Sei sulla pagina 1di 8

Ed. 2 - ano II - mai/jun 2013 | www.bpsp.org.

br Uma publicao da Beneficncia Portuguesa de So Paulo

Mudar de atitude: garantia de sade agora e no futuro

MULHERES na Histria
Relembre algumas das mulheres que contriburam para o desenvolvimento social, cientfico e cultural do Brasil e do mundo.

Dico Barbosa / Shutterstock

Na cincia: Florence R. Sabin

H anos, a mulher luta para conquistar direitos e privilgios iguais aos dos homens. No campo profissional, entrou na disputa por cargos antes exercidos apenas por eles e reivindicou salrios equiparados. Deixou de ser subordinada ao marido e tornou-se tomadora de decises, inclusive na economia familiar. As mulheres brasileiras esto na frente nos estudos. De acordo com dados da Organizao para a Cooperao e Desenvolvimento Econmico (OCDE) e da consultoria Grant Thornton, 12% delas tm diplomas universitrios, ante 10% dos homens. As mulheres brasileiras esto acima da mdia global quando o assunto liderana, com 27% dos cargos, ante os 21% nos outros pases. Segundo pesquisa do Instituto Data Popular, em 2012, elas movimentaram na economia nacional cerca de R$ 717 bilhes. Diante da crescente atuao da mulher em diversos setores, percebe-se que, devido ao acmulo de tarefas, ela faz malabarismos para gerenciar a sua vida, no tendo tempo de cuidar da sua sade. A seguir, veja a anlise de especialistas da Beneficncia sobre algumas das principais doenas que afetam as mulheres modernas.

Por que as mulheres esto estressadas?

Cientista mdica norte-americana, pioneira na cincia, foi a primeira a ocupar uma ctedra na Universidade Johns Hopkins de Medicina, a primeira eleita para a Academia Nacional de Cincias, e a primeira mulher a chefiar um departamento no Instituto Rockefeller de Pesquisa Mdica.

por Armando Ribeiro, Egle Bellintani, Maria Cristina Oda e Renata Cassis, do Centro de Estudos e Assistncia em Psicologia Hospitalar (Ceap) da Beneficncia

Na literatura e na poesia: Clarice Lispector e Cora Carolina

Na prtica clnica no Hospital, verifica-se que aproximadamente 90% das mulheres que procuram terapia tm queixas relacionadas a problemas no relacionamento ou a questes sobre carreira e famlia. O pouco tempo com os filhos, as demandas do casamento ou mesmo o excesso de dedicao ao trabalho s levam exausto fsica e emocional, aumentando as chances do aparecimento de quadros de ansiedade, pnico e depresso. Pesquisa realizada pelo Programa de Avaliao do Estresse da Beneficncia apontou que as principais fontes de estresse ocupacional so: a sobrecarga de trabalho, a falta de retorno sobre seu desempenho profissional e o estresse interpessoal. Sobrecarga de trabalho uma das principais causas de estresse entre as mulheres

Clarice chegou da Ucrnia ainda beb e se tornou a dama da literatura; enquanto Cora lanou seu 1 livro aos 76 anos e foi uma das principais escritoras do Brasil.

Na benemerncia: Ruth Cardoso


A antroploga fugia dos holofotes de primeira-dama do Pas para dedicar-se totalmente ao seu programa de combate pobreza.

Na caridade e f: Irm Dulce

Ganhou notoriedade por suas obras de caridade e de assistncia aos pobres e necessitados. Foi indicada ao Prmio Nobel da Paz em 1988 e, em 2011, foi beatificada (ltimo passo antes da canonizao).

No esporte: Marta da Silva

A alagoana foi eleita a melhor jogadora de futebol do mundo cinco vezes. comparada ao rei Pel.

Na medicina: Rita Lobato

Foi a primeira mulher a exercer a Medicina no Brasil, formada pela Faculdade de Salvador.

Na poltica: Dilma Rousseff

A mineira de 65 anos foi a primeira mulher a tornar-se presidente do Pas nas eleies de 2010.

