Sei sulla pagina 1di 4

Faculdade Latino Americano de Educao - FLATED Ps- graduao em Psicopedagogia com habilitao em docncia Disciplina: Fundamentos da Educao Professora:

Shirley Martins

O saber transdisciplinar no terceiro milnio e a autoeducao do professor

Alunos(a) Yarema Leite Francisco Rodrigues

Maro/2013

O saber transdisciplinar no terceiro milnio e a autoeducao do professor A articulao dos saberes na viso de Edgard Morin Segundo Edgard Morin a forma do pensamento cobrada na atualidade deriva de trs fatores histricos bsicos: O primeiro ocorrido na primeira metade do sculo XX, com a emergncia das cincias polidisciplinares, como a cosmologia resultante do agrupamento da astronomia com a astrofsica, envolvendo ainda uma reflexo filosfica sobre o universo. O segundo fator seria o fim das concepes reducionistas presentes no sculo XIX. O terceiro fator deriva do progresso na tomada de conscincia das realidades complexas. cada vez maior a circulao de idias e conceitos entre as disciplinas que se encontravam afastadas uma da outra. O planeta Terra, a vida, o homem, a sociedade devem ser compreendidos na riqueza multidimensional, a partir da articulao das cincias e do saber. A fsica, a biologia, a histria, a economia, a sociologia, a filosofia procuram, de certo modo, responder as mesmas perguntas. Nem mesmo a literatura, a poesia devem ser desprezadas do processo de reconhecimento da realidade, afinal, por meio de muitas obras, percebe-se a complexidade dos sujeitos humanos e de suas relaes. Diante disso, como desenvolver a arte de ensinar? Como auxiliar na aprendizagem de um determinado campo do conhecimento, a partir de uma viso transdisciplinar? A Lei de Diretrizes e Bases da Educao determina uma par de medidas voltadas para o respeito ao saber transdisciplinar em todos os nveis de ensino Seguindo o mesmo propsito de Morin, a Professora Maria Isabel da Cunha4 publicou o livro intitulado O Professor universitrio na transio de paradigmas, no qual invoca uma prtica pedaggica de superao do ensino tradicional. Essa aprendizagem do professor passa a ser construda durante todo o tempo de docncia, como bem sintetiza Viviane Cancian5 ao demonstrar que o docente necessita de um aprofundamento terico reflexivo sobre o papel que assume, ou seja, sobre o prprio fazer pedaggico e as relaes que estabelece onde desenvolve sua atividade.

A Transdiciplinariedade e o Contexto do Sculo XXI A transdiciplinaridade deve perpassar a nossa formao e a nossa atitude enquanto formador Edgar Morin solenemente deduz que cabe ao professor a tarefa de se auto-educar na construo do saber transdisciplinar, buscando construir um esprito reflexivo, em que preciso compreender que a disciplinaridade importante, mas insuficiente para a compreenso do prprio objeto, qui de uma realidade mais complexa. Donald A Schn7 enftico sobre a importncia da reflexo para a prtica docente. Algumas vezes a prtica rotineira de uma ao revela elementos surpresa que somente podem ser conhecidos com o repensar da ao. No se pretende formar, por exemplo um contador ou um Administrador incapaz de compreender os fenmenos sociais e econmicos do mundo como um todo. Utilizando o exemplo de Morin, tem-se a noo de homem fragmentada em muitas disciplinas, tanto das cincias biolgicas como humanas: o psiquismo estudado de um lado, o organismo de outro, assim como a cultura e o seu aspecto social. Devemos reconhecer a interdisciplinaridade existente entre as cincias LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAO NACIONAL Da educao Art. 1 A educao abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivncia humana, no trabalho, nas instituies de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizaes da sociedade civil e nas manifestaes culturais. 1 Esta lei disciplina a educao escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituies prprias. 2 A educao escolar dever vincular-se ao mundo do trabalho e prtica social. Dos princpios e fins da educao nacional Art. 2 A educao, dever da famlia e do Estado, inspirada nos princpios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho. Art. 3 O ensino ser ministrado com base nos seguintes princpios:

I igualdade de condies para o acesso e permanncia na escola; II liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; III pluralismo de ideias e de concepes pedaggicas; IV respeito liberdade e apreo tolerncia; V coexistncia de instituies pblicas e privadas de ensino; VI gratuidade do ensino pblico em estabelecimentos oficiais; VII valorizao do profissional da educao escolar; VIII gesto democrtica do ensino pblico, na forma desta lei e da legislao dos sistemas de ensino; IX garantia de padro de qualidade; X valorizao da experincia extraescolar; XI vinculao entre a educao escolar, o trabalho e as prticas sociais.

Potrebbero piacerti anche