Sei sulla pagina 1di 44

==LIVRO DE RECEITAS==

Pg. 1

==LIVRO DE RECEITAS==

- 1 kg - 800g - 2 dl

De Batatas De Acar De gua

Um quilo de batatas, para 800 g de acar e 2 dl de gua, para guardar, leva tanto de acar como de batatas. Deixa-se ferver o acar primeiro com a gua at ao ponto e espadana forte. Deita-se o pur e deixa-se ferver at no tacho fazer "estrada". Passa-se pela peneira e faz-se como a marmelada.

Couve flor (que desejar) - 1/2 Litro de Leite -2 Colheres de Farinha -1 Colher de sopa de Manteiga Ovos (q.b) Sal (q.b.) Pimenta (q.b) Noz moscada ralada Coze-se em gua e sal a couve-flor que se desejar. Depois de cozida coloca-se numa travessa ou prato que v ao forno. Prepara-se o seguinte molho: - litro de leite, duas colheres de farinha diluda em gua; - Uma colher de sopa de manteiga; - Sal; - Pimenta; - Noz moscada ralada; - Gemas de ovos. Vai ao forno at cozer a farinha, depois ligam-se-lhes as claras dos ovos batidos em neve. Deita-se este por cima da couve-flor e vai ao forno para alourar, em forno quente.

-2 -2 -1 -1 -1

chvenas de gua chvenas de Farinha de Trigo Colher de ch de Manteiga ou banha Pedao de casca fina de Limo Sal (q.b.) Po ralado (q.b.) Ovo

Pe-se ao lume um tacho de barro, com gua temperada com sal e a casquinha de limo. Quando ferver, tira-se a casca e deita-se de uma s vez a farinha, mexendo imediatamente com uma colher de pau para a ligar. Vai-se mexendo constantemente at fazer uma bola dura, que se deixa cozer muito bem. No fundo do tacho deve ficar uma cdea de massa seca, s ento a massa estar pronta. Deita-se a bola de massa em cima da tbua enfarinhada, amassa-se um pouco para a trabalhar e deixa-se descansar. Estende-se com o rolo de forma a obter uma tira de massa, que no deve ficar excessivamente fina. Corta-se a massa com, "um corta massa", ou um copo cujo tamanho no deve exceder oito centmetros (8cm) de dimetro.

Pg. 2

==LIVRO DE RECEITAS==
Mete-se em cada rodela uma colher de ch de recheio, dobra-se ao meio, ficando umas meias luas, carrega-se volta com os dentes dum garfo de sobremesa. Isto serve para enfeitar e pegar as bordas. Depois de todas prontas, passam-se por ovo batido, em seguida por po ralado e frigem-se em leo bem quente. No se devem fritar em lime muito forte para no ficarem escuras. Quando saem da fritura, vo-se pondo sobre papeis pardos, para absorverem a gordura. Podem ser recheados com creme de camaro, e peixe ou carne.

-1 -1 -1 -

Colher de Manteiga Colher de Farinha de Trigo Leite (q.b.) pitada de Pimenta raspa de Noz Moscada (q.b.) Sal (q.b.)

Pe-se uma colher de manteiga ao lume dentro de um tacho. Quando estiver derretida deita-se-lhe uma colher de farinha de trigo, mexendo muito bem para a ligar com a gordura. Quando comea a alourar vai-se juntando o leite, que deve estar fervido e quente para no talhar nem levar tanto tempo para ferver. Mexe-se constantemente com uma colher de pau e, quando levanta fervura, tira-se do calor forte e deixa-se ferver em lume muito brandinho, at ficar na consistncia devida. Tira-se novamente do lume, tempera-se com uma pitada de pimenta, uma leve raspa de noz moscada e o sal que for necessrio.

-2 - 1 ou 2 -1 -1 -4 -2 -1 -

Cebolas midas dentes de alho ramo de Salsa colher de ch de Colorau doce colheres de sopa de Azeite colheres de sopa de Vinagre colher de sopa de gua Peixe frito Pimenta em p (q.b.) Sal fino (q.b.)

Picam-se as cebolas, os alhos e a salsa, at ficarem finos. Desfaz-se o colorau na gua e no vinagre, juntam-se-lhe o azeite, um pouco de pimenta e o sal que for necessrio. Misturam-se todas as coisas que se prepararam, mexe-se muito bem e pe-se este demolho em camadas sobre postas de peixe frito.

-3 - 200g - 30g - 100g -1 - 50g - 50g

Ovos De Acar De Manteiga De Farinha de Trigo Colher de ch de Fermento De miolo de Nozes De miolo de Amndoas

Pg. 3

==LIVRO DE RECEITAS==
Bata trs ovos com 200g de acar, at engrossarem, junte 30g de manteiga derretida, torna a bater bem, junte 100g de farinha de trigo peneirada, com uma colher de ch de fermento, batendo sempre at fazer bolhas. Deita num tabuleiro forrado e untado, deita por cima 50g de miolo de nozes e 50g de miolo de amndoas.

- 250g -1 -1 - 1 dl e -2 - 75 g -

de Farinha de Trigo gua (q.b.) Sal (q.b.) Banha (q.b.) colher de sopa de Manteiga colher de sopa de Farinha de Trigo (mal cheia) de Leite gemas de Ovos de Queijo do Alentejo, ou "Gruire ralado" claras de Ovos (q.b.)

Peneira-se farinha para um alguidar, pe-se em cima a manteiga e amassa-se com a gua suficiente , devidamente temperada com sal. Amassa-se rapidamente para no cansar a massa. Forram-se pequenas formas untadas com banha e metem-se no forno para cozerem. Para se forrarem as formas tiram-se bocados de massa com os dedos e vo-se ajeitando at ficarem tapadas no fundo e dos lados. Depois de cozidos tiram-se com auxlio de um palito e colocam-se dentro de um tabuleiro. parte, derrete-se dentro de um tachinho uma colher, de sopa, de manteiga, junta-se uma colher, de sopa, de farinha de trigo (mal cheia) e um decilitro e meio de leite. Tira-se, depois de ferver, leva duas gemas de ovos, 75g de queijo do Alentejo ou Gruire ralado, mexe-se e deixa-se em repouso. hora de se servirem os pastis, batem-se as claras em castelo, misturam-se no creme que se preparou, enchem-se as caixas de massa e mete-se no tabuleiro no forno para cozer e levantar o creme. No se devem encher muito porque cresce. Servem-se sem demora.

-1 -1 -1 -

Posta de Bacalhau Colher de sopa de Manteiga Colher de sopa de Farinha Leite (q.b.) Sumo de Limo (q.b.) Pimenta em p (q.b.) Sal (q.b.)

Coze-se uma posta de bacalhau demolhado, tiram-se as peles e as espinhas, desfia-se e mete-se num pano que se aperta e espreme muito bem, para o bacalhau ficar seco e sem fios. Derrete-se uma boa colher de sopa de manteiga ao lume dentro dum tacho, junta-se uma colher de sopa de farinha, mexe-se para ligar ambas as coisas e deita-se o leite suficiente para obter um creme bastante grosso. Junta-se o bacalhau que se preparou deitando mais um pouco de leite se ficar muito espesso. Tira-se tempera-se com sumo de limo, pimenta em p, sal, se for necessrio.

-1

Feijo frade (q.b.) Sal (q.b.) Azeite (q.b.) Cebola picada Dente de Alho

Pg. 4

==LIVRO DE RECEITAS==
-1 Manteiga (q.b.) Golpe de Vinagre Fatias de Po de forma (q.b.)

Coze-se feijo frade em gua, temperada com sal, azeite, uma cebola picada e um dente de alho. Passa depois tudo pelo passa-pur, junte um pouco de manteiga e um golpe de vinagre. Forra um tabuleiro, que possa ir ao forno e mesa, com fatias de po de forma ligeiramente fritas em manteiga. Deite por cima o pur, que deve ficar um pouco espesso, meta no forno para tomar mais consistncia e servese.

Pg. 5

==LIVRO DE RECEITAS==

- 1 Lt. - 2 dl -3 - 450g

De Aguardente De gua "colheres de sopa" de Caf em gro Acar Pil

Junta-se num frasco onde caibam as quantidades referidas, a aguardente com o caf em gro, ligeiramente pr-aquecido, durante quinze dias. Agita-se de vez em quando. Ao fim dos quinze dias, misturam-se as 450g de acar e os 2 dls de gua que vo ao lume at fazer um xarope. Deixa-se arrefecer o xarope e de seguida deita-se para o frasco onde est a mistura da aguardente com caf. Vinte e quatro depois ca-se tudo com filtros de papel para outra vasilha.

- 2,5 dl -1 - 250 g

De Aguardente "colher de ch" de Canela Acar

Pe-se de infuso durante oito dias, 2,5 dl de aguardente, com uma colher, das de ch de canela e 250g de acar a que previamente se faz ponto alto. Findo aqueles dias, filtra-se e pe-se em garrafa bem arrolhada.

- 1 kg - 700 g

De Laranjas de Acar

Faz-se o sumo da laranja e passa-se pelo passador. Junta-se o acar com o sumo dentro de uma panela e deixa-se descansar. Depois mexe-se, e pe-se a ferver como se fosse leite.

Pg. 6

==LIVRO DE RECEITAS==

Aafro (q.b.) Alho (q.b.) Amijoas (q.b.) Arroz (q.b.) Azeite (q.b.) Camaro e ou outros mariscos (q.b.) Carne de Coelho ou frango (q.b.) Carne de Porco (q.b.) Enguias (q.b.) Lulas (q.b.) Peixe Tamboril (q.b.) Pimentos vermelhos (q.b.) Pimentos verdes (q.b.) Tomate (q.b.) Vinho Branco (q.b.)

Pe-se alho, azeite, pimentos vermelhos e verdes, e tomate, depois carne de porco e de coelho ou frango, depois de uma cozedura pe-se o peixe que tamboril, lulas e enguias. Leva depois amijoas e ou outros mariscos, camaro, lagostim, etc. Pe-se o arroz, a fritar nisto tudo, leva tambm um pouco de vinho branco. Passado um bocado, leva a gua necessria e aafro para lhe dar a cor, leva depois ervilhas.

-2 -1 -

Frangos (conforme o n. de pessoas) Cenoura Salsa (q.b.) Cebola (q.b.) Alho Porro (q.b.) Um pouco de Chourio (q.b.) Hortel ou Coentros (q.b.) Arroz (q.b.) Queijo (q.b.) Margarina (q.b.)