Ed. 2 - ano II - mai/jun 2013

Cidade Sade

Editorial

Um mundo mais feminino


Caros leitores, Olhando para o momento em que vivemos no d para acreditar que, por tanto tempo, as mulheres foram privadas de dedicar-se a uma profisso. Na rea da Sade, por exemplo, eram poucos os papis que as mulheres podiam exercer, entre eles, o de parteira. Aprendiam com suas avs e mes a preparar os chs, as infuses e as compressas milagrosas para os momentos de agonia. Hoje o cenrio mudou. Segundo o Conselho Regional de Medicina do Estado de So Paulo (Cremesp), as universidades nunca tiveram tantas mulheres na graduao de Medicina. Os cursos de Enfermagem e Auxiliares de Enfermagem tambm tm suas salas cheias de mulheres. Nossos corredores so uma prova da entrada massiva das mulheres na Sade. Dos mais de 7 mil colaboradores da Beneficncia Portuguesa de So Paulo, 5 mil so mulheres. Administradoras, Auxiliares de Servios Gerais, Enfermeiras, Farmacuticas, Mdicas, Nutricionistas e Recepcionistas. Mulheres que ao mesmo tempo so mes, estudantes, donas de casa, esposas, filhas e profissionais. E elas fazem toda a diferena, por sua competncia e pela forma abrangente de enxergar o Paciente. No a toa que a humanizao vem ao encontro da participao ativa da mulher na Sade. Com a cooperao delas, podemos fazer da nossa Cidade Dedicada Sade um lugar mais fraterno. Boa leitura.
Presidente da Diretoria Administrativa da Beneficncia Portuguesa de So Paulo

Segundo dados do Programa, 75,1% das mulheres afirmam perceber estresse excessivo em suas vidas. O Estudo, realizado no final de 2012, contou com 177 participantes, sendo 133 mulheres e 44 homens, com 34 anos em mdia.

al cada vez mais precoce, menopausa ou gravidez tardia e diminuio do nmero de gestaes.
A doena afeta de 5% a 10% das mulheres em idade reprodutiva. Em adolescentes, esse nmero pode chegar a 50%

Cuide mais do seu corao


por Dr. Victor Luiz Santos Haddad, Cardiologista da Beneficncia Atualmente, as doenas cardiovasculares correspondem primeira causa de morte no mundo cerca de 30%, segundo a Organizao Mundial da Sade (OMS). Na mulher, o risco aumenta consideravelmente aps a menopausa em funo da queda na produo do hormnio estrognio. Esse hormnio diminui o colesterol LDL e aumenta o colesterol HDL (bom e ruim, respectivamente). Por esse motivo, o ndice de doenas coronarianas aps a menopausa de duas a trs vezes maior. 21 milhes de mulheres brasileiras so consideradas pacientes de alto risco cardaco Entretanto, devido a sua rotina, a mulher moderna passa a ter que considerar outros fatores, alm da queda hormonal. Mulheres que associam cigarro a anticoncepcional, que so sedentrias e que ingerem muito sal e gordura, aumentam a probabilidade de sofrerem um infarto ou apresentarem um acidente vascular cerebral (AVC). Por isso, os cuidados com os fatores de risco devem comear na juventude.

Mas, o que endometriose? uma inflamao provocada por clulas do endomtrio que, em vez de serem expelidas na menstruao, migram no sentido oposto e caem nos ovrios ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar. Por isso, fundamental fazer visitas regulares ao ginecologista e exames peridicos para prevenir-se da doena.

A osteoporose

por Prof. Dr. Alberto Tesconi Croci, Chefe da equipe de Ortopedia e Traumatologia da Beneficncia A osteoporose uma doena que atinge principalmente as mulheres, normalmente aps a menopausa. a diminuio da massa ssea, os ossos ficam mais fracos e podem sofrer fraturas com facilidade. O uso de certas medicaes (como os corticoides); a falta de atividade fsica; perodos de imobilizao prolongada; o caf e o fumo tambm so exemplos importantes que contribuem para o aparecimento da doena.
A Organizao Mundial da Sade (OMS) recomenda o consumo de 800 a 1200 mg de clcio por dia, o que representa quatro pores (xcaras) de leite

Faa o teste online e descubra o que voc sabe sobre o colesterol. Acesse: www.seucoracao.com.br

