Sei sulla pagina 1di 5

1

O LIVRO DE MRMON
Lio 15 Escola Dominical Doutrina do Evangelho

Eternamente Devedores a Vosso Pai Celestial Mosias 1 - 3

O rei Benjamim depois de servir ao Senhor de forma suprema estava pronto para prestar contas ao povo e ao Senhor de seus atos aqui na terra. Ele havia conduzido o povo a importantes vitrias sob seus inimigos. Estando sempre na companhia de homens santos e tementes a Deus, e juntos estabeleceram a paz na terra de Zaraenla (ver mni 1:25; Palavras de Mrmon 1:12-18). Suas vestimentas estavam limpas e tambm sua conscincia (Mosias 2:26-28). Ele chama ento o seu filho Mosias para suced-lo, e pede que Mosias organize uma grande conferncia no templo aonde ele iria: 1. Anunciar ao povo que estava deixando de ser rei e que seu filho Mosias iria servir ao povo em seu lugar; 2. Relatar ao povo tudo o que fez durante o seu reinado; 3. Dar ao povo um nome que eles seriam distinguidos de todos os povos, ... um nome que jamais ser apagado, salvo em caso de transgresso (Mosias 1: 11-12). Este nome o nome de Cristo (Mosias 5:8-12). Cada famlia se reuniu junta, e tiveram suas tendas voltas para o templo, para ouvir as palavras de seu rei e profeta Benjamin. Todos os anos, em Abril e em Outubro fazemos os mesmo, quando nos reunimos em famlias para ouvir as palavras de nosso amado profeta. Eles seguiram as palavras de Benjamin e foram abenoadas por geraes. E ns, estamos fazendo o mesmo? Estamos assistindo as conferencias e reunies sacramentais em famlia?

Presidente Monson e o Centro de Conferencias em Salt Lake City, Utah.

A importncia do templo nos ensinamentos do rei Benjamin. Nenhuma outra igreja na face da terra compreende mais a doutrina do templo do que os membros da nossa igreja. O templo a parte central do evangelho de Jesus Cristo. Nas escrituras, e especialmente no Livro de Mrmon podemos aprender isto, se darmos a devida ateno. O rei Benjamin havia instrudo o povo a armarem suas tendas ao redor do templo para ouvir suas palavras, enquanto ele estava encima da torre. Isto nos ensina que ao irmos ao templo somos ensinados do alto (de Deus), pois o templo um lugar de aprendizado. Ordenanas - Antes de iniciar seu discurso, o rei Benjamim fez com que as ordenanas do templo fossem feitas segundo e lei de Moises (ver Mosias 2:3). Servio O rei Benjamin usava com grande freqncia as palavras como servo, servir e servio. Iniciou sua mensagem falando de servio, mas por qu? Estas mesmas palavras eram usadas no antigo tabernculo e no templo de Salomo. Em Hebreu o verbo avad em Portugus traduzido como trabalhar ou servir e tambm significa adorar no que diz respeito ao servio no templo. Vestimentas limpas - O rei ento falou sobre nossas vestimentas, e como podem ficar limpas atravs da expiao de Jesus Cristo. O ponto culminante de seu discurso foi sobre a expiao infinita do Salvador, da mesma forma que so as ordenanas nos templos em nossos dias. Nenhum outro nome h pelo qual possamos ser salvos (ver Mosias 3: 8-13; 46-18). Os ensinamentos do rei Benjamin tocaram geraes, e Alma ensinou mais tarde o povo de Gideo, sobre estas mesmas coisas: - fazer um convnio com ele (Alma 7: 15); - guarde os mandamentos (Alma 7:16); - reino de Deus (Alma 7:19); - seu caminho um crculo eterno (Alma 7:20); - templos impuros (Alma 7:21); - santa ordem de Deus (Alma 7:22); - humildes, pacincia, longanimidade, f, esperana, caridade e obras em abundncia (Alma 7:23-24); - vestimentas imaculadas (Alma 7:25); - paz de Deus (Alma 7:27); - coisas que no podem ser escritas (Alma 8:1); - ter ensina o mesmo em seu livro (ver ter 12:32).

1. O rei Benjamim ensina ao povo que eles so eternamente devedores a Deus. Ver Mosias 2:2021 em voz alta. O que significa ser um servo intil? Por que para Deus somos servos inteis mesmo quando O louvamos e servimos com toda a alma? (Ver Mosias 2:2225). O que isso nos ensina sobre o amor que o Pai Celestial tem por ns?

O Presidente Joseph Fielding Smith disse: Acham que seria possvel para qualquer um de ns, por mais que nos esforssemos, () retribuir ao Pai Celestial e a Jesus Cristo as bnos que Deles recebemos? O grande amor e as bnos Dele decorrentes, oferecidas a ns por meio da crucificao, sofrimento e ressurreio de Jesus Cristo, esto alm de nossa compreenso mortal. Nunca poderamos retribuir. (Conference Report, abril de 1966, p. 102 ou Improvement Era, junho de 1966, p. 538) Como servos inteis, somos eternamente devedores a *nosso+ Pai Celestial, e () *devemos+ entregar-lhe tudo o que [temos] e *somos+. (Mosias 2:34) Como podemos fazer isso? (Ver Mosias 2:17, 22; 4:10.) O que o Pai Celestial nos concede quando Lhe entregamos tudo o que *temos+ e *somos+? (Ver Mosias 2:22, 41; ver tambm D&C 84:38.)

