Sei sulla pagina 1di 15

Audacity Os primeiros passos com o Audacity!

Joo Torres joao.torres@dgidc.min-edu.pt Milena Jorge milena.jorge@dgidc.min-edu.pt

Dezembro de 2009

O S PRIMEIROS PASSOS COM O A UDACITY

Contedo
1 Sobre este documento 2 O que o Audacity? 2.1 Onde posso obter o programa? . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2.2 Como instalar o programa no meu computador? . . . . . . . . . . . . . . . . . 2.3 Conhecer o programa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3 Mos obra 3.1 Importar uma msica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3.2 Cortar parte de uma msica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3.3 Inserir efeitos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3.4 Guardar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3.5 Exportar o som para um cheiro MP3 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3.6 Gravar voz com o Audacity . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3.7 Misturar o som da voz com msica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3.8 Ferramenta Envelope . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2 2 2 2 3 5 5 7 7 9 9 10 11 13

O S PRIMEIROS PASSOS COM O A UDACITY

Sobre este documento


Este documento no pretende ser um guia exaustivo do programa Audacity. Visa so-

mente reunir algumas notas que ajudem a comunidade escolar a fazer pequenos projectos, envolvendo som. Pode ser livremente copiado, alterado e distribudo ao abrigo da licena Creative Commons. Contou com as revises dos colegas Jos Palma e Jorge Borges a quem agradecemos o olhar crtico e sugestes apontadas.

O que o Audacity?
O Audacity um programa para edio de udio digital. livre e gratuito, de cdigo

fonte aberto e est disponvel para Mac OS X, Microsoft Windows e GNU/Linux. a opo certa para misturar e editar sons.

2.1

Onde posso obter o programa?

O programa pode ser descarregado gratuitamente da Internet em: http://audacity. sourceforge.net/download/

2.2

Como instalar o programa no meu computador?

Vamos partir do princpio que usa o sistema operativo Windows, e que opta pela verso 1.2.6, a mais estvel neste momento. Siga a ligao assinalada na Figura 1 (a) e na pgina seguinte; se est a utilizar Windows 98/ME/2000/XP/Vista, faa clique na ligao assinalada na Figura 1 (b). Caso no aparea automaticamente, a caixa de dilogo representada na Figura 2 (a) utilize a ligao realada na Figura 2 (b) para desencadear o processo de instalao. V dando as indicaes que lhe so pedidas no esquecendo de ler e aceitar os termos de utilizao referidos no ecr, e reproduzido na Figura 3 (a). Continue com o processo, indicando a pasta onde o programa dever ser instalado, sugere-se que aceite a indicada por defeito, e se devem ou no ser criados atalhos, no ambiente de trabalho. No m ser-lhe perguntado se pretende executar o programa, imediatamente. Responda armativamente

O S PRIMEIROS PASSOS COM O A UDACITY

e, na primeira vez que executar o programa, escolha a lngua em que este ir funcionar.

(a) Escolher o Sistema Operativo

(b) Continuar para descarregar

Figura 1: Processo de instalao (i)

(a) Caso no arranque de forma automtica


Figura 2: Processo de instalao (ii)

(b) clique em Executar

2.3

Conhecer o programa

O ambiente de trabalho do Audacity est representado na Figura 4. Vejamos algumas das reas principais. Nas zonas destacadas com (A) e (C) temos Barras de Edio que contm ferramentas que permitem, por exemplo, alterar, seleccionar, copiar, apagar, etc. Em (B) temos a barra de controlo udio com ferramentas para controlar o som que ouvimos ou gravamos. Podemos comear a tocar, pausar, movimentar-nos para o incio ou para o m de uma faixa em que estejamos a trabalhar.

O S PRIMEIROS PASSOS COM O A UDACITY

(a) Leia e aceite as condies, para poder continuar

(b) Parabns, o Audacity j est instalado!

Figura 3: Processo de instalao (iii)

Na zona destacada com (D) temos a faixa udio propriamente dita. Estas faixas representam, gracamente, os sons. Veremos mais frente que podem existir vrias.