Rubens Ermrio de Moraes

Beneficncia na web:
/beneficencia.sp @beneficencia_sp youtube.com/beneficenciasp

Endometriose: saiba mais sobre essa doena


por Dr. Ricardo Freire, ginecologista e obstetra do Hospital Santo Antnio A incidncia da endometriose vem aumentando nos ltimos anos em consequncia da mudana do perfil reprodutivo da mulher, que tem um maior nmero de ciclos menstruais. Esse aumento ocorre devido ao ciclo menstru-

A preveno da osteoporose muito importante e deve comear muito cedo. Para isso, programas de atividade fsica devem ser incentivados e pensados para cada faixa etria. indicado o consumo de alimentos ricos em clcio, como leite, queijo, iogurtes e vegetais de folhas verde-escuro, e em vitamina D, como salmo, fgado e gema de ovo. No caso da doena j estabelecida, indicam-se medicaes especficas, a complementao de clcio ou, quando possvel, e necessrio, a realizao de reposio hormonal no caso das pacientes na menopausa.

Ed. 2 - ano II - mai/jun 2013

Cidade Sade

Curiosidades

Qual a funo do

FGADO?
O fgado o maior rgo do corpo humano e ningum vive sem ele mais que um dia. Mesmo quando sobrecarregado, resiste bravamente sem dar sinais de desgaste. Porm, quando chega ao seu limite, pode ser tarde para trat-lo. Apesar de to importante para a vida, muitos no entendem suas inmeras funcionalidades. Segundo Dr. Ben-Hur Ferraz Neto, Cirurgio e Diretor do Instituto do Fgado da Beneficncia, esse rgo tem a funo de:

Metabolizar praticamente todas as substncias que recebe da digesto. Ele pode armazen-las, elimin-las ou distribu-las para atender as necessidades do corpo; Produzir a bili, fludo que atua na digesto, especialmente de gorduras; Controlar a glicemia e processar boa parte de toda a glicose; Produzir protenas fundamentais para manter os lquidos do corpo de forma organizada, principalmente o sangue; Equilibrar a coagulao do sangue, mantendo a normalidade na fluidez ou gerando a possibilidade da coagulao em caso de sangramento ou no risco de um.
Dico Barbosa

Cuide bem do seu fgado: no abuse do lcool, evite alimentos gordurosos e informe-se sobre as doenas hepticas.

Utilidade Pblica
Mot Santos

Perfil

Dengue
A Dengue afeta, anualmente, mais de 100 milhes de pessoas no mundo. No Brasil, mais comum entre os meses de janeiro e maio, devido ao calor e s chuvas, especialmente nas grandes cidades. Febre alta, dor de cabea, nuseas, dores no corpo e no fundo dos olhos so os principais sintomas. Medicamentos com cido acetilsaliclico (Aspirina, por exemplo) e anti-inflamatrios (como Cataflan e Voltarem), podem aumentar o risco de hemorragias. Por isso, cuidado com a automedicao. Em caso de suspeitas, procure um mdico.

Mitos sobre a doena


Tomar vitamina B e comer alho afasta o mosquito
Fonte: Ministrio da Sade

Ar-condicionado e ventiladores matam os mosquito Para matar os ovos dos mosquitos basta secar os reservatrios de gua parada
O Pronto-Socorro da Beneficncia Portuguesa de So Paulo est preparado para lhe atender: (11) 3505-5155.

A psicloga Rosa Moraes iniciou o Voluntariado no Hospital So Jos com a inteno de proporcionar aos pacientes oncolgicos um canal alternativo de comunicao e apoio. quando eles podem conversar sobre assuntos pessoais e que no estejam ligados doena, afirma. Sua iniciativa logo atraiu pessoas prximas e, aos poucos e com o apoio dos profissionais do Hospital, o grupo foi sendo formado. Ao todo, so 20 voluntrias que, aps um curso de capacitao, dedicam ao projeto quatro horas semanais. Para familiarizar-se com a rotina de um Paciente no Hospital, a psicloga conta que, antes de chegarem ao ltimo estgio, visitar os leitos, todas atuaram na Recepo, no Centro Diagnstico e na Quimioterapia. gratificante ver o nosso trabalho proporcionando momentos agradveis a pessoas que passam por situaes to delicadas, diz. E uma de suas alegrias que esse ano o projeto ser expandido para os hospitais So Joaquim e o Santo Antnio. Rosa tem uma relao antiga com a Beneficncia. Seu av Jos Ermrio de Moraes, seu pai Antnio Ermrio de Moraes e seu irmo Mario Ermrio de Moraes, foram Presidentes da Diretoria Administrativa da Instituio e, seu outro irmo, Rubens Ermrio de Moraes, ocupa o cargo atualmente.

