Sei sulla pagina 1di 2

A obra A Nova Separao dos Poderes, do professor de Direito e Cincia Poltica, Bruce Ackerman, vem debater, no captulo II,

a especializao funcional dos poderes, confrontando o modelo Presidencial estadudiense e o Parlamentarismo limitado britnico. Ackerman, neste captulo, procura apresentar sugestes para um teoria de separao dos poderes que contribua para a concretizao da promessa de um judicirio tcnico bem como a oferta de servios pblicos tpicos de um Estado justo e eficiente. A primeira tese negativa expressa por ele situa-se na expanso do modelo constitucional criado nos Estados Unidos por meio da diviso do poder federal em somente trs esferas, legislativa, executiva e judiciria. O autor deixa evidente a inviabilidade dessa diviso para o Estado de Direito, pois esta resultaria na fraqueza congnita de polticos diretamente eleitos. Alm disso, a separao funcional de poderes serviria meramente para encobrir a corrupo e clientelismo alm do trfico de influncias. O autor coloca, ainda nesse contexto, a burocracia como a quarta instncia do Estado, atrelada ao executivo, atua a fim de isolar certas estruturas burocrticas fundamentais de polticos, impedindo-os de focar suas energias em atribuies que somente poderiam desempenhar em uma democracia moderna, como a aprovao de leis e a tomada de decises de grande visibilidade. Ackerman situa historicamente que tal cegueira no se inseriu na Europa parlamentarista, pois em alguns pases a constituio prev um primeiro ministro e seu gabinete, que permanecem no poder durante o perodo em que conseguem manter o apoio de uma maioria concentrados em uma cmara de deputados democraticamente eleitos. O controle desse gabinete seria exercido por uma variedade de instituies autnomas. Para o autor esse modelo seria mais eficiente que o modelo estadudiense, pois enseja a utilizao de estratgias institucionais para solucionar os desafios da modernidade. Discorrendo ainda sobre o impasse do sistema de separao de poderes, o autor passa a apresentar ento solues para tal dilema. A primeira delas seria a instncia de integridade que quase alcana o status de um trusmo, pois fato que a burocracia no pode funcionar se as decises burocrticas estiverem a venda para lubrificar as engrenagens de suas coalizes eleitorais. Tal soluo buscar, nesse sentido, frear e equilibrar tendncias corrosivas por meio de um instituto lotado de poderes de fiscalizao, inclusive o de fiscalizar os funcionrios eleitos de alto escalo. A segunda proposta, por sua vez, seria a instncia reguladora que seria equiparada a democracia de ministros. Aproveitaria a percia da burocracia com a participao popular (Referendo) para escolhas polticas mais coerentes.

O autor sustenta o antagonismo aos modelos de separao dos poderes. Essa separao entre presidente, cmara e senado, aparenta ser frgil, j que nela a figura do presidente depara-se com um imprio de idelogos insubordinados e burocraticamente entrincheirados, afeioados a poltica de aliana estratgica com correligionrios e grupos de interesse. Dessa maneira, o presidente v-se obrigado a consolidar seu imprio aumentando o nmero de servidores em feudos burocrticos insubordinados, que as vezes podem mudar de lado, sucumbindo a presses de bases de idelogos barricados.O Parlamentarismo, por sua vez, produziria a competncia neutra, o primeiro-ministro seria confrontado com um grupo de alto nvel para demonstrar sua competncia neutra frente aos objetivos sociais. No tpico D podemos observar o autor colocando os modelos governamentais em prtica, e evidenciando a discrepncia entre eles. Quando um novo partido ascende ao governo na Gr-Bretanha, o novo primeiro ministro designa aproximadamente cem membros do governo e um pequeno nmero de conselheiros polticos. J o presidente dos EUA tem o poder de nomear quatro mil servidores. Assim, apesar da esmagadora vantagem numrica do presidente, o primeiro-ministro que detm maior influncia sobre a burocracia. Tal instabilidade do modelo de separao de poderes da margem ao presidente para colonizar os escales mais altos da burocracia por intermdio de polticos cada vez mais leais. Diante dos exemplos expostos, percebemos a aniquilao da administrao por meio da mquina de pessoal (piratas partidrios) das barricadas administrativas. O resultado uma devastadora debilidade do trabalho em equipe que essencial para o desenvolvimento coerente da poltica. Por fim, o ltimo tpico do captulo evidencia a corroso administrativa causada no estado de Direito pelo modelo estadudiense. Alm de estimular crises de governabilidade em tempos de impasse e lutas desesperadas contra o relgio de sua autoridade plena, tais devaneios levam a hipertrofia a administrao pblica e corroem o Estado de Direito. Concluso Percebemos aps anlise dos modelos discutidos, que por meio da efetivao da democracia, da especializao burocrtica, e da proteo dos preceitos fundamentais em prol do Estado de Direito observaramos um Estado capaz de produzir decises mais coerentes. Tais mecanismos, contudo, apenas produziro os resultados pretendidos se a participao popular for incisiva, lado outro, apenas deixaramos a estrutura Estatal nas mos de uma camada elitista com desiderato prprios.

Potrebbero piacerti anche