Sei sulla pagina 1di 60

Presidncia da Repblica Secretaria Especial de Direitos Humanos

Ministrio da Educao SEIF SEMTEC SEED SEESP

tica e Cidadania
construindo valores na escola e na sociedade

Mdulo 3 Direitos Humanos

Programa de Desenvolvimento Profissional Continuado

Brasilia - 2004

Presidente da Repblica Luiz Incio-Lula da Silva Ministro da Educao Tarso Genro Secretaria de Educao Infantil e Fundamental - SEIF Francisco das Chagas Fernandes Secretaria de Educao Mdia e Tecnolgica - SEMTEC Antonio Ibaez Ruiz Secretaria de Educao a Distncia - SEED Marcos Dantas Secretaria de Educao Especial - SEESP Claudia Pereira Dutra Departamento de Polticas Educacionais da SEIF Lucia Helena Lodi

Coordenadora-Geral: Lucia Helena Lodi Coordenadoras: jane Cristina da Silva e Lucineide Bezerra Dantas Elaborao: Cristina Sati de Oliveira Ptaro, Ulisses F. Arajo e Valria Amorim Arantes Consultoria: Ulisses F. Arajo Agradecimentos: Alberto Santos, Josi Anne Paz e Paz, Maria ngela T. Costa e Silva, Jean Paraso Alves, Cleyde de Alencar Tormena e Maria leda Costa Diniz Reviso: Eliana da Rocha Vieira Tutto il mondo Impresso: TEXFORM (82) 322-1122

Esplanada dos Ministrios, Bloco L, 5 andar - Braslia-DF CEP 70047-900 E-mail: eticaecidadania@mec.gov.br

Dados Internacionais de Catalogao na Publicao (CIP) Centro de Informao e Biblioteca em Educao (CIBEC) E84e tica e cidadania: construindo valores na escola e na sociedade/coordenadora-geral: Lucia Helena Lodi. - Braslia: Secretaria Especial dos Direitos Humanos: Ministrio da Educao, SEIF, SEMTEC, SEED, 2003. 6 v.: il. Programa de Desenvolvimento Profissional Continuado. Plano da obra: Introduo; mdulo 1 : tica; mdulo 2: Convivncia democrtica; mdulo 3: Direitos humanos; mdulo 4: Incluso social; mdulo 5: Informaes bibliogrficas e documentais. 1. tica. 2. Cidadania. 3. Direitos humanos. 4. Incluso social. 5. Programa tica e Cidadania construindo valores na escola e na sociedade. I. Lodi, Lcia Helena. II. Programa de Desenvolvimento Profissional Continuado. lII. Brasil. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. IV. Brasil. Secretaria de Educao Infantil e Fundamental. V. Brasil. Secretaria de Educao Mdia e Tecnolgica. VI. Brasil. Secretaria de Educao a Distncia. VII. Ttulo. CDU: 37.014.252:17 ISBN 85-98171-03-4

Mdulo 3

Direitos Humanos

Sumrio
Introduo Direitos humanos e cidadania A maior inveno do sculo: os direitos humanos Relato de experincia: direito educao e qualidade de ensino O Estatuto da Criana e do Adolescente 7 11 19 33 63

Introduo

Direitos Humanos

O Artigo XXVI da Declarao Universal dos Direitos Humanos estabelece que a educao um direito de todas as pessoas e tem por objetivo o pleno desenvolvimento da personalidade humana e o fortalecimento do respeito aos direitos humanos e s liberdades fundamentais.

A escola tem uma grande responsabilidade tica na implementao desse documento, que fruto de um pacto internacional consolidado em 1948 no mbito da

Organizao das Naes Unidas.

E os educadores

comprometidos com a justia social e com a construo da cidadania e da democracia devem considerar seus princpios na organizao do trabalho educativo.

A construo da democracia exige desenvolver uma cultura de direitos humanos, buscando a formao de pessoas ativas e crticas, conscientes de seu papel social e atuantes eticamente e politicamente.

Compartilhando tais pressupostos, o Programa tica e Cidadania pensa que o Frum Escolar de tica e de Cidadania pode ajudar cada comunidade a implementar aes que levem justia social e formao tica e cidad das futuras geraes. Atuando nessa direo, cada comunidade trar sua contribuio para a construo de uma nova sociedade, que condena as mais diversas formas de excluso social.

O conhecimento e reconhecimento dos direitos e deveres aludidos no Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA), assim como a luta cotidiana por seu cumprimento, fazem parte da construo dessa cultura de direitos humanos. Estudar a trajetria desse documento, assim como sua situao atual no Brasil e as perspectivas futuras, ser um dos eixos fundamentais deste programa.

Temticas sociais como segurana, violncia, seguridade social, meio ambiente, pblicas tambm moradia, sade e polticas no foco das indicaes

estaro

bibliogrficas e estratgicas.

Enfim, os recursos didticos, textos, vdeos e materiais que comporo este mdulo do Programa tica e Cidadania visam a instrumentalizar os membros do frum na formao tica, social e poltica de todos os membros da comunidade escolar, na expectativa de que os trabalhos desenvolvidos se irradiem para a comunidade externa escola.

Direitos Humanos e Cidadania

Direitos Humanos

O que so direitos humanos? O texto do jurista Dalmo de Abreu Dallari, transcrito no item "Sugesto de estratgias de trabalho" ajuda a compreender os significados dos direitos humanos e seus princpios de igualdade de direitos, respeitadas as diferenas entre as pessoas, de liberdade e de solidariedade. um texto que nos permitir entender essa temtica, to cara democracia e justia social.

DALLARI, D. Direitos humanos e cidadania. So Paulo: Moderna, 1998. p.7-9.

Direitos humanos: noo e significado

A expresso "direitos humanos" uma forma abreviada de mencionar os direitos fundamentais da pessoa humana. Esses direitos so

considerados fundamentais porque sem eles a pessoa humana no consegue existir ou no capaz de se desenvolver e de participar

plenamente da vida. Todos os seres humanos devem ter asseguradas, desde o nascimento, as condies mnimas necessrias para se tornarem teis humanidade, como tambm devem ter a possibilidade de receber os benefcios que a vida em sociedade pode proporcionar. Esse conjunto de condies e de possibilidades associa as caractersticas naturais dos seres humanos, a capacidade natural de cada pessoa e os meios de que a pessoa pode valer-se como resultado da organizao social. a esse conjunto que se d o nome de direitos humanos.

Para entendermos com facilidade o que significam direitos humanos, basta dizer que tais direitos correspondem a necessidades essenciais da pessoa humana. Trata-se daquelas necessidades que so iguais para todos os seres humanos e que devem ser atendidas para que a pessoa possa viver com a dignidade que deve ser assegurada a todas as pessoas. Assim, por exemplo, a

vida um direito humano fundamental, porque sem ela a pessoa no existe. Ento, a preservao da vida uma necessidade de todas as pessoas humanas. Mas, observando como so e como vivem os seres humanos, vamos percebendo a existncia de outras necessidades que so tambm fundamentais, como a alimentao, a sade, a moradia, a educao, e tantas outras coisas.

Pessoas com valor igual, mas indivduos e culturas diferentes

No difcil reconhecer que todas as pessoas humanas tm aquelas necessidades e por esse motivo, como todas as pessoas so iguais - uma no vale mais do que a outra, uma no vale menos do que a outra reconhecemos tambm que todos devem ter a possibilidade de satisfazer aquelas necessidades.

Um ponto deve ficar claro, desde logo: a afirmao da igualdade de todos os seres humanos no quer dizer igualdade fsica nem intelectual ou psicolgica. Cada pessoa humana tem sua individualidade, sua personalidade, seu modo prprio de ver e de sentir as coisas. Assim, tambm, os grupos sociais tm sua cultura prpria, que resultado de condies naturais e sociais. Um grupo humano que sempre viveu perto do mar ser diferente daquele que vive, tradicionalmente, na mata, na montanha ou numa regio de plancies. Do mesmo modo, os costumes e as relaes sociais da populao de uma grande metrpole no sero os mesmos da populao de uma cidadezinha pobre do interior, distante e isolada dos grandes centros. Da mesma forma, ainda, a cultura de uma populao predominantemente catlica ser diferente da cultura de uma populao muulmana ou budista.

Em tal sentido as pessoas so diferentes, mas continuam todas iguais como seres humanos, tendo as mesmas necessidades e faculdades essenciais. Disso decorre a existncia de direitos fundamentais, que so iguais para todos.

Direitos humanos: faculdade de pessoas livres

Todas a pessoas nascem essencialmente iguais e, portanto, com direitos iguais. Mas ao mesmo tempo que nascem iguais todas as pessoas nascem livres. Essa liberdade est dentro delas, em sua inteligncia e conscincia. E evidente que

todos os seres humanos acabaro sofrendo as influncias da educao que receberem e do meio social em que viverem, mas isso no elimina sua liberdade essencial. por isso que muitas vezes uma pessoa mantm um modo de vida at certa idade e depois muda completamente. Essa pessoa estava vivendo sob certas influncias mas continuava livre e num determinado momento decidiu usar sua liberdade para mudar de rumo.

Uma conseqncia disso que no podemos obrigar uma pessoa a usar de todos os seus direitos, pois preciso respeitar a liberdade, que tambm um direito fundamental da pessoa humana. Mas indispensvel que todos tenham, concretamente, a mesma possibilidade de gozar dos direitos fundamentais. Por esse motivo dizemos que gozar de um direito uma faculdade da pessoa humana, no uma obrigao.

Assim, pois, preciso Ter sempre em conta que todas as pessoas nascem com os mesmos direitos fundamentais. No importa se a pessoa homem ou mulher, no importa onde a pessoa nasceu nem a cor de sua pele, no importa se a pessoa rica ou pobre, como tambm no so importantes o nome da famlia, a profisso, a preferncia poltica ou a crena religiosa. Os direitos humanos fundamentais so os mesmos para todos os seres humanos. E esses direitos continuam existindo mesmo para aqueles que cometem crimes ou praticam atos que prejudicam as pessoas ou a sociedade. Nesses casos, aquele que praticou o ato contrrio ao bem da humanidade deve sofrer a punio prevista numa lei j existente, mas sem esquecer que o criminoso ou quem praticou um ato anti-social continua a ser uma pessoa humana.

Direitos humanos, dignidade da pessoa e solidariedade

Para os seres humanos no pode haver coisa mais valiosa do que a pessoa humana. Essa pessoa, por suas caractersticas naturais, por ser dotada de inteligncia, conscincia e vontade, por ser mais do que uma simples poro de matria, tem uma dignidade que a coloca acima de todas as coisas da natureza. Mesmo as teorias chamadas materialistas, que no querem aceitar a espiritualidade da pessoa humana, sempre foram foradas a reconhecer que existe em todos os seres humanos uma parte no-material. Existe uma dignidade inerente condio humana, e a preservao dessa dignidade faz parte dos direitos humanos.

O respeito pela dignidade da pessoa humana deve existir sempre, em todos os lugares e de maneira igual para todos. O crescimento econmico e o progresso material de um povo tm valor negativo se forem conseguidos custa de ofensas dignidade de seres humanos. O sucesso poltico ou militar de uma pessoa ou de um povo, bem como o prestgio social ou a conquista de riquezas, nada disso vlido ou merecedor de respeito se for conseguido mediante ofensas dignidade e aos direitos fundamentais dos seres humanos.