Rosa Moraes fala sobre o Voluntariado da Beneficncia

Ed. 2 - ano II - mai/jun 2013

Cidade Sade

Sade em foco
o do beb. Se algo estiver diferente, ele deve solicitar uma ecocardiografia fetal. Nesse exame, um especialista far um ultrassom especfico do corao do feto e dir se o beb precisa do acompanhamento de um cardiologista. A ecocardiografia tambm necessria quando as gestantes tm mais de 35 anos, j tiveram filhos ou outros familiares com cardiopatia congnita, tm diabetes ou lpus, tiveram doenas como toxoplasmose ou rubola durante a gestao, esto esperando gmeos ou mltiplos, apresentaram alterao nos exames de translucncia nucal (ultrassom de 12 semanas) e de caritipo ou foi detectada qualquer anormalidade em outro rgo do beb. O diagnstico precoce pode salvar a vida da criana, principalmente em cardiopatias mais graves, quando o parto deve ser planejado e a criana precisa ser operada nos primeiros dias de vida.
Shutterstock / Yuri Arcurs

Ondimentum arcu, id cursus mauris s Ondimentum arcu, id semcursuc. d cursus mauris s Ondimentum arcu, id semcursuc.

Sintomas
Bebs
Pontas dos dedos ou lbios roxos; Transpirao excessiva e cansao durante as mamadas; Respirao acelerada enquanto descansa; Pouco apetite associado a baixo ganho de peso; Irritao frequente, sem consolo.

Sinais e

O que cardiopatia congnita?


comum alertar os adultos sobre os riscos de desenvolver uma doena cardaca. Mas no basta alert-los apenas para sua prpria sade, preciso que fiquem atentos aos pequenos, pois eles podem sofrer de cardiopatia congnita. Trata-se de qualquer anormalidade na estrutura ou funo do corao que surge nas primeiras oito semanas de gestao, quando se forma o corao do beb. Ocorre por uma alterao no desenvolvimento embrionrio da estrutura cardaca, mesmo que descoberto no nascimento ou anos mais tarde. A cardiopatia a doena congnita mais comum e uma das principais causas de bitos relacionadas a malformaes congnitas. Nascem no Brasil aproximadamente 23 mil crianas com problemas cardacos por ano, ou seja, a cada 100 bebs nascidos vivos um cardiopata. Segundo dados divulgados no 38 Congresso Brasileiro de Cardiologia, realizado em 2011, desses 23 mil cardiopatas que nascem anualmente, pelo menos 80% necessitaro de uma cirurgia cardaca, mas infelizmente cerca de 13 mil no recebem o tratamento. De acordo com a Dra. Lilian Lopes, chefe do Servio de Ecocardiografia Fetal da Beneficncia, a mortalidade decorrente das cardiopatias congnitas seria drasticamente reduzida se todos os cuidados pr e ps-natais fossem devidamente praticados. Portanto, importante ficar atento aos sintomas (no quadro direita). De acordo com Dra. Lilian, as cardiopatias congnitas podem ser descobertas ainda na gestao, a partir do segundo trimestre de gravidez. Ao realizar o ultrassom morfolgico de segundo trimestre, o mdico ultrassonografista deve olhar o cora-

Crianas

Cansao em atividades fsicas e dificuldade em acompanhar o ritmo dos amigos; No cresce e no ganha peso Cansao em atividades de forma adequada;fsicas e dificuldade em acompanhar o ritmo Infeces respiratrias dos amigos; no cresce e no ganha com peso de frequncia; forma adequada; infeces respiratrias com frequncia; lbios Lbios roxos e a pele mais roxos e a pele mais plida quando plida quando brinca muito; brinca muito; corao com ritmo Corao com ritmo acelerado (taquicardia). acelerado (taquicardia).