Eternos Devedores

Mosias 2:34

Nossas ofertas

Benos de Deus

4
3. O rei Benjamim repete as profecias de um anjo sobre Jesus Cristo e Sua expiao. Ver Mosias 3. Antes de dirigir-se ao povo, o rei Benjamim fora visitado por um anjo que veio anunciar () boas novas de grande alegria. (Mosias 3:14) Mosias 3 contm a mensagem do anjo. Ler Mosias 3:510 em voz alta. Por que Jesus sofreu tentaes, dores, fome, sede e cansao? (Ver Alma 7:11 12.) Por que Ele sofreu angstia pelas iniqidades do povo? Por que importante saber que Ele era Filho de Deus e Maria? Por que Ele deu a vida? De que forma esta mensagem de grande alegria? (Mosias 3:3).

O lder Robert D. Hales afirmou: O que devemos lembrar a respeito do Salvador que Ele e somente Ele tinha o poder de dar a Sua vida e tom-la novamente. Ele herdara de Sua me mortal, Maria, a capacidade de morrer, e a capacidade de vencer a morte, de Seu Pai imortal. Nosso Salvador, Jesus Cristo, foi voluntria e deliberadamente ao encontro da morte, tendo dito a Seus discpulos que isso iria acontecer. Por qu?, podemos perguntar. A resposta : Para conceder a imortalidade a toda a humanidade e a promessa da vida eterna queles que cressem Nele (ver Joo 3:15), para dar Sua prpria vida em resgate de outros (ver Mateus 20:28), vencer o poder de Satans e possibilitar o perdo dos pecados. Sem a expiao de Jesus, haveria uma barreira intransponvel entre Deus e os homens e mulheres mortais. Quando compreendemos a expiao, lembramo-nos Dele com assombro e gratido. (A Liahona, janeiro de 1998, p. 30) 4. O rei Benjamim ensina sobre o homem natural.

A palavra natural, quando aplicada ao homem, sada nas escrituras de maneira diferente do mundo. Geralmente natural, ou por natureza, indica algo que inerente nossa ndole, uma caracterstica com que nascemos. As escrituras nos ensinam que natural significa o homem (ou mulher) decado ou pecaminoso. O anjo disse que o homem natural inimigo de Deus. (Mosias 3:19) O que significa homem natural? (Ver Alma 42:610).

Bruce Redd McConkie - 9 de Julho de 1915 e faleceu em 19 de Abril de 1985

O lder Bruce R. McConkie disse: Aps a queda de Ado, o homem tornou-se carnal, sensual e diablico por natureza; tornouse decado. () Todas as pessoas da Terra responsveis por seus atos herdam esse estado decado, esse estado probatrio, esse estado em que as coisas do mundo so desejveis para a natureza carnal. Nesse estado, o homem natural inimigo de Deus at se submeter ao grande plano de redeno e nascer de novo em retido. (Mosias 3:19) Assim, toda a humanidade permaneceria perdida e decada para sempre se no fosse pela expiao de nosso Senhor. (Alma 42:414) (Mormon Doctrine, 2 edio [1966], pp. 267268)

Como podemos *despojar-nos+ do homem natural? (Ver Mosias 3:19 ): a. Cedendo ao influxo do Esprito Santo. Como isso nos ajuda a *despojar-nos+ do homem natural? (Ver 2 Nfi 32:5; Mosias 5:2; 3 Nfi 28:11.) b. Tornando-nos *santos+ pela expiao de Cristo. O que significa tornar se um verdadeiro santo? (A palavra santo implica

5
santificao ou santidade. No Livro de Mrmon, a palavra usada para referir-se aos membros fiis da Igreja do Senhor. Veja, por exemplo, o uso da palavra santos em 1 Nfi 14:12 e 2 Nfi 9:18.) Como a expiao nos ajuda a tornarmo-nos verdadeiros santos? c. Tornando-nos como uma criana. Como podemos tornar-nos vivos em Cristo, assim como as criancinhas? (Ver Mosias 3:1719, 21; ver tambm 2 Nfi 25:2326; Morni 8:10.)

Concluso: Os ensinamentos do rei Benjamin esto ligados diretamente aos ensinamentos e convnios do templo. Se no estamos com nossos lares voltados ao templo temos que mudar e corrigir o curso de nossas vidas. Precisamos fazer os convnios no templo por ns e por nossos antepassados para que juntos possamos nos regozijar com as bnos da eternidade no reino Celestial, pois o templo um pedao do reino Celestial na terra. O Presidente Boyd K. Packer aconselhou: Pronunciem a palavra templo. Digam -na de modo calmo e reverente. Repitam-na muitas e muitas vezes. Templo. Templo. Templo. Acrescentem a palavra sagrado. Templo Sagrado. Digam -na como se estivesse escrita com a letra inicial maiscula, no importa em que lugar da frase ela aparea. Templo. Outra palavra igualmente importante para os santos dos ltimos dias Lar. Juntem as palavras templo sagrado e lar, e vocs tero a descrio da casa do Senhor!

Templos de Curitiba e de Recife

Pontos para ponderar: Estou assistindo as reunies sacramentais e conferencias em famlia? Como posso ter o meu lar voltado para o templo? Como posso fazer com o meu lar se torne um templo? O que o posso aprender no templo acerca da expiao?

Prxima Lio Nmero 16 Mosias 4-6

Preparado por Roberto Gaertner - Escola Dominical Ala Barigui 2012 robgaer@yahoo.com

Potrebbero piacerti anche