No ano de 1948 a Organizao das Naes Unidas (ONU) aprovou a Declarao Universal dos Direitos Humanos, que diz em seu artigo primeiro que "todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos". Alm disso, segundo a Declarao, todos devem agir, em relao uns aos outros, "com esprito de fraternidade". A pessoa consciente do que e do que os outros so, a pessoa que usa sua inteligncia para perceber a realidade, sabe que no teria nascido e sobrevivido sem o amparo e a ajuda de muitos. E todos, mesmo os adultos saudveis e muito ricos, podem facilmente perceber que no podem dispensar a ajuda constante de muitas pessoas, para conseguirem satisfazer suas necessidades bsicas. Existe, portanto, uma solidariedade natural, que decorre da fragilidade da pessoa humana e que deve ser completada com o sentimento de solidariedade.

A est o ponto de partida para a concepo bsica dos direitos humanos neste final de milnio. Se houver respeito aos direitos humanos de todos e se houver solidariedade, mais do que egosmo, no relacionamento entre as pessoas, as injustias sociais sero eliminadas e a humanidade poder viver em paz.

Sugestes de estratgias de trabalho


Com a leitura desse texto, pretende-se introduzir os significados do que se denomina "direitos humanos". Compreender esses pressupostos ser fundamental para as atividades posteriores do Frum Escolar de tica e de Cidadania, pois, de maneira direta ou indireta, todos os quatro mdulos que compem esse programa fundamentam-se nos princpios de direitos humanos.

O texto pode ser lido no incio da reunio e gerar reflexes individuais ou coletivas sobre seus pressupostos:

O que so direitos humanos? Por que se fala de igualdade de direitos? E as diferenas entre as pessoas e as culturas? O que a liberdade das pessoas? O que pressupe a dignidade da pessoa humana? Por que falar de solidariedade em direitos humanos?

O exerccio da solidariedade um bom incio para mobilizar a comunidade escolar sobre a importncia dos direitos humanos e sobre o papel do frum na escola. Por isso, sugerimos que, aps a discusso anterior, os membros do Frum Escolar de tica e de Cidadania dediquem-se a identificar uma rea em que a comunidade local esteja enfrentando dificuldades e organizem uma campanha para combater o problema.

O tema pode ser a fome, hbitos alimentares, transporte pblico, desnutrio infantil, problemas com o meio ambiente, altos ndices de dengue e tantas outras dificuldades de cada comunidade em nosso pas.

Com a mobilizao de alunos e alunas, professores e moradores do bairro, pode ser feita uma campanha de arrecadao de alimentos ou roupas, de limpeza das ruas e crregos do bairro - enfim, uma campanha para enfrentamento do problema detectado. Tal campanha, que pode durar 2 semanas, 1 ms ou at mesmo ser permanente, ajudar a criar uma imagem positiva e de atuao social do frum junto comunidade e poder abrir perspectivas para trabalhos futuros que envolvam a comunidade.

Alm disso, contribuir para que a comunidade escolar entenda o que so direitos humanos e como o coletivo pode atuar solidariamente para atender s necessidades mais prementes das pessoas.

A maior inveno do sculo: os direitos humanos

Direitos Humanos

Para introduzir o tema dos direitos humanos e a histria da Declarao Universal dos Direitos Humanos, sugerimos a leitura do texto "tica e cidadania", que apresentamos a seguir. Em linguagem bastante acessvel, o texto fornece informaes sobre esse documento e seus fundamentos na luta pela cidadania democrtica. Sua leitura deve ser complementada pela leitura do texto completo da Declarao Universal dos Direitos Humanos, que transcrevemos na seqncia.

FUNDAO VICTOR CIVITA. tica e cidadania. In: Ofcio do professor, aprender mais para ensinar melhor. So Paulo, 2002. v. 8, p. 12-17.

O sculo XX acabou de se encerrar. Um tempo de grandes conquistas e transformaes. Um

periodo de violncia extrema e fatos histricos assustadores - muitas guerras, massacre de populaes e brutalidades diversas. Ms foi tambm o sculo do automvel, da televiso, das viagens espaciais, do desaparecimento da

escravido nas Amricas e na Europa, da proteo s crianas e adolescentes, do ingresso das mulheres no mercado de trabalho.

Um sculo, enfim, que presenciou conquistas e atrasos lado a lado e que, de modo geral, pode ser dividido em duas partes: antes e depois da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

O resultado dessa guerra foi o surgimento de um mundo totalmente diferente daquele que se conhecia at ento. A poltica, a geografia, a economia, a cultura, as artes, as sociedades, enfim, nunca mais seriam as mesmas a partir daquele momento.

Um fato marcante do ps-guerra, j em 1945, foi a criao de um rgo internacional voltado promoo da paz mundial: a Organizao das Naes Unidas (ONU). Criava-se formalmente uma espcie de juiz nico para as disputas entre os diferentes pases e povos.

Uma das primeiras tarefas da O N U foi a elaborao de um documento histrico, que tentasse acabar de vez com o desrespeito aos direitos bsicos do ser humano. Uma espcie de grande acordo, para evitar a repetio de todos os horrores da guerra recm-terminada. Nascia assim a Declarao Universal dos Direitos Humanos, concluda em 1948.

O objetivo principal desse documento a ampliao do respeito aos direitos e liberdades fundamentais de todos, sem qualquer exceo. As promessas da Declarao, porm, ainda no foram postas em prtica integralmente, uma vez que ainda h desrespeito aos direitos humanos em todas as partes do mundo, inclusive no Brasil. Mas no se trata, de forma alguma, de um documento sem importncia. Ao contrrio, as principais constituies (o conjunto de leis bsicas) dos pases democrticos seguem os princpios e valores por ela adotados. Isso, porque no h democracia sem respeito aos' direitos humanos.

Se vivemos hoje num mundo mais livre do que o de nossos pais e avs, devemos esses avanos, pelo menos em parte, Declarao Universal dos Direitos Humanos. Sem dvida, essa foi a maior inveno do sculo XX.

E quais so esses direitos?

Preste bastante ateno! Conhec-los fundamental para todos, porque eles no podem ser tirados de ningum, sob nenhuma hiptese; o primeiro passo para o exerccio da cidadania democrtica. O segundo, no nosso caso, ensin-los aos outros.

Ser cidado: realizar direitos e deveres

Liberdade, igualdade e fraternidade: eis os trs princpios, isto , os pontos de partida da Declarao Universal dos Direitos Humanos.

Dentre eles, o primeiro princpio - a liberdade - refere-se idia de que qualquer forma de escravido inaceitvel. Todos nascem livres, e assim devem permanecer por toda a vida. medida que nossos direitos (e nossos deveres) so reconhecidos e realizados cotidianamente, tornamo-nos cada vez mais livres.

Se a idia de liberdade bem conhecida hoje, o mesmo no acontece com o princpio da igualdade. A idia de que nascemos iguais, embora sejamos to diferentes uns dos outros, ainda algo difcil de ser compreendido nos dias atuais.

O princpio da igualdade entre os homens tem sua origem na religio crist e mais tarde foi retomado na Revoluo Francesa.

Somos todos iguais como seres humanos. Por isso devemos combater qualquer forma de discriminao e de arrogncia, agindo solidariamente uns com os outros. Eis o terceiro princpio fundamental da Declarao Universal dos Direitos Humanos. Liberdade, igualdade e fraternidade: os trs pilares de uma vida em comum justa e digna.

A Declarao Universal dos Direitos Humanos est dividida em quatro partes e conta com trinta artigos - como se fossem trinta mandamentos. Veja alguns deles.

Ningum poder ser submetido a tortura ou tratamento desumano, ou sequer ser preso sem provas; Toda pessoa acusada de um crime deve ser considerada inocente at o momento em que se prove sua culpa; direito de todos locomover-se livremente ou, ento, fixar residncia onde bem entender; Todos os maiores de dade tm direito de se casar, ou de se separar daquele com quem se casou, ou ainda de no se casar se assim preferirem; Tambm so livres para escolher e professar sua crena ou religio, assim como so plenamente livres para expressar suas opinies; Da mesma forma que todos tm direito a escolher livremente sua forma de trabalho, todos tm direito ao descanso e ao lazer; Todos tm direito educao fundamental, obrigatria e gratuita.

Os "mandamentos" da Declarao Universal dos Direitos Humanos so a fonte da idia que nos interessa mais de perto: a de cidadania.

Vale lembrar que cidadania um caminho de ida e volta, isto , concede direitos e exige deveres ao mesmo tempo. O direito vida implica o dever de no matar. O direito liberdade, o dever de no escravizar. O direito igualdade, o dever de no discriminar. E assim por diante.

Em outras palavras, a pessoa que teve suas necessidades atendidas fica comprometida com a comunidade e, em especial, com os outros que no tiveram as mesmas chances. Pois no h justia social verdadeira se ela no se estender a todos.

DECLARAO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS


Assemblia Geral proclama:

A presente Declarao Universal dos Direitos Humanos como o ideai comum a ser atingido por todos os povos e todas as naes, com o objetivo de que cada indivduo e cada rgo da sociedade, tendo sempre em mente esta Declarao, se esforce, atravs do ensino e da educao, por promover o respeito a esses direitos e liberdades, e, pela adoo de medidas progressivas de carter nacional e internacional, por assegurar o seu reconhecimento e a sua observncia universais e efetivos, tanto entre os povos dos prprios EstadosMembros, quanto entre os povos dos territrios sob sua jurisdio.

Artigo I - Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. So dotadas de razo e conscincia e devem agir em relao umas s outras com esprito de fraternidade.

Artigo II - Toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidas nesta Declarao, sem distino de qualquer espcie, seja de raa, cor, sexo, lngua, religio, opinio poltica ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condio.

No ser tampouco feita qualquer distino fundada na condio poltica, jurdica ou internacional do pas ou territrio a que pertena uma pessoa, quer se trate de um territrio independente, sob tutela, sem governo prprio, quer sujeito a qualquer outra limitao de soberania. Artigo lII - Toda pessoa tem direito vida, liberdade e segurana pessoal. Artigo IV - Ningum ser mantido em escravido ou servido; a escravido e o trfico de escravos sero proibidos em todas as suas formas. Artigo V - Ningum ser submetido a tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante. Artigo VI - Toda pessoa tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecida como pessoa perante a lei. Artigo VII - Todos so iguais perante a lei e tm direito, sem qualquer distino, a igual proteo da lei. Todos tm direito a igual proteo contra qualquer discriminao que viole a presente Declarao e contra qualquer incitamento a tal discriminao.

Artigo VIII - Toda pessoa tem direito a receber dos tribunais nacionais competentes remdio efetivo para os atos que violem os direitos fundamentais que lhe sejam reconhecidos pela constituio ou pela lei.

Artigo IX - Ningum ser arbitrariamente preso, detido ou exilado.

Artigo X - Toda pessoa tem direito, em plena igualdade, a uma audincia justa e pblica por parte de um tribunal independente e imparcial, para decidir de seus direitos e deveres ou do fundamento de qualquer acusao criminal contra ele.

Artigo XI 1. Toda pessoa acusada de um ato delituoso tem o direito de ser presumida inocente at que a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei, em julgamento pblico no qual lhe tenham sido asseguradas todas as garantias necessrias sua defesa.

2. Ningum poder ser culpado por qualquer ao ou omisso que, no momento, no constituam delito perante o direito nacional ou internacional. Tampouco ser imposta pena mais forte do que aquela que, no momento da prtica, era aplicvel ao ato delituoso.