Cozem-se dois frangos (conforme o nmero de pessoas), numa panela com gua suficiente, uma cenoura, salsa, cebola, alho porro, um pouco de chourio, hortel ou coentros. Quando os frangos estiverem cozidos, na gua que ficou coze-se o arroz, o qual depois de cozido se pe num tabuleiro de ir ao forno, primeiro uma camada de arroz, a seguir uma camada de frango desossado e partido aos bocados, chourio s rodelas, . Tape-se tudo com o resto do arroz, bocadinhos de margarina e polvilha-se com queijo ralado, tendo o cuidado de deixar os presuntos e as asas para enfeitar o empado. Em seguida vai ao forno at "gratinar".

-1 -2 -2 -2 -4 -6

Cebola mdia Chvenas de Arroz (das de ch) Colheres de sopa de Margarina Gemas de ovos Chvenas e de gua (das de ch) Salsichas:

Pg. 7

==LIVRO DE RECEITAS==
Pimenta (q. b. ) Sal (q.b.)

Pica-se a cebola e refoga-se na margarina, sem deixar alourar. Junta-se as salsichas cortadas em rodelas grossas. Deixam-se refogar levemente e juntam-se-lhes a gua o sal e a pimenta. Quando as salsichas estiverem cozidas junta-se o arroz que deixar cozer em lume bando. Antes porm, que esteja completamento cozido, mistura-se-lhes as gemas dos ovos bem batidas. Deita-se numa vasilha de vidro pirex e leva-se ao forno para acabar de cozer tendo-se o cuidado de no deixar tostar demasiadamente. Est pronto a comer.

Bifes de vaca Manteiga de vaca - 3 ou 4 Cebolas grandes Pimenta -2 Colheres de sumo de tomate Vinagre Refogam-se com boa manteiga de vaca, trs ou quatro cebolas grandes, s rodelas e junta-se-lhes uma pitada de pimenta e duas colheres de sumo de tomate. Em estando a cebola loira e cozida, pe-se-lhe uma pequena quantidade de vinagre e deixa-se ferver. Entretanto assam-se na grelha os bifes de vaca, e depois de prontos pe-se num prato ou travessa e deita-selhe por cima a cebola com o respectivo molho.

- 2 ou 3 -

Ovos Azeite (q.b.) Carne (q.b.) Legumes (q.b.) Pur de Batata (q.b.)

Pica-se um pouco de carne, pode ser at sobras de carnes assadas, e junta-se mais duas partes de pur de batata consistente. Deita-se nesta massa 2 ou 3 gemas conforme a poro e 2 ou 3 claras batidas em castelo. A massa deve ficar como as dos pastis de bacalhau, com a ajuda de duas colheres de sopa fazem-se bolos do feitio de ovos pequenos. Fritam-se em azeite e servem-se acompanhados de legumes a seu gosto.

- 500g -2 -

de sobras de Carne de boi cozida na sopa Batatas cozidas Cebola picada (q.b.) Salsa picada (q.b.) Sal (q.b.) Pimenta (q.b.) Noz moscada ralada (q.b.) Um ou + Ovos

Os bolos de carne picada fazem-se geralmente com sobras, dando preferncia carne de boi cozida na sopa. Passa-se na mquina de triturar 500g de carne, depois deita-se numa tigela, junta-se-lhe a polpa de duas batatas cozidas, tambm passadas no esmagador, um pouco de cebola e salsa picada, uma pitada de sal, pimenta e noz moscada ralada, um ou mais ovos se for preciso.

Pg. 8

==LIVRO DE RECEITAS==
Liga-se esta massa com uma colher de pau e divide-se a massa aos bocados e formam-se uns bolos sobre uma tbua polvilhada de farinha, depois fritam-se em gordura de porco bem quente e deixa-se alourar. Servem-se acompanhados com molho picante.

Alho (q.b Azeite (q.b.).) Coelho (q.b.) Louro (q.b.) Pimenta (q.b.) Sal (q.b.) Vinho branco (q.b.)

Depois de preparado o coelho, coloca-se dentro da caarola, temperado com sal, azeite fino, vinagre branco, bastante pimenta, folhas de louro e alho, tapa-se a caarola com uma folha de papel grosso e macio, pe-se-lhe a tampa e leva-se a lume brando at estar passado.

-1 -1 -5 -1 -

Azeite (q.b.) Cebola (q.b.) dente de Alho folha de Louro Coelho (q.b.) Vinho Branco (q.b.) Tomates Ramo de cheiros Sal (q.b.) Pimenta (q.b.) Torradas de po (q.b.)

Pe-se numa caarola, azeite, uma cebola picadinha, um dente de alho, uma folha de louro e o coelho aos bocados. Refoga-se bem, desengordura-se o molho, deita-se vinho branco, 5 tomates bem limpos, umas conchas de caldo, um ramo de cheiros, sal e pimenta. Tapa-se e deixa-se apurar. Tiram-se os bocados de coelho, passa-se o molho. Adiciona-se ento o coelho, ferve durante quinze minutos e serve-se em prato coberto, tendo no fundo torradas de po.

-1 -

Colher de Farinha de Trigo Alhos (q.b.) Banha (q.b.) Coelho (q.b.) Colorau (q.b.) Po frito ou Batata frita (q.b.) Pimenta (q.b.) Sal (q.b.) Salsa (q.b.) Vinho Branco (q.b.)

Depois de preparados, esfregam-se os bocados de coelho que se desejam cozinhar, com alhos, salsa picada, sal, pimenta, e colorau. Deita-se numa caarola um pouco de banha e uma colher de farinha de trigo.

Pg. 9

==LIVRO DE RECEITAS==
Quando a farinha estiver loura, junta-se-lhe o coelho, deixa-se refogar um bocadinho e cobre-se com vinho branco (se no cozer com este vinho, acrescenta-se com uma pinguinha de gua). acompanhado com bocadinhos de po frito ou batata frita.

- 250g - 200g -6 -1

De Farinha De Manteiga Ovos Fiambre (q.b.) Bacon (q.b.) Pacote de Natas

Forra-se um pires com a seguinte massa: Amassam-se 250g de farinha, 200g de manteiga derretida, 2 ovos inteiros e amassa-se tudo com os dedos. Depois de bem amassado, estende-se com o rolo e faz-se folha com a qual se forra o pires. Para o recheio, corta-se fiambre e bacon s tirinhas ou aos cubos, tambm se pode fazer com quaisquer outros recheios. Por fim bate-se 4 ovos, com 1 pacote de natas, deita-se isto por cima do recheio e vai ao forno.

-1 -1 -1 -1 -1 - 300g - 80g -

Colher de sopa de Banha Colher de sopa de Margarina Cubo de Caldo de Galinha Frango Limo De Arroz De Chourio de carne Sal (q.b.) Pimenta (q.b.)

Limpa-se, lava-se, um frango e, enxuga-se, pica-se um limo com um garfo e introduz-se no frango, bem como o chourio e o cubo de caldo. Em seguida esfrega-se o frango com sal, pimenta, banha e margarina e um dente de alho. Coloca-se num tabuleiro pequeno e leva-se assar no forno muito quente. De vez em quando rega-se com o prprio molho, at ficar assado e lourinho. Enquanto o frango assa, pe-se o arroz a cozer com bastante gua temperada de sal, ferve durante 15 minutos e escorre-se muito bem e deita-se novamente no mesmo tacho. Escorre-se por cima do arroz um pouco de gordura e molho do frango, cerca de 4 a 5 colheres de sopa. Mexe-se muito bem com um garfo at o arroz estar todo bem temperado. Retira-se do frango, o limo, o chourio e, cortam-se s rodelas. O frango pode ser servido inteiro ou cortado em bocados enfeitados com as rodelas de chourio e do limo e, batatas fritas em volta, com o arroz servido parte.

-1 -1 -1 -1 - 3/4 -1 -2 - 2 ou 3 -2 -

Bocadinho de Gindungo Bocadinho de Azeite Bocado de Louro Bocado de Salsa De Cerveja Dente de Alho Cebolas em gomos Cenouras aos bocados Tomates Frango (q.b.) Pimenta e Sal (q.b.)

Pg. 10

==LIVRO DE RECEITAS==

Vai ao lume tudo junto na pcara e quando a cenoura estiver cozida tira-se o frango e serve-se. NOTA: Receita facultada, junto Torre na Serra da Estrela.

-1 -1 -1 -1 -1 -1 -1 -

Galinha Cebola grande dente de Alho ramo de Salsa Cenoura grande colher de Banha colher de Manteiga Sangue da Galinha Pimenta em p (q.b.)

Prepara-se a galinha, parte-se aos bocados, os quais se lavam muito bem, e pem-se de parte. Pica-se uma cebola grande, um dente de alho, e uma cenoura grande. Deita-se tudo no fundo dum tacho de barro, junta-se-lhe uma colher de banha, outra de manteiga, uma pitada de pimenta, um pouco de sal e colocam-se em cima dos bocados de galinha. Pe-se o tacho ao lume e deixa-se refogar devagar mexendo de vez em quando sempre com o tacho destapado. Primeiro cria gua, depois volta gordura; vo-se ento deitando gotas de gua para apurar, fritando sempre. Por fim deita-se a gua suficiente para cozer a galinha e tapa-se o tacho. Deve-se ferver em lume brando, mexendo de vez em quando, para no se pegar. Se for preciso, leva mais um pouco de gua, para ficar com o molho necessrio. Na ocasio de mandar para a mesa, tira-se do lume, junta-se o sangue da galinha e um pouco de gua. Leva-se novamente ao lume brando, para cozer o sangue o que rpido, tendo o cuidado de mexer, constantemente, para ele no talhar. Prova-se de sal, mexe-se e serve-se imediatamente.

-1 -1 -1 -1 -1 -1 -1 -2 -

Galinha Cebola grande dente de Alho ramo de Salsa Cenoura grande colher de Banha colher de Manteiga gemas de Ovo Pimenta (q.b.) Sal (q.b.) Sumo de Limo (q.b.)

Prepara-se a galinha, parte-se aos bocados, os quais que se lavam muito bem, e pem-se de parte claras batidas em neve. Pica-se uma cebola grande, um dente de alho, um ramo de salsa e uma cenoura grande. Deita-se tudo no fundo de um tacho de barro, junta-se-lhe um colher de banha, outra de manteiga, uma pitada de pimenta, um pouco de sal e colocam-se em cima os bocados de galinha. Pe-se o tacho ao lume e deixa-se refogar devagar mexendo de vez em quando, sempre com o tacho destapado. Primeiro cria gua, depois volta gordura; vo-se ento deitando gotas de gua para aprumar, fritando sempre. Por fim deita-se a gua suficiente para cozer a galinha e tapa-se o tacho. Deve ferver em lume brando, mexendo de vez em quando, para no se pegar. Se for preciso, leva mais um pouco de gua, para ficar com o molho necessrio.

