Sei sulla pagina 1di 32

SISTEMA MUSCULAR

Os msculos so rgos constitudos principalmente por tecido muscular, especializado em contrair e realizar movimentos, geralmente em resposta a um estmulo nervoso. Os msculos podem ser formados por trs tipos bsicos de tecido muscular:

Tecido Muscular Estriado Esqueltico


Apresenta, sob observao microscpica, faixas alternadas transversais, claras e escuras. Essa estriao resulta do arranjo regular de microfilamentos formados pelas protenas actina e miosina, responsveis pela contrao muscular. A clula muscular estriada chamada fibra muscular, possui inmeros ncleos e pode atingir comprimentos que vo de 1mm a 60 cm.

Tecido Muscular Liso


Est presente em diversos rgos internos (tubo digestivo, bexiga, tero etc) e tambm na parede dos vasos sanguneos. As clulas musculares lisas so uninucleadas e os filamentos de actina e miosina se dispem em hlice em seu interior, sem formar padro estriado como o tecido muscular esqueltico. A contrao dos msculos lisos geralmente involuntria, ao contrrio da contrao dos msculos esquelticos.

Tecido Muscular Estriado Cardaco


Est presente no corao. Ao microscpio, apresenta estriao transversal. Suas clulas so uninucleadas e tm contrao involuntria.

Sistema Muscular

Sarcmeros
As fibras musculares esquelticas tem o citoplasma repleto de filamentos longitudinais muito finos, (as miofibrilas) constitudas por microfilamentos das protenas actina e miosina. A disposio regular dessas protenas ao longo da fibra produz o padro de faixas claras e escuras alternadas, tpicas do msculo estriado.

As unidades de actina e miosina que se repetem ao longo da miofibrila so chamadas sarcmeros. As faixas mais extremas do sarcmero, claras, so denominadas banda I e contm filamentos de actina. A faixa central mais escura a banda A, as extremidades desta so formadas por filamentos de actina e miosina sobrepostos, enquanto sua regio mediana mais clara, (a banda H), contm miosina.

Teoria do deslizamento dos filamentos


Quando o msculo se contrai, as bandas I e H diminuem de largura. A contrao muscular se d pelo deslizamento dos filamentos de actina sobre os de miosina. Essa idia conhecida como teoria do deslizamento dos filamentos. Nas pontas dos filamentos de miosina existem pequenas projees, capazes de formar ligaes com certos stios dos filamentos de actina quando o msculo estimulado. As projees da miosina puxam os filamentos de actina como dentes de uma engrenagem, forando-os a deslizar sobre os filamentos de miosina, o que leva ao encurtamento das miofibrilas e conseqente contrao da fibra muscular.

Interior de um msculo

Contrao Muscular
O estmulo para a contrao geralmente um impulso nervoso que se propaga pela membrana das fibras musculares, atingindo o retculo sarcoplasmtico (um conjunto de bolsas membranosas citoplasmticas onde h clcio armazenado), que libera ons de clcio no citoplasma. Ao entrar em contato com as miofibrilas, o clcio desbloqueia os stios de ligao de actina, permitindo que se ligue a miosina, iniciando a contrao muscular. Assim que cessa o estmulo, o clcio rebombeado para o interior do retculo sarcoplasmtico e cessa a contrao muscular. A energia para contrao muscular suprida por molculas de ATP (produzidas durante a respirao celular). O ATP atua na ligao de miosina actina, o que resulta na contrao muscular. Mas a principal reserva de energia nas clulas musculares a fosfocreatina, onde grupos de fosfatos, ricos em energia, so transferidos da fosfocreatina para o ADP, que se transforma em ATP. Quando o trabalho muscular intenso, as clulas musculares repem seus estoques de ATP e de fosfocreatina, intensificando a respirao celular, utilizando o glicognio como combustvel.

Tetania e Fadiga Muscular


A estimulao contnua faz com que o msculo atinja um grau mximo de contrao, o msculo permanece contrado, condio conhecida como tetania. Uma tetania muito prolongada ocasiona a fadiga muscular. Um msculo fadigado, aps se relaxar, perde por um certo tempo, a capacidade de se contrair. Pode ocorrer por deficincia de ATP, incapacidade de propagao do estmulo nervoso atravs da membrana celular ou acmulo de cido ltico.

Antagonismo muscular
A movimentao de uma parte do corpo depende da ao de msculos que atuam antagonicamente. Por exemplo, a contrao do msculo bceps e o relaxamento do trceps, provocam a flexo do membro superior.

Antagonismo muscular

Fibras musculares lentas e rpidas


As fibras musculares esquelticas diferem quanto ao tempo que levam para se contrair, podendo levar um tempo de at 5 vezes maior do que as rpidas para se contrair. As fibras musculares lentas esto adaptadas realizao de trabalho contnuo, possuem maior quantidade de mitocndrias, maior irrigao sangunea e grande quantidade de mioglobina, capaz de estocar gs oxignio. As fibras rpidas, pobres em mioglobina, esto presentes em msculos adaptados contraes rpidas e fortes. Esses dois tipos de fibras podem ser diferenciados apenas ao microscpio por meio de corantes especiais.

Tnus muscular
Os msculos mantm-se normalmente em um estado de contrao parcial, o tnus muscular, que causado pela estimulao nervosa, e um processo inconsciente que mantm os msculos preparados para entrar em ao. Quando o nervo que estimula um msculo cortado, este perde tnus e se torna flcido. Estados de tenso emocional podem aumentar o tnus muscular, causando a sensao fsica de tenso muscular. Nesta condio, gasta mais energia que o normal e isso causa a fadiga. Fonte: www.webciencia.com

SISTEMA MUSCULAR

Sistema Muscular Os movimentos do corpo so proporcionados pelo sincronismo entre contraes e relaxamentos dos msculos.

Tipos de msculos
Existem trs tipos de msculos no organismo humano, bem como nos diversos animais, de acordo com o aspecto microscpico e velocidade de contrao, que so:

Msculo liso ou visceral


encontrado nos rgos internos (aparelho digestivo, aparelho respiratrio, aparelho urinrio, tero, vagina e parede dos vasos sangneos e nos invertebrados, de um modo geral (platelmintos, aneldeos,etc). Esse tipo muscular no apresenta estrias ao microscpio e realiza movimentos lentos que no conseguimos exercer controle, ou seja, so involuntrios.

Msculo estriado cardaco


Encontrado somente no corao. Esse tipo muscular, revela um aspecto estriado ao microscpio e de contrao rpida e involuntria. A freqncia normal de batimentos cardacos no homem est em torno de 80 por minuto.

Msculo estriado esqueltico


Encontrado unido aos ossos do esqueleto, nas valvas de moluscos (conchas de ostras) e tambm nas patas e asas dos artrpodes (insetos). Esse tipo muscular realiza movimentos rpidos e voluntrios. Neste captulo daremos o devido destaque anatomia da musculatura estriada esqueltica, sendo o restante, assunto da Histologia. OBSERVE A MUSCULATURA ESTRIADA ESQUELTICA DE INSETO.

Musculatura Estriada Esqueltica de um Inseto

Antagonismo muscular
Os msculos que realizam um movimento desejado so chamadas de agonistas e os que executam o movimento contrrio so chamados de antangonistas ou opositores. Para que ocorra um movimento necessrio uma ao conjunta de msculos se relaxando enquanto outros se contraem. Por exemplo: o bceps, quando se contrai, faz a flexo do ante-brao sobre o brao. Mas para isso, o trceps (antagonista) deve se relaxar. Para a exteno, o trceps se contrai, enquanto o bceps se relaxa. Veja a ilustrao:

Msculos de um Brao Humano

Observaes importantes
1- Os msculos estriados dos mamferos (e, com freqncia, das aves) so vermelhos devido presena abundante de um pigmento respiratrio chamado mioglobina, bastante semelhante hemoglobina e tambm transportador de oxignio [ara a intimidade das fibras musculares. A carne branca do peito das aves no voadoras formada de musculatura estriada pobre em mioglobina. Mas os msculos da coxa (que so muito solicitados nestas aves) so vermelhos e ricos em mioglobina. Compreende-se, portanto, que a quantidade desse pigmento (nas espcies que o possuem) proporcional ao grau de atividade de cada msculo. Assim, voc distingue a carne branca (peito) da carne escura (coxa), nas aves. 2- Diafragma - principal msculo respiratrio, entre o trax e abdome. 3- Intercostais - auxiliam na respirao, entre as costelas.

4- Msculos adutores - so os que aproximam segmentos do eixo corporal mdio. Exemplo: grande peitoral, desenvolvido em halterofilistas; nas aves importante no vo (fechar as asas). 5- Msculos abdutores - so os que afastam segmentos do eixo corporal mdio. Exemplo: msculo deltide, utilizado para injeo. 67Esternocleidomastoideo Masseter msculo msculo mastigador, rotador desenvolvido da em cabea. roedores.

8- Orbicular dos lbios - msculo do assovio. 9- Bucinador - msculo do sopro. Fonte: www.universitario.com.br

SISTEMA MUSCULAR
Em nosso corpo humano existe uma enorme variedades de msculos, dos mais variados tamanhos e formato, onde cada um tem a sua disposio conforme o seu local de origem e de insero. Temos aproximadamente 212 msculos, sendo 112 na regio frontal e 100 na regio dorsal. Cada msculo possui o seu nervo motor, o qual divide-se em muitos ramos para poder controlar todas as clulas do msculo. Onde as divises destes ramos terminam em um mecanismo conhecido como placa motora. O sistema muscular capaz de efetuar imensa variedade de movimento, onde toda essas contraes musculares so controladas e coordenadas pelo cerebro. Alm disso no podemos esquecer de salientar da importncia dos msculos na postura e nas dores, pois sabemos que muitas lombalgia ou cervicalgia so provocadas por encurtamento de msculos, sendo necessrio com isso que os mesmos estejam em uma posio mnima de comprimento. Um fato importante com relao ao encurtamento dos msculo da cadeia posterior e fraqueza dos msculos da cadeia anterior que pode provocar muitas vezes dores e posicionamento inadequado do indivduo, sendo com isso necessrio termos um equilibrio com relao aos msculos. As patologias mais comuns desse desiquilibrio so: as lombalgias, cervicalgia, dores no nervo citico, pubeite, lateralizao da patela, entorse de tornozelo, tendinites e outras patologias. Fonte: correionet.br.inter.net

SISTEMA MUSCULAR
O tecido muscular de origem mesodrmica, sendo caracterizado pela propriedade de contrao e distenso de suas clulas, o que determina a movimentao dos membros e das vsceras. H basicamente trs tipos de tecido muscular: liso, estriado esqueltico e estriado cardaco.