Ed. 2 - ano II - mai/jun 2013

Cidade Sade

Entrevista

Caf da manh fundamental para crescer com sade


A vida corrida, o sedentarismo e a mudana de hbitos alimentares de crianas e adolescentes tm preocupado cada vez mais pais, educadores e, principalmente, mdicos. Pesquisa realizada pela Universidade Estadual Paulista, com cerca de mil crianas e adolescentes entre 6 e 17 anos, mostra que apenas 47,5% dos meninos e 45,3% das meninas tomam caf da manh diariamente. Os resultados? Crianas que pulam a refeio apresentavam aumento de aproximadamente 2,5% na taxa de glicose, 3,6% na de triglicrides e de 4,4% na de colesterol. A substituio de hbitos cotidianos, como passar horas no computador ou jogando videogame, e, consequentemente, o aumento do sedentarismo, tm favorecido o cresimento de doenas que antes estavam ligadas aos adultos. A seguir, confira a entrevista do Dr. Amrico Tngari, Cardiologista da Beneficncia. peso pode levar tambm a diabetes, hipertenso e doenas cardiolgicas em geral. Segundo o Ministrio da Sade, o excesso de peso entre crianas de 5 a 9 anos preocupante: 35% dos meninos e 32% das meninas esto acima do peso. Se considerarmos a mdia do hbito alimentar no Brasil, quais as carncias mais preocupantes? O Brasil o maior produtor de alimentos naturais do mundo e, teoricamente, no deveria haver carncia nutricional alguma. Por exemplo, h alguns anos o tradicional arroz e feijo estava presente diariamente na mesa de todas as famlias. Hoje, no mais! Essa nova realidade est diretamente ligada aos novos hbitos. Ao invs de buscar uma variedade alimentar saudvel, o brasileiro consome cada vez mais gorduras e acares. Por isso, muito importante ter uma alimentao que no se baseie em alimentos industrializados, e que seja diversificada ao mximo, dando ateno especial s frutas, legumes, verduras e cereais.
Giovanna Zanaroli Shutterstock

Dr. Amrico Tngari Jr. Cardiologista da Beneficncia

cardpio
por Simone Spadaro M. de Freitas

dica de

Nutricionista do Hospital So Jos

Qual a relao da modernidade com a m alimentao? Em si, a modernidade no deveria ser uma vil, mas no Brasil ocasionou um efeito colateral. Insistimos em adotar padres estrangeiros, como o fast food, que disseminam uma cultura de mais por menos, ou seja, mais quantidade por menos nutrientes, o que gerou uma epidemia de obesidade infantil e adolescente. Quais as maiores consequncias desse hbito para essas crianas? Podemos comparar o nosso corpo a uma mquina e, por isso, devemos mant-lo sempre abastecido. Ao considerar que a ltima refeio foi realizada no dia anterior, o caf da manh torna-se essencial para que o organismo tenha a energia necessria para comear o dia. O que temos percebido que essas mudanas na alimentao no curto prazo podem causar irritabilidade, dficit na aprendizagem e, no mdio e longo prazos, gerar obesidade. Estar acima do

MENU Opo 1
200 ml de leite semidesnatado ou 1 fatia (20g) queijo minas; 1/2 xcara de cereais ou 3 biscoitos salgados; 2 fatias de po de forma com 1 colher de sopa de margarina (20 g) ou 4 biscoitos cream cracker; 1 fatia de mamo (ma ou banana).

Opo 2
200 ml leite integral; 2 fatias de po de forma integral com 1 fatia de peito de peru (20 gramas) ou 1 fatia de bolo de chocolate simples (30 gramas); 200 ml de suco de laranja pra.

Opo 3
200 ml de vitamina de fruta (com 200 ml leite integral); 1 fatia de bolo de laranja, 3 biscoitos salgados ou 1 fatia de po de forma integral com 1 colher de sopa de geleia de morango (20g); 1 unidade de banana prata, 1 laranja pra ou 6 unidades de morango.

Fique atento!
De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertenso (SBH), cerca de 3,5 milhes (5%) de crianas e adolescentes do Pas so portadores de presso alta. A obesidade infantil o principal fator de risco para desenvolver a patologia nos pequenos.