Artigo XII - Ningum ser sujeito a interferncias na sua vida privada, na sua famlia, no seu lar ou na sua correspondncia, nem a ataques sua honra e reputao. Toda pessoa tem direito proteo da lei contra tais interferncias ou ataques.

Artigo XIII 1. Toda pessoa tem direito liberdade de locomoo e residncia dentro das fronteiras de cada Estado. 2. Toda pessoa tem o direito de deixar qualquer pas, inclusive o prprio, e a este regressar.

Artigo XIV 1. Toda pessoa, vtima de perseguio, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros pases. 2. Este direito no pode ser invocado em caso de perseguio legitimamente motivada por crimes de direito comum ou por atos contrrios aos propsitos e princpios das Naes Unidas.

Artigo XV 1 . Toda pessoa tem direito a uma nacionalidade. 2. Ningum ser arbitrariamente privado de sua nacionalidade, nem do direito de mudar de nacionalidade.

Artigo XVI - Os homens e mulheres de maior idade, sem qualquer restrio de raa, nacionalidade ou religio, tm o direito de contrair matrimnio e fundar uma famlia. Gozam de iguais direitos em relao ao casamento, sua durao e sua dissoluo. 1. O casamento no ser vlido seno como o livre e pleno consentimento dos nubentes. 2. A famlia o ncleo natural e fundamental da sociedade e tem direito proteo da sociedade e do Estado.

Artigo XVII 1. Toda pessoa tem direito propriedade, s ou em sociedade com outros 2. Ningum ser arbitrariamente privado de sua propriedade.

Artigo XVIII - Toda pessoa tem direito liberdade de pensamento, conscincia e religio; este direito inclui a liberdade de mudar de religio ou crena e a liberdade de manifestar essa religio ou crena, pelo ensino, pela prtica, pelo culto e pela observncia, isolada ou coletivamente, em pblico ou em particular.

Artigo XIX - Toda pessoa tem direito liberdade de opinio e expresso; este direito inclui a liberdade de, sem interferncia, ter opinies e de procurar, receber e transmitir informaes e idias por quaisquer meios e

independentemente de fronteiras.

Artigo XX 1. Toda pessoa tem direito liberdade de reunio e associao pacficas. 2. Ningum pode ser obrigado a fazer parte de uma associao.

Artigo XXI 1. Toda pessoa tem o direito de tomar parte no governo de seu pas, diretamente ou por intermdio de representantes livremente escolhidos. 2. Toda pessoa tem igual direito de acesso ao servio pblico do seu pas. 3. A vontade do povo ser a base da autoridade do governo; esta vontade ser expressa em eleies peridicas e legtimas, por sufrgio universal, por voto secreto ou processo equivalente que assegure a liberdade de voto.

Artigo XXII - Toda pessoa, como membro da sociedade, tem direito segurana social e realizao, pelo esforo nacional, pela cooperao internacional de acordo com a organizao e recursos de cada Estado, dos direitos econmicos, sociais e culturais indispensveis sua dignidade e ao livre desenvolvimento da sua personalidade.

Artigo XXIII 1. Toda pessoa tem direito ao trabalho, livre escolha de emprego, a condies justas e favorveis de trabalho e proteo contra o desemprego. 2. Toda pessoa, sem qualquer distino, tem direito a igual remunerao por igual trabalho.

3. Toda pessoa que trabalha tem direito a uma remunerao justa e satisfatria, que lhe assegure, assim como sua famlia, uma existncia compatvel com a dignidade humana, e a que se acrescentaro, se necessrio, outros meios de proteo social. 4. Toda pessoa tem direito a organizar sindicatos e a neles ingressar para a proteo de seus interesses.

Artigo XXIV - Toda pessoa tem direito a repouso e lazer, inclusive a limitao razovel das horas de trabalho e a frias peridicas remuneradas.

Artigo XXV 1. Toda pessoa tem direito a um padro de vida capaz de assegurar a si e a sua famlia sade e bem-estar, inclusive alimentao, vesturio, habitao, cuidados mdicos e os servios sociais indispensveis, e direito segurana em caso de desemprego, doena, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistncia em circunstncias fora de seu controle. 2. A maternidade e a infncia tem direito a cuidados e assistncia especiais. Todas as crianas, nascidas dentro ou fora de matrimnio, gozaro da mesmo proteo social.

Artigo XXVI 1. Toda pessoa tem direito instruo. A instruo ser gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instruo elementar ser obrigatria. A instruo tcnico-profissional ser acessvel a todos, bem como a instruo superior, esta baseada no mrito. 2. A instruo ser orientada no sentido do pleno desenvolvimento da personalidade humana e do fortalecimento do respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais. A instruo promover a compreenso, a tolerncia e a amizade entre todas as naes e grupos raciais ou religiosos, e coadjuvar as atividades das Naes Unidas em prol da manuteno da paz. 3. Os pais tm prioridade de direito na escolha do gnero de instruo que ser ministrada a seus filhos.

Artigo XXVII 1. Toda pessoa tem o direito de participar livremente da vida cultural da comunidade, de fruir as artes e de participar do processo cientfico e de seus benefcios.

2. Toda pessoa tem direito proteo dos interesses morais e materiais decorrentes de qualquer produo cientfica, literria ou artstica da qual seja autor.

Artigo XXVIII -Toda pessoa tem direito a uma ordem social e internacional em que os direitos e liberdades estabelecidos na presente Declarao possam ser plenamente realizados.

Artigo XXIX 1. Toda pessoa tem deveres para com a comunidade, em que o livre e pleno desenvolvimento de sua personalidade possvel. 2. No exerccio de seus direitos e liberdades, toda pessoa estar sujeita apenas s limitaes determinadas por lei, exclusivamente com o fim de assegurar o devido reconhecimento e respeito dos direitos e liberdades de outrem e de satisfazer s justas exigncias da moral, da ordem pblica e do bem-estar de uma sociedade democrtica. 3. Esses direitos e liberdades no podem, em hiptese alguma, ser exercidos contrariamente aos propsitos e princpios das Naes Unidas.

Artigo XXX - Nenhuma disposio da presente Declarao pode ser interpretada como o reconhecimento a qualquer Estado, grupo ou pessoa, do direito de exercer qualquer atividade ou praticar qualquer ato destinado destruio de quaisquer dos direitos e liberdades aqui estabelecidos.

Sugestes de estratgias de trabalho


Esta proposta de trabalho pode ser aplicada em dois momentos distintos, mas inter-relacionados: a) no mbito das reunies do Frum Escolar de tica e de Cidadania; b) nas atividades de sala de aula.

Na reunio do frum:

Conhecer a Declarao Universal dos Direitos Humanos o primeiro passo para o trabalho com esse mdulo do Programa tica e Cidadania. Por isso, o grupo deve dedicar algum tempo sua leitura e discusso. As estratgias para conseguir isso so variadas: leitura coletiva; diviso do documento em partes, que sero lidas por diferentes grupos e posteriormente transmitidas aos demais; leitura em casa. Enfim, o importante que todos os membros do frum conheam a Declarao, seus princpios e pressupostos.

Nessa mesma reunio, pode ser acordada uma forma de levar esse mesmo estudo para as salas de aula.

A Nas atividades de sala de aula e da escola:

A sugesto que o primeiro contato das crianas e adolescentes com a Declarao Universal dos Direitos Humanos seja feito de uma maneira ldica, artstica.

Para isso, convm envolver o maior nmero possvel de professores e turmas da escola. Os 30 artigos e o prembulo do documento devem ser distribudos entre os grupos ou entre as diversas turmas, deixando cada grupo/turma responsvel por um artigo. Sua responsabilidade ser criar, em um determinado tempo (por exemplo uma ou duas semanas), alguma produo artstica que demonstre a toda a escola o que o artigo estudado representa e os direitos e deveres que lhe so inerentes.

A produo pode envolver msica, teatro, dana, pintura, expresso corporal, cinema. O importante que os grupos preparem o material ou a apresentao visando ao que poderia ser chamado "Dia Escolar dos Direitos Humanos" Nesse dia, que pode ser um dia letivo normal ou um sbado, para que seja possvel convidar as famlias dos alunos e outros membros da comunidade, se faria uma grande movimentao em torno dos princpios e direitos da Declarao Universal dos Direitos Humanos. Seria um dia de festa, de congraamento, de alegria, mas de muito aprendizado tico, poltico e social.

Uma vez mais, competiria ao frum garantir as condies para que esse evento ocorresse.

Relato de experincia: direito educao e qualidade de ensino

Direitos Humanos

Com este relato de experincia, pretende-se levar s escolas que participam deste programa, principalmente aos membros do Frum Escolar de tica e de Cidadania, depoimentos de pessoas que participaram da transformao de uma comunidade conhecida por seus srios problemas sociais: a favela de Helipolis, em So Paulo.

O texto traz depoimentos sobre a realidade daquela comunidade, seus problemas, a violncia, os preconceitos e discriminaes que permeavam o ambiente escolar. Apresenta, no entanto, detalhes sobre os processos de mudana, o papel do grmio estudantil, a aproximao da escola com a comunidade, o trabalho com direitos humanos e como isso ajudou a construir um ambiente escolar mais justo e democrtico. Enfim, um texto que merece ser lido e conhecido, assim como vale a pena observar essa modalidade nova de associao jovem, os Observatrios de Direitos Humanos, responsveis pela produo do material.

No ser feita sugesto alguma de trabalho sobre os relatos, mas fica o convite para que os membros do frum discutam seu contedo e debatam como as experincias apresentadas podem auxiliar no trabalho especfico de sua comunidade.

REDE DE OBSERVATRIOS DE DIREITOS HUMANOS. Direito educao e qualidade de ensino. In: Relatrio de cidadania: os jovens e os direitos humanos. So Paulo, 2001. p. 77-97.

I - Introduo

Localizada no Distrito do Sacom na zona Sul de So Paulo, a favela de Helipolis a segunda maior favela da Amrica Latina, onde vivem aproximadamente 100.000 pessoas, de forma precria. Apesar de estar centrada nas proximidades de regies pouco carentes, como por

exemplo o bairro Ipiranga, o local oferece servios pblicos insuficientes para atender a um contigente de pessoas to extenso.

A favela possui apenas um posto de sade, localizado na Estrada das Lgrimas e um hospital, o chamado Hospital Helipolis com capacidade de atendimento de 208 pessoas por dia. Os demais hospitais e Postos de sade localizam-se fora da regio, o que dificulta muito o acesso da populao aos servios.

H quatro escolas: duas de ensino fundamental e duas de ensino mdio e no h falta de vagas, embora haja alguns problemas de vagas e de remoo em algumas delas no incio do ano letivo. Apesar de ser uma regio pauperizada, existe uma escola particular chamada Rumo Inicial, e no temos conhecimento de algum que estude nela.

A ocupao da regio foi irregular, pois os que iam l morar compravam os terrenos de "grileiros" que os vendiam com documentos falsos. A populao local se organizou em associaes para planejar e agir contra aqueles que se diziam "donos da terra" e, na luta pela legalizao da terra e pelo direito de l residir foi criada a U N A S - Unio de Ncleos e Associaes de Helipolis e So joo Climaco, em janeiro de 1980. Depois de conquistar esses direitos, a UNAS comeou a desenvolver atividades relacionadas educao para jovens e adolescentes , assim como palestras e atividades relacionadas cidadania destinadas comunidade local.