Pg. 11

==LIVRO DE RECEITAS==
Na ocasio de mandar para a mesa, tira-se do lume, juntam-se duas gemas de ovos desfeitos num pouco de gua. Leva-se novamente ao lume brando, para cozer as gemas, o que rpido, tendo o cuidado de mexer, constantemente, para elas no talharem. Tira-se, deita-se sumo de limo e salsa muito picada. Prova-se de sal, mexe-se e serve-se imediatamente.

-1 -2 -2 -

Galinha Colheres de sopa de Farinha Colheres de sopa de Vinho Branco Gema de Ovo Manteiga (q.b.) Batatas fritas (q.b.)

Depois de bem cozida uma galinha, parte-se aos bocados, unta-se levemente de manteiga e leva-se ao forno a corar. parte leva-se ao lume brando, um pouco de caldo onde a galinha cozeu, com 2 colheres de sopa de vinho branco, 2 colheres de sopa de farinha, e 1 gema de ovo. Deixa-se de parte este molho, ao meio da travessa pem-se os bocados da galinha e volta batatas fritas cortadas s rodelas fininhas e por fim na altura de servir deita-se o molho.

-1 - 2 dl

Iscas (q.b.) Farinha (q.b.) Bacon (q.b.) Manteiga (q.b.) Dente de Alho Vinho Branco (q.b.) De Natas

Passam-se as iscas depois de cortadas, por farinha e colocam-se de lado. Numa caarola derrete-se um pouco de bacon, um pouco de manteiga e pode juntar-se um dente de alho. Retira-se o bacon e fritam-se no molho as iscas, junta-se por ltimo ao molho, um pouco de vinho branco, cera de um copo e, por fim 2 dl de natas e servem-se com o molho por cima da iscas. Acompanha arroz ou batatas de qualquer maneira.

-1 -1 -1 - 1kg -1 - -2 -3 - 75g -

Cebola Colher de caf de Vinagre Colher de ch de Farinha De Tomates Lngua de vitela Folha de Louro Cenouras Gros de Pimenta em gro De Manteiga Sal (q.b.) Esparguete (q.b.)

Limpa-se a lngua e pe-se a cozer em gua e sal, cenouras peladas e cortadas em fatias, cebola, gros de pimenta, vinagre e louro. Depois de cozida tira-se a pele dura de fora e mete-se num tacho com a manteiga e tosta-se bem. Com os tomates depois de pelados sem sementes e picados, faz-se uma tomatada que se junta lngua e deixase ferver mais dez minutos.

Pg. 12

==LIVRO DE RECEITAS==
Retira-se a lngua, e se o molho ficar ralo engrossa-se com farinha. Serve-se a lngua cortada em fatias, deitando-se em seguida e em cima o molho. Acompanha com esparguete cozido e passado por manteiga.

-1 -1 -2 - 200g -3 -4 -

Colher de sopa de Manteiga Copo de Leite Colheres de sopa de Queijo ralado De Macarro Colheres de sopa de Farinha Maisena Ovos Presunto (q.b.) Sal (q.b.) Sobras de Carne ou de Galinha

Cozinhe 200g de macarro em gua e sal, escorra e deixe esfriar. parte bata bem 4 ovos, junte 3 colheres de sopa de farinha maisena desfeita num copo de leite, 2 colheres de sopa de queijo ralado, uma colher de sopa de manteiga, sal e pedacinhos de presunto e sobras de carne ou de galinha. Junte esta mistura ao macarro, despeje numa forma untada de manteiga e leve ao forno quente. Depois desenforme e sirva polvilhado com bastante queijo ralado acompanhado por uma boa salada.

- 800g -1 - 12 -1 -1 -2 - 30g - 30g - 1dl -

De Novilho (para assar) Limo Dentes de Alho Colher de ch de Colorau Colher de ch de Mangerico seco Ps de Aipo De Banha De Margarina De Cerveja Sal (q.b.) Pimenta (q.b.)

PARA O MOLHO
-4 -2 Colheres de sopa de Maionese Colheres de ch de Alcaparras

Esfregue muito bem a carne com o limo cortado ao meio. Faa uma pasta com os dentes de alhos esmagados, o colorau e o mangerico, e barre com ela toda a carne. Deite a banha e a margarina na panela de presso e leve ao lume a derreter. Junte a carne e deixe alourar um pouco de todos os lados. Tempere com sal e pimenta, regue com a cerveja e junte os ps de aipo. Tape a panela de presso e deixe a cozer durante cerca de 45 minutos. Entretanto misture a maionese com as alcaparras. Acompanhe com batatas fritas e, se gostar dos sabores agridoce, com manga em fatias. Termine com um pssego sumarento. Recomenda-se: Um tinto da Pennsula de Setbal, com quatro a seis anos, evidenciando toda a riqueza aromtica da casta periquita.

- 1kg

De Repolho

Pg. 13

==LIVRO DE RECEITAS==
- 250g -1 -1 De Presunto Banha (q.b.) Cebola picada (q.b.) Sal (q.b.) Pimenta (q.b.) Folha de Louro Cordel (p/atar o repolho) Ovo

Escolhe-se um repolho de cerca de um kg, bem fresco, lava-se, corta-se-lhe o p e mete-se numa panela de gua a ferver, conservando-a ao lume durante uns dez minutos. Depois, escoa-se a gua e refresca-se a couve com gua fria. Cortam-se 250 g de presunto em bocadinhos que se levam ao lume com um pouco de banha e cebola picada, deixando refogar durante uns momentos. Distribui-se a carne assim preparada por entes as folhas do repolho, com muito cuidado para as no quebrar e amarra-se este em seguida com um fio para que no saia a carne. Faz-se numa caarola um refogado com cebola picada e banha. Em estando pronto, pe-se-lhe dentro o repolho, tapa-se bem para suar e criar molho. Se no for suficiente acrescenta-se-lhe um pouco de caldo. Tempera-se com sal, pimenta e folha de louro e deixa-se refogar um bocadinho. Vai-se voltando a couve na caarola. Quando pronta pe-se na travessa e tira-se o fio que a amarrava. No molho que fica, desfaz-se uma gema de ovo, de modo a torna-lo espesso, e cobre-se com ele a couve, servindo-se em seguida.

Rim (q.b.) Louro (q.b.) Alho (q.b.)

Arranja-se o rim e, depois de estar cortado em pedaos, pe-se num passador e mete-se em gua a ferver (para perder o seu gosto prprio). Pe-se a manteiga, louro e alho numa frigideira e fritam-se. Quando esto quase fritos pe-se um pouco de vinho do Gers, para ficarem mais tostados os pedaos. Servem-se com arroz branco e legumes.

-1 - 1 dl - - 100g - 100g - 100g -2 - 250g - 250g -

Colher de sobremesa de Sal De Vinho Branco Colher de caf de Pimenta De Fiambre De Margarina De Miolo de Po Ovos De Carne de Porco De Carne de Vaca Batata (q.b.) Agrio (q.b.)

Picar a cebola e estal-la com manteiga ou margarina. Fora do lume junta-se o po j desfeito e ensopado no vinho, as carnes cruas j passadas pela mquina, os ovos inteiros e os temperos. Amassar tudo, fazer um rolo e assar num pirex em forno com temperatura moderada. Durante este tempo dever regar o rolo com o molho prprio que vai deitando, ao qual, lhe vai acrescentado um pouco mais de manteiga ou margarina. Serve-se com batata corada e salada de agrio.

Pg. 14

==LIVRO DE RECEITAS==

- 100 ou 200g de Presunto Sobras de Massa Folhada - 40g de Manteiga -3 Ovos - 3dl de Leite Sal (q.b.) Pimenta (q.b.) Cota-se em pequenas fatias, 100 ou 200 gramas de presunto e escalda-se muito bem com sobras de massa folhada, forra-se uma travessa de ir ao forno, at s bordas, espalha-se sobre a massa 40 gramas de manteiga, dividida em pequenos bocados e por cima colocam-se as fatias de presunto. Acaba-se de encher a travessa de seguinte maneira: - Bate-se 3 ovos inteiros numa tigela; - Mistura-se-lhe 3 dl de creme pouco consistente (feito com bom leite); - Adiciona-se-lhe sal, pimenta e mais alguns bocadinhos de manteiga (neste creme). Vai ao forno bem quente durante 35 minutos.

Pg. 15

==LIVRO DE RECEITAS==

- 600g - 1,200kg -1 - l de -1 - 1,5 dl -

de Bacalhau de Batata cozida (aos bocados) Cebola Leite colher de sopa de Farinha de Vinho do Porto Azeite (q.b.) Sal (q.b.) Pimenta (q.b.) Gemas de Ovos

Numa caarola pe-se o azeite os alhos e a cebola s rodelas finas. Deixa-se refogar um pouco junta-se o bacalhau s postas sem pele e espinhas, pois o bacalhau cozido levemente assim como as batatas que so cortadas aos bocados e juntas ao bacalhau que se deve rectificar o sal e pe-se um pouco de pimenta, deixa-se refogar tudo um pouco, pondo-se depois num tabuleiro e ir ao forno. Junta-se a isto um molho que se faz da seguinte maneira: 4 gemas de ovos numa tigela com uma colher de sopa de farinha bate-se bem batido e junta-se aos poucos o leite. Deita-se no tabuleiro por cima das batatas, pe-se mais um bocadinho de azeite, azeitonas e vai ao forno.

3 2 -

Bacalhau (q.b.) leo (q.b.) Cebolas Dentes de Alho Manteiga (q.b.) Batatas cozidas (poro igual do Bacalhau) Vinagre (q.b.)

Faz-se em tiras o bacalhau demolhado em 48 horas, limpando bem as peles e as espinhas, enxugam-se em um pano, enfarinham-se e salteiam-se em leo. Depois picam-se 3 cebolas, 2 dentes de alho e passam-se em manteiga, e quando louros, deitam-se as tiras de bacalhau e vo-se mexendo sempre em lume brando at refogar um pouco. Juntam-se depois batatas cozidas j cortadas aos quadradinhos em poro igual ao bacalhau. Rega-se com um fio de vinagre, mexe-se retira-se do lume. Deita-se tudo numa travessa aquecida, rega-se com manteiga

- 2 ou 3 -1 -l -2 -2a3

Postas de Bacalhau (q.b.) Batatas pouco cozidas, partidas em cubos (q.b.) Cebola De Azeite Pacotinhos de Queijo ralado Leite (q.b.) Farinha (q.b.) Pacotes de Natas frescas

Coze-se as batatas e o bacalhau, o qual se desfaz aos bocadinhos. Faz-se um refogado pouco puxado e deita-se o bacalhau, as batatas, o leite com a farinha, as natas o queijo ralado. Depois de ferver um pouco, mexendo sempre, deita-se numa taa de ir ao forno par gratinar.