Msculo liso

Tecido Muscular Liso O msculo involuntrio localiza-se na pele, rgos internos, aparelho reprodutor, grandes vasos sangneos e aparelho excretor. O estmulo para a contrao dos msculos lisos mediado pelo sistema nervoso vegetativo.

Msculo estriado esqueltico

Tecido Muscular Estriado inervado pelo sistema nervoso central e, como este se encontra em parte sob controle consciente, chama-se msculo voluntrio. As contraes do msculo esqueltico permitem os movimentos dos diversos ossos e cartilagens do esqueleto.

Msculo cardaco

Tecido Muscular Cardaco Este tipo de tecido muscular forma a maior parte do corao dos vertebrados. O msculo cardaco carece de controle voluntrio. inervado pelo sistema nervoso vegetativo.

Musculatura Esqueltica

O sistema muscular esqueltico constitui a maior parte da musculatura do corpo, formando o que se chama popularmente de carne. Essa musculatura recobre totalmente o esqueleto e est presa aos ossos, sendo responsvel pela movimentao corporal

Os msculos esquelticos esto revestidos por uma lmina delgada de tecido conjuntivo, o perimsio, que manda septos para o interior do msculo, septos dos quais se derivam divises sempre mais delgadas. O msculo fica assim dividido em feixes (primrios, secundrios, tercirios). O revestimento dos feixes menores (primrios), chamado endomsio, manda para o interior do msculo membranas delgadssimas que envolvem cada uma das fibras musculares. A fibra muscular uma clula cilndrica ou prismtica, longa, de 3 a 12 centmetros; o seu dimetro infinitamente menor, variando de 20 a 100 mcrons (milsimos de milmetro), tendo um aspecto de filamento fusiforme. No seu interior notam-se muitos ncleos, de modo que se tem a idia de ser a fibra constituda por vrias clulas que perderam os seus limites, fundindo-se umas com as outras. Dessa forma, podemos dizer que um msculo esqueltico um pacote formado por longas fibras, que percorrem o msculo de ponta a ponta. No citoplasma da fibra muscular esqueltica h muitas miofibrilas contrteis, constitudas por filamentos compostos por dois tipos principais de protenas a actina e a miosina. Filamentos de actina e miosina dispostos regularmente originam um padro bem definido de estrias (faixas) transversais alternadas, claras e escuras. Essa estrutura existe somente nas fibras que constituem os msculos esquelticos, os quais so por isso chamados msculos estriados. Em torno do conjunto de miofibrilas de uma fibra muscular esqueltica situa-se o retculo sarcoplasmtico (retculo endoplasmtico liso), especializado no armazenamento de ons clcio.

As miofibrilas so constitudas por unidades que se repetem ao longo de seu comprimento, denominadas sarcmeros. A distribuio dos filamentos de actina e miosina varia ao longo do sarcmero. As faixas mais extremas e mais claras do sarcmero, chamadas banda I, contm apenas filamentos de actina. Dentro da banda I existe uma linha que se cora mais intensamente, denominada linha Z, que corresponde a vrias unies entre dois filamentos de actina. A faixa central, mais escura, chamada banda A, cujas extremidades so formadas por filamentos de actina e miosina sobrepostos. Dentro da banda A existe uma regio mediana mais clara a banda H que contm apenas miosina. Um sarcmero compreende o segmento entre duas linhas Z consecutivas e a unidade contrtil da fibra muscular, pois a menor poro da fibra muscular com capacidade de contrao e distenso. Contrao: ocorre pelo deslizamento dos filamentos de actina sobre os de miosina c sarcmero diminui devido aproximao das duas linhas Z, e a zona H chega a desaparecer.

A contrao do msculo esqueltico voluntria e ocorre pelo deslizamento dos filamentos de actina sobre os de miosina. Nas pontas dos filamentos de miosina existem pequenas projees, capazes de formar ligaes com certos stios dos filamentos de actina, quando o msculo estimulado. Essas projees de miosina puxam os filamentos de actina, forando-os a deslizar sobre os filamentos de miosina. Isso leva ao encurtamento das miofibrilas e contrao muscular. Durante a contrao muscular, o sarcmero diminui devido aproximao das duas linhas Z, e a zona H chega a desaparecer.

Constatou-se, atravs de microscopia eletrnica, que o sarcolema (membrana plasmtica) da fibra muscular sofre invaginaes, formando tbulos anastomosados que envolvem cada conjunto de miofibrilas. Essa rede foi denominada sistema T, pois as invaginaes so perpendiculares as miofibrilas. Esse sistema responsvel pela contrao uniforme de cada fibra muscular estriada esqueltica, no ocorrendo nas fibras lisas e sendo reduzido nas fibras cardacas.

A qumica da contrao muscular

O estmulo para a contrao muscular geralmente um impulso nervoso, que chega fibra muscular atravs de um nervo. O impulso nervoso propaga-se pela membrana das fibras musculares (sarcolema) e atinge o retculo sarcoplasmtico, fazendo com que o clcio ali armazenado seja liberado no hialoplasma. Ao entrar em contato com as miofibrilas, o clcio desbloqueia os stios de ligao da actina e permite que esta se ligue miosina, iniciando a contrao muscular. Assim que cessa o estmulo, o clcio imediatamente rebombeado para o interior do retculo sarcoplasmtico, o que faz cessar a contrao.

A Qumica da Contrao A energia para a contrao muscular suprida por molculas de ATP produzidas durante a respirao celular. O ATP atua tanto na ligao da miosina actina quanto em sua separao, que ocorre durante o relaxamento muscular. Quando falta ATP, a miosina mantm-se unida actina, causando enrijecimento muscular. o que acontece aps a morte, produzindo-se o estado de rigidez cadavrica (rigor mortis). A quantidade de ATP presente na clula muscular suficiente para suprir apenas alguns segundos de atividade muscular intensa. A principal reserva de energia nas clulas musculares uma substncia denominada fosfato de creatina (fosfocreatina ou creatina-fosfato). Dessa forma, podemos resumir que a energia inicialmente fornecida pela respirao celular armazenada como fosfocreatina (principalmente) e na forma de ATP. Quando a fibra muscular necessita de energia para manter a contrao, grupos fosfatos ricos em energia so transferidos da fosfocreatina para o ADP, que se transforma em ATP. Quando o trabalho muscular intenso, as clulas musculares repem seus estoques de ATP e de fosfocreatina pela intensificao da respirao celular. Para isso utilizam o glicognio armazenado no citoplasma das fibras musculares como combustvel.

Uma teoria simplificada admite que, ao receber um estmulo nervoso, a fibra muscular mostra, em seqncia, os seguintes eventos: 1. O retculo sarcoplasmtico e o sistema T liberam ons Ca++ e Mg++ para o citoplasma. 2. Em presena desses dois ons, a miosina adquire uma propriedade ATP sica, isto , desdobra o ATP, liberando a energia de um radical fosfato: 3. A energia liberada provoca o deslizamento da actina entre os filamentos de miosina, caracterizando o encurtamento das miofibrilas. Fonte: www.afh.bio.br

SISTEMA MUSCULAR

ESTRUTURAS DO TECIDO MUSCULAR


O tecido muscular formado por conjuntos de fibras musculares. Na maioria dos msculos, se estendem por todo o comprimento do msculo, e cada uma inervada por apenas uma juno neuro-muscular, localizada no meio da fibra. As fibras so formadas por milhares de miofibrilas, agrupadas em unidades funcionais denominadas sarcmeros.

Tecido muscular.

Fibra muscular vista no microscpio.

Msculos da Coxa (feito a partir de pea real, com recursos de computao grfica).

PROCESSO DE CONTRAO MUSCULAR


Aps a descoberta dos filamentos proticos (actina e miosina), alguns pesquisadores passaram a acreditar que a contrao muscular se daria por encurtamento desses filamentos. Mais tarde surgiu a teoria dos filamentos deslizantes. Segundo essa teoria, os filamentos no se encurtam, mas deslizam uns sobre os outros. Aps receber um estmulo qumico gerado anteriormente por um impulso nervoso, os filamentos mais finos ligam-se extremidade dos mais grossos (denominada cabea). Assim, os filamentos grossos sofrem uma deformao com gasto de energia, que resulta no deslocamento horizontal do conjunto. Aps esse deslocamento, h o desligamento dos filamentos. O processo se repete entre vrios filamentos, at quando persistir a ao qumica proporcionada pelo estmulo eltrico, o que garante a contrao muscular. O tempo de resposta de uma fibra muscular gira em torno de 3 ms. A substncia que proporciona a deformao protica necessria para o ligamento dos filamentos finos e grossos o ction de clcio (Ca 2+). Ele se encontra estocado dentro dos retculos sarcoplasmticos, nos tbulos longitudinais. O potencial de ao age diretamente sobre as paredes do tbulo longitudinal,

fazendo com que liberem clcio. Entretanto, o clcio no permanece no interior das miofibrilas por muito tempo: to logo a corrente eltrica causadas pelo potencial de ao tenha passado, os tbulos longitudinais reabsorvem quase que imediatamente os ons de clcio. No fim desse pulso, o clcio bombeado de volta, com conseqente gasto de energia, e o msculo relaxa imediatamente. O impulso eltrico, alm de controlar o incio e o trmino do processo, tambm faz uma modulao na amplitude da contrao: quanto maior a sua freqncia, mais intensa ser a contrao das fibras musculares. Quando o msculo estimulado a altas freqncias, ele no mais capaz de relaxar entre contraes sucessivas: isso causa fuso das contraes; com estmulos a 100 Hz, por exemplo, ocorre uma nica contrao sustentada, que chamada de "ttano fundido". Gerado no crebro ou na medula, o estmulo nervoso percorre um caminho pr-determinado na rede de neurnios at atingir o alvo: a placa motora, onde ele age. A interface nervo/msculo denominada juno neuro-muscular. Aqui o potencial eltrico denominado potencial de ao. Esse potencial de ao propagado rapidamente pela superfcie da fibra e conduzido para o seu interior pelos tbulos "T". Eles recebem essa denominao devido ao seu formato, ideal para penetrar nas regies mais profundas da fibra muscular. Uma Unidade Motora o conjunto formado por um motoneurnio neurnio que se liga placa motora, com as fibras musculares por ele inervadas. J foi demonstrado que durante o aumento progressivo de fora de uma contrao muscular, unidades motoras progressivamente maiores vo sendo recrutadas. H uma relao entre tempo de resposta e resistncia fadiga: quanto mais rpida a resposta, mais suscetvel fadiga o msculo, e vice-versa. A panturrilha, por exemplo, tem contrao lenta, embora resista mais. Os msculos extra-oculares, por outro lado, so mais rpidos, e mais fatigveis tambm. Os msculos no so capazes de se contrair e relaxar de modo suficientemente rpido para acompanhar variaes grandes na freqncia de disparo de estmulos aplicados ao nervo motor. como se houvesse, na entrada do sistema muscular, um filtro passa-baixas, permitindo somente as respostas a estmulos de baixas freqncias. Quando h a necessidade de realizao de movimentos bruscos, ocorre uma engenhosa alternncia na contrao de msculos antagonistas.