Shutterstock

Ed. 2 - ano II - mai/jun 2013

Cidade Sade

Obras em destaque
Fernando Favoretto

Divirta-se

Atraes em So Paulo
Se voc acha que para aproveitar as programaes de cultura e lazer que So Paulo oferece preciso gastar muito, est enganado. Em diversos museus da Cidade, h dias da semana nos quais a entrada gratuita. Conhea alguns lugares: MASP (Museu de Arte de So Paulo) s teras-feiras Avenida Paulista, 1578 Bela Vista (11) 3251-5644 Museu do Futebol s quintas-feiras Praa Charles Miller, S/N - Estdio do Pacaembu (11) 3664-3848 Pinacoteca do Estado de So Paulo Aos sbados Praa da Luz, 2 Luz (11) 3324-1000 MAM (Museu de Arte Moderna) Aos domingos Parque do Ibirapuera, Porto 3 (11) 5085-1300 Museu de Arte Sacra Aos sbados Av. Tiradentes, 676 - Luz (Estao Tiradentes do Metr) (11) 3326-5393/1373

Portaria

Portaria e recepo dos blocos III, IV e V


Com o intuito de ampliar e modernizar a principal entrada da Beneficncia, a portaria da Rua Maestro Cardim foi reformada e passa a atender aos padres de acessibilidade para pessoas com deficincia, incluindo a rampa e os corrimos de segurana. Em continuidade, esto sendo finalizadas as obras para a ampliao do saguo de entrada dos blocos III, IV e V. As mudanas prevem a implementao do controle de acesso e a modernizao das reas de atendimento. A primeira etapa, que contempla a nova Recepo, a Internao, a Hospitalidade e o Caixa, est em fase de finalizao. Em seguida, ser criado um novo espao para os Associados.

Hemodinmica
Considerada a maior do Brasil, de maro de 2012 a maro de 2013, a Hemodinmica da Beneficncia passou por melhorias significativas. Para evitar interrupes no atendimento, a reforma desse setor foi realizada por etapas. Foram construdas duas novas recepes, com consultrios para triagem e vestirios para Pacientes, novos postos de enfermagem e reas de apoio. As salas de exames receberam equipamentos modernos e passaram a contar com acesso restrito, com novos vestirios e farmcia, garantindo mais conforto s equipes e mais agilidade nos procedimentos realizados. As reas de repouso tambm passaram por completa reestruturao, com destaque para as reas de acomodao dos Pacientes, onde todas as macas foram substitudas por equipamentos modernos e muito mais confortveis.

VOC

A PERGUNT

Estou sempre insegura, pois tenho prolapso mitral e o mdico diz que no grave, mas tenho arritmia cardaca a ponto de j ter sido internada. Tomo os medicamentos Ritmonorm e Inderal. Gostaria saberda se Pergunta da Maria da Penha Pergunta da de Maria Penha normal arritmia em casos como o meu. Obrigada! Nubia Cornachioni - So Carlos/SP

Dvidas sobre a sade do corao? No site da campanha Seu Corao (www.seucoracao.com.br), voc pode envi-las nossa equipe de cardiologia e, a cada edio, uma pergunta selecionada para essa seo:

Nubia, O prolapso da valva mitral uma alterao anatmica que, na maioria das vezes, transcorre sem grandes complicaes, mas que pode variar desde um comprometimento leve, at alteraes degenerativas mais graves. Geralmente, o prolapso da valva mitral causa arritmias leves. Entende-se como arritmia todo batimento fora do ciclo cardaco normal. Na cardiologia, h vrios tipos de arritmias com diferentes tipos de causas e tratamentos. O ideal, no seu caso, seria consultar um cardiologista com os exames realizados at o momento para que possa ser identificado qual tipo de arritmia que gera toda a sua angstia. Nome do o especialista Nome do especialista
Dr. Marcelo Sobral - Cirurgio Cardaco

Ed. 2 - ano II - mai/jun 2013

Cidade Sade

Crnica

Corao

de

Augusto dos Santos

por Dra. Viviane Cordeiro Veiga

mulher
acidente vascular cerebral (o popular derrame cerebral). Por isso, devemos estabelecer meta ZERO para o cigarro. Alm disso, o colesterol e o diabetes tambm devem ser controlados por meio de uma dieta saudvel. Por vezes, necessrio associar medicamentos para garantir o controle adequado dessas situaes. Ufa! Parece to difcil lembrar-se de tantas recomendaes. Mas, o melhor a fazer, so pequenas transformaes no cotidiano para que os hbitos saudveis tornem-se rotineiros. E para as Coras, Suelys, Anas, Marias, Beneditas, mulheres vitoriosas, pessoal e profissionalmente, este s mais um desafio dos tantos que enfrentam diariamente. Como dizia Cora Coralina, passar a vida quebrando pedras e plantando flores..., pode tornar mais florido o caminho de todos ns.