Pg. 16

==LIVRO DE RECEITAS==
Bacalhau (q.b.) Batatas (q.b.) Cebola (q.b.) Alho (q.b.) Salsa (q.b.) Calda de Tomate ou Pimento (q.b.) Azeite (q.b.)

Coze-se o bacalhau junto com as batatas descascadas e partidas ao meio. Cobre-se o fundo dum tacho de barro com bastante cebolas s rodelas fininhas, tempera-se com alho picado e raminho de salsa e calda de tomate ou pimento, cobre-se com bastante azeite e duas ou mais colheres de sopa de gua de cozer o bacalhau (conforme a poro) e deixa-se ferver at cozer a cebola. Colocam-se as batatas e o bacalhau na travessa e cobre-se com o molho. A cebola deve ser tanta que cubra as batatas e o bacalhau.

- 40g - 50g -1 -

Bacalhau cozido (q.b.) Batatas fritas miudinhas (q.b.) Cebola cortada (q.b.) Azeite (q.b.) De Manteiga De Farinha Leite (q.b.) Cubo Maggi Sal e Pimenta (q.b.) Massa de Tomate ou Pimento (q.b.) Queijo ralado (q.b.)

Bacalhau cozido e desfiado, batatas fritas miudinhas, cebola cortada em meias luas e guisadas em azeite sem alourar. "Molho de bchamel", com manteiga derretida, cerca de 40g, farinha cerca de 50g, envolvida na manteiga, junta-se-lhe leite aos poucos. Um cubo maggi, sal e pimenta, massa de tomate ou pimento e por fim a gua de cozer o bacalhau at o molho ter a consistncia devida. Pe-se num tabuleiro s camadas as batatas fritas, o bacalhau desfiado, por cima a cebola guisada e por fim o molho e queijo ralado, cerca de uma colher de sopa e vai ao forno at "gratinar" e est pronto a comer.

Bacalhau Farinha Ovos Azeite Tomate gua Temperos habituais Salsa

Fritam-se postas de bom bacalhau depois de bem demolhado, envolvidas em polme de farinha e de ovo. Em seguida faz-se um refogado com bastante azeite e os "temperos do costume". Depois do refogado feito deita-se-lhe um tomate e um pingo de gua se for necessrio, e deixa-se ferver. Colocam-se os bocados de bacalhau nessa calda, para ferver at apurar. Na altura de ir para a mesa, juntam-se duas ou trs gemas batidas, retirando primeiro o tacho do lume. Volta novamente ao lume, a levantar a fervura, mexendo para as gemas no talharem, e fica pronto o bacalhau, que se pode acompanhar com batatas fritas ou pur de batata. Enfeita-se com um raminho de salsa.

Pg. 17

==LIVRO DE RECEITAS==

-1 -

Batatas (q.b.) Bacalhau (q.b.) 4 ou 5dentes de Alho Vinho branco (q.b.) Salsa (q.b.) Farinha de trigo (q.b.) Folha de louro Ovos ou leite gua (q.b.)

Descascam-se e partem-se as batatas s rodelas grossas (cerca 0,5cm de espessura) e tempera-se de sal. Faz-se um "polme" (molho) grosso com ovos, farinha de trigo , uma pitadinha de pimenta, (quando h falta de ovos pode acrescentar-se ao "polme" com um bocadinho de gua ou leite). No tabuleiro onde vo ao forno, faz-se o seguinte molho: - gua, umas areiazinhas de sal, vinho branco, 4 ou 5 dentes de alho, partidos, salsa e uma folhinha de louro. Passam-se as batatas e bacalhau pelo "polme", (molho) fritam-se e encanam-se (colocam-se por camadas) no tabuleiro e vo ao forno, at estarem em ordem para comer. Obs.: Para serem boas conveniente que o tabuleiro fique com a gua suficiente para ficarem hmidas.

Azeitonas recheadas (q.b.) Beterraba (q.b.) Camares (q.b.) Maionese (q.b.) Ovos cozidos (q.b.) Picles (q.b.) Vinho Branco (q.b.)

Cozem-se uns camares grandes, em gua, pondo nesta um pouco de vinho branco. Deixam-se cozer e depois de cozidos, descascam-se, parte tem-se uma "maionese" muito espessa, na qual se passam os camares um por um, colocando-os numa travessa. Enfeita-se com ovos cozidos, "picles", beterraba, e azeitonas recheadas.

-4 -1 -

Congro Sal (q.b.) Pimenta (q.b.) Ps de Salsa (q.b.) Louro (q.b.) Colheres de Azeite Limo molho de Tomate (q.b.)

Corta-se o congro em filetes da espessura dum dedo. Pem-se num prato temperado com sal, pimenta, ps de salsa e louro; quatro colheres de azeite e o sumo de um limo. Deixa-se marinhar, 35 a 40 minutos. Doze minutos antes de servir passam-se os filetes numa massa e, frigir mas leve, deitando-os na fritura bem quente. Enxugam-se da marinhada antes de os frigir, colocam-se numa travessa com um guardanapo por baixo. Guarnecem-se com salsa frita e servem-se acompanhados com molho de tomate.

Pg. 18

==LIVRO DE RECEITAS==

Bacalhau (q.b.) Salsa (q.b.) Pur de Batata (q.b.) Ovos (q.b.) Manteiga ou Margarina (q.b.)

Faz-se um pur de batata. Coze-se o bacalhau e os ovos conforme o nmero de pessoas. Num pirex ou tabuleiro que se unta com manteiga ou margarina, pe-se uma camada grossa de pur e por cima pe-se o bacalhau, s lascas, as gemas dos ovos desfeitos em azeite, com salsa e as claras partidas aos bocados por cima do bacalhau. Tapa-se tudo com o resto do pur, pinta-se com uma gema de ovo e vai ao forno.

- 1,200kg -2 - 50g -1 -1 -

de Batatas postas grossas de Bacalhau demolhado, sem espinhas e peles de Azeitonas Alhos picados (q.b.) molho de grelos Ovo (para pintar o empado) Azeite (q.b.)

Faz-se o pur, coze-se os grelos e assasse-os o bacalhau nas brasas. Pe-se os grelos no fundo do pirex, uma camada de pur de batata, alhos picados por azeitona, o bacalhau desfeito em lascas sem espinhas e sem pele e por fim mais pur de batata que se junta com gema de ovo. Depois de picar bem com o garfo, deita-se azeite com abundncia.

-1 -1 -1 -

Lulas (q.b.) Sal (q.b.) Cebola dente de Alho Banha (q.b.) Manteiga (q.b.) Salsa (q.b.) Pimenta em p (q.b.) sumo de Limo (q.b.) Algodo perle (q.b.) Tomates (q.b.) colher de ch de Acar Sal (q.b.)

prefervel empregar lulas pequenas por serem mais tenras. Preparam-se, esvaziam-se, cortam-se as lulas para ficarem apenas os sacos inteiros. Cozem-se os tentculos e as asas em gua temperada com sal e depois de cozidas picam-se na tbua. Picam-se, uma cebola pequena, e um dente de alho, que se levam ao lume dentro dum tacho com um pouco de banha. Deixa-se cozer, sem fritar, deita-se o picado das lulas e depois de ferver um pouco tira-se do lume. Tempera-se com um pouco de manteiga, salsa picadinha, pimenta em p e sumo de limo. Enchem-se os sacos das lulas com este picado, e cozem-se as aberturas com algodo perle, ou linha de costura, ou at com palitos. Espremem-se uns tomates por um passador, para dentro dum tacho, deita-se um dente de alho inteiro e um pouco de manteiga.

Pg. 19

==LIVRO DE RECEITAS==
Pe-se ao lume e quando ferver colocam-se as lulas recheadas, tapa-se e deixa-se ferver em lume brando, at estarem cozidas sacudindo o tacho de vez em quando, para no se pegarem. Quando estiverem cozidas, vo-se tirando com uma escumadeira, puxam-se as linhas, arrumam-se numa guisadeira. Tira-se do molho o alho inteiro, tempera-se com mais um pouco de manteiga uma colher de ch de acar, e sal se for necessrio, e deita-se o molho sobre as lulas. Estas lulas recheadas, podem-se acompanhar com o que se desejar.

Bacalhau (q.b.) Farinha de Trigo (q.b.) Ovos (q.b.) Pimenta (q.b.) Sal (q.b.) Vinho branco (q.b.) Cebola (q.b.) Salsa (q.b.) Azeite (q.b.) leo (q.b.)

Farinha de Trigo em proporo aos ovos, junta-se-lhe pimenta e sal bate-se tudo muito bem, se for preciso, pois o polme tem que ser fluido, junta-se um pouco de gua ou vinho branco, s o necessrio. Depois da massa feita, junta-se cebola picada, salsa tambm picada. Junta-se o bacalhau demolhado e desfiado e, mistura-se bem. Fritam-se numa mistura de azeite e leo, com fogo mdio.

- 250g -2 -1 -

Bacalhau (q.b.) Farinha de Trigo Azeite (q.b.) Ovos Fermento (q.b.) Colher de Caf Vinho Branco com um pouco de gua (q.b.) Sal e Pimenta (q.b.) Cebola (q.b.) Salsa (q.b.)

Na Farinha, mais ou menos 250g, deita-se azeite, 2 ovos, fermento, uma colher de caf, vinho branco com um pouco de gua, sal, pimenta. Depois do polme estar bem batido e leve, deita-se cebola bem picada e salsa picada e por fim o bacalhau desfiado. Fritam-se em azeite e leo.

-1 - 2 dl -l -1 -

Couve juliana Ovos (q.b.) de Natas de Leite colher de ch de Acar Limo (q.b.) Pimenta (q.b.) Sal (q.b.) Azeitonas (q.b.) Atum (q.b.)

Pg. 20

==LIVRO DE RECEITAS==

Passa-se a couve cortada em juliana, por gua a ferver um pouco e depois por gua fria. Cozem-se ovos para enfeitar, faz-se com 2 dl de natas batidas, um molho, o creme, com 1 colher de ch de acar, pe-se limo, pimenta e sal. Junta-se as natas ou vice-versa. No deve ficar nem muito amargo nem doce. Num prato pe-se a couve por cima o atum e depois as natas ainda por cima enfeita-se com ovos partidos e azeitonas.

(para quatro pessoas)


-4 -4 -1 Trutas pequenas Sal (q.b.) Pimenta (q.b.) Alho (q.b.) Louro (q.b.) Azeite para fritar (q.b.) Vinho Verde Tinto (q.b.) Vinagre (q.b.) sumo de Limo (q.b.) fatias de Presunto Cebola Salsa picada (q.b.)