ARCO REFLEXO
O arco reflexo medular representa o nvel mais simples, na hierarquia dos mecanismos de controle motor. A medula espinhal recebe estmulos sensoriais do msculo, e envia impulsos motores para ele. Um exemplo de arco reflexo o "reflexo patelar", no qual h uma sbita contrao do msculo mediante um estmulo direcionado ao tendo do joelho. Alguns msculos possuem, em suas entranhas, o fuso neuro-muscular. A ele so ligadas fibras nervosas que se dirigem medula espinhal. Ao receber os impulsos eltricos provenientes de um fuso neuro-muscular, a medula gera potenciais de ao nos axnios motores, e o msculo ir se contrair, retornando ao comprimento inicial. As fibras intrafusais so capazes de gerar potenciais de ao com freqncias que refletem fielmente tanto o comprimento inicial e final do msculo que se alonga (aspectos estticos do alongamento), quanto a velocidade com que se processa tal alongamento (aspectos dinmicos do alongamento). Como vemos, o arco reflexo simples visa fornecer um mecanismo de manuteno do comprimento do msculo dentro de parmetros constantes. O arco reflexo simples, , pois, um exemplo de mecanismo servo, com realimentao.

Desenho esquemtico da malha de controle que envolve msculo, tendo, fuso muscular e fibras nervosas.

TIPOS DE CONTRAO MUSCULAR


Contrao Muscular Isomtrica
Nesse tipo de contrao, o comprimento do msculo no se altera no ocorre deslizamento das miofibrilas nem realizao de trabalho. O gasto de energia menor.

Contrao Muscular Isotnica


Aqui h o encurtamento do msculo, mas a tenso sobre ele permanece constante. Acontece na movimentao de uma carga, o que envolve princpios de inrcia: o peso deve ser primeiramente acelerado o movimento continua mesmo aps o trmino da contrao. Sua durao maior que a contrao isomtrica. Os msculos podem contrair-se tanto isomtrica quanto isotonicamente. Mas a maioria das contraes uma mistura dos dois tipos.

FADIGA MUSCULAR
A contrao forte e prolongada de um msculo leva-o ao estado de fadiga muscular. Isso decorre da incapacidade dos processos metablicos e contrteis das fibras musculares em continuarem proporcionando o mesmo trabalho. O nervo continua a funcionar adequadamente, os impulsos nervosos passam normalmente atravs da juno neuro-muscular, mas a contrao vai se tornando cada vez mais dbil por causa do decaimento do fornecimento de energia pelas mitocndrias das fibras musculares. A interrupo do fluxo sangneo para um msculo leva-o rapidamente fadiga em aproximadamente um minuto, devido evidente perda de suprimento nutritivo.

HIPERTROFIA E ATROFIA MUSCULARES


Hipertrofia
Ocorre quando h atividade muscular excessiva ou forada, culminando, a mdio ou a longo prazo, num aumento do tamanho do msculo.

Atrofia

Ocorre sempre que um msculo no usado, ou quando o apenas para contraes muito fracas. Assim, quando um membro imobilizado por muito tempo, como acontece em fraturas e paralisias, o msculo em questo se atrofia. Uma maneira de realizar hipertrofia ou evitar a atrofia de msculos a utilizao da ginstica passiva. Ela realizada atravs de aparelhos que geram pulsos eltricos sincronizados e com a intensidade certa sinais devem chegar com amplitudes maiores que 80mV na membrana da fibra muscular, para causar despolarizao da membrana e conseqente disparo do processo de contrao muscular. Esses pulsos so aplicados diretamente sobre o msculo, atravs de eletrodos ligados superfcie da pele. Porm, o efeito no o mesmo. Alm da atenuao do sinal devido passagem pela pele o que pode ser corrigido atravs de um aumento da amplitude do sinal aplicado, o sinal no atinge de modo satisfatrio o interior das fibras. Como resultado, o msculo no exercitado por igual.

MSCULOS X MALHAS DE CONTROLE


O sistema muscular apresenta diversas malhas de controle cujo controlador o sistema nervoso central quer seja a medula, em movimentos involuntrios, quer seja o crebro, quando abordados movimentos voluntrios. Os atuadores, para todas as malhas de controle dentro do sistema, sempre sero as fibras musculares. As "medies" informaes sobre o estado atual da "mquina", so feitas periodicamente, no caso de malhas realimentadas. Os elementos responsveis por esta etapa do processo so o aparelho tendinoso de Golgi e o fuso neuro-muscular, se considerarmos elementos apenas do sistema muscular. Sua ao limita-se a malhas de controle para movimentos involuntrios. Para movimentos voluntrios, observam-se rgos no pertencentes ao sistema, como olhos e pele. Em controle de arco reflexo de dor (movimento involuntrio), os sensores de dor sob a pele fazem o papel dos medidores. Fonte: www.icb.ufmg.br

SISTEMA MUSCULAR
As peas do esqueleto so rgos passivos que no podem efetuar movimentos algum, a no ser que intervenham os msculos, rgos ativos. So formados por clulas de aspecto cilndrico, chamadas fibras musculares, as quais se acham reunidas em feixes ou massas. Estes agrupamentos se encontram cobertos pela aponeurose, que uma membrana resistente que impede que o msculo se desloque, e o perimsio, outra finssima membrana que, envolvendo-o tambm, separa uns feixes de outros. O movimento se faz mediante a contrao de clulas musculares, que fazem trabalho mecnico ao contrair-se, em cujo ato se encurtam e alargam. So formadas pelas protenas miosina e actina. No corpo humano existem trs tipos de msculos: estriado, liso e cardaco. Quando so constitudos por fibras lisas recebem o nome de msculos lisos e costumam ser de cor um pouco plida, tm contrao lenta e no se encontram nas paredes do tubo digestivo, nas capas medias das paredes dos vasos arteriais e demais rgos internos. As fibras que os formam so estriadas, so denominadas msculos estriados, so avermelhadas, de brusca contrao e seus movimentos dependem da vontade do sujeito. Constituem as grandes massas musculares que se unem aos ossos do corpo. O msculo cardaco forma as paredes do corao. A funo muscular se verifica mediante as seguintes propriedades: excitabilidade pela qual o msculo responde a um estmulo com uma reao determinada; a contratibilidade , mediante a qual se contrai ao encurtar suas fibras; a elasticidade, que permite que um msculo contrado recupere sua forma; e a tonicidade, graas a qual o msculo fica sempre semicontrado, exercendo de modo permanente uma ao sobre os ossos aos quais se encontra aderido.

Tipo de msculos
Msculo liso

O msculo liso constitui as paredes de estruturas internas tais como: o estmago, intestino, tero, vasos sangneos, urteres e condutores secretores. O msculo liso se diferencia do msculo estriado por sua contrao mais lenta; a musculatura estriada necessita s um segundo para contrair-se e relaxar-se, no entanto, a musculatura lisa demora de trs a cento e oitenta segundos. As fibras lisas tm grande variedade de tons, podem permanecer quase relaxadas ou fortemente contradas. Parece, tambm, que podem manter o tom sem consumo de energia, talvez pela restruturao das cadeias proticas que constituem as fibras.

Msculo cardaco
O msculo cardaco difere do estriado e do liso, requer de um a cinco segundos para contrair-se. Cada batida do corao representa uma contrao simples. A musculatura cardaca se diferencia por seu longo perodo refratrio ou lapso que segue a um estmulo, durante o qual est incapacitado para responder a outro; por conseguinte, no poder contrair-se em estado de tetanizao, pois um estmulo no tem efeito depois do outro com tanta rapidez que mantenha o estado de contrao permanente. Outra caracterstica distintiva do msculo cardaco seu ritmo, contrai-se a um ritmo mdio de 80 batidas por minuto. O msculo cardaco descarrega seu potencial de membrana cada vez que alcana certo nvel. Passado cada impulso, a membrana se repolariza, mas ento se transforma permevel novamente, iniciando a transmisso do seguinte potencial de ao. Msculo estriado: formado por clulas contratveis especializadas que, ao mesmo tempo, compem as fibras musculares individuais. Estas fibras esto unidas entre si por fibras de tecidos conjuntivo e toda a estrutura est rodeada por uma capa lisa e forte de tecido conjuntivo, de modo que podem mover-se livremente sobre os msculos adjacentes e outras estruturas, com um mnimo de frico. Os dois extremos do msculo esto unidos a dois ossos diferentes e a contrao do msculo leva um osso para o outro, com a articulao entre os dois como ponto de apoio do sistema de alavanca; o extremo do msculo que permanece fixo quando se contrai o mesmo, se chama origem, o extremo que se move, se chama insero, e a parte engrossada entre os dois, ventres. Os msculos se contraem em grupos; esto dispostos em pares antagnicos, um estira de um osso numa direo e o outro ao inverso, estes pares antagnicos se encontram no pulso, joelho, tornozelo e outras articulaes. Sempre que um flexor se contrai, dever relaxar-se o extensor em oposio, mediante a coordenao dos impulsos nervosos dirigidos aos msculos antagnicos. Outros pares de msculos antagnicos so os adutores e os abdutores: Os adutores movem partes do corpo dirigindo-as para o eixo central do mesmo, enquanto que os abdutores as afastam. Os elevadores levantam e os depressores baixam as partes do corpo que movimentam. Os pronadores giram para baixo e para trs, e os supinadores giram para cima e para frente. Os esfncteres diminuem e os dilatadores aumentam o tamanho de uma abertura. Tom muscular: Assim chamada a caracterstica de ligeira contrao em que encontra sempre o sistema muscular, mesmo nos intervalos em que os msculos no esto contrados Fisiologia da atividade muscular: a unidade funcional do sistema muscular, unidade motora, constituda por uma s neurona e o grupo de clulas musculares que enerva seu axnio. A unidade motora isolada e estimulada com breves descargas eltricas de intensidade crescente, e necessrio certo grau de intensidade para que se produza a resposta que sempre ser mxima; este fenmeno se denomina efeito de "tudo ou nada". Em compensao, um msculo inteiro, composto por muitas unidades motoras individuais, pode responder em forma gradual, segundo o nmero de unidades motoras que se contraem num momento determinado. Se bem que um msculo inteiro no pode contrairse em grau mximo, uma unidade motora s pode faze-lo em grau mximo. A fora da contrao de um msculo composto de milhes de unidades motoras, depende do nmero de suas unidades motoras constituintes que se contraem e das unidades motoras que se contraem simultaneamente ou alternativamente. As fibras musculares estriadas, imediatamente depois de ser estimuladas, tm um perodo refratrio, intervalo muito breve no qual no responderam a um segundo estmulo. O perodo refratrio no msculo estriado to curto que o msculo pode responder a um segundo estmulo, enquanto ainda perdura a contrao correspondente ao primeiro. A superposio da segunda contrao sobre a primeira, provoca um efeito de esgotamento superior ao normal da fibra muscular, chamado sumao. Logo aps a estimulao muscular se produz a iniciao e propagao de um potencial de ao do msculo, seguido de alteraes na estrutura das protenas contratveis: actina e miosina, revelados pelos fenmenos da birrefringncia do msculo.