Por ser muito populosa e ocupar uma rea relativamente extensa, Helipolis foi dividida em nove Ncleos: Mina, Helipolis, Pam, Cento e Vinte, Lagoa, Imperador, Vicente Gaspar, Gaivota e Portuguesa. Em cada Ncleo - espcie de bairro dentro da favela - existe um Centro de Juventude, organizado pela comunidade. A UNAS representa a unio de todos eles e possui

aproximadamente 7.000 associados e por volta de 100 funcionrios. dividida em escritrio central, creches, nove centros de juventude e projetos com jovens, nos quais atende direta e indiretamente aproximadamente 4.000 pessoas diariamente.

Os jovens observadores tm 16 anos de dade e freqentam ou j freqentaram as escolas da regio. At o incio do projeto, tudo o que sabiam sobre os direitos

humanos era decorrente da militncia na UNAS, atravs da participao em atividades referentes educao.

Escolheram o direito educao porque consideram que a escola ocupa o papel central de desencadeador de mudanas na vida de uma comunidade. O respeito pelo local onde se estuda pode ser o incio do entendimento sobre os direitos e assim sendo, o comeo para trabalhar a conscincia individual e coletiva. quando comeamos a perceber que a escola de qualidade possvel; quando comeamos a almejar um futuro melhor e saber que a luta possvel e vale a pena.

Il - Como desenvolvemos o trabalho

Desde o incio das reunies do Observatrio com os jovens observadores eles mostraram interesse no tema da educao. Segundo suas prprias experincias, consideram que as escolas deixam muito a desejar quanto a qualidade do ensino e que a maioria no cumpre devidamente o seu papel. Conhecem muitos adolescentes que no usufruem o direito de educao por motivos diversos e este um problema central na vida do jovem, cujos sonhos e ambies perpassam por um projeto educacional e scio-educativo.

Ao perguntarem para os moradores de Helipolis se sabiam o que eram os direitos humanos, muitos no sabiam e alguns j tinham ouvido falar e outros no tinham muita clareza sobre o assunto. O novo currculo escolar, regido pela ltima Lei de Diretrizes e Bases, prev a incluso do temas transversais durante as aulas. No entanto, os direitos humanos ficam s margens dessa proposta.

Ao longo da discusses iniciais, foi se definindo o foco da observao que se concentrou na qualidade da escola pblica e as suas conseqncias para a vida dos jovens.

Para ampliar a discusso, resolvemos trabalhar com um grupo de adolescentes que participavam do projeto Faz Tudo, numa parceria da Comunidade Solidria e da UNAS. Participam do grupo jovens de 16 a 21 anos que se evadiram da escola, retornaram educao formal e esto dispostos a aprender tcnicas da

construo civil. O grupo heterogneo, pois apresenta adolescentes que j estiveram em conflito com a lei assim como meninos em Liberdade Assistida. A idia inicial era realizar entrevistas com alguma pessoa da comunidade e traz-la para discusso com o Faz Tudo.

No primeiro encontro com o grupo, pensamos em exibir o filme "Sociedade dos Poetas Mortos", a fim de despertar nos jovens sentimentos e opinies capazes de proporcionar uma discusso sobre as diferenas entre educar e instruir, alm de lev-los reflexo acerca da escola que faz parte da realidade da nossa comunidade. A nossa surpresa foi perceber a dificuldade deles, jovens de 16 a 21 anos de idade, em acompanhar o ritmo das legendas do filme. Isso nos trouxe mais perto da ineficincia da escola pblica da regio, que na maioria das vezes, no consegue fornecer ao aluno sequer a instruo bsica, deixando de assegurar o direito educao de qualidade.

Em nosso segundo encontro, escutamos todos os tipos de denncias sobre condutas inapropriadas por parte de professores, coordenadores e diretores das escolas. Em seguida distribumos um questionrio com perguntas como: nome, srie, idade e o que a escola j havia trabalhado sobre os direitos humanos.

O terceiro encontro foi

mais turbulento,

pois percebemos que no

conseguiramos avanar como pretendamos sobre a questo da educao porque as discusses eram unicamente denuncistas e no desencadeavam dilogos e reflexes.

Decidimos, ento, no mais trabalhar com o grupo de jovens do Faz Tudo e seguir em frente somente com as entrevistas. No entanto, os poucos encontros que tivemos foram importantes para continuarmos a pesquisar a educao, porque so muito comuns aquelas situaes descritas pelos jovens. Por que a escola agia daquele jeito e por que os alunos respondiam de maneira to ameaadora aos professores?

Todas estas reflexes nos permitiram perceber que a melhor forma de observarmos a situao do jovem de Helipolis seria conversando com outras pessoas da comunidade e todos aqueles que estivessem ao nosso alcance. E assim foi feito.

Traamos um cronograma de entrevistas para os dois primeiros meses de trabalho. Conversamos com diretores de duas escolas, uma delas exemplo de transformao e integrao com a comunidade. Conversamos com lderes comunitrios, dirigentes de creches e de Centros de Juventude. Depois desta primeira bateria de entrevistas, sentimos a necessidade de ouvirmos os professores de algumas escolas, alunos exemplares e mes de alunos. Tentamos agendar uma entrevista com o cantor de rap da comunidade, mas no conseguimos localiz-lo.

lII - O que se observou?

Pudemos ver que muitos adolescentes do Faz Tudo no acreditam em melhorias, sem se darem conta que o fato de participarem do grupo e aprenderem construo civil, j foi uma melhora.

Dos jovens que entrevistamos, 35% consideram que estudam em escolas que possuem baixa qualidade. Muitos deles tm uma conscincia crtica, mas no por causa da escola e sim pela prpria experincia de vida, por viverem entre pessoas que usam drogas ou roubam por causa das necessidades. Da comeam a achar que as pessoas de classes sociais mais altas e os governantes que so os culpados da situao. Eles culpam o sistema e nem sabem o que o sistema.

A escola no est qualificando para o mercado de trabalho, pois no d nem mesmo a qualificao bsica/elementar ao aluno. Notamos que uma garota do grupo Faz Tudo que est na 7a srie escreve como uma que cursa a 4a srie. comum encontrarmos crianas que esto na 4a srie e no sabem escrever seus prprios nomes. Isto influenciar demais o futuro delas. Elas no tero sido capacitadas para enfrentar um mercado de trabalho que exige cada vez mais um alto grau de aprendizagem. Geralmente, pensam que isto simplesmente culpa do indivduo, no entanto ns achamos que a culpa no s do indivduo mas de toda a sociedade.

"O direito igualdade est difcil de ser exercido. Nossa educao lamentvel e o direito de toda criana estar na escola no atendido. Talvez no faa muita diferena ela ir ou no ir escola j que pelo que vemos aqui na comunidade, elas s vo para comer e nada mais".

Durante o processo de entrevistas, pudemos registrar depoimentos de alunos e exalunos que presenciaram e/ou foram diretamente atingidos por agresses verbais na escola, que mostra claramente a violao dos direitos no contexto escolar.

Algumas das manifestaes dizem respeito a confrontos entre professores e alunos e mostram simplesmente a falta de jeito e sensibilidade no dilogo entre ambos. A seguir esto alguns depoimentos de alunos que ilustram bem os conflitos vividos em sala de aula.

"O professor no quer ensinar a gente, eles xingam o povo." "O professor tem que falar com educao." "A professora no fala das regras da escola. As vezes ela chega nervosa por algum problema que aconteceu na casa dela e expe a raiva dela na sala de aula." "O professor quando explica a matria e a classe diz que no entende, ele diz assim: 'Eu s explico uma vez e se voc no entendeu fica sem entender; na hora que for a correo de exerccio, voc entende'. Nos dias de prova eles no esto nem a se a classe entende a matria ou no." "Eu fui suspenso uma vez porque eu estava falando na sala de aula. A professora comeou a gritar comigo e perguntar se eu no estava ouvindo e dai eu disse que continuaria a conversar porque ela no fala com educao. Ela me mandou ficar suspenso por cinco dias em casa e eu disse que ela no tinha o direito de fazer isso comigo. Disse que ela era professora mas que no tinha o direito de gritar comigo." "H seis anos, eu vi dois meninos de mais ou menos 8 anos de idade brigando na sala. A diretora deu um chute na bunda de um dos moleques e mandou ele ir para a diretoria e ficar quieto seno ela faria alguma coisa com ele." Bruno Miranda, 16 anos, Escola Manuela Lacerda Vergueiro." "Tinha um aluno especial que, do jeito que falava, escrevia. Ele escreveu uma redao com as palavras todas erradas. A professora leu em voz alta na sala e ele ficou morrendo de vergonha. Ela deu uma advertncia para ele porque ele escrevia tudo errado. Foi na 5a srie do colgio Campos Sales. No foi feito nada para que ele melhorasse. Foi a professora Maria Teresa que era diretora tambm." (Valteir, EEPG Presidente Campos Salles) "Esta mesma pessoa colocou um esparadrapo na boca do meu irmo porque ele estava falando demais. Ele tinha 11 anos e estava na 3a srie.

Meu irmo chegou em casa com a boca machucada." (Maura) "Ela puxava a orelha dos alunos. Ela cheia de botar as regras dela de bater e puxar orelhas. Ela saiu e entrou o Brz Rodrigues."

Manifestaes de racismo e discriminao pelo fato de os alunos viverem em uma favela, tambm so comuns neste contexto onde alunos e professores so obrigados a conviver de maneira precria, submetidos agresso verbal e vezes at fsica. A partir da, comeam os casos de vandalismo em que a escola acaba sendo depredada, acarretando em prejuzos para todos.

"No final do ano passado, eu fui preso e fiquei alguns dias sem ir escola. Quando voltei, eu estava debatendo de igual para igual com a professora sobre o que Hitler havia feito e ela me mandou calar a boca porque ela disse que no discutia com marginal e que todo favelado era assim. Eu perguntei se ela estava me xingando s por eu morar na favela e ela respondeu que queria dizer isso sim. Da eu falei que ia matar ela e ento ela saiu da escola." (C.S.G.)

"As professoras na escola gritam ao invs de falar baixo. Se um aluno negro elas falam: Fica quieto seu negro no sei o que. No falam com educao."