Amanhe as trutas, d-lhes uns golpes na pele e tempere-as com sal, pimenta, alho e louro, esmagados, sumo de limo e um pouco de vinho verde tinto. Deixe-as nesta marinhada 1 hora. Depois, numa frigideira leve-as ao lume a fritar, uma ou duas de cada vez, em azeite quente e v, retirando-as para um prato. No mesmo azeite, frite o presunto e coloque-o ao lado das trutas. Em seguida, frite as rodelas de cebola e disponha-as sobre os peixes. Regue tudo com vinagre e polvilhe com salsa picada. Truques e conselhos: Antes de fritar as trutas pode polvilh-las com farinha de milho. Se quiser, acompanhe tambm com 4 fatias de po de m ilh fritas no azeite.

Pg. 21

==LIVRO DE RECEITAS==

- 100g -l - 150g -2 -3 -

De Aletria De Leite De Acar Cascas de Limo Ovos Margarina (q.b.)

Pe-se a aletria a cozer em gua, 5 minutos, depois escorre-se no passador e deita-se em seguida no leite a ferver com acar e casca de limo, deixa-se ferver um bocadinho para ligar o leite com a aletria, retirase do lume e serve-se quente ou frio.

- 250g -l -l - 350g -2 -6

de Arroz de Leite de gua de Acar Mas grandes Gemas de Ovos

Pe-se o arroz de molho no leite e depois pe-se a gua e vai ao lume a ferver. Entretanto pe-se o acar ao lume com cerca de trs colheres de gua. Quando o acar estiver derretido junta a ma cortada em tiras finas. As mas saem do lume quando estiver cozida e transparente. Em seguida tira-se o arroz do lume e junta-se-lhe o molho das mas depois de estas serem escorridas. Junta-se tambm os ovos batidos ao arroz e por fim cobre-se (num prato ou travessa) com os pedacinhos de ma.

INGREDIENTES: - PARA O RECHEIO -2 -3 - 1 kg - 750g - 2dl -1 Limes Gemas de Pur de Gro de Acar de gua Colher de sobremesa de Canela em p

INGREDIENTES: - PARA A MASSA - 500g -4 -1 - 1,5 dl -1 -1 De Farinha (Nacional Extra Fina) colheres de sopa de Manteiga clice de Aguardente de gua (igual a nove colheres de sopa) uma pitada de sal colher de sobremesa de Canela em p

Leve ao lume a gua com o acar e deixe ferver durante 2 a 3 minutos. Junte o pur de gro com a canela e a raspa dos limes e deixe ferver, at que se veja o fundo do tacho. Retire do lume e deixe arrefecer um pouco. De seguida, bata as gemas, incorpore-as ao preparado e leve novamente ao lume. Retire e deixe descansar durante cerca de 12 horas. parte prepare a massa:

Pg. 22

==LIVRO DE RECEITAS==
Coloque a farinha (Nacional Extra Fina) em monte sobre uma superfcie de trabalho, abra uma cavidade ao centro e nela coloque a manteiga em pedaos e a aguardente. Trabalhe este preparado com as pontas dos dedos, acrescente aos poucos a gua temperada com sal e envolva at obter uma massa moldvel. Forme uma bola e deixe repousar durante 15 minutos. Estenda-a depois sobre uma superfcie enfarinhada, at ficar uma espessura muito fina. Auxiliando-se de um corta-massas, corte crculos que recheia de creme de gro. Dobre-os, pressionando as pontas para colar e frite-as em leo quente. Escorra sobre o papel absorvente, polvilhe-os com uma mistura de acar e canela e sirva morno ou frio.

-5 - 150g - 250g -

Ovos de Acar de Farinha Raspa de Limo (q.b.) Raspa de Laranja (opcional) (q.b.) Margarina (q.b.)

Juntam-se todos os ingredientes, bate-se bem at obteno de uma massa homognea. Depois colocam-se em forma de biscoitos num tabuleiro, untado de margarina e polvilhada de acar em p, para ir ao forno.

-1 - 10 -4 -4 -

Colher de ch de Fermento em p Colheres de sopa de Acar Colheres de sopa de Manteiga Ovos Farinha de Trigo (q.b.)

Batem-se bem a manteiga, com o acar e os ovos. Depois de tudo muito bem batido junta-se uma colher de ch de fermento em p, e vai-se deitando a farinha de trigo, at que se obtenha uma massa que se possa estender com o rolo. Depois cortam-se bolachas com a boca de um copo e levam-se a cozer ao forno em tabuleiros untados e polvilhados. As bolachas, depois de cozidas, so barradas com geleia e unidas duas a duas Depois envolvem-se em coco ralado.

-1 -1 -2 -2 -6 -

Colher de ch de Fermento em p Colher de sopa de Azeite Colheres de sopa de Acar Chvenas de Leite Ovos Farinha (at engrossar)

Amassa-se tudo muito bem e depois de tudo bem batido, estendem-se bolinhos com uma colher de ch e vo-se pondo os referidos bolinhos nuns tabuleiros j untados e polvilhados. Depois vo ao forno esperto.

-2 -2

Chvenas de Acar Chvenas de Farinha de Trigo

Pg. 23

==LIVRO DE RECEITAS==
-2 -2 -3 -6 -1 Chvenas de Farinha de Maisena Chvenas de Manteiga Colheres de ch de Fermento em p Ovos Clice de Conhaque ou de Rum ou de Vinho do Porto Sumo e raspa de Limo.

Bate-se a manteiga at ficar leve. Junta-se o acar e as gemas alternadamente, batendo bem depois de cada adio. Mistura-se o sumo de limo e a casca ralada, o conhaque ou o vinho do Porto e juntos massa alternadamente, com os ingredientes peneirados, juntos em pequenas pores, batendo bem depois de adicionar cada poro. Bata as claras em neve e depois junte-as misturando sem bater. Vai ao forno em forma untada de manteiga e polvilhada de farinha. A forma tem que ser grande, pois cresce muito. O forno tem que ser brando para cozer lentamente.

-6 -8 -4 -

Ovos Colheres de Acar Colheres de Farinha Triga Manteiga (q.b.)

Tomam-se seis ovos, separam-se as claras das gemas, batem-se as gemas com oito colheres de acar, durante meia hora, juntando-lhe em seguida quatro colheres de farinha triga. Bate-se outra meia hora e juntam-se-lhe as claras bem duras mexendo bem. Vai ao forno em forma untada de manteiga.

-4 - 300g -5 - 200g -5 -

Ovos De Chocolate Colheres de Aucar De Manteiga Folhas de Gelatina Natas (q.b.)

Natas bem batidas com ou sem acar, conforme o gosto, para enfeitar. Pe-se o chocolate a derreter, depois junta-se a manteiga para ligar e as cinco folhas de gelatina, depois de tudo bem ligado, tira-se do lume e junta-se as gemas bem batidas e depois mistura-se as claras em castelo. Se for para servir no mesmo dia, tem que se pr no congelador durante 2 horas. Se for para o dia seguinte bastar o frigorifico. Deita-se toda a massa numa forma de bolo ingls, forrada com papel prateado.

- 12 - 250g - 250g -4 - 500g -

Ovos (s as gemas) De Batata cozida De Farinha Claras De Acar Amndoa (q.b.) Glac de Chocolate

Bate-se o acar com as gemas, muito bem. Junta-se a batata cozida, e passada pela peneira e ainda quente, e continua-se a bater bem pelo espao de 15 minutos.

Pg. 24

==LIVRO DE RECEITAS==
Em seguida deita-se as claras batidas em castelo forte, e depois envolve-se a farinha. Vai ao forno brando, em forma untada de manteiga. Coloca-se depois de pronto com glac de chocolate e colocam-se uns enfeites feitos com massa de amndoa, podendo ser coloridos com corante.

- 250g - 125g - 7g - 70g - 4g -3 - 1 dl

Farinha de Trigo Acar Fermento em p de Manteiga de Canela Ovos De Leite

Mistura-se tudo muito bem, at quando a massa fique perfeita. Em seguida, deita-se a massa numa forma untada com manteiga e leva-se a cozer em forno moderado.

- 4 ou 5 Ovos -1 chvenas de gua -3 chvenas de Acar -4 chvenas de Farinha -1 colher de ch de Fermento Batem-se os ovos com o acar juntando a pouco e pouco a gua. Depois de bem batido junta-se a farinha e o fermento e por fim as claras em castelo.

- 250g - 250g - 500g -1 -1

de Manteiga de Acar de Bolacha Maria Ovo Chvena almoadeira de Caf forte e frio

Bate-se a manteiga com o acar e a gema do ovo, junta-se-lhe a clara batida em castelo. Molham-se uma a uma, as bolachas em caf adoado, ou no e coloca-se num prato devendo ficar inteiras. Depois de cada camada de bolachas pe-se uma camada de creme e assim sucessivamente. Tapa-se todo o conjunto com bolacha ralada ou chocolate ralado.

-3 -2 - 1/3 -3 -1e - 1 e 1/3 - - -1

Colheres de sopa de Chocolate em p Ovos De chvena de Manteiga no gelada De chvena de ch de p "Royal" De chvena de ch de Farinha menos 3 colheres de sopa De chvena de ch de Acar Chvena de ch de Leite Colher de ch de Canela Colher de ch de Baunilha ou bom Caf

Colocar numa tigela pela ordem indicada ( importante esta ordem, dos ingredientes acima indicados). Misturar muito bem estes ingredientes e bat-los fortemente durante 3 minutos. Vai ao forno em forma untada e polvilhada, em temperatura regular.

Pg. 25

==LIVRO DE RECEITAS==

-8 - 250g - 250g - 200g -1

Claras De Acar De Farinha De Margarina Limo

Bate-se a manteiga com o acar, juntam-se as claras em castelo, a farinha e a raspa do limo. Leva-se ao forno brando numa forma untada e polvilhada de farinha.

-1 -1 - -3 -4 -5

Colher de ch de Fermento em p Iogurte Frasco de leo Frascos de Farinha Frascos de Acar Ovos

Numa tigela, mistura-se o iogurte com o acar, as gemas dos ovos e o leo. Bate-se um pouco e em seguida junta-se a farinha e o fermento. Junta-se por ltimo as claras em castelo.

Chvena de ch de Leite Colher de sopa de Fermento Casca de raspa de Laranja Colheres de sopa de Acar Colheres de sopa de Farinha de Trigo Colheres de sopa de Manteiga Colheres de sopa de sumo de Laranja Ovos Bate-se muito bem o acar com a manteiga, junta-se em seguida as gemas e a raspa da laranja e continua a bater-se. Depois junta-se o Leite, o sumo de laranja, a farinha com o fermento e por fim as claras batidas em castelo firme. Vai ao forno em forma untada e polvilhada. Est pronto a comer.

