo em guas de Jesus, no estabelece dificuldade doutrinria. A Terceira pessoa da Trindade no precisa de forma corprea, pois, Esprito, Jo 4.14; II Co 3.17. Ele apenas se configurou aos olhos de Joo Batista para mostrar o Messias prometido por Deus. Vejamos algumas caractersticas da pomba que testificam as aes do Esprito Santo.

A Movimento. O Esprito Santo manifesta-se atravs da dinmica de seus movimentos. Ele atua sobre o mundo da mesma forma como movia sobre as guas, Gn 1.2 que simbolizam a humanidade, e opera para convence-la do pecado, da justia e do juzo, Jo 16.8-10. Ele se move no seio da igreja para dinamizar a vida dos crentes. A pomba uma ave inquieta, seus movimentos falam de vida, fora e ao.

B Vida. O Esprito Santo transmite e simboliza a vida, Rm 8.2,11; II Co3.6. O pecador est morto, mas o cristo vivificado, Ef 2.1. No dilvio, No e sua famlia entraram na arca para se salvarem das guas. Muitos dias depois, ele soltou um corvo, que ia e voltava, at no retornar mais. Depois enviou uma pomba que, no encontrando lugar para pousar, voltou. Ao regressar trouxe no bico uma folha de oliveira, Gn 8.6-12. Este episdio simboliza o papel do Esprito Santo no mundo. O corvo carnvoro e vive muito bem onde h morte. A pomba o smbolo da vida, da pureza e por isso retornou arca. Jesus a oliveira, Rm 11.17.

C Simplicidade Jesus disse: Sede prudentes como as serpentes e smplices como as pombas, Mt 10.16, Ele conhecia a natureza desta ave; por isso, comparava-a simplicidade. Isto fala de pureza da mente, sem a malcia do mundo. S um corao despido de presuno e de vaidade recebe o Esprito Santo. Simplicidade o estado e a atitude de quem simples, e possui a pureza de propsitos. A pomba possui estas caractersticas. O Esprito Santo inspira estas caractersticas de simplicidade nos cristos para que vivam numa dimenso mais pura e acessvel a Deus.

D Mansido O salmista almejou no Sl 55.6-7 ter asas como de pomba para fugir para longe e pernoitar no deserto, onde h paz e mansido. O esprito Santo manso e habita em coraes puros. Ele no

reside onde existe tumulto e violncia porque terno e gracioso. Um dos frutos que o Esprito Santo Gera na vida do crente a mansido, Gl 5.22.

E Pureza Como aquela pomba que retornou a No porque no encontrou lugar entre os mortos do dilvio, Gn 8.8-9, assim o Esprito Santo, no pode habitar onde h impureza,

F Paz J tradicional a ilustrao da paz, simbolizada pela pomba. Onde o Esprito Santo est existe quietude. Sua presena em ns produz a tranqilidade do perdo dos pecados, como declara a Bblia: Sendo pois justificados pela f, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, Rm 5.1 A uno do Esprito Santo na vida do crente o habilita tanto a ter paz, Gl 5.22, como tambm a promover a paz aos coraes contritos, Lc 4.18-19.

G Sensibilidade A pomba uma ave sensvel, ela foge ao perceber o perigo. Da mesma forma quando pecamos o Esprito Santo se entristece. A pomba uma ave que se amedronta facilmente. Se houver algum tipo de ameaa sua vida ou ao seu ninho, ela o abandona imediatamente. Tambm se houver atitude irreverente presena do Esprito Santo, ele se afasta, podendo se evadir, ou at mesmo ser extinto da vida do crente, I Ts 5.19. ( Ver Jz 16.20; I Sm 16.1, 14 ) Davi sabia que o Esprito Era sensvel e no convivia com o pecado, Sl 51.11.

2 Fogo ( Mt 3.11; Lc 3.16; Is 4.4 ) O fogo ilustra a limpeza, a purificao, a intrepidez ardente, e o zelo produzido pela uno do Esprito Santo. O Esprito Santo comparado ao fogo porque este aquece, ilumina, espalha-se, purifica. O fogo representado pelo Esprito Santo tem o sentido de poder que penetra e purifica os mais duros dos metais. O ouro por exemplo, quando sai do crisol, expele toda a impureza e torna-se o mais valioso de todos os metais. No dia de pentecostes esse fogo manifestou-se sobre os discpulos sem destru-los, antes purificou das impurezas. Lembremo-nos que no mesmo dia dois elementos da natureza, o vento

(som como)e o fogo (lnguas como), manifestaram-se como smbolos da obra do Esprito Santo, At 2.2-3.

3 Vento ( Ez 37.7-10; Jo 3.8; At 2.2) O vento simboliza a obra regeneradora do Esprito Santo e, indicativo da sua misteriosa operao independente, penetrante, vivificante e purificante. O vento tambm produz refrigrio. Como bom ao andarmos sob o calor escaldante depararmos com o assoprar do vento, trazendo-nos o seu refrescor e dando-nos nimo para prosseguirmos em nossa caminhada. Assim tambm o Esprito Santo com a sua brisa de consolo, nimo e coragem, nos conduz vitria por Cristo Jesus Nosso Senhor.

4 gua ( Ez 36.25-27; 47.1-5; Jo3.5; 4.14; 7.38-39 ) O Esprito a fonte da gua viva, a mais pura, e a melhor porque Ele um verdadeiro rio da vida, inundando as nossas almas e limpando a poeira do pecado. O poder do Esprito opera no reino espiritual o que a gua faz na ordem material. A gua purifica, refresca, sacia a sede, e torna frutfero o estril. Ela purifica o que est sujo e restaura a limpeza.

5 Selo ( Ef 1.13; II Co 1.22 ) Essa ilustrao exprime os seguintes pensamentos: A Possesso. A impresso dum selo d a entender uma relao com o dono do selo, e, um sinal seguro de algo que lhe pertence. Os crentes so propriedade de Deus, e sabe-se que o so pelo Esprito que neles habita. O seguinte costume era comum em feso no tempo de Paulo. Um negociante ia ao porto e ento a marcava com seu selo, um sinal de reconhecimento da possesso. B - A idia de segurana . Tambm est includa, Ef 1.13 vide Ap 7.3 O Esprito inspira um sentimento de segurana e certeza no corao do crente, Rm 8.16. Ele o penhor ou primcias da nossa herana celestial, uma garantia da glria vindoura. 6 Azeite O azeite talvez o smbolo mais comum e mais conhecido do Esprito Santo. Quando se usava o azeite no ritual do antigo Testamento, falava-se de utilidade, frutificao, beleza, vida, e transformao. Trs verdades sublimes esto relacionadas com o azeite: A- Alegria Sl 23.5; Is 61.3; At 13.52. B- Consolo At 9.31; Jo 14.16; Lc 10.34.

C- Alimento para as lmpadas Mt 25.1-10.

7 Chuva (Tg 5.7) Chuva nos fala de regar uma terra seca, isto que o Esprito Santo faz no corao do homem, rega o endurecido corao e o torna mole para receber a graa salvadora de Cristo, Sl 68.9; 72.6; 107.35.

Concluso

Amados, chegamos no ao trmino, mas a uma vrgula desta infindvel e edificante matria e espero que tenha enriquecido no s os seus conhecimentos acerca do Esprito Santo, mas tambm, que tenha aumentado consideravelmente a sua experincia com Ele. Que seu desejo em se tornar cada vez mais cheio do Esprito Santo se cumpra a cada dia, at a vinda de Cristo Jesus. Ressalto que dentro desta matria estudaremos ainda sobre o batismo com Esprito Santo e sobre os dons espirituais que esto divididos em duas apostilas. Deixo aqui como advertncia que sigamos o exemplo do profeta Ezequiel narrado no captulo 47 do livro de mesmo nome, onde o profeta no se conteve em ficar apenas s margens do rio das guas Purificadoras antes, entrou at no poder passar a vau e ento teve que nadar. No contente em estar apenas a margem do Oceano do Esprito com o conhecimento que voc adquiriu sobre Ele. V mais longe. Mergulhe. Tome posse da uno e seja um poderoso instrumento nas mos do Senhor. Viva na uno. Amm ! ! !

Referncias Bibliogrficas Bblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assemblias de Deus, 1995. Revista Maturidade Crist. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assemblias de Deus. VINE, Willian. E. Dicionrio Vine. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assemblias de Deus, 2002. Pr Joo Diniz

Potrebbero piacerti anche