"A gente estudava no Colgio Jos Escobar, na R. Silva Bueno. Da a gente passou de ano e todo mundo foi transferido para a escola Visconde de Itana, tambm localizado R. Silva Bueno. A diretora dividiu as salas assim: quem morava na favela ia para uma sala e o resto ficava em outra. Eu fui at expulso porque todo mundo da favela comeou a bagunar. O nome da diretora era Maria Anglica que diretora at hoje. Ela era folgada s porque o irmo dela era delegado. Um colega meu bagunava porque todo mundo era revoltado e ela chamava a polcia direto para revistar a gente na porta da escola. Queriam ver se a gente tinha droga. Mandavam jogar os cadernos no cho, colocar s mos para cima e encostar no muro no meio da rua, na frente de todo mundo. Eu estava na 7a srie e estudava noite. Faltando dois meses para acabar as aulas ela chamou quase todos aos alunos da sala, quase todos moradores de Helipolis, e expulsou todo mundo. Dai ns fomos expulsos e jogamos

pedras nas janelas da escola." (Csar da Silva Gomes, 18 anos, EE Professor Gualter da Silva)

"Eu acho que esse tipo de coisa no deveria acontecer, porque tem gente que da favela e tem os playboys e a escola sempre discrimina os alunos da favela." "Uma vez, no inicio do ano roubaram a escola. No meio deste mesmo ano, eu fui preso. Depois de dois meses que eu havia sido preso, roubaram a escola mais uma vez. Eu tinha uma jaqueta que era igual a jaqueta que havia sido roubada na escola. S porque eu tinha sido preso e estava com a mesma jaqueta, acharam que tinha sido eu que roubei a jaqueta. A diretora chamou meus pais e perguntou onde eu havia comprado a jaqueta. Eu disse que havia comprado a jaqueta em uma loja de roupas usadas e a diretora at pensou em ir at a loja. S porque eu j tinha sido preso, a diretora quis por a culpa em mim. Eu fui discriminado." (Csar da Silva Gomes, 18 anos, EE Professor Gualter da Silva) "A diretora do CEPAL que s estava na direo desta escola h 3 meses chamou todos os alunos de favelados porque alguns alunos desligaram toda a eletricidade. Saiu at no jornal Da pessoas de fora e alguns alunos quebraram toda a escola. A diretora percebeu que estava ficando ruim para o lado dela e tirou licena e nunca mais apareceu na escola para explicar o que havia acontecido. Ela no morava em Helipolis. Chegou a chamar a polcia para explicara a situao. O policial disse que ela iria pedir demisso porque ela estava com medo e a classe disse que ela no precisava ter medo e sim respeito pelos alunos. Ns ficamos 3 semanas sem aula. Este policial foi super legal Disse que ele era igual a ns. Mas este policial a gente conhece e conversa com ele direto." (EE Professor Ataliba de Oliveira) Ainda neste contexto conflituoso, a presena das drogas e a facilidade como so usadas dentro da escola, semeiam maiores problemas que muitas vezes culminam em violncia e desrespeito entre os atores escolares. Apesar da dura condenao ao uso de drogas, existe uma naturalizao desse fato. H depoimentos de alunos que atribuem ao efeito de algum tipo de droga a postura de alguns professores, ao lecionarem.

"Tinha um diretor h trs anos chamado Orlando que vivia na favela catando maconha. Ele no mais diretor; foi expulso pois descobriram que ele ia na favela. Tinha uma professora de histria que cheirava para caramba. Toda sexta-feira eu vejo uma galera bebendo vinho e whisky, fumando maconha e cheirando cocana e ningum fala nada.

A diretoria no v usando as drogas, mas sente o cheiro e no tomam nenhuma atitude. Eu j presenciei uma professora durante a aula sob o efeito de drogas. Eu discuti com ela e fui na diretoria e disse para prestarem ateno no estado em que ela se encontrava e a diretora disse para eu no falar nada; para eu ficar na minha." (Csar da Silva Gomes, 18 anos, EE Professor Gualter da Silva)

"Existem duas quadras nesta escola que ficam fechadas com cadeado. No recreio as pessoas ficam sentadas conversando, outros ficam fumando um baseado, outros quebram a escola e outros picham porque no tm nada para fazer. Eles dizem que no liberam as quadras porque a gente quebra tudo. Na [Escola] Manuela no pode nem ter festa." (Maura Rita de Oliveira, 16 anos, Escola Manuela Lacerda Vergueiro).

"Quando encontram algum aluno fumando maconha na escola, as funcionrias perguntam o que esto fazendo e os alunos respondem que esto fumando um baseado e oferecem. Ningum faz nada porque eles tm medo do pessoal de Helipolis." (Maura, Escola Manuela Lacerda Vergueiro).

"L, os moleques esto fumando e as funcionrias da escola pedem para apagar e os alunos dizem que no vo apagar o baseado." (EE Professor Gualter da Silva).

"Na escola Manuela, no perodo da noite, nunca teve aula sobre drogas e nem sobre sexo." (Maura, Escola Manuela Lacerda Vergueiro). "No perodo da tarde e da manh eles do, de vez em quando, aula sobre sexo e sobre drogas." (Escola Manuela Lacerda Vergueiro).

No so raros os casos em que a polcia interfere nos conflitos escolares e isso resulta em mais casos de violao de direitos, como abuso de autoridade e

desrespeito moral. Colocar a polcia dentro da escola quando h conflitos, acaba criminalizando-os. Nestes casos, alguns diretores adotam uma viso segmentada da realidade ao tratar os problemas que surgem no espao escolar.

"Este ano, jogaram bombas no banheiro algumas vezes. A diretora sempre acusava a gente e chegou a chamar a polcia para conversar conosco. Eles no nos revistaram mas cheiraram as nossas mos para verificar se estava com cheiro de plvora. Tudo que acontece l, acusam a gente imediatamente, sem saber de nada." (Marcio Gonalves Pereira, 17 anos, 1 colegial, EE Tancredo Neves.)

"De noite, nem polcia tem para garantir a segurana do aluno. Arma na escola a coisa mais fcil de se ver. Todo mundo leva arma. s vezes, no meio das aulas tem tiro." (Aluno da EE Professor Gualter da Silva).

A falta de opes de cultura e

lazer na regio contribui

para o

descontentamento e a ociosidade das pessoas, o que faz os jovens, principalmente, tornarem-se vulnerveis ao trfico de drogas e ao roubo. A escola deveria ser no s um plo de educao mas tambm, irradiadora de atividades de lazer e cultura para a comunidade, j que esta carente deste tipo de opo.

"No [colgio] Manuela s os professores podem usar a sala de computao. Eles falam que o aluno no pode usar porque vai quebrar."

"Antigamente no [colgio] CEPAL tinha tudo. Tinha biblioteca aberta e informtica para o aluno. Agora no tem mais informtica nem fanfarra. Tem biblioteca, mas no funciona. A minha amiga foi pedir para consultar um livro e foi informada que no estava aberta para emprestar livros. Esta situao j persiste h quase cinco anos." (EE Professor Ataliba de Oliveira) "Para consultar uma biblioteca para fazer um trabalho tem que ir at a [biblioteca] Monteiro Lobato ou andar at a biblioteca Castro Alves." (Valteir, EEPG Presidente Campos Salles)

"Fecharam a biblioteca, porque disseram que estavam roubando. Faz tempo que fechou e nunca mais abriu." (Maura, Escola Manuela Lacerda Vergueiro)

"No [colgio] Campo Sales a biblioteca aberta para os alunos. Podem ser retirados livros para consulta. L mais organizado."

A escola que no funciona

A escola Estadual Professor Ataliba de Oliveira, localizada em So Joo Climaco, era considerada, h quase 10 anos, a melhor da regio e hoje enfrenta uma situao bem diferente. H alguns meses, ela passou por uma onda de depredaes em razo de descontentamento dos alunos com a diretora da poca, que resultou na mudana da diretoria.

A atual diretora afirma que no h diferena entre a rede pblica e as escolas privadas, pois todos os professores que lecionam em escolas da rede pblica tambm lecionam na rede particular e que eles no fazem diferena no tratamento entre os alunos da escola pblica e os da particular.

Os alunos afirmam que a questo dos direitos humanos no devidamente trabalhada nessa escola, mas a diretora discorda.

"Eu acho que esto saindo jovens com senso crtico desta escola. Eu acho que a gente nem tem que trabalhar os direitos humanos com os alunos, porque a nossa clientela vem com uma cabea que acha que tem direitos, ento a gente tem dificuldade de trabalhar porque para eles tudo do direito deles ento a gente vai fazer alguma coisa e eles falam: 'Eu t no meu direito'." (Diretora da escola Ataliba).

Consideramos que a escola est em m situao porque os alunos nada, sabem sobre os direitos humanos. A diretora no entra nas salas de aula; no conversa e mal conhece os alunos. Por isso to importante, para ela, que os alunos usem uniforme e s entrem na escola com apresentao da carteirinha. E o jeito que ela encontrou para identificar o aluno.

A relao imposta por ela autoritria e baseada na presso e no medo. A direo acha que suspender um aluno resolve o problema de indisciplina e atribui a culpa da situao escolar ao indivduo, no trabalhando o coletivo. Por fim, percebe a realidade de forma segmentada, tendo uma viso dbia e nebulosa dos problemas.

A diretora da escola responde defensivamente: "O maior desafio do professor seria tentar orientar; ter uma viso, para que possa encaminhar os alunos para o caminho certo. Para a escola, o maior desafio a questo da violncia. Ns estamos tentando reerguer esta escola que h alguns meses sofria problemas de depredao muito srios."

Quanto s dificuldades em manter relaes com a comunidade, ela afirma que: "O governo est tentando, tanto que aos finais de semana a escola est aberta com o projeto Parceiros do Futuro. A gente tambm tenta; ns tivemos campeonato e amos fazer aberto para a comunidade, mas no deu certo. Quando so s os nossos alunos, a gente tem mais controle, j quando abre para pessoas que no conhecemos fica mais complicado. O pessoal acaba abusando e causando problemas para a escola, tal como uso de drogas e depredao."

Ela afirma ainda que: "A escola ideal aquela que vai formar o aluno e instruir tambm. No adianta a gente s formar e no dar contedos, n? A quando for trabalhar l fora ele vai estar defasado. A gente pode formar um cidado crtico, mas sem contedo? Se bem que sendo crtico ele vai correr atrs das coisas. Para se formar um cidado crtico, a escola tem um papel central, mas eu acho que est muito difcil para a escola trabalhar isto, porque ns no estamos tendo apoio, dentre outras coisas, da famlia. Para mim, o maior problema est na famlia. Infelizmente, do jeito que est a sociedade, a gente entende que os pais tm que trabalhar e os filhos ficam em casa praticamente sozinhos. O nico lugar que eles tm a escola. Quando dia de aula normal, o que feito entrar na sala, sentar na cadeira e assistir aula. Eles no gostam disso. Quando no tem aula e a escola fica aberta para a comunidade, todo mundo entra. Eles esto sentindo falta de espao; falta de lugar para eles. Talvez seja uma maneira de extravasar outras coisas e no ficar dentro da sala. Ento eu acho que infelizmente a escola est tendo que assumir todos os segmentos. O que a famlia deveria estar fazendo e no faz, acaba caindo sob a responsabilidade da escola. At o lazer a gente que faz! A parte cultural a gente tem que correr atrs tambm. Eu acho que a escola est com uma carga muito pesada."

A m qualidade do ensino e a indisciplina so tratadas como sendo "falta de interesse do aluno". Esta escola, assim como a maioria da regio, no trabalha

com as necessidades de cada aluno e no que tange aos direitos humanos a maioria dos alunos no sabe o que so e diz que a escola no costuma trabalhar esta questo. Esta falta de esclarecimento contribui para que no seja criada e tampouco desenvolvida uma conscincia crtica sobre os direitos, nem poder de reivindicao. O aluno acaba sentindo revolta e raiva, e no se considera protagonista da situao em que vive. Isso ficou claro nos encontros com os jovens do Faz Tudo, pois, ao perguntarmos o que eles poderiam fazer para mudar a realidade do ensino escolar, eles responderam que no poderiam fazer nada; eles no se consideram sujeitos na sua situao. Devido falta de informao em geral, os jovens sentem revolta, ao invs de despertar a vontade de fazer algo para contribuir com a transformao da qualidade do ensino escolar. "O maior problema desta escola a falta de conscincia. O aluno vem para a escola para bagunar, ainda no entrou na cabea deles que devem freqentar a escola para estudar e no para fazer baguna. Infelizmente, com esta poltica de que no se repete de ano, a escola est um caos. No est na cabea do aluno que ele deve aprender. A gente tenta despertar conscincia todos os dias atravs de muita conversa." (Diretora da Escola Ataliba) Conversamos tambm com membros do Grmio de Alunos da Escola Ataliba de Oliveira que se formou em setembro de 2000 e teve permisso da atual diretora da escola. Um dos motivos da expulso da diretora foi a revolta dos alunos contra a sua no-aceitao da chapa para a diretoria do Grmio. Mas na sua gesto aconteceram muitos problemas e os alunos estavam insatisfeitos.