-1 -1 - - 10 - 10 -2 -2 -4

- kg - kg -l -4

De Acar De Farinha De Leite Canela (q.b.) Bicarbonato ou fermento (q.b.) Ovos

Bate-se os ovos com o acar, depois de bem batido junta-se o leite, os outros ingredientes e, por fim a farinha. Depois de bem misturado e a massa homognea, deita-se numa forma untada de com manteiga e polvilhada com farinha e vai ao forno.

Pg. 26

==LIVRO DE RECEITAS==

-1 -1 -1 -1 -1 -2 -2 - 250g - 250g - 50g - 50g

Colher de sopa de Manteiga Chvena de Leite Colher de sopa de Banha Colher de sopa rasa de Fermento em p Colherzinha de Canela Clices de Licor ou Vinho do Porto Ovos De Acar De Farinha de Trigo De Amndoas De passas de Uvas

Bate-se muito bem o acar com a banha e a manteiga. Em seguida juntam-se os 2 ovos inteiros, o leite, licor ou vinho do Porto e a canela mexendo bem. Depois junta-se a farinha a que previamente se misturou o fermento. Depois de bem misturada, deitam-se as passas de uvas e as amndoas partidas aos bocadinhos. Esta massa deve ser bem batida. Vai ao forno moderado em forma untada de manteiga.

- 1,5 Chvena de Farinha de Trigo - 1/2 Colher de ch de Baunilha -2 Colheres de sopa de Fermento -3 Gemas de Ovos - 3/4 de chvena de Acar -6 Colheres de sopa de Manteiga - 1/2 Chvena de Leite Alguns Pessegos -1 Pudim Royal Bate-se a manteiga com o acar at ficar em creme. Juntam-se as gemas, bate-se muito bem, deita-se depois o leite, alternando com a Farinha e o resto dos ingredientes. Vai a cozer a forno brando em forma untada e polvilhada. Depois de arrefecer faa um pudim "royal", sabor a baunilha, e com ele, recheie o bolo, pondo pedacinhos de pssegos em calda. Cobre-se com o restante pudim "royal" e enfeita-se com fatias de pssego em calda pondo-as tambm a toda a volta do bolo. Est pronto para comer.

- 500g - 250g - 250g - 250g -6 - -1 -

De Farinha de Trigo De Mel De Azeite (muito bom) De Acar (refinado) Ovos Colher de ch de canela em p Colher de sopa de Fermento em p Raspa de casca de Limo (q.b.)

Bate-se o acar com seis gemas e uma clara. Quando estiver grosso, vai-se-lhe deitando aos poucos o mel e o azeite batendo sempre. Tempera-se com a casca de Limo raspada e a canela de depois deita-se a farinha peneirada com o fermento. No fim leva as seis claras em castelo e vai logo a cozer em forma bem untada, em forno de calor moderado, para cozer devagar e crescer por igual.

Pg. 27

==LIVRO DE RECEITAS==

- 250g - 3 dl - 1 dl - 200g -6 -1

De Farinha de Trigo De Mel De Azeite (muito bom) De Acar (refinado) Ovos Canela Fermento Ervas doces Limo

Batem-se os 6 ovos inteiros com acar. Juntam-se 2,5 dl de mel, raspas de Limo, uma colher de caf de erva-doce e uma colher de ch de canela. Mexe-se tudo muito bem. Adiciona-se a farinha misturada com uma colher de ch de fermento e bate-se bem. Vai ao forno numa forma untada (sem buraco no centro) a uma temperatura de 180 C. Depois de desenformado, pica-se o bolo com um garfo e rega-se com mel quente.

PARA O BOLO: -6 Ovos - 350g De Acar - 270g De Farinha -1 Colher de ch de Fermento Sumo de 1 Laranja Raspa de 1 Laranja. Bate-se o acar com as gemas depois pe-se o sumo de laranja e as claras. A seguir mistura-se a farinha e as claras, alternadamente (a ltima as claras). PARA O RECHEIO: -5 Kiwis -1 lata pequena de Pssego em calda -1 lata de Anans -3 pacotes de Natas -3 colheres de Acar - 250g de Morangos Depois corta-se o bolo aos quadrados, por cima de cada camada de bolo, salpica-se com o molho das frutas. Depois uma camada de natas e depois uma camada de frutas e assim sucessivamente.

-1 -1 -2 -2 -6 -6 -6

Colher de caf de Fermento em p Pitada de Canela Colheres de sopa de Manteiga Gemas de Ovos Colheres de sopa de Acar Colheres de sopa de Farinha Colheres de sopa de Leite

Pg. 28

==LIVRO DE RECEITAS==
Raspa de Limo (q.b.)

Mistura-se todos os ingredientes e depois de bem batidos junta-se 2 claras batidas em castelo bem firme. Unte com manteiga uma forma polvilhe-a ligeiramente com farinha, deite dentro a massa e leve ao forno at cozer.

-1 - 250g - 250g -6

Colher de ch de Fermento De Acar De Farinha Ovos

Bate-se as gemas com o acar, junta-se as claras em castelo, e depois a farinha junta com o fermento. Unta-se uma forma com manteiga, e vai ao forno.

- 125g - 100g - 125g - 2g -

De Farinha Trigo De Acar De Manteiga De Fermento em p Marmelada (q.b.) Acar pil (q.b.) Vinho do Porto

Encorpara-se a manteiga com o Acar, at obter um creme. Juntam-se depois os ovos bem batidos e mistura-se a farinha que foi peneirada previamente com o fermento. Amassa-se tudo muito bem e espalha-se depois a massa num tabuleiro untado com manteiga. Leva-se a cozer em forno mdio durante 20 minutos. Depois do bolo cozido deita-se-lhe por cima um pouco de marmelada que se esmagou primeiramente e qual se juntou um pouco de Vinho do Porto. Quando a marmelada esteja a cobrir por completo o bolo, enrola-se este, coloca-se numa travessa e polvilha-se com acar pil.

- 250g -3 - 500g - 500g -6

De Manteiga Claras De Acar De Farinha de Milho Gemas de Ovos

Misturam-se muito bem todos os ingredientes e bate-se muito bem a massa. Depois tendem-se bolos redondos de 3 a 4cm de dimetro. Dispem-se os mesmos sobre tabuleiros polvilhados com farinha e leva-se ao forno a cozer.

- 100g - 300g - 100g -6

de Pinhes descascados de Mel de Farinha Trigo Ovos

Pg. 29

==LIVRO DE RECEITAS==
Juntam-se os pinhes com o mel e as gemas dos ovos, mistura-se depois a farinha e por fim as claras batidas em neve. Deita-se em forma untada com manteiga e leva-se a cozer em forno regular.

- 250g - 250g -8 -1

de Requeijo de Acar gemas de Ovos Farinha de Trigo (q.b.) Gema de Ovo (p/dourar)

Mistura-se o requeijo com o Acar, juntando-se-lhe as gemas de ovos e, a pouco e pouco, vai-se deitando farinha de trigo at se obter uma massa que possa estender-se facilmente mas que seja macia. Estende-se a massa em bolos pequenos, na forma de Broas, e com as "costas" de uma faca fazem-se-lhes uns sulcos na parte superior. Douram-se por cima com a gema de ovo aplicada com um pincel, e levam-se a cozer no forno sobre um tabuleiro untado.

-1 Chvena de Leite -1 Colher de ch de Bicarbonato de Soda - Chvena de Azeite - 250g De Acar -3 Ovos - 500g De Farinha Batem-se muito bem os ovos e depois de bem batidos junta-se-lhe o acar, o leite e o azeite e continua-se a bater. Por fim junta-se a farinha e o bicabornato de soda. Tendem-se bolinhos com uma colher de sopa e vo ao forno em tabuleiros untados e polvilhados.

-2 - 50g - 100g - 100g - 150g -2

Ovos de Acar Manteiga de Chocolate em p de Bolacha Maria ralada colheres de sopa de Coco ralado

Juntam-se todos os ingredientes. Depois de bem misturados fazem-se bolinhas. As bolinhas depois de feitas passam-se por coco ralado ou chocolate granulado. Coloque em caixinhas de papel frisado.

- 60g - 30g -2 -1 -

De Chocolate em p De Manteiga Colheres de sopa de Leite Lata de leite condensado Chocolate granulado (q.b.) leo (q.b.)

Numa caarola, misture o leite com o chocolate em p e o leite condensado. Adicione a manteiga e leve a lume brando, mexendo sempre at que o preparado se despegue do fundo da caarola.

Pg. 30

==LIVRO DE RECEITAS==
Coloque o preparado num prato, untado com leo, para evitar que se agarre e deixe arrefecer, unte as mos com leo e molde bolinhas com a massa, passando-as em seguida pelo chocolate granulado. Coloque em caixinhas de papel frisado.

-1 -2 -3 -1 -1 -1

Colher de sopa de manteiga Chvenas de farinha Ovos Colher de doce de Fermento Colher de sopa de Banha Chvena de acar

Deita-se o acar numa tigela, depois a manteiga derretida, os ovos, inteiros, o leite, a farinha a pouco e pouco e depois o fermento. Unta-se um tabuleiro com manteiga e vai ao forno. Polvilha-se em quente com acar pil.

- -6 -1 -6 -

Litro de Natas Ovos Colher de sopa de Farinha de Trigo Colheres de Acar (se for adoante menos) Chocolate (q.b.)

As gemas dos ovos devem ser passadas por um passador. Junta-se a farinha com as natas, as gemas e o acar, depois de bem ligada vai ao lume mexendo sempre. Decora-se com o acar queimado ou chocolate.

-1 - 250g - 3 dl -2 -9 - 450g

Lata de Leite condensado de Acar em ponto de prola de gua Cascas de limo Gemas de Batata

Pe-se o acar ao lume com a gua e cascas de limo at atingir o ponto de prola. Junta-se as batatas raladas no ralador, lavadas antes de falar, deixam-se cozer durante 15 minutos. Junta-se, j fora do lume, o leite e as gemas dos ovos, volta ao lume mexendo sempre s para comear a ferver. Enfeita-se com fios de ovos.

- 12 Gemas de Ovos -1 Casca de Limo -2 Colheres de Canela - 0,5 kg de Acar - 0,5 l de gua Faz-se um ponto muito leve com o acar e a gua, introduzindo a casca do limo. Batem-se muito bem as gemas de ovos. Com o funil de fazer os fios de ovos, vo-se deitando as gemas para a calda do acar, tendo o cuidado de partir constantemente as gemas com um garfo. Se o ponto do acar comear a ser forte, borrifa-se com gua fria. medida que os ovos vo estando cozidos, retiram-se com uma espumadeira para um prato de ir ao forno.

Pg. 31

==LIVRO DE RECEITAS==
Quando terminar de cozer as gemas, rega-se com um pouco de calda e salpica-se com a canela. Leva-se ao forno a tostar.