Depois de uma contrao, o msculo consome oxignio e elimina anidrido carbnico e calor, em proporo superior registrada durante o repouso, determinando um perodo de recuperao que dura vrios segundos se o msculo se estimula repetidamente e, deste modo, as contraes sucessivas ocorrem antes que o msculo tenha podido recuperar-se das anteriores, aparece a fadiga e as contraes, como conseqncia, ficam cada vez mais dbeis at que enfim so suprimidas. Se for concedido descanso ao msculo fatigado ele recuperar seu poder de contrao. A contrao do msculo provocada por descarga de impulsos nervosos que chegam ao msculo em sucesses rpidas e constantes, so denominadas ttanos. Numa contrao tetnica os estmulos chegam com tanta rapidez que no possvel relaxamento entre contraes sucessivas. Na maior parte destas contraes as fibras se estimulam por sucesso alternativa de fibras, de modo que se considera o msculo em sua totalidade, este permanece parcialmente contrado. Tom: tom muscular se refere a um estado de contrao parcial mantida em todos os msculos estriados. Sempre que estiver intacta a inervao dos mesmos. Cada msculo normalmente estimulado por uma srie contnua de impulsos nervosos, que originam uma contrao ligeira contante ou tom. Pode dizer-se que o tom muscular um estado de ttanos, leve, presente sempre, mas que somente afeta a um certo nmero de fibras num determinado momento. Cada fibra se contrai por turno, trabalhando por relevos, dando oportunidade a que possam ter seu tempo de recuperao no intervalo, antes que as primeiras sejam chamadas a uma nova contrao. Bioqumica da contrao muscular: O msculo composto de gua em cerca de 80% da massa, com um resto principalmente protico e pequenas quantidades de gordura e glucognes, assim como duas substncias fosforadas, a fosfocreatina e o trifosfato de adenosina. A poro contrtil de uma fibra muscular uma cadeia protnica que indubitavelmente se encurta por uma espcie de processo de pregamento ou de deslizamento global de suas partes. No msculo existem duas protenas, miosina e actina, que atuam em forma conjunta. Durante a contrao muscular existem substncias que diminuem sua quantidade: glucognio, oxignio, fosfocreatina e trifosfato de adenosina; e outros elementos que aumentam: anidrido carbnico, cido lctico, difosfato de adenosina e fsforo inorgnico. O fato de que se consome oxignio com desprendimento de dixido de carbono sugere que a contrao muscular um processo de oxidao, porm, essa oxidao no essencial, pois um msculo pode contrair-se muitas vezes privado por completo de oxignio, mesmo que nessas condies se fatigue mais rapidamente (o que sugere que a oxidao est mais relacionada ao processo de recuperao depois das contraes do que prpria contrao mesma). A contrao muscular envolve as seguintes reaes qumicas: 1) Trifosfato de adenosina = fosfato inorgnico + difosfato de adenosina + energia (empregada para a contrao propriamente dita). 2) fosfocreatina + ADP <> creatina + ATP. 3) glucognio <> intermedirios <> cido lctico + energia (~p, empregada para a resntese dos fosfatos orgnicos). 4) Parte do cido lctico + O2 > CO2 + H2 + energia (~p, empregada para sintetizar o resto do cido, glucognio e na resntese de ATP e fosfocreatina).

Dvida de oxignio
So exigidos, com muita freqncia, ao nosso sistema muscular esforos imediatos e embora os mesmos aumentem as respiraes e as pulsaes cardacas, o oxignio no poderia ser subministrado em quantidade suficiente para permitir o gasto que suporia. Durante os breves momentos de violenta atividade os msculos utilizam a energia que no necessita oxignio, ao cessar o movimento, o sistema muscular e outros tecidos pagam a "divida" por meio de uma tomada extraordinria deste elemento, com o fim de restaurar os compostos fosfricos energticos e o glucognio a seu estado original .

Fatiga
O msculo que se contraiu repetidamente e por isso esgotou suas reservas de glucognio e fosfatos orgnicos e acumulou cido lctico, perdeu seu poder de contrao, por isso diz-se que est fatigado. A fatiga tem por causa principal a acumulao de cido lctico.

Msculos do copo humano


Os msculos mais importantes que se encontram na face anterior de cada uma das regies do nosso corpo so: na cabea o frontal, que contrai a pele da testa; temporal, inserto no osso com seu nome, determina com sua contrao a elevao do maxilar inferior. Na face est o orbicular das plpebras e o orbicular dos lbios, cuja funo fechar as aberturas correspondentes. No pescoo, alm do cutneo, est o esternocleidomastideo , que permite inclinar a cabea para frente e para os lados em que se encontra o msculo. No tronco, formando o peito, encontramos o grande peitoral, que eleva as costelas. O deltide levanta o brao. O reto maior ( um dos principais msculos que permitem a contrao dos abdominais) pode baixar as costelas, flexiona o trax e comprime as vsceras medias at o pbis. O oblquo maior tem funes parecidas s do reto maior e une as oito ltimas costelas ntero-laterais do abdmen. Os msculos mais importantes das extremidades superiores so: bceps branquial, que dobra o antebrao sobre o brao, e o pronador que dirige a mo para dentro (pronao), assim como seu antagnico, o supinador (supinao). Tambm existe o supinador longo, cuja funo consiste em dirigir a palma da mo para fora, assim como os radiais, que fazem estender a mo, inclinando-a para o radio. Entre os msculos das extremidades inferiores est o abdutor da coxa, que permite aproxim-la para dentro; o quadrceps crural ( um dos grupos musculares mais importantes e potentes), situado na face anterior da coxa e formado pelo reto anterior, os dois vastos (interno e externo) e outro colocado debaixo, que permite a extenso da perna, e o tibial anterior que, unindo a parte superior da tbia ao bordo interior do p, faz com que este se levante, podendo tambm flexion-lo e determinar sua rotao para dentro. O sartrio nos permite cruzar a perna sobre a coxa, e o solhar um msculo que, ajudando a ao prpria dos gmeos, se encontra debaixo deles. Os msculos mais importantes que se encontram em cada uma das regies posteriores do corpo so os seguintes: Na cabea: o occipital, contrai a pele do couro cabeludo, e o esplnico, que conduz a cabea para trs ou melhor a faz girar em direo ao lado por onde atua. No pescoo encontramos o trapzio, que se estende no tronco, unindo o omoplata occipital aproximando as omoplatas entre si. O grande dorsal outro msculo que vai desde a regio lombar at o brao, e se insere, por um lado, nos ossos ilacos e, pelo outro, na extremidade superior do mero; estica o brao para baixo e para trs e pode levantar o corpo e elevar as costelas; o msculo que permite, estando pendurado numa barra, elevar o corpo por cima da mesma. O rombide leva a omoplata para dentro. Na regio do tronco tambm est o obliquo maior. Nas extremidades superiores: o tricpite braquial, antagnico do bceps braquial. Tambm esto os palmares, que dobram a mo sobre o antebrao, e o cubital, ao mesmo tempo extensor e flexor da mo.

Os msculos das extremidades inferiores comeam com os glteos, que servem para estender o fmur, mantendo a posio bpedal. O tricpite femoral dobra a perna sobre a coxa, e o psoasilaco permite coxa dobrar-se sobre o joelho. Alm disto, o vasto extensor do tricpite femoral estende as pernas, e os gmeos, que formam o saliente posterior das panturrilhas (barriga da perna), servem para puxar o calcanhar (ou talo) para cima; ao unirse com o plantar delgado, formam o tendo de Aquiles, o qual levanta o corpo sobre a ponta dos ps, cujos quatro primeiros dedos so movidos por outro msculo, o pdio, pouco desenvolvido. Fonte: biologiageral.com.br

SISTEMA MUSCULAR
Em nosso corpo humano existe uma enorme variedades de msculos, dos mais variados tamanhos e formato, onde cada um tem a sua disposio conforme o seu local de origem e de insero. Temos aproximadamente 212 msculos, sendo 112 na regio frontal e 100 na regio dorsal. Cada msculo possui o seu nervo motor, o qual divide-se em muitos ramos para poder controlar todas as clulas do msculo. Onde as divises destes ramos terminam em um mecanismo conhecido como placa motora. O sistema muscular capaz de efetuar imensa variedade de movimento, onde toda essas contraes musculares so controladas e coordenadas pelo cerebro. Alm disso no podemos esquecer de salientar da importncia dos msculos na postura e nas dores, pois sabemos que muitas lombalgia ou cervicalgia so provocadas por encurtamento de msculos, sendo necessrio com isso que os mesmos estejam em uma posio mnima de comprimento. Um fato importante com relao ao encurtamento dos msculo da cadeia posterior e fraqueza dos msculos da cadeia anterior que pode provocar muitas vezes dores e posicionamento inadequado do indivduo, sendo com isso necessrio termos um equilibrio com relao aos msculos. As patologias mais comuns desse desiquilibrio so: as lombalgias, cervicalgia, dores no nervo citico, pubeite, lateralizao da patela, entorse de tornozelo, tendinites e outras patologias. Fonte: correionet.br.inter.net

SISTEMA MUSCULAR
Os msculos so rgos responsveis pelo movimento dos animais. O msculo funciona aproximando a origem e insero muscular pela contrao. Os msculos so constitudos por tecido muscular e caracterizam-se pela sua contractilidade. A contrao muscular ocorre com a sada de um impulso eltrico do crebro que conduzido at ao msculo atravs de um nervo. Esse estmulo eltrico desencadeia o potencial de ao, que resulta na entrada de clcio (necessrio contraco) dentro da clula, e a sada de potssio da mesma. Em termos cientficos, as etapas so: 1) Despolarizao do sarcolema; 2) estimulao do retculo sarcoplasmtico e 3) ao do clcio e de ATP, provocando o deslizamento da actina sobre a miosina ( a contrao muscular). Os msculos so os rgos ativos do movimento. Eles possuem a capacidade de contrair-se e de relaxarse, e, em conseqncia, transmitirem movimentos aos ossos sobre os quais se inserem. O movimento de

todo o corpo humano ou de algumas das suas partes - cabea, pescoo, tronco, membros inferiores e superiores deve-se aos msculos. Os msculos, tm uma variedade grande de tamanhos e formato, de acordo com a sua disposio de local de origem e de insero. Temos aproximadamente 212 msculos, sendo 112 na regio frontal e 100 na regio dorsal. Cada msculo possui o seu nervo motor, o qual divide-se em vrias fibras para poder controlar todas as clulas do msculo, atravs da placa motora. O sistema muscular capaz de efetuar imensa variedade de movimento, sendo todas essas contraes musculares controladas e coordenadas pelo crebro. Alm disso no podemos esquecer de salientar da importncia dos msculos na postura.