O vice-presidente da chapa, Luciano, afirma que o Grmio deve ter voz ativa, enquanto a direo da escola acredita que deve trabalhar em funo da escola. Como a escola no est estruturada sob uma filosofia de integrao, o Grmio entra em choque com a direo e adquire um carter meramente reivindicativo e fomentador de conflitos. "O aluno da escola quando est insatisfeito com algum professor, costuma procurar o Grmio para reclamar, pois se ele for direto diretoria, no ter voz. Assim sendo, ele procura o Grmio como canal de reivindicao." (Fbio, presidente do Grmio).

Esta escola no tem estrutura e equipamentos para prover o aluno de informaes. A biblioteca est inutilizada; os laboratrios de fsica, qumica e biologia no tm condies de receber os alunos e os computadores esto fora do alcance deles mesmo para fazer pesquisas solicitadas pelos professores. Como pesquisar o que a escola exige quando nem a um computador os alunos tm acesso? "Ns, enquanto Grmio, ainda no pensamos uma poltica em relao a utilizao dos recursos existentes na escola porque os prprios alunos no cooperam. Se a biblioteca ficar aberta, vo destru-la. O certo seria trabalhar coma a conscientizao dos alunos; o problema que professor nenhum quer realizar este trabalho. Nossa escola no realiza atividades referentes aos temas transversais que esto previstos na Lei de Diretrizes e Bases, tais como aulas que envolvam conceitos de tica, cidadania e direitos humanos. Para comear a fazer com que os alunos desenvolvam alguma conscincia dos seus direitos e lutem por eles podemos promover palestras, trazendo pessoas de fora para falar. Existe um professor da noite que quer comear a levar os alunos para conhecer a USP, para eles perceberem a importncia de se estudar. Os alunos precisam sair deste 'mundinho aqui' e comear a conhecer o mundo l fora para ter mais conhecimentos de como so as coisas e formar uma conscincia crtica" (Fbio, presidente do Grmio).

"Os nossos jovens vo para a escola e no ficam, porque o professor ainda autoritrio; ele acha que manda na sala. No existe democracia. A democracia a figura do diretor e do professor. O nosso jovem no tem liberdade de expresso nas escolas; eles no tem o canal de participao, mesmo tendo o grmio." (Cleide, Coordenadora do Centro da Juventude Parceiros da Criana) Conseqncias da escola que no funciona A.escola sobre a qual acabamos de discorrer nada mais que um exemplo que retrata a situao da grande maioria das escolas pblicas da nossa cidade, para no dizer do nosso pas. A falta de infra-estrutura fsica e scio-educativa acarreta a precariedade do ensino escolar que, por sua vez, o grande

responsvel pela improbabilidade de ascenso scio-econmica da maioria. A nsia por um futuro melhor est diretamente relacionada a uma boa colocao no mercado de trabalho, o que garantiria melhores condies de vida famlia, num pas onde nenhum cidado tem seus direitos humanos garantidos na prtica. Todos desejam melhores condies financeiras para poder pagar por servios que, pela nossa legislao, deveriam estar disponveis para populao, independentemente da classe social. Esses servios deveriam apresentar a qualidade necessria para que todos os brasileiros pudessem simplesmente optar: por carreiras profissionais, por condies de moradia e por concorrer ou no, de igual para igual, com qualquer um que dispute uma vaga na universidade ou no mercado de trabalho.

As conseqncias de uma educao de m qualidade so muitas. Nas entrevistas com atores comunitrios e escolares, colhemos diversos depoimentos que ilustram como estas conseqncias recaem no dia-a-dia da populao de Helipolis.

No que diz respeito ao jovem que est em conflito com a lei, a escola no prope nenhum projeto para acolh-lo, a comear pelo processo de matrcula, em que o adolescente j encontra obstculos burocrticos para sua efetivao. A escola oferece o mesmo tratamento que oferece aos demais alunos. Visto que a maior parte das escolas que recebe jovens nesta condio localiza-se em regies carentes, onde o trfico de drogas constitui-se em um mercado de trabalho, o governo deveria adotar medidas scio-educativas para que este jovem se (re)sociabilize o mais rpido possvel atravs da escola, que ocupa um lugar central na vida do ser humano, para que ele cresa de maneira a garantir a continuao das condies de reproduo da vida humana.

Fbio acredita que o sistema de ensino no est preparado e estruturado para receber e trabalhar o adolescente que vive em condio de Liberdade Assistida (LA). Para ele, difcil fazer um trabalho de recuperao efetiva com este jovem, pois o sistema no suficiente para atender aqueles que entram para a vida do crime, o que torna muito mais difcil a sua ressocializao.

"O jovem que comete um delito, est consciente. Ele sabe que a estrutura rim e que o sistema no colabora para nada, mas se ele teve conscincia de fazer tem a conscincia de no fazer." (Fbio, jovem que trabalha na UNAS).

Fbio tem 21 anos de idade e mora em Helipolis h 13. Trabalha na UNAS fazendo a parte burocrtica e administrativa da entidade, alm de participar do Grupo de Adolescentes da Associao. Ele participou do Centro de Juventude do Ncleo de Helipolis e logo depois comeou a fazer o curso tcnico em informtica no Colgio Portinari (particular). Nesta poca, a UNAS recebeu uma doao de computadores e ele foi convidado para trabalhar na associao. Com o passar do tempo, ele passou a trabalhar tambm na parte administrativa. Fbio tem o ensino mdio completo e cursou o ensino fundamental em uma escola do governo do Estado.

Ele considera que as pessoas que vm de fora da cidade, normalmente no tm escolaridade e tm que trabalhar para ganhar R$ 200,00 por ms. Seus filhos percebem que bem mais fcil e rentvel ganhar R$100,00 eu um dia de trabalho ligado ao trfico e que a oferta est batendo na sua porta. Esses jovens sabem o que o mau e o que o bem, mas no sabem o que o "sistema".

Segundo Fbio, "o jovem que foi escola e recebeu uma educao de m qualidade, que o caso das escolas da regio, no vai se contentar com aquilo, mas se ele vai para escola e tem um ensino, mesmo que seja rim, ele deve tentar aproveitar pelo menos o que ensinado."

Nem todos tm a mesma conscincia de Fbio e, para os adolescentes em geral alcan-la, as escolas tm um papel central. Os pais deveriam ter conscincia da importncia de uma educao de qualidade; no entanto, na maioria das vezes, eles prprios no tiveram oportunidade de freqentar a escola e os que a tiveram, em sua maioria, dificilmente concluram o 20 grau. Por isso necessrio um trabalho educacional com o aluno contextualizado, isto , visto dentro de suas reais condies de vida, seja no mbito familiar seja no mbito social. preciso, acima de tudo, um trabalho pautado nas suas reais oportunidades, oferecendo-lhes sempre condies de potencializar sua capacidade. Cada um poderia fazer a sua opo e apareceriam diversos novos talentos. No nos cabe julgar se essas futuras opes seriam ou no bemsucedidas, cabe-nos apurar que essas pessoas no tiveram ao menos opes.

Como exemplo desta falta de estrutura, apontamos a experincia de Ricardo

Campos, 20 anos e morador da favela de Helipolis. Quando tinha 17 anos de idade, foi preso por urna semana na delegacia. Na poca, ele cursava a 7a srie da Escola Manuela. Aps esta semana de deteno, conseguiu cumprir os ltimos meses do ano letivo e abandonou os estudos. Depois de trs anos, resolveu concluir o ensino mdio, mas a escola Manuela no aceitou a sua matrcula alegando que seus documentos no se encontravam l. Ricardo diz que essa explicao no verdica, pois os seus documentos sempre estiveram na escola, desde que comeou a freqent-la. Ele acredita que a escola no o aceitou por ter "passagem na polcia" e foi por isso que alegaram a falta dos documentos.

O mesmo processo aconteceu com alguns de seus amigos que j passaram pela Febem. O preconceito da escola em relao a esses adolescentes faz com que se restrinjam ainda mais as suas oportunidades e esperanas de ressocializao. Porm, o direito ao acesso educao deveria ser o primeiro a ser atendido para que o adolescente reestruture sua vida e garanta a efetivao dos demais direitos. Hoje, Ricardo estuda no Telecurso oferecido pelo Centro de Juventude da Mina, localizado R. da Mina, em frente a sede da UNAS.

Outro exemplo que lustra a falta de polticas escolares para acolher alunos em condio especial a histria de Itamar. um jovem autodidata de 19 anos de idade e portador de doena fsica devido a complicaes que ocorreram no momento do parto. Ele no anda, arrasta-se e, quando fala, muito difcil entend-lo. Mora em Helipolis h 11 anos e trabalha na feira como vendedor de alho e limo. Itamar nunca freqentou a escola e aprendeu a ler sozinho em revistas em quadrinhos da Mnica. Ele ficava olhando as revistas e afirma que "de repente" percebeu que estava lendo. Ele no procurou a escola, porque seria colocado numa classe de alunos especiais, que normalmente so aqueles que sofrem de deficincia mental, mas ele no possui este tipo de deficincia e sim a fsica.

"Eu no gostaria de estar estudando em uma classe especial porque iriam ser dois mundos: um para deficientes e outro para os normais. Tem que haver uma escola especial e no classe especial. Se eu fosse para a escola no adiantaria muito porque as pessoas normais que a freqentam, quando terminam os estudos no conseguem estar qualificados para o trabalho. Imagine eu!" (Itamar)

Assim como Ricardo, Itamar no encontra estrutura escolar para atend-lo, visto que, mais especificamente no caso de Itamar, o Estado e/ou o municpio deveriam ter escolas especializadas no atendimento de pessoas portadoras de deficincias fsicas j que elas no apresentam condies financeiras para pagar por uma escola diferenciada. O fato de Itamar nunca ter estudado trouxe conseqncias negativas em sua vida, como a falta de oportunidade de saber mais do que sabe hoje e a falta de possibilidade de conseguir um trabalho adequado sua condio. "Eu estava no trem com o meu cunhado, vendendo salgadinhos e apareceram os [fiscais] contratados da empresa de trem e apreenderam a mercadoria. Se tivssemos ficado, teriam nos prendido. Isto acontece freqentemente. A gente quer trabalhar honestamente mas o sistema no permite." O trabalho informal torna-se a nica opo de atividade para aqueles que no tiveram uma formao de qualidade para que estivessem preparados para disputar vagas, tanto para o estudo nas universidades como no trabalho em empresas. Este fato acomete grande parte da populao brasileira e, mais especificamente, a populao residente nos grandes centro urbanos como So Paulo. O trabalho informal comum e parece j estar consolidado em nossa sociedade. O preconceito sobre os moradores de Helipolis comum a ponto de eles deixarem escrever o nome do bairro em que vivem na ficha de inscrio

quando procuram emprego, por sentirem-se discriminados pelo fato de residirem em uma favela. O jeito de vestir e a cor da pele so caractersticas fsicas notadas pelos policiais das regies prximas e usadas para prticas discriminatrias. No nada raro ouvirmos jovens que j foram revistados no meio da rua ou at na frente de suas escolas sem nenhuma denncia, por policiais que, a partir de um simples olhar, consideraram-nos suspeitos.