Acar (q.b.) Canela (q.b.) Leite (q.b.) Ovos (q.b.) Um pedao de Baunilha (q.b.)

Batem-se as claras at formarem castelo, e nesta altura vo-se deitando, com uma colher grande, em leite a ferver que as coze sem lhes aumentar o volume. medida que vo cozendo, vo-se tirando com uma escumadeira para outra vasilha. Ao leite que fica, junta-se acar, gemas de ovos e um pedao de baunilha. Com este creme regam-se as farfias que depois se polvilham com canela.

Acar (q.b.) Canela (q.b.) Leite (q.b.) Ovos (q.b.) Po (q.b.)

Parte-se um po em fatias da grossura de um dedo e deitam-se estas de molho em leite quente. Passam-se em seguida por gemas de ovos batidos com acar e fritam-se tambm em acar, cujo ponto deve ser muito brando. Voltam-se as fatias de um e outro lado, e disponham-se por fim numa travessa polvilhando-se com canela e deitando a calda de acar por cima.

- 100g -2 -2 - 250g - 70g -

de Acar Colheres de ch de Fermento Ovos de Farinha de Manteiga Banha (q.b.)

Peneira-se a farinha com o fermento e pe-se por cima todos os outros ingredientes. Amassa-se muito bem e tendem-se rolinhos aos quais se d a forma de ferradura. Vo ao forno "esperto" em tabuleiros levemente untados de banha. Est pronto a comer.

- 0,5 kg -2 - 0,5 dl - 50 g - 50 g - 1/2 -

de Farinha Sumo de trs Laranjas Ovos de Aguardente de Banha de Manteiga copo de vinho branco Sal Acar Azeite ou leo

Pg. 32

==LIVRO DE RECEITAS==
Amassa-se muito bem todos os ingredientes e vo-se deitando os ovos a pouco e pouco. Deixa-se repousar um pouco a massa. Polvilha-se uma superfcie lisa e com farinha tendem-se as filhs com um rolo. Com uma cartilha fazem-se uns rasgos a quase todo o cumprimento das filhs. Fritam-se em azeite ou leo e polvilham-se com acar.

-7 -3 -1 -1 -1

chvenas de ch de Farinha chvenas de ch de Abbora cozida e escorrida bocadinho de Fermento de padeiro um pouco de Azeite (q.b.) chvena de ch de sumo de Laranja raspa de Laranja (q.b.) clice de aguardente

Todos os ingredientes so misturados e mexidos, at ficar uma massa homognea. Depois so colocados em pores, com uma colher de sopa em leo a fritar. Por fim polvilhar com acar e canela.

-8 -2 -6 -

gemas de Ovos colheres de sopa de Maizena colheradas de Acar Leite (q.b.)

Numa tigela junta-se 8 gemas de ovos, 2 colheres de sopa de maisena, 6 colheres de acar, um pouco de leite. O acar a gosto, ou mais ou menos. Num tacho com 1 litro de leite a ferver, junta-se os ingredientes da tigela, depois de tudo bem homogneo; continua-se a mexer com uma colher, em cima do lume brando, at engrossar o suficiente.

-4 Ovos - 100g De Acar -1 Colher de sopa de Maisena -1 Casca de Limo Farinha (q.b.) Leite (q.b.) Junta-se as gemas, o acar e a farinha, a casca do limo e por fim o leite mexendo sempre. Vai ao lume a ferver, continuando a mexer com uma colher.

-2 -2 -3 -3 -4 -

Colheres de ch de Fermento Ovos Colheres de sopa de Acar Colheres de sopa de Manteiga Colheres de sopa de Leite Farinha (q.b.) Bate-se bem o acar com a manteiga e os ovos.

Pg. 33

==LIVRO DE RECEITAS==
Depois deita-se o leite e a farinha, mas esta massa no deve ficar muito rija. Em seguia deita-se o fermento. Cortam-se bolinhos sobre comprido e finos porque crescem muito e estendem-se numa tbua com o acar. Vo ao forno em tabuleiros untados e polvilhados.

- 100g - 125g - 3 ou 4 - 4 ou 5 -5

De Chocolate De Manteiga Gemas de Ovos Claras Colheres de sopa de Acar Cerejas (q.b.)

Derretem-se 125g de manteiga, com 100g de chocolate, deitam-se 5 colheres de sopa de acar, uma de cada vez. Retira-se do lume e deixa-se arrefecer um pouco. Juntam-se 3 ou 4 gemas de ovos, uma de cada vez. Leva-se novamente ao lume s o tempo suficiente para cozer as gemas. Depois de se tirar do lume deitam-se 4 ou 5 claras batidas em castelo. Coloca-se em tacinhas enfeitadas com cerejas em calda e vo para o frigorfico.

- 0,5 l -6 -6 - 1/2 -

De Mel Ovos colheres de sopa de Azeite clice de Aguardente Farinha Sal

Amassam-se os ovos com a farinha, um pouco de gua e o sal, at se poder tender a massa. Depois de a massa tendida, fazem-se tiras das espessura de um lpis e deixa-se secar para o outro dia. Cortam-se as tiras da massa do tamanho de 1 cm. Leva-se o mel ao lume num tacho bem fundo e quando ferver vai-se espumando. O mel tem de ferver trs vezes. Em seguida, comea-se a deitar os bocados da massa para se envolverem no mel. medida que se vo retirando do tacho, colocam-se sobre folhas de laranjeira.

-1 -4 -5 -5

Tablete de Chocolate (meio amargo) Colheres de sopa de Farinha de Trigo Colheres de sopa de Acar Ovos

Bata primeiramente as claras em neve forte e acrescente as gemas continuando a bater at que a mistura fique clarissa. Depois v pondo o acar aos poucos e bata por mais dez minutos. Depois derreta o chocolate em banho-maria e acrescente-o j frio ao ovos batidos com o acar. Mexa at que a massa tome uma cor uniforme. Por fim adicione a farinha de trigo misturando-a apenas. Vai ao forno, leve em forma untada e polvilhada. Pode ser servido simples ou coberto com glc mas, se quiser com esta massa poder fazer uma torta de chocolate recheando-a de creme "chantilly", a que misturar uma colherada de chocolate em p, depois enrole e polvilhe com acar. Depois est pronto a comer.

Pg. 34

==LIVRO DE RECEITAS==

-1 -1 -6 -4 -3 -1 -1 -

Chvena (ch) de Manteiga Chvena (ch) de Acar Colheres de sopa, de Mel Ovos Iogurtes simples Chvena (ch) e meia de Farinha Colher de sobremesa de Fermento em p Miolo de Nozes (mal raladas) (q.b.) Sultanas (q.b.) Pinhes (q.b.)

Bate-se em creme a manteiga amolecida com o acar, junte os iogurtes e os ovos inteiros. Bate-se bem e junta-se o mel. Mistura-se a farinha com o fermento e junte a massa. Passa-se os frutos secos por farinha, sacuda o excesso e junte-os tambm massa. Leva-se ao forno numa forma de bolo ingls, untada e forrada de papel vegetal tambm ele untado e polvilhado de farinha.

- kg -

De Acar Fruta qualquer (q.b.)

Para 1 litro de gua, quilo de acar, deixar ferver 5 minutos. Retirar do lume e deixar arrefecer. Descasca-se a fruta e corta-se s rodelas e, acomoda-se dentro dum frasco. Deita-se por cima o xarope cobrindo este completamente a fruta, deixando um centmetro acima desta. Limpa-se o frasco fechando-o com os grampos, coloca-se no fundo dum tacho, um pano, e o frasco deitado sobre esse pano e, em seguida gua fria, dentro do tacho, levando ao lume a ferver. Em comeando a ferver cobrem-se os frascos com mais gua e deixa-se ferver 10 minutos, e sendo ma, 7 ou 9. Retira-se do lume e deixam-se arrefecer com cuidado.

-3 -2 - 100g - 20g -

Gemas de Ovos Claras De Acar pil De Manteiga Sumo de Laranja Raspa de uma Laranja

Numa caarola deitam-se 3 gemas de ovos, 2 claras, 100g de acar pil, 20g de manteiga, sumo de 1 laranja e a casca raspada de outra. Mistura-se tudo muito bem, mete-se numa forma untada de manteiga e leva-se ao forno.

- 10 a 12 -3 -1 - 250g -6

Bananas Colheres de Manteiga Clice de Vinho Branco de Acar Ovos

Cozem-se sem a casca dez ou doze bananas, passando-se depois por peneira fina. Deitam-se-lhes trs colheres de manteiga e um clice de bom vinho branco. Bate-se tudo bem batido, juntando-se depois 250 gramas de acar e seis ovos batidos.

Pg. 35

==LIVRO DE RECEITAS==
Estando a massa bem ligada, vai ao forno numa forma untada de manteiga.

-1 -1 -1 -l - 250g -6 -

Chvena das grandes de Caf forte Colher das de caf de Maizena Colher de ch de Manteiga De Leite De Acar Ovos Raspa de Limo (q.b.)

Bate-se muito bem e deita-se numa forma de pudim, esta ser devidamente barrada com acar queimado. Depois coze-se em banho-maria numa panela de presso durante 20 minutos, e serve-se gelado.

-1 -6 - 300g -1

Coco ralado Ovos de Acar Colher de Manteiga

Tudo batido junto. Vai ao forno em formas untadas com manteiga.

-8 -2 -2 -

Ovos Latas de Leite condensado Copos de sumo de Laranja Caramelo

Juntam-se os ovos com o leite condensado e em seguida passa-se por um passador de rede, junto com o sumo de laranja de maneira que fique bem passado, pois, as claras custam a passar. Feito isto, vai a cozer em forma barrada de caramelo, em banho-maria.

- 12 Ovos -2 Colheres de sopa de Manteiga derretida em banho-maria -4 Laranjas (sumo) -500g De Acar Mexa os ingredientes todos juntos ao mesmo tempo at perfeita ligao, mas tendo o cuidado de no bater este pudim. Coze em banho-maria em forma barrada com acar queimado. Fica pronto a comer.

- 800g - 300g -6

de Ma raineta de Acar Gemas

Pg. 36

==LIVRO DE RECEITAS==
-2 Ovos inteiros

Faz-se um caramelo para barrar a forma. Mistura-se o pur de ma e o acar e mistura-se bem e juntam-se as gemas e as claras batidas, e coze-se em banho-maria. As mas so assadas no forno num tabuleiro com um pouco de gua, e passado o pur com a varinha mgica.