Figura 4: A interface do programa

O S PRIMEIROS PASSOS COM O A UDACITY

3
3.1

Mos obra
Importar uma msica

Vamos supor que tem uma msica em formato MP3 da qual pretende extrair uma pequena parte. (Note que pode obter msicas, gratuita e legalmente, em diversos stios na Internet, como por exemplo http://www.lastfm.com.br/). O primeiro passo ser importar essa msica para o Audacity. Aceda ao menu Projecto e a opo Importar udio (ver Figura 5). Escolha, agora, no seu disco rgido ou em qualquer outro suporte, o cheiro que contm a msica a importar.

Figura 5: Importar uma msica

Se tudo correu bem, o Audacity, ter importado o cheiro e apresenta um aspecto semelhante ao do representado na Figura 6. Repare que agora j temos uma faixa de som, neste caso, em duplicado, uma vez que se trata de uma msica em estreo e, por isso, com dois canais. Utilize agora o boto destacado com a letra (A) na Figura 6(A) para ouvir o som importado. Poder, a qualquer momento, parar o som utilizando o boto de controle destacado na mesma gura com a letra (B). Se reparar, enquanto a faixa executada, na zona destacada com a letra (C) na Figura 6(a) existem umas barras verdes que indicam o nvel de som que est a ser reproduzido, como se pode ver melhor na Figura 6(b). Tambm nessa imagem foi destacada uma barra ver-

O S PRIMEIROS PASSOS COM O A UDACITY

tical que se desloca na faixa e nos indica o local correspondente ao som reproduzido em cada momento.

(a) Tocar uma msica


Figura 6: Reproduo de sons

(b) Efeitos visuais

Se analisarmos a representao grca do som podemos notar partes diferentes na msica. No caso representado vemos, por exemplo, que aos 17 segundos o nvel do som aumenta signicativamente.

O S PRIMEIROS PASSOS COM O A UDACITY

3.2

Cortar parte de uma msica

Figura 7: Cortar uma parte do som

Vamos cortar uma parte da msica; para isso utilizamos a ferramenta em destaque na Figura 7 [A], seleccionamos a parte que nos interessa e, utilizando a ferramenta destacada com a letra [C], na mesma gura, cortamos toda a rea, excepo da rea escolhida. Repare que com as ferramentas ao lado da destacada podemos, por exemplo, cortar a rea seleccionada, copiar, colar uma rea previamente copiada ou mesmo silenciar parte da msica. Se tudo correu bem, devemos ter, agora, apenas alguns segundos da msica original. No entanto, muito provvel que comece muito alto e que acabe abruptamente.

3.3

Inserir efeitos

Vamos querer que o som se inicie e termine com suavidade.

O S PRIMEIROS PASSOS COM O A UDACITY

Para isso, teremos que adicionar alguns efeitos, utilizando o menu Efeitos como se pode observar na Figura 8. Aplicaremos um efeito de Fade in no incio da msica e um efeito de Fade Out no m. Estes efeitos faro com que o som v aumentando de volume, gradualmente, no incio da faixa musical e v diminuindo no m, do mesmo modo. Comece por seleccionar alguns segundos da faixa (utilize, mais uma vez, a ferramenta [A] destacada na Figura 7) e depois, no menu Efeitos seleccione a opo Fade In . Repita o processo aplicando o efeito Fade Out a alguns segundos do m.

Figura 8: Efeito Fade Out

Reproduza, agora, a faixa e veja se cou como desejava. Se no conseguiu, na primeira tentativa, lembramos que o Audacity, como a maioria dos aplicativos, permite ir anulando (Undo ) os ltimos passos dados. Assim, poder sempre voltar atrs e refazer. Reparou na quantidade de efeitos do menu? Estes efeitos permitem alterar a frequncia, amplicar, distorcer, normalizar. . . uma questo de experimentar.

O S PRIMEIROS PASSOS COM O A UDACITY

3.4

Guardar

Temos que distinguir dois tipos de gravao. Podemos gravar (Salvar) o projecto para voltar a ser trabalhado mais tarde; para isso, vamos ao menu Arquivo e escolhemos a opo Salvar Projecto. Mas, depois de terminado, vamos tambm querer gravar a nossa faixa de som num formato que seja audvel noutros programas de udio. Para isso vamos exportar o projecto para WAV ou MP3. As duas opes existem no menu Arquivo. O formato WAV um formato no comprimido, o que signica que o som manter toda a qualidade, mas sero gerados cheiros grandes. O formato MP3 permite compactar os dados, tornando os cheiros mais pequenos.