Itamar conta uma passagem em que se sentiu intimamente discriminado. Ele e quatro amigos foram a um mercado e, assim que entraram, o segurana os seguiu, desconfiado do grupo em razo dos seus trajes. Compraram o que precisavam e logo foram embora. Ele afirma ter certeza de que se estivessem usando terno e gravata, teriam sido tratados melhor.

"Hoje, o culpado pela violncia em nosso pais o jovem pobre. Mas, ningum fala do porque de ele cometer infrao. Ningum fala do direito deste jovem que lhe foi tirado. Direito dele viver; de ter expectativas. Qual o pobre que vai a faculdade? Que assalariado que tem condies de pagar uma faculdade? A falta de uma educao de boa qualidade traz conseqncias como a falta de um emprego que possa garantir o sustento da famlia. O desemprego uma conseqncia muito sria. Muitas vezes voc encontra casas com tudo dentro, mas que no tem comida. O adolescente, neste contexto, no se conforma com esta situao e muitas vezes acabam indo para a criminalidade. Eles ficam revoltados por no poderem ter planejado o seu futuro. Essa situao s mudar quando os valores do ser humano forem trabalhados pela escola pois temos que ter claro que tudo passa pela educao. O que planejado nas escolas pblicas um absurdo! Desde a minha poca, no mudou nada. Assim, como pode ser o futuro desta criana?

"Temos que mostrar para todos o que esta criana capaz de fazer para contribuir para transformar a situao e no somente torn-la um adolescente infrator. Eu continuo acreditando que estes adolescentes ainda vo contribuir muito para mudanas. Eles tm que ser trabalhados para que isso acontea." (D. Gensia, Coordenadora do Centro de Juventude da Mina)

"A 2- srie no tem nada bsico; no tem nada de Histria. Eles ainda esto aprendendo a formar frases. A gente percebe que existe uma deficincia muito grande. Chega na 4a srie, tem criana que no sabe ler direito e que no consegue articular um texto; falta palavra. Eu sempre estudei nas escolas da regio e as crianas aqui do projeto estudam nessas escolas. Eu sinto uma diferena muito grande, pois, na 4a srie, pelo menos a tabuada eu sabia. Eu sinto que ns no estamos capacitando os nossos jovens. Isso desumano. O nvel da escola muito baixo. O baixo preparo em relao leitura, escrita e interpretao de texto torna difcil a comunicao com a criana. Em cada sala de aula eu tenho dois ou trs adolescentes de 12 anos que no sabem ler. O problema que os nossos jovens vo, futuramente, enfrentar outros jovens no mercado de trabalho que tiveram mais preparo do que eles. A minha filha estuda em escola particular e ento eu consigo fazer a comparao. Percebo que o

entendimento que ela tem em relao a questo dos direitos e cidadania muito superior ao grau de entendimento que os adolescentes da comunidade que estudam em escolas municipais e estaduais. Isso atrapalha o jovem porque ele acaba no criando a conscincia critica de poder de reivindicao de direitos. Acaba criando-se revolta e raiva. O jovem no tem idia da dimenso do problema e acaba criando revolta. Quanto sade, eles no conseguem entender que ter um servio de sade digno direito deles; o mnimo para se viver" (Cleide, Coordenadora do Centro da Juventude Parceiros da Criana)

AS BOAS PRTICAS A escola que funciona

A escola Presidente Campos Sales conta h quatro anos com a presena do diretor Brs Rodrigues. Desde ento, a escola deu um salto em termos de qualidade de ensino e integrao com a comunidade. Antes de ele assumir o comando da escola, ela era vista como uma das piores escolas da regio. Ao contrrio do que constatamos ao longo do presente trabalho, a Campos Sales foi a nica escola cuja viso inovadora sobre o que significa EDUCAO.

As escolas pblicas estaduais e municipais desta regio utilizam uma conduta autoritria no que diz respeito ao relacionamento com a comunidade escolar; isto , os alunos no encontram espaos para suas reivindicaes e de ocupao. Isso faz com que eles no participem do processo de deciso sobre as polticas existentes na escola e deixem de exercitar a sua capacidade de fazer seus direitos se tornarem efetivos. Ao longo destes quatro anos, o diretor Brs Rodrigues vem se diferenciando pelo tipo de relacionamento que a direo mantm com professores, alunos e pais de alunos. A criao de vrias comisses, todas elas com a participao de alunos, professores e coordenadores e algumas com a participao, tambm, dos pais de alunos, uma proposta democrtica e inovadora para o trabalho de planejar e decidir. "A idia que rege o projeto que estamos tentando implantar aqui na escola que TUDO PASSA PELA EDUCAO, isto , a escola tem que estar

contaminada pelas necessidade da comunidade. uma escola atuando no isoladamente pelas necessidades da comunidade. uma escola atuando no isoladamente significa uma escola atuando com todas as outras instituies, desde a famlia at o Estado. Quando afirmamos que tudo passa pela educao, isto significa que a questo da moradia, da sade e dos outros direitos so problemas da escola. No que ela resolver tudo, mas, tentar trabalhar o aluno contextualizado, ou seja, no seu contexto. um processo lento e gradual." (Diretor Brs Rodrigues).

Nas entrevistas realizadas com toda a comunidade escolar, a violncia foi apontada como o principal problema de Helipolis. Seguindo a linha de raciocnio do diretor Brs Rodrigues, o maior problema desta comunidade a falta de espao para os moradores em geral. Ele cita uma das principais causas da violncia como sendo a maior deficincia da regio, convertendo automaticamente o problema em soluo, ao contrrio dos demais que apontam a violncia como problema mais urgente a se tratar.

"Quando aconteciam brigas, eu saia para resolver e todos falavam para eu no sair porque eu provavelmente levaria um tiro. Aqueles que se faziam de valentes, a gente ia na casa deles. Isso abriu, logicamente, um espao para que ns pudssemos estar tratando dos problemas reais dos alunos desta comunidade, inclusive fiz com que a escola Campos Sales fosse a mais integrada com a comunidade da regio." (Diretor Brs Rodrigues).

Se a escola no trabalhar com o aluno contextualizado, o fracasso escolar ir continuar e no haver muitas solues capazes de reverter esta situao. Segundo ele, existe um certo estranhamento da comunidade em relao ao seu trabalho, pois as pessoas esto preparadas para receber tudo pronto. Mas, mesmo assim, ele continua investindo nesta poltica na sua escola, pois s assim a comunidade comear a se conscientizar.

As suas estratgias para manter o aluno dentro da escola e fazer com que ele goste da escola tiveram resultados positivos. O aluno e o professor tomaram maior conscincia sobre a importncia da educao. Hoje em dia, comum encontrar jovens de 12 anos de idade empenhados nas atividades do Grmio

escolar, ou seja, ocupando espaos de deciso para contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e de convivncia na escola.

Os alunos tomaram conscincia de que a escola deles tambm. So eles mesmos que organizam os campeonatos na escola e so poucos os que cabulam aulas. A comunidade percebeu este avano e isso fez com que a busca por vagas na escola aumentasse. At as pessoas que moram longe, preferem estudar na Campos Sales.

"A escola ideal aquela que est preocupada com a educao e que esteja, antes de tudo, interessada em formar cidados para poder mudar o futuro do jovem e do pas." (membro do Grmio da Escola Campos Sales)

O Grmio da escola Campos Sales surgiu a partir de trabalhos relacionados cidadania e direitos humanos. Ele foi formado h dois anos e conta com 31 pessoas envolvidas em suas atividades, sendo que muitas delas j saram da escola. Sua filosofia contribuir para o resgate e fortalecimento da cidadania de forma que as pessoas recebam e multipliquem as iniciativas para a escola e para a comunidade. A divulgao de seus projetos feita de sala em sala, no "Boca-a-Boca" e no via panfletagem. O Grmio participa de vrias comisses existentes na escola, tais como: esporte, lazer, cultura, integrao escolacomunidade, reivindicao e comunicao. Cada uma destas comisses liderada por um membro do Grmio.

"Isto foi uma conquista, pois despertou o interesse de formao de Grmios em outras escolas da regio." (Membro do Grmio da Escola Campos Sales).

"A principal funo do Grmio, tomando como base o estatuto, seria representar os alunos diante a direo da escola. O objetivo do Grmio colocar o aluno dentro da escola pois ns vivemos na periferia e as pessoas que ficam na rua acabam se envolvendo com as drogas. Ao trazlos para dentro da escola, para participarem de campeonatos, palestras e discusses eles acabam se envolvendo com outras atividades que no o uso de drogas. O foco do Grmio estudantil dentro de uma escola pblica o adolescente. Este Grmio participa da comisso escola-comunidade e a principal maneira que encontramos para atrair pais, alunos e

comunidade em geral para a escola convidar os pais a participarem de excurses como responsveis. A escola ideal tem que ser um centro comunitrio; tem que haver a integrao escola-comunidade e tambm tem que ter professores engajados em algum projeto, professores dedicados a passar seus conhecimentos sem fazer distino entre alunos da favela e os de escolas particulares; ter alunos que estejam conscientes de seus deveres e exercendo seus direitos com plena complexidade." (Diretor da Escola Campos Sales).

uma particularidade deste Grmio que ele consegue fazer com que adolescentes de 12 e 13 anos de idade participem das atividades. Normalmente os Grmios estudantis costumam agregar jovens de 16 e 17 anos, pois pensa-se que so os nicos com alguma conscincia crtica e capazes de propor e fazer alguma coisa. Este Grmio luta pela conquista de uma escola em que a comunidade participe e que no fique restrita ao prdio escolar, isto , busca formar uma escola representada pela comunidade. O fato de ela ter um diretor integrado com a comunidade muito importante, pois ele quer o melhor para a escola e para o aluno. Esta integrao vem tomando corpo e cada vez mais slida, possibilitando a participao da comunidade em eventos e

acontecimentos da comunidade como por exemplo, a Passeata pela Paz ocorrida no 10 semestre de 2000.

"O Grmio das escolas deve funcionar para exigir uma melhoria na qualidade do ensino e no s para ficar fazendo festas aos fins de semana. Ele tem que existir para trazer um melhor ensino e ele tem condies para isso. O papel do Grmio tentar buscar junto s secretarias municipais e estaduais de educao e de ensino uma melhoria na qualidade do ensino. Isso deve ser feito junto aos professores e diretores de escolas. Deve procurar integrar cada vez mais alunos da escola ao processo pois a partir da, o jovem estar se conhecendo como cidado tambm; ser mais um aprendizado. No que se refere ao direito educao, o jovem ter mais noo." (Fbio, adolescente que trabalha na UNAS)

Outras duas boas iniciativas existentes na comunidade de Helipolis so os Centros de Juventude (CJ), espaos de convivncia e aprendizagem que a criana freqenta dos 7 aos 14 anos de idade. Neles so desenvolvidas atividades

educativas como: reforo escolar, aulas de teatro, vdeos, oficinas de arte, esporte etc. Esse espao essencial para complementar a formao de uma criana, principalmente quando ela moradora de uma comunidade mais carente em que as tardes no so preenchidas com cursos de idiomas, natao, computao ou ballet. A falta de vagas acarreta na ociosidade do adolescente que, por falta de opes de lazer e atividades culturais, torna-se vulnervel a ingressar em atividades ligadas ao trfico de drogas, seduzido pelo o que esta atividade pode lhe render. Participar de um CJ significa participar da vida cultural da comunidade; significa ajudar a construir e a resgatar a histria da comunidade; significa desenvolver o lado criativo que todo ser humano tem e mais do que isto tudo, significa alguns tijolos na construo da cidadania do indivduo.