10 Colheres de sopa de Acar Po "de cinco tostes" De Leite Ovos grandes ou 4 pequenos Baunilha (q.b.) Limo ou Canela (q.b.) Ferve-se o leite adiciona-se o acar e deita-se em cima do po cortado aos pedacinhos para amolecer mais depressa, passa-se no passe-vite e mistura-se os ovos e a baunilha. Quem preferir pode pr raspa de limo ou canela. Vai a cozer em forma barrada de acar queimado e pe-se a cozer na panela de presso. Quando a mesma comear a apitar contam-se 20 minutos e o pudim est cozido. Serve-se bem gelado.

- + ou -1 -l -3 -

-6 -4 -4 -6

Ovos Colheres das de sopa de Acar Colheres das de sopa de Farinha Ovos (batidos em separado, clara e gema)

Bate-se as quatro colheres de acar com as gemas, bem batidas. Juntam-se depois as claras e as quatro colheres, de farinha. Mexe-se at dissolver. Unta-se uma forma e vai ao forno a cozer.

-1 Colher de sopa de Vinho da Madeira - 100g De Acar - 150g De Manteiga - 200g De Farinha Doce de Alperce (ou qualquer outro) (q.b.) Acar Pil (q.b.) Depois de bem amassada, estende-se a massa a pouco e pouco com a mo, na pedra com farinha. Cortam-se com o feitio de rissis, recheando-os com doce de alperce ou outro qualquer. Vo ao forno em tabuleiros untados e polvilhados. Os rissis mal saem do forno so envolvidos em acar pil.

-1 -1 - 1/2 - 1/4 - 150g -1

Colher de ch de essncia Baunilha "Pitada" de Sal Chvena de Nozes (bem picadas) de colher de ch de bicarbonato de soda de manteiga Chvena de bananas esmagadas, bem maduras

Pg. 37

==LIVRO DE RECEITAS==
-2 -2 - 200g - 250g - 30g Colheres de ch de Fermento Ovos de Acar amarelo de Farinha de Trigo de Farinha Maizena

Peneire junto, a farinha, a maizena, o fermento, o bicabornato e o sal. Bata parte a manteiga at ficar em creme. Junte-lhe o Acar at que a mistura fique leve. Junte os ovos um a um, batendo bem de cada vez. Adicione a baunilha, junte os ingredientes secos, alternando com a banana esmagada. Continue batendo at que a mistura fique leve. Junte as nozes picadas e mexa. Deite a mistura s colherezinhas num tabuleiro no untado, com espao de 4 cm de intervalo, entre cada bolinho. Leve ao forno quente, durante 10 minutos, depois de prontos tire-os em seguida.

-6 - 10 -1 - 20 - 20

Ovos Colheres de Acar Colher de Farinha Nozes Amndoas

Batem-se as gemas com o acar, juntam-se as claras batidas em neve, as nozes e as amndoas passadas pela mquina e a farinha. Deita-se a massa obtida num tabuleiro untado com manteiga e vai a cozer em lume brando. Depois de cozido deixa-se esfriar e corta-se aos quadrados. Abrem-se os quadrados ao meio e recheiam-se com o seguinte creme: - 100 gramas de manteiga fresca; - 100 gramas de acar; - Uma clara batida. Bate-se muito a manteiga, junta-se ao acar e por fim a clara batida em castelo. Depois de recheados os quadrados, passam-se por acar branco.

-2 - 2 dl -2 -2 -1 - 14 -

Ovos de Leite Colheres de sopa de Acar Colheres de sopa de Manteiga Colher de sopa de Fermento Royal Colheres de sopa de Farinha Sal (q.b.)

Junta-se a farinha com o acar, com o fermento e com o sal. Faz-se uma cova no meio desta mistura e junta-se-lhe os ovos inteiros, a manteiga e o leite (morno). Amassa-se tudo junto. Fazem-se pezinhos (envolvendo-os em farinha) Dispem-se no tabuleiro (tambm ele polvilhado de farinha). Vo ao forno (j previamente aquecido), mais ou menos 30 a 40 minutos. Servem-se quentes abertos ao meio e "borrados" com manteiga ou outra "guloseima" e com ch, pode enriquecer os "scones" misturando passas na hora de os amassar.

Pg. 38

==LIVRO DE RECEITAS==
- 200g -1 - 4 dl De Bolacha com cobertura de chocolate Lata de Leite condensado (200gr) De Natas Chantilly (q.b.)

Bolachas pisadas, um pouco grossas a que se mistura o leite e as natas, bem batidas sem acar. Enfeita-se depois de gelada, com chantilly e raspa de chocolate. As natas batidas com o acar e o chantilly.

- 600g - 300g - 200g - 100g -

De Mas Rainetas De Acar Canela (q.b.) De Farinha De Margarina Sal (q.b.)

Mas rainetas quanto baste, com o acar a gosto, mas cerca de 600g e acar cerca de 200g, e canela. Para a massa: 200g de farinha, 100g de acar e 100 de margarina e uma pitada de sal. Amassa-se, faz-se uma bola e deixa-se descansar, depois divide-se em duas partes, uma maior e outra mais pequena.

-6 -6 - 150g - 300g -

Claras colheres de sopa de Acar de miolo de Noz (moda) de Chantilly Manteiga e leo para untar (q.b.)

Forre um tabuleiro (30 x 15 cm) com papel vegetal e unte-o com manteiga. Numa tigela, bata as claras em castelo e junte-lhe depois o acar, aos poucos e batendo energicamente. Em seguida, misture o miolo de noz, deite no tabuleiro e alise. Leve a cozer, cerca de 5 minutos, em forno bastante quente. Quando pronta, retire, descole em volta e vire sobre uma folha de papel vegetal previamente untada com leo, com cuidado, tire o papel de forrar o tabuleiro e enrole a torta. Deixe a arrefecer e decore-a a gosto com chantilly e, se quiser, fio de ovos. Sugesto: Pode substituir as nozes por amndoas ou avels

- 12 - 150g -2 - 450g

Ovos De Coco ralado Colheres de sopa de Manteiga De Acar

Bate-se o acar com as gemas, as claras e a manteiga, junta-se o coco ralado e bate-se mais um pouco. Vai ao forno em tabuleiro untado de manteiga e forrado a papel vegetal, igualmente untado. Depois de cozido vira-se para um pano polvilhado de acar, enrola-se no sentido do comprimento e deixa-se arrefecer.

Pg. 39

==LIVRO DE RECEITAS== INGREDIENTES DA MASSA:


leo (q.b.) - 1 medida de Azeite - 1 casca de Limo - 1 medida de Farinha (igual de Azeite) -4 Ovos (q.b.)

INGREDIENTES DA COBERTURA:
-4 - 1/2 kg Claras de Acar

Deite-se num tacho "uma medida" de azeite ao qual se pode misturar leo, com uma casca de limo. Depois do azeite ferver e estar arrefecido, deita-se a "mesma medida" de farinha e bate-se bem. Em seguida deita-se a mesma medida de ovos e bate-se muito bem. Depois de bem batido e arrefecido deita-se a massa em "forminhas" bem untadas e vo ao forno. Entretanto arranja-se a cobertura com claras e acar, na medida de quatro claras para meio quilo de acar e com esta cobertura cobrem-se as cavacas depois de cozidas e vo novamente ao forno muito brando.

Pg. 40

==LIVRO DE RECEITAS==

NDICE
Receita
Batatada Couve-flor com molho soufl Massa para rissis Molho Bchamel Molho de escabeche Quadros para ch Queque de "Pat Brisse" Recheio de Creme de Bacalhau Sopa para o almoo

Pg.

2 2 2 3 3 3 4 4 5

Licor de Caf Licor de Canela Sumo de Laranja

6 6 6

Arroz valenciana Arroz de Pato feito com Frango Arroz de Salsichas no forno Bifes grelhados com Cebolada Bolos de Carne Bolos de Carne picada Coelho espanhola Coelho portuguesa

7 7 7 8 8 8 9 9

Pg. 41

==LIVRO DE RECEITAS==
Coelho em vinho Folhado com recheios Frango fogueto Frango na Pcara Galinha de Cabidela Galinha de fricass Galinha transmontana Iscas com Natas Lngua de Vaca com molho de tomate Macarro no forno Novilho estival (para 4 pessoas) Repolho recheado Rim de Vitela frito Rolo gostoso Tarte de Presunto

9 10 10 10 11 11 12 12 12 13 13 14 14 14 15

Baca Bacalhau "Tia Eduarda" Bacalhau com Natas Bacalhau de caldeirada fragateira Bacalhau mistrio Bacalhau podre Batatas com Bacalhau (patusca / Cloche) Camares amarelos Congro com molho de Tomate Empado de Bacalhau Empado de Pur com Bacalhau Lulas recheadas Pataniscas de Bacalhau Pataniscas de Bacalhau 2 Salada de Couve com Atum ou Sardinha Trutas em Vinha d'Alhos

16 16 16 17 17 17 18 18 18 19 19 19 20 20 20 21

Aletria doce Arroz doce com Ma Azevias Biscoitos Bolachas de Geleia e Coco Bolinhos "Maria Luiza" Bolo "Alcolico" Bolo "Mussolini" Bolo laia de mousse Bolo bom de Pscoa Bolo chique Bolo de gua

22 22 22 23 23 23 24 24 24 24 25 25 Pg. 42

==LIVRO DE RECEITAS==
Bolo de Bolachas Maria Bolo de Chocolate Bolo de Claras Bolo de Iogurte Bolo de Laranja Bolo de Leite com Canela Bolo diamante Bolo dourado recheado Bolo podre Bolo podre (outro modo) Bolo rpido de Frutas Bolo seis colheres Bolo simples Bolo suo Bolos de Milho Bolos de Pinhes Bolos de Requeijo Bolos econmicos Brigadeiros Brigadeiros (2) Cacete Creme de Natas Doce de Batatas com fios de Ovos Encharcada Farfias Fatias reais Ferraduras Filhs Filhs de Farinha e Abbora Leite de creme Leite de creme (outra modo) Marmlas Mousse de Chocolate Ngados Po-de-l de chocolate Po de Mel e Frutas Pssegos; Cerejas; (ou outra fruta) Pudim brasileira Pudim de Bananas Pudim de Caf Pudim de Coco Pudim de Laranja Pudim de Laranja (outra formula) Pudim de Ma Pudim de Po Queque Rissis doces Rodelas de Banana Russos Scones

25 25 26 26 26 26 27 27 27 28 28 29 29 29 29 30 30 30 30 31 31 31 31 32 32 32 32 33 33 33 34 34 34 34 35 35 35 36 36 36 36 37 37 37 37 38 38 38 38 39

Pg. 43

==LIVRO DE RECEITAS==
Sobremesa gelada Tarte de Ma Torta de Nozes com Chantilly Torta maravilhosa de coco Uma receita de "Cavacas"

39 39 40 40 40

Pg. 44

Potrebbero piacerti anche