3.5

Exportar o som para um cheiro MP3

O Audacity no exporta directamente para MP3, por questes de Licenciamento. Para isso precisa de um cheiro lame_enc.dll que pode ser descarregado da Internet1 . Se escrever o nome do cheiro num motor de busca encontrar locais de onde o pode descarregar. Para que o Audacity grave no formato MP3 responda Sim questo que lhe colocada e, depois de ter gravado no seu computador o cheiro lame_enc.dll indique, quando lhe for perguntado, o local onde aquele pode ser acedido. Se tudo resultou, ter agora um cheiro de udio, em formato MP3, apenas com parte da msica inicial do cheiro original.
1

Por exemplo aqui http://www.dll-files.com/dllindex/dll-files.shtml?lame_enc

O S PRIMEIROS PASSOS COM O A UDACITY

Figura 9: Gravar em Mp3

3.6

Gravar voz com o Audacity

Vamos agora gravar a nossa prpria voz e, depois, mistur-la com uma msica de fundo. Para capturarmos som teremos que ter um microfone. A maioria dos computadores portteis tm j microfone incorporado. No entanto, para obter melhores resultados,

aconselha-se a utilizao de um microfone externo para computador. Comece ento por abrir um novo projecto. Repare que na barra destacada na Figura 4, com a letra B, temos um boto com uma bola encarnada igual que j estamos habituados a associar ao processo de gravao. Comece por fazer clique nesse boto e fale para o microfone. Se o som estiver a ser captado aparecem umas barras encarnadas na zona destacada na Figura 10 e comear a aparecer a representao grca do som que estamos a gravar. Para parar a gravao utilize o boto que tem um quadrado amarelo no seu interior. Tente reproduzir o som para ver se tudo funciona e certique-se de que est a conseguir bons resultados. Agora poder cortar zonas que, eventualmente, tenham cado mal, marcando-as e utilizando a ferramenta em forma de tesoura. Imagine, por exemplo, que hesitou e s comeou a falar alguns segundos depois de comear a gravar. . . Poder eliminar esses segundos pelo

10

O S PRIMEIROS PASSOS COM O A UDACITY

processo descrito anteriormente. (ver seco 3.2 na pgina 7)

Figura 10: Gravar a prpria voz

3.7

Misturar o som da voz com msica

vai agora importar uma msica para o seu projecto pelo processo descrito na pgina 5. Se tudo correu bem dever ter agora, em vez de uma, trs faixas de udio como na Figura 11. A primeira a sua voz e as duas outras a msica que importou e que, por ser em estreo, ocupa duas faixas. Quando tocar o som, ouvir uma mistura da sua voz com a msica importada. Pode utilizar os botes em destaque na primeira das faixas (Figura 11) para ouvir apenas essa faixa de som (Solo) ou para ouvir todas as outras menos esta (Mudo). Pode tambm controlar, isoladamente, o volume de cada faixa com o selector abaixo desses botes. Pode ainda ampliar ou reduzir a representao grca do som com os botes em forma de lupa destacados na Figura 11.

11

O S PRIMEIROS PASSOS COM O A UDACITY

Figura 11: Gravar a prpria voz

Repare que a msica tem uma durao maior que o som da voz que gravmos. Pode, portanto, pelo processo descrito anteriormente, copiar excertos da msica de modo a obter a parte que pretende sobrepor voz. Consegue, assim, algo parecido com o representado na Figura 12. Pode utilizar, agora, a ferramenta em destaque nessa gura, para sincronizar os dois sons.

12

O S PRIMEIROS PASSOS COM O A UDACITY

Figura 12: Sincronizar os sons

3.8

Ferramenta Envelope

Durante uma narrao podem existir pausas e, por isso, podemos aumentar o volume da msica de fundo. Noutras situaes poderemos querer destacar a voz, baixando o volume da msica que acompanha a narrao. Podemos conseguir esse efeito com a ferramenta Envelope, destacada na Figura 13. No se esquea de ir gravando o seu projecto e, no m, exportar o resultado para WAV ou para MP3, como descrito na pgina 9. Bons sons. . .

13

O S PRIMEIROS PASSOS COM O A UDACITY

Figura 13: Ferramenta Envelope

14

Potrebbero piacerti anche