O Centro de Juventude do Ncleo da Mina, coordenado por D. Gensia. Ela considera: "Para chegarmos onde estamos hoje, houve movimentos de todos os lados da comunidade. uma das coisas que nos preocupa muito aqui no CJ a construo da cidadania. Percebemos que no existe projeto no mbito federal, estadual e municipal voltado criana e ao adolescente das classes mais desfavorecidas. A criana e o adolescente pobres sempre foram desprezados nesta sociedade. Ns temos um trabalho para preveno do uso de drogas. importante trabalharmos este adolescente no sentido de eles perceberem como o seu contexto, pois, do contrrio, ele no entende o porqu desta oferta do mundo das drogas estar to fortemente presente na vida deles. Ele vive em um pas em que ningum d importncia para ele. A estrutura financeira da famlia pssima. Mas por que essa estrutura pssima? Ser que meu pai ou minha me que quiseram assim? Ou, por que eu sou analfabeto? Eles no entendem da onde veio isso." (D. Gensia, coordenadora do CJ da Mina).

O CJ da Mina desenvolve um trabalho para a construo e resgate da cidadania dos jovens que apresentam dificuldades para ajud-los a entender por que eles esto em sua difcil situao. "Que expectativa tem uma criana pobre?", pergunta D. Gensia.

Trabalha-se com a perspectiva de fazer o adolescente entender que ele tambm tem direito a fazer cursos de todos os nveis e que ele precisa saber sobre os seus direitos. Informar sobre os direitos humanos, isto , os direitos e deveres, faz parte da poltica educacional deste Centro de Juventude.

"Se o adolescente conseguir perceber que ele importante, ele vai poder lutar pelos seus direitos. No momento em que a maioria do nosso pas, que miservel; entender o porqu de estar vivendo nestas condies miserveis, no vai mais querer estar na misria e vai lutar para que isso mude. Ns no podemos trabalhar s a questo do reforo escolar, sem trabalhar a questo da cidadania, porqu ele um ser humano como qualquer outro. Ele tem que saber o porque de viver nestas condies." (D. Gensia, coordenadora do CJ da Mina).

O Parceiros da Criana um Centro de Juventude que conta com a parceria da iniciativa privada Para Cleide, sua coordenadora, o Parceiros da Criana possibilita trabalhar com as crianas a educao para o exerccio da cidadania de maneira que a comunidade acredita. " muito diferente levar as crianas para visitar a Mostra do Redescobrimento quando ela j tem algum grau de entendimento sobre o que elas vo ver. O grau de assimilao superior."

Esse tipo de atividade s possvel no "Parceiros da Criana" porque nos outros CJs no existe estrutura para isso. Cleide procura ajudar os outros CJs com cesso de recursos materiais, mas isto no uma poltica e sim uma ao isolada. A maior parte dos CJs de Helipolis financiada peia prefeitura, e devido insuficincia de recursos, h filas de espera, e, por isso, nem todas as crianas e adolescentes tm a oportunidade de freqentar esses espaos. Cada espao educacional que a criana deixa de freqentar significa menos informaes acumuladas, acarretando srias conseqncias no futuro.

IV - Concluso

A partir das entrevistas realizadas com pessoas da comunidade direta e indiretamente ligadas educao, pudemos perceber que alguns fatores contribuem fortemente para que uma escola alcance seus objetivos ou no.

A partir dos contatos com diretores e professores de escolas e dirigentes de Centros de juventude compreendemos qual o papel que se pretende que a escola pblica ocupe dentro da comunidade. A escola ideal, na viso dos entrevistados, a que consegue fornecer ao aluno um ensino de boa qualidade capaz de prepar-lo para concorrer a uma vaga na universidade pblica, j

que quase que impossvel pagar por uma particular, ou a uma vaga no mercado de trabalho na qual ele receba um salrio que lhe d condies, e sua famlia, de viverem dignamente. A escola ideal , ainda, aquela que consegue tornar-se referncia central na vida de uma comunidade, ou seja, que propicia uma convivncia pacfica entre os seus atores e os da comunidade, bem como a participao na tomada de decises sobre os rumos da escola e da comunidade.

No entanto, para que o sonho da escola ideal se aproxime da realidade, imprescindvel trabalhar a questo dos direitos, no s respeitando-os mas utilizando-os como aliados no processo de transformao da escola e conseqentemente da comunidade qual ela pertence.

A viso segmentada e corporativa dos direitos que rege a grande maioria dos dirigentes e professores das escolas pblicas obstculo para o enfrentamento dos conflitos internalizados dentro delas. Neste caso, os direitos so vistos como antagnicos e conflituosos no pleno exerccio da cidadania, aparecendo como limite na proposio do dilogo e da busca de solues.

A entrevista da diretora da escola que no funciona ilustra muito bem a questo. Em seu discurso, percebemos a viso de que a escola pblica tem tudo para dar certo e ter um funcionamento exemplar, desde que os alunos ajam como timos cidados, as relaes sociais na comunidade sejam harmnicas e o governo preste os servios necessrios. Atribuir s atitudes violentas dos alunos o fracasso da estrutura escolar fcil, quando se desconhece o contexto familiar e social em que eles vivem. Definitivamente, a escola pblica no d conta de suas funes e obrigaes no que tange educao e ao papel que deveria desempenhar dentro da comunidade.

Vemos aqui a importncia da indivisibilidade dos direitos humanos. No basta o jovem ter sua vaga garantida, a escola tem que ter qualidade. Para que esta escola ganhe em qualidade, necessrio compreender que o ser humano tem que ter acesso a todos os servios essenciais conseqentes de direitos previstos na nossa constituio, isto , direito sade, ao emprego e s condies de moradia decentes, dentre outros.

Como afirma Brs Rodrigues, "Tudo passa pela educao". esta a filosofia que permeia o trabalho na escola Campos Sales, onde o dilogo permitiu uma participao democrtica da comunidade escolar (professores, alunos, diretores e pais de alunos) no que tange discusso de propostas e planejamento dos princpios que pautam a vida daquela escola.

Em trabalhos anteriores em projetos ligados educao, participamos de atividades que a escola no consegue suprir como: mediao de leitura, palestras de preveno sexual e do uso de drogas e cursos profissionalizantes. A participao no Observatrio nos permitiu ver a realidade da grande maioria dos jovens da regio: a falta de um projeto educativo competente no lhes permite criar uma conscincia crtica, mas s reproduzir a realidade de vida difcil e sofrida a que fomos acostumados a enfrentar. O jovem daqui no tem expectativas para o futuro, no vislumbra caminhos para sair desta condio, no se permite sonhar com uma vida mais digna, no acredita na transformao. possvel a escola tornar-se central dentro de uma

comunidade pauperizada e carente e estabelecer dilogos e relaes utilizando e reconhecendo os direitos. Para isso, consideramos essencial superar os obstculos ao exerccio do direito educao, desde o que se refere falta de qualidade no ensino, ao modelo da escola pblica para que se evitem as conseqncias negativas da excluso do jovem do espao escolar.

O Estatuto da Criana e do Adolescente

Direitos Humanos

O Estatuto da Criana e do Adolescente um dos documentos mais pujantes produzidos pela sociedade brasileira nos ltimos anos. Considerado utpico por alguns, realista por outros e alvo de crticas de muita gente, inegvel sua importncia para a construo de uma sociedade mais justa e democrtica.

Os membros do Frum Escolar de tica e de Cidadania devem gravar o programa "Estatuto do Futuro", da grade de programao da TV Escola, e agendar sua exibio no somente para reunies do frum, mas para toda a comunidade educacional. Esse vdeo, muito bem produzido, trar uma boa idia da importncia do ECA e algumas experincias que demonstram como ele pode ser implementado pela comunidade.

ESTATUTO do futuro. Realizao: Centro de Criao de Imagem Popular (Unio Europia). Braslia, SEED, 1998. 1 videocassete (83'08"): VHS, son., color. Port. Srie de 4 programas: Estatuto do futuro (39'16"); Construindo o futuro (13'16"); Se liga no Estatuto (19'10"); O direito e Torto (11 '26").

Sugestes de estratgias de trabalho


O vdeo pode ser trabalhado em dois momentos inter-relacionados: a) na reunio do frum; b) nas salas de aula e na escola.

A Na reunio do frum:

Muitos profissionais da educao costumam afirmar que conhecem o Estatuto da Criana e do Adolescente, mas, quando questionados se j dedicaram algum tempo sua leitura, assumem que nunca o leram. A apresentao do vdeo "Estatuto do Futuro" ser uma Loa maneira de introduzir, de forma didtica e interessante, a estrutura do ECA e seus principais fundamentos aos membros do Frum Escolar de tica e de Cidadania.

Aps a exibio do vdeo, alguns temas podem ser discutidos coletivamente:

Quais os principais direitos que o ECA aborda? Quais suas relaes com a Declarao Universal dos Direitos Humanos? Quais das experincias apresentadas so consideradas mais interessantes e por qu?

Quais delas poderiam ser implementadas na sua comunidade?

A obteno de cpias do ECA e o compromisso de leitura por parte dos membros do frum constituiro um passo importante para que a comunidade tenha conscincia do que esse documento realmente representa.

Outro passo importante para a implementao do ECA na comunidade escolar ser discutir o documento em uma prxima reunio e analisar at que ponto a escola tem condies de cumprir seus principais pressupostos.

Nas salas de aula e na escola:

Pela importncia do Estatuto da Criana e do Adolescente na construo da democracia e da cidadania, fundamental que todos os membros da comunidade o conheam, principalmente as crianas e adolescentes que freqentam as escolas. Estudar esse documento torna-se, portanto, um objetivo central deste programa.

A proposta que seu estudo ocorra paralelamente a uma pesquisa para detectar se a comunidade em que a escola est inserida o est cumprindo, as dificuldades encontradas para seu cumprimento e que procedimentos podem ser adotados para sua efetiva implementao.

Dependendo das condies da escola, do frum e dos docentes que o compem, uma sugesto dividir os diversos captulos do documento entre as vrias turmas ou sries que forem participar do projeto. Assim, cada turma ou srie se encarregaria de estudar uma parte do ECA e promover uma pesquisa sobre as condies de seu cumprimento pela prpria escola e pela comunidade. A distribuio das temticas, assim como o tipo de anlise, deve respeitar a idade dos alunos e das alunas que se responsabilizarem pelo trabalho.

O objetivo fundamental desse projeto, importante dizer, no buscar culpados ou identificar pessoas que descumpram o estatuto. O objetivo conhecer o documento, a realidade e buscar caminhos para que a escola e a comunidade possam adaptar-se aos seus princpios, segundo um planejamento elaborado coletivamente, sob coordenao e superviso do frum. Assim, o projeto em questo tem um carter inicial de avaliao formativa.

A socializao dos estudos e anlises desenvolvidos ser o ponto de chegada do projeto. Para isso, novamente sob a coordenao do Frum Escolar de tica e de Cidadania, a escola pode organizar a Semana da Criana e do Adolescente. Para tal evento, poderiam ser planejadas aes que discutiriam o ECA, os resultados

dos estudos feitos, a situao de sua consolidao na comunidade externa escola e as propostas de encaminhamento apresentadas. A participao de pessoas e organizaes governamentais e no-governamentais nas atividades planejadas traria boas contribuies para o debate. Seria de grande valia, por fim, envolver outras instncias da comunidade nas aes futuras de consolidao dos princpios e normas do ECA.

Potrebbero piacerti anche