Msculos do brao

Tipos de msculos Todos os trs tipos musculares tm as seguintes caractersticas:


Podem contrair-se e encurtar, tornando-se mais tensos e duros, em resposta a um estmulo vindo do sistema nervoso; Podem ser distendidos, aumentando o seu comprimento; Podem retornar forma e ao tamanho originais. A propriedade do tecido muscular de se contrair chama-se contratilidade e a propriedade de poder ser distendido recebe o nome de elasticidade. Histologicamente, podemos classificar os msculos em trs categorias:

Msculos esquelticos

Possuem uma olorao mais avermelhada. So tambm chamados de msculos estriados (fibroclulas estriadas), j que apresentam estriaes em suas fibras. So os responsveis pelos movimentos voluntrios; estes msculos se inserem sobre os ossos e sobre as cartilagens e contribuem, com a pele e o esqueleto, para formar o invlucro exterior do corpo. A maioria dos msculos est presa ao esqueleto, junto a articulaes, abrindo-se e fechando-as. Nas articulaes, esses msculos so presos a ossos por meio de tendes, que so cordes de tecido conjuntivo. Quando os tendes so chatos e largos, e no possuem a forma de cordo, recebem o nome de aponeuroses (ou aponevroses). Constituem aquilo que vulgarmente se chama a "carne". Tais clulas caracterizam-se por serem bastante compridas e polinucleadas, com ncleos localizados sob o sarcolema. Geralmente, esto cercadas de tecido conjuntivo, que une umas as outras e transmitem a fora produzida pelos msculos aos ossos, ligamentos e outros rgos executores de movimento. O msculo esqueltico integral, como o bceps, que observvel e palpvel, consiste de vrios tipos de tecido. Cada msculo compreende fibras ou clulas musculares longas, delgadas, cilndricas que se estendem por todo o seu comprimento. Assim, essas clulas podem ser muito mais longas. Cada clula ou fibra muscular multinucleada conectada s clulas musculares paralelas e circundada por uma camada de tecido conjuntivo denominada endomsio. Tais fibras so, ento, agrupadas em feixes mantidos juntos por outra camada de tecido conjuntivo, denominada perimsio. Esse grupo revestido ou feixe de fibras denominado um fascculo. Os grupos de fascculos, feixe de fibras, cada qual com vasos sangneos e tecido nervoso associados, so mantidos bem unidos por outra camada de tecido conjuntivo denominada epimsio. Os facculos circundados por epimsio, que percorrem todo o comprimento do msculo esqueltico, so ento completamente circundados por um tecido conjuntivo importante denominado fscia. A fscia um tecido conjuntivo resistente, denso e forte que recobre todo o msculo e, ento, estende-se alm do msculo em si, para se tornar o tendo fibroso. A fscia a fuso de todas as trs camadas internas de tecido conjuntivo do msculo esqueltico. A fscia separa os msculos uns dos outros, permite o movimento sem atrito e forma o tendo como o qual o msculo conectado ao osso. Isoladamente, cada uma das fibras uma clula alongada. Cada uma dessas fibras musculares esquelticas formada por fibras menores chamadas miofibrilas, que so constitudas por dois tipos de filamento: os delgados e os grossos. Na realidade, os msculos esquelticos esto dispostos em camadas que vo das mais superficiais s mais profundas e em direes variveis. Quando o msculo est relaxado, os filamentos delgados e grossos presentes esto apenas ligeiramente sobrepostos. Com a contrao muscular, os filamentos grossos se interpem acentuadamente sobre os delgados. esse mecanismo encurta as miofibrilas e, conseqentemente, toda a clula muscular. Portanto, quanto mais curtas as clulas musculares estiverem, maior ser a intensidade da contrao do msculo como um todo. O papel dessas clulas nervosas transmitir estmulos para a contrao da fibra muscular atravs de impulsos nervosos. Chama-se sinapse ou juno neuromuscular o espao de comunicao entre esses dois tipos de clula. Tambm possui trs propriedades principais: a elasticidade (distenso), a contratilidade (contrao) e a tonicidade (tnus). A contrao muscular esqueltica acontece quando h uma interao das protenas contrteis de actina e miosina, que ocorre na presena de ons de clcio intracelulares e energia. A disponibilidade de energia para a contrao vem por meio da hidrlise de ATP, e o clcio liberado pelo retculo sarcoplasmtico(RS) quando estimulado pela despolarizao. A ligao de um impulso neural gerado no sistema nervoso central a uma contrao muscular esqueltica distante denominada acoplamento excitao-contrao. A funo do clcio no msculo esqueltico expor um stio de ligao da miosina na protena actina. A contrao muscular pra atravs do impulso nervoso na placa motora terminal ou juno neuromuscular. Quando o impulso interrompido, o sinal para liberar o clcio removido e no mais liberado. Existe a LEI DO TUDO OU NADA, ou seja, quando qualquer fibra estimulada at o seu limite, uma resposta contrtil completa desencadeada. Se o estmulo menor que o limiar, no ocorre resposta contrtil. Para qualquer dada fibra, ela se contrai completamente ou no se contrai de todo.

Msculo estriado cardaco


o mais nobre de todos os msculos, se analisado histologicamente tem caracterstica de msculo esqueltico, mas funcionalmente tem caracterstica de msculo liso assim como o esqueltico, apresenta fibroclulas bastante compridas. tambm chamado de miocrdio, o que constitui a parede do corao. Apesar de ser estriado,possui movimentos involuntrios. Este msculo se contrai e relaxa sem parar. Entretanto, elas so mononucleadas ou binucleadas, com ncleos localizados mais para o centro da

clula. Tambm possuem discos intercalares, que so linhas de juno entre uma clula e outra, que aparecem mais coradas que as estrias transversais. No tecido cardaco, tm bastante importncia as fibras de Purkinje, clulas responsveis pela distribuio do impulso eltrico que gera a contrao muscular s diversas fibroclulas cardacas.

Msculos viscerais
(colorao esbranquiada), tambm chamados de msculos lisos que entram na constituio dos rgos profundos, ou vsceras, para assegurar-lhes determinados movimentos (contraes). Estes msculos tm estrutura "lisa" e funcionam independentemente da nossa vontade. A maneira com que se dispe de suas fibras bem diferente da musculatura estriada. So involuntrios e, em geral so longos e lentos. Os msculos lisos no apresentam estrias. Suas clulas tm o formato de fuso e constituem parede de rgos internos, como o estmago, o intestino, etc. Como exemplo, podemos citar os movimentos do tubo digestivo - movimentos peristlticos - e o aumento e a diminuio da pupila.

Um corao humano onde existem fibras musculares diferenciadas

Problemas Musculares
Muitos problemas musculares se deve ao esforo excessivo ou movimentaes bruscas. Os mais comuns so: cimbras, cansao muscular, distenses e rupturas. Em geral, tais problemas acontecem durante a prtica esportiva. A cimbra causada por contraes repentinas e involuntrias do msculo. Como as outras clulas, as fibras musculares produzem energia por meio de reaes de combusto. Devido a intensa atividade para proporcionar movimento e calor ao corpo, as fibras musculares precisam gerar grande quantidade de energia (glicose, gorduras e oxignio). Caso o oxignio seja insufiente, o organismo produz uma substncia denominada cido ltico. Dentro das fibras musculares, o cido ltico impede a renovao da energia necessria para a contrao do msculo (cansao muscular). A cimbra uma contrao brusca, espasmdica da musculatura acompanhada de dor intensa. Importante salientar que no apenas a contrao prolongada dos msculos que pode provocar dor. O estiramento excessivo (distenso muscular) tambm seguido de

intensa dor. Contraes musculares bruscas podem afestar os tendes, resultando, em certos casos, no rompimento da articulao. Quando isso acontece, dizemos que ocorreu uma ruptura de tendo.

Contraes musculares
Existem dois tipos de contraes musculares: contrao isotnica e contrao isomtrica. A contrao isotnica refere-se a uma contrao em que um msculo encurta enquanto exerce uma fora constante que corresponde carga que est sendo erguida pelo msculo. Divide-se em concntrica e excntrica. Na concntrica a contrao vence a resistncia e h o encurtamento muscular e na excntrica a resistncia vence a contrao havendo o alongamento muscular. Ex: A corrida concntrica pois o velocista vence a barreira do ar Ex: Queda de brao excntrica pois a resistncia est em seu oponente. A contrao isomtrica refere-se a uma contrao em que o comprimento externo do msculo no se altera, pois a fora gerada pelo msculo insuficiente para mover a carga qual est fixado. No corpo, a maioria das contraes uma combinao de ambas contraes.

Nutrio para os msculos


O leite uma fonte de protena animalA carne, o leite e os ovos constituem as fontes bsicas de protena animal, sobretudo pelo seu valor biolgico. Caracterizam o nvel de consumo de protenas de origem animal, em especial as da carne, como elemento indicativo do desenvolvimento socioeconmico de um povo ou nao. Porm, sempre bom lembrar que no existe alimento que contenha todos os nutrientes, em quantidade e qualidade necessrias manuteno da sade e das atividades dirias. Desta forma, os profissionais da rea de alimentao e sade recomendam que a dieta seja composta de alimentos pertencentes a vrios grupos (carnes, leite e derivados, frutas, vegetais e cereais). A carne comumente definida como sendo constituda pela constituio de tecidos animais via de regra o tecido muscular utilizados como alimento (Pardi et al., 2001). Em nosso meio, para conceito assim mais amplo, freqentemente empregado o termo no plural, ento carnes, envolvendo ainda as vsceras. So includos nesta definio no apenas os produtos em natureza, como tambm estes mesmos itens processados. Em termos gerais, as carnes podem ser subdivididas em carnes vermelhas e carnes brancas. Dentre as primeiras, so mais consumidas no Pas as de bovinos, sunos, ovinos e caprinos. O bfalo, dada a sua adaptao Regio Norte e por fora de sua produtividade em outras regies, vem ganhando terreno no consumo nacional (Pardi et al., 2001). J a carne de coelhos vai, aos poucos, se incorporando aos hbitos da populao brasileira. As carnes chamadas brancas so as provenientes das aves domsticas, com mais freqncia as de galinhas, frangos e perus. Contudo, especialistas distinguem nas aves dois tipos de msculos: os do peito, efetivamente brancos, e os da coxa, com predominncia de fibras vermelhas. O pescado constitui tambm discreta fonte de protena animal em nosso meio em termos de quantidade consumida, uma vez que a populao brasileira, apesar do vasto litoral e da grande malha fluvial, no tem o hbito de se alimentar constantemente de peixes. A carne, em sentido amplo, pode ser considerada como um alimento nobre para o homem, pois serve para a produo de energia, de novos tecidos orgnicos e para a regulao dos processos fisiolgicos, respectivamente, a partir das gorduras, protenas e vitaminas constituintes dos cortes crneos. Contudo, o grande mrito nutricional da carne so a quantidade e a qualidade dos aminocidos constituintes dos msculos, dos cidos graxos essenciais e das vitaminas do complexo B presentes, tendo tambm importncia o teor de ferro.