Mdica Assistente da UTI Neurolgica e Coordenadora do Grupo PCR (Time de Resposta Rpida) da Beneficncia. Recentemente, defendeu sua tese de doutorado na Unicamp

Quando se escreve sobre mulheres penso em duas referncias: Cora Coralina, uma mulher frente do seu tempo, que na dcada de 60, aos 75 anos, publicou seu primeiro livro; e em minha me, grande fonte de inspirao e um retrato da mulher do sculo XXI, que se desdobra em sua dupla jornada, ou melhor, mltiplas jornadas: o cuidado com a casa, a famlia, o marido, os filhos, o escritrio... Todas realizadas com muito amor. Mas, com tudo isso, vem tambm os grandes males da modernidade: o estresse e a falta de tempo. O desafio como conciliar todas estas tarefas e ainda cuidar da sade. Esta uma batalha a ser vencida diariamente. A comear pela alimentao. Garantir uma alimentao equilibrada fundamental, de preferncia associada atividade fsica, assim como um acompanhamento mdico para garantir que se faa um programa de exerccios adequado sua condio fsica. Tambm no podemos esquecer do cigarro, um grande vilo, a quem no devemos dar trgua. Alm de ser um desencadeador de problemas pulmonares e diversos tipos de cncer, ataca o corao de forma silenciosa. Quando percebemos, pode ser tarde demais, ele pode provocar infarto do miocrdio ou

e pedi Fechei os olhos leve o: nt um favor ao ve ecessrio. tudo que for desn gagens ba Ando cansada de ra frente pa ui aq pesadas... D e couber no levo apenas o qu o. bolso e no cora Cora Coralina

Ed. 2 - ano II - mai/jun 2013

Cidade Sade

Servios

Conte com os nossos especialistas


Os profissionais da Beneficncia esto disposio para atend-lo. Confira a lista de contatos dos profissionais que colaboraram para essa edio:
Prof. Dr. Prof. Alberto Croci Ortopedista (11) 3505-5278/5279 Dr. Amrico Tngari Junior Cardiologista clnico (11) 3262-1915 Dr. Ben-Hur Ferraz Neto Hepatologista do Instituto do Fgado (11) 3505-6656/6555 Dra. Lilian Lopes Cardiologista especializada em ecocardiografia fetal, peditrica e materna (11) 3505-4000 Dr. Marcelo Sobral Cirurgio Cardaco Equipe Prof. Dr. Noedir Stolf (11) 3505-5262/5263 Dr. Ricardo Freire Ginecologista e obstetra (11) 3889-0111 Dr. Victor Luiz Santos Haddad Cardiologista clnico (11) 3287-9430 Dra. Viviane Cordeiro Veiga Cardiologista clnica (11) 3286-0525 Ceap - Centro de Estudos e Assistncia em Psicologia Hospitalar (11) 3505-6060/6061

Para realizar exames ou consultas com outros especialistas, entre em contato pelos telefones:
Beneficncia Portuguesa 3505-4000 Hospital So Jos 3505-5000 Seg. a Sexta 7h s 21h Sbados 7h s 19h

Expediente
Jornal Cidade Sade - edio 2 - ano II Conselho editorial: Gilmar Marques, Sandra Bichuette e Sula Zaleski / E-mail: comunicacao@bpsp.org.br Realizao: Cobram / Direo de Contedo: Andria Porto / Edio: Renata Garzon Redao: Patrcia Peniche e Mayra Bortone / Direo de arte: Rodrigo Dorini / Design: Diego Barbosa Jornalista Responsvel: Renata Garzon (MTB 39.283)

Potrebbero piacerti anche