Sei sulla pagina 1di 2

1-

H dcadas atrs, atividades infantis, tais como as brincadeiras de rua com os pares, tiveram um papel importante na formao da subjetividade infantil. Hoje, a televiso tambm pode ser considerada como um elemento importante de formao dessa subjetividade. Da pode-se afirmar que as crianas de hoje:
(a) s podem ser compreendidas a partir da especificidade histrico-cultural da poca contempornea; (b) so incapazes de se contrapor influncia da televiso; (d) so mais agressivas que as de antigamente por conta da influncia da televiso; (d) so to independentes e inteligentes quanto as de 40 anos atrs; (e) se desenvolvem sob influncias mais negativas que as de antigamente. RESPOSTA:

a
(ENADE 2000)

2. O ser humano est constantemente em movimento e a todo momento surgem situaes que exigem dele uma soluo. Este contnuo movimentar-se em geral movido por: (a)atitudes planejadas; (b)linguagens conscientes; (c)atitudes culturais; (d)emoes, s vezes inconscientes; (e)movimentos lineares. RESPOSTA: d (ANALISTA JUDICIRIO-PSICLOGO-TRF/2003) 3. "Reality shows" podem ser considerados um fenmeno televisivo internacional. Hipoteticamente, um pesquisador interessado em investigar possveis fatores associados ao fato de as pessoas assistirem a esses programas realizou um estudo no qual verificou que, na audincia de "reality-shows", predominam pessoas com idade entre 15 e 25 anos. Em vista disso, fundamentado nos estudos da Psicologia do Desenvolvimento, apresente uma hiptese que fornea uma possvel interpretao do resultado obtido nesse estudo.(ENADE 2002) RESPOSTA: Sabe-se que a Psicologia do Desenvolvimento estuda o crescimento fsico e mental dos seres humanos desde o perodo pr-natal at a velhice. Provavelmente, a predominncia da faixa etria entre 15 e 25 anos na audincia de reality shows se deva ao fato deste pblico se encontrar em busca de uma identidade. Alm de que na faixa etria em questo acontecem mudanas constantes nos relacionamentos com colegas e com os pais. 4. Para Bergeret (1998), pode-se considerar uma personalidade normal aquela que consegue um modo melhor de lidar com os prprios conflitos e dos outros, sem alienar as suas potencialidades. Compare este conceito ao conceito de personalidade no ordenamento jurdico. (ADAPTAO DE QUESTO - PREFEITURA MUNICIPAL DE MANAUS- PSICLOGO/2004)

RESPOSTA: Para o ordenamento jurdico, personalidade consiste no indivduo se reconhecendo como um cidado. O indivduo possui conscincia de suas aptides e se integra s regras sociais. Diferente do conceito de Bergeret que no leva em conta os complexos valorativos intrnsecos e extrnsecos impostos pelo ordenamento jurdico.

Mnica Silveira Paixo

Potrebbero piacerti anche