As protenas
Um exemplo de uma protena a albuminaA carne se caracteriza pela natureza das protenas que a compem, no somente do ponto de vista quantitativo como qualitativo. Alm de sua riqueza em cidos aminados essenciais, ela contm gua, gordura, vitaminas, glicdios e sais minerais como elementos nutritivos complementares. O msculo magro das diferentes espcies tem uma composio relativamente constante no que diz respeito a sua composio em termos de protena, gordura, sais minerais e contedo aquoso. As protenas so essenciais para a formao de msculos, enzimas, clulas como

anticorpos e leuccitos, hormnios, e ajudam no processo de cicatrizao dos tecidos, estando envolvidas com todo o funcionamento do organismo. As protenas so macronutrientes (assim como os carboidratos e os lipdeos) essenciais para o organismo. Aminocidos so os componentes das protenas. Existem no total cerca de 20 aminocidos; h aqueles no-sintetizados naturalmente em quantidade e propores adequadas pelo organismo, os quais so considerados como aminocidos essenciais, devendo, portanto estar presentes na alimentao. Existem duas fontes de protenas: vegetal e animal. As protenas vegetais so encontradas nos gros de leguminosas (como feijo, ervilha, gro-de-bico) e nos cereais (como arroz, milho, trigo, cevada, aveia), em menor quantidade. Os alimentos de origem vegetal so deficientes em um ou mais aminocidos essenciais e, portanto, devem ser consumidas a partir de combinaes de cereais e leguminosas. As protenas de origem vegetal so de baixo valor biolgico, ou seja, no so suficientes para suprir as necessidades orgnicas, j que todas apresentam a falta de pelo menos um aminocido essencial. As protenas que contm todos os nove aminocidos essenciais em propores adequadas ao organismo so chamadas completas ou de alto valor biolgico. Protenas de origem vegetal, quando consumidas isoladamente, no contm todos os aminocidos essenciais e so chamadas de incompletas. A protena encontrada na carne nutricionalmente completa, de tima qualidade e com aminocidos essenciais de forma balanceada. Por exemplo, 100 g de carne magra coxo mole (ch de dentro) depois do cozimento contm entre 20 g e 30 g de protena, o que corresponde a, aproximadamente, 50% das necessidades dirias do ser humano adulto. Em qualidade, as protenas da carne so completas por apresentarem um bom equilbrio de aminocidos essenciais. Os tecidos musculares e conjuntivos as miofibrilas e secundariamente, o sarcoplasma integram as protenas da carne. Sua disponibilidade em cidos aminados essenciais e suas caractersticas altamente favorveis de digestibilidade lhe conferem elevado grau de valor biolgico. Fazem exceo as protenas do tecido conjuntivo, constitudas, principalmente, pelo colgeno e pela elastina, mais pobres em aminocidos essenciais e de menor digestibilidade. Segundo Judge et al. (1989), as protenas da carne so digestveis num percentual entre 95% a 100%, enquanto que as vegetais o so apenas entre 65% e 75%. Alm das protenas, a carne contm tambm alguns compostos nitrogenados no-proticos, como cidos aminados livres, peptdeos simples, aminas e cratina. Tais elementos, ainda que de pouco valor nutritivo, constituem fonte potencial de nitrognio para aminocidos e sntese de protena. Sempre que uma carne ou seu derivado for rico em colgeno, glicina, prolina e hidroxiprolina, ou seja, contiver elevado contedo de tecido conjuntivo, seu valor biolgico ser mais baixo.

Os lipdios
Os lipdios desempenham um relevante papel na alimentao, graas ao seu valor energtico (8,5 cal/g), aos cidos graxos essenciais, s vitaminas lipossolveis e aos fosfolipdios que contm ao lado de caractersticas organolpticas especiais que revelam pela sua textura, sabor e aplicaes culinrias (Pardi et al., 2001). Assim como as protenas, os lipdios tambm so variveis na composio da carne, pois existe nela em percentuais bastante oscilantes. O teor de gordura pode variar de acordo com idade, com o sexo, com a raa, com a espcie e com alimentao do animal (Pardi et al., 2001). A carne dos animais mais jovens contm menor proporo de gordura em comparao com a dos adultos, pois os jovens so menos predispostos ao acmulo de gordura subcutnea e intermuscular. Quanto ao sexo, as fmeas tm menor predisposio que os machos inteiros para a formao de gordura; j os animais castrados tendem mais ao acmulo de gordura. A raa fator que exerce acentuada influncia quanto quantidade de gordura acumulada. Assim, as raas britnicas de corte so mais propensas ao acmulo de gordura que as raas continentais europias e os zebunos. Observa-se a mesma influncia da raa entre os sunos, sabendo-se que algumas delas so mais aptas produo de gordura. Relativamente influncia da alimentao, os bovinos so mais infensos ao acmulo gorduroso que os sunos. E entre as espcies de corte o teor de gordura bastante varivel com destaque para os sunos, bovinos e ovinos em que a porcentagem de gordura pode ser tambm bem oscilante dentro da mesma espcie. O valor calrico dos lipdios da carne procede dos cidos graxos, dos triglicerdeos e dos fosfolipdios, sendo encontrados em propores variadas no corte crneo. A deposio das gorduras nas carcaas caracteriza-se ou pelos depsitos subcutneos e viscerais, ou pela distribuio mais dispersa pela musculatura entre as fibras musculares, ou ainda fazendo parte integrante da clula. A variabilidade do percentual da gordura da carne faz oscilar, obviamente, a proporo de protena e dos demais componentes. A constituio dos lipdios, relacionada com as vitaminas lipossolveis e com cidos graxos essenciais ou imprescindveis, permite um particular desempenho das gorduras, alm de sua funo energtica fundamental. So considerados essenciais os cidos graxos linolico e araquidnico, no havendo concordncia quanto incluso entre eles do cido linolnico. Os fosfolipdeos so fundamentais na estrutura das paredes celulares, contribuindo na regulao do metabolismo celular. Sua

concentrao nos tecidos magros relativamente constante, contendo menor proporo de cidos graxos poliinsaturados. O colesterol um componente importante da membrana celular, particularmente do crebro e do sistema nervoso. importante na sntese de cidos biliares, hormnios da adrenal e hormnios sexuais. A maior parte do colesterol sintetizado no fgado. O fgado de um indivduo normal produz entre 800 mg e 1.500 mg de colesterol por dia. A recomendao de ingesto diria de colesterol de at 300 mg. Este cido graxo, que desempenha importantes funes fisiolgicas, mantido em quantidades variveis nas gorduras da carne, e tem sua taxa no sangue aumentada sempre que a dieta conter maior proporo de cidos graxos saturados, predispondo a formao de placas gordurosas na parede dos vasos e de cogulos sangneos. Essa caracterstica permite o surgimento de problemas cardiovasculares, no entanto, tal fato marcado pela ingesto abusiva de carnes gordurosas associados a outros fatores como o sedentarismo, o fumo e a uma dieta no balanceada. Contudo, a comunidade cientfica mdica ainda discute a real importncia do colesterol e das gorduras saturadas no desencadeamento de distrbios vasculares. Mattson, Erickson & Kligman (1972) verificaram uma relao linear entre o colesterol presente na dieta e o colesterol sangneo humano e observaram que cada 100 mg de colesterol/1.000 kcal consumida resultava em um aumento de colesterol no plasma sangneo de aproximadamente 12 mg/100 mL. Entretanto, Mcnamara (1990) afirmou que apenas uma parte da populao sensvel ao colesterol da dieta, com diminuio do colesterol plasmtico, quando o teor de colesterol da dieta reduzido. Por sua vez, o National Cholesterol Education Program (1988) estimou uma reduo de 10% a 15% do nvel de colesterol sangneo por intermdio da dieta. H um consenso atualmente que, para manter o colesterol sangneo baixo, a dieta deve ser pobre em lipdios totais, colesterol e cidos graxos saturados (Department of Health, 1994). Efetivamente, os cidos graxos que integram os triglicerdeos da carne dos mamferos de aougue so relativamente saturados. Os mais saturados so o palmtico e o esterico; o cido insaturado mais abundante o olico. Por estas razes, as gorduras da carne so geralmente tidas como saturadas, enquanto que as gorduras vegetais so descritas como insaturadas ou poliinsaturadas. Por fora da preocupao mdica com as gorduras animais, cresceu o consumo dos leos vegetais, e a zootecnia sofreu uma profunda reformulao passando da produo deliberada de carnes gordas para a seleo gentica e o manejo e alimentao adequados produo de carnes magras. de se acreditar, a propsito que, mesmo na hiptese de a medicina vir a negar aqueles riscos, persistir a produo preferencial de animais produtores de carnes magras como um fator de ordem econmica e pela credibilidade que o consumidor depositou sobre tais tipos de carne.

As vitaminas
Constituindo princpios nutritivos indispensveis, as vitaminas exercem sua ao em doses muito reduzidas, quase sempre como componentes de enzimas do organismo. Das aproximadamente 14 vitaminas atualmente conhecidas, algumas no tm maior importncia prtica. As mais freqentes na carne pertencem ao complexo B e, dentre as lipossolveis, encontra-se, principalmente, a vitamina A. Em menor volume, a carne dispe das vitaminas D, E e K e, em menor proporo ainda, de cido ascrbico. Tendo em vista sua solubilidade, as vitaminas so classificadas em lipossolveis (A, D, E e K) e hidrossolveis (complexo B e cido ascrbico) (Pardi et al., 2001). A vitamina A, biologicamente ativa, encontrada exclusivamente nos alimentos de origem animal, sendo necessria ao organismo para manter a capacidade normal da viso, para proteger os tecidos epiteliais e para o desenvolvimento do esqueleto e dos dentes. Estimando suas necessidades dirias em 2.500 UI (Unidades Internacionais), fica patente a convenincia de se ter como principal fonte os produtos de origem animal, uma vez que o organismo humano apto a aproveitar apenas urna frao dos carotenides contidos em vegetais. Por favorecer a absoro e a utilizao do clcio e do fsforo, a vitamina B imprescindvel ao desenvolvimento dos dentes. A faculdade da transformao de compostos na natureza e no organismo humano em vitamina D, ativada pela ao da luz e dos raios ultravioleta, a torna disponvel em outras fontes que no os produtos de origem animal nos quais pobre, exceo feita ao fgado de bacalhau e assemelhados, gema do ovo e ao creme do leite. A vitamina E ou tocoferol, tambm chamada de vitamina da reproduo, nas mesmas condies que as vitaminas A e D, contida em quantidades muito pequenas na carne. No entanto, o tocoferol tem uma concentrao maior na carne de bovinos (4,0 mg/100 g) quando comparada com as carnes de sunos (0,6 mg/l 00 g), de ovinos (0,5 mg/ 100 g) ou de frangos (0,2 mg/100 g). Possui importante ao protetora sobre os lipdios tissulares do organismo. A ao antioxidante das gorduras utilizada para fins tecnolgicos. Ainda dentre as lipossolveis, a vitamina K, tambm designada vitamina da coagulao ou anti-hemorrgica, encontrada em produtos

de origem animal, de 0,14 ou 0,15 mg/100 g nas carnes de bovinos, sunos e ovinos e de 0,02 mg/100 g nas carnes de frangos. Sobretudo nas farinhas de peixes e no leo de fgado de bacalhau sua presena tambm evidente. A vitamina C, hidrossolvel, chamada antiinfecciosa e antiescorbtica, encontrada nos produtos de origem animal em pequena proporo, no leite de vaca, no fgado bovino e no sangue de animais adultos. Ela uma das vitaminas que podem ser destrudas com maior facilidade, inclusive pela coco, quando ocorrem perdas apreciveis em seu contedo. O cido ascrbico, com exceo das vsceras, contido em quantidades mnimas nas carnes musculares. O complexo B, por sua vez, tambm hidrossolvel, composto por cerca de 19 substncias, representado na carne, sobretudo pela tiamina, riboflavina e niacina, vindo a seguir o cido pantotnico, vitamina B6, vitamina B12, cido flico e biotina. A tiamina, ou vitamina B1 antiberibrica e antineurtica, intervindo no metabolismo dos hidratos de carbono, constituindo uma sustncia muito sensvel dissoluo, sendo tambm consideravelmente destruda pela oxidao. As perdas, porm, dependem em todos os casos do pH, sendo tanto maiores quanto mais baixo ele for (Pardi et al., 2001). A vitamina B2 ou riboflavina considerada como fator de crescimento participando dos sistemas enzimticos do organismo, que regulam os processos energticos. A riboflavina resiste muito ao calor, mas facilmente destruda pela luz solar bem e quando presente em meio com reao bsica. A niacina, vitamina antipelagrosa, tambm chamada nicotinamida ou cido nicotnico, desempenha no organismo funes assemelhadas tiamina e riboflavina. O triptofano transforma-se em niacina no organismo, fazendo com que se possa reduzir a quantidade desta ltima na dieta, desde que o primeiro se faa presente em maior proporo. Ao contrrio de outras vitaminas descritas, a niacina possui elevada resistncia s influncias da luz, do calor, dos cidos, das bases e dos processos oxidativos. As perdas que se observam a seu respeito do-se apenas pela dissoluo. A vitamina B6, ou piridoxina, um componente de enzimas que regula o metabolismo protico do organismo. uma vitamina termolbil, sendo parcialmente destruda durante os processos de cura, defumao, preparo culinrio, enlatamento e desidratao por ao do calor e pelas radiaes ionizantes. O cido pantotnico um componente essencial da molcula da coenzima A, que tem grande importncia em variados processos metablicos. No se dispe de maiores informaes quanto a sua estabilidade (Pardi et al., 2001). Acredita-se, porm que, na preparao culinria, se produz alguma perda dela. Ao lado do cido flico e do cido pantotnico, a vitamina B12, ou cobalamina, constitui um dos mais importantes fatores antianmicos. A labilidade das vitaminas B2 e do cido pantotnico se assemelha da tiamina. Se for deficiente na dieta, a biotina, outro componente do grupo B, causa inflaes cutneas e alopecia em animais de experimento. Trata-se de substncia bastante ativa, contida em abundncia em muitos alimentos, sendo inclusive produzida pela flora microbiana do intestino.

Os glicdios
Os glicdios so escassos no organismo animal. A maior parte deles localiza-se nos msculos e no fgado. Seu maior mrito participar do metabolismo energtico e da estrutura dos tecidos (Pardi et al., 2001). Os glicdios existentes na carne, carecendo de maior importncia do ponto de vista nutricional, desempenham importante papel no que se refere ao pH. As carnes contm, principalmente, glicognio, mas dispem tambm de acares livres, em especial glicose e frutose independentemente de maltose e ribose. A proporo de glicognio na carne de bovinos recm-sacrificados situa-se em volta de 3% e na de sunos em torno de 4,5%. Durante o processo de maturao da carne, ocorre a transformao do glicognio em cido lctico. Este fenmeno acarreta a diminuio do glicognio, podendo ser avaliado por meio da medio do pH. A queda do pH j mais marcante a partir da 24 hora do abate do animal, caindo nos sunos de 4 para 1. Em relao aos acares, sua proporo se mantm baixa no animal durante o rigor mortis, para depois aumentar acentuadamente nele a presena de glicose. A quantidade de glicognio muscular maior sempre que o animal de corte encontra-se em bom estado de nutrio e de descanso. As diversas condies estressantes tambm exercem influncia no teor de glicognio. Quanto maior sua presena, maiores tambm as condies de futura conservao da carne, por forca da influncia do pH cido, dado o seu desdobramento em cido lctico levando a caracterstica natural mais cida da carne, o que dificulta o desenvolvimento de microrganismos presentes. Atualmente, a proporo de glicdios aumentada nos derivados crneos pela adio de acares, produtos amilceos e outros aditivos, permitidos por legislao vigente, durante o processamento da carne.

Os minerais
A carne contm substncias minerais que exercem papel biolgico importante em sua constituio, como a manuteno de uma reao quase neutra nos tecidos e lquidos orgnicos, a catalisao em vrios

processos de grande importncia e a reao estimulante exercida sobre a atividade de muitas enzimas (Pardi et al., 2001). Essas substncias minerais constituem ainda parte integrante de determinados hormnios e de um grande nmero de enzimas, ao mesmo tempo, que intervm na regulao da atividade muscular e nervosa. Aproximadamente 3,5% do peso corporal de um ser humano adulto de natureza inorgnica, constituindo-se, principalmente, de clcio, fsforo, potssio, enxofre, sdio, cloro, ferro e magnsio. Entre 80% e 85% da matria mineral total do organismo formam o esqueleto e os dentes, sobretudo sob a forma de clcio e fsforo, alm de magnsio. So ainda essenciais para a formao metablica, segundo Guthrie, citado por Pardi et al., (2001), os outros macroelementos: potssio, enxofre, sdio e cloro, alm dos microelementos ferro, zinco, selnio, mangans, cobre, iodo, molibdnio e cobalto. Constituem tambm microelementos possivelmente indispensveis ao organismo humano e cuja participao est comprovada em determinados processos biolgicos, o vandio, o brio, o flor, o bromo e o estrncio. Como elementos minerais presentes no organismo, mas cuja participao nos processos biolgicos no foram ainda determinados, podem ainda ser lembrados: ouro, prata, alumnio, estanho, bismuto e glio. Os sais minerais da carne so associados ao tecido magro, como demonstrado por Judge et al. (1989). Dos microminerais indispensveis o ferro o mineral biologicamente mais verstil. Ele participa de processos bioqumicos importantes como converso do beta caroteno em vitamina A, sntese de colgeno, formao de purina como cido nuclico, retirada de lipdeo do sangue, desintoxicao de drogas no fgado, produo de anticorpo e sntese de carnitina, um aminocido importante. A quantidade de ferro no corpo humano , aproximadamente, 4 gramas estando distribuda pelas clulas e enzimas, como ferro funcional e no fgado, bao e medula ssea onde armazenado. O ferro funcional constitui cerca de 2/3 deste elemento no organismo e est presente na hemoglobina, mioglobina, e enzimas celulares participando nos mais variados processos biolgicos, dos quais o principal o transporte de oxignio e gs carbnico feito pela hemoglobina das clulas sangneas vermelhas e pela mioglobina do msculo. O ferro presente na dieta apresenta dupla forma: heme, vinda do tecido celular animal e a forma no-heme ou inorgnica. O ferro heme a forma mais absorvida pelo corpo mesmo estando presente em menor quantidade nos alimentos e sua presena na dieta promove a absoro da forma inorgnica. Em contrapartida, o ferro inorgnico tem absoro significativamente menor apesar de estar mais presente na dieta. Os alimentos fontes de ferro no-heme ou inorgnico so frutas, vegetais, gros, ovos, leite e derivados, e os alimentos que contm ferro heme e no-heme so as carnes bovina, suna, de peixes e de aves. A carne bovina tem, aproximadamente, 50%-60% de ferro heme e 40%-50% de ferro inorgnico, a carne de carneiro e de frango tem 30%-40% de ferro heme e 60%-70% de ferro inorgnico. A absoro de ferro inorgnico aumentada de 2 a 4 vezes quando se consome carne vermelha, peixe ou frango em alguma refeio. Este efeito promotor, conhecido como o fator carne, ocorre apenas na presena de tecido muscular. As protenas de origem animal que no so musculares, como o leite, queijo e ovos, no tem efeito positivo na absoro de ferro inorgnico. Estes fatores devem ser levados em considerao quando se trata de balanceamento de refeies.

A gua
A gua contida no tecido muscular, em proporo varivel entre 71% e 76%, desempenha importante funo nos processos vitais como solvente das substncias orgnicas e inorgnicas, bem como de solues coloidais (protenas, carboidratos). Ela permite, nestas condies, o transporte e a reao das substncias no organismo (Pardi et al., 2001). No mundo animal esto permanentemente implicadas as reaes de hidratao, desidratao e hidrlise. Alm de constituir o meio de dissoluo em que ocorrem os processos metablicos, funcionando, s vezes, como reagente, a gua constitui cerca de 85% das molculas representadas pelas clulas. Alm disso, a estrutura de uma srie de molculas de grande interesse bioqumico est condicionada pela sua interao com a gua, como ocorre com lipdios, protenas e outros. A presena de gua nos msculos dos bovinos varia num teor de 70% a 75%. Em sunos, a variao ocorre em limites mais estreitos, ou seja, entre 72,49% a 74,81% (Pardi et al., 2001). Biologicamente, a gua mostra-se tambm como excelente solvente para diversos compostos orgnicos, devido a sua polaridade e capacidade de formao de pontes de hidrognio, alm de dissociar os eletrolticos fracos dos grupos carboxila e a funo amina, que constituem compostos orgnicos das clulas. Sendo a gua meio de disperso da clula, tem ainda acentuada influncia nas propriedades das molculas dispersas. Nos biossistemas, a gua um meio de disperso da matria viva. Deste modo, as reaes biolgicas

somente ocorrem na presena dessa substncias ou em meios aquosos. A gua um elemento quimicamente ativo e no apenas um meio inerte. Nos sistemas biolgicos, a gua normalmente classificada em dois tipos, dependendo se est mais ou menos disponvel: gua livre e gua ligada. Preferem alguns autores falar em atividade da gua biolgica, classificando esta como gua biologicamente ativa e gua estrutural. A primeira necessria aos biossistemas quando em atividade. A ltima serve de proteo estrutura, no podendo ser congelada ou evaporada. A atividade da gua biolgica regulada pelo contedo celular em gua, pela concentrao dos solutos e pela temperatura. Desta forma, a gua inclui entre os elementos mais importantes da carne, no somente pelo seu elevado teor como tambm por uma srie de propriedades funcionais de interesse higinico sanitrio e tecnolgico. Sendo, ento, a gua substncia vital no processo de conservao, preciso manter observncia cuidadosa sobre determinados elementos de ordem bioqumica, fsico-qumica e microbiolgica, o que garantir qualidade no s matria prima (carne) como tambm aos seus derivados.

Consideraes finais
O sucesso de um produto alimentcio resultado, principalmente, da aceitao do consumidor. Antes, a grande preocupao era somente em relao qualidade no produto final. Contudo, atualmente, h a preocupao com todo o processo de obteno, somando cada um dos diferentes aspectos que abordam a qualidade nutricional, higinica, microbiolgica e ambiental. Desta forma, alm dos vrios atributos a serem observados na carne, o seu valor nutritivo compreendido em seu contedo nutricional e a disponibilidade de nutrientes marca mais um avano que toda a cadeia produtiva vem atingindo. Devido ao avano da tecnologia em seus vrios setores, o bom consumidor obrigado a se interagir com tudo o que o cerca. Isso nos tempos atuais, onde o estresse do cotidiano marcante, a sade torna-se um dos principais focos de ateno. E para garantir uma sade satisfatria, dentre alguns fatores, necessrio ter uma dieta equilibrada obtida quando se conhece o valor nutricional de seus componentes. Assim, sabendo do valor nutricional da carne, mostra que a mesma um dos alimentos mais completos encontrados na natureza, justamente devido ao seu alto valor nutritivo, encerrando o mito de que faz mal a sade. Na realidade pode fazer mal para aquele que no a consome. Fonte: pt.wikipedia.org

SISTEMA MUSCULAR
difcil imaginar um movimento sequer em nosso corpo que no tenha participao de msculos. Movimentos em nosso esqueleto, manuteno do corpo em posio ereta, movimentos do globo ocular, dilatao ou constrio da pupila nos olhos, focalizao da imagem na retina, grau de dilatao ou constrio dos vasos sanguneos, movimentos do tubo digestrio, etc. Em todos estes casos ocorre uma importante participao dos msculos. Uma importante caracterstica do tecido muscular a capacidade de alterar o seu comprimento durante o trabalho. Podemos dividir, sob o ponto de vista histolgico, os msculos em 2 grupos: estriados - apresentam estriaes em suas fibras lisos - no apresentam estriaes em suas fibras

Os msculos estriados, por sua vez, podem ser fisiologicamente subdivididos em 2 grupos:
esqueltico - geralmente inserem-se em ossos do esqueleto e so grandes responsveis pela movimentao dos mesmos. cardaco - apesar de ser estriado apresenta caractersticas histo-fisiolgicas bastante distintas quando comparado aos msculos esquelticos.

Os msculos lisos tambm, quanto s suas caractersticas histo-fisiologicas, podem ser subdivididos em 2 grupos:
multiunitrios. viscerais.

MSCULOS ESQUELTICOS
Um tpico msculo esqueltico formado por numerosos conjuntos de fibras contrteis denominados fascculos. Cada fascculo constitudo, por sua vez, por numerosas fibras. A fibra apresenta uma resistente membrana que separa o seu meio interno do externo, denominada sarcolema. No interior da fibra se encontra um lquido intracelular denominado sarcoplasma. Submersos no sarcoplasma encontram-se numerosas unidades menores denominadas miofibrilas. No interior das miofibrilas encontram-se milhares de delgados filamentos proticos: Actina e Miosina.

Vejamos, a seguir, de que forma ocorre o processo contrtil num msculo esqueltico:
Os filamentos de Actina e Miosina esto dispostos entre s de modo organizado, de tal forma que, durante o estado de excitao da fibra, deslizam-se uns sobre os outros. Tal deslizamento fora um encurtamento das miofibrilas que esto no interior de uma fibra o que, consequentemente, faz com que a fibra inteira acabe tambm se encurtando. Quanto maior o nmero de fibras que se contraem simultaneamente durante um trabalho muscular, maior ser a fora de contrao do mesmo.

Mas, afinal de contas, o que provoca tal deslizamento de filamentos proticos?


Um elemento muito importante que se encontra no interior das fibras musculares e que desempenha um papel muito importante no processo contrtil o on clcio. Uma grande quantidade de ons calcio se armazena no interior de enormes e numerosos retculos sarcoplasmticos, que se encontram distribudos no interior das fibras. A permeabilidade ao clcio na membrana de tais retculos normalmente pequena e, alm disso, existem potentes bombas de clcio que, ativamente, transportam os tais ons do exterior para o interior dos retculos. Por isso encontramos uma grande concentrao de ons clcio no interior dos retculos sarcoplasmticos.

Mas acontece que, ao receber um estmulo em sua placa motora, a fibra muscular se excita e, durante todo o tempo em que a mesma permanece excitada, um grande aumento na permeabilidade aos ons clcio se verifica na membrana dos retculos sarcoplasmticos que se encontram em seu interior. Devido ao aumento na permeabilidade aos ons clcio, um grande fluxo destes ons se verifica do interior para o exterior do retculo sarcoplasmtico. Os ons clcio, ento, liberados em grande nmero para fora dos retculos sarcoplasmticos, ligam-se quimicamente nas diversas molculas de troponina, presentes nos delgados filamentos de actina. Isso provoca o deslizamento dos filamentos de actina sobre os de miosina, tracionados pelas pontes cruzadas destes ltimos, que se engatam quimicamente em determinados pontos (pontos ativos) dos filamentos de actina e os tracionam mecanicamente, como num mecanismo de roda denteada na corrente de uma bicicleta ou numa catraca ou mesmo numa cremalheira. O processo descrito acima perdura enquanto a fibra muscular se mantm excitada. A mesma se mantm excitada enquanto continua recebendo estmulos qumicos atravs de sua placa motora. A estimulao qumica na placa motora se faz atravs da liberao de acetil-colina pela terminao nervosa motora, enquanto os potenciais de ao ocorrem e se propagam terminao nervosa. Uma vez cessada a excitao da fibra nervosa motora, os potenciais de ao atravs da mesma tambm cessam e, consequentemente, a excitao da fibra muscular tambm cessa. Imediatamente a permeabilidade aos ons clcio na membrana dos diversos retculos sarcoplasmticos se reduz, retornando ao normal. Rapidamente, ento, a quantidade de ons clcio no exterior dos retculos sarcoplasmticos tambm diminui bastante e, consequentemente, a fora contrtil se desfaz, devido ao desligamento dos ons clcio que se encontravam nos filamentos de actina. A fibra muscular, ento, se relaxa.

FATORES QUE DETERMINAM A FORA DE CONTRAO DE UM MSCULO ESQUELTICO DURANTE SEU TRABALHO:
Quanto maior o nmero de fibras musculares utilizadas ao mesmo tempo, num mesmo msculo, durante uma contrao do mesmo, maior ser a sua fora contrtil.

Num tpico msculo esqueltico, formado com at milhares de fibras, muitas vezes um grande nmero de fibras so utilizadas simultaneamente durante um trabalho de contrao. Embora cada fibra seja individual, isto , uma vez excitada se contrai mas no passa a excitao para outra fibra qualquer, mesmo que essa outra fibra se encontre muito prxima, normalmente, um grande nmero de fibras num mesmo msculo so excitadas simuntaneamente. Existem numerosas fibras que seriam inervadas, embora individualmente, por terminaes de ramificaes axnicas de uma mesma fibra nervosa motora. Um conjunto de fibras musculares inervadas por ramificaes de uma mesma fibra nervosa motora forma aquilo que chamamos de Unidade Motora. Existem numerosas unidades motoras num mesmo msculo, de diversos tamanhos. As maiores, formadas por um grande nmero de fibras musculares (centenas), geralmente so inervadas por fibras nervosas motoras mais calibrosas, de baixa excitabilidade. So, portanto, mais dificilmente exitveis e necessitam de grandes estmulos para que possam se contrair. J as unidades motoras menores, formadas por um baixo nmero de fibras musculares (algumas dezenas) so, geralmente, inervadas por fibras nervosas motoras menos calibrosas e mais excitveis. So, portanto, muito mais facilmente excitveis e no exigindo grande intensidade de estmulos para que suas contraes ocorram. De acordo com as afirmaes descritas acima, pode-se concluir que, na medida em que se aumentam a intensidade dos estmulos numa determinada rea motora do sistema nervoso central responsvel pela contrao de um determinado msculo esqueltico, mais intensas seriam suas contraes, pois um nmero cada vez maior de unidades motoras naquele msculo seriam utilizados. A isto chamamos Somao de Unidades Motoras. Outro fator importante que interfere na fora de contrao de um determinado msculo esqueltico, a frequncia dos potenciais de ao que se dirigem s terminaes axnicas que se ligam s suas placas motoras. Quanto maior a frequncia de tais impulsos nervosos, maior ser a quantidade de mediadores qumicos (acetil-colina) siberados na placa motora muscular e, com isso, maior ser a estimulao da mesma. Alm disso, as repetidas e rpidas contraes musculares se somam umas s outras e, numa alta frequncia, vo aumentando o estado contrtil das fibras musculares. Portanto, na medida em que aumentamos a frequncia dos estmulos em um conjunto de fibras nervosas motoras que se dirigem a um msculo esqueltico, mais intensas sero as contraes do mesmo devido ao que chamamos de Somao de Ondas. Fonte: www.geocities.com

Potrebbero